Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Julho de 2007


Recommended Posts

É verdade, os "pólos frios" serranos, principalmente em SJ, não estão se ressaltando tanto. Mas talvez um dos fatores do frio estar tão forte nas latitudes médias tenha sido este bloqueio sobre o Sul.

 

Por aqui, 6 graus e tempo totalmente nublado com névoa úmida. Pelo menos a sensação está bem baixa.

Link to comment
Share on other sites

No norte do país por enquanto nada de temperaturas negativas, ou de 1 dígito, mas quem sabe ao menos 1 dígito chega...

 

Em Vilhena, RO faz 13°C à meia-noite

 

Em Rio Branco, a temperatura está caindo 1°C por hora, e as 23:00 tinha 16°C no aero, aqui no meu bairro agora ja bati a faixa dos 15°C, com céu limpíssimo.

 

Cuiabá estancou nos 13°C, com céu ainda nublado.

 

Campo Grande coitada, que mesmo com céu limpo parou nos 13°C.

 

Friozote no norte, e frio muito bacana no centro-oeste do Brasil. E numa hora dessas, como estará Ponta Porã ein, que teve chuva com 5°C hoje de dia?? :lol:

Link to comment
Share on other sites

Tirei fotos de geada aqui perto de casa.

Hoje pela manhã tive que jogar água morna nos vidros.Pois, os mesmos, estavam com uma camada de gelo.

 

Gostaria de saber como mandar as fotos.

Infelizmente, não registrei o fenômeno maior. Quando passei pelos campos eram 7h15 e havia uma grossa camada de geada nos campos.

meu termômetro atingiu 0.3 graus.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 2,0° aqui em casa!! :D

 

No INMET bateu incríveis 0,3°!!! :shock: :D

 

Tirei fotos da geada! Depois vou ver se consigo postar aqui no BAZ!

 

Hoje pela manhã, cansados do frio, portoalegrenses iniciaram uma caminhada com o objetivo de chegar a terras mais quentes, como São José dos Ausentes e o Morro da Igreja, cujas temperaturas ficaram mais altas que aqui pelas 7 da manhã! hehe

 

Definitivamente, o Morro da Igreja ainda não mostrou o seu potencial, precisamos de uma massa de ar polar não necessariamente tão intensa, porém, mais abrangente! Quem sabe já será pelo dia 21 mesmo?

Link to comment
Share on other sites

Meus caros aficcionados pelo frio... Ainda nem tomei café para presentear vocês... Linda, magnífica, sem mais palavras a geada aqui...

 

Caminho para São Chico

 

dsc00253pk3.th.jpg

 

dsc00279gv2.th.jpg

 

dsc00282rv1.th.jpg

 

dsc00325ur2.th.jpg

 

dsc00303om5.th.jpg

 

dsc00357gy4.th.jpg

 

dsc00361kd4.th.jpg

 

dsc00369ng1.th.jpg

 

dsc00314nd3.th.jpg

 

Canela,

 

(ao lado da Igreja)

 

dsc00383ph2.th.jpg

 

dsc00440bj3.th.jpg

 

Gramado

 

Lago negro

 

dsc00525iv3.th.jpg

 

dsc00567iv4.th.jpg

 

dsc00543gi9.th.jpg

 

A geada foi ampla, formou gelo no asfalto muito forte, deixou tudo branco, lindo demais.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Tive mínima de 5 décimos mais alta que em 2000 ! Enquanto naquele ano a mínima foi de 2,3ºC, agora tive 2,8ºC. Marca sensacional para um local encravado no meio do concreto!! Aqui no centro (físico) acho que não teve geada, porém nos locais mais abertos como na casa do Marcos, no Iguatemi, no aeroporto, no Bairro Rubem Berta (onde a minha empregada reside) a geada foi ampla chegada até a copa das árvores.

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre congelada

 

O que testemunhei nesta quinta-feira em Porto Alegre jamais imaginava ver na minha vida na cidade em que moro. Justamente sob a expectativa que o frio seria por demais intenso nesta madrugada e com perspectiva de geada mesmo dentro dos bairros mais centrais da cidade, tive a alegria de percorrer os pontos mais frios de Porto Alegre no final da madrugada e ao amanhecer.

 

Às cinco e meia da manhã uma equipe da Ulbra TV me apanhou em casa e partimos rumo à zona sul da capital. No caminho, o termômetro digital na rótula do Papa marcava zero grau. Logo adiante, a apenas cem metros do Estádio Olímpico, os automóveis estavam cobertos por uma espessa, mas espessa mesmo, camada de gelo. Na seqüência tomamos o rumo do Morro da Embratel e do Bairro Cascata, onde fizemos imagens com o cinegrafista Bira Brackmann do alvorecer do dia. Encontramos uma plantação de hortaliças coberta de gelo. No caminho para a Restinga, encontramos um vale que era uma verdadeiro manto branco com geada fortíssima. Adiante, logo passando a entrada para a Restinga Nova, resolvemos entrar nas propriedades rurais da região que estavam cobertas de gelo. Para onde se olhava somente se via campo completamente branco. Cenário digno de Serra Gaúcha e Campanha em plena cidade de Porto Alegre. Numa residência, flagramos a água congelada dentro de um balde e as roupas congeladas no arame. O gelo cobria as cercas, troncos de árvores e telhados. Um morador, com termômetro, relatou que a sua mínima foi de 2ºC abaixo de zero.

 

Não tenho a menor dúvida que em bairros como Restinga, Cascata, Belém Novo, Belém Velho e Lami a temperatura oscilou entre 1ºC e 3ºC abaixo de zero pelas cenas inacreditáveis para Porto Alegre que testemunhei. As imagens que vocês assistirão hoje à noite, às 19:15 pela Ulbra TV (canal 48 no UHF e 21 da NET em Porto Alegre) são simplesmente sensacionais. Não deixem de ver mesmo o noticiário porque as cenas fogem completamente ao padrão climático da cidade de Porto Alegre.

Finalmente, três informações adicionais. O Luiz Fernando Nachtigall, durante boletim para uma emissora de rádio do Vale do Rio Pardo, foi informado que os motoristas tinham que parar o carro na Tabaí-Canoas hoje de manhã devido ao gelo que se formava no vidro. Segundo, retornando para casa agora às nove da manhã ainda vi geada sobre automóveis de concessionárias na Terceira Perimetral. Terceiro, enviem suas fotos para o e-mail climatologia@terra.com.br. Vamos fazer um esforço para colocar todas as imagens até o final do dia no site. E, por derradeiro, mais tarde o boletim completo com as mínimas do dia.

Link to comment
Share on other sites

Nevou no Paraná!!!

 

Simepar:

Entre a tarde e a noite de ontem, houve muitos relatos que chegaram ao SIMEPAR de ocorrência de neve granular observadas nos municípios de General Carneiro, Palmas, Francisco Beltrão, Cruz Machado e em Pinhão entretanto, não tivemos acesso aos registros fotográficos para a confirmação. Havia as condições meteorológicas favoráveis nestas regiões basicamente muita umidade, garoava e chovia fraco na tarde de ontem, e as temperaturas variavam de 2 ºC a 7 ºC na superfície. As temperaturas previstas pelos modelos numéricos de previsão do tempo estimaram temperaturas entre 0 ºC e valores negativos nas camadas um pouco mais altas da atmosfera possibilitando a condensação do vapor d´água das nuvens.
Link to comment
Share on other sites

Meus caros aficcionados pelo frio... Ainda nem tomei café para presentear vocês... Linda, magnífica, sem mais palavras a geada aqui...

 

Caminho para São Chico

 

dsc00253pk3.th.jpg

 

dsc00279gv2.th.jpg

 

dsc00282rv1.th.jpg

 

dsc00325ur2.th.jpg

 

dsc00303om5.th.jpg

 

dsc00357gy4.th.jpg

 

dsc00361kd4.th.jpg

 

dsc00369ng1.th.jpg

 

dsc00314nd3.th.jpg

 

Canela,

 

(ao lado da Igreja)

 

dsc00383ph2.th.jpg

 

dsc00440bj3.th.jpg

 

Gramado

 

Lago negro

 

dsc00525iv3.th.jpg

 

dsc00567iv4.th.jpg

 

dsc00543gi9.th.jpg

 

A geada foi ampla, formou gelo no asfalto muito forte, deixou tudo branco, lindo demais.

 

Jacqueline, tu tens que ir ao encontro em SJ tirar umas fotos da gente 8)

Link to comment
Share on other sites

Se for confirmada a neve, será a primeira ocorrência na cidade desde o ano 2000, quebrando o jejum que foi o maior desde a década de 30.

 

Minha ex colega não me mandou as fotos da suposta neve do ano passado, mas ela jurava de pé junto que era neve. Ela sempre morou lá.

 

:roll:

 

11°C e volta a chover, maior decepção impossível a mínima hoje.

 

Ontem, via precipitações isoladas no meio da manhã e a tarde, mas nenhuma passou por onde eu estava, comentei aqui, quem sabe, era a neve!!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Depois desse show de fotos lindas eu fico até com vergonha de postar minhas fotos do frio ridículo de Passo Fundo.

Como já falei a mínima por aqui foi de 0,7ºC no INMET e -2ºC no aeroporto.

A geada aqui em casa foi bem fraca, mas nas baixadas foi mais forte. Havia geada também nos telhados das casas.

Tirei poucas fotos porque acabou a bateria da minha câmera "/.

dsc09325bij7.th.jpg

dsc09328buh9.th.jpg

dsc09331bnc4.th.jpg

=P

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Depois de me recuperar de uma crise de depressão causada pelo inexplicável bloqueio de quase 30 dias hehehehehe, volto a postar agora um pouco mais animado!

Bom, ontem após às 10:00 a temperatura caiu vertiginosamente e se estabilizou nos 9 graus com garoa em SJP durante todo o dia (Planta da Renault).

A noite mais advecção de ar frio e o mercurio encostou nos 4,4ºC pela manhã e a garoa continuava até chegar em Quatro Barras (20km) de Curitiba onde trabalho.

No momento (13:40) tenho garoa muito fina, neblina e 8,8ºC em Quatro Barras. Em S.J Pinhais está 10ºC no aero.

 

Em tempo: Recebi um telefonema de um amigo que mora em Pinhão (PR) relatando neve granular ocorrida ontem!!

Link to comment
Share on other sites

12h00 com frio de 2,4oC e chuva no Morro da Igreja, sem frio em altura.

 

Realmente, tá frio por lá!!

 

A metade sul também está bombando e mais uma vez não deve passar dos 10ºC na máxima. Tô curioso para ver a anomalia negativa que vai dar neste julho em cidades como Bagé, Uruguaiana e Livramento. Aqui em POA estou prevendo algo como -2°C, para lá acho que pode dar até -4°C de anomalia neste julho. Já tava na hora.

Link to comment
Share on other sites

Vamos rir?

http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/parana/conteudo.phtml?id=677622

 

Pérolas:

- Neve granular não é neve, é algo parecido com granizo.

- A última vez que caiu neve "propriamente dita" no PR foi em 1975

entre muitas outras...

 

Nossa, vergonhoso isso, ainda mais para o jornal de maior circulaçao do PR.

 

O pior é que este mesmo jornal noticiou a neve de Palmas em 2000 e se nao me engano 1999, pelo que me lembro.

Link to comment
Share on other sites

Após presenciar as manifestações orgásticas de muitos bazianos pelo RS afora, digo apenas que aqui em Passo Fundo, que doravante chamarei apenas de "Al Gore's Land", o frio foi ridículo se comparado com o resto do estado. No meu abrigo registrei 1,7º C de mínima, nos outros aparelhos parcialmente abrigados tive as marcas pífias de 2,5, 1,5 e 0,5. Ou seja, frio comum. Porém, há de se ressaltar que a minha mínima foi obtida as 3:50h. Após isso a temperatura paulatinamente voltou a subir. Ou foi devido as MMM ou pelo enfraquecimento do frio. O que lembro é que ao amanhecer o céu estava limpo.

O incrível de tudo isto é como estamos pouco a pouco sendo superados por POA! É surreal! Neve já é conhecimento de todos que neva mais na capital do que aqui, agora parece que nas mínimas também seremos vencidos.

Volto a dizer uma velha e antiga afirmação minha: para nevar em Al Gore's Land só nevando no RS todo! Ou seja, é um dos piores locais gaúchos de se ver neve e agora pelo jeito, frio também.

Link to comment
Share on other sites

Impressionantes 1,7oC agora no Morro da Igreja e segue precipitando. Dia bonito por lá. Se a estação estivesse nas Agulhas Negras o Cacella diria: "deve estar tudo branco por lá", como certa vez afirmou por aqui em julho de 2003 ou 2004 durante uma semana bem fria e chuvosa em CDJ.

 

A diferença do Morro da Igreja para Ausentes e São Joaquim também está realmente interessante de se ver, quase 6C a menos lá em cima.

 

Vemos que tem muita nebulosidade passando por SC neste momento e a precipitação deve continuar por todo o dia.

 

A pergunta para os amigos seria: Nenhuma chance de nevar lá no morro hoje não ? :?

Link to comment
Share on other sites

Aplausos para o Anselmi e a Jaqueline pelas fotos! =D> Pelo impacto das fotos do Anselmi e pela beleza das fotos da Jaque! :shock: 8)

 

A propósito, a temperatura subiu por aqui... mas não ficou nada morno. Minha máxima foi de 11,6° depois de ter mínima de 2,0°. No momento tenho 10,1° com 69% e nublado com uma grossa camada de cirrustratus. Vai chover e esfriar um pouco mais. Vento SE e pressão em 1021,6 mb.

 

Indo pra PUC de manhã, perto das 9 h, era possível ver a forte geada nas áreas ainda em sombra, a poucos metros do INMET (que fica a uns 300/400 m da univesidade).

 

Alexandre, teus relatos são de tirar mais do que o chapéu: saem a camiseta e as cuecas junto!!!! Congelamento em POA? :shock: A temperatura na Zona Sul ficou folgadamente negativa!!

 

A propósito, Morro da Igreja com 2,1° e chuva! E mais: grande parte do RS mal chegou a 10°!! As únicas cidades com máxima de 12° foram Torres, Uruguaiana e POA, que passou raspando (11,9° na automática).

 

Reparem em Ausentes, que bateu em 11,5° para depois despencar para os 4,6° das 16 h! :shock:

 

E um detalhe: Rio Pardo negativou. Deu -1,8°!

 

Floripa passou o dia todo entre 10° e 12°! Tramandaí e Itajaí com máximas em 11°. Frio respeitável! 8)

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.