Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Fevereiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

PH o que houve aí em 2012 nesta onda de tornados, tens imagens ?

 

João quanto aos atuais registros temos muito mesmo nos últimos anos e diversos bem documentados. Agora falar em tornado com base em apenas 2 fotos, como já ocorreu neste fevereiro, aí acho demais.

Já vi um tornado em área rural, tirei fotos dele inclusive, e houveram danos mesmo assim. Ainda mais sendo na região serrana, algum galho de árvore deve ter quebrado. Me surge outra dúvida, qual câmera não filma hoje em dia ?

Olha só derrubou a torre da Rádio de Arvorezinha, que é erguida para suportar ventos de 200km/h ou mais,muitas casas destelhadas, varreu metade do mato em Itapuca, estragos enormes no Pontão, na cidade de Soledade, na Macieira...Não foi apenas um tornado, foi no mínimo uns 4...

Link to comment
Share on other sites

Mafili, tá apostando pouco hein! 100 reais só? Dá pra vc aumentar a aposta em até 1 milhão que leva fácil! Eu mesmo se ver qualquer referencia de europa em comentários de frio, vou postando aqui!

 

Agora, há de se fazer uma justiça. Tenho um tio que mora na Suiça a 12 anos, e de acordo com ele, neva em Zurich no máximo umas 3 vezes ao ano. Já as temperaturas, no verão batem os 30 graus facil, e no inverno pra baixar de -5 é umas 4 ou 5 vezes ao ano. Frio mesmo é no alto dos Alpes!!! Então, nem tanto pra cá, nem tanto pra lá. Vamos parar de imaginar também que a Europa é coberta por um manto de gelo antártico!!!

 

Sobre frio, sim, nosso frio é nosso frio, e realmente perde feio pra outros países, até mesmo fronteiros ao nosso. Mas eu particularmente sinto frio quando tenho por exemplo 14 graus lá em São Bernardo. Calor não é o que sinto numa temperatura dessas. Desculpe, mas pra quem acha que -20 é frio, só quem vai ter mais frio que isso é a Russia, partes da Europa (Noruega, Finlandia), Canadá, partes dos EUA e aqui no sul, Nova Zelandia, Argentina sul, chile sul, Bolívia (na altitude), Peru (na altitude). A maior parte da população mundial mora em lugares que nunca ou dificilmente verão -20 graus. Também não precisamos ser tão exigentes e críticos assim!

 

Pra mim, botar uma blusa é com menos de 18 graus, e frio de verdade que eu sinto, é abaixo de 15 graus. Desculpem, mas temperaturas sub 20 de máximas também não são tão incomuns no Brasil. Se fizerem 3 dias, mesmo que não consecutivos, com sub-12 de máximas em São Bernardo, vou achar o máximo em termos de frio! E definitivament li o suficiente pra saber que nosso clima é muito mais quente que o da Noruega.

 

Obrigado Artur, pela compreensão.

 

Creio que seja coisa mesmo da imprensa.

 

Neva tão pouco em Zurich que essa máquina observada no aeroporto internacional de Zurich é um equipamento padrão nos aeroportos brazileiros.

 

Aliás, creio que o povo de Zurich por não ser mentiroso....nem liga para a neve....por essa razão nem tiram fotos....sabe é um evento que todo ano acontece......O povo do ZAZ [zurich abaixo de zero] adora mesmo é CALOR.

 

346nbya.jpg

 

E definitivament li o suficiente pra saber que nosso clima é muito mais quente que o da Noruega

 

Verdade absoluta....o Brasil é mais quente que a Norway

 

Toda manisfestações de paisagens caricatas à origem européia me soam constrangedoras.

 

Se é o frio tupiniquim que seja tratado com frio tupiniquim.

Link to comment
Share on other sites

Como já disse um Baziano aqui no forum tempos atrás...Junho/julho/agosto são menos quentes que os demais meses do ano!!

 

E teve outro que disse que frio aqui é friagem.....

 

Mas parece que a coisa tá evoluindo para frio brazileiro.

 

Recheado com neve paraguaya.

 

Ainda sobre Zurich, lá não plantam cacau e fazem o melhor chocolate do mundo.

 

Realmente é um lugar muito estranho

Link to comment
Share on other sites

De acordo com o boletim do CPTEC, temos novamente a atuação de uma ZCOU. A segunda deste mês de fevereiro!

Entretanto, esse sistema não alcança a Grande SP, atua na divisa do estado paulista com o Paraná!

 

 

Tem certeza? Santo André e São Bernardo amanheceram com chuva. gotas caiam em Barueri também!

Olhando o satélite, não há duvida que a ZCOU atingiu em cheio a grande SP agora de manhã!

Foi p q constatei tbm.

Parece q a ZCOU agora apresenta orientação N-S, desde o norte do DF até o litoral paulista.

Inclusive passando por MF, sudeste de MG.

Acredito q SP terá boa chuva entre hj e amanhã.

 

Abraço

 

Acertou em cheio! :ok: (Pena que no Cantareira não foi da forma que caiu na RMSP)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Quadragésima-sexta máxima acima dos 30 graus neste ano. Hoje foi

de 30,8ºC. Repito: O que está arruinando tudo é a constância incrível

do calor (mesmo sendo verão), e não os extremos em si.

 

Esse tornado em Nova Petrópolis deu mesmo o que falar, heim? Pra mim

os dados são inconclusivos, minha opinião ok.

 

Precisamos de mais relatos, mais fotografias do local do possível tornado,

imagens de radar para ver o "formato" da super-célula, enfim... o que eu

percebi é que geralmente a Metsul faz uma análise muito bacana da atmosfera

quando ocorre algum tornado, com várias informações e análises, e desta vez

a matéria foi apenas as fotos do cara, as quais são, repito, inconclusivas.

Link to comment
Share on other sites

De acordo com o boletim do CPTEC, temos novamente a atuação de uma ZCOU. A segunda deste mês de fevereiro!

Entretanto, esse sistema não alcança a Grande SP, atua na divisa do estado paulista com o Paraná!

 

 

Tem certeza? Santo André e São Bernardo amanheceram com chuva. gotas caiam em Barueri também!

Olhando o satélite, não há duvida que a ZCOU atingiu em cheio a grande SP agora de manhã!

 

Bom, o desenho da carta em superfície de CPTEC mostrava ontem a ZCOU entre o norte de PR e oeste e sul de SP, talvez seja o eixo do sistema (aquela "escada" que aparece na carta). Mas hoje já mostra a atuação um pouquinho mais ao norte, atingindo aqui em SP desde o noroeste do estado até mais ou menos a região de Sorocaba.

 

EDIT: Dei uma lida agora na carta de superfície lá do boletim de hoje e diz que o sistema atua entre o sul do AM, passando por RO, oeste de MS, nordeste de MS e chegando até SP. Como não disse uma área específica daqui do estado, então eu deduzo que o sistema deva estar atuando mesmo até na Grande SP, incluindo o Vale do Paraíba (o radar de São Roque capta chuvas por lá também)! Realmente está com cara que o sistema atinge aqui, por conta das máximas mais comportadas, aparições mais fracas do sol e chuva que começa a cair mais cedo!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Ah mas o cara vir dizer que tornado é invenção, ah aí pra largar pras cobras mesmo.Se vcs vissem o que a onda de tornados provocou em 2012 aqui, não iriam duvidar.

Não deve ter sido pra mim, né?

Em jan/2004 registrei com imagens um, bem perto de casa.

Tenho um blog (desatualizado, é vdd..) q trata exclusivamente de violências climáticas, com vários posts sobre tornados no sul.

Aki no Paraná, ocorrem tornados severos todos os anos, preferencialmente em abril/maio e setembro/outubro.

Só perguntei sobre o não relato de estragos em NP.

 

Abraço e boas férias!

Link to comment
Share on other sites

PH tem algumas imagens destes tornados (digo danos ou jornais) ?

Nestes últimos três anos tenho pesquisado bastante sobre as ocorrências no Brasil e no Conesul, desde jornais até artigos científicos. E digo mais, tem muito artigo falando em tornado que não ocorreu e misturando datas e locais, uma pena que os caras não pesquisem direito. E sobre os jornais consegui uma notícia de Arvorezinha em 2012, com imagens do mato cortado e com sinais claros de rotação na posição das árvores.

Então queria saber sobre a data destes tornados, para ver se é do mesmo caso que tenho registro.

 

:good2: Arthur, William, Carlos Campos e João :good2:

Link to comment
Share on other sites

PH tem algumas imagens destes tornados (digo danos ou jornais) ?

Nestes últimos três anos tenho pesquisado bastante sobre as ocorrências no Brasil e no Conesul, desde jornais até artigos científicos. E digo mais, tem muito artigo falando em tornado que não ocorreu e misturando datas e locais, uma pena que os caras não pesquisem direito. E sobre os jornais consegui uma notícia de Arvorezinha em 2012, com imagens do mato cortado e com sinais claros de rotação na posição das árvores.

Então queria saber sobre a data destes tornados, para ver se é do mesmo caso que tenho registro.

 

:good2: Arthur, William, Carlos Campos e João :good2:

:clapping:

Link to comment
Share on other sites

Amanhecemos com chuva fraca também aqui na zona norte de Sampa (1,8 mm na automática do Mirante entre 4 e 6h da manhã).

 

Depois, sol, abafamento devido à umidade deixada pelas chuvas, com nuvens médias (Altocumulus) e altas (Cirrus, cirrocumulus).

 

Mirante: 20,2°C / 30,1°C (Alguém tem calculado a média das máximas para fevereiro?)

IAG: 19,3°C / 29,2°C

 

As chuvas da tarde foram generalizadas pela cidade, com acumulados pontuais de até 35 mm.

Em algumas regiões choveu entre 10 e 20 mm e em muitas outras abaixo de 10 mm.

Aqui, foi só barulho: mal molhou o chão, embora daqui pudéssemos ver a chuva caindo na zona leste, Guarulhos...

Na automática do Mirante: 3,2 mm agora à tarde. Em Barueri: 10,2 mm.

 

Refrescou bem, às 18h:

Mirante 21,4°C

IAG 19,6°C

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mais um dia de calor em Laje do Muriaé-RJ, máxima no ambiente externo na sombra janela fundos de casa 33ºC e no portal da janela de frente para rua asfaltada 37,5ºC.

 

Carlos Campos estou morrendo de inveja dessas fotos de CBs de hoje a tarde,aqui em Laje faz muito tempo que não formam CBs com chuvas e muitas trovoadas.

 

Pelas previsões do GFS as chuvas não chegam aqui no Carnaval.

Link to comment
Share on other sites

Mirante: 20,2°C / 30,1°C (Alguém tem calculado a média das máximas para fevereiro?)

Média das máximas de fevereiro no Mirante, até hoje: 31,8°C.

Por enquanto, empatado com fevereiro/1984 como o 2º mês mais quente de toda a série.

 

De 25 de dezembro (Natal) até hoje: 51 máximas iguais ou acima de 30°C no Mirante

Link to comment
Share on other sites

E Artur..não é a toa que os Brasileiros estão invadindo a Irlanda....são 20 mil intercambista por ano, fora os turistas. Lá vc tem frio, organização em todos os setores alem de segurança...Só na questão de neve que fica devendo. Sem contar a localização...vc pode pegar um voo para Edimburgh na Escocia por 60 euros por exemplo..

 

Carlos Dias, brasileiro está invadindo não somente a Irlanda, mas como vários outros países, principalmente EUA/Canadá. Simplesmente está nojenta a situação desse país, violência fora de controle, corrupção descancarada, desorganização, burocracia, tributação absurda, custo de vida nas alturas. Enfim, quem se informa e ler o mínimo fica totalmente descrente. Um reflexo disso é a copa, nunca vi o brasileiro tão indiferente em relação a uma copa do mundo. Só ve alegria em comerciais mesmo. Nem futebol fazemos mais com excelência, só sobrou carnaval mesmo, que é uma festa pra fazer putaria e promiscuidade, que combina muito bem com essa República.

Link to comment
Share on other sites

A natureza está COMPLETAMENTE DESCONTROLADA e depois tem gente que diz que "não, está tudo normal". Poupem-me!

Meus primos de BH estão apavorados com a secura desse verão! Sempre choveu bem em Minas em em dezembro, janeiro, fevereiro. Este ano, quase nada!

Agora pode ser que no carnaval dê uma chuva, mas já vem tarde demais.

O VERÃO INFERNAL no RS e SC, comprometendo até a produção de frutas na serra catarinense! Do outro lado do mundo, a seca na Tailandia...

PQP! Quando as pessoas vão se convencer de que o clima enlouqueceu de vez? Eu já estou convencido há tempo. A gente sente na pele, não precisam nem dizer.

Tem gente apostando num inverno gelado para o RS e SC este ano. Sei não! Até pode ser que eu me engane (tomara), mas pra mim vai ser mais um inverninho daqueles que vão enrolando, enrolando, algumas ondinhas de frio, quando vemos já é final de agosto e vem um frio mais porrada para contentar e depois logo a primavera.

Como eu digo e afirmo, me desculpem os que acreditam: NUNCA me entrou na cabeça esse padrão USA! Não tem explicação lógica pra isso, sendo que as massas polares deles originam no pólo Norte e as nossas no pólo Sul... Se seguir o padrão USA, ótimo. Será frio mesmo! Mas pra mim, se isso acontecer, será plena coincidência e não "co-relação".

Abraços a todos!

 

E o loop continua :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Terça-feira com uma atmosfera interessante aqui em Mogi das Cruzes.

 

Logo às 6 da manhã tivemos uma chuva rápida. A nebulosidade foi se desfazendo durante a manhã e com o aquecimento houve novamente a formação de nuvens.

 

Por volta das 15 horas tivemos a chegada de um temporal que passou rapidamente pela cidade.

 

M8PbSesz1lU

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias, brasileiro está invadindo não somente a Irlanda, mas como vários outros países, principalmente EUA/Canadá. Simplesmente está nojenta a situação desse país, violência fora de controle, corrupção descancarada, desorganização, burocracia, tributação absurda, custo de vida nas alturas. Enfim, quem se informa e ler o mínimo fica totalmente descrente. Um reflexo disso é a copa, nunca vi o brasileiro tão indiferente em relação a uma copa do mundo. Só ve alegria em comerciais mesmo. Nem futebol fazemos mais com excelência, só sobrou carnaval mesmo, que é uma festa pra fazer putaria e promiscuidade, que combina muito bem com essa República.

 

Onde assino? :mail:

Link to comment
Share on other sites

Terça-feira com uma atmosfera interessante aqui em Mogi das Cruzes.

 

Logo às 6 da manhã tivemos uma chuva rápida. A nebulosidade foi se desfazendo durante a manhã e com o aquecimento houve novamente a formação de nuvens.

 

Por volta das 15 horas tivemos a chegada de um temporal que passou rapidamente pela cidade.

 

M8PbSesz1lU

 

Não consigo ver teu vídeo, Ricardo... aparece como "vídeo privado". :negative:

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias, brasileiro está invadindo não somente a Irlanda, mas como vários outros países, principalmente EUA/Canadá. Simplesmente está nojenta a situação desse país, violência fora de controle, corrupção descancarada, desorganização, burocracia, tributação absurda, custo de vida nas alturas. Enfim, quem se informa e ler o mínimo fica totalmente descrente. Um reflexo disso é a copa, nunca vi o brasileiro tão indiferente em relação a uma copa do mundo. Só ve alegria em comerciais mesmo. Nem futebol fazemos mais com excelência, só sobrou carnaval mesmo, que é uma festa pra fazer putaria e promiscuidade, que combina muito bem com essa República.

 

Onde assino? :mail:

 

Perfeito. ^^^

Link to comment
Share on other sites

Quadragésima-sexta máxima acima dos 30 graus neste ano.

 

Coisa tá feia por ai né Renan, aqui em Blumenau atingi hoje a Quinquagésima máxima acima dos 30°C... "normal"

 

Não tá fácil pra ninguém, Douglas!

Tenho uma prima que nasceu aqui em JF, mas mora em Blu (é "estrangeira" :laugh: ), ela diz que nos mais de 20 anos

que mora aí, nunca tinha sentido um verão tão absurdo de quente. Passou mal alguns dias, naqueles em que a sensação

chegou ou passou dos 50 graus.

 

Felizmente, agora isso já é passado e AQUELA ONDA DE CALOR ACABOU...

Link to comment
Share on other sites

Mirante: 20,2°C / 30,1°C (Alguém tem calculado a média das máximas para fevereiro?)

Média das máximas de fevereiro no Mirante, até hoje: 31,8°C.

Por enquanto, empatado com fevereiro/1984 como o 2º mês mais quente de toda a série.

 

De 25 de dezembro (Natal) até hoje: 51 máximas iguais ou acima de 30°C no Mirante

 

Vi sua mensagem Aldo a tarde, mas estava sem minha planilha de Excel pra ver a média :sad:

 

Além da Máxima média em 31,8C, há de se olhar a média das mínimas.

 

No momento está em 21,6C... De acordo com dados do BMDEP é a mais alta desde 1961... O Recorde atual é de 21,1C em fev/2003... Se eu estiver errado me corrijam por favor.

 

Em termos de chuva, o Mirante já tem acumulado até as 9h da manhã de hoje, 174,6mm, o que representa 80,3% da média (217,4mm).

Link to comment
Share on other sites

Vi sua mensagem Aldo a tarde, mas estava sem minha planilha de Excel pra ver a média :sad:

Além da Máxima média em 31,8C, há de se olhar a média das mínimas.

No momento está em 21,6C... De acordo com dados do BMDEP é a mais alta desde 1961... O Recorde atual é de 21,1C em fev/2003... Se eu estiver errado me corrijam por favor.

Em termos de chuva, o Mirante já tem acumulado até as 9h da manhã de hoje, 174,6mm, o que representa 80,3% da média (217,4mm).

É... fiquei com preguiça de calcular a média das mínimas. :mosking:

A minha sensação é que estava alta mesmo.

Pelo que me lembro, foram pouquíssimas as mínimas abaixo de 20°C no Mirante.

Preciso montar uma planilha para dados diários. :mrgreen:

Só tenho para as médias mensais...

Link to comment
Share on other sites

É... fiquei com preguiça de calcular a média das mínimas. :mosking:

A minha sensação é que estava alta mesmo.

Pelo que me lembro, foram pouquíssimas as mínimas abaixo de 20°C no Mirante.

Preciso montar uma planilha para dados diários. :mrgreen:

Só tenho para as médias mensais...

 

Posso te fornecer a minha...

 

Montei formulas que calcula sozinho o total, a média, e a diferença entre o total e média, além de gráficos... Se quiser, é só passar email por MP que eu mando :good:

Link to comment
Share on other sites

PHILIPPE,

Tenho primos em Guarapari, ES. Estive aí no carnaval do ano passado. Acho linda tua terra!

Minha prima, mineira, casou com um Capixaba e ficou por aí.

Guarapari é bem quente, apesar da brisa do mar. Acho Vitória uma capital muito linda também, com o visual do Convento da Penha (em Vilha Velha) deslumbrante.

Abraços e obrigado pelas postagens, amigo!

 

Realmente as praias do ES são bem bonitas e ainda temos montanhas que tem um clima super agradável...

Grandes abraços e quando puder volte ao ES.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.