Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Clima de uma cidade : qual o lugar representativo..??


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

QUE COISA IRRITANTE, CANSATIVA E PRÁ LÁ DE PURGANTE ESTA DISCUSSÃO, PH TEM UM TÓPICO SOBRE BAIXADA, POSTE LÁ, COM CERTEZA OS FANTASMAS LERÃO COM O MAIOR PRAZER, MAS PAREM COM ESTA LADAINHA, JÁ SÃO QUASE 10 ANOS!!

 

TEM CHUVA FORTE, ENCHENTE, SE ATENHAM A ISTO, E MODERADORES, CADÊ O EXEMPLO!!

 

Estava tudo indo tão bem até começar esse papo de baixada que já está mais que batido por aqui...

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 491
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Não concordo que médias mascaram o potencial de frio de algum lugar... se uma baixada x registra mínimas mais baixas que um topo y porém aquela possui uma média mais alta isso quer dizer que suas máximas são mais elevadas e que essa constância de mínimas expressivas não é tão frequente assim, salvo excessões como em noite de céu estrelado sob influência de altas polares... Tuias com certeza tem dispradamente mais potencial de mínimas expressivas do que o topinho inmet de Soledade, mas isso sob noite limpa e em compensação os dias acabam tendo máximas maiores também... ora, uma região genuinamente fria é feita de mínimas baixas em sua maioria ao longo do inverno e máximas constantes igualmente baixas ou no mínimo amenas... o que adiantam se encapotar de casacos depois de uma noite congelante e com um dia de tempo limpo e seco reagir feito o efeito cebola... local frio passa-se frio de dia e de noite... esse é o meu pensar... :good:

Não quero implicar com nada nem com ninguém, apenas quero expressar minha opinião... :good2:

Frio é frio seja de noite ou de dia.

O frio extremo provoca o fenômeno(geada), não importa se foi apenas de noite/madrugada/manhã, se ele ocorreu, ocorreu e ponto final, não importa se tu gosta ou não gosta ou se queres frio constante.

 

PH, não estou dizendo que Tuias não é fria, vc já provou que é... Tuias disputa de igual para igual em mínimas com qualquer região do RS durante atuação de MP... acontece que vc leva em consideração apenas as mínimas e ao meu ver é errado e não é somente eu que penso assim, pode ter certeza.. faz -4C e por volta de 9, 10hs já tá 12, 13C e a tarde 16, 17C ou mais... as médias gerais não feitas somente de mínimas mas de máximas também...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Não vi tu reclamar quando passam informação da mínima de Urupema...baixadão...

 

Pq a cidade inteira de Urupema está numa baixada.....ao contrario de Soledade....

 

Vamos colocar uma Davis no Alto do Cristo Redentor no Rio (710m) e vamos dizer que a cidade está esfriando pois agora está tendo máximas baixas...

Link to comment
Share on other sites

QUE COISA IRRITANTE, CANSATIVA E PRÁ LÁ DE PURGANTE ESTA DISCUSSÃO, PH TEM UM TÓPICO SOBRE BAIXADA, POSTE LÁ, COM CERTEZA OS FANTASMAS LERÃO COM O MAIOR PRAZER, MAS PAREM COM ESTA LADAINHA, JÁ SÃO QUASE 10 ANOS!!

 

TEM CHUVA FORTE, ENCHENTE, SE ATENHAM A ISTO, E MODERADORES, CADÊ O EXEMPLO!!

 

Estava tudo indo tão bem até começar esse papo de baixada que já está mais que batido por aqui...

É simples, peçam aos provocadores não cutucarem com vara curta, não falem bobagem, não neguem os fatos e não haverá nenhuma discussão do tema de minha parte.

Link to comment
Share on other sites

Não vi tu reclamar quando passam informação da mínima de Urupema...baixadão...

 

Pq a cidade inteira de Urupema está numa baixada.....ao contrario de Soledade....

 

Vamos colocar uma Davis no Alto do Cristo Redentor no Rio (710m) e vamos dizer que a cidade está esfriando pois agora está tendo máximas baixas...

Então tá Morro das Torres é um baita baixadão, os trocentos topos do município de Urupema, não contam... :punish: :mosking: :mosking: :mosking:

E só pra clarear a Metsul divulga ranking de municípios e não cidades. :punish:

Link to comment
Share on other sites

Então tá Morro das Torres é um baita baixadão, os trocentos topos do município de Urupema, não contam...

 

Se 80% da cidade viver no Morro das Torres....acho que a estação representativa de Urupema tem que ser lá.. alguem verifique então..!!

 

No PNI já nao tenho duvidas :

 

Resende (cidade) : 119.765 hab

 

Resende (PNI ) : 4 hab

Link to comment
Share on other sites

Então tá Morro das Torres é um baita baixadão, os trocentos topos do município de Urupema, não contam...

 

Se 80% da cidade viver no Morro das Torres....acho que a estação representativa de Urupema tem que ser lá.. alguem verifique então..!!

 

No PNI já nao tenho duvidas :

 

Resende (cidade) : 119.765 hab

 

Resende (PNI ) : 4 hab

Não importa se vivem menos ou mais pessoas,tu estás distorcendo a realidade, Urupema tem topos, encostas e baixadas assim como qq município serrano do sul do Brasil, os dados da estação de Urupema refletem o frio de baixada, mas não refletem o o topo nem as encostas, mas nem por isto deixa de ser um dado a ser considerado...

Link to comment
Share on other sites

Então tá Morro das Torres é um baita baixadão, os trocentos topos do município de Urupema, não contam... :punish: :mosking: :mosking: :mosking:

 

Melhor se informar melhor sobre Urupema. Ninguém mora me topo lá. Se ão conhece...

Chega ser ridícula tua afirmação, olhe no mapa e as casinhas no interior lá ...ah pra ti não são ninguém...

Quando vcs perdem o argumento, apelam pra geografia econômica, política e saem da meteorologia...olhei todo o relevo de urupema, tem topos, e baixadas, topos e baixadas, como Caxias tem, como Ausentes tem, e Soledade,e toda a Serra do Botucaraí tem...

Link to comment
Share on other sites

Então tá PH...eu me rendo....

 

Aproveito informo para todos que os três munipios mais frios do Brasil neste mes são Itamonte em Minas Gerais com 6,7 graus de média....em 2o lugar vem Resende com 7,7 graus e em 3o lugar Urupema com 10,4.......estes são os municipios mais frios do Brasil neste mes...

Link to comment
Share on other sites

Então tá PH...eu me rendo....

 

Aproveito informo para todos que os três munipios mais frios do Brasil neste mes são Itamonte em Minas Gerais com 6,7 graus de média....em 2o lugar vem Resende com 7,7 graus e em 3o lugar Urupema com 10,4.......estas são os municipios mais frios do Brasil neste mes...

Em frio médio sim, em frio de mínimas absolutas tu mesmo postou a tabela...

Link to comment
Share on other sites

Então tá PH...eu me rendo....

 

Aproveito informo para todos que os três municípios mais frios do Brasil neste mes são Itamonte em Minas Gerais com 6,7 graus de média....em 2o lugar vem Resende com 7,7 graus e em 3o lugar Urupema com 10,4.......estes são os municipios mais frios do Brasil neste mes...

 

E os mais ventosos do centro sul são Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema, Laguna, Bom Retiro, São Joaquim, Ausentes e os topos da Serra Geral, Joinville, Antonina...

 

Se é pra ser ridículo...

Link to comment
Share on other sites

Ou respeitamos a opinião alheia ou não há como permitir o debate de idéias.

 

Alguns criam uma tempestade por conta de discordia de idéias, sem precedentes...

 

Assim, VAMOS NOS RESPEITAR.

 

Sobre a punição, esta se dá com a denúncia da vítima aos ADM ou a verificação pela equipe de violação de regras.

 

Att.

Link to comment
Share on other sites

Uma observação - Metsul / Soledade

 

Acho errado a Metsul colocar na tabela das minimas (por municipio) a estação de Tuias.......é uma coisa fora da realidade....não representa a cidade simplesmente..teria que ser o Inmet, ora!!

 

Seria como a Folha de SP dizer que a minima na capital paulista foi de 2 graus...pois consideram o Marcilaq....e não o Mirante de Santana ou algum aeroporto....e detalhe...dizer que fez 2 graus sem mencionar a estaçao..

 

Daqui a pouco vão dizer que Resende fez -7.......e os hoteis da cidade vão lotar...

 

Outro dia a TV Globo informou que a maxima prevista em Petrópolis era de 11 graus....mal sabem que se trata de uma estação no Pico do Couto.....Mas é a Globo....já a Metsul é conhecedora do assunto e não poderia cometer esta falha.......esta é minha opinião..

 

 

Eles colocam 1 por municipio....que coloquem o Inmet que alem de ser uma estação oficial , é mais representativa.....Canela a mesma coisa....discordo colocar o Castelinho informando a minima na cidade..acaba gerando um falso cenário....a não ser que eles colocassem Soledade / Tuias...mas não fazem....só colocam , Soledade.....dai vao pensar que a cidade é um gelo...pois fez -4.....numa area desabitada do municipio que representa 0,5% da população local...

 

Troyano...eu não concordo....então pela esta mesma metodologia, Resende fez hoje -1,4 ....e isso faz que o estado do Rio de Janeiro seja o mais frio do Brasil...pois este muncipio está com 6,7 de media este mes...

 

 

Não vi tu reclamar quando passam informação da mínima de Urupema...baixadão...

 

Pq a cidade inteira de Urupema está numa baixada.....ao contrario de Soledade....

 

Vamos colocar uma Davis no Alto do Cristo Redentor no Rio (710m) e vamos dizer que a cidade está esfriando pois agora está tendo máximas baixas...

 

Aleluiaaaaa...... :clapping:

 

Concordo 101%.

 

Vou pedir pro Sheikh colocar uma estacao no topo do Burj Khalifa em Dubai.

 

:good:

 

PS: Com todo o respeito, a obcessao de alguns(ou muitos) aqui por temperaturas minimas chega a beirar o doentio. Acho que tao precisando sairem mais, se divertirem, treparem, sei la.

 

#prontofalei

 

 

 

.

Link to comment
Share on other sites

Então tá PH...eu me rendo....

 

Aproveito informo para todos que os três municípios mais frios do Brasil neste mes são Itamonte em Minas Gerais com 6,7 graus de média....em 2o lugar vem Resende com 7,7 graus e em 3o lugar Urupema com 10,4.......estes são os municipios mais frios do Brasil neste mes...

 

E os mais ventosos do centro sul são Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema, Laguna, Bom Retiro, São Joaquim, Ausentes e os topos da Serra Geral, Joinville, Antonina...

 

Se é pra ser ridículo...

Boa ideia, não tinha lembrado do ranking do vento entre as serranas, vou trazê-lo logo mais...

Link to comment
Share on other sites

:cray: :cray: :cray: :cray: :punish: :punish: :punish: :punish: :sad: :sad: :sad: :sad:

O assunto off topic esse....

Criem um topico disso sobre:

- localização de estação meteorológica

- Baixada x morro

- Areá urbana x Município

- Papai Noel ou Coelho da pascoa.....

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Chega ser ridícula tua afirmação, olhe no mapa e as casinhas no interior lá ...ah pra ti não são ninguém...

Quando vcs perdem o argumento, apelam pra geografia econômica, política e saem da meteorologia...olhei todo o relevo de urupema, tem topos, e baixadas, topos e baixadas, como Caxias tem, como Ausentes tem, e Soledade,e toda a Serra do Botucaraí tem...

 

Eu quero uma foto de 5 casas nesse topo que tu fala. Ai eu prometo me calar. Urupema está encrava no meio de morros de 1500, 1600, 1700. A cidade está em 1300/1400, se me mostrar eu me calo.

Link to comment
Share on other sites

Chega ser ridícula tua afirmação, olhe no mapa e as casinhas no interior lá ...ah pra ti não são ninguém...

Quando vcs perdem o argumento, apelam pra geografia econômica, política e saem da meteorologia...olhei todo o relevo de urupema, tem topos, e baixadas, topos e baixadas, como Caxias tem, como Ausentes tem, e Soledade,e toda a Serra do Botucaraí tem...

 

Eu quero uma foto de 5 casas nesse topo que tu fala. Ai eu prometo me calar. Urupema está encrava no meio de morros de 1500, 1600, 1700. A cidade está em 1300/1400, se me mostrar eu me calo.

Cara não adianta distorcer estamos falando de meteorologia não de população.

Estamos falando de município, não cidade...

Link to comment
Share on other sites

PS: Com todo o respeito, a obcessao de alguns(ou muitos) aqui por temperaturas minimas chega a beirar o doentio.

 

Gerson...tambem tenho essa obsessão pelo frio...mandei meu filho de Dublin pra Toronto inclusive.... :mosking:

 

Mas falando sério....um assunto totalmente esquecido aqui são as máximas....parece que simplesmente elas não existem aqui neste forum....Mas dai vão dizer que estou puxando sardinha pq moro no Riacho Grande na grande ABC ...E vc pq mora na terra da Rainha...pois quem não caça com mínimas , caça com máximas....

Link to comment
Share on other sites

PS: Com todo o respeito, a obcessao de alguns(ou muitos) aqui por temperaturas minimas chega a beirar o doentio.

 

Gerson...tambem tenho essa obsessão pelo frio...mandei meu filho de Dublin pra Toronto inclusive.... :mosking:

 

Mas falando sério....um assunto totalmente esquecido aqui são as máximas....parece que simplesmente elas não existem aqui neste forum....Mas dai vão dizer que estou puxando sardinha pq moro no Riacho Grande na grande ABC ...E vc pq mora na terra da Rainha...pois quem não caça com mínimas , caça com máximas....

 

O frio em máximas é muito mais importante para um ser humano normal que o de mínima. Que eu saiba as pessoas trabalham de dia, estudam,compras, passeios, tudo a luz do dia.

Link to comment
Share on other sites

Vou me retirar do debate, pq uns já começaram com ofensas pessoais e aí como não quero ofender ninguém, prefiro me retirar.

 

Quem falou bobagem foi tu quando se referiu a mim. Fiz uma excelente proposta por estações na cidade e tu nem se interessou em ganha-las.

 

Urupema é uma cidade extremamente pequena, com 6 ruas apenas. A estação está ali pelo meio delas. Não há diversidade de relevo no local onde estão as casas. É simplesmente plano. Se existir alguém morando na beira da estrada mais afastado da cidade, isso deve ser ignorado para fins de determinação de onde a população vive. Seria um preciosismo desnecessário. A vantagem de Urupema é que praticamente tanto faz a estação estar em área urbana ou rural. É como se fosse a mesma coisa. Não há prédios, não há asfalto, nada impede boa circulação de vento e etc. Soledade é uma cidade muito maior, com muito mais urbanização, asfalto, prédios e etc. Não dá pra comparar área urbana das duas. Acredito que em Urupema se botassem a estação a 5km da praça central e onde está atualmente não daria praticamente nenhuma diferença. Em Soledade, obviamente, daria.

Link to comment
Share on other sites

PH..vc não entendeu nada o que eu disse..!!

 

Não estou duvidando do frio de Tuias.....só acho errado a Metsul usar esta estação sem sequer mencionar o local , dizendo que a cidade de Soledade fez -4........eu acho errado...!!

 

A Metsul teria que pegar a estação do Inmet e não Tuias....pq não é a estação que representra o municipio..capice..??

 

Mais uma vez pra vc entender....

 

A Rede Globo mostrando a AV Paulista na TV vai dizer que fez 2 graus ou 8 graus..??

 

2 graus - Marcilaq / 8 Mirante de Santana

 

Acho que agora vc deverá entender o que estou querendo dizer...!!

Não vi tu reclamar quando passam informação da mínima de Urupema...baixadão...

 

PHP, meu amigo, a estação de Urupema é representativa da Cidade (e que cidade :mosking: ), porque a Cidade de Urupema está numa mega baixada! Só isso! Eu sinceramente não sei porque eu respondi, mas a tua retomada com este post é simplesmente totalmente fora do bom senso. Isso já foi discutido 1.000.000 x 107 vezes aqui no BAZ. Pelamordedeus! :ok:

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso tem enchente que corre o risco de ser histórica e MP forte a caminho. E nego discutindo Cucuias... :ok:
NÃO ESQUEÇAS DAS RATATUIAS E DAS CERCAS "VEIAS/NOVAS/MADURAS"', NÃO RESITI, JÁ QUE NINGUÉM COLABORA!!

 

 

JOAÇABA COM ENCHENTE E PODERÁ SER A MAIS FORTE DESDE 1983!!

 

TÁ FEIO!

Colocaram 9 estações em S Joaquim graxaim e não conseguiram bater Urupema Siriema...pq será.... :mosking: :mosking: :mosking:

Aliás pela altitude SJ tem muito pouco frio, :mosking: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

PH..vc não entendeu nada o que eu disse..!!

 

Não estou duvidando do frio de Tuias.....só acho errado a Metsul usar esta estação sem sequer mencionar o local , dizendo que a cidade de Soledade fez -4........eu acho errado...!!

 

A Metsul teria que pegar a estação do Inmet e não Tuias....pq não é a estação que representra o municipio..capice..??

 

Mais uma vez pra vc entender....

 

A Rede Globo mostrando a AV Paulista na TV vai dizer que fez 2 graus ou 8 graus..??

 

2 graus - Marcilaq / 8 Mirante de Santana

 

Acho que agora vc deverá entender o que estou querendo dizer...!!

 

O INMET de Soledade é tão longe do Centro da cidade quanto Tuias...

Link to comment
Share on other sites

Colocaram 9 estações em S Joaquim graxaim e não conseguiram bater Urupema Siriema...pq será....

 

Interessante que a + fria delas (média) depois do Cruzeiro é claro...é justamente a estação do Inmet...depois vem a Chapada Seca que não tem nada a ver com a Chapada Bonita...tinha pensado que tinha mudado de nome , mas são na verdade duas, seca e bonita

Link to comment
Share on other sites

E esta geada dentro da área urbana de Solecity, é uma área verde mas não deixa de ser área urbana.Esta diferença toda em função de urbanização serve para bairros mais centrais ou bem urbanizados,nos bairros situados ao redor, nas regiões periféricas, o efeito de urbanização é quase nulo...

5a4e896fad53d_20junhogeadafortesoledade(34).jpg.641eed52a3c311bf93a71755467fdf8b.jpg

Link to comment
Share on other sites

Colocaram 9 estações em S Joaquim graxaim e não conseguiram bater Urupema Siriema...pq será.... :mosking: :mosking: :mosking:

Aliás pela altitude SJ tem muito pouco frio, :mosking: :mosking:

 

E há visivelmente um sentimento anti-gaúcho da parte da alguns aqui....

 

Quando achei que o BAZ tinha chegado ao fundo do poço com esse debate, eis que ele revela que há um poço ainda mais profundo.

 

Que debate mais ridículo. Só expressa o desconhecimento total, o orgulho ferido, o bairrismo doentio, a competição besta e uma frustração sem limites para falar besteiras.

 

E vamos a mais quantos anos com esse tema? Ninguém agüenta mais.

Link to comment
Share on other sites

E tem também acusação de xenofobia. É bom dar o nome aos bois ou mostrar quem falou isso, pois uma acusação tão grave para todos não pode ficar sem uma ação da moderação.

Quando eles me acusam da mesma coisa, é bairrismo...quando eu acuso eles, é xenofobia...cara tu tá incomodado comigo.Procure me evitar,me ignore.

Link to comment
Share on other sites

Caio, nem vale mais a pena se irritar, o negócio é dar risada destes tipos de comentários, mundo pequeno.

 

O cara acha que Deus criou primeiramente Soledade e depois o mundo foi se ajeitando ao redor da mesma para agradá-la.

Cara eu não invento números , nem fatos, se eles não te agradam q posso fazer.Eu tô pra elaborar a lista dos tendenciosos e parciais do BAZ, ela ta´ficando grandinha...

Link to comment
Share on other sites

Caio, nem vale mais a pena se irritar, o negócio é dar risada destes tipos de comentários, mundo pequeno.

 

O cara acha que Deus criou primeiramente Soledade e depois o mundo foi se ajeitando ao redor da mesma para agradá-la.

Cara eu não invento números , nem fatos, se eles não te agradam q posso fazer.Eu tô pra elaborar a lista dos tendenciosos e parciais do BAZ, ela ta´ficando grandinha...

 

Que números ?? Soledade na média não é mais fria que a campanha gaúcha no JJA e em mínima absoluta não é a mais fria nem do RS. E mesmo assim eu prefiro os 41ºC de 1943 registrados aqui na cidade no Inmet.

 

E exponha essa lista, todos estamos querendo ver !!!

 

Boa noite.

Link to comment
Share on other sites

Caio, nem vale mais a pena se irritar, o negócio é dar risada destes tipos de comentários, mundo pequeno.

Vindo de um corinthiano, não dá esperar que o cara seja isento...

 

Vai Corinthians.

 

Só to falando que não vale a pena se irritar por coisas do fórum PH.

 

Que coisa.

 

Beijokas. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Então tá Morro das Torres é um baita baixadão, os trocentos topos do município de Urupema, não contam...

 

Se 80% da cidade viver no Morro das Torres....acho que a estação representativa de Urupema tem que ser lá.. alguem verifique então..!!

 

No PNI já nao tenho duvidas :

 

Resende (cidade) : 119.765 hab

 

Resende (PNI ) : 4 hab

Não importa se vivem menos ou mais pessoas,tu estás distorcendo a realidade, Urupema tem topos, encostas e baixadas assim como qq município serrano do sul do Brasil, os dados da estação de Urupema refletem o frio de baixada, mas não refletem o o topo nem as encostas, mas nem por isto deixa de ser um dado a ser considerado...

 

 

PH,

 

Quando que vai acabar esse CHORORÔ!?

Link to comment
Share on other sites

PS: Com todo o respeito, a obcessao de alguns(ou muitos) aqui por temperaturas minimas chega a beirar o doentio.

 

Gerson...tambem tenho essa obsessão pelo frio...mandei meu filho de Dublin pra Toronto inclusive.... :mosking:

 

Mas falando sério....um assunto totalmente esquecido aqui são as máximas....parece que simplesmente elas não existem aqui neste forum....Mas dai vão dizer que estou puxando sardinha pq moro no Riacho Grande na grande ABC ...E vc pq mora na terra da Rainha...pois quem não caça com mínimas , caça com máximas....

 

 

Riacho Grande é um MONSTRO nas máximas! Impressionante a absurda diferença para a cidade de SP e muitas vezes na hora do almoço está em posição privilegiada no http://baz.jeancharlier.com/

Link to comment
Share on other sites

PH,

 

Soledade é a cidade/município/baixada/região/ninho da minhoca MAIS FRIO DO BRASIL.

 

Satisfeito?

 

Agora podemos continuar com a programação normal?

Não, não é o mais frio em médias, nem em máximas,e nem em média de mínimas, embora as baixadas daqui tenham mínimas muito baixas.

A realidade é,Serra do Botucaraí pode ter sim as mais baixas mínimas absolutas do RS e uma das mais baixas do Br.

Link to comment
Share on other sites

Uma observação - Metsul / Soledade

 

Acho errado a Metsul colocar na tabela das minimas (por municipio) a estação de Tuias.......é uma coisa fora da realidade....não representa a cidade simplesmente..teria que ser o Inmet, ora!!

 

Como gostam de ferver o kissuco por nada.

 

A MetSul faz um ranking de minimas por MUNICIPIOS. A menor ou maior temperatura dentro de um MUNICIPIO, independente se for zona rural ou área urbana. Se for colocado um * de observação para cada estação vai ter mais explicacao que temperatura. Discussao boba e improdutiva, ou seja, bobagem.

 

Temperatura sempre representativa para cada individuo é do seu umbigo. Do seu quintal. Em cidades com muitos microlimas interessa o que ele vive, o que demanda a roupa que ele for usar. Ninguem liga ar-condicionado ou aquecedor pela temperatura que ouviu no radio no outro canto da cidade, mas pelo que sente (frio ou calor) dentro da sua propria casa.

 

E passar bem.

 

PS: Há, certamente, locais mais frios em noites de frio de baixada dentro da zona urbana de Soledade que nos Parques das Tuias, ao meu ver uma opcao infeliz se a intencao era pegar minimas "espetaculosas". Eu conheço Soledade. Nao me baseio em Google Earth.

 

PS2: Pro "jênio" autor do tópico, qual o local de uma cidade é representativo para chuva ?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.