Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Julho de 2007


Recommended Posts

A máxima de 9,0ºC no INMET de Porto Alegre é ainda mais baixa que os 9,6ºC (por 3 dias) registrados em 2000. Tudo isso com sol à pino sem nenhuma nuvem no céu! Tudo isso indica que amanhã teremos a primeira negativa no INMET desde 1993. Inverno de 2007 rachando!!!!! Um dos mais sensacionais que já presenciei. Só falta a nevasca. Neste último critério estamos deixando muito a desejar.

Link to comment
Share on other sites

O ar polar chegou timidamente ao Acre. O que estragou a máxima do dia hoje em Rio Branco foi o sol que conseguiu vencer a barreira das nuvens que predominaram até por volta das 9 da manhã, e depois deu lugar a um céu azul a parcialmente nublado :cry: . Resultado, máxima hoje de 25°C à tarde... e mínima de 18°C as 9 da manhã. Mas, ainda no Acre, a 200 km de RB, onde o céu segue nublado até agora, ao meio-dia fazia apenas 16°C, isso em Brasiléia, uma das cidades mais frias do Acre. Diferença de 8 graus com relaçao a capital. Isso prova o poder das nuvens, numa região equatorial sob influencia de uma massa de ar polar!

 

No momento o aero de RB marca 24°C e sol

Link to comment
Share on other sites

Inédito: é a primeira vez que registro máxima inferior a 10° com céu limpo aqui em casa!!

 

Tive máxima de 9,9°!! Foi na trave!!!! :o:D Meu último valor abaixo de 10° foram os 9,5° de 16/7/2000!

 

No INMET a máxima ficou em incríveis 9,0°! :shock: :shock: É a menor máxima em mais de 10 anos, já que todas as máximas de 2000 ficaram em 9,X e em 1996 tivemos uma máxima de 9,4° com chuva!

 

Agora tenho generosos 6,7° com 66%! Vou a 1°, talvez 0°! :D

Link to comment
Share on other sites

Muito legal as imagens da neve. Mais uma vez o GFS acertou que iria nevar no RS. Geralmente quando o GFS indica neve, ocorre em algum rincão como diz o Paulo.

 

Outro fato que me chamou a atenção foi o relato de um argentino que saiu de Buenos Aires hoje às 4 da manhã e cruzou o Uruguai e o Rio Grande até chegar em Farroupilha. Segundo ele o seu carro marcava -2 em Buenos Aires -4 em Paysandú e entre Tacuarembó e Livramento o termômetro marcava -6 com os campos congelados com uma geada fantástica.

Agora voltando para Farroupilha 20:00

Área urbana 1,1°C

http://tta.anselmi.com.br/weather/atual.htm

Vicentina 0,8°C

Relva -4.4 °C

Vicentina com temperatura da relva online.

http://www.anselmi.com.br/weather/data.htm

 

Agora a webcam de Farroupilha é encontrada no site do wunderground.

http://www.wunderground.com/webcams/Farroupilha/1/show.html

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Curitiba a temperatura caiu muito no decorrer do dia, com céu nublado o dia todo. Tivemos precipitação começando na forma de garoa, por volta das 13horas, e evoluindo para uma chuva fina que durou até o final da tarde. A máxima na minha casa foi de 15C à meia noite. No início da manhã eu tinha 13,5º C, e 9º C, uma e meia da tarde. Por volta das 17h:30 o SIMEPAR registrava 8,6ºC em Curitiba.

Link to comment
Share on other sites

Que noite incrivelmente gelada no Sul do Brasil, no RS grande parte do estado já está abaixo de 5ºC :shock:

 

A Serra está congelante também, às 20:00 horas Ausentes estava com 00,1ºC. Muuuuuitos lugares no sul irão negativar amanhã, isso já é certo. A geada estará simplesmente maravilhosa. Muitas fotos de suas respectivas cidades amanhã, viram ? :lol:

 

Ah sim ! e geada em pleno centro de POA tb deverá ser devidamente fotografada !

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

É muito interessante acompanhar o Morro da Igreja e observar que lá no alto há uma corrente de vento de noroeste soprando constantemente, corrente de jato "quente" que denota a dificuldade do bloqueio ser rompido nas altas altitudes. A propósito o vento noroeste aumentou por lá, faz 0,0oC com 40km/h na rajada e -16oC de sensação térmica.

Link to comment
Share on other sites

Como vocês ficam sabendo das temperaturas pós-20:00 das estações do INMET?

Aqui pra mim só aparece atualizado até 23:00GMT (20:00 horário de Brasília) nas estações automáticas, depois, só a meia-noite pra voltar a atualizar. =S

 

Isso também acontece aqui pra mim, Lucas :oops:

Link to comment
Share on other sites

Temperatura continua em queda em Curitiba, desde o inicio da manha de hoje. Agora tenho 7,4°C e com ceu ainda muito nublado. Como o vento viro pra leste, sem chance de o ceu limpar e acho que nao vai cai muito mais que isso, so espero que nao aumente.

 

Apesar de ja estar um frio bom e de ter tido uma tarde bem fria, aqui em Ctba fica a impressao que o ar polar passo de raspao, se comparado ao RS, oeste do PR e até o sul de MS.

 

Comparando com o ano de 2000 com base em POA hje, talvez se tivessemos aquela situaçao classica de ciclone na costa, massa de ar polar chegado forte até o leste de SP, Curitiba com ceu claro, vento de oeste e tal, aqui poderiamos bater nos -3,5°C de 2000 e a serra teria neve generalizada. Mas, de novo ficamos no "e se tivesse...e se fosse...e se..".

Link to comment
Share on other sites

Olá amigos,

 

Depois de uma viagem espetacular, tempestade, vento forte, Capão e arredores inundados, muito frio, todos aqueles ingredientes que adoro, cheguei na serra gaúcha a 01 da manhã, sem neve, mas com garoa e vento. Hoje foi um lindo dia de sol, mas frio. As 19h já começou a formar gelo nos carros, não sei se posso chamar de geada ou congelamento. O céu está bonito, há uma pequena nebulosidade em parte do céu. A geada deverá ser magnífica. Imagem do carro estacionado em Gramado, em frente a praça, as 19h. Há termometro de rua bobo que está marcando -7, mas no carro marca 0,0 e em outro marca 0,5.

 

glo1930eh6.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

-0,2°C em julho de 1993.

 

Em 2000 deu 0,0ºC

 

Minha casa está estancada nos 6,5ºc já faz um bom tempo. Isso pq estou e topo e não há vento, portanto a queda melhora só na madrugada, quando as baixadas enchem de ar frio.

E antes de 1993 só em 1955, se não me engano em 1°/8, quando tivemos -1,X°. (Mesma onda de frio dos -9,8° em Bom Jesus e -2,0° em São Paulo).

 

Aqui em casa tenho 4,9° com 77%!! Ainda espero uma queda mais forte, porque estava 5,5° às 20:30 e 5,3° às 21 h!

 

Vamos negativar!!

 

Abraços recordes!

Link to comment
Share on other sites

A meia noite INMET Porto Alegre 2,7 :D

Uhuu!!! :shock:

 

Aqui em casa continuo em 4,5° e 80%. Lembro que em 2000 fez 4,1° à meia-noite e estava 2,3° às 2 h com geada sobre os carros. A mínima na manhã seguinte (14/7) fora de 0,8°.

 

Acabei de ir para a rua e os carros estão com o orvalho ainda líquido. Certamente o INMET baterá no 0° (talvez negativo) e, pela situação de agora, espero ficar em 1°!! 8)

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.