Jump to content

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 11/22/22 in all areas

1. Boa noite! A segunda-feira foi inteira de céu nublado em Buenos Aires, com um pouco de chuva fraca e contínua de manha, acumulando 1 mm (mes em 110,2 mm). Esteve ventoso e frio, com mínima de 15,5°C e uma agradável surpresa: máxima de só 19,8°C! Agora já sao 121 máximas abaixo de 20°C no ano. E essa máxima foi de ontem à noite, porque hoje à tarde nao chegou nem a 19°C. Agora temos tempo nublado, 17°C, URA de 80% e vento sudeste a 3 km/h. Para amanha, a previsao é de um dia ensolarado e ainda agradável: mínima de 13°C e máxima de 24°C. O sol nasce às 5h36 e se poe às 19h43. Depois vai ser um inferno interminável:
    10 points
  2. muitos raios próximo a Passo Fundo - RS, região norte do estado, conforme radar meteorológico e mapa de raios do site da MetSul:
  3. Imagem dos radares da UNESP das 21:45 mostra alguns núcleos de chuva pelo interior paulista. Enquanto isso, aqui em São Paulo temos uma noite de com nuvens do tipo cirrus. Nas estações do CGE que ficam dentro da área urbana, temos entre 20 e 22 graus. Os ventos sopram fraco de SE segundo dados do aeroporto de Congonhas das 21 horas.
    8 points
  4. As ultimas semanas foram bem complicadas pra mim por questões pessoais e então acabei chutando o balde e passando o final de semana em Cabo Frio e Arraial do Cabo para me desligar um pouco. Por lá, tivemos tempo firme tanto sábado quanto no domingo, o que contribuiu para dois ótimos dias de praia nestas duas cidades. Além do tempo firme, praticamente não estava ventando, o que até estranhei ja que é uma região onde venta bastante. Não consegui dados oficiais de Cabo Frio, mas segundo os institutos, peguei uma variação de 22°C/25°C no sábado por lá. Já em Arraial do Cabo, variação de 21°C/27°C no domingo pela estação do Inmet, com um visual maravilhoso. Combinação perfeita para aproveitar a praia! Um detalhe que chama a atenção é que no trecho BH - RJ a vegetação é a mesma, com predomínio de mata atlântica e poucas alterações. Já entre o Rio de Janeiro e Cabo Frio, há uma mudança muito significativa por conta da Caatinga Fluminense, com predomínio de diversas espécies de cactus, como esta Palma da imagem abaixo (me corrijam se a espécie estiver tecnicamente errada): É interessante pensar que ao mesmo tempo em que temos essa previsão de dilúvios no ES, nós também temos um clima quase semiárido em pleno litoral na região sudeste.
  5. Instabilidade veio se arrastando ao longo da madrugada e chegou aqui no leste às 10h50.
    7 points
  6. Bom dia e boa semana pra todos... Fim de semana foi de leve mudança no quadro meteorológico aqui pelo leste paranaense, principalmente entre Curitiba e o litoral do Estado, com incursão de um ar mais úmido e aumento na quantidade de nuvens. Sem noites de céu limpo, mínimas finalmente subiram, de 5,2°C na sexta-feira (com geada fraca), para 12,9°C ontem (domingo). Fui pro litoral e fiquei na Ilha do Mel, onde o tempo não abriu, inclusive teve pancadas rápidas de chuva (fraca). Sem Sol, não teve calor e a temperatura dificilmente ultrapassou 24°C. Lá não há estação... Mas foi bastante agradável.. O litoral paranaense tem um clima bem variável e mesmo nos meses mais quentes há muitos dias em q não chega a fazer calor, assim como faz no interior. Geralmente a passagem de frentes frias leva umidade e nebulosidade/ventos frescos, tornando os passeios bem tranquilos e menos sofridos, quando saímos trilhar nas Ilhas.
  7. 6 points
  8. Eu acredito que essas temperaturas absurdas de sensação térmicas não devam ser levadas a sério, pois elas são resultado de um cálculo de acordo com a velocidade do vento em um determinado momento, que dura alguns segundos. Se houve uma rajada de vento de 40 km/h, e depois ficou com pouco vento, essa sensação térmica nem conta mais. Por isso que eu sempre considero a temperatura nominal, para ter noção do frio que está fazendo. Quando muito, eu vejo a velocidade e direção do vento, e dou um desconto de uns 2ºC ou 3 ºC pra baixo.
    6 points
  9. Tarde começando com calor, abafamento e muitas nuvens altas em São Paulo. A nebulosidade predominante é do tipo cirrus (que está assim desde ontem à noite). No aeroporto de Congonhas, temos 28 graus e umidade em 45%. Os ventos passaram a soprar de NNW desde a atualização das 11 horas. A velocidade está entre 10 e 15 km/h. Radares da UNESP nesse momento. Pancadas continuam na metade leste de SP.
  10. Ah sim, não tem a menor dúvida... visualmente, se colocarmos o termômetro de ponta-cabeça.
  11. Q legal... a distância entre Canoas e Poa é praticamente a mesma entre a Vila em q eu moro e Curitiba. Em ambas o clima é mais extremado q nas capitais. Já sabia q as geadas são mais frequentes em Canoas q em POA assim como aqui também temos esse diferencial. Em 2021, fez -5,2°C na PWS Borda da Mata/Piraquara e -0,8°C no Simepar/Curitiba. É uma diferença enorme. Creio q as máximas também sejam mais elevadas nas nossas localidades.
    6 points
  12. Tarde começando com temperaturas altas e sol em São Paulo. No céu, nota-se a presença de bastante cirrus, mas que pouco encobrem o sol. Além disso, há um pouco de cúmulos em seu estágio bem ralo. Nas estações do CGE, temos 28/29 graus e umidade na casa dos 30/40%. No extremo sul, também está quente. 26/27 graus e umidade na casa dos 60/70%. Os ventos estão calmos segundo dados do aeroporto de Congonhas.
  13. Vista para o Morro do Farol, no lado leste da Ilha durante uma parte da tarde de ontem. Eu, de botinas para trilha kkk
  14. Segundo as previsões, as chuvas chegam entre o final da tarde e a noite (Vamos ver se elas vêm mesmo...). Mas vai fazer calor até lá. Como já comentado pelo Daniel, Sampa ainda está com cobertura quase total de nuvens altas (Cirrus e cirrostratus), que deixam passar um sol bem fraco. Mesmo assim... já está bem quente. Mínimas de hoje, Mirante 18,3°C Interlagos: 17,1°C IAG: 16,0°C Agora, às 11 h, Mirante: 27,3°C Interlagos: 26,6°C Se não houver nenhuma mudança imprevista (Como um grande aumento na quantidade de nuvens baixas, por exemplo), passaremos fácil dos 30°C. Tem previsões de 32°C para hoje. Vamos acompanhando...
    5 points
  15. Manhã começando com sol entre muitos cirros em São Paulo. Temos também um pouco de nuvens baixas. No aeroporto de Congonhas segundo atualização das 7 horas, temos 20 graus e umidade em 78%. Os ventos nas últimas horas estão soprando fraco de NE e ENE. Pelos radares da UNESP, temos chuva no oeste paulista.
  16. acredito que seja exatamente como vc disse, meu amigo, percebo que há mais extremos nas mínimas e máximas, e isso parece aumentar na direção de Campo Bom (quanto mais a norte da RMPOA). As mínimas aqui em Canoas geralmente são melhores que POA. Quanto às máximas, vou ficar mais atento. Estou morando numa região em Canoas com bem menos ilhas de calor do que onde eu morava anteriormente em POA (que era perto da estação do Jardim Botânico). horrorosos ~26 °C em Canoas agora.
  17. Interessante essas diferenças. Você tem informações mais exatas sobre as mínimas em Ponta Grossa (97 km a noroeste de Curitiba em linha reta)? Um amigo aqui do BAZ disse que Ponta Grossa ganha de Curitiba em mínimas mais frias sob massas de ar polar. Você tem informações precisas?
    5 points
  18. Reparei q quando isso ocorre aqui, o vento q sopra do leste joga ar mais frio e úmido nos núcleos de temporal. E também mantém esses núcleos atuando por mais tempo na mesma área, já q são barrados e não conseguem avançar muito, com o vento contrário (de leste). Então os topos (gelados) vão se empilhando cada vez mais. O resultado é uma situação de tempestade super reforçada.
  19. Ah, sobre um detalhe dos temporais em São Paulo: a maioria das vezes que a chuva vinha de leste(como a que ocorreu ontem), a tempestade foi mais severa, com direito até mesmo a granizo. Tem alguma explicação para isso?
  20. Mínima de 21,6° aqui em casa. É a maior do mês por 0,1° da maior máxima anterior. Mas espero que a chuva da noite ou a virada do vento faça baixar desse valor. Agora 28,9° com 59%. Pressão em 1009,8 mb. Abafado. Segue o vídeo do início da tarde, ainda antes das 13 h.
    5 points
  21. É impressionante como aquele calor de vez chega de forma tardia no litoral paranaense, estive no feriado da semana passada, apesar do sol, presenciei um bom refresco a noite. Calor mesmo é de dezembro em diante até a primeira virada radical que pode ocorrer a qualquer momento de abril em diante.
  22. Bom dia, falando de chuvas, até o momento, temos uma temporada bastante regular na RMBH. Na capital (INMET Santo Agostinho), setembro teve as primeiras pancadas em seu final com 35 mm, outubro já registrou ótimos 190 mm e, agora em novembro, temos 165mm. Tem previsão de muita chuva para os próximos 10 dias, principalmente a partir de quinta - com a possível formação de uma ZCAS - então, esses acumulados vão aumentar e podem chegar (provável) ou ultrapassar a média do mês: Vale lembrar que ainda temos tido a entrada de ar frio (como foi nesses últimos dias, com menos nuvens e mínimas de até 15°C na Pampulha), sinal que não atingimos o verão pleno. Isso significa que as chuvas devem continuar aumentando nas próximas semanas. O maior sinal de verão pleno aqui é quando começam a surgir as longas sequências de tempo encoberto e chuvoso (o que não aconteceu nesta temporada até agora).
  23. Na capital paulista, o tempo já está mudando. O céu já está completamente nublado e escuro aqui na zona norte e chove na zona sul. As máximas de hoje ficaram assim, Mirante (Aut): 30,1°C Interlagos: 31,5°C IAG: 31,0°C Como de hábito com ventos continentais, a influência marítima desaparece e a zona sul esquenta. Abaixo, a última imagem do radar de São Roque
    4 points
  24. Aqui choveu a partir do início da madrugada e de forma moderada. Depois chovem mais no fim da noite e início da manhã. O INMET acumulou 18,8 mm até às 13 h. Agora tenho ótimos 19,1° com 94%. Há pouco entrou um pulso de ar frio e fez chover um pouco. A máxima ficou em 25,5° à meia-noite. Segue o vídeo da chuva no início da madrugada.
  25. Pra falar a verdade não dá pra acreditar nessa sensação térmica do INMET, muito exagerada, qual é a base deles?
  26. Tem um cara aqui que é de Socorro/SP, parece que a cidade tem um pouco de turismo de inverno, bom, que é turística, é, porém no horário das 20 h UTC perdeu pra Primavera do Leste por 2 décimos no quesito frio em 2022, 12,3 C em 18 de maio versus 12,1 C em 1 de novembro, respectivamente, dados instantâneos do CIIAGRO e INMET, e oh que em Socorro eram 5 da tarde e em Primavera 4 da tarde.
    4 points
  27. Bom dia Bruno Infelizmente não tenho dados extremos de Ponta Grossa, no entanto posso assegurar q sim, o município de PG é mais extremado q o de Curitiba, tanto nas mínimas quanto nas máximas e essa distância de quase 100 kg para o interior já é uma boa justificativa para isso, uma vez q a altitude geral é a mesma entre ambos os municípios. Principalmente nas baixadas, a diferença pode chegar a 1°C ou 2°C em situações de céu limpo. A frequência de ocorrência de geada em Ponta Grossa é obviamente maior, tendo em vista q em alguns episódios as nuvens q vem da Serra do Mar cobrem Curitiba ao longo da madrugada e não atingem PG já no primeiro momento. Uma pena q não exista uma boa cobertura de estações na região e as poucas q existem sejam recentes. Não posso utilizar os dados dessas estações para exemplificar os extremos, mas tem uma estação ao sul do município q dá uma idéia aproximada do q ocorre em PG, q é a estação de Palmeira (O município fica na Microrregião de Ponta Grossa). Um comparativo entre Palmeira e Orleans em Curitiba (Julho/2021) Palmeira 👇 Orleans 👇 Viu como é mais extremado? Aqui 👇 pra ter uma idéia espacial das distâncias. Curiosidade: Julho 1975 nevou nas 3 localidades, com -6°C em PG e -5°C em Curitiba. Pra não ficar tão off, Novembro/22 Palmeira 👇 Orleans/Cwb 👇 Curitiba venceu na mínima por décimos, mas na máxima perdeu por cerca de 3,5°C. Se eu pudesse escolher entre morar em Curitiba ou na região de Ponta Grossa, escolheria a segunda opção, não só pela frequência das geadas, mas pela maior frequência de tardes mais quentes e também pelas tempestades de verão q são mais bonitas visualmente.
  28. Bom dia! Em Buenos Aires nao sao nem 6h, mas todos acordados porque já já joga a Argentina na Copa. Manha de céu nublado, 14,4°C. Logo mais o sol aparece.
  29. agora estou morando em Canoas, voltei a morar recentemente aqui. Passei alguns anos em POA, desde 2015, mas nasci em Canoas, e finalmente voltei à minha amada cidade de nascença. Por isso vou conseguir agora dar um monitoramento complementar pra Canoas. Escapei por poucos do temporal de Agosto que pegou em cheio Canoas.
    4 points
  30. quente, abafado e nublado em Canoas, 29 °C com 54 %. Tá ruim, mas confesso que achei que esta tarde estaria pior. Na madrugada não baixamos de 20 °C. Ontem chegamos a ~32 °C (redemet, base aérea) porém estava mais seco (mínimo de ~30 % de umidade) em POA, o INMET registrou 19,1 / 32,4 °C ontem
  31. VÁRIAS PANCADAS DE CHUVA, POR VEZES FORTE, OCORRENDO EM JOSÉ BONIFÁCIO. É A CHUVA MAIS RELEVANTE DESTE NOVEMBRO, ATÉ O MOMENTO POR LÁ. ANTES TARDE DO QUE NUNCA.
    3 points
  32. Bom dia, Carlos! Muito obrigado pelas explicações! Me deu uma boa noção da diferença entre Curitiba e Ponta Grossa, em relação ao clima. O meu irmão mora na região de Curitiba desde 2016. Nós somos de São Paulo capital, e ele foi morar no Paraná. Já os meus pais, foram em 2021. Só falta eu. hahaha Eu estou disputando uma vaga numa universidade de Ponta Grossa, e já estou quase de mudança pra lá, mas não conheço a cidade, só conheço Curitiba, de ir visitar meu irmão. Eu gosto mais de frio, minha esposa não gosta tanto assim. Por isso gostei de que Ponta Grossa tem mais geadas que Curitiba, mas também tem máximas maiores durante boa parte do ano. Abraços!
  33. A chuva voltou com rajadas de vento e trovoadas no final da madrugada por aqui, o acumulado hoje é de 18 mm. O acumulado do mês é baixo, e tem sido uma característica dos últimos 3 anos, com chuvas abaixo da média em novembro, no entanto, as chuvas estão bem distribuídas, sem longos períodos sem chuva.
  34. Tem sim, normalmente isso acontece por causa do encontro da humidade que vem do oceano com a atmosfera quente sobre São Paulo devido a alta urbanização, causando esses temporais, principalmente no verão. Normalmente as áreas mais atingidas são as Zonas Leste e Sul, por ser o primeiro lugar onde tem esse “encontro”
  35. 3 points
  36. Bom dia! Ontem tivemos uma madrugada abafada em Buenos Aires, com temperatura nao baixando de 22,5°C. Durante a manha, apesar de ter chegado a chover um pouquinho (0,2 mm), continuou quente e abafado, com máxima de 29,6°C pouco depois das 11h. No comeco da tarde, o alívio comecou a chegar. O vento virou para sudeste e a temperatura foi caindo até os 24°C. No meio da tarde, tivemos algumas breves pancadas de chuva, com algumas trovoadas, acumulando 8 mm. No total, ontem choveu 8,2 mm e o acumulado do mes é de 109,2 mm. Depois das chuvas, a temperatura caiu, e a mínima registrada foi de 19,8°C, depois de tres dias consecutivos com mínimas de 22-23°C.
  37. GFS COLOCAVA UM CICLONE EM FORMACAO LÁ PRO DIA 25. ELE JOGARIA MUITA UMIDADE PARA LITORAL DE SP, PR E SC. NÃO SEI SE MUDOU. MAS... É DE SE FICAR ATENTO. CORRERIA. NAO CONSIGO ACOMPANHAR.
    3 points
  38. Só um detalhe interessante: O recorde de acumulado mensal de chuva em Vitória é 713mm em dezembro de 2013. Nesse mesmo mês teve estação em MG que choveu praticamente a chuva anual somente em 30 dias!!! E BH teve acumulado ainda maior que esse local do interior mineiro em janeiro de 2020. Será que esse recorde está ameaçado?
  39. 3 points
  40. As chuvas não foram generalizadas. Na cidade choveu 13.8mm. Mas na zona rural há quem registrou, a sul do município, 52mm. Por outro lado, no Inmet não choveu nada. Mas, vem mais água a noite. Imagens da chuva caindo no pedágio, a norte de JB. Infelizmente a câmera do trevo da cidade está ainda inoperante. PONTO 1 - CASA; PONTO 2 - LOCAL QUE BATEU 52MM; PONTO 3 - INMET. DESLOCAMENTO FOI DE NW PRA SE.
    2 points
  41. Pra falar a verdade não, Curitiba teve sensação de -8,5 C meia-noite de 18 de maio com valor instantâneo de 5,8 C no Simepar, e a madrugada quase toda com sensação na casa dos -8 C, o Mirante em São Paulo também registrou uma sensação de -8,1 C às 3 da manhã de 18 de maio com 8,2 C de valor instantâneo, Primavera teve -4,2 C de sensação térmica às 4 da tarde local de 1 de novembro com valor instantâneo de 12,1 C, com isso estava mais insuportável que Sampa com uma tarde de um dígito em 19 de agosto, ganhando também de CDJ e Monte Verde em 19 de agosto com frio na faixa de 5 C, 6 C de tarde, e Curitiba em 10 de agosto que registrou 6 C, 7 C no começo da tarde.
  42. Ahh... Q felicidade! Seja bem vindo meu amigo! Estava com muita saudade!
  43. Renan, na rodada de 12 Z GFS, indicou pouca chuva até o dia 30 por aqui. no modelo Europeu, em relação a ontem, atrasa a chuva por aqui e chove menos também. Ainda está longe, a partir do dia 24 as previsões vão ficar mais certeiras nos modelos.
    2 points
  44. Em Novembro o clima está sendo excelente pro meu gosto: tempo seco, sol e temperaturas abaixo da média. INMETs: (sim, Indaial finalmente voltou!!) A falta de chuva já se apresenta na paisagem em Florianópolis:
  45. Imagem do satélite das 23:30 Instabilidades se concentrando mais no leste do Brasil. Grandes núcleos no centro norte argentino.
  46. Rafael, tem uma PWS nova na região rural de Friburgo, bem perto RJ-130 Friburgo-Teresópolis, numa altitude de 1117 metros, as mínimas bem próximas de Salinas, mas as máximas bem maiores. Pode ser o modelo da estação, onde o abrigo aquece mais, pelo mapa ampliado que vi, fica numa encosta baixa, ao lado de uma baixada. Hoje marcou 8,5 e 25,1. No amanhecer mais frio de novembro, dia 5, registrou 7,0 e 21,2
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.