Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 02/09/24 in all areas

  1. Difícil dar conta de faculdade, trabalho, casa, esposa, vida social e hobby ao mesmo tempo. O hobby acabou ficando meio que de lado. O custo e falta de consideração pelo trabalho com as estações desmotiva bastante. Só quem é aspirante na área que valoriza mais mesmo.
    12 points
  2. Confesso que já me cansei dessa dinâmica insossa e repetitiva, parece que todos os dias são iguais. Climaticamente, um mês morto. Pessoalmente , o melhor mês da minha vida (pois meu filho tá chegando aí, faltam só 10 dias agora). 👶🏻💙
    10 points
  3. Que ótima coincidência, Renan, minha sobrinha vai nascer daqui 10 dias também! Sobre o tempo, eu tolero sem nenhum problema essa "mesmice" se for pra ter temperaturas perto de 20ºC num meio de tarde de fevereiro . Mas aqui, convenhamos, mesmice MESMO é o verão com sol, calor e sem chuva, né? Aí fica um troço... Pois, pelo menos aqui, por padrão, praticamente não há troca de massa de ar nessa época mesmo, então não tem escapatória: a dinâmica atmosférica é definida por fenômenos locais (convecção) ou mais abrangentes (corredores de umidade, cavados etc). E, pelo menos, as grandes formações de CBs são muito interessantes de acompanhar visualmente, coisa que o inverno não tem a mínima capacidade de oferecer em igual proporção.
    9 points
  4. Pessoal, Acabo de voltar da minha viagem de 15 dias na Europa. Em Portugal, chegamos com 6 graus, ficamos 5 dias, frio fraco, parecendo com o que temos por aqui, chegando a 16/17 a tarde. Na Polônia, ficamos 10 noites (5 em Varsóvia, 3 na Cracóvia e 2 em Zakopane). Estava frio, mas sem extremos. Nos 10 dias, a máxima foi de uns 6 graus e a mínima de -4 em Zakopane, resort de inverno na fronteira com a Eslováquia. Nevou somente 1 dia, mas Zakopane estava com neve em todo lugar. Muito bonita a região! Na visita a Auschwitz, chuva fina, tornando o local ainda mais sombrio. Saudações. Eduardo Galvão
    8 points
  5. É, por aqui, tirando que terminei meu relacionamento recentemente, estou na mesma. Essa semana já nem consegui interagir direito aqui, sorte que BH já está bem representada pelo Léo. Se eu sumir do fórum ao longo desse semestre, já sabem -------------------------------------- No mais, tudo agradável em BH de janeiro pra cá, com pequenas exceções. Coincidentemente foi só o El Nino começar a enfraquecer que o clima daqui acompanhou e está aos poucos ficando "mais normal". Hoje foi a primeira vez desde sei la quando que cheguei em casa 23:30 com um vento bem fresco, quase outonal. Saudades demais de poder caminhar sem ficar suado com facilidade. Enfim, que continue chovendo e que de março em diante já faça algum friozinho pra valer!
    8 points
  6. 8 points
  7. Outro dia bem quente por aqui. A temperatura oscilou entre 23 e 35 graus, devendo aumentar até domingo nos 39 graus, com 25 de mínima na segunda e refrescando na terça.
    8 points
  8. Dia escaldante, desde antes da metade da manhã até o finalzinho da tarde. Variação 19,9°C e 32,7°C Tivemos no lado sul, um pouco ao norte da divisa com Santa Catarina, uma boa formação com trovoadas e chuva. Esse sistema trouxe densa camada de Cirrus até aqui, mostrando uma circulação em altos níveis proveniente do sul. Também houve chuva rápida com trovões ao norte, bem próximo daqui, mas não trouxe nada. Uma outra célula, esta mais distante, se mostrou por inteira, bonita, típica de verão, mas igual às outras, não durou muito.
    8 points
  9. @LeoP, que bacana, parabéns pela sobrinha ! Sobre minha lamentação do clima em Fevereiro: Não ligue para isso, esse comportamento sempre me acontece quando chega essa época (ainda mais depois da primavera bizarra que tivemos). Eu fico escaldado com o padrão térmico, e passo somente a desejar o retorno da dinâmica de troca de massas de ar do outono. Mas você tem razão, a verdade é que eu esperava algum bloqueio forte nesse verão e até o momento ainda não tivemos nem um projeto de bloqueio. Tudo do pior possível ficou somente na primavera mesmo , e esse verão está super OK em Minas. No final da noite de ontem acabou caindo uma pancada mais forte de chuva, chegou aos 14,6mm no dia e em Fevereiro eu tenho agora 47,4mm. Ainda pouco, mas a previsão mostra que após o carnaval as chuvas voltam com força novamente. Os foliões estão alegres, pois vai predominar o calor e o tempo firme por aqui durante suas festas.
    7 points
  10. Seguramente lá é o ponto mais quente do município, possivelmente até mesmo da região. Dei uma pausa no hobby pelas estações, a Davis de Aparecida está estragada (vento e caiu um raio), e a WS de Taquarussu a vaca derrubou e chifrou no meio. Pela falta de apoio e consideração nem faço questão de arrumar ou substituir elas, vai ficar por isso. Daí o ânimo pra colocar estações novas também é inexistente. Ao menos a da Flor e Ser está funcionando normal agora, o local é ótimo (bem aberto) e tem sensor de relva, lá quero manter. Pra Aparecida vou continuar a série de dados com a estação de São Vendelino (também a 600m de altitude e topo) que é parecidíssima com Aparecida.
    7 points
  11. Pois é... Fevereiro tinha começado bem... mas o tempo secou de novo na capital paulista. Nos últimos 4 dias tivemos pouca ou nenhuma chuva, com muito sol o dia todo. E, como não poderia ser diferente no verão, as temperaturas vêm subindo gradativamente, dia após dia. E temos tido muitas nuvens altas aqui em Sampa também. Hoje, Mirante (Aut): 20,1°C / 33,1°C Interlagos: 19,3°C / 30,1°C IAG: 18,4°C / 32,1°C E não deve mudar muita coisa até o início do carnaval, "mesmice" total...
    7 points
  12. Entendo essa situação. Quando se trata de prioridades, uma escolha inteligente deve ser feita. E a grana pra conseguir manter essas prioridades não aparecerá todos os meses "do nada". Vc ainda é muito jovem e está correndo atrás dos teus sonhos. Também, diria que em segundo plano, vem toda aquela necessidade de não decepcionar os progenitores, que esperam muito que vc consiga ir além do que eles próprios foram (quando se tem uma família tradicional). É uma carga bastante pesada. Eu não sou a pessoa mais indicada para dar opiniões sobre o que se deve ou não fazer. Eu lembro que há algum tempo atrás, trabalhando numa empresa, costumava criticar bastante um colega (bem mais jovem) por este deixar todos os meses mais da metade do seu salário com os "pastores" da igreja que frequentava (igreja bastante conhecida, inclusive). Não vou falar sobre os meus argumentos, minha indignação, etc, quanto à isso pois não vem ao caso, no entanto sempre fiz minhas críticas com bom humor, até q em determinado momento, vendo que a situação financeira do rapaz estava indo de mal a pior, comecei a pegar com um pouco menos de humor. Ele era meio tímido e geralmente ouvia a minha tagarelice, calado. Mas um certo dia ele falou, e a sua resposta audaciosa me pegou tão de surpresa que eu tive um ataque de riso que foi difícil parar e ainda hoje dou muita risada ao lembrar do ocorrido: "Ah, Carlos... cala essa tua boca! Você nem é uma pessoa de sucesso pra falar o que eu devo ou não fazer da minha vida." Eu ri muito pq ele estava correto. Eu vi inteligência ali e passei a respeitar esse rapaz desde então. Eu estava e sempre estive ciente de que a escolha do meu "hobby" como "observador não remunerado do tempo", em tempo quase que integral, havia anulado permanentemente minha chance de qualquer sucesso na vida profissional. Desde então eu tenho pensado muito, antes de dar minhas opiniões sobre a vida alheia. Cada um sabe de si e das suas prioridades. Se eu não consegui até hoje, já há uns 40 anos, abrir mão dessa maluquice que se iniciou na pré-adolescência, como poderia sugerir coisas às outras pessoas? O único conselho que eu posso oferecer é: faça o que te deixa feliz e não tente impedir que os outros façam o mesmo. Mas tem algo muito importante também: cada pessoa possui sua própria personalidade e sua identidade neste planeta, então querer espelhar em si próprio "os sonhos dos teus pais" e não os seus, pode acabar anulando a parte "faça o que te deixa feliz ". Adquirir e manter em pleno funcionamento uma estação automática de boa qualidade não deve ser tão simples. Acredito que se vc conseguir manter a estação da pousada em boas condições já será algo bem bacana. O local pega bem o frio de irradiação e neste aspecto se sai melhor do que a maioria das estações do oeste. E vc terá uma carga mais leve, não deixando de acompanhar/registrar o clima local. Abraço 23°C aqui, numa manhã ensolarada:
    6 points
  13. Que céu azul bonito em POA! Por aqui se ficar mais de 3 dias sem chuva o céu já perde o tom de azul profundo e fica esbranquiçado de poluição ☠️
    6 points
  14. Dia muito quente e abafado, com várias promessas de temporais e nenhum se concretizou. No cômputo do pluviômetro, medíocres 1,6mm e no mês com 34,4mm. Todos os temporais desviando daqui. Máxima chegou aos 32,2C
    6 points
  15. Aqui deu máxima de 34,9° com sensação máxima de 43,1°. Agora "melhorou" graças ao vento E e faz 29,5° com 72%.
    6 points
  16. Tarde chuvosa e amena em Belo Horizonte, com 21,0°C às 15 h: O dia foi predominantemente nublado, com poucas aberturas de sol, o que resultou em temperaturas agradáveis na maior parte do tempo, apenas com algum abafamento na segunda metade da manhã e início da tarde - o que nem senti, já que estive no escritório nesse horário. A variação ficou em 19/20 a 27/28C de forma geral. O pouco calor que fez foi interrompido cedo com as instabilidades, que vieram moderadas a fortes com raios em certo momento, passando a chuva fraca intermitente em seguida.
    5 points
  17. Vento SE salva o fim da tarde novamente. Nesse horário, pela primeira quinzena de Janeiro, ainda tem sol. Nessa época ele já se pôs e só vemos aquele laranja fraco no oeste. Céu naquele azulado escuro para enfim ficar escuro. Como é bom ver as horas de sol diminuindo mais drasticamente a cada dia. Quanto às manhãs, antes do solstício pelas 5 já era claro. Agora tem noite até umas 5:30 e entre esse horário e às 6 vai nascendo o sol.
    4 points
  18. Boa tarde! Estou em São Paulo, minha cidade natal, desde sexta-feira da semana passada, para curtir mais um Carnaval, minha data favorita do ano! Escapei do calorão de Buenos Aires, que somente agora está começando a refrescar (assim que eu tiver um tempinho vou relatando como as coisas estiveram por lá). Mas impressionante como não tem chovido por aqui. Só vi algumas gotas nas tardes de sábado e domingo e mais nada. Pelo CGE, seguirá assim nos próximos dias:
    4 points
  19. De fato, a automática da Pampulha registrava, desde às 21h de ontem, temperatura na casa dos 19°C com tempo firme e rajadas de vento. A sensação era de muito frescor ou até friozinho pra quem estava exposto na rua. Deixo minha janela parcialmente aberta e, ontem, fui dormir com a temperatura interna em 22,1°C. Só esteve mais fresco que isso na 1ª semana de janeiro, quando o tempo esteve chuvoso. Acredito que chegou algum ar de origem polar, até pelo tempo aberto e ventoso de hoje. Hoje cedo, mínimas de 18°C com tempo bem mais aberto que ontem. Nos bairros serranos, 15,9C hoje cedo! Uma linda manhã de verão: Às 10h, a Pampulha marcava 23,8°C.
    4 points
  20. Sim, me parece que temos intercalado algo em torno de 2 semanas secas, 2 ou 3 semanas chuvosas nessa primavera/verão, desde outubro me parece um padrão. Bem vindo à casa, juízo e cuidado com maquininhas de cartão no broquinho.
    3 points
  21. Hoje levantei tarde, perto das 9h30, e minha estação cravava exatos 30,0°. Há dias que a gente não quer que comece, mas temos essas coisas no verão mesmo, quase inevitável. Agora faz 34,2° com 58%. P.o. em 24,8° e sensação de 41,9°. Estou só esperando a segunda-feira.
    3 points
  22. Wisconsin registrou hoje, o primeiro tornado em Fevereiro.
    3 points
  23. A estação de Santa Rosa deve ter algum aquecimento sim, já foi falado aqui. Porém não sei precisar o nível de aquecimento. Estava em um telhado. E muita casas de região e próximas parecem ter telhados de fibrocimento (que é bem quente). Caso esteja nesta condição, acho difícil que não tenha ao menos (+ de) um grau de média máxima, em meses ensolarados. E em dias quentes (acima de 30°C), é provável que passe bem (+1,7°C, 2°C). Falando em calor, e a Linha Pavão? Lembro que comentaste sobre o local, que teria as máxima de Iporã.
    3 points
  24. Boa tarde. Tarde virou noite na área urbana. Temperatura chegou a 30 graus de maxima, agora chove muito com trovoadas faz 20°C as 15:40.
    3 points
  25. Mais uma tarde de calor em São Bento do Sul com 31,8ºC neste momento. Hoje fui dar uma fuçada no site do wunderground e percebi que o local que ele mostra a minha estação do bairro Rio Negro esta errado. O local correto é no ponto em vermelho no mapa: É um terreno alto de onde tiro a maioria das fotos que posto aqui:
    3 points
  26. Vim aqui registrar as minhas descobertas sobre a onda de tempo severo que atingiu a Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) na semana passada, dia 31 de janeiro de 2024. Eu moro em uma das áreas mais atingidas pelo vendaval, que afetou principalmente a região sul de Piracicaba. De acordo com meteorologistas da PREVOTS, plataforma que monitora o tempo severo no Brasil, os ventos foram estimados em mais de 100 km/h no município. Essa foi a ventania mais destrutiva ocorrida na zona sul da cidade em pelo menos 30 anos, conforme registros de imprensa de diferentes épocas. Tirei um screenshost das imagens de radar no momento em que começaram as intensas rajadas de vento (15h07). O fenômeno durou quinze minutos, aproximadamente. Notei que os ventos começaram soprando na direção leste, mas foram mudando gradualmente para o norte. [Nota: O ponto azul não mostra exatamente onde eu moro. Foi um erro de localização] Os únicos danos que observei foram a danificação do muro do córrego Itapuã e uma telha de zinco que ficou encostada na parede de uma casa (confira nas imagens abaixo). Em outras áreas da cidade, os estragos foram ainda mais perceptíveis, principalmente no bairro Campestre. Lá, houve queda de árvores, galhos e placas, além de outros danos. No município de Capivari, os ventos fortes foram acompanhados de uma chuva forte, resultando na derrubada da cobertura de um posto de gasolina sobre um caminhão que estava abastecendo. Porém, não sei exatamente o que aconteceu na região sul de Piracicaba, se foi algum downburst seco ou a frente de rajada das tempestades que estavam passando próximo ao sul da cidade, especialmente porque os danos foram muito concentrados. O óbvio é que a onda de tempo severo que desencadeou o evento foi resultado da entrada brusca de uma frente fria em um dia quente. O que acham?
    2 points
  27. Máxima de 34,9° aqui. Agora um vento E pra "refrescar" e faz 33,0° com 63%. P.o. em 25,0° e sensação de 40,6°.
    2 points
  28. Voltamos a ter mínimas ruins aqui, com 24,3 graus na base aérea de Canoas. Agora 34 graus com 46 %.
    2 points
  29. Essas duas frases podem parecer contraditórias mas ambas estão corretas. A chuva forte desta tarde foi bem localizada, pegando as regiões de Santo Amaro e Interlagos, na zona sul: INMET-Interlagos: 48,2 mm CGE-Capela do Socorro-Subprefeitura: 45,0 mm CGE-Santo Amaro: 38,2 mm Fora desta área, o maior acumulado foi 21,8 mm na CGE-Jabaquara, também na zona sul. A automática do Mirante, na zona norte, somou 6,4 mm. Algumas estações do CGE não chegaram a 1 mm. Hoje esquentou mais em Sampa. A manhã teve sol entre nuvens. A tarde ficou nublada após as chuvas, que ocorreram principalmente cedo, entre 13 e 14 h aproximadamente, embora ainda tenha havido precipitações isoladas depois. Mirante (Aut): 19,8°C / 29,6°C Interlagos: 17,8°C / 29,7°C
    2 points
  30. Poisé Foi eu reclamar da falta de trovoadas diárias, elas retornam e com tudo. Hoje começou o show bem cedo, por volta do meio-dia. Já são 17h30 e ainda troveja (não teve intervalo). Apesar de tanta atividade convectiva, o acumulado aqui está em 3 mm kkk Só vejo chuva forte nas redondezas. A primeira cortina de chuva no lado NE às 12h:
    2 points
  31. A temperatura despencou quase 12,0℃ no INMET SESC em menos de 1 hora! Às 14 horas, registrava 29,4℃ (no mesmo horário, INMET MIRANTE registrava 20,9℃)...antes das 15 horas, caiu para 17,8℃ !
    2 points
  32. Gostoso e deliciosamente quente dia de verão em Belo Horizonte, que teve predomínio de sol entre quantidade variável de nuvens. As temperaturas variaram entre 20 e 29 graus na cidade, com um pouco de vento. Uma imagem de um dos parques da cidade, que retratou o céu convidativo, sem ameaça de chuva hoje: Chuvas significativas estão previstas para a próxima semana na capital. Por enquanto, uma noite estrelada com 24 graus às 20:26.
    2 points
  33. Esse núcleo que vc observou ganhou força e se tornou severo em alguns pontos. Aparentemente a célula cresceu mais para oeste (ou foi empurrada). A célula que atingiu Curitiba se intensificou mais ao sul da cidade. Na imagem ainda está abrangendo uma área relativamente pequena. Depois cresceu e avançou para NE. No final, ainda tivemos uma vista bem bacana aqui na vila.
    2 points
  34. O segundo ato "giratório" ocorreu pouco depois, e aparece no canto esquerdo da imagem: Essa parte da grande célula que atingiu Curitiba teve o topo muito resfriado, com potencial de granizo. Mas boa parte da energia foi consumida no extremo SW da capital. Chegou aqui muito fraco, mas ainda produziu chuva forte na mesma área atingida pela primeira tormenta.
    2 points
  35. Agora, temos a brisa marítima entrando pela cidade e começando a provocar queda nas temperaturas. Além disso, as nuvens baixas já estão tomando conta da cidade.
    2 points
  36. Um céu totalmente limpo assim, sem nenhuma nuvem durante o dia, no verão, é algo praticamente inimaginável na capital paulista e na maior parte do Sudeste. -------------- Sampa teve mais um dia nublado com aberturas de sol, que ocorreram principalmente durante a manhã. Hoje já foi possível sentir um calor razoável nas ruas, com as nuvens e a umidade mais alta. Sorte que os ambientes internos ainda estão numa temperatura agradável. Até agora, nada de chuva significativa. Mirante (Aut): 18,8°C / 27,5°C Interlagos: 18,4°C / 27,7°C IAG: 17,3°C / 28,0°C Abaixo, foto tirada na zona norte por volta de meio-dia.
    2 points
  37. Tempestade forte chegou aqui logo depois de eu falar, com muitos ventos e trovoadas, fez a temperatura cair por volta dos 20 graus.
    2 points
  38. Aqui em Friburgo o dia esta quente, mas normal para época. Dia variou entre 19°C e 29°C. No momento 17hrs faz 27 graus na area urbana.
    2 points
  39. Hoje a temperatura máxima aqui em Curitiba ficou entre 29 a 31 graus, pelo INMET (Que digamos que seja a estação oficial da cidade) foi 29.3 graus, foi um dia bem quente, não houve chuva em nenhum momento até agora. Edit: Começou a cair alguns pingos agora de leve e deu uma trovoada.
    2 points
  40. Ontem tivemos o maior acumulado diário de precipitação da estação chuvosa por aqui em Altamira (PA). Foram 99.6mm em 24h com máxima de 26°C e mínima de 22°C.
    2 points
  41. Se for para fugir da Grande POA, tem de ser agora. Minha esperança é de que o vento E apareça mais nos próximos dias e diminua essas máximas. Mas, de fato, a previsão piorou bastante de dois dias para cá. Hoje mínima de 21,3°. Agora 34,3° com 45% e aquele sol estourado lá fora, aquela radiação nojenta, porca e depressiva. Sensação de 37,3°.
    2 points
  42. máxima absoluta desse verão pode ser no próximo fim de semana, mas ainda é cedo, modelos um pouco instáveis, o calor que deve ser constante.
    2 points
  43. Bom dia Começou um período de "estiagem úmida" aqui no Paraná. Segundo as previsões dos principais modelos, os acumulados serão muito baixos, mas com pequenas precipitações (localmente até fortes) diárias. Essas tormentas rápidas de verão podem estar relacionadas aos efeitos do El Nino, que trouxe um verdadeiro dilúvio na primavera mas secou o nosso verão. Em Janeiro, de um modo geral ficamos com apenas 50% da chuva esperada e não deve ser diferente em Fevereiro, talvez tenhamos ainda menos episódios importantes de chuva por aqui. Nessas condições, suponho que o quadro climático apresentará uma tendência de maritimidade meio que constante, onde as temperaturas estarão relativamente amenas nas médias diárias (como vem ocorrendo nos últimos 2 dias) e presença constante da brisa oceânica. A brisa em sí trás refresco, principalmente depois das 14/15h, no entanto ela tem um lado negativo que é a desintegração das poucas células de trovoadas que eventualmente surgem devido ao calor e umidade. Ontem aconteceu novamente esse fato inconveniente. Entre às 15/17h alguns núcleos surgiram no sul e no lado norte, mas a brisa se tornou tão intensa que em pouco tempo esses núcleos foram se desintegrando e o que restou foi uma espessa capa de Cirrus. Não pude registrar o lado sul, pois há muita vegetação que impede uma boa visualização, porém o lado norte, sim. Depois de formada, a Cb foi se "achatando" e expandindo em várias direções, pois seu suprimento de calor e sua estabilidade convectiva são interrompidos pelo vento marítimo. Essa situação possivelmente irá se repetir quase que diariamente. O mês de Fevereiro é um dos piores, talvez o pior para frentes frias aqui no paralelo 25 e estamos neste verão praticamente dependendo de frentes frias para ocorrência de chuvas mais abrangentes. Recentemente houve um grande episódios de "Lestada" que atingiu nosso litoral e também Santa Catarina/São Paulo, onde ocorreram grandes acumulados e transtornos relacionados a enchentes e desmoronamentos, no entanto aqui não teve nem sequer acumulados razoáveis, ficando no geral na faixa dos 15/30mm, contra 200/400 mm em algumas áreas ao leste da Serra do Mar: Em Guaratuba, sul do litoral paranaense choveu 227 mm no dia 23/01 e 101 mm no dia 24, totalizando 626,6 mm nos últimos 15 dias, ao passo que aqui o volume máximo nesse período foi 19 mm e não esteve relacionado ao evento dos dias 22/25 de Janeiro que atingiu o litoral. Claro que não daria para ignorar as particularidades climáticas de cada área: enquanto a média pluviométrica em Janeiro está na faixa dos 180/210 mm em Piraquara, Guaratuba recebe algo em torno dos 350/400 mm. Por outro lado, a média nesta última localidade foi extrapolada em cerca de 350 mm para mais enquanto aqui ficou em torno de 100 mm para menos. O verão é interessante aqui no planalto, onde não tem praias e outros atrativos naturais para se refrescar, justamente devido aos temporais esperados quase que diariamente, mas não está sendo assim. Aliás, faz tempo que o comportamento da estação vem mostrando uma alteração bem significativa. Depender de frente fria para observar chuva/trovoadas é muito deprimente.
    2 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.