Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 12/05/21 in all areas

  1. Mais algumas fotos q eu fiz durante a manhã... Uma das manhãs mais lindas e agradáveis dos últimos meses por aqui..
    7 points
  2. Nani, sim sim, lembra inverno sqn. O mini palácio é na verdade uma igreja em construção, literalmente no meio do nada. É comum se deparar com essas igrejas misteriosas no interior de Piraquara. Ficam longe das vilas e não se sabe exatamente o q se passa no lado de dentro dos muros. Tem uma outra igreja também meio próxima à essa das imagens que é dos Arautos do Evangelho e já saiu matéria no Fantástico com sérias suspeitas e acusações de coisas não mencionáveis aqui. É imensa, com muros altíssimos e parece um verdade castelo medieval. ************ Nuvens Cumulonimbus já estão despontando à noroeste e estou torcendo desesperadamente para q continuem se desenvolvendo e tragam boa chuva mais tarde 🤔🙄🙂
    6 points
  3. Boa tarde... Domingo ensolarado e quente aqui na região de Curitiba, com previsão de chuva e trovoadas no final da tarde ou durante a noite. Durante a manhã o clima esteve bem fresco, com mínima de 15,8°C em casa e 15,3°C na Borda da Mata. Aproveitei o bom tempo e fiz um pedal bem cedo, passando pela área dos reservatórios e até me impressionei com o bom nível q eles apresentam, levando em consideração o fracasso da chuva no mês de Novembro (choveu 1/3 do esperado). Boas imagens, primeiramente às 7h50, com 17,4°C e sol brilhando forte 👇 Reservatórios até bem cheios, apesar da estiagem .. Água limpa, quase transparente 👇 Agora, 14h a temperatura é de 27,7°C e o céu já não está tão azul quanto esteve pela manhã. Acredito q a chance de pelo menos uma boa pancada de chuva é alta, mesmo com tantos "desacertos" por parte da previsão nos últimos eventos aqui no leste do Paraná.
    6 points
  4. Será que vamos ter uma nova tempestade subtropical? Tá bem bonita a projeção dessa baixa pelo ECMWF, além de ser bem duradoura. Gostaria de ler a opinião dos especialistas @Rodolfo Alves
    6 points
  5. Tivemos uma manhã chuvosa ontem em Queimada Nova. A chuva foi fraca em todo o município, mas foi generalizada. Aqui no sítio foram 11 mm. Já é o terceiro dia, no período de um mês, que segue esse padrão de manhã chuvosa + tarde de céu encoberto. Tanto que a máxima de ontem foi de 26,5ºC no meu termômetro. A maior parte da região também teve um dia chuvoso. Já hoje, estamos tendo um dia bem mais ensolarado. A partir de quarta, a chuva deve retornar por aqui.
    5 points
  6. Esse time-lapse ficou legal. Dia abafado e formação da baixa pressão está criando muitas nuvens em POA. Mínima ficou em 20,6°. Agora 27,2° com 65%. Segue a sequência, gravada entre 12 h e 13:55 a velocidade de 150 vezes.
    5 points
  7. Parece uma situação atípica para verão. Muita infiltração do oceano produz chuva orográfica na faixa costeira (serras e extremo leste do planalto) mas essas precipitações não avançam mais do q 10/15 km continente adentro. Isso é corroborado pela horrível projeção q o @jean10lj apresentou na noite de sexta-feira, onde o modelo europeu anula praticamente qualquer possibilidade de algum acumulado no oeste da Região Sul, mas principalmente no nordeste da Argentina e sul do PY. A formação da baixa pressão na costa do Sul também dificultaria uma possível condição de chuvas no oeste, uma vez q facilitará a chegada de nova massa de ar seco, algo q o GFS vem mostrando também. Infelizmente um quadro assustador.
    4 points
  8. Máxima de 30,4° em casa. Agora faz 22,5° com 77%. Segue o vídeo de há pouco, às 18 h, a 100 m de altitude no bairro Petrópolis.
    4 points
  9. Por aqui tivemos uma tarde chuvosa, que derrubou a temperatura (18.5ºC em casa). Como curiosidade, São Carlos fazendo jus a uma fama de cidade mais fresca:
    3 points
  10. Imagens das câmeras nesse final de noite São Paulo - Avenida Paulista Guarujá Sorocaba
    3 points
  11. Renan, se confirmar as projeções do modelo Cosmo/Inmet e Access-g(australiano),vai chover muito no ES, norte da Zona da Mata, Leste de Minas, região do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e parte do Norte de Minas, valores acima de 300 mm até a manhã do dia 11.Já o modelo Europeu, indica valores bem altos de chuva, até a manhã do dia 14, também valores acima de 300 mm em algumas áreas. Será que os grandes acumulados de chuva, chegarão perto de dezembro de 2013, no ES e Leste de Minas.
    3 points
  12. E LÁ VAMOS NÓS??? VÁRIOS MODELOS COMEÇAM A SUGERIR A FORMAÇÃO DE UM CICLONE A PRINCIPIO SUBTROPICAL NA COSTA DO SUL DO BRASIL ENTRE A QUARTA E A SEXTA-FEIRA. EURO 12Z, CARRO-CHEFE DOS MODELOS, MOSTRA TAL CENÁRIO WhatsApp Video 2021-12-04 at 17.12.43.mp4 CHAMA A ATENÇÃO QUE DURANTE A SOLUÇÃO, DUAS CARACTERÍSTICAS INTERESSANTES. PICO DE VENTOS ATRELADOS AO CENTRO DA CIRCULAÇÃO E UMA DISCRETA CONVECÇÃO QUE TENTA BROTAR EM TORNO DA BAIXA ESSES FATORES INDUZEM QUE HÁ ALGUM POTENCIAL DESTA BAIXA EVOLUIR PARA TROPICAL, EMBORA QUE QUALQUER AFIRMAÇÃO É ALTAMENTE PRECOCE NO MOMENTO OUTROS MODELOS ESTÃO INDICANDO UM CICLONE SIMILAR, COMO ICON, CMC E UKMET. JÁ O COSMO DO INMET É MAIS AGRESSIVO E MOSTRA UMA APARENTE TEMPESTADE TROPICAL ORGANIZADA SE APROXIMANDO DO RS DIANTE DE UMA CIRCULAÇÃO MUITO SIMÉTRICA E COM PICO DE VENTOS ASSOCIADO AO CENTRO DA CIRCULAÇÃO. NO MEIO DE TUDO ISSO, TEMOS O INCRÉDULO GFS, QUE MOSTRA UMA BAIXA NORMAL E DESTOA DE TODOS OS DEMAIS PRINCIPAIS MODELOS EM CENÁRIOS COMO DO EURO, ICON E COSMO, A BAIXA SE APROXIMA MUITO DA COSTA DO RS-SC O QUE TRARIA BANDAS DE CHUVAS (ATÉ LOCALMENTE FORTES). CENÁRIO QUE LEVA A IMPACTOS DIRETOS. SENDO ASSIM, ESTAMOS DIANTE DE A PRINCIPIO, UM CENÁRIO INTERESSANTE NOS MODELOS, MAS QUE DEVERÁ SER ACOMPANHADO NOS PRÓXIMOS DIAS, A FIM DE QUE COM CERTEZA TERÃO AJUSTES (ESPERAMOS QUE PRA MELHOR). CASO HAJA A FORMAÇÃO DE UM SISTEMA SUBTROPICAL, O PRÓXIMO NOME DA LISTA É "UBÁ"
    3 points
  13. O número de mortos pela erupção do Monte Semeru subiu para 13. Eu estava pensando que o lahar do vídeo do meu post anterior era uma ocorrência isolada, mas não. Pelos vídeos e fotografias dos danos vê-se que algumas casas foram enterradas até o telhado. Ao longo da encosta do vulcão há vários vales de rios por onde os lahars possivelmente fluíram.
    2 points
  14. Final de tarde com aumento de nuvens baixas devido aos ventos que passaram a soprar do mar. No momento, o céu já está bastante nublado por elas e as temperaturas já tiveram uma boa queda. Nas estações do CGE, temos entre 17/18 graus no extremo sul e 21 graus em áreas mais ao norte da cidade. Na imagem do satélite das 16:40, nota-se alguns cúmulos um pouco mais desenvolvidos em áreas do norte de SP (realçado em laranja) e também na serra da Mantiqueira e as nuvens baixas da infiltração marítima entrando na Grande SP e encobrindo o litoral norte do estado (realçado em vermelho).
    2 points
  15. Renan, as cidades de Piranga, Divinésia, Senhora dos Remédios, Manhuaçu, Ponte Nova, São Geraldo(fica a noroeste de Guiricema),tem eventos de grande acumulados em 24 h, em janeiro de 1924, a Cia. Leopoldina Railway, mediu 152 mm num dia, fica ao pé da serra de divisa com Coimbra. Divinésia terminou novembro com 463 mm e em Viçosa duas estações acumularam mais de 350 mm. Ipatinga também com muita chuva em novembro, uma estação do Cemaden lá acumulou 490 mm. Aqui ficamos com tempo encoberto o dia todo, a noite deu uma pancada passageira de 4,0 mm.
    2 points
  16. Mais uma noite com céu muito nublado em São Paulo devido aos ventos que sopram forte do mar. Nas estações do CGE, temos temperaturas entre 15/16 graus no extremo sul e 18/19 graus em áreas mais ao norte da cidade. Imagem da câmera, agora de um novo local (Moema) mostrando as nuvens baixas sobre a capital.
    2 points
  17. Boas chuvas na madrugada/manhã em municípios do centro sul cearense. Acredito que alguns chegando perto de 100mm.
    1 point
  18. Carlos Campos, lembra uma manhã de inverno, mas sem o frio né. Na última foto aparece um mini-palácio ou um portal de entrada para alguma cidade.
    1 point
  19. Temos já formado na costa do Sul do Brasil um ciclone extratropical, que já causa chuva forte e isolada em áreas do litoral; o que pode desfavorecer um pouco a "descida" deste suposto ciclone subtropical. A MetSul Meteorologia, no entanto, já citou a formação deste ciclone atípico. Lembrando que no mês passado, outro ciclone deste tipo já se formou na costa do Sudeste porém não obteve força o suficiente e foi rebaixado para ciclone extratropical. O que também chama a atenção é, de novo, a formação de nova ZCAS entre o Espírito Santo e o Amazonas a partir de 6 de novembro, segundo o CPTEC. De qualquer forma, a formação constante de ciclones subtropicais deve ter alguma relação com o fenômeno La Niña.
    1 point
  20. Deve se muito raro um eclipse total do Sol na Antártida.
    1 point
  21. A erupção do vulcão Semeru foi muito repentina, praticamente ninguém esperava. Provavelmente ela foi produzida pelo colapso de parte da cúpula de lava na cratera do cume. Muitas áreas ficaram sob escuridão total (mesmo sendo de tarde) a sudoeste do vulcão. Lembra bastante o que aconteceu em La Soufrière (o da ilha de São Vicente) esse ano. Houve ocorrência de lahar devido às chuvas que ocorrem na região.
    1 point
  22. Chuva vai se concentrar na faixa leste de SC e PR…mas nada extraordinário
    1 point
  23. Tempestade em BH e região metropolitana na tarde de hoje. Entre 15 e 18h, tivemos períodos de chuva torrencial, com raios, rajadas de vento e granizo isolado, que trouxeram enchentes-relâmpago e deixaram pessoas ilhadas. Daqui de casa, na chegada da chuva às 14:30: Foram exatos 50mm na Pampulha, sendo que 44mm caíram entre 15 e 16h. A temperatura despencou dos 29ºC para 17ºC durante a chuva, a mínima do dia. Temporal raiz, típico da estação chuvosa em seu auge.
    1 point
  24. Por mais que 500 milímetros em 45 dias seja algo muito expressivo, vale lembrar que a média de chuva em BH nestes dois meses é de 358 mm em Dezembro e de 329 mm em janeiro, um total de 687 mm para um período de 60 dias. Em outras palavras, isso praticamente significaria chuva dentro da média em Belo Horizonte, nada fora do comum. Principalmente quando olhamos pra trás e temos a sombra de janeiro de 2020 com quase 1000 mm acumulados. Até então, pelas projeções, não temos indicativos de eventos tão extremos e destrutivos, ta tudo caminhando para um período chuvoso absolutamente normal e agradável tanto nas precipitações quanto nas temperaturas. Mas no verão, tudo pode mudar de um dia para o outro, então vamos aguardar!
    1 point
  25. Enquanto isso, fechei Novembro com pouco menos de 130mm, menos da metade que você registrou. A parte norte da zona da mata e divisa com o RJ tem eventos extremos de chuva bem interessantes.
    1 point
  26. O dia de hoje rendeu belas fotos por aqui. Fiquei contente em tirar essas duas: A variação de temperatura foi praticamente o que se espera pra época (máxima de 30,3C e a mínima de 18,8C está sendo agora, após a chuva). A previsão é incrível para amanhã, há consenso entre os modelos para uma Sexta-feira bastante chuvosa.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.