Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Fevereiro 2013


Renan
 Share

Recommended Posts

  • Replies 894
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Verão quente na América do Sul,

Algumas regiões abaixo da média (1981/2010) no centro-sul brasileiro.

Evidente que se trata de um reflexo do incrível resfriamento do Atlântico Sul.

Eu digo apenas um reflexo do incrível resfriamento do Atlântico Sul uma área imensa de anomalias negativas no oceano.

Como eu postei recetemente no tópico de ENSO.

Nestas condições o regime de precipitação fica assim,..... (to be continued)

20jnt6b.png

Link to comment
Share on other sites

Sampa variou de 18ºC à 26ºC pelo Inmet hoje. Bem agradável. E que me surpreendi foi o volume acumulado dechuva no Inmet (Zona Norte). 40 mm! Estou aqui no extremo sul,há 20 Km de Parelheiros, e aqui acho que não deve ter chegado aos 20mm. Agora está até que friozinho com vento e infiltração marítima. Uns 18/19ºC. Agora, aprevisão deZCAS para cá nesta semana ainda não se configurou em hipóteses alguma. Estamos com infiltração marítima da alta no oceano. E como disse, choveu BEM abaixo do previsto para cá.

Link to comment
Share on other sites

Aldo, Eu fico feliz em ver às automáticas louquinhas.

 

Suponho que no futuro essa maldição seja extermínada da climatologia.

 

Abraços

 

Mas não perde a oportunidade, hein, Mafili?

 

Eu já espero que ambas convivam lado a lado por um bom tempo. Ambas são passíveis de erros, eu mesmo já os presenciei em ambas! Imagina quem acompanha o clima há muito mais tempo que eu...

Link to comment
Share on other sites

Ontem o dia foi chuvoso, como não se via por aqui desde Junho passado. Foram incríveis 72 mm na minha estação! Um dilúvio a partir do meio dia, mas sem trovoada alguma. Na madrugada de sábado para domingo sim, muitos raios nuvem-solo pipocaram pela cidade. Hoje amanhecemos sob intensa neblina, mas o sol apareceu no decorrer do dia.

 

Incrível, Igor.

 

Espero que contabilizem esse teu fantástico dado ao contabilizarem a seca/estiagem que avassala o sul do Brasil em fevereiro.

 

Abraços.

 

Caco, aqui em Caucaia acumulou 10mm hoje.

 

40 mm no mirante é uma boa marca. Mas ainda para estação deve estar abaixo do previsto ainda para janeiro.

 

Creio que no futuro poderemos monitorar as chuvas com maior detalhes.

 

O quesito temperatura é monótono demais.

 

Dois Abraços

 

Mafili, para ser sincero, acho que não deu nem 10mm aquui no Grajaú de ontem a noite até o dia inteiro hoje, embora tenha escrito 20 mm. Andei pela rua umas 4 hs e não caiu um pingo d´água. Agora a noite está bem friozinho, parc. nublado,mais para nublado, uns 17/18ºC.

 

Definitivamente, esta semana será BEM aemna em Sampa e acho que não choverá muito. Estaremos fora da ZCAS, ao contrario do sul de MG, ES e RJ. Estamos com ar mais seco de origem polar. Mais para baixo está mais frio ainda.

 

Seguimos monitorando, mas a previsão é de temperaturas amenas e padrão janeiro até domingo.

Link to comment
Share on other sites

Cenario de inverno aqui na represa em S Bernardo.....tenho chuviscos e 16,2 apenas....venta bem ainda por cima. hoje por enquanto 15,8 / 22,5.

 

Que impressionante essa temperatura "nessa hora do campeonato"!

 

Pelo CIIAGRO, em Jundiaí às 20 horas, 19º C.

 

E o vento sudeste batendo com força na minha janela. Parece outono.

Link to comment
Share on other sites

Dia muito agadável em Sampa. Pelo Inmet, variamos de 17,1ºC/24,5ºC. Nenhuma gota do céu. Nada de ZCAS. Dia de outono por aqui,como deverá ser até sábado. Belo início de Fevereiro, com excessão dos dias 1 e 2. Fevereiro com padrão de janeiro,com chuvas abaixo e temperaturas abaixo. Curitiba fez bonito com 15,1ºC à 21,7ºC. POA vai aquecer gradualmente na semana, mas hoje foi bom 17ºC/27ºC com sol.

Link to comment
Share on other sites

O dia hoje segue bem ameno e chuvoso! :clapping:

A mínima até o momento foi de 19.5C e a máxima chegou a 25.9C, com um pouco de mormaço na hora do almoço.

Agora chove fraco e faz 20.1C (a temperatura está caindo lentamente).

Espero que continue assim por alguns dias! :pleasantry:

Sds.,

 

Dia típico de ZCAS por aí. E Juiz de Fora, como foi Renan? ZCAS ou sem?

Link to comment
Share on other sites

Só há expectativa de sol e poucas nuvens (um dia bonito) em Sampa domingo e 2ª feira de Carnaval, sendo que a máxima prevista para domingo é de agradáveis 26ºC e na 2ª feira pode chegar aos 30ºC. Se isto ocorrer, Sampa chegará ao final da 1ª quinzena com 1 dia apenas com 30ºC ou mais. Incrível! Mantido o padrão de janeiro, embora até o dia 06 janeiro fez bastante calor(com excessão de 02 e 03 janeiro), só depois que o padrão mudou em relação ao tenebroso dez/12.

Link to comment
Share on other sites

Fevereiro em Sampa, climatologicamente, é o mês mais quente do ano.

 

Hoje, mais um dia nublado com raras e rápidas aberturas de sol, aqui na zona norte. A intensidade dos ventos marítimos diminuiu.

Em termos de precipitação, houve garoa/chuva leve pela madrugada, o chão amanheceu molhado. O restante do dia foi seco.

 

Mirante: 17,1°C / 24,5°C

IAG: 17,0°C / 24,1°C

 

Agora, temos céu encoberto, Campo de Marte 21°C, Congonhas e Cumbica 20°C,

Link to comment
Share on other sites

Estive dando uma fuçada, me lembrava de um verão ameno após 2000.

 

Foi em janeiro/fevereiro/março de 2004. Tão ou mais ameno que 2013 até agora, com sequências de dias frios para a época também.

 

Uma delas (Mirante, °C):

22/02 - 17,9 / 23,7

23/02 - 17,7 / 20,6

24/02 - 16,5 / 21,3

25/02 - 16,3 / 20,0

26/02 - 16,4 / 21,8

Link to comment
Share on other sites

A chuva parou, mas, o céu continua bem nublado. Temperatura em 20,9°C. Mais uma noite de verão muito agradável.

 

Em relação ao que o Aldo escreveu acima, eu li em algum lugar, que o primeiro semestre de 2013 tem grande chance de ser parecido com o mesmo período de 2004. Se for isso mesmo, não lembro se seria bom ou não.

 

Para terminar, voltou a chover.

Link to comment
Share on other sites

Estive dando uma fuçada, me lembrava de um verão ameno após 2000.

 

Foi em janeiro/fevereiro/março de 2004. Tão ou mais ameno que 2013 até agora, com sequências de dias frios para a época também.

 

Uma delas (Mirante, °C):

22/02 - 17,9 / 23,7

23/02 - 17,7 / 20,6

24/02 - 16,5 / 21,3

25/02 - 16,3 / 20,0

26/02 - 16,4 / 21,8

 

O verão climático em Sampa dura praticamente exatos 3 meses,ora pouco menos, ora pouco mais. Em 2009, iniciou lápara 20/Nov. Em 2011,iniciou por volta de 10/Dez e foi até 05/Março. Esse ano iniciou exatamente 1º Dezembro. Sendo, assim, temos por ora: Dez MUITO acima damédia e Jan abaixo. Fevereiro é quem dará as cartas. Até a primeira quinzena fecha abaixo e com pouca chuva. Vamos ver 2ª quinzena até primeira semana de março. Acredito que pelo fato de Dezembro/12 ter sido incrivelmente quente, o verão no geralzão deve fechar póximo da média, com 1 mês insuportavelmente quente e dois abaixos da média. Uttiliza como referência a Semi-Normal do Aldo de 90-11, pois 61-90 é inválida para Sampa atual. Basta dizer que este jan/13 "frio"praticamente fechou na média dos janeiros da Normal de 61-90. Vou dar uma checada para ver como estão as médias destes primeiros 5 dias de Fevereiro, sendo que a perspectiva até domingo é de "friozinho" e abaixo da média.

Link to comment
Share on other sites

Sampa nesses primeiros 5 dias de Fevereiro está com médias mínima de 19,5ºC e máxima de 27,4ºC. Lembrando que até domingo, essa média cairá. Mesmo assim, abaixo da Semi-Normal 90-11 (19,5ºC/29ºC). A Normal 61-90 tem médias de 18,8ºC e 28ºC no mês mais quente do ano em Sampa.

 

Lembrando que Fev e Dez/12 fecharam com médias de 20ºC/30ºC, o que é MUITO CALOR!

Link to comment
Share on other sites

Sampa nesses primeiros 5 dias de Fevereiro está com médias mínima de 19,5ºC e máxima de 27,4ºC. Lembrando que até domingo, essa média cairá. Mesmo assim, abaixo da Semi-Normal 90-11 (19,5ºC/29ºC). A Normal 61-90 tem médias de 18,8ºC e 28ºC no mês mais quente do ano em Sampa.

 

Lembrando que Fev e Dez/12 fecharam com médias de 20ºC/30ºC, o que é MUITO CALOR!

Realmente, Fev/12 foi escaldante para os padrões de Sampa. Teve média das máximas mais alta que a normal 1961-1990 de Porto Alegre para o mês!

Dezembro/12 foi o mais quente e o mais chuvoso no Mirante desde a abertura da estação, em 1943, informação postada no site da Climatempo.

 

Segundo dados da convencional do Mirante (Ainda não saíram os dados mensais do INMET, no BDMEP), dezembro/2012 fechou com 402,1 mm.

O recorde anterior era de dezembro/1986, com 383,2 mm.

Link to comment
Share on other sites

Caso a previsão do AccuWeather para fevereiro estiver certa, o que provavelmente não está já que esta muda todo dia, Fevereiro terá média entre 22.5 e 23º, com mínimas e máximas de 18 e 27 em média. A média dos 4 primeiros dias do mês está em 21,6 (16,5/27,65) e a previsão para a segunda quinzena são de quase todas mínimas com 20 graus ou mais, espero que tenham errado muito feio nessa parte :S

Link to comment
Share on other sites

 

Dia típico de ZCAS por aí. E Juiz de Fora, como foi Renan? ZCAS ou sem?

 

Foi um dia com a influência da ZCAS sim, tendo sido nublado durante todo o dia e um pouco abafado à tarde.

Houve chuva fraca de manhã e caiu um temporal em torno das 20h. Desde então tem chovido sem parar, quer dizer,

estamos há 3 horas variando entre chuva moderada a forte. Bem típico da ZCAS isso. Por enquanto, 56mm acumulados

e temperatura bem amena de 18,6ºC.

Link to comment
Share on other sites

Caso a previsão do AccuWeather para fevereiro estiver certa, o que provavelmente não está já que esta muda todo dia, Fevereiro terá média entre 22.5 e 23º, com mínimas e máximas de 18 e 27 em média. A média dos 4 primeiros dias do mês está em 21,6 (16,5/27,65) e a previsão para a segunda quinzena são de quase todas mínimas com 20 graus ou mais, espero que tenham errado muito feio nessa parte :S

 

Não esquenta, o Accuweather é tão certeiro quanto um cego com parkinson jogando dardos... o climatempo e o inpe são bem mais confiáveis, apesar de serem mais feinhos e tal.

Link to comment
Share on other sites

[quote name="Aldo SantosRealmente' date=' Fev/12 foi escaldante para os padrões de Sampa. Teve média das máximas mais alta que a normal 1961-1990 de Porto Alegre para o mês!

Dezembro/12 foi o mais quente e o mais chuvoso no Mirante desde a abertura da estação, em 1943, informação postada no site da Climatempo.

 

Segundo dados da convencional do Mirante (Ainda não saíram os dados mensais do INMET, no BDMEP), dezembro/2012 fechou com 402,1 mm.

O recorde anterior era de dezembro/1986, com 383,2 mm.

 

Nossa, juro por Deus que não vi toda essa chuva em Dez/12. Mas o maio período dechuvas e calor initerrupto que lembro foi de meados de dez/09 até final jan/10. Quentíssimo e extremamente chuvoso. Uma aberração o que choveu nesse período! Tem estes dados Aldo? Só para refrescar a memória.

Link to comment
Share on other sites

Caso a previsão do AccuWeather para fevereiro estiver certa, o que provavelmente não está já que esta muda todo dia, Fevereiro terá média entre 22.5 e 23º, com mínimas e máximas de 18 e 27 em média. A média dos 4 primeiros dias do mês está em 21,6 (16,5/27,65) e a previsão para a segunda quinzena são de quase todas mínimas com 20 graus ou mais, espero que tenham errado muito feio nessa parte :S

 

Não esquenta, o Accuweather é tão certeiro quanto um cego com parkinson jogando dardos... o climatempo e o inpe são bem mais confiáveis, apesar de serem mais feinhos e tal.

 

Tem razão, creio que sim. Sou meio tentado ao AccuWeather justamente pelo visual, facilidade, detalhes, e principalmente por deixarem registrados todos os dias, algo que todos sites deveriam copiar, hehe. Agora a confiabilidade não é muito grande, tanto que ele tem registrado -3 graus em Porto Alegre em 2012, algo que acredito ter ficado longe de acontecer o_o

Link to comment
Share on other sites

Para o Shima, que, baseado na classificação de Koppen, Curita (subtropical com verão brando) e POA (subtropical com verão quente) e Sampa (tropical altitude), mais uma coincidência:

 

01 da matina:

 

POA 22ºC tempo firme

 

Curitiba 19ºC Muitas nuvens devido à infiltração marítima

 

Sampa 20ºC Muitas Nuvens por infiltração marítima.

 

Não é regra que a atmosfera de Sampa e Curita estão sempre parecidas. Mas com ceteza, as atmosferas de Sampa e Curita são mais semelhantes do que POA na frequência do ano inteiro, devido às ações de massas. Então como pode, Curitiba e POA serem subtropical e Sampa tropical altitude, se Sampa e Curita geralmente apresentam atmosfera mais parecidas do que com POA durante o ano inteiro?

 

Realmente, não dá para entender. Só você entende Shimutz. Por isso que Sampa e Curita estão na faixa de transição entre trop alt e subtro. Curitiba 30% trop altitude e 70% sub e Sampa 60% trop altitude e 40% sub. POA para baixo até a fronteira é 100% subtropical. Na fronteira (Bagé, Livramento), já se inicia uma mescla entre temperado e subtropical, assim como Montevideo e BS Aires, todas essas com percentual ainda maior de subtropical do que temperado, embora vai descendo a porcentagem de temperado aumenta e subtropical vai cainda até termos o 100% temperado.

Link to comment
Share on other sites

Qual seria a diferença do clima temperado para o subtropical? O subtropical não seria um tipo de clima temperado?

 

No clima temperado há as quatro estações do ano BEM definidas, ao passo que no subtopical, como mesmo diz o Bruno,o outono,por exemplo, é extremamente reduzido em comparação às outras estações (Em São Paulo, o outono típico dura, no máximo 1 mês;não sei nos locais de subtropical clássico, que é o centro-sul do RS). Há maior amplitude/contraste de temperaturas médias entre verão e inveno. No clima subtopical (como o próprio nome fala) há influência de clima tropical. Há ou não influência da Amazônia no subtropical levando umidade e calor no final da primavera e verão? Tem as tradicionais pancadas de verão no final da tarde.

 

Minha curiosidade é saber em que latitude comoça-se realmente um clima temperado bem desenhado ( o que seria sem influência tropical). BS aires, ainda é um mesclado entre subtropical e temperado,por exemplo. Embora BS Aires já tenha maior proporção de temperado do que Bagé por exemplo, basta verificar suas médias máximas de outono/inverno que são mais baixas, e possivelmente suas médias mínimas de inverno também,provocando maior amplitude anual de temperaturas.

 

No Brasil, influência de clima temperado mínima só observo no extremo sul do RS (Bagé, Livramento) em termos de dinâmica atmosférica.

Link to comment
Share on other sites

Fui ao banco agora, e tem algumas pessoas na rua usando roupa de inverno; achei engraçado. Se bem que o tempo continua todo nublado e sopra um ventinho bem fresco, dai, os mais friorentos usarem alguma blusa.

Temperatura em 20,2°C.

 

Também reparei isso por aqui. Algumas pessoas usando agasalhos nas ruas, de fato é muito curioso observar isso naquele que é o mês mais quente

do ano. A temperatura era de 19,1ºC quando vi esta cena e no momento 20,2ºC com tempo bem nublado. Ontem choveu bastante, cerca de

60,0mm.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.