Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Lembram que o AAA falou que Tuias é um lugar péssimo para mínimas? Ele estava certo!

 

Mas antes da estação ser colocada o PH dizia que Tuias era uns dos lugares mais frios do Brasil em minimas absolutas..? Outra....para o AAA afirmar que Tuias ser péssimo....ele teria que ter colocado umas 20 estações em baixadas no municipio para afirmar isso....A não ser que ele disse Tuias representando todo o Municipio ou região dizendo que seria péssimo....ai faz mais sentido...

 

Mesma coisa foim o Rebouças no PNI que era falado que tinha mais potencial de frio em relação no Marcão e não foi....apesar que a estação ficou lá por 15 dias.....

 

 

Entre a opinião do AAA e do PHP vou cegamente com o AAA... A pequena diferença na média das mínimas comprova isso. Em locais com forte efeito baixada a diferença é muito maior. Agora fica a curiosidade, se o AAA puder indicar, de qual seria o local ideal em Soledade.

 

O local atual no Posto Marcão já é bom para mínimas. Nos 15 dias o Rebouças até se mostrou um pouco mais frio, mas a diferença era muito pequena e acho que, por observação própria, eu tinha a impressão que não seria uma diferença absurda, pois nas duas últimas vezes que eu fui, uma com geada e outra sem, ou tinha geada no vale inteiro ou não tinha em nenhum lugar. Quando vem aquele vento norte não deve ter geada em nenhum lugar mesmo, pouco importando se a baixada é nível 1 ou nível 5 na escala Fujita-Pinheiro de baixadas...

 

:mosking:

Link to comment
Share on other sites

Tuias ainda vai surpreender todos vcs no quesito mínima. O local é péssimo em termos de média, máximas absolutas, média geral, etc, mas é sim muito bom para mínima absoluta. Em eventos de frio extremo (que não tivemos ainda esse ano) acredito que lá faça até 2C a menos que o Castelinho. Naquele evento que fez -7C no Castelinho em 2012, acredito em -9C no Tuias.

Link to comment
Share on other sites

Tendência de tempo perfeito em Gramado. Possibilidade de negativas nas baixadas e dias frios com muito sol.

 

Global, Mbar, CMC, entre outros confirmando uma bela erupção. O Europeu voltou a melhorar e o GFS é outlier com erupção bem menos intensa que os demais.

 

Perfeito mesmo se tivesse neve, que ao que tudo indica pode ficar para o outro findi.

Link to comment
Share on other sites

 

.....mais quente mais quente não é.

 

Apenas o 4º colocado,

 

Atrás de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina;

 

Por qualquer critério,

 

Abraços

 

Nessa eu vou te ganhar!!! Não é em qualquer quesito!

 

Se vc ponderar a média de cada cidade pela sua população, o RS é disparado o estado mais frio do Brasil nos JJA!

 

Rá!! :mosking:

 

 

Eu sou MUITO bairrista :mosking:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Tendência de tempo perfeito em Gramado. Possibilidade de negativas nas baixadas e dias frios com muito sol.

 

Global, Mbar, CMC, entre outros confirmando uma bela erupção. O Europeu voltou a melhorar e o GFS é outlier com erupção bem menos intensa que os demais.

 

Perfeito mesmo se tivesse neve, que ao que tudo indica pode ficar para o outro findi.

 

Caio, para aquilo que a gente se propõe a fazer (confraternizar) vai ser show de bola!!

Link to comment
Share on other sites

Lembram que o AAA falou que Tuias é um lugar péssimo para mínimas? Ele estava certo!

 

Mas antes da estação ser colocada o PH dizia que Tuias era uns dos lugares mais frios do Brasil em minimas absolutas..? Outra....para o AAA afirmar que Tuias ser péssimo....ele teria que ter colocado umas 20 estações em baixadas no municipio para afirmar isso....A não ser que ele disse Tuias representando todo o Municipio ou região dizendo que seria péssimo....ai faz mais sentido...

 

Mesma coisa foim o Rebouças no PNI que era falado que tinha mais potencial de frio em relação no Marcão e não foi....apesar que a estação ficou lá por 15 dias.....

 

 

Entre a opinião do AAA e do PHP vou cegamente com o AAA... A pequena diferença na média das mínimas comprova isso. Em locais com forte efeito baixada a diferença é muito maior. Agora fica a curiosidade, se o AAA puder indicar, de qual seria o local ideal em Soledade.

 

O local atual no Posto Marcão já é bom para mínimas. Nos 15 dias o Rebouças até se mostrou um pouco mais frio, mas a diferença era muito pequena e acho que, por observação própria, eu tinha a impressão que não seria uma diferença absurda, pois nas duas últimas vezes que eu fui, uma com geada e outra sem, ou tinha geada no vale inteiro ou não tinha em nenhum lugar. Quando vem aquele vento norte não deve ter geada em nenhum lugar mesmo, pouco importando se a baixada é nível 1 ou nível 5 na escala Fujita-Pinheiro de baixadas...

 

:mosking:

Gostei do comentário.

 

Tuias:

 

O local onde foi colocada a estação Tuias é na minha opinião muito representativo para as baixadas em geral, da região.

 

Obviamente há lugares mais frios, sob condições adequadas,

 

O problema consiste no clima muito dinâmico do RS: Alguns poucos dias de estabilidade, q favorecem o efeito baixada e muitos dias sem condições ideais para isso.

 

Se o clima da região fosse parecido com o do Sudeste, onde reina uma certa estabilidade invernal, a diferença entre o Inmet e Tuias seria >3°C.

 

Mas ñ é o caso.

 

O q ocorre, e provavelmente sempre irá ocorrer, será isso q já sabemos: eventualmente, mínimas excelentes e frequentemente mínimas ordinárias em relação às do Inmet.

Link to comment
Share on other sites

Para vcs verem o quão ruim está esse julho até agora:

 

Castelinho

 

julho/2010

Média Min: 4,8C

Média Máx: 17,9C

Média: 10,8C

 

julho/2011

Média min: 5,5C

Média Max: 16,2C

Média: 10,0C

 

Julho/2012

Média Mín: 3,7C

Média Máx: 16,0C

Média: 9,7C

 

Julho/2013

Média Mín: 3,0C

Média Máx: 17,7C

Média: 9,3C

 

Reparem que a cada ano que passou desde que instalei a estação julho foi ficando mais frio. Curioso, não?

 

A semi-normal desse período de 4 anos é de 9,9C

 

Como está esse 2014 até agora?

 

Média Mín: 6,4C

Média Máx: 17,7C

Média: 12,0C (anomalia de +2,1C em relação a sua semi-normal)

Link to comment
Share on other sites

E segue a tendência de queda na AAO, se confirmar a patamar de +2 para -2 será uma bela abertura da porteira a ondular o jato e incentivar a entrada do grande anticiclone polar que deve se aproximar pelo pacífico sul na próxima semana.

 

aao.sprd2.gif

 

Bonito de se ver CFS, GFS e Global já concordando fortemente acerca da entrada deste forte anticiclone:

 

CFS

 

GoCkV7j.png

 

 

Global

 

UVTViFp.png

 

 

GFS

 

CBld1TY.png

 

 

É a quebra de padrão que vai ocorrer nesta sexta, e depois abrir a porteira para o frio de verdade.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

O dia hoje foi de de sol entre nuvens praticamente o dia todo.

 

O pico foi de 15,8ºC às 14:30.

 

No momento 12,1ºC.

Isso mesmo, minha esposa pergunta como será o tempo amanhã e eu respondo amanhã será igual a hoje...... ;(

kkkk

 

Mínimas variações da mesma situação.

Ao menos o Sol tem aparecido ultimamente.

 

Em Pinhais, algumas nuvens baixas e 13°C agora..

5a4e8972a5db9_2014-07-1418_48.31-1.jpg.e62da84dcd00a845d6c380a401f7a808.jpg

Link to comment
Share on other sites

E segue a tendência de queda na AAO, se confirmar a patamar de +2 para -2 será uma bela abertura da porteira a ondular o jato e incentivar a entrada do grande anticiclone polar que deve se aproximar pelo pacífico sul na próxima semana.

 

aao.sprd2.gif

 

Bonito de se ver CFS, GFS e Global já concordando fortemente acerca da entrada deste forte

 

É a quebra de padrão que vai ocorrer nesta sexta, e depois abrir a porteira para o frio de verdade.

Quero ver qual será o primeira empresa de meteorologia a bancar esse frio......

Link to comment
Share on other sites

E o ASAS faz muito bem a MG!

 

Extremos hoje na Grande BH:

 

Centro de BH (INMET): 13,0ºC/20,6ºC

Pampulha (INMET): 13,6ºC/22,3ºC

Pampulha (aeroporto): 11ºC/23ºC

Cercadinho (INMET): 11,2ºC/20,1ºC

Confins (aeroporto): 12ºC/22ºC

Florestal (INMET): 6,9ºC/24,2ºC

Ouro Branco (INMET): 10,2ºC/20,1ºC

Ibirité (INMET): 11,7ºC/20,6ºC

 

Efeito baixada muito visível em Florestal e no aeroporto da Pampulha. Nas outras estações, comportamento mais "normal".

 

Link to comment
Share on other sites

PNI negativou por volta de 20 h 35, -0,3ºC, e com vento este/sudeste, quando o vento virar para sul/sudeste vai baixar bem mais.

 

Caio Cesar, foi você que mostrou hoje ou ontem a noite mapa do CFS, indicando temperaturas abaixo da média,abrangendo Sul de Minas e todo Rio de Janeiro, no período de 28/7 a 2/8.

Link to comment
Share on other sites

Aos poucos estão tirando esse frio para o RJ

incrivel como o Estado é mt mal localizado para receber bombas polares, jaja vão por massa de ar quente aqui

 

O frio para o RJ está mantido. Veja que até no sul o frio tá uma caca.

 

O Brasil como um todo é mal localizado, pois o "certo" era o Rio estar na latitude de Buenos Aires e Poa na Patagônia. :mosking:

 

C0ut7yN.png

Link to comment
Share on other sites

Os dias vão passando e uma boa onda de frio não chega por aqui :cray:

 

Hoje o dia na cidade do Rio de Janeiro foi ameno, a mínima chegou aos 13,6° no bairro do Alto da Boa Vista (bairro com altitude superior a 300m) e a máxima de 25,4 na zona oeste da cidade, o dia inteiro foi com sol entre nuvens.

 

No momento 20° na zona norte do Rio e 16° no termômetro de rua próximo, céu estrelado e vento fresco. Climatempo indicando 32° de máxima pra cá na quinta :sad:

 

PNI (MARCÃO): -2° !!

Link to comment
Share on other sites

Bonito de se ver CFS, GFS e Global já concordando fortemente acerca da entrada deste forte

 

É a quebra de padrão que vai ocorrer nesta sexta, e depois abrir a porteira para o frio de verdade.

Quero ver qual será o primeira empresa de meteorologia a bancar esse frio......

 

 

JÁ BANQUEI EM ABRIL.....

"intao" acredito...

Link to comment
Share on other sites

Os dias vão passando e uma boa onda de frio não chega por aqui :cray:

 

 

Eu tô achando esse tempo sensacional. Não preciso ligar ventilador e nem usar casaco. Tá ultra confortável. :hang1:

 

O problema é que aqui nas áreas mais "internas" da cidade estão apresentando um abafamento chato a tarde, que, creio eu, vocês não estejam sentindo ai mais próximo ao oceano. Sem vento nenhum a coisa ainda está piorando, entretanto as noites estão bem frescas, com os termômetros indicando entre 15°/17° a noite e chegando a 12°/13° no início da manhã. Estamos precisando de dias mais frescos, com máximas sub-20°...

Link to comment
Share on other sites

Bonito de se ver CFS, GFS e Global já concordando fortemente acerca da entrada deste forte

 

É a quebra de padrão que vai ocorrer nesta sexta, e depois abrir a porteira para o frio de verdade.

Quero ver qual será o primeira empresa de meteorologia a bancar esse frio......

 

 

JÁ BANQUEI EM ABRIL.....

 

Agora eu acredito! :hi:

Link to comment
Share on other sites

 

Eu vi, Assustador, acho que caiu dessa mesma forma em são paulo quando ficou coberta de gelo

pena que a pessoa q estava filmando parou de filmar na hora que estava apertando ainda mais a chuva de granizo

é assustador mas gostaria de ver uma chuva dessas ao vivo ( claro bem protegido kkkk)

Link to comment
Share on other sites

Vinicius, Vitor, Igor...o pior de tudo é que hoje o dia foi primaveril, e amanhã vai ser igual. Máxima de 26,2 no miolo de julho é broxante!!

 

Rafael, isso é Brasil. Foi, é e sempre será assim nossa história climática. Alguns anos bons, outros ruins. Os dados do passado mostram isso. Creio que não vai mudar pelos próximos 500 anos. E outra, você tem registrado mínimas e máximas bem interessantes desde o outono. A diferença neste ano é que está uma gangorra. Te faço um convite: venha morar em algum estado, do PR pra cima e mudará de ideia :laugh: :hang1: :friends:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.