Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Fevereiro 2013


Renan
 Share

Recommended Posts

Plataformas colidem durante temporal em Rio Grande.

 

14571967.jpg?w=620

Rafael Diverio

rafael.diverio@zerohora.com.br

 

O temporal que atingiu a região sul do Estado na manhã deste sábado causou transtornos no polo naval de Rio Grande. A plataforma P-58 desprendeu-se e chegou a ficar à deriva no estaleiro da Quip, próximo ao Porto Novo. Ela se chocou contra a P-63, que está atracada a poucos metros, no mesmo cais.

 

Segundo a Quip, o vento forte quebrou as amarras da P-58, que foi em direção à P-63, onde houve o choque. As amarras da segunda, porém, mantiveram-se firmes, o que impediu que fossem em direção ao canal.

 

A empresa afirmou que ninguém ficou ferido durante o acidente e que, na primeira análise, não foi constatado qualquer dano às embarcações.

 

Rebocadores atuam no local para reposicionar a P-58, plataforma de 330 metros de comprimento por 56 metros de largura.

 

De acordo com a Praticagem da Barra, Rio Grande foi atingida com rajadas de vento superiores aos 100km/h.

 

http://zerohora.clicrbs.com.br

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 894
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Aqui em Sampa, depois de termos céu praticamente limpo durante quase toda a manhã, a quantidade de nuvens aumentou bastante no começo da tarde mas sem sinal de chuva, por enquanto.

 

A automática do Mirante já bateu em 31,5°C e o IAG em 31,9°C.

 

Iguape teve 33,1°C de máxima hoje, até agora.

No NO paulista, as temperaturas também já passam dos 33°C (INMET).

Link to comment
Share on other sites

Plataformas colidem durante temporal em Rio Grande.

 

14571967.jpg?w=620

Rafael Diverio

rafael.diverio@zerohora.com.br

 

http://zerohora.clicrbs.com.br

 

Impressionante!

 

Rio Grande é o porto com o maior calado do Cone-Sul, desde São Sebastião-SP até Bahía Blanca(Arg).

 

Rio Grande (RS) 42 pés

Bahía Blanca (Argentina) 40 pés

Paranaguá (PR) 40 pés

Santos (SP) 40 pés

Itajaí (SC) 36 pés

Buenos Aires (Argentina) 35 pés

Montevidéu (Uruguai) 30 pés

O maior calado no Brasil é o terminal da Vale no Maranhão, com 60 pés (único do Brasil)

 

 

Fonte: Associação Brasileira de Terminais Portuários

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Itatiaia - RJ

Temp. mínima: 19.3C

Temp. máxima: 35.6C

Só foi o sol sair que a temperatura disparou, não tem jeito!

Agora no final da tarde deu um temporal, uns 30 minutos de vento forte, raios e um pouco de granizo pequeno... acumulou uns 15mm!

Agora faz 20.3C ( a mínima foi na hora da chuva).

Link to comment
Share on other sites

Choveu granizo em SBC, agora chuva forte, já persiste por quarenta minutos, daqui a pouco, tudo alagado.

 

Cidade de São Paulo toda em estado de atenção.

 

Fernando, aqui também deu granizo, inventei de sair na chuva forte e no acesso ao Rodoanel, de quem vem da Anchieta, diversos carros rodaram ou bateram na mureta devido a um grande acumulado de chuva nas faixas da esquerda. Muita agua acumulada na Anchieta também.

Mesmo depois da chuva, a noite segue quente, tenho 20,8 graus neste momento.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

19.8ºC em Caxias do Sul com garoa, que clima gostoso aqui na serra. Estava 25ºC no começo da manhã e logo após caiu drasticamente.

 

Ótima notícia! FF avançando.

 

Puxa, em Bom Jardim da Serra tem carnaval de rua agora a tarde. Meus amigos vão. Eu ia, mas estou em Ctba este fds.

 

Mas festar na rua, com chuva e 15ºC é meio chato, hem... :negative:

 

É horível. Melhorestar na rua sob sob sol entre 19/25ºC

Link to comment
Share on other sites

Agora, 22h:

 

SJ: 14ºC

Lages: 17ºC (cheveu 72mm... Maravilha!!)

Ctba: 18ºC com chuva

MI: 19ºC às 20h. às 18h tinha 13ºC. :russian:

 

Ótima notícia.Está chegando em Sampa.Mas que Lages é bem mais frio que Curitiba, não há dúvida hein? Curitiba está no meio do caminho entre Lages e Sampa em termos climáticos.

Link to comment
Share on other sites

No extremo sul de Sampa,no Grajau, muitas nuvens, com sol tímido. É a FF chegando.

 

A prpósito, pelo jeito, carnaval vai bombar de calor aqui no Sudeste e por um bom tempo. Fevereiro é o mês mais quente, não pode ser diferente.

 

Estava pensando sobre POAxSampa. Possuem médias semelhantes no ano, mas clima bem diferentes. POA tem 4 meses de verão, Sampa tem 3. POA tem mais meses de inverno do que Sampa. Estava pensando no "conforto termico" que o Bruno fala de Sampa. É verdade! Acima de 28ºC já se sente calor e abaixo dos 16ºC já se sente frio!

 

O verão climático em Sampa dura, no máximo, até os 10 primeiros dias de março;ao passo que em POA dura março inteiro.Por isso que digo que aqui o outono começa antes. Na verdade ainda não é outono, mas um período de transição verão/outono que vai dos primeiros dias de março até a 2ª quinzena de abril.

Link to comment
Share on other sites

Muito estranho. Um sistema de instabilidades se deslocou pela manhã em direção ao centro-leste do estado de São Paulo.

 

Agora o radar da Unesp mostra essas instabilidades concentradas entre São Paulo e o norte do Paraná.

 

Tempo agora nublado em Jundiaí, com algumas raras aberturas.

 

Pelo CIIAGRO, a temperatura por aqui é "nada a declarar", o link travou no dia 1º. :dash1:

Link to comment
Share on other sites

Agora, 22h:

 

SJ: 14ºC

Lages: 17ºC (cheveu 72mm... Maravilha!!)

Ctba: 18ºC com chuva

MI: 19ºC às 20h. às 18h tinha 13ºC. :russian:

 

Ótima notícia.Está chegando em Sampa.Mas que Lages é bem mais frio que Curitiba, não há dúvida hein? Curitiba está no meio do caminho entre Lages e Sampa em termos climáticos.

 

Sim, notei que durante o dia, Lages é mais quente, com mormaço, sol e Ctba é mais nublada, não tão ensolarada e quente. Durante a noite, é bem comum o vento noturno que traz umidade e núvens do Vale do Itajaí, daí a noite fecha, bem estilo Ctba. Mas Lages durante a noite é menos nublada, propiciando quedas melhores... :ok:

 

Olha, pelas caracteristicas físicas, acho que Ctba está mais para Lages que para SP. Campos de Ctba e Lages, com mata subtropical, solo ácido, sem estação seca por registrar mais de 50mm mensais (Ab'Saber e Setzer), média do mês mais quente (bem) abaixo de 22ºC, além do "jeitão". Ctba é uma cidade mais provinciana, bem diferente de SP... Eu acho. :mail:

Link to comment
Share on other sites

Voltei, pessoal...estava com saudades de acessar o forum...

 

E cheguei com um calor dos brabos por aqui...e o frio e a neve voltando sobre o sul da Alemanha justamente quando saí de lá hehehehe...

 

Voltei com uma puta gripe e infecção na garganta que me garantiram uma febre como nunca tinha tido. Ontem, mesmo com 30 graus de temperatura, dormi debaixo do edredom por algumas horas...febre de mais de 39 graus...

 

 

abraços pessoal

Link to comment
Share on other sites

Chuva fraca aqui em Blumenau-SC, e ventando bastante também, 21ºC no Garcia, onde estou agora, e tenho aqui rajadas de até 41 km/h (estou num ponto mais alto de Blumenau, no topo de um morro). Dá até uma sensaçãozinha de frio, em comparação do que normalmente os termômetros marcam neste horário, nesta época do ano, geralmente acima de 30ºC... E pelos modelos tem mais chuva aqui essa semana :)

Link to comment
Share on other sites

Agora, 22h:

 

SJ: 14ºC

Lages: 17ºC (cheveu 72mm... Maravilha!!)

Ctba: 18ºC com chuva

MI: 19ºC às 20h. às 18h tinha 13ºC. :russian:

 

Ótima notícia.Está chegando em Sampa.Mas que Lages é bem mais frio que Curitiba, não há dúvida hein? Curitiba está no meio do caminho entre Lages e Sampa em termos climáticos.

 

Sim, notei que durante o dia, Lages é mais quente, com mormaço, sol e Ctba é mais nublada, não tão ensolarada e quente. Durante a noite, é bem comum o vento noturno que traz umidade e núvens do Vale do Itajaí, daí a noite fecha, bem estilo Ctba. Mas Lages durante a noite é menos nublada, propiciando quedas melhores... :ok:

 

Olha, pelas caracteristicas físicas, acho que Ctba está mais para Lages que para SP. Campos de Ctba e Lages, com mata subtropical, solo ácido, sem estação seca por registrar mais de 50mm mensais (Ab'Saber e Setzer), média do mês mais quente (bem) abaixo de 22ºC, além do "jeitão". Ctba é uma cidade mais provinciana, bem diferente de SP... Eu acho. :mail:

 

Tbém acho Curitiba mais próxima à Lages do que Sampa. Curitiba 70% sub e 30% trop alt; SP 60% trop alt e 40% sub e Lages 10% trop alt e 90% sub.

Link to comment
Share on other sites

Pois é... A maioria (Ou todos) das empresas e institutos previram chuva já pela manhã, hoje, em Sampa mas não foi o que aconteceu.

Realmente, logo cedo os radares mostravam uma grande área de chuva que pegava todo o sul e o SE paulistas, até a divisa com o Paraná, mas não chegou aqui...

 

Ficamos o dia todo com nuvens médias, altas e algumas baixas. Aqui na zona norte, houve um chuvisqueiro lá pelas 3h da tarde que nem molhou o chão.

Apareceu até um solzinho fraco no final da tarde, por volta de 18h.

 

Agora, começou a chover bem fraco por aqui.

 

Mirante: 20,5°C / 26,5°C

IAG: 19,4°C / 26,1°C

Link to comment
Share on other sites

No Grajaú começa a chover apenas agora no início da noite. Máximas muito semelhantes entre SP (26ºC) e Curitiba(25ºC) hoje. A diferença é que choveu em Curitiba e aqui só começa a chover agora de noite. FF avançando.

 

Nossa, que demora.

 

A FF chegou em Lages ontem, 14h e Aqui chegou 7h depois. Aí levou 24h? foi de bicicleta? :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Puxa, em Bom Jardim da Serra tem carnaval de rua agora a tarde. Meus amigos vão. Eu ia, mas estou em Ctba este fds.

 

Mas festar na rua, com chuva e 15ºC é meio chato, hem... :negative:

 

É horível. Melhorestar na rua sob sob sol entre 19/25ºC

 

E choveu o dia todo. Ah, mas festar com 30ºC, com sol, e muita gelada (água), no litoral de SC, não é nada mal... :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

Sem dúvida.As condições meteorológicas são agradáveis ou não dependendo de onde se está. Na praia, 29ºC, céu azul e gelada e umas gostosas não tem nada igual!

Link to comment
Share on other sites

No Grajaú começa a chover apenas agora no início da noite. Máximas muito semelhantes entre SP (26ºC) e Curitiba(25ºC) hoje. A diferença é que choveu em Curitiba e aqui só começa a chover agora de noite. FF avançando.

 

Nossa, que demora.

 

A FF chegou em Lages ontem, 14h e Aqui chegou 7h depois. Aí levou 24h? foi de bicicleta? :sarcastic: :sarcastic:

 

Tem que se atentar quando se estabelece a chegada da FF. Quando começa a chover, quando venta, a pressão cai ou há queda rápida da temperatura sentida? Aqui começou a chover apenas 19 hs de domingo, mas a temperatura caiu já de manhã nas máximas em relação à sábado. Os efeitos sentidos da FF aqui se deram pela manhã, mas os efeitos mais notórios estão sendo verificados agora de noite.

Link to comment
Share on other sites

Olá.

Hoje esquentou bastante aqui no sul do Estado.

A temp. mínima foi de 19.7C e a máxima foi de 32.9C, com sol forte até por volta das 15h.

Depois encheu de nuvens, ventou e choveu fraco por alguns minutos. No momento faz 22.6C com céu nublado e sem vento.

Obs: de ontem pra hoje choveu 20mm aqui em casa.

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Caros amigos bazianos.

Ando um pouco ausente do fórum, voltando das férias, he he. Ontem vi parte de algo histórico, coisa que nunca tinha visto, a dissipação de um tornado. Isso mesmo, aqui em Bonja. Minha esposa e eu vimos o funil em rotação, mas não mais tocando o solo, porém, a famigerada câmera estava descarregada, tive que deixá-la alguns minutos carregando e só consegui fazer uma foto dele já dissipado. Olhando para a foto, parece uma simples nuvem funil ou uma nuvem baixa, mas, vimos as nuvens em rotação, e hoje confirmei minha visualização com alguns amigos que também presenciaram o fenômeno, e mais do que isso. Relataram que no interior de Bom Jesus (localidade da "Casa Branca") este tornado quebrou e arrancou pinheiros de araucária bem grossos, na fazenda de parentes. Estranho foi o deslocamento dele, de norte para noroeste... Como faço pra postar a foto aqui? :russian:

Link to comment
Share on other sites

Caros amigos bazianos.

Ando um pouco ausente do fórum, voltando das férias, he he. Ontem vi parte de algo histórico, coisa que nunca tinha visto, a dissipação de um tornado. Isso mesmo, aqui em Bonja. Minha esposa e eu vimos o funil em rotação, mas não mais tocando o solo, porém, a famigerada câmera estava descarregada, tive que deixá-la alguns minutos carregando e só consegui fazer uma foto dele já dissipado. Olhando para a foto, parece uma simples nuvem funil ou uma nuvem baixa, mas, vimos as nuvens em rotação, e hoje confirmei minha visualização com alguns amigos que também presenciaram o fenômeno, e mais do que isso. Relataram que no interior de Bom Jesus (localidade da "Casa Branca") este tornado quebrou e arrancou pinheiros de araucária bem grossos, na fazenda de parentes. Estranho foi o deslocamento dele, de norte para noroeste... Como faço pra postar a foto aqui? :russian:

 

Primeiro tem que hospedar ela em um site, pode ser o Photobucket, ImageShack ou Picasa. Uso o Photobucket, é só criar uma conta e ir em upload para hospedar as fotos. Acho que até dá pra usar fotos hospedadas em redes sociais mesmo tipo Facebook. Mas enfim, quando já tiver o link dela é só clicar no botão Img aí em cima e colar o link, daí enviar.

Link to comment
Share on other sites

Olá, pessoal! Estive neste fim de semana em Carrancas-MG. Lugar muito bonito com cachoeiras

espetaculares. Vi os dados do calor que os amigos postaram e até me assustei. A frente fria, que

era esperada para chegar por aqui ontem, chegou agora de manhã. O tempo escureceu uma

barbaridade e no momento chove bem forte nas zonas sul e oeste da cidade. A máxima de hoje

provavelmente ficará sub-25, hehehe.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Finalmente a chuva "desencantou" durante a madrugada e início da manhã aqui em Sampa.

Choveu bastante aqui na zona norte, sem raios e trovões, sem vento.

 

Segundo a Rede Telemétrica Alto Tietê, do Sistema de Alertas a Inundações de São Paulo-SAISP, os acumulados na cidade variaram de 7,8 até 49,8 mm.

 

Agora, céu nublado. Já saiu um solzinho fraco entre nuvens por aqui.

Congonhas e Campo de Marte 21°C, Cumbica 20°C.

Link to comment
Share on other sites

Hoje amanheci aqui no Assunção com 18,2 graus, depois de uma noite onde choveu bastante, por vezes com forte intensidade, perto das 2 da madrugada (que eu notei). Ontem aproveitei para colocar no meu blog um tabelão das temperaturas que obtive aqui no bairro no mês de Janeiro. Foi a primeira vez que consegui obter dados para o mês todo, sem falhas na minha estação particular.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Hoje amanheci aqui no Assunção com 18,2 graus, depois de uma noite onde choveu bastante, por vezes com forte intensidade, perto das 2 da madrugada (que eu notei). Ontem aproveitei para colocar no meu blog um tabelão das temperaturas que obtive aqui no bairro no mês de Janeiro. Foi a primeira vez que consegui obter dados para o mês todo, sem falhas na minha estação particular.

 

abraços

 

Artur , lá no Riacho Grande hoje 18,6 de minima..com muitas nuvens pretas logo ao amanhecer....

Link to comment
Share on other sites

Hoje amanheci aqui no Assunção com 18,2 graus, depois de uma noite onde choveu bastante, por vezes com forte intensidade, perto das 2 da madrugada (que eu notei). Ontem aproveitei para colocar no meu blog um tabelão das temperaturas que obtive aqui no bairro no mês de Janeiro. Foi a primeira vez que consegui obter dados para o mês todo, sem falhas na minha estação particular.

 

abraços

 

Artur , lá no Riacho Grande hoje 18,6 de minima..com muitas nuvens pretas logo ao amanhecer....

 

Carlos, aqui também notei estas mesmas nuvens...agora tá com sensação até de abafado na rua...desconfio que vem mais água hoje heheheh

Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos!

Parece que terei sorte no carnaval em Vitória - ES... Pelo o que olhei nos modelos, há uma previsão de melhoras no tempo a partir de sexta-feira naquela parte do Sudeste. Vamos ver se confirma. Se ficar nublado, sem chuva, já está ótimo. O que os colegas e amigos acham de acordo das novas saídas dos modelos? Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Espero que este verão termine o mais rápido possível. Aguardo ansiosamente por Abril, pois já tivemos

calor suficiente em Dezembro, aliás a cota já foi estourada naquele mês horroroso.

 

No momento céu bem encoberto e 20,8º. Deu um pancadão forte de chuva com a chegada da FF, acumulando

10mm.

Link to comment
Share on other sites

Eu duvido que FEV/13 repetirá dez/12 ou fev/12.Boto minhas mãos no fogo se isto acontecer! Mas muito improvável que seja ameno como Janeiro/13 ou jan/12. Para mim vai ser um fev de normal a pouco acima da média. Tinha achado que repetiria o padrão de jan na 1ª quinzena, mas mudei de opinião.

 

Mais um mesinho e 1 semana termina o verão climático no sudeste. Do sul de SC para baixo o verão se polonga até final de março. Aqui em Sampa, após a primeira semana de março as máximas decaem progressivamente, entretanto as mínimas continuam mais altas. É um período de transição de verão/outono.Outono mesmo só a partir da 2ª quinzena de abril.

Link to comment
Share on other sites

Às vezes ocorrem umas temperaturas abaixo dos 15C no final de Março aqui em JF, denotando claramente

que o verão climático se foi. Já vi alguns finais de Março em que se identificava um outono

climático. Torçamos para que seja assim em 2013.

 

Agora faz 22,9ºC, bem nublado e com nuvens pesadas na atmosfera, já já volta a chover.

Link to comment
Share on other sites

A estação automática do INMET em Araxá-MG está "louquinha". Ontem registrou 44,8°C, enquanto que a máxima na convencional (1.018 m) foi 27,5°C.

Hoje, a automática "já chegou a 47,3°C".

 

------------------------

 

Aqui na zona norte de Sampa temos sol, sempre com quantidade variável de nuvens, desde +/-9h30 da manhã.

A automática de Barueri acumulou 9,2 mm e a convencional do Mirante 39,6 mm.

 

Agora: Campo de Marte 25°C, Congonhas 23°C, Cumbica 24°C, ventos se intensificando, entre sul e SO no momento.

 

E.T. Eu costumava dizer para meus amigos que, aqui em Sampa, temperaturas acima de 33°C só até 15/20 de fevereiro (Realmente, eram muito raras a partir do meio de fevereiro). Depois disso, só a partir de setembro, se ocorressem.

Porém, os últimos anos têm desmentido essa "regra", com temperaturas de 34°C no começo de março (2010 e 2012).

Link to comment
Share on other sites

Segundona meio doida por aqui, estamos tendo de tudo: amanheceu chovendo, depois, parecia que o sol iria sair, voltou a chover por volta das 11:00hs, o sol ameaçou sair novamente e depois das 15:00 hs, começou a chover de novo.

Temperatura agora em 25,1°C.

 

Típico de ZCAS mesmo. A previsão é que o sistema se fortifique hoje à noite.

Link to comment
Share on other sites

A estação automática do INMET em Araxá-MG está "louquinha". Ontem registrou 44,8°C, enquanto que a máxima na convencional (1.018 m) foi 27,5°C.

Hoje, a automática "já chegou a 47,3°C".

 

------------------------

 

Aldo, Eu fico feliz em ver às automáticas louquinhas.

 

Suponho que no futuro essa maldição seja extermínada da climatologia.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.