Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Abril 2014


Recommended Posts

  • Replies 5.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Um breve comparativo das baixadas do RS, levando em conta alguns aspectos.

No quesito continentalidade

S Rosa Ilson 3 pontos

Tuias 2

Vicentina 1,5

Castelinho 1

Quanto à atuação das massas de ar frio

Tuias 3

Castelinho e Vicentina 2

S Rosa 1,5

Quanto à altitude

Castelinho 3

Tuias 2,5

Vicentina 2

S Rosa 1

Soma-se os pontos e divide-se por 3, resultado

Tuias 2,5 pontos

Castelinho 2

S Rosa 1,8

Vicentina 1,8

 

 

Apenas uma vaga ideia...não quer dizer que seja exatamente assim...

Mas resumindo, em média de mínimas ainda não fiz o cálculo,só de pois do inverno teremos uma ideia deste aspecto.

Mas tenho ainda convicção de que teremos a mínima absoluta do ano no RS , no Tuias... :mosking:

Isso só pode ser uma piada!

 

Uma palhaçada!

Link to comment
Share on other sites

...A primeira parte do resumo.

 

Desde a década de 1970 extensão do gelo do mar diminuiu drasticamente no Hemisfério Norte e aumentou ligeiramente no Hemisfério Sul,

 

Não. Não é verdade.

 

As medições confiáveis de área de gelo começam com satélites em 1979.

 

Assim a normal foi calculada no período 1979/2008.

 

Logo, não há verdade na afirmação desde a década de 70.

 

Como é facilmente observável no gráfico abaixo.

 

Como também á fácil observar no gráfico abaixo que ocorre sim declínio acentuado a partir de aproximadamente 2002/2003. note bem isso será importante para o desenrolar da conversa]

 

Abração

 

to be continued se houver interesse.

 

 

A manipulação chega a doer...

Imagina se colocarmos os dois gráficos juntos, tenho quase certeza que a anomalia do AA compensa a do Ártico.

 

Teu pedido é uma ordem Mauro Silva,

 

É evidente que "AA compensa a do Ártico"

 

E pasmem com dados oficiais de quem diz que o gelo está acabando.

 

Eu não tenho palavras para usar exceto aquela que já disse....e deu confusão.

 

TEMPOS INTERESSANTES.

 

Edit:Global Sea Ice Area Anomaly

 

iphone.anomaly.global.png

Link to comment
Share on other sites

Mafili

 

Confere!

 

Há uma diminuição considerável de 2000 pra cá, com seu ápice em out/nov 2012, correto? Qker semelhança com o tórrido ago/2012......

 

Antes disso, entre 1995/1996 já se nota uma sensível e progressiva diminuição. Qker semelhança com o tórrido julho/1995.........

 

Dp disso, em 2007... Qker semelhança com o fiasco de 2007 no Paraná......

 

Será q o eixo São Joaquim/Ctb/SP tem boa correlação com o gelo/falta dele na Antártida?

 

No RS parece q não...

 

Campesino, o gráfico que você se refere é hemisfério norte.

 

Mas a observação é pertinente.

 

Nas minhas contas não há indicativos que o gelo na Antártica tenha algo correlação com as temperaturas no eixo São Joaquim/Curitiba/São Paulo.

 

A minha intuição diz que de alguma forma é pior [temperaturas mais altas].

 

Não tenho elementos para afirmar.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Mafili

 

Confere!

 

Há uma diminuição considerável de 2000 pra cá, com seu ápice em out/nov 2012, correto? Qker semelhança com o tórrido ago/2012......

 

Antes disso, entre 1995/1996 já se nota uma sensível e progressiva diminuição. Qker semelhança com o tórrido julho/1995.........

 

Dp disso, em 2007... Qker semelhança com o fiasco de 2007 no Paraná......

 

Será q o eixo São Joaquim/Ctb/SP tem boa correlação com o gelo/falta dele na Antártida?

 

No RS parece q não...

 

Campesino, o gráfico que você se refere é hemisfério norte.

 

Mas a observação é pertinente.

 

Nas minhas contas não há indicativos que o gelo na Antártica tenha algo correlação com as temperaturas no eixo São Joaquim/Curitiba/São Paulo.

 

A minha intuição diz que de alguma forma é pior [temperaturas mais altas].

 

Não tenho elementos para afirmar.

 

Abração

Mas q droga!

Como posso entender os gráficos olhando na tela de um cel??

Pra mim era do HS, bolas!

 

E tem mais: começo a acreditar na correlação dos invernos padrão americano.

 

Os dados batem! Viu como é fácil manipular?

 

Vc tem razão! Devo abandonar este espaço...

 

E tem mais: Sou um camponês! Já falei antes!!

 

Humpf!

Link to comment
Share on other sites

Mafili

 

Confere!

 

Há uma diminuição considerável de 2000 pra cá, com seu ápice em out/nov 2012, correto? Qker semelhança com o tórrido ago/2012......

 

Antes disso, entre 1995/1996 já se nota uma sensível e progressiva diminuição. Qker semelhança com o tórrido julho/1995.........

 

Dp disso, em 2007... Qker semelhança com o fiasco de 2007 no Paraná......

 

Será q o eixo São Joaquim/Ctb/SP tem boa correlação com o gelo/falta dele na Antártida?

 

No RS parece q não...

 

Campesino, o gráfico que você se refere é hemisfério norte.

 

Mas a observação é pertinente.

 

Nas minhas contas não há indicativos que o gelo na Antártica tenha algo correlação com as temperaturas no eixo São Joaquim/Curitiba/São Paulo.

 

A minha intuição diz que de alguma forma é pior [temperaturas mais altas].

 

Não tenho elementos para afirmar.

 

Abração

Sério?

 

ashuashuashuashuashua

Link to comment
Share on other sites

Resumindo: Curitiba e Porto Alegre não precisam sentir falta do inverno de 1999, pois 2013 foi tão ou mais frio quanto 1999. Floripa foi levemente mais quente em 2013.

Será que 1999 é tão saudoso assim para quem viveu 2013?

Nada como números.

 

Para mim 1999 foi bem mais interessante que 2013 de um modo geral. Foi um ano marcado por fortes invasões polares fora de época, coisa que

2013 não teve. Aliás, o ano passado foi bem xoxo até o final de Julho, quando veio o festival de nevadas no Sul. Aqui pro Sudeste 1999 foi sem

dúvidas bem mais frio que 2013.

 

Mas uma coisa eu concordo: É difícil um ano bater 2013 no quesito neve. São poucos, viu? :mosking:

São Paulo (Mirante):

 

Mês-----1999-----2013----Normal 1981-2010

Jun------16,6-----18,1-----------17,1

Jul-------17,3-----16,7-----------16,7

Ago------17,2-----18,0-----------17,7

JJA------17,0------17,6-----------17,2

 

O que houve de interessante em 1999, aqui em Sampa, foram outubro e novembro abaixo da média (Mirante):

Out: 17,9 (Normal 1981-2010: 19,9)

Nov: 18,9 (Normal 1981-2010: 21,2)

Link to comment
Share on other sites

Calor inesperado em Curitiba. 25°

 

Ainda estão com sorte, amigo!

Aqui no Bairro São João, em Porto Alegre , chegou a 31,3°c! Agora faz 30,1°c. Tarde de verão.

Abraços e bom feriado! :good:

Já estava na hora de eskentar por aki

Nesta semana foram 2 dias com máximas entre 15/16°C

Nesses 2 dias, Palmas [a fria] teve máximas entre 18/22°C

A dinâmica do leste é única.

Eu já estava ficando ranzinza com o tempo cinzento e frio e sem perspectiva de algo interessante pela frente..

O Charles sabe como é isso.

Riacho Grande é bem parecido, só q ele deve passar o dia em Sampa, onde a coisa é bem diferente de SBC.

Eu passo o dia em Curitiba q é quase o mesmo q em Piraquara, mas com edifícios e gente chata!

Link to comment
Share on other sites

Aeroportos - 16h00

 

Conditions at: SBVT (VITORIA/GOIABEIR, BR)

Temperature: 29.0°C

 

Conditions at: SBPA (PORTO ALEGRE/SAL, BR)

Temperature: 28.0°C

 

Conditions at: SBRJ (SANTOS DUMONT/RI, BR)

Temperature: 24.0°C

 

Conditions at: SBCT (CURITIBA/AFONSO , BR)

Temperature: 24.0°C

 

Conditions at: SBFL (FLORIANOPOLIS AR, BR)

Temperature: 23.0°C

 

Conditions at: SBSP (SAO PAULO/CONGON, BR)

Temperature: 23.0°C

 

Conditions at: SBBH (BELO HORIZ/PAMPU, BR)

Temperature: 23.0°C

Link to comment
Share on other sites

Calor em POA, mas aqui está bem agradável. Dia com sol e variação de nebulosidade, máxima de 27,1ºC e agora 26,1ºC.

 

Pois é Aldo, logo percebe-se que 1999 foi mesmo melhor que 2013 no Sudeste;

 

Henrique, vamos torcer para que o frio se instale de vez em MG de Quarta-feira em diante, e a 12Z CONFIRMOU isso

mais uma vez.

Link to comment
Share on other sites

Calor em POA, mas aqui está bem agradável. Dia com sol e variação de nebulosidade, máxima de 27,1ºC e agora 26,1ºC.

 

Pois é Aldo, logo percebe-se que 1999 foi mesmo melhor que 2013 no Sudeste;

 

Henrique, vamos torcer para que o frio se instale de vez em MG de Quarta-feira em diante, e a 12Z CONFIRMOU isso

mais uma vez.

 

Começo a acreditar numa mudança de padrão daqui pra frente, Renan! Agora pode ser que o outono se instale de vez!

Nós aqui do RS e SC não aguentamos mais calor.

Acham que é exagero, mas se pensarmos bem, o calor já começa a aparecer por aqui final de outubro.

Olha quantos meses: outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril... E quando ainda temos o veranico de maio, piora mais ainda a situação! Houve anos que o veranico de maio, que normalmente é uns 6 ou 7 dias, se estendeu por quase duas semanas seguidas. Acho que este ano isto não irá acontecer, pois parece que teremos um maio mais "puxando" para o frio.

Vamos torcer por um inverno decente aqui e no Sudeste!

Abraços e uma FELIZ PÁSCOA, amigo! Paz e saúde. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Diferente de Porto Alegre, hoje está uma tarde mais agradável que ontem por aqui. A máxima hoje foi de 25,5ºC em Passo Fundo, sendo que ontem foi de 26,4.

 

A média mínima da primeira quinzena do mês foi de 15,4ºC (+1,9) e a máxima foi de 25,8ºC (+2,1).

Para o mês terminar na média, a segunda quinzena deverá ter média mínima de 11,6ºC e média máxima de 21,6ºC. Impossível não é, mas difícil.

Link to comment
Share on other sites

Eu já estava ficando ranzinza com o tempo cinzento e frio e sem perspectiva de algo interessante pela frente..

O Charles sabe como é isso.

Riacho Grande é bem parecido, só q ele deve passar o dia em Sampa, onde a coisa é bem diferente de SBC.

 

Xará....eu gosto tanto de tempo cinza e ameno que cheguei ao ponto de mandar meu filho para Dublin semana que vem......daqui 5 anos vou eu..

 

:mosking:

Link to comment
Share on other sites

Eu estava cansado do calor, mas estes três dias mais "amenos" já foram suficientes para me deixar espirrando e com o nariz escorrendo... então... volta verão!!!

:laugh: :laugh: :laugh: Não me crucifiquem!

 

Ah! tão bom ouvir pessoas sensatas.

 

Quanto a nos crucificarem....tá na época......Trazemos a verdade e eles não nos ouve.

 

===============================================

 

 

Resumo:

 

Desde a década de 1970 extensão do gelo do mar diminuiu drasticamente no Hemisfério Norte e aumentou ligeiramente no Hemisfério Sul, uma diferença que é potencialmente explicado pela destruição do ozônio na estratosfera hemisfério sul. Neste estudo, consideramos o impacto da destruição do ozônio estratosférico na Antártida extensão do gelo do mar usando um modelo climático forçada com destruição do ozônio estratosférico observado 1979-2005.

 

Recebeu 11 Junho de 2010; aceito 05 de agosto de 2010; publicado em 29 de setembro de 2010.

 

Já resolvemos dois problemas,

-Desde a década de 1970 extensão do gelo

 

não foi

 

-diminuiu drasticamente no Hemisfério Norte e aumentou ligeiramente no Hemisfério Sul

 

também não.....o gelo aumentou no planeta.

 

=====================

 

Vamos nos atentar a este fragmento,

 

 

Neste estudo, consideramos o impacto da destruição do ozônio estratosférico na Antártida extensão do gelo do mar usando um modelo climático forçada com destruição do ozônio estratosférico observado 1979-2005.

 

Uma pequena recapitulação,

 

A medidas por satélites começam no fim de 1979.

 

No início dos anos 80 surge a seguinte hipótese,

 

Os CFC [cloro flúor carbono utilizados em "sprays/aerosol , fluidos de refrigeração etc ] atacam as moléculas de ozônio.

 

A diminuição [ da espessura] da camada de ozônio, foi chamada de buraco de ozônio [que medo] era sabido que isto ocorria.

 

A tá! Então; O ozônio reage com a luz UV gerada pelo Sol.

 

Como a radiação UV é mais energética [ até mutagênica] provocaria um aquecimento do planeta especialmente nos polos onde ela é mais "fina".

 

Em 1987 é assinado o Protocolo de Montreal.

 

Deus, do céu! Em 1987 o gelo no polo Norte estava muito bem como mostra o gráfico recém postado.

 

Agora observem o estudo começa nos fins de 1979 e vai até 2005.

 

Em outras palavras o gelo diminuiu no polo norte por consequência do aumento da camada de ozônio.

 

Tempos Interessantes.

Link to comment
Share on other sites

No meu entendimento:

Interpreto assim,

 

Resfriamento do Atlântico Sul, independentemente de ENSO.

 

Sensível aumento da atividade de ciclones extratropicais.

 

Períodos prolongados de nebulosidade compatível com períodos longos de AAO negativa.

 

Inverno na média com extremos de frio e períodos prolongados com mínimas baixas e máximas altas.

 

ESpero que seja assim,

 

No momento creio que estamos de acordo

 

Chute que eles pensam isso

 

Abraços

 

===================================

Retweetado por MetSul Meteorologia

Eugenio Hackbart ‏@EugenioHackbart 6 h

Áreas hoje com enorme deficit hídrico podem passar a apresentar excesso nos próximos meses. Sul do país terá alto risco de chuva excessiva.

Expandir Responder Retweetar Curtir Mais

Retweetado por MetSul Meteorologia

Eugenio Hackbart ‏@EugenioHackbart 6 h

Matéria recente da ABr/EBC informou que expectativa de normalização hídrica vai demorar. Não creio. Acredito em normalização em breve.

Expandir Responder Retweetar Curtir Mais

Retweetado por MetSul Meteorologia

Eugenio Hackbart ‏@EugenioHackbart 6 h

Quase 4 milhões de gaúchos (e me incluo) vão pagar quase 30% de aumento na conta de luz pela deficiência hídrica dos últimos meses.

Expandir Responder Retweetar Curtir Mais

MetSul Meteorologia ‏@metsul 6 h

@isaacdiassouza Olá Isaac. Neste momento, as projeções do inverno são reservadas aos clientes.

Link to comment
Share on other sites

O Aumento do gelo no Hemisferio sul, não traria um aumento do frio para Amarica do Sul?

Pq os invernos estão cada vez menos frio então?

:clapping: :good: :hi:

:sad:

 

Tem gente que acha que o clima está normalíssimo, Ricardo! Mas nem vou discutir isso, pois nem adianta.

Os verões estão cada vez mais TÓRRIDOS E FORA DA CASINHA. Segundo a METSUL, tivemos o pior verão em 1 século aqui no RS! Foi algo surreal.

Tenho amigos que moram em SC, PR, SP, RJ e todos confirmaram o absurdo de calor que fez por dias e dias a fio, sem chover uma gota!

Valeu pela postagem.

Sou considerado "lunático" por alguns, sei disso. É bom saber que não estou sozinho nessa.

Abração e bom feriado! :good:

Link to comment
Share on other sites

 

Tem gente que acha que o clima está normalíssimo, Ricardo! Mas nem vou discutir isso, pois nem adianta.

Os verões estão cada vez mais TÓRRIDOS E FORA DA CASINHA. Segundo a METSUL, tivemos o pior verão em 1 século aqui no RS! Foi algo surreal.

Tenho amigos que moram em SC, PR, SP, RJ e todos confirmaram o absurdo de calor que fez por dias e dias a fio, sem chover uma gota!

Valeu pela postagem.

Sou considerado "lunático" por alguns, sei disso. É bom saber que não estou sozinho nessa.

Abração e bom feriado! :good:

Mas é o obvio

eu moro no Rio de Janeiro e nunca senti tanto calor em toda minha vida como senti nesse verão, eu chegava a sonhar com a chuva que cheguei a ficar sem ver por 2 meses e meio

E todos os cientista falam que o próximo será pior, dai venho aqui ler alguns falando que está tudo normal

RJ foi o local mais quente do mundo por vários dias, tem noção disso?

Link to comment
Share on other sites

 

Tem gente que acha que o clima está normalíssimo, Ricardo! Mas nem vou discutir isso, pois nem adianta.

Os verões estão cada vez mais TÓRRIDOS E FORA DA CASINHA. Segundo a METSUL, tivemos o pior verão em 1 século aqui no RS! Foi algo surreal.

Tenho amigos que moram em SC, PR, SP, RJ e todos confirmaram o absurdo de calor que fez por dias e dias a fio, sem chover uma gota!

Valeu pela postagem.

Sou considerado "lunático" por alguns, sei disso. É bom saber que não estou sozinho nessa.

Abração e bom feriado! :good:

Mas é o obvio

eu moro no Rio de Janeiro e nunca senti tanto calor em toda minha vida como senti nesse verão, eu chegava a sonhar com a chuva que cheguei a ficar sem ver por 2 meses e meio

E todos os cientista falam que o próximo será pior, dai venho aqui ler alguns falando que está tudo normal

RJ foi o local mais quente do mundo por vários dias, tem noção disso?

 

Amo demais tua cidade, cara! Tenho amigos que moram aí e me confirmaram a mesma coisa! Disseram que parecia o fim do mundo de tanto calor.

Fazem dois anos que não vou ao Rio. Estou com saudades desta terra linda!

Aqui hoje fez muito calor para um dia 17/04: chegou a 31,3°c pelo METROCLIMA no Bairro São João. Aqui no centro da cidade os termômetros marcavam em torno de 32°c ao sol.

Amanhã melhora um pouco, mas ainda nada de frio.

Deve refrescar um pouco mais no domingo, FINALMENTE.

Abraços! :good:

Link to comment
Share on other sites

Tem gente que acha que o clima está normalíssimo, Ricardo! Mas nem vou discutir isso, pois nem adianta.

Os verões estão cada vez mais TÓRRIDOS E FORA DA CASINHA. Segundo a METSUL, tivemos o pior verão em 1 século aqui no RS! Foi algo surreal.

Tenho amigos que moram em SC, PR, SP, RJ e todos confirmaram o absurdo de calor que fez por dias e dias a fio, sem chover uma gota!

Valeu pela postagem.

Sou considerado "lunático" por alguns, sei disso. É bom saber que não estou sozinho nessa.

Abração e bom feriado! :good:

 

JT, em 2014 o clima está normal nas partes brancas, abaixo do normal nas partes azuis e acima do normal nas partes vermelhas. No cômputo geral a terra esta 0,048C, tão somente, acima do seu normal.

 

[attachment=0]Anomalia Global.png[/attachment]

 

FELIZ PÁSCOA, Bruno!

Paz, saúde e muitas alegrias para ti.

Bom feriado.

Abraços. :good:

Link to comment
Share on other sites

Tem gente que acha que o clima está normalíssimo, Ricardo! Mas nem vou discutir isso, pois nem adianta.

Os verões estão cada vez mais TÓRRIDOS E FORA DA CASINHA. Segundo a METSUL, tivemos o pior verão em 1 século aqui no RS! Foi algo surreal.

Tenho amigos que moram em SC, PR, SP, RJ e todos confirmaram o absurdo de calor que fez por dias e dias a fio, sem chover uma gota!

Valeu pela postagem.

Sou considerado "lunático" por alguns, sei disso. É bom saber que não estou sozinho nessa.

Abração e bom feriado! :good:

 

JT, em 2014 o clima está normal nas partes brancas, abaixo do normal nas partes azuis e acima do normal nas partes vermelhas. No cômputo geral a terra esta 0,048C, tão somente, acima do seu normal.

 

[attachment=0]Anomalia Global.png[/attachment]

 

FELIZ PÁSCOA, Bruno!

Paz, saúde e muitas alegrias para ti.

Bom feriado.

Abraços. :good:

 

Grato, igualmente para vc.

Link to comment
Share on other sites

 

Tem gente que acha que o clima está normalíssimo, Ricardo! Mas nem vou discutir isso, pois nem adianta.

Os verões estão cada vez mais TÓRRIDOS E FORA DA CASINHA. Segundo a METSUL, tivemos o pior verão em 1 século aqui no RS! Foi algo surreal.

Tenho amigos que moram em SC, PR, SP, RJ e todos confirmaram o absurdo de calor que fez por dias e dias a fio, sem chover uma gota!

Valeu pela postagem.

Sou considerado "lunático" por alguns, sei disso. É bom saber que não estou sozinho nessa.

Abração e bom feriado! :good:

Mas é o obvio

eu moro no Rio de Janeiro e nunca senti tanto calor em toda minha vida como senti nesse verão, eu chegava a sonhar com a chuva que cheguei a ficar sem ver por 2 meses e meio

E todos os cientista falam que o próximo será pior, dai venho aqui ler alguns falando que está tudo normal

RJ foi o local mais quente do mundo por vários dias, tem noção disso?

 

Amo demais tua cidade, cara! Tenho amigos que moram aí e me confirmaram a mesma coisa! Disseram que parecia o fim do mundo de tanto calor.

Fazem dois anos que não vou ao Rio. Estou com saudades desta terra linda!

Aqui hoje fez muito calor para um dia 17/04: chegou a 31,3°c pelo METROCLIMA no Bairro São João. Aqui no centro da cidade os termômetros marcavam em torno de 32°c ao sol.

Amanhã melhora um pouco, mas ainda nada de frio.

Deve refrescar um pouco mais no domingo, FINALMENTE.

Abraços! :good:

Aqui só é lindo no inverno caro amigo

ninguem aguenta o calor que faz, e por incrivel q pareça não temos estrutura para suportar este calor, com conta de luz cara, o ar condicionado hj em dia ainda é tratado como luxo em vez de necessidade, poucos tem, e os que tem só ligam por poucas horas pq senão terão que deixar de comer para pagar a conta de luz, metro e trens o ar no funciona e os onibus só 16% das frotas tem ar condicionado, não venha para o Rio no verão, recomendo a todos

Aqui é lindo sim, mas qualidade de vida boa são para poucos enquanto os outros que se exploda e que sobrevivam no calor

Pelo menos hoje está fresco, a máxima deve ter sido de 27 graus na parte mais quente, mas na maior parte da cidade é temperatura foi menor e agora faz 23 graus com uma brisa boa, melhor epoca do ano para se viver aqui enfim está chegando

Link to comment
Share on other sites

Carlos, os JoaoTurs de Chicago devem estar temendo a extincao completa dos peixes do Lago Michigan, afinal a cobertura de gelo desse lago está 1000% maior. Deve estar em pânico pelo fim do mundo, também, só que pelo frio!

Eu entendo a indignação dele!

Infelizmente as coisas não estão do jeito q ele gostaria q estivessem... Fzr o q?

 

Aki em Curitiba, depois da segunda metade de fevereiro, não temos mais do q reclamar [nos últimos dias, achei até frio, durante as tardes]

 

Mas Curitiba não é o centro do Universo. Tampouco Porto Alegre ou São Paulo.

 

[acho q nem a "palmada virtual" sugerido pelo Ronaldo, resolveria]

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.