Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 02/09/23 in all areas

  1. Um breve sopro de ar frio + céu aberto de madrugada foram suficientes para uma queda mais expressiva da temperatura, trazendo as menores mínimas do mês até agora nas minhas estações. Tive 17,1C em casa e 14,3C em Ibitipoca, são as absolutas de Fevereiro até agora. Além do friozinho matinal, houve também formação de nevoeiro, ele foi intenso logo após o amanhecer.
    12 points
  2. CARNAVAL, SEGUNDO EUROPEU, SERÁ DE PROVÁVEL ZCAS PARA OS PAULISTAS, EMBEBECIDA DO AR FRIO POLAR MARÍTIMO. JB SÃO PAULO BOTUCATU MARÍLIA RIBEIRÃO PRETO
    12 points
  3. Hoje o EURO resolveu mudar de ideia e já parece sinalizar a entrada de ar frio após o dia 16. Tem chão até lá... Tivemos uma noite de céu limpo e amanhecer com nevoeiro em algumas regiões Mínimas na casa dos 16°C em todas as estações do município.
    11 points
  4. @SandroAlex , o frio vai começando a aparecer e vou acordando da hibernação, porque aqui o verão é insuportável mesmo😂. Nos últimos dias têm crescido a esperança de um frio que pode chamar a atenção na semana que vem. Embora o modelo europeu não esteja muito favorável para isso, o GFS é bom pra pegar as tendências. Bom, mas desse verão aqui na região não podemos reclamar, começamos com enchente lá no dia 1° de dezembro, mas depois disso tudo ocorreu bem.
    9 points
  5. Pelo que deu para reconhecer (Mais ou menos), até uns 2 minutos do vídeo, as luzes pertencem aos municípios de Caieiras e Mairiporã. A parte escura que vem depois é a serra da Cantareira, divisa Sampa/Caieiras e Sampa/Mairiporã. A parte iluminada que vem em seguida é a zona norte de São Paulo, que vai até 4min30seg. A partir de 4 minutos e 30 segundos é Guarulhos. Sampa e Guarulhos são emendadas. A divisa é o rio Cabuçu de Cima, afluente do rio Tietê, difícil de ver de avião à noite. O trecho urbano da rodovia Fernão Dias corre paralela ao rio (Na verdade, um ribeirão, termo que caiu em desuso pelas novas gerações aqui em Sampa ).
    9 points
  6. Em BH, mesmo com muitas nuvens, a temperatura caiu bastante na madrugada. A estação da Pampulha atingiu os 17,2ºC e, com isso, amanheci com temperatura interna agradabilíssima: 21,8ºC. Felizmente o calor cedeu (ao menos o calorão e o abafamento noturno). Agora à tarde faz calor (28ºC ao meio dia, com sol entre nuvens), mas há previsão de chuva forte nas próximas horas, o que deve amenizar a temperatura cedo e manter os ambientes confortáveis. Por aqui também aparece um incremento da chuva e queda de temperatura no carnaval.
    8 points
  7. Mesmo coM el nIño TudO pode acontecer, a lógica já foi embora faz tempo se tratando de clima
    8 points
  8. E a Quarta vai encerrando com temperaturas adoráveis de 17,8C aqui em casa e 16,8C nos topos (Alphaville). Os ambientes internos arrefeceram, e agora dentro de minha casa o sensor marca 24,1C. Foi um dia muito instável, que teve um céu de nuvens altas pela manhã e grandes formações de Cumulonimbus à tarde. Muitas trovoadas e relâmpagos por vários momentos ao longo do dia. Os acumulados foram bem uniformes pela cidade:
    8 points
  9. > Ontem aqui teve uma pancada de chuva com a lua cheia brilhando, coisa rara. Depois, trovoada/pancada no início da madrugada. > Muito calor hoje o dia inteiro. Entrou uma forte brisa marítima de tarde, o que baixou um pouco a temperatura, antes de fechar o tempo. Porém não choveu muito aqui. > Fortes trovoadas na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Sul. Aparentemente sem granizo, igual ontem. > Mínima de 6,8°C em Bom Jardim da Serra/Terra do Gelo e máxima de 36,99°C em Itapiranga/Linha Laranjeira Baixa. E máxima de 19,9°C no Morro da Igreja. > GFS diminuiu o calor para a segunda quinzena nas últimas rodadas!
    8 points
  10. Contraste com aqui, em que nevoeiros são raros e ocorrem só nos períodos de transição das estações quente/úmida pra fria/seca e vice versa, ou seja, em maio e, principalmente, na primavera (SON), quando costuma haver umidade e a entrada de ar mais frio ao mesmo tempo. Mesmo assim, bem esporadicamente. Eu não sei dizer se sempre foi assim. Agora, curiosamente, é no verão que temos a maior frequência de névoas na cidade. Às vezes, elas são relativamente densas e ensaiam a formação de um nevoeiro, em plena estação quente. ------------------------ Quanto ao monitoramento, BH e região tiveram um dia abafado, com muitas nuvens e períodos de sol, porém com calor mais moderado, bem melhor que semana passada. A máxima ficou nos 28,9C na Pampulha. Desde o fim da tarde, nuvens carregadas e trovoadas rondam a RMBH, com pancadas de chuva isoladas em diferentes pontos: Aqui no meu bairro, só chuviscou até agora, mas a temperatura já caiu pra 21,1C às 19h.
    8 points
  11. Tudo pode, de fato, acontecer. Mas só um dado objetivo pra você, de quando fui a Santiago. Morador de lá, observador do clima. Comentou comigo que, uma vez a cada 4 ou 5 anos cai uma neve em Santiago. E que de cada 10 eventos de neve lá, apenas 1 é em anos com el nino. Kkk Tudo depende de outros fatores. Podemos ter até ondas de frio forte. Mas, na média, dificilmente teremos um inverno abaixo da média. A torcida mesmo é pelas ondas de frio esporádicas, o máximo que dá pra esperar com el nino. OBS 1: E sem esquecer do mínimo histórico de cobertura de gelo na Antártida... A única certeza é que setembro e outubro será quente e chuvas brutais. Se tiver mesmo el nino. OBS 2: É sabido que em Santiago tem dinâmica diversa, pois ondas de frio lá vem maioria do pacífico. Enquanto nós aqui, aquelas ondas históricas, geralmente vem do Atlântico, com ar frio dirigido por cavados alongados. Mas, isto mostra como o el nino interfere bem na disponibilidade de ar frio para partes mais a norte. Mas, evidente que, pra nós, se tiver cavado alongado, etc, vem onda de frio forte. De qualquer forma, há uma redução desta possibilidade durante um el nino.
    7 points
  12. Em 2005, o inverno foi uma porcaria e não tínhamos El Niño (foi neutralidade). 1 ano antes , em 2004, estávamos no limite entre El Niño fraco e neutralidade, e o inverno foi ótimo. Na verdade , o único caso em que houve um inverno com quase completa ausência de frio sob El Niño foi no fatídico 2015, o ano mais quente já registrado em várias cidades brasileiras. Claro que foi um evento fora da curva. Parece que o ano mais parecido com o que talvez se espere de 2023 seja mesmo o 1997. Teve bons eventos de frio no inverno, mas depois registrou primavera quente. 2012 também é um potencial análogo, registrou boas MPs (inclusive democráticas), mas terminou com um Dezembro terrivelmente quente 🥵
    7 points
  13. Exatamente. E isso ficou bem claro no inverno passado, tudo indicava para um baita inverno, e o que tivemos no Centro-Sul foi algo decepcionante (em termos de abrangência de frio e eventos fortes), mesmo com todas aquelas variáveis em ação. Eu não me iludo mais.
    7 points
  14. Até ontem tínhamos calor seco, que é muito mais suportável que o calor úmido - como todos sabemos. Desde o começo da semana, tinha um ventinho agradável pela manhã e noite/madrugada. As tardes foram quentes, porém sem aquele calor pegajoso. Hoje de manhã tivemos um chuvisco em Canoas, nublou e a umidade aumentou. Está muito abafado, mesmo com a redução da nebulosidade neste começo de tarde. Voltamos ao calor úmido insuportável. A máxima talvez fique presa pelos 30 °C, porém temos 29 agora com 63 % de umidade (weather.com, 13:00), e está uma porcaria. Pelo accuweather temos 29 °C com sensação de 35 °C e vento Norte/Noroeste.
    7 points
  15. Manhã começando com sol entre nuvens baixas em São Paulo e temperaturas um pouco mais baixas em São Paulo. Na maioria das estações do CGE, temos 19/20 graus e umidade acima dos 90%, sendo que em algumas locais chegam a 100%. Os ventos sopram fraco segundo dados do aeroporto de Congonhas das últimas horas.
    7 points
  16. Tarde começando novamente com tempo abafado em São Paulo. No céu, nota-se cúmulos se desenvolvendo, mas que ainda não chegam a provocar pancadas de chuva. As temperaturas, nesse mesmo horário, estão mais altas em relação aos dias anteriores (apesar da madrugada mais fresca). Nas estações do CGE, temos 27-29 graus e umidade na casa dos 60%.
    6 points
  17. Pra complementar teu comentário. Ontem, assistindo o vídeo do @coutinhosobre El Nino/La Nina, ele comentou que El Nino não quer dizer que não vá fazer frio no inverno ou (em outras palavras) que a estação está programada para ficar acima da média. Eu achei interessante esse comentário e faz sentido.
    6 points
  18. Bom dia a todos. Um dia, hoje, até friozinho pela manhã e com nevoeiro. A mínima, 15,6˚C, foi a menor em um mês. Surpreso com este registro, não previsto, ainda que mínimas próximas ou inferiores a 15˚C têm ocorrido aqui em todos meses de fevereiro. Com isso, a temperatura mensal até agora vai convergindo para a média Extremos médios e média estimada do mês até agora: 18,2˚C/ 29,1˚C - 22,6˚C. No momento céu claro 24,2˚C - temperatura relativamente amena para 11h40min da manhã.
    6 points
  19. Se com la niña já foi triste... Com el niño... 😭😢😢😭😭
    6 points
  20. Vídeo do pouso em Guarulhos na noite de segunda. Fazia 21° no aero.
    6 points
  21. 31 °C em Canoas com 54 % pelo weather.com Eu sinceramente espero que tenhamos o recorde de calor desse verão na próxima segunda-feira. Que venham os 40 °C! Se é pra sofrer, que seja com marcas extremas!
    5 points
  22. > Máximas de 31/35 no Vale do Itajaí. Vem mais rock n roll por aí!!!! > Mínima de 9,3°C na Terra do Gelo e máxima de 20,2°C na Terra do Gelo. Máxima de 35,54°C em Itapiranga.
    4 points
  23. Nos bons tempos em que nevoeiros eram mais comuns na cidade de São Paulo, até os anos 1990 mais ou menos, eles podiam ocorrer em qualquer época do ano, inclusive no verão. No verão, quando se formavam, geralmente era na manhã seguinte a um grande temporal e depois de uma noite de céu predominantemente limpo. Mas, claro, eram bem mais frequentes de abril a agosto.
    4 points
  24. em compensação Janeiro foi um horror nos EUA. Nova Iorque teve o Janeiro mais quente dos registros.
    3 points
  25. Olha o frio que fez no hemisfério Norte esse inverno, em Oymyakon (nordeste da Rússia) fez -61°C em dezembro, perto do recorde. Nos EUA também nesse início de fevereiro e no final de dezembro. Quando tem frio forte nos EUA geralmente aqui tem também.
    3 points
  26. O terremoto na Turquia/Síria já é o mais mortal desde o terremoto do Japão de 2011. Número de óbitos já supera o do Nepal em 2015.
    3 points
  27. Cheguei hoje em Londres às 14h20min hora local (11h20min no Brasil). No voo informaram que fazia 5° no aeroporto de Heatrow. A mínima nesse aero chegou a -1,7° e a máxima generosos 8,8° (a previsão era 6°/7° na cidade, mas Heatrow está mais a oeste e é uma gigantesca área asfaltada). Agora faz -0,5° onde estou, em Stratford, leste da cidade. Céu está totalmente limpo e sem vento! Segue o vídeo que fiz às 20h20min já com geada num carro aqui na frente de casa. Detalhe: toda a rua e calçadas são de asfalto.
    3 points
  28. Já que estamos nos aproximando do Carnaval, uma pergunta interessante: em que ano aconteceu o Carnaval mais chuvoso que se tem registro na cidade de São Paulo? Se alguém souber(ou ter presenciado) essa informação será muito bem vinda.
    2 points
  29. O número de mortos pelo terremoto na Turquia/Síria já ultrapassa 20.000 , superando o número de óbitos do terremoto do Japão em 2011.
    2 points
  30. Se ontem tivemos aquele temporal durante a tarde, hoje a grande SP está tendo uma quarta feira mais calma. Pancadas de chuva estão se concentrando mais entre o extremo sul de MG e parte do vale do Paraíba.
    2 points
  31. Vídeo da decolagem do avião da Latam, um 737, de POA para Guarulhos. Dava pra ver toda a Região Metropolitana à noite. Naquele momento fazia 26,8°.
    2 points
  32. Aqui em Londres são 10h21min e faz -1,0°! Ainda tem bastante nevoeiro lá fora, e pelo visto vai demorar a se dissipar. A mínima bateu -3,0°! O mesmo valor da PWS de Leytonstone, aqui do lado (estou em Straford). Segue o vídeo de Wanstead Park, em Wanstead, aqui perto. Uma PWS próxima do local bateu -3,8°!!
    2 points
  33. AAO em sua primeira queda significativa desde aquela fatídica onda de frio de novembro de 2022 na América do Sul. Com o desbloqueio de ar frio represado no continente antártico é esperado algo para as latitudes altas/médias da América do Sul, já vinha reparando o ensemble do euro mostrando algo da metade de fevereiro para frente, agora até o operacional e determinístico estão indicando ar frio sendo escoado para Argentina e um resquício para Uruguai e sul do BR. Um cavado bem forte para época. Transporte de ar frio muito forte em 700 hPa. Malargüe/Arg sai dos 36°C dessa semana para -2/5 e -7°C semana que vem! O recorde da cidade em fevereiro é de -1,3°C, aliás nem o recorde de abril é tão baixo -6,9°C. Observando muito atento um mês chato, mas que pode ter algo interessante.
    2 points
  34. Deve tá entre as mais quentes do Brasil ...com certeza . Achei incrivelmente quente , inclusive no inverno . Queria mandar algumas pessoas que moram aqui em SP e reclamam do frio , para fazer um estágio lá hehe .
    2 points
  35. Tarde de muitas trovoadas em Juiz de Fora e cidades vizinhas, na verdade há inúmeras descargas elétricas acontecendo em uma vasta área, gerando um som de trovoada quase contínuo no céu. Logo ao norte, uma tempestade ocorre com provável granizo, mas aqui em si a chuva é apenas moderada, com pouco vento. Localização de JF no círculo azul. Observa-se que o grosso da tempestade está ao norte e noroeste.
    1 point
  36. Assim como ontem, tarde começa abafada, com pouco vento e muitas nuvens em São Paulo. A única diferença é que ontem já havia pancadas de chuva em algumas áreas da cidade. Na maioria das estações do CGE, temos 26-28 gruas e umidade na casa dos 60 e até 70%. Pelo radar de São Roque de alguns instantes atrás, já começam a aparecer alguns núcleos no leste de SP.
    1 point
  37. Juiz de Fora começou Fevereiro com temperaturas acima da média. Os primeiros 7 dias no INMET estão assim: Contudo, podemos esperar por uma redução da anomalia positiva nos próximos 7 dias.
    1 point
  38. Ivan, tenho sim, vou postar agora lá no tópico adequado. Mas te adianto que teve uma média 24h bem próxima de Ipiabas, corroborando com aquilo que te falei que a distância maior entre as duas só ocorreria na primavera, quando os oceanos ainda estão mais resfriados e Ipiabas sofre mais o efeito dessa maritimidade.
    1 point
  39. Em Ipiabas tivemos exatamente a mesma mínima... 18,8°C. @Renanvocê já tem os dados tabelados de janeiro para a sua estação?
    1 point
  40. Hoje, depois do temporal mais forte do ano ontem, amanheceu nublado e com ventos frescos e agradáveis. O quadrante predominante é o de Leste a Sudeste. Tive mínima de 18,8C e agora fazem 24,2°C. O sol começa a aparecer entre muitas nuvens. Há previsão de mais temporais para esta tarde.
    1 point
  41. Após a chuva de ontem, com os dados de hoje, o Mirante está assim: Convencional: 136,4mm Automática: 138,6mm
    1 point
  42. Manhã começando com sol entre muitas nuvens (média e baixa) em São Paulo. Na maioria das estações do CGE, temos 19/20 graus e umidade na acima dos 90%, sendo que em várias delas atingem os 100%. Os ventos sopram fraco desde pelo menos a madrugada segundo dados do aeroporto de Congonhas.
    1 point
  43. Lá em casa faz 22,0°. É a mínima do dia em POA. Aqui em Londres forte nevoeiro e -1,2° agora. A mínima bateu -3,0° com geadão! Vídeo no tópico sobre a Europa.
    1 point
  44. está tendo formação de nevoeiro pela manhã durante alguns dias dessa semana, geralmente acontece em abril/maio, não?
    1 point
  45. O modelo GEMA, na rodada de 12Z, foi o único que previu, chuvas acima de 100 mm de hoje para amanhã na capital Fluminense, em bairros da zona norte, parte da baixada. Indicava de 100 mm até 175 mm, numa área desde zona norte até parte da zona oeste e pegando parte sul da Baixada Fluminense. Outros modelos com valores de no máximo 30 mm até a manhã de quarta.
    1 point
  46. Renan, na estação do Floresta, caiu 82 mm em 40 min, em 1 hora 100 mm. Aqui choveu perto de 20 h muito fraquinha, por enquanto apenas 2,6 mm. Aqui ficamos sem luz de 16 h 30 até 20 h( mas a partir desse horário a luz, já caiu 7 vezes).
    1 point
  47. Até 21h de hoje (07), o Mirante está com 138mm neste mês de fevereiro.
    1 point
  48. Hoje Juiz de Fora registrou uma tempestade severa. Ela passou com força principalmente à noroeste e depois leste da cidade, embora tenha pego a cidade toda. Os acumulados no CEMADEN sinalizam um evento extremo acima de 100mm hoje no pluviômetro mais distante da zona leste : A tempestade foi fascinante, com uma base esverdeada. Houve granizo em alguns bairros e a ventania teve rajadas entre 50km e 60km. Houve uma micro explosão nas imediações da BR-040, próximo da zona urbana: IMG_6439.MOV
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.