Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 12/09/22 in all areas

  1. Curiosamente, essa situação incomum para essa época do ano está ocorrendo após mais de 2 semanas com chuvas praticamente todos os dias. Paradoxal. Mas de qualquer forma, é algo bem vindo em meio a toda essa umidade. Ao andar pelas ruas, as calçadas em locais mais arborizadas estão verdes devido à presença de musgo. Devido a essa secura, as temperaturas apresentam grandes diferenças. Dos 15/16 graus em áreas não urbanizadas a 26 graus em áreas próximas do centro (nesse local a umidade está apenas na casa dos 50%). ------------------------------------ Imagem do satélite dessa noite mostra uma área "seca" em grande parte do sudeste (realçado em amarelo). Em meio a ela, há até 3 pequenos núcleos isolados. Já no centro sul do Paraguai, instabilidades se desenvolvendo (realçado em verde).
    12 points
  2. Ontem 23 estacoes passaram dos 40°C na Argentina: 46°C - Rivadavia (Salta) - igualou o recorde absoluto de dezembro 44,7°C - Santiago del Estero 44,5°C- Las Lomitas (Formosa) 43,9°C - Orán (Salta) 43°C- Tartagal (Salta) - novo recorde absoluto para dezembro 42,8°C - La Rioja 42,5°C - Villa de María del Río Seco (Córdoba) 42,2°C - Tucumán 42,1°C - Chamical (La Rioja) 42°C - San Juan 41,8°C - Catamarca 41,7°C - Ceres (Santa Fe) 41,4°C - Sunchales (Santa Fe) 41,2°C - Córdoba 40,8°C - Pilar (Córdoba) 40,7°C - Villa Dolores (Córdoba) 40,5°C - Córdoba Aeroporto 40,4°C - Corrientes 40,4°C - Presidencia Roque Saenz Peña (Chaco) 40,3°C - Jujuy Aeroporto 40,2°C - Marcos Juárez (Córdoba) 40°C - Resistencia 40°C - Tinogasta (Catamarca)
    9 points
  3. Tardes de céu totalmente limpo e tanta claridade assim sempre irão me lembrar de 2014 e 2015, onde grande parte dos dias no verão foram desta forma aqui em BH e boa parte do sudeste e com temperaturas muito desagradáveis. Tomara que aquilo não se repita tão cedo.
    8 points
  4. Vc confunde máxima baixa com temperatura instantânea baixa (uma tarde fria, por exemplo). Mesmo que tenha feito 12C às 16h, se a máxima foi perto de 20C na madrugada ou de manhã, é esse valor que deve ser considerado, até porque esses horários fazem parte das 24h do dia. . . . Como estava previsto, o tempo mudou a partir da tarde e, finalmente, tivemos sol por algumas horas seguidas na RMBH. Com isso, a temperatura disparou e chegamos aos 30ºC. Sensação de calor, o que não vinha ocorrendo nos últimos dias. O dia terminou completamente diferente de ontem: 19h e 25ºC na cidade, com muitas estrelas no céu.
    8 points
  5. Hoje novamente vamos tendo uma tarde de calor insuportável em grande parte do país. Em Buenos Aires temos tempo ensolarado, 32,1°C e sensacao térmica de 34,8°C, já sendo 19h. O SMN subiu o alerta de onda de calor para VERMELHO, o que significa que estamos vivendo uma onda de calor com efeito alto a extremo na saúde, afetando a todas as pessoas (e nao só grupo de risco). Em quase nove anos morando aqui, dá pra contar nos dedos de uma mao as vezes que lancaram esse alerta, mas dessa vez acho que lancaram pela duracao muito longa desta onda de calor. Pelo interior do país, novamente muitas cidades acima dos 40°C. Rivadavia, em Salta, é a mais quente, com 43,6°C agora. Aliás, Rivadavia tem média das máximas superior a 35°C em dezembro e janeiro!
    7 points
  6. > Primeira geada de Dezembro em SC. Variação de 0,6°C/29,9°C é a maior da ano. > Outro dia calor no Vale do Itajaí. Mas assim como antes de ontem, o calor foi maior no Alto Vale do Itajaí: Máxima de 37,2°C em Presidente Nereu/Centro. Nas áreas baixas do Vale, as máximas parecem ter ficado na casa dos 31/33°C nas estação mais confiáveis. > No Oeste Catarinense fez menos calor que ontem. Máxima de 36,5°C em Guatambu.
    7 points
  7. Boa tarde! Buenos Aires ontem: Mínima: 25,7°C Máxima: 34°C Foi uma madrugada quentíssima e logo cedo a temperatura comecou a subir rápido. Mas, felizmente, a partir do meio da manha o tempo esteve nublado, impedindo maior elevacao da temperatura. Durante a noite, muito quente, com temperatura sempre entre 28 e 30°C até meia-noite.
    6 points
  8. E o acumulado foi bem expressivo na estação INMET. Com isso, o acumulado de chuva de dezembro em Curitiba está bem perto de bater a média nos próximos dias.
    5 points
  9. Tarde muito quente e novamente com sol em São Paulo, porém com temperaturas começando a cair nesse momento em locais mais ao sul devido a entrada dos ventos marítimos. Nas estações do CGE, temos de 27 graus e umidade na casa dos 70% no extremo sul a até 33 graus em alguns locais da zona norte da cidade (onde a umidade está na casa dos 40%). Imagens dos radares mostram núcleos de chuva na metade oeste do estado de SP. Além disso, há áreas isoladas na região de Sorocaba (já próxima a grande SP).
    5 points
  10. Após o começo de Novembro com frio fora de época, tivemos alguns dias interessantes aqui em Londrina (região norte central do Paraná ); chamou atenção o volume da chuva alguns dias - ou pela mudança no tempo repentina que desperta uma curiosidade extra . Dito isto, nos últimos dias estamos com calor bastante desagradável pela UR elevada. Nas últimas semanas não foram muitos dias calorosos, pelo contrário, muitas noites e manhãs frescas e umidade comportada. Ontem (08/12) * PWS Rolândia Sítio Tapir: 20,6 - 34.0 C. * PWS Sertanópolis Faz. Sta Terezinha: 22,4 - 33,9 C. * PWS Cambé Faz. Alto Alegre: 21,3 - 33,2 C. * Londrina Simepar: +/- 20,5/21.0 - 32,2 C. * Londrina Fornarolli: +/- 21.0 - 31,5 C. * PWS Londrina Lerroville: 20,4/ 30.0 C. * Apucarana Simepar: +/- 20.0/20,5 - 29.0 C. Agora 31.0 C em Londrina com UR na casa dos 65%. Horrível.
    5 points
  11. Aqui máxima de 36,2°! O maior valor desde o último verão. Agora 25,0° com 73%. Noite morna. Até achei que estivesse mais quente do que isso. Segue o vídeo no momento mais quente do dia.
    5 points
  12. Nada como um bom temporal aqui em Curitiba para curar a ressaca...
    4 points
  13. Imagem do satélite de alguns instantes atrás Um "bumerangue" de instabilidades que vai desde o PR, passa pelo centro oeste e termina no sudeste de BA.
    4 points
  14. 4 points
  15. São Paulo vem tendo novamente uma manhã de bastante sol e céu limpo. As temperaturas já estão bem altas para esse horário. Nas estações do CGE, temos 27/28 graus e unidade na casa dos 40/50%. Os ventos estão calmos, pelo menos desde ontem a noite, segundo dados do aeroporto de Congonhas.
    4 points
  16. Olhando essas fotos do céu azul e limpo , quase sem nuvens , faz lembrar das famosas tarde agradáveis de inverno, mas é possível observar na foto a luminosidade bem mais forte do que em Junho ou Julho. Por aqui também assim: Muito sol, e o calor veio forte até nos topos da cidade. Mas as temperaturas aumentam ainda mais nos próximos dias , ajudando a diminuir as anomalias negativas de temperatura.
    4 points
  17. Só que Brownsville, no Texas, está numa latitude equivalente à divisa do Paraná com Santa Catarina, só que no hemisfério norte (apesar de ter altitude de apenas 10 metros em relação ao nível do mar. De qualquer forma, é impensável uma máxima NEGATIVA numa cidade do litoral de Santa Catarina ou Paraná.
    4 points
  18. As máximas dispararam hoje em Minas e RJ. Os modelos estão indicando os dias mais quentes no Noroeste do RJ e Zona da Mata de Minas no domingo e segunda, com os temporais voltando na tarde/noite de segunda. Na Mantiqueira as mínimas despencaram hoje de manhã. -2,1 na PWS Campo Belo 1/Alto do Itatiaia 1,4 na PWS baixada do Bairro do Charco/Delfim Moreira 3,4 na PWS fazenda Pauzinhos 3,4 na PWS Tinho Vila Inglesa/C. do Jordão. 4,4 na PWS fazenda Retiro/Maria da Fé 5,9 na autom. Monte Verde/Camanducaia.
    3 points
  19. 3 points
  20. Dallas-Forth Worth e São Paulo-Congonhas tiveram exatamente a mesma média anual em 2021, 19,6 C.
    3 points
  21. Com isso, em eventos de frio continentais muito intensos, Cuiabá consegue ter um grande desvio negativo com relação à média máxima, de -20 C, quando dá por exemplo 12 C de tarde, uma anomalia negativa dessas em Curitiba provocaria 0 C ou menos de máxima, Porto Alegre teria máxima de - 1 C e São Paulo máxima de 2 C, tal anomalia em Londres e Paris pode ter ocorrido na PEG, que teriam -12 C e -13 C de máxima respectivamente em janeiro, a maior anomalia negativa em Cuiabá foi na tarde de 25 de agosto de 1984 com -24 C, pois fazia 10 C, na tarde de 28 de junho de 1996 foi a - 22 C, pois estava levemente sub-10, sem dúvidas Cuiabá consegue registrar uma das maiores anomalias negativas do mundo, mas o Meio Oeste dos EUA parece que consegue registrar anomalias negativas maiores em ondas de frio muito intensas.
    3 points
  22. Aliás, Sampa está tendo céu limpo na maior parte do dia de hoje, fato já incomum para esta época. Afinal, já estamos em pleno dezembro. Nas estações oficiais, Mirante: 17,2°C / 31,4°C Interlagos: 15,7°C / 27,9°C IAG: 15,3°C / 30,4°C Abaixo, fotos tiradas aqui na zona norte por volta de 15 h.
    3 points
  23. É só uma ilustração. Se você botar Cuiabá na tabela vai dar uma linha quase reta nas médias de verão e inverno. Você não vê uma variação convexa no gráfico. É tipo uma linha reta, que sobe em agosto, setembro, outubro e volta a cair e novembro, dezembro. Veja as médias. Quase não se alteram. Isto considerando os históricos remotos. Imagina a média atual...
    3 points
  24. entrada do verão bem abrupta em Blumenau: Mondaí (extremo oeste) mais ainda:
    3 points
  25. Carlos Campos, qual a temperatura no seu quarto na madrugada/amanhecer. Como moro em cidade de clima quente, abaixo de 26ºC no quarto não sinto calor
    2 points
  26. As Cbs se formaram logo após às 11h30 e passaram à oeste daqui, vindas do Sul/SW e posteriormente estacionaram por lá. Trovejou bastante em Curitiba.
    2 points
  27. Pois é... Hoje realmente fez bastante calor em Sampa. A zona sul (Mais próxima do mar) teve máximas um pouco mais baixas porque a brisa marítima entrou mais cedo, freando uma elevação maior. Mirante (Aut): 18,4°C / 33,5°C Interlagos: 17,9°C / 31,6°C IAG: 16,0°C / 32,6°C E as previsões são de um fim-de-semana quente. Vai dar piscina.
    2 points
  28. Máxima de 34,5° por aqui hoje. E a u.r. chegou a incríveis 20% !!!! Mas fomos salvos pelo vento E que começou a partir das 14 h, mais ou menos. Agora céu limpo e 29,3° com 56%. Segue o vídeo com o vento ainda quente.
    2 points
  29. E vamos ao mês de novembro em Ipiabas, distrito serrano de Barra do Piraí-RJ. Um mês relativamente ameno e bastante chuvoso! 22.37 °S, 43.87 °W Altitude: 695 m Temperatura média 24h: 19,1°C Temperatura média simples: 20,3°C Precipitação mensal: 341,61 mm
    2 points
  30. Pelo menos na latitude 15 não tem frio que se compare ao sul do Mato Grosso no Hemisfério Norte, exceto regiões muito altas que vão ter mais frio.
    2 points
  31. Tudo é relativo, Brownswille no Texas tem a mesma média anual de Goiânia, e já teve máxima negativa, enquanto Goiânia muito dificilmente vai registrar uma máxima ou tarde inteira sub-15.
    2 points
  32. Máxima de 32,6°C na automática de Palmas 11 mm acumulados durante a tarde
    2 points
  33. 2 points
  34. Se bem que a média máxima de junho e julho em Cuiabá é menor que as de dezembro, janeiro e fevereiro.
    2 points
  35. Sim. A de Maio foi excepcional pra todo o estado de SP. As máximas mais altas são por conta da total ausência de nuvens. E mesmo assim foram alguns dias sub-20. Vale ainda lembrar que, as PWS, muitas tem problemas de aquecimento. Em especial pelo tipo de estação e abrigo usado. E estações próximas de alagados, rios enormes, sempre tem que ter muita cautela. Pois é incorreto medir temperatura ambiente ali. Há um imenso espelho de água, que você mal consegue ficar de olho aberto num dia ensolarado. Certo é ter uma distância boa, de uns 1000 metros, pelo menos... OBS: sobre o horário UTC. Também não entendo isto. Imagina no lugar em que UTC vira as 7 da manha, os as 15hs. Serão minimas e máximas duplicadas. Sempre uso nos meus registros pessoais as 0hs.
    2 points
  36. Seria maravilhoso, rsrsrs. Mas a regra climática é clara: A TSM do Pacífico Equatorial é cíclica , nunca fica estacionada muitos anos em um padrão só. A verdade é que há grandes chances do menino voltar , mas vamos torcer para que venha em intensidade leve porque, dessa forma, os eventos de onda de calor serão mais suportáveis e o inverno também não fica comprometido. Acredito que em 2023 o nosso clima permanecerá interessante, com um inverno bacana.
    2 points
  37. Entre el niño e la niña, prefiro a la niña. El niño trás poucos benefícios, as chuvas no centro-norte da Argentina, Uruguai, sul do Brasil, MS, SP e RJ quase sempre vem em forma de tempestades violentas, encharcando de uma vez o solo e causando estragos pelas enchentes. Fora que vem aqueles bloqueios infinitos em julho e agosto, quando muito não mata o período frio. Só nos salvamos quando a atmosfera está saindo da la niña para o el niño; daí a amosfera só começa a respoder ao aquecimento depois de julho, dando espaço pro frio aparecer em abril e se intensificar em maio e junho. Ou quando o atântico sul na costa sul-americana está abaixo da média, suavizando os efeitos do el niño.
    1 point
  38. 1 point
  39. Entre Domingo a Terça, acredito ser provável uma máxima de 30C no INMET e no Alphaville. O que tem feito o mês de Dezembro ficar abaixo da média até o momento é pelas máximas , pois as mínimas estão dentro do normal por aqui. Mas é bom a gente não se acostumar com esse padrão ameno, pois assim que o El Niño retornar, estou certo de que algumas bizarrices climáticas voltam a acontecer. Nas minhas estações tive 16,7C de mínima aqui no Bandeirantes e de 13C em Ibitipoca (friozinho gostoso). E para amanhã cedo eu espero mínimas ainda melhores devido ao ar mais seco . Mas o calor da tarde vai exigir ventiladores (na maior parte da cidade).
    1 point
  40. Acredito que isso é natural - as médias de verão são mais altas em áreas próximas do centro de MG - mas também o 'fator metrópole' de intensificar as chuvas deve ajudar nesse sentido. Sobre ontem, já são confirmadas 2 MORTES na região metropolitana por causa da tempestade: um desabamento e uma mulher foi arrastada. Eu passei por muitas inundações no caminho de volta pra casa, alguns intransitáveis, realmente pesado. Mas foi ao longo das horas que a gente teve a noção do que realmente aconteceu: Essa cena me lembrou um pouco a tempestade de 28 de janeiro de 2020: os rios canalizados da cidade entraram em colapso 👇 Aqui, uma criança é arrastada 👇 Tudo isso no dia do aniversário de 125 anos da capital. Hoje o dia começou com céu encoberto, garoa e mínima de 18,5C. Felizmente, a previsão é de que o sol volte a aparecer mais tarde e amanhã, com chuvas mais isoladas:
    1 point
  41. CLIMATERRA (Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer) @Climaterra · 24 s Bom dia a todos! Céu claro. 13,0°C/Climaterra (7,3°C foi a mínima),geada/baixadas. 2021/2022 com geada em todos os meses! 141 dias de geada/2022. Desde abril de 2019 até hoje, só dez de 2020 não teve geada. Estações padronizadas (governo e particulares) Coutinho/ Piter Scheuer
    1 point
  42. Hoje máxima de 30,1° retida pelo vento E, que aumentou agora de noite. Tenho ótimos 21,1° com 85%. Estou há 2 décimos de igualar a mínima do dia. Segue o time-lapse do entardecer de hoje.
    1 point
  43. Falar o quê de BH? Entra ano, sai ano, é sempre a mesma coisa. Tanto nos extremos climáticos quanto nos danos e infelizmente fatalidades que acontecem. E pela forma como a cidade foi construída, sufocando todos seus rios e córregos, a tendência é de que isso nunca vai se resolver. De outubro a março, sempre que vamos cruzar a cidade em um dia chuvoso, estamos sujeitos a nunca mais voltarmos para casa. E pior ainda quando isso acontece em dias úteis com todo mundo saindo do trabalho, como hoje. Voltando ao monitoramento, depois dessas chuvaradas as temperaturas já vão disparar nos próximos dias e podemos passar dos 30°C. Essa época é muito extrema, ou é sol e muito calor ou muita chuva e temperaturas amenas.
    1 point
  44. Tinha um cavado sobre a região, que impediu o avanço do ar frio. Mas lá em maio, várias cidades tiveram máxima de 15°C, como JB. Lá no centro oeste paulista, Marília, numa estação em cima de um conteiner teve máxima de 10.0°C! Depende muito de cada evento. Ano passado mesmo, enquanto a campanha gaúcha tinha frio relativamente comum pra época, estas cidades que tu citou aí tinham mínimas que beliscaram em alguns pontos -2°C, -3°C. Tudo depende do evento. Até Cuiabá pode ser mas gélida num evento que São Paulo. OBS: SOBRE O EVENTO QUE VOCÊ MENCIONOU, PRIMAVERA DO LESTE SE SAIU MUITO BEM NA TARDE DIA 1, MAS NÃO CHEGOU A TER UMA MÁXIMA SUB-20. SENÃO VEJAMOS: MAS INTERIOR PAULISTA, QUANDO VEM AQUELAS FRENTE FRIAS CONTINENTAIS TEM VALORES BEM LEGAIS. ANO PASSADO CHEGUEI A TER 8°C COM CHUVA NO FIM DA TARDE. 2013, NA HORA DO ALMOÇO, AQUI NO PLANALTO QUE FICA A CIDADE, CHEGOU A TER 7.5°C COM CHUVA. NESTA ÉPOCA INMET FUNCIONAVA. NO OUTRO DIA MÁXIMA DE 14°C, COM CÉU PARCIALMENTE NUBLADO. SENÃO VEJAMOS: ESTES EVENTOS ISOLADOS DÃO UMA CERTA ENGANADA QUANTO AO CLIMA EM SI DE UMA REGIÃO. POR ISTO PRECISA ANALISAR O TODO. EM RELAÇÃO ÀS MÁXIMAS, COSTUMO FAZER A SEGUINTE ANÁLISE: NO CASO DE PRIMAVERA DO LESTE, TEMOS O CLIMA QUE CHAMO DE TROPICAL CONCAVO (MÁXIMAS MÉDIAS MAIORES NO INVERNO E PRIMAVERA, DO QUE NO VERÃO). OU SEJA, TIRANDO EVENTOS BEM ISOLADOS, GERALMENTE O VERÃO É MAIS FRESCO NA TARDE QUE O INVERNO, O QUE NÃO SE VERIFICA NOS DEMAIS CLIMAS QUE MENCIONAREI ABAIXO. O INTERIOR DE SP SERIA O QUE CHAMO DE TROPICAL PARCIALMENTE CONCAVO. POIS ATÉ AGOSTO OBSERVA UMA CURVATURA CONVEXA, QUANTO A MÁXIMA MÉDIA, DISPARANDO EM SETEMBRO E OUTUBRO, E VOLTANDO PARA A LINHA DOS 30°C EM NOVEMBRO. JÁ O TROPICAL COM LINHA CONVEXA, TROPICAL RAIZ, HOJE ESTÁ DIFICIL OBSERVAR. MAS, GERALMENTE SUL DE SP, NORDESTE PR...
    1 point
  45. ENCHENTES, INUNDAÇÕES, CARROS ARRASTADOS E TRÂNSITO CAÓTICO NA CAPITAL MINEIRA:
    1 point
  46. BH sendo BH. Uma cidade que, no auge da estação chuvosa, comumente registra eventos extremos de chuva (>100mm em 24h), algo que raramente ocorre por aqui. É tão raro, que desde que instalei minha estação (aquela que você conheceu lá na minha chácara), meu maior acumulado em 24h é de 93,4mm no natal de 2013. Ou seja, nunca registrei três dígitos de chuva em 24 horas. Por falar em chuva....hoje, um dia chuvoso nas minhas estações, e com temperaturas extremas bem amenas. Juiz de Fora/Bandeirantes: Variação de 19,1C a 24,4C e 40,6mm Ibitipoca: Variação de 17,1C a 20,8C e 50,6mm Um dia predominantemente nublado, bastante chuvoso pela manhã e início da tarde, e no final da tarde houve aberturas de sol. Agora ainda está encoberto o tempo e venta um pouco. Previsão de calor para os próximos dias, com diminuição da chuva, mas na semana que vem a chuva já deve retornar com tudo.
    1 point
  47. TEMPO SEVERO EM BH Até o começo da tarde de hoje, a RMBH tinha chuvas fracas e contínuas, com acumulado bem distribuído ao longo de muitas horas. Bem, algumas rapidas aberturas de sol apareceram à tarde e um calorzinho besta de 25,3ºC (a máxima do dia) foi o suficiente para tempestades destrutivas desabarem sobre BH na volta pra casa dos moradores da RMBH hoje. Dezembro mostrou suas garras pela 1ª vez: O INMET PAMPULHA REGISTROU 65 MM ENTRE 18 E 19H: VOLTA A CHOVER INTENSAMENTE NA CIDADE, AGORA COM RAIOS!
    1 point
  48. - Novembro na RM de Porto Alegre. No inmet: Minimas: -0.6 Maximas: -0.4 - Conclusão: Me mudarei imediatamente para perto da estação de Viamão. Kkk, brinks. Estaçoes: - Mate Doce, Barra do Ribeiro - Viamão/Fiuza, Kevin Kassol - Porto Alegre, inmet.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.