Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Pq a Globo mudou sua postura na Prev do Tempo..??


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

As explicações sempre houve, mas de forma menos constante.

 

Apenas a informalidade que exacerbou. Muita gíria, trejeito simplório e neologismos ridículos. Parece uma conversa de bar.

 

Alías, tem outro reporter que é o informalismo em pessoa. Cheio de trocadilho...

 

Acho que o jornalismo já é bem descrente, faltando muita credibilidade, usar linguajar coloquial não é uma boa receita..

 

É como penso.

Link to comment
Share on other sites

Shima...a previsão do tempo na TV sempre foi pífia..e até mostrada em tom de brincadeira como o piriri pororó....o Feliz..que até já faleceu.....Nunca tivemos algo no nível que a Globo está fazendo falando de previsão de neve, etc.....Outro dia mostraram até as mínimas registradas das estações do nmet em S Paulo e Curitiba........De repente , as outras emissoras vão se mexer e também vou tentar melhorar a qualidade das previsores...quem sabe..!!

Link to comment
Share on other sites

Informações de temperaturas registradas sempre foi falada. Mínimas abs, máximas baixas, tardes mais frias, o que é ZCAS, o que jato subtropical, o que é anticiclone. Isso sempre foi dito.

 

O que estão fazendo é explicar de modo mais popular e ilustrativo, computadorizado e em 3D.

 

Ficou mais "colorido" e bacana. Só isso.

Link to comment
Share on other sites

Olha, posso não ser a pessoa mais certar para opinar, mas tenho que concordar com o Carlos, o quadro de previsão do tempo da globo mudou da água pro vinho nos últimos 10 anos.

 

Não sou de assistir TV, antigamente até assistia mais, mas o pouco que eu assisto é o que eu acho que é interessante, como o jornal nacional, que foi uma das poucas programações da globo que sempre tiveram um bom conteúdo na minha opinião, e sempre aguardava ansioso para o quadro da previsão do tempo, e ver o que estão passando hoje, com o que passavam 3/5/7 anos atrás, melhorou muito mesmo, claro que a cada dia que passa a tecnologia ta aí pra ajudar e melhorar os gráficos, mapas em 3D e entre outras coisas...

Link to comment
Share on other sites

......Não sou de assistir TV, antigamente até assistia mais..

 

Eu assisto o Jornal Nacional para obter informações.

 

 

 

kkkk

 

Bom, talvez é por que não goste da Coutinha, e suas forma de expressar e gírias de buteco.. kkkk.

 

kkkkkkk

 

O que mudou no meu entendimento.

 

Foi falar da Serra Catarinense.

 

Então a Maju diz assim,

 

Frio na Serra Catarinense

 

Mínima de zero em São Joaquim e Urupema,

 

Mínima de 10 em Porto Alegre

 

Mínima de 10 em Curitiba [igual para evitar tumulto]

 

Mínima de '13 em São Paulo, um friozinho de manhã.

 

No Rio mínima de 17 " aí ela brinca: Como Carioca sente frio fácil ....esquenta no decorrer do período"

 

E Chuva só no norte do Brasil de Maceió a Rio Branco.

 

Acho que ficou legal.

 

Agora falar que PODE nevar no SUL do BRASIL é de uma dimensão incrível.

Link to comment
Share on other sites

Bom. Sempre achei as previsões do tempo dos telejornais da Globo mais completas em relação as outras emissoras. Comecei a curtir meteorologia no final dos anos 90 (para ser mais preciso, quando tivemos aquele forte El Niño), embora antes disso eu já pudesse observar um pouco o tempo. Naquela época, apenas na Globo que mostrava foto do satélite, aquele mapa do Brasil indicando onde vai chover, onde vai fazer sol, ou seja, tudo aquilo esclarecia bastante.

Como era uma época em que a internet ainda era luxo e não havia essas facilidades de hoje em dia, ficava sempre assistindo o SPTV (as 2 edições), Jornal Hoje e o JN para esperar as previsões. Era ainda naquela época em que tínhamos o Carlos Magno como moço do tempo (apresentava as previsões da primeira edição do SPTV e JH) e a Fabiana Scaranzi (apresentava a previsão do tempo do JN), aliás, eu era doido por essa moça rs

 

Quanto aos termos ZCAS, ZCOU, baixa/alta pressão pelo menos eu notei que eles começaram à usá-los lá por volta de 2005/2006. Acho que em 2007 houve uma nova reformulada na previsão e foi à partir daí que passaram a mostrar aquele mapa de chuvas acumuladas em milímetros, previsão de algumas capitais para os próximos 3 dias.

 

E se não falha a memória, foi o SPTV que começou a utilizar esse modelo mais descontraído de previsão, onde o apresentador do telejornal interage com quem apresenta a previsão do tempo e isso ainda nos anos 90. Alguns anos depois (já nos tempos da Jatobá), o Jornal Hoje também passou a apresentar dessa forma e agora o JN com a Maju.

Link to comment
Share on other sites

Não tenho TV em casa tem uns 4 anos já!

 

Na minha opinião quem mudou o jeito de apresentar a Previsão do Tempo na TV foi a equipe do Jornal da Band no começo do século (falando assim parece que faz décadas), não sei quem era o ou a meteorologista responsável, mas a moça do Tempo, Mariana Ferrão mandava muito bem e se mostrava muito bem inteirada de meteorologia. Foi com ela eu acho que a população teve o primeiro contato com termos como CCM, SCM, Alta da Bolívia, ZCAS... Com destaque para a cobertura que o Jornal da Band fez do Furacão Catarina.

Antes d'isso a previsão do tempo se resumia ao Feliz.

 

Aliás... Maju Coutinho :heart:

Link to comment
Share on other sites

Acho que eu lembro dessa previsão do Fantástico. Foi lá por volta de 2003. Realmente foi por pouco tempo que passou.

 

Mas achei no Youtube essa previsão do JN lá de 1991, quando quem apresentava era a Sandra Annenberg. Não sei a data exata, mas pelo fato de prever tempo firme em praticamente todo o Brasil deve ser de algum dia de junho, julho ou agosto. Percebe-se que na época a previsão era bem simples, embora já tivesse a exibição de fotos do satélite. Interessante observar que a apresentadora dizia expressões como 'tempo bom' e as temperaturas exibidas eram apenas as máximas e não as mínimas também.

 

 

OSB.: A previsão vai até o 0:52 do vídeo, após isso assuntos nada a ver com meteorologia.

Link to comment
Share on other sites

Eu, particularmente, gostei. Acho que a Maju tem: carisma, simpatia, desinibição que dão e sobra! Bom lembrar que ela é apresentadora, e NÃO METEOROLOGISTA. Não se limita a "ler o script", dá uma autenticidade com seu jeito de ser na medida exata, sem extrapolar, ao contrário do que o Shimutz pensa. Para mim, ele faz uso da discricionalidade de maneira correta, se formos falarmos em direito, CONSIDERANDO O QUE A GLOBO PERMITE, E QUANTO SER DISCRICIONÁRIO. É esforçada, e não à toa está "arrebentando a boca do balão"!

 

A estrutura que dá apoio : cenários, banco de dados com históricos de registros meteorológicos funcionam muitíssimo bem. As animações explicando DIDATICAMENTE o que é´um cavado, o sistema de alta, e quais as consequências da atuações destes sistemas também está show!

 

Fora que eu "mandava ver naquela morena" sorridente e alegre com a vida!

Link to comment
Share on other sites

Em um país onde a maioria da população tem raízes africanas é simplesmente patético, absurdo vermos manifestações de preconceito contra afrodescendentes.

 

Com certeza dentro de alguns anos, eventos assim vão ser discutidos/vistos como como cenas bizarras ocorridas em um período obscuro.

Link to comment
Share on other sites

Vou fazer uma crítica para o Jorna Nacional como um todo. Não vou me restringir somente ao quadro da previsão.

 

As gírias têm deixado o JN informal demais, suburbano demais, favelizado demais.

 

Para um jornal do porte do JN, o mínimo que se espera é seriedade extrema.

 

Daqui a pouco, o JN vai acabar virando uma versão light daquele programa "Esquenta", que é uma baixaria total, uma abominação.

Link to comment
Share on other sites

Ziemann, você poderia ter se limitado a 'informal demais', mas não vou entrar em discussão.

 

Sobre neologismos e informalidade na previsão do tempo em si, não vejo APENAS informalidade. Ela cita termos técnicos e os explica, de uma maneira fácil, que todos (tendo instrução ou não) entendem.

Link to comment
Share on other sites

ZSobre neologismos e informalidade na previsão do tempo em si, não vejo APENAS informalidade. Ela cita termos técnicos e os explica, de uma maneira fácil, que todos (tendo instrução ou não) entendem.

 

Concordo Vini,

 

Esses dias vi eles falando de um "Cavado"... Um termo conhecido aqui entre a gente, mas que eu nunca tinha visto num jornal de tv...

 

A Previsão do JN melhorou muito, depois dessa reformulação que a Globo deu para o jornal... A Previsão se aproxima um pouco com a dos EUA que explicam e usam termos técnicos de maneira fácil.

 

E a apresentadora (Maju) é excelente... Já gostava dela, da época de SPTV em 2013-2014...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Ziemann, você poderia ter se limitado a 'informal demais', mas não vou entrar em discussão.

 

Sobre neologismos e informalidade na previsão do tempo em si, não vejo APENAS informalidade. Ela cita termos técnicos e os explica, de uma maneira fácil, que todos (tendo instrução ou não) entendem.

 

Lamentável mesmo é que num fórum de discussão sobre meteorologia, onde deveria antes de tudo existir respeito, exista gente a falar que algo está "favelizado" e "suburbano" com teor pejorativo. Eu (e outros bazianos, de tantos subúrbios e periferias das nossas metrópoles) sou nascido, criado e moro até hoje no subúrbio do Rio, e não tenho vergonha nenhuma nisso. A área que moro pode não ser a parte mais rica da cidade, nem ter tantos cartões postais belos, mas é um lugar de gente TRABALHADORA e de maioria esmagadora HONESTA que por mais que esteja distante do eixo "novela do Manoel Carlos" da cidade, trabalha e estuda todos os dias para essa cidade, esse Estado e esse país.

Eu fico indignado e gostaria por favor que algo fosse feito para coibir esse tipo de comentário pejorativo e ofensivo nesse fórum. Que os repugnantes preconceitos, se não podem ser eliminados, sejam guardados para si.

Link to comment
Share on other sites

Vou fazer uma crítica para o Jorna Nacional como um todo. Não vou me restringir somente ao quadro da previsão.

 

As gírias têm deixado o JN informal demais, suburbano demais, favelizado demais.

 

Para um jornal do porte do JN, o mínimo que se espera é seriedade extrema.

 

Daqui a pouco, o JN vai acabar virando uma versão light daquele programa "Esquenta", que é uma baixaria total, uma abominação.

 

Espero que, para falar sobre a linguagem do jornal, o colega tenha passado por quatro anos de faculdade de jornalismo. A linguagem do jornalismo deve fazer com que a notícia possa ser entendida por todos, de quem tem pós graduação aos velhinhos semi-analfabetos como meus avós. Usar palavras simplificadas e gírias facilita a compreensão. E mais ainda quando o veículo de comunicação é rádio ou telejornal, nos quais, diferentemente dos veículos impressos ou online, não é possível voltar para o início da frase para entender melhor o que está sendo dito. Nós, jornalistas, passamos quatro anos da vida aprendendo a criar frases claras, de tamanhos específicos e quebrando a cabeça escolhendo palavras de sonoridades específicas pra que este objetivo seja alcançado.

 

Abominável mesmo não é o Esquenta (aliás, adoro a ponto de ver online daqui), e sim o ódio aos pobres, que vem sempre de uma classe social letrada, mas que sequer conhece a realidade do país onde vive e que pelo visto pulou o vocábulo "respeito" e parece que não entendeu o "preconceito" no dicionário. Quero reforçar o que o amigo Breno disse acima, comentando que eu vivi 23 anos na periferia da zona leste de São Paulo. Trabalhei quase três anos no Jardim São Luís, um dos bairros mais perigosos da capital paulista (aliás, levava três horas diariamente para chegar e outras três para voltar). Tenho orgulho da minha trajetória de vida e de todas aquelas pessoas que lutam diariamente para ter uma vida digna, com todas as barreiras que a vida impõe e que, como sabemos, não são fáceis de superar. E isso que estou falando de bairro pobre, não de comunidades carentes como o Complexo do Alemão, que tive a oportunidade de conhecer e conversar com moradores. Além disso, me orgulho de gostar do que há de mais popular na cultura brasileira. Mas quem quiser viver longe dos problemas sociais e da cultura popular do Brasil tem a possibilidade de escolher um país tipo Suíça então para viver. Só lembrem que o preconceito vira em país rico de outros continentes e o pobre passa a ser o latino-americano.

 

Quanto ao tema do tópico (desculpem, preconceito não pode passar), vi alguns vídeos da Maju e gostei do novo estilo de previsão: traz termos técnicos de maneira simples. Espero que continuem assim.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.