Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Abril 2014


Recommended Posts

PH, Tuias nao vai ser fria em toda e qualquer noite. Ela vai brilhar em altas potentes estacionadas sobre sua cabeça, fato até comum no inverno.

 

A maioria das estações catarinenses que estão em "baixada" o desnível é mínimo: vide algumas estações do planalto Norte de SC...

 

Tuias tem um desnível interessantíssimo, sobretudo quem olha o parque do mirante!

 

Acontece que tua região, por ser continental, esquenta bem tb. E digo isto pelo próprio INMET que vem registrando maximas mais altas até que a baixada!

 

Já a serra gringa é mais difícil de aquecer e leva vantagem nessas MPs que escorrem para o oceano e influenciam bem mais a faixa leste do sul/sudeste.

 

Deixe estar homi! Monitoramento online é assim. Acho difícil vc ter colocado termômetros nas baixadas em dias comuns de março e abril..Então vc se prendia aos dados de dias mais relevantes e desconhecia o comportamento das baixadas em dias insossos como estes agora!

 

Abraços!

Exatamente, Diego

 

Monitoramento em baixadas é assim mesmo, como vc tão bem explicou ao PH e espero q ele entenda.

 

Esfria bem qdo o céu está sem nuvens e o vento calmo, mas akece muito durante o dia, principalmente se estiver localizada mais para o interior.

Durante a noite, o calor armazenado impede o forte resfriamento.

Já no leste, nas áreas elevadas e nas serras, não há tanto akecimento diurno, em virtude dos ventos marítimos, q mesmo não sendo tão fortes qto na serra do Botucaraí, são úmidos e frescos.

 

Eu faço monitoramento de uma baixada, mas vou até lá umas 30 vzs no ano em média, pq é uma caminhada de 30 minutos e a estrada ruím.

Só vou qdo tenho certeza de q vale à pena o sacrifício. Sei q na maioria das vzs as diferenças serão insignificantes.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 5.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

EM SC O MELHOR PERÍODO PARA APROVEITAR AS PRAIAS; FINS DE FEV A COMEÇO DE MAIO DA CAPITAL AO NORTE, ÁGUA AINDA QUENTE E POUCO MOVIMENTO E PREÇO MELHOR.

 

17 DE ABRIL; POUCA PRAIA EM SC. NUBLADO E FRESCO NAS PRAIAS DO NORTE E CAPITAL E VENTOSO NAS DO SUL, FRESCO NAS PRAIAS.

 

rsrsrsrsrsrs

 

Ronaldo releia o comentário.

 

Eu estou entendendo assim

 

Praia em SC....melhor período de 25 de fevereiro a 05 de maio....exceto 17 de abril.

 

Purga que é purga

 

É purga full time.

 

Mas também sou International Purga Corporation.....a rede mundial dos purgas,

 

Como todo purga a leitura é obrigatória.

 

Veja a maravilha de um modelo de computador,

 

Centro Canadense de Modelagem Climática e Análise, Environment Canada, Victoria, British Columbia, Canadá

 

Resumo:

 

Desde a década de 1970 extensão do gelo do mar diminuiu drasticamente no Hemisfério Norte e aumentou ligeiramente no Hemisfério Sul, uma diferença que é potencialmente explicado pela destruição do ozônio na estratosfera hemisfério sul. Neste estudo, consideramos o impacto da destruição do ozônio estratosférico na Antártida extensão do gelo do mar usando um modelo climático forçada com destruição do ozônio estratosférico observado 1979-2005. Contrariando as expectativas, o nosso modelo simula uma queda durante todo o ano no mar de gelo da Antártida devido ao estratosférico destruição do ozônio. A maior diminuição do gelo marinho percentual em nosso modelo ocorre no verão austral, perto da costa da Antártida, devido a um mecanismo envolvendo offshore de Ekman mar transporte de gelo. A maior queda absoluta é simulado no inverno austral de distância da costa da Antártida, em resposta a um aquecimento do oceano que é consistente com uma mudança em direcção aos pólos do padrão em grande escala de temperatura da superfície do mar. Nossos resultados do modelo sugerem fortemente que os processos não ligados à destruição do ozônio estratosférico deve ser invocada para explicar o aumento observado na Antártida extensão do gelo do mar.

 

Recebeu 11 Junho de 2010; aceito 05 de agosto de 2010; publicado em 29 de setembro de 2010.

Link to comment
Share on other sites

 

1999 x 2013 (JJA)

 

Ctba

junho: 12,9 x 14,8

julho: 13,8 x 13,0

agosto: 15,3 x 14,3

JJA: 14,0 x 14,0

 

Floripa

junho: 16,1 x 18,1

julho: 15,9 x 15,6

agosto: 16,5 x 16,4

JJA: 16,2 x 16,7

 

Porto Alegre

junho: 13,6 x 14,6

julho: 13,9 x 13,6

agosto: 15,4 x 13,8

JJA: 14,3 x 14,0

 

Resumindo: Curitiba e Porto Alegre não precisam sentir falta do inverno de 1999, pois 2013 foi tão ou mais frio quanto 1999. Floripa foi levemente mais quente em 2013.

 

Será que 1999 é tão saudoso assim para quem viveu 2013?

 

Nada como números.

 

Para mim 1999 foi bem mais interessante que 2013 de um modo geral. Foi um ano marcado por fortes invasões polares fora de época, coisa que

2013 não teve. Aliás, o ano passado foi bem xoxo até o final de Julho, quando veio o festival de nevadas no Sul. Aqui pro Sudeste 1999 foi sem

dúvidas bem mais frio que 2013.

 

Mas uma coisa eu concordo: É difícil um ano bater 2013 no quesito neve. São poucos, viu? :mosking:

Já 2007 apesar da mínima de -3,1ºC q registrei no final de maio, o inverno por aki foi fraco, ao contrário de POA q teve números incríveis. Inverno memorável para os gaúchos, o de 2007.

Link to comment
Share on other sites

Média das Mínimas - Abril 2014:

 

06,4 - Pq do Itatiaia MG/RJ (PWS)

09,7 - Urupema SC (Ciram)

09,8 - Bom Jardim da Serra SC (Ciram)

09,9 - Morro da Igreja SC (Inmet)

 

11,1 - Bom Jesus RS (Ciram)

11,1 - Campos do Jordão SP (Conv/Inmet)

11,5 - São Joaquim SC (Aut/Inmet)

11,6 - São José dos Ausentes RS (Inmet)

11,8 - Painel SC (Ciram)

11,9 - Canela RS (Castelinho)

 

12,2 - Monte Verde MG (Inmet)

12,5 - Pico do Couto RJ (Inmet)

12,6 - Vacaria RS (Ciram)

12,8 - Água Doce SC (Ciram)

12,9 - Santa Cecília SC (Ciram)

 

13,0 - Lages SC (Conv/Inmet)

13,2 - Maria da Fé MG (Inmet)

13,5 - Soledade RS (Pq das Tuias)

Link to comment
Share on other sites

EM SC O MELHOR PERÍODO PARA APROVEITAR AS PRAIAS; FINS DE FEV A COMEÇO DE MAIO DA CAPITAL AO NORTE, ÁGUA AINDA QUENTE E POUCO MOVIMENTO E PREÇO MELHOR.

 

17 DE ABRIL; POUCA PRAIA EM SC. NUBLADO E FRESCO NAS PRAIAS DO NORTE E CAPITAL E VENTOSO NAS DO SUL, FRESCO NAS PRAIAS.

 

rsrsrsrsrsrs

 

Ronaldo releia o comentário.

 

Eu estou entendendo assim

 

Praia em SC....melhor período de 25 de fevereiro a 05 de maio....exceto 17 de abril.

 

Purga que é purga

 

É purga full time.

 

Mas também sou International Purga Corporation.....a rede mundial dos purgas,

 

Como todo purga a leitura é obrigatória.

 

Veja a maravilha de um modelo de computador,

 

Centro Canadense de Modelagem Climática e Análise, Environment Canada, Victoria, British Columbia, Canadá

 

Resumo:

 

Desde a década de 1970 extensão do gelo do mar diminuiu drasticamente no Hemisfério Norte e aumentou ligeiramente no Hemisfério Sul, uma diferença que é potencialmente explicado pela destruição do ozônio na estratosfera hemisfério sul. Neste estudo, consideramos o impacto da destruição do ozônio estratosférico na Antártida extensão do gelo do mar usando um modelo climático forçada com destruição do ozônio estratosférico observado 1979-2005. Contrariando as expectativas, o nosso modelo simula uma queda durante todo o ano no mar de gelo da Antártida devido ao estratosférico destruição do ozônio. A maior diminuição do gelo marinho percentual em nosso modelo ocorre no verão austral, perto da costa da Antártida, devido a um mecanismo envolvendo offshore de Ekman mar transporte de gelo. A maior queda absoluta é simulado no inverno austral de distância da costa da Antártida, em resposta a um aquecimento do oceano que é consistente com uma mudança em direcção aos pólos do padrão em grande escala de temperatura da superfície do mar. Nossos resultados do modelo sugerem fortemente que os processos não ligados à destruição do ozônio estratosférico deve ser invocada para explicar o aumento observado na Antártida extensão do gelo do mar.

 

Recebeu 11 Junho de 2010; aceito 05 de agosto de 2010; publicado em 29 de setembro de 2010.

Difícil até pra ler, q dirá entender o q explicaram.

Afinal o aumento/diminuição da extensão do gelo na "ANTÁRTICA" :laugh: é causada pelo q exatamente? Pelas nuvens nacaradas? :laugh:

Pelos ventos da serra do Botucaraí? :laugh:

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

 

Resumo:

 

Desde a década de 1970 extensão do gelo do mar diminuiu drasticamente no Hemisfério Norte e aumentou ligeiramente no Hemisfério Sul, uma diferença que é potencialmente explicado pela destruição do ozônio na estratosfera hemisfério sul. Neste estudo, consideramos o impacto da destruição do ozônio estratosférico na Antártida extensão do gelo do mar usando um modelo climático forçada com destruição do ozônio estratosférico observado 1979-2005. Contrariando as expectativas, o nosso modelo simula uma queda durante todo o ano no mar de gelo da Antártida devido ao estratosférico destruição do ozônio. A maior diminuição do gelo marinho percentual em nosso modelo ocorre no verão austral, perto da costa da Antártida, devido a um mecanismo envolvendo offshore de Ekman mar transporte de gelo. A maior queda absoluta é simulado no inverno austral de distância da costa da Antártida, em resposta a um aquecimento do oceano que é consistente com uma mudança em direcção aos pólos do padrão em grande escala de temperatura da superfície do mar. Nossos resultados do modelo sugerem fortemente que os processos não ligados à destruição do ozônio estratosférico deve ser invocada para explicar o aumento observado na Antártida extensão do gelo do mar.

 

Recebeu 11 Junho de 2010; aceito 05 de agosto de 2010; publicado em 29 de setembro de 2010.

Difícil até pra ler, q dirá entender o q explicaram.

Afinal o aumento/diminuição da extensão do gelo na "ANTÁRTICA" :laugh: é causada pelo q exatamente? Pelas nuvens nacaradas? :laugh:

Pelos ventos da serra do Botucaraí? :laugh:

 

Abraço

 

rsrsrsrsrsr,

 

El Campesino, bom dia.

 

Não importa quantos cientistas escrevem.

 

Basta ler o que cientistas escrevem.

 

Quando a política [ ao menos o financiamento da pesquisa com resultados por encomenda] a coisa desanda.

 

A primeira parte do resumo.

 

Desde a década de 1970 extensão do gelo do mar diminuiu drasticamente no Hemisfério Norte e aumentou ligeiramente no Hemisfério Sul,

 

Não. Não é verdade.

 

As medições confiáveis de área de gelo começam com satélites em 1979.

 

Assim a normal foi calculada no período 1979/2008.

 

Logo, não há verdade na afirmação desde a década de 70.

 

Como é facilmente observável no gráfico abaixo.

 

Como também á fácil observar no gráfico abaixo que ocorre sim declínio acentuado a partir de aproximadamente 2002/2003. note bem isso será importante para o desenrolar da conversa]

 

Abração

 

to be continued se houver interesse.

 

seaice.anomaly.arctic.png

Link to comment
Share on other sites

Alguma surpresa nas médias das mínimas neste mês..??

 

Até o momento? não.

 

Tudo indicava uma primeira quinzena quente.

 

E a primeira quinzena está quente.

 

PNI, continua sobrando na turma, fácil.

 

Tuias, o clássico cavalo paraguaio.

 

O Planalto Sul Catarinense e sua extensão ao sul .

 

Mantiqueira,

 

Serra Gringa.

 

E Pico do Couto.

 

Acho que dentro do esperado. [ quente...very hot]

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

PH, Tuias nao vai ser fria em toda e qualquer noite. Ela vai brilhar em altas potentes estacionadas sobre sua cabeça, fato até comum no inverno.

 

A maioria das estações catarinenses que estão em "baixada" o desnível é mínimo: vide algumas estações do planalto Norte de SC...

 

Tuias tem um desnível interessantíssimo, sobretudo quem olha o parque do mirante!

 

Acontece que tua região, por ser continental, esquenta bem tb. E digo isto pelo próprio INMET que vem registrando maximas mais altas até que a baixada!

 

Já a serra gringa é mais difícil de aquecer e leva vantagem nessas MPs que escorrem para o oceano e influenciam bem mais a faixa leste do sul/sudeste.

 

Deixe estar homi! Monitoramento online é assim. Acho difícil vc ter colocado termômetros nas baixadas em dias comuns de março e abril..Então vc se prendia aos dados de dias mais relevantes e desconhecia o comportamento das baixadas em dias insossos como estes agora!

 

Abraços!

Confio no que vc está dizendo. :good:

Aguardemos então :ok: :good:

Link to comment
Share on other sites

Mafili

 

Confere!

 

Há uma diminuição considerável de 2000 pra cá, com seu ápice em out/nov 2012, correto? Qker semelhança com o tórrido ago/2012......

 

Antes disso, entre 1995/1996 já se nota uma sensível e progressiva diminuição. Qker semelhança com o tórrido julho/1995.........

 

Dp disso, em 2007... Qker semelhança com o fiasco de 2007 no Paraná......

 

Será q o eixo São Joaquim/Ctb/SP tem boa correlação com o gelo/falta dele na Antártida?

 

No RS parece q não...

Link to comment
Share on other sites

 

Tuias, o clássico cavalo paraguaio.

 

 

A não ser se tiver acumulação...

 

abraço

Paraguaio é o pensamento do Mafili...

Carlos isto que não gosto, tu é muito instável...

Tu vai das tabelinhas de ouro, das opiniões fundamentadas , racionais, à opiniões ridículas como esta.O que tem a ver acumulação com médias de mínimas???

Carlos Campos idem, de vez em quando belas postagens, mas de repente já começa a postar baboseiras...

Anotado ... :mail:

"Cavalo Paraguaio"... :mail: :evil:

Link to comment
Share on other sites

 

Tuias, o clássico cavalo paraguaio.

 

 

A não ser se tiver acumulação...

 

abraço

Paraguaio é o pensamento do Mafili...

Carlos isto que não gosto, tu é muito instável...

Tu vai das tabelinhas de ouro, das opiniões fundamentadas , racionais, à opiniões ridículas como esta.O que tem a ver acumulação com médias de mínimas???

Carlos Campos idem, de vez em quando belas postagens, mas de repente já começa a postar baboseiras...

Anotado ... :mail:

"Cavalo Paraguaio"... :mail: :evil:

Desculpa PH

 

Sou instável tbm às vzs...

Sofri abusos na adolescência (psicológicos, bem explicado) e consultas/tratamento com psikiatra custam os olhos da cara.

 

Vai ter q se acostumar..

 

Bjs

Link to comment
Share on other sites

PH não é questao de ser instável.....Na verdade, Tuias que é..e até agora mostrou que é um destaque em ondas de frio forte.....Mas na ausencia de ar frio e em ondas mais fracas....já vi Tuias ficar atrás de S Borja e Uruguaiana.....Sei que temos o inverno pela frente, mas esta minha analise , vai do dia da instalação até hoje...sei da sua empolgação, o que é normal mas temos que ser realistas, infelizmente....abraço

Link to comment
Share on other sites

...A primeira parte do resumo.

 

Desde a década de 1970 extensão do gelo do mar diminuiu drasticamente no Hemisfério Norte e aumentou ligeiramente no Hemisfério Sul,

 

Não. Não é verdade.

 

As medições confiáveis de área de gelo começam com satélites em 1979.

 

Assim a normal foi calculada no período 1979/2008.

 

Logo, não há verdade na afirmação desde a década de 70.

 

Como é facilmente observável no gráfico abaixo.

 

Como também á fácil observar no gráfico abaixo que ocorre sim declínio acentuado a partir de aproximadamente 2002/2003. note bem isso será importante para o desenrolar da conversa]

 

Abração

 

to be continued se houver interesse.

 

 

A manipulação chega a doer...

Imagina se colocarmos os dois gráficos juntos, tenho quase certeza que a anomalia do AA compensa a do Ártico.

Link to comment
Share on other sites

A temperatura, segundo o monitoramento do METROCLIMA, no Bairro São João, já passa de 25°c em Porto Alegre neste momento.

Hoje passa de 30°c, com certeza, a não ser que fique nublado e abafado.

Amanhã o padrão de calor deve mudar. Parece que semana que vem o outono dará mais "as caras" por aqui. FINALMENTE.

Abraços a todos os amigos do BAZ! :good2:

Link to comment
Share on other sites

PH, Tuias nao vai ser fria em toda e qualquer noite. Ela vai brilhar em altas potentes estacionadas sobre sua cabeça, fato até comum no inverno.

 

A maioria das estações catarinenses que estão em "baixada" o desnível é mínimo: vide algumas estações do planalto Norte de SC...

 

Tuias tem um desnível interessantíssimo, sobretudo quem olha o parque do mirante!

 

Acontece que tua região, por ser continental, esquenta bem tb. E digo isto pelo próprio INMET que vem registrando maximas mais altas até que a baixada!

 

Já a serra gringa é mais difícil de aquecer e leva vantagem nessas MPs que escorrem para o oceano e influenciam bem mais a faixa leste do sul/sudeste.

 

Deixe estar homi! Monitoramento online é assim. Acho difícil vc ter colocado termômetros nas baixadas em dias comuns de março e abril..Então vc se prendia aos dados de dias mais relevantes e desconhecia o comportamento das baixadas em dias insossos como estes agora!

 

Abraços!

Confio no que vc está dizendo. :good:

Aguardemos então :ok: :good:

 

Brilhante explicação, Diego.

Link to comment
Share on other sites

17/04/2014:

 

05,1 - Parque do Itatiaia MG/RJ

09,9 - Morro das Torres SC

10,1 - Morro da Igreja SC

10,3 - Bom Jardim da Serra SC

11,0 - São Joaquim SC (Conv/Inmet)

11,2 - Campos do Jordão SP (Conv/Inmet)

11,2 - Canela RS - Castelinho

11,7 - Monte Verde MG

11,9 - São José dos Ausentes RS

12,0 - São Joaquim SC (Aut/Inmet)

12,0 - Farroupilha RS - Vicentina

12,1 - Campos do Jordão SP (Aut/Inmet)

12,2 - Urupema SC

12,5 - Campos do Jordão SP (INPE)

12,8 - Painel SC

12,8 - Pico do Couto RJ

13,3 - Lages SC (Conv/Inmet)

13,4 - Vitória da Conquista BA (Conv/Inmet)

13,9 - Soledade RS - Pq das Tuias

14,1 - Santa Rosa RS - PWS - Baixada

16,8 - Soledade RS

 

Vitória da Conquista mostrando a força baiana..!!

Link to comment
Share on other sites

PH não é questao de ser instável.....Na verdade, Tuias que é..e até agora mostrou que é um destaque em ondas de frio forte.....Mas na ausencia de ar frio e em ondas mais fracas....já vi Tuias ficar atrás de S Borja e Uruguaiana.....Sei que temos o inverno pela frente, mas esta minha analise , vai do dia da instalação até hoje...sei da sua empolgação, o que é normal mas temos que ser realistas, infelizmente....abraço

E sabe que acho que vc tem razão, Carlos Tabelinha de Ouro :friends: :good: :laugh:

Eu diria que estou "bipolar", um tanto decepcionado com o Tuias,e ao mesmo tempo, muito esperançoso com o Tuias... :laugh: :russian: :good:

Mas claro que estou mais feliz ainda por ter uma estação Davis em baixada na Serra do Botucaraí, já é um enorme avanço ... :good: :clapping:

E vale para mim e para todos, temos que aceitar e buscar entender os fatos... :ok:

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos disse:

"Monitoramento em baixadas é assim mesmo, como vc tão bem explicou ao PH e espero q ele entenda.

 

Esfria bem qdo o céu está sem nuvens e o vento calmo, mas akece muito durante o dia, principalmente se estiver localizada mais para o interior.

Durante a noite, o calor armazenado impede o forte resfriamento.

Já no leste, nas áreas elevadas e nas serras, não há tanto akecimento diurno, em virtude dos ventos marítimos, q mesmo não sendo tão fortes qto na serra do Botucaraí, são úmidos e frescos.

 

Eu faço monitoramento de uma baixada, mas vou até lá umas 30 vzs no ano em média, pq é uma caminhada de 30 minutos e a estrada ruím.

Só vou qdo tenho certeza de q vale à pena o sacrifício. Sei q na maioria das vzs as diferenças serão insignificantes."

Eis um argumento inteligente,construtivo,eu diria qualificado.Quando vc opina com fundamento eu respeito e admiro muito. :good: :ok:

Link to comment
Share on other sites

1999 x 2013 (JJA)

 

Resumindo: Curitiba e Porto Alegre não precisam sentir falta do inverno de 1999, pois 2013 foi tão ou mais frio quanto 1999. Floripa foi levemente mais quente em 2013.

 

Será que 1999 é tão saudoso assim para quem viveu 2013?

 

Nada como números.

 

Nossa, nada como números mesmo :good: ! Apesar do teor irônico da minha mensagem, tinha esquecido totalmente que o inverno do ano passado foi incrível! Comparável a 1999, quem diria...

Link to comment
Share on other sites

kkkkkkkkkkkkk

Estou BEM vivo Moretão, estava um pouco ausente em virtude de projetos que estavam me tomando muito tempo.

Sou baziano desde 2003, isso aqui pra mim já é uma família, posso estar sem postar, mas sempre de olho por aqui!

Quanto a minha estação até o fim do mês, como disse para o Carlos, já estará on novamente!

Abraço a todos! :pleasantry:

 

Bom saber. Quando puder aparecer, apareça. Acho que Curitiba já perdeu o posto de Capital Nacional do BAZ, ou está quase perdendo. Alguns usuários sumiram!

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Fazendo um raciocínio bem simplório: Na Antártida temos visto um aumento da camada de gelo percentualmente menor

que o decréscimo da camada no ártico, mas em termos absolutos é altamente provável que se equilibrem, visto que o

pólo sul tem a maior quantidade absoluta de gelo no planeta. Ou seja, não vejo evidências de aquecimento global apenas

pelos dados de gelo nos pólos.

 

Em Juiz de Fora, 25,6ºC agora e parcialmente nublado. Estamos no final da transição verão-outono, muito em breve o

outono pleno estará aqui.

Link to comment
Share on other sites

Fazendo um raciocínio bem simplório: Na Antártida temos visto um aumento da camada de gelo percentualmente menor

que o decréscimo da camada no ártico, mas em termos absolutos é altamente provável que se equilibrem, visto que o

pólo sul tem a maior quantidade absoluta de gelo no planeta. Ou seja, não vejo evidências de aquecimento global apenas

pelos dados de gelo nos pólos.

 

Em Juiz de Fora, 25,6ºC agora e parcialmente nublado. Estamos no final da transição verão-outono, muito em breve o

outono pleno estará aqui.

 

Já começo a ver carinha de Outono aqui , tenho algumas nuvens e sol forte faz 22,3°C

Link to comment
Share on other sites

Média das Mínimas - Abril 2014:

t)

12,6 - Vacaria RS (Ciram)

12,9 - Santa Cecília SC (Ciram)

13,0 - Lages SC (Conv/Inmet)

13,5 - Soledade RS (Pq das Tuias)

 

1- A de Vacaria é a estação mais fria? Deveria ser pela média para a comparação ser mais coerente.

2- Lages (estação topo a 934m) e Santa Cecília (baixada a 1094m) estão parelhas denotando que a máxima entre elas faz a diferença, creio.

3- Lages e Tuias está bem interessante. Não esperava esta diferença...

Link to comment
Share on other sites

Não sei se coincidência ou não, em 1986, umas das piores AAO, tivemos o pior inverno aqui em Soledade...Meia-dúzia de geadas, muito nevoeiro e pouquíssimo frio...

É vdd PH

 

Inverno mto sem graça o de 1986

 

Lembro q eu anotava as temperaturas em um caderno da escola, mas acabei perdendo ele.

Muito nevoeiro e com mto custo, uma negativa.

Curitiba mal chegou à 0°C.

Em Porto Alegre, mínima de 5°C.

 

O primeiro gráfico é de Curitiba e o segundo de Porto Alegre..

São as mínimas diárias entre maio e 30/setembro..

klibild_17.gif.fc3f66be8f5a74a7d9441af453e09459.gif

klibild_15.gif.d3f051a1ccbe95c7fcba8e25e596b53b.gif

Link to comment
Share on other sites

Fazendo um raciocínio bem simplório: Na Antártida temos visto um aumento da camada de gelo percentualmente menor

que o decréscimo da camada no ártico, mas em termos absolutos é altamente provável que se equilibrem, visto que o

pólo sul tem a maior quantidade absoluta de gelo no planeta. Ou seja, não vejo evidências de aquecimento global apenas

pelos dados de gelo nos pólos.

 

Em Juiz de Fora, 25,6ºC agora e parcialmente nublado. Estamos no final da transição verão-outono, muito em breve o

outono pleno estará aqui.

 

Renan, GFS dá máxima <=20 pra BH ultima rodada.Resta esperar. :ok:

 

Neste momento chove na região metropolitana.

Link to comment
Share on other sites

Um breve comparativo das baixadas do RS, levando em conta alguns aspectos.

No quesito continentalidade

S Rosa Ilson 3 pontos

Tuias 2

Vicentina 1,5

Castelinho 1

Quanto à atuação das massas de ar frio

Tuias 3

Castelinho e Vicentina 2

S Rosa 1,5

Quanto à altitude

Castelinho 3

Tuias 2,5

Vicentina 2

S Rosa 1

Soma-se os pontos e divide-se por 3, resultado

Tuias 2,5 pontos

Castelinho 2

S Rosa 1,8

Vicentina 1,8

 

 

Apenas uma vaga ideia...não quer dizer que seja exatamente assim...

Mas resumindo, em média de mínimas ainda não fiz o cálculo,só de pois do inverno teremos uma ideia deste aspecto.

Mas tenho ainda convicção de que teremos a mínima absoluta do ano no RS , no Tuias... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Sol, entre nuvens e 21°C neste começo de tarde em Curitiba..

 

Maravilha de temperatura!

Pelo sistema METROCLIMA, no Bairro São João em Porto Alegre, 31,3°c no momento! (14h16min).

No centro de Porto Alegre, os termômetros de rua marcam entre 31°c e 32°c.

"VERÃOZÃO" nesta tarde de 17 de abril!

Ainda bem que amanhã vai amenizar um pouco a temperatura.

Chega de calor!!! :heat:

Abraços a todos. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.