Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Clima de uma cidade : qual o lugar representativo..??


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Nome do Tópico: Clima de uma CIDADE

 

Existe cidade sem ninguém vivendo ??

 

conheço Soledade. Há baixadões sim. Que nem pegar Caxias do sul. Há uma variação grande em sua topografia. Até mesmo Bagé, que é uma cidade não alta tem suas grandes variações topográficas. Se fõssemos querer a temperatura correta teríamos que encher de termômetros nos microclimas e pegar a média. Logo, a escolha de um local alto não vai condizer com a temperatura adequada. Um lugar muito baixo não vai dar uma boa idéia de ventos de topo. Quer dizer, fica difícil ter uma realidade bem representada. Vejam o exemplo de Porto Alegre: Se fôssemos enfiar o termômetro em alguns buracos quentes da cidade, teríamos médias bem maiores. Quer dizer, o próprio Jardim botânico está ficando cheio de concreto em seu entorno, o que pode alterar as medições.

Acho essa briga uma perda de tempo.

 

Exato Gamboa... Se até Bagé há grandes diferenças entre um lugar e outro durante noites de céu estrelado, está discussão está mais que batida.

 

Toda essa discussão é por má interpretação por parte do PH, o Carlos falou que a estação Tuias onde está não representa a cidade pq não está localizada na cidade. Mas obviamente faz parte de Soledade e há baixadas parecidas ou mais cuiudas na mesma. Daí ele já falou que estão duvidando que Soledade faz frio, e saiu como sempre atacando alguma outra estação, no caso Urupema.

 

Abraço a todos

Perae pera~eee, e assim surgem os mal-entendidos...

-Pra começo de prosa quem iniciou a polêmica foi o Carlos Dias, questionando a Metsul.

-Em segundo lugar não sei pq moveram as mensagens pra este tópico...a mínima é divulgada como do município e não da cidade.Até pq a esmagadora maioria do Inmet é suburbana ou rural...

-Em nenhum momento neguei o frio de Urupema, apenas rebati no mesmo nível, quando alguns tendenciosamente querem passar a ideia de que todo o município de Urupema é baixada...Urupema é a mais fria em médias,mas acho q pode ser batida por algum outro local, em menor máxima, e mínima absoluta, é simples, não misturem.

 

Toda cidade(Nome do tópico) de Urupema é uma baixada. Mas fiquei curioso,qual outra cidade tu acha que pode bater Urupema nas mínimas absolutas ?? Acho que só a região do Meio Oeste Catarinense acima dos 1000 metros, como Herciolópolis ou o Parna SJ.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 491
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Não falei cidade, não mistura de novo.

Acho sim que baixadas do meio-oeste catarinense/sudoeste paranense batem Urupema na min absoluta, S Rosa bateu ano passado...e o Tuias pode sim em alguma forte alta polar.

Menor máxima, acho que São Chico de Paula pode levar.

 

E Isto encerra a discussão pessoal...

Link to comment
Share on other sites

Depois perguntam por que o pessoal some do fórum...

Disputa acirrada para saber qual tópico é o pior...

 

Clima de uma cidade : qual o lugar representativo..??

viewtopic.php?f=156&t=15552&p=445723#p445723

 

Como medir o frio..!!

viewtopic.php?f=156&t=15635

 

Ao invés de alimentar esses dois tópicos inúteis, alimentem os tópicos de Eventos Históricos e Tempo no Passado, Aprendizagem e Educação, Astronomia, entre outros bons tópicos que estão por ai perdidos e esquecidos.

Link to comment
Share on other sites

Não falei cidade, não mistura de novo.

Acho sim que baixadas do meio-oeste catarinense/sudoeste paranense batem Urupema na min absoluta, S Rosa bateu ano passado...e o Tuias pode sim em alguma forte alta polar.

Menor máxima, acho que São Chico de Paula pode levar.

 

Santa Rosa não bateu ano passado, fez -7,4°C em Urupema e em Santa Rosa fez -6,x° ou algo parecido... Com a sorte que teve nebulosidade em Urupema.

 

Em Urupema fez -9°C em 2011, em Santa Rosa não chegou a -5...

Link to comment
Share on other sites

Depois perguntam por que o pessoal some do fórum...

Disputa acirrada para saber qual tópico é o pior...

 

Clima de uma cidade : qual o lugar representativo..??

viewtopic.php?f=156&t=15552&p=445723#p445723

 

Como medir o frio..!!

viewtopic.php?f=156&t=15635

 

2

 

Pelo menos o tópico de monitoramento está sussa!

Link to comment
Share on other sites

Tava pensando isso Moretão..!!

 

Top *10* - 2013

 

-7,8 - MORRO DA IGREJA SC

-7,4 - URUPEMA (EPAGRI) SC

-6,9 - PQ DO ITATIAIA (PWS) SP

-6,8 - SÃO JOAQUIM (CRUZEIRO) SC

-6,3 - SANTA ROSA (PWS) RS

-5,9 - BOM JARDIM DA SERRA SC

-5,6 - SÃO JOAQUIM (AUT/INMET) SC

-5,1 - ÁGUA DOCE (PWS) SC

-4,9 - TRÊS BARRAS SC

-4,8 - ITARARÉ SP

Link to comment
Share on other sites

Tava pensando isso Moretão..!!

 

Top *10* - 2013

 

-7,8 - MORRO DA IGREJA SC

-7,4 - URUPEMA (EPAGRI) SC

-6,9 - PQ DO ITATIAIA (PWS) SP

-6,8 - SÃO JOAQUIM (CRUZEIRO) SC

-6,3 - SANTA ROSA (PWS) RS

-5,9 - BOM JARDIM DA SERRA SC

-5,6 - SÃO JOAQUIM (AUT/INMET) SC

-5,1 - ÁGUA DOCE (PWS) SC

-4,9 - TRÊS BARRAS SC

-4,8 - ITARARÉ SP

 

PNI virou SP agora ? :sarcastic:

 

Nem parece Brazzil !

Link to comment
Share on other sites

Pois é ...tanto se fala em baixada, baixada....que o TOPO deu laço em todo mundo em 2013..!!

Foi um ano de exceção e vc sabe disto.Até na neve foi exceção, com neve em Brusque depois de 50 anos e agora mais um 100 pra dar outra igual... :mosking:

Opa corrigindo, foi em 2012 que S Rosa ganhou de Urupema, mesma data dos -10,6º aqui (em abrigo de venezianas)que muita gente se sente incomodada até hoje...

Bom, se uma baixadinha nanica de 200m venceu a famosa gigante de 1300m,pq eu duvidaria do Tuias com seus 657m ganhar de Urupema... :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Bom, se uma baixadinha nanica de 200m venceu a famosa gigante de 1300m,pq eu duvidaria do Tuias com seus 657m ganhar de Urupema... :rofl:

 

Amigo, sinto lhe informar mas está errado de novo. :laugh:

 

A mínima em Urupema em 2012 foi de -8,4°C. E em Bom Jardim da Serra fez -8,6°C.

 

A mínima em Santa Rosa foi de -7,6°C.

 

:rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Tava pensando isso Moretão..!!

 

Top *10* - 2013

 

-7,8 - MORRO DA IGREJA SC

-7,4 - URUPEMA (EPAGRI) SC

-6,9 - PQ DO ITATIAIA (PWS) SP

-6,8 - SÃO JOAQUIM (CRUZEIRO) SC

-6,3 - SANTA ROSA (PWS) RS

-5,9 - BOM JARDIM DA SERRA SC

-5,6 - SÃO JOAQUIM (AUT/INMET) SC

-5,1 - ÁGUA DOCE (PWS) SC

-4,9 - TRÊS BARRAS SC

-4,8 - ITARARÉ SP

 

PNI virou SP agora ? :sarcastic:

 

Nem parece Brazzil !

 

Na verdade ele quis dizer Vale do Ruah... :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Bom, se uma baixadinha nanica de 200m venceu a famosa gigante de 1300m,pq eu duvidaria do Tuias com seus 657m ganhar de Urupema... :rofl:

 

Amigo, sinto lhe informar mas está errado de novo. :laugh:

 

A mínima em Urupema em 2012 foi de -8,4°C. E em Bom Jardim da Serra fez -8,6°C.

 

A mínima em Santa Rosa foi de -7,6°C.

 

:rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Moretão

 

Corrigindo: -9,2°C em Bom Jardim junho-2012

 

Foi uma bela sequência de negativas sub -4° : 6/6: -4,6° 7/6: -5,3° 8/6: -9,2° 9/6: -8,6°

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Hummm... como pode existir uma baixada sem um topo e vice-versa?

 

Só espero que ninguém perca o seu tempo tentando contar quantas casas estão em topo/baixada/encosta em cada cidade.

 

Aliás, parabéns aos envolvidos. Essa deve ser a discussão mais sem sentido da história do BAZ.

 

 

Inacreditável mesmo. Soledade é menor que um bairro de São Paulo. É o mesmo que discutir por 10 anos se faz mais frio em em Higienópolis ou nos Jardins.

 

Jardins recebe o ar frio que escoa do ALTO DA SERRA da Avenida Paulista. Em Higienópolis tem muito topinho baixo, mas se você procurar o ninho da minhoca vai encontrar muita baixada cuiúda, sem contar que por estar 5km mais afastado do mar a continentalidade faz a diferença!

 

:mosking:

Link to comment
Share on other sites

Aqui no BAZ se dá valor demasiado ao número. A baixada do Ilson em Santa Rosa é impressionante. A cidade, no entanto, não está nem entre as 50 mais frias do RS. Tudo depende de onde você consegue encaixar a estação. Por sorte dele, está do lado de casa - aí está a questão da viabilidade mais uma vez.

 

Perfeito! Perdemos muito tempos com essas besteiras e deixamos de dar mais atenção ao que realmente importa, como as impressionantes variações da baixada do Ilson!

 

:good:

Link to comment
Share on other sites

Verdade, muito bem corrigido. :laugh:

 

Costumo associar o -9°C de Urupema com o -9,2°C de Bom Jardim, mas são de anos diferentes!

 

Urupema (PWS) foi -4,4°C, -5,7°C, -7,8°C, -7,6° = -6,3°C de média.

 

Bom Jardim da Serra foi -4,6°C, -5,3°C, -9,2°C, -8,6°C = -6,9°C de média. Nessa Bom Jardim da Serra levou a melhor!

Link to comment
Share on other sites

Tenho uma solução para os problemas...

Façam uma vaquinha e mudem o PH para Urupema... PRONTO

Sua cidade será a que tem as menores mínimas absolutas, menor média, menor média das mínimas no inverno, muita neve, tudo!

O único risco é ele entrar num fórum argentino e começar uma briga pra provar que Urupema é mais fria e nivosa que Bariloche.

 

:mosking:

Link to comment
Share on other sites

Hummm... como pode existir uma baixada sem um topo e vice-versa?

 

Só espero que ninguém perca o seu tempo tentando contar quantas casas estão em topo/baixada/encosta em cada cidade.

 

Aliás, parabéns aos envolvidos. Essa deve ser a discussão mais sem sentido da história do BAZ.

 

 

Inacreditável mesmo. Soledade é menor que um bairro de São Paulo. É o mesmo que discutir por 10 anos se faz mais frio em em Higienópolis ou nos Jardins.

 

Jardins recebe o ar frio que escoa do ALTO DA SERRA da Avenida Paulista. Em Higienópolis tem muito topinho baixo, mas se você procurar o ninho da minhoca vai encontrar muita baixada cuiúda, sem contar que por estar 5km mais afastado do mar a continentalidade faz a diferença!

 

:mosking:

Propositalmente os caras puxam o debate pra cidades e não municípios...volta pra escola guri, o município de SP em área não é tão maior que o de Soledade...e a Serra do Botucaraí é muito mais extensa q o município de SP...

Link to comment
Share on other sites

Bom, se uma baixadinha nanica de 200m venceu a famosa gigante de 1300m,pq eu duvidaria do Tuias com seus 657m ganhar de Urupema... :rofl:

 

Amigo, sinto lhe informar mas está errado de novo. :laugh:

 

A mínima em Urupema em 2012 foi de -8,4°C. E em Bom Jardim da Serra fez -8,6°C.

 

A mínima em Santa Rosa foi de -7,6°C.

 

:rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Nossa toda esta diferença?Que vergonha pras gigantes...mesmo assim, olha bem cara quase empataram... :rofl:

O que to querendo botar na tua cabeça,é q se o Tuias for apenas 1º mais frio q S Rosa, já empata com Urupema Siriema e Bom Jardim pirimpimpim... :negative:

E a mínima de dois dígitos tão alardeada aqui de Urupema, será q acontece este ano??? :mosking: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Nossa toda esta diferença?Que vergonha pras gigantes...mesmo assim, olha bem cara quase empataram... :rofl:

O que to querendo botar na tua cabeça,é q se o Tuias for apenas 1º mais frio q S Rosa, já empata com Urupema Siriema e Bom Jardim pirimpimpim... :negative:

E a mínima de dois dígitos tão alardeada aqui de Urupema, será q acontece este ano??? :mosking: :rofl:

 

Que coisa mais ridícula, que papelão. Você não enxerga isso?

 

Não diz nada com nada. Foge das besteiras que afirma. Já foi desmentido por si mesmo. Já foi desmascarado pela Metsul. Já admitiu que não viu o que afirmava ter visto. E vem aqui insistir como paladino da ciência meteorológica e geográfica?

 

Eu não posso deixar passar incólume tanta idiotice, tanto bairrismo ressentido, tanta insistência inútil.

 

Existe um sentimento anti-gaúcho de alguns como afirmas ou o oposto explícito por você? Porque toda vez que se refere a Urupema como siriema, ou Bom Jardim pirimpimpim me parece uma total falta de respeito que jamais seria tolerada e perdoada pelo teu orgulho bairrista. Quem você acha que é para se dirigir de maneira tão desrespeitosa expressa por trocadilhos de insignificância a essas duas pequenas cidades? Por acaso o teu orgulho e tuas raízes suportariam tal desrespeito recíproco?

 

É lamentável que o BAZ seja forçado a ouvir diuturnamente essa porcaria de preconceito ressentido que exasperas a cada mensagem contra essas tuas "rivais". É como se a admissão de inferioridade fosse deslavadamente mascarada pela insignificância que promoves contra estas cidades. Ou quando o tamanho da tua metrópole é capaz de atropelar os fatos que não queres enxergar. No final o teu orgulho bairrista é que não suporta a verdade indiscutível. Nem se mil estações lhe dissessem o contrário, sempre haverá um topo e uma baixada a se apegar. O último permafrost perdido que nada alcançará.

Link to comment
Share on other sites

Nossa toda esta diferença?Que vergonha pras gigantes...mesmo assim, olha bem cara quase empataram... :rofl:

O que to querendo botar na tua cabeça,é q se o Tuias for apenas 1º mais frio q S Rosa, já empata com Urupema Siriema e Bom Jardim pirimpimpim... :negative:

E a mínima de dois dígitos tão alardeada aqui de Urupema, será q acontece este ano??? :mosking: :rofl:

 

Vergonha não ser mais frio ou menos frio. Vergonha é vir aqui falar o que não sabe.

 

"Pessoas morando em topos em Urupema". "Santa Rosa batendo Urupema em mínimas absolutas". São pérolas que você trouxe.

 

Entendo o que você quer dizer mas o "se" não existe. Na última MP a diferença foi de 1,1 entre Santa Rosa e Tuias. só que a mínima de Urupema foi 4,8°C menor que Santa Rosa. Pode acontecer, mas enquanto acontecer não passa de mera suposição.

 

Enquanto isso pode fazer piada cheia de recalque de Urupema. Alguma coisa tem que inventar para desmoralizar o seu "adversário". Não sabe perder, parece uma criança.

 

:rofl:

Link to comment
Share on other sites

Nossa toda esta diferença?Que vergonha pras gigantes...mesmo assim, olha bem cara quase empataram... :rofl:

O que to querendo botar na tua cabeça,é q se o Tuias for apenas 1º mais frio q S Rosa, já empata com Urupema Siriema e Bom Jardim pirimpimpim... :negative:

E a mínima de dois dígitos tão alardeada aqui de Urupema, será q acontece este ano??? :mosking: :rofl:

 

Que coisa mais ridícula, que papelão. Você não enxerga isso?

 

Não diz nada com nada. Foge das besteiras que afirma. Já foi desmentido por si mesmo. Já foi desmascarado pela Metsul. Já admitiu que não viu o que afirmava ter visto. E vem aqui insistir como paladino da ciência meteorológica e geográfica?

 

Eu não posso deixar passar incólume tanta idiotice, tanto bairrismo ressentido, tanta insistência inútil.

 

Existe um sentimento anti-gaúcho de alguns como afirmas ou o oposto explícito por você? Porque toda vez que se refere a Urupema como siriema, ou Bom Jardim pirimpimpim me parece uma total falta de respeito que jamais seria tolerada e perdoada pelo teu orgulho bairrista. Quem você acha que é para se dirigir de maneira tão desrespeitosa expressa por trocadilhos de insignificância a essas duas pequenas cidades? Por acaso o teu orgulho e tuas raízes suportariam tal desrespeito recíproco?

 

É lamentável que o BAZ seja forçado a ouvir diuturnamente essa porcaria de preconceito ressentido que exasperas a cada mensagem contra essas tuas "rivais". É como se a admissão de inferioridade fosse deslavadamente mascarada pela insignificância que promoves contra estas cidades. Ou quando o tamanho da tua metrópole é capaz de atropelar os fatos que não queres enxergar. No final o teu orgulho bairrista é que não suporta a verdade indiscutível. Nem se mil estações lhe dissessem o contrário, sempre haverá um topo e uma baixada a se apegar. O último permafrost perdido que nada alcançará.

Mas quem falando em idiotice o carinha da nata da society catarinense, que buscou desesperadamente o buraco da minhoca, claro no município mais frio de SC e do Brasil afinal, ele não admitiria perder em seus comparativos com alguma outra cidade que surgisse...sorte dele que não há no meio-oeste alguma estação em baixada típica, ia tomar tunda todo dia... e aí vem com o linguajar típico da nova juventude moderninha e arrogante...acha ofensivo chamarem sua protegida de Siriema, mas não se intimida em escrever Ratutuias, e Cucuias e galinheiros quando se refere à minha região etc....demonstra o quanto usa dois pesos e duas medidas...aliás como alguns do BAZ, escancaram suas tendências...

Link to comment
Share on other sites

Nossa toda esta diferença?Que vergonha pras gigantes...mesmo assim, olha bem cara quase empataram... :rofl:

O que to querendo botar na tua cabeça,é q se o Tuias for apenas 1º mais frio q S Rosa, já empata com Urupema Siriema e Bom Jardim pirimpimpim... :negative:

E a mínima de dois dígitos tão alardeada aqui de Urupema, será q acontece este ano??? :mosking: :rofl:

 

Vergonha não ser mais frio ou menos frio. Vergonha é vir aqui falar o que não sabe.

 

"Pessoas morando em topos em Urupema". "Santa Rosa batendo Urupema em mínimas absolutas". São pérolas que você trouxe.

 

Entendo o que você quer dizer mas o "se" não existe. Na última MP a diferença foi de 1,1 entre Santa Rosa e Tuias. só que a mínima de Urupema foi 4,8°C menor que Santa Rosa. Pode acontecer, mas enquanto acontecer não passa de mera suposição.

 

Enquanto isso pode fazer piada cheia de recalque de Urupema. Alguma coisa tem que inventar para desmoralizar o seu "adversário". Não sabe perder, parece uma criança.

 

:rofl:

Tu nem cidade fria tem pra torcer, o q tem em Brusque?Um time? Terremoto?Uma nevada cada meio século?Pérola eu já joguei muitas aqui...mas vou parar de jogar...tem gente aqui q não sabe brincar, adora cornetear, mas jamais ser corneteado.

Link to comment
Share on other sites

Mas quem falando em idiotice o carinha da nata da society catarinense,

 

Tendo uma origem muito humilde por parte de pai e mãe, a trajetória profissional de meus familiares não me coloca na nata da society catarinense. Ao contrário do que tu fantasias, estou muito longe disso.

 

Mesmo que fosse não me ofenderia. Teria orgulho. E só tenho a lamentar a tua insistência em levantar o lado pessoal para o debate, como se a origem, classe, poder aquisitivo, instrução ou seja lá o que for fossem elementos a serem considerados com a iniciativa de diferenciar este ou aquele do grupo.

 

O que diferencia, isto sim, é a ética e a igualdade de tratamento. Ética com a correção de informações para o debate científico. Mostrando o que realmente ocorre, e não criando fatos que gostaríamos que ocorressem. Igualdade, que independente de origem, credo, orientação, não fosse motivo para carimbar certo preconceito a pessoa com o viés de deturpar o debate.

 

que buscou desesperadamente o buraco da minhoca, claro no município mais frio de SC e do Brasil afinal, ele não admitiria perder em seus comparativos com alguma outra cidade que surgisse...sorte dele que não há no meio-oeste alguma estação em baixada típica, ia tomar tunda todo dia...

 

Piada. Como se eu estivesse numa olimpíada. Como se a estação fosse tendenciosamente colocada para provar algo diferente do que ocorre para 100% dos moradores da área urbana.

 

Pergunte aos 17.000 visitantes da estação neste mês se eu colocasse a mesma lá numa baixadinha no interior de Soledade, que interesse despertaria. Quantos a visitariam?

 

e aí vem com o linguajar típico da nova juventude moderninha e arrogante...acha ofensivo chamarem sua protegida de Siriema, mas não se intimida em escrever Ratutuias, e Cucuias e galinheiros quando se refere à minha região etc....demonstra o quanto usa dois pesos e duas medidas...aliás como alguns do BAZ, escancaram suas tendências...

 

Deixando o xingamento a mim e a minha maneira de escrever de lado, pergunte a todos. Os trocadilhos surgiram mais em tom de brincadeira pela tua fixação as "cuiudas" do que pelo desmerecimento. Desmerecimento esse latente em todas as tuas citações as cidades, um misto de sentimentos negativos de quem obstinadamente busca sem sucesso mostrar uma superioridade na infantil corrida pelo pela baixada b5, primeira divisão ou sei lá mais que nome idiota você deu a essa competição criada pela tua imaginação.

 

Lá se vão dez anos dessa mesma ladainha...

Link to comment
Share on other sites

Há alguns anos atrás, orei muito, torci por um jovem chamado Caio Cesar quando ele estava doente,pelo qual sempre tive estima e admiração, fiquei feliz por sua recuperação, por suas ações, em prol da meteorologia brasileira.Esta gurizada baziana é como se fosse um grupo de sobrinhos, afiliados, sempre visualizo suas mensagens com muito carinho,sim, esta gurizada baziana é como uma família para mim.

Sempre disse que aqui há um grupo seleto e privilegiado de pessoas, não pela capacidade financeira, mas pela capacidade intelectual, conhecimento científico, e o gosto pela fantástica meteorologia.

O próprio Caio, consegue fazer leitura de modelos e projeções, de maneira mais eficiente que muitos meteorologistas formados.

Contudo, o principal problema que detectei aqui no BAZ é falta de empatia, ou de capacidade de se colocar no lugar do outro,brincar e saber brincar.É lógico que foi uma forma descontraída de puxar assunto e ao mesmo tempo termos um aprendizado com a B1 e outras divagações humorísticas de minha parte.

Sei do potencial de Urupema, sei que é a mais fria do Brasil junto com PNI em médias gerais, igualmente estou ciente do potencial de Urupema quanto à possibilidade de alcançar mínimas de dois dígitos e não estou ironizando.

No entanto não se incomodem tanto se uma estação numa baixadinha de 657m no centro serrano do RS na Serra do Botucaraí obtiver temperaturas tão baixas em mínimas absolutas quanto Urupema,se isto ocorrer aceitemos os fatos.Nos resta aguardar e observar o desenrolar dos números nesta Davis instalada pelo Bruno Saraiva e Diego Soares, aos quais sou sempre grato pelo que fizeram por minha terra.

Não foi meu objetivo te ofender com os termos Siriema e outros, assim como não me ofendo com as brincadeiras de ratatuias e cucuias e outras...

Espero que mantenhamos novamente uma relação amistosa e de respeito mútuo.

Abraços, e taca-lhe pau BAZ. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

E de uma vez por todas, instalar a Davis no Tuias não foi com o objetivo de captar as menores mínimas, até porque existem dezenas de baixadas mais frias em Soledade(e isto posso provar).Foi com objetivo simplesmente de obter dados de uma baixada normal, já que sempre tivemos dados de topo e nunca de baixada na Serra do Botucaraí.

Link to comment
Share on other sites

Há alguns anos atrás, orei muito, torci por um jovem chamado Caio Cesar quando ele estava doente,pelo qual sempre tive estima e admiração, fiquei feliz por sua recuperação, por suas ações, em prol da meteorologia brasileira.Esta gurizada baziana é como se fosse um grupo de sobrinhos, afiliados, sempre visualizo suas mensagens com muito carinho,sim, esta gurizada baziana é como uma família para mim.

Sempre disse que aqui há um grupo seleto e privilegiado de pessoas, não pela capacidade financeira, mas pela capacidade intelectual, conhecimento científico, e o gosto pela fantástica meteorologia.

O próprio Caio, consegue fazer leitura de modelos e projeções, de maneira mais eficiente que muitos meteorologistas formados.

Contudo, o principal problema que detectei aqui no BAZ é falta de empatia, ou de capacidade de se colocar no lugar do outro,brincar e saber brincar.É lógico que foi uma forma descontraída de puxar assunto e ao mesmo tempo termos um aprendizado com a B1 e outras divagações humorísticas de minha parte.

Sei do potencial de Urupema, sei que é a mais fria do Brasil junto com PNI em médias gerais, igualmente estou ciente do potencial de Urupema quanto à possibilidade de alcançar mínimas de dois dígitos e não estou ironizando.

No entanto não se incomodem tanto se uma estação numa baixadinha de 657m no centro serrano do RS na Serra do Botucaraí obtiver temperaturas tão baixas em mínimas absolutas quanto Urupema,se isto ocorrer aceitemos os fatos.Nos resta aguardar e observar o desenrolar dos números nesta Davis instalada pelo Bruno Saraiva e Diego Soares, aos quais sou sempre grato pelo que fizeram por minha terra.

Não foi meu objetivo te ofender com os termos Siriema e outros, assim como não me ofendo com as brincadeiras de ratatuias e cucuias e outras...

Espero que mantenhamos novamente uma relação amistosa e de respeito mútuo.

Abraços, e taca-lhe pau BAZ. :mosking:

 

Paulo uma coisa não tem a ver com a outra, não puxe situações antigas pelo emocional agora. Releia todas as tuas adjetivações pejorativas a meu respeito, de boyzinho, a nata da society. Coisas sem sentido.

 

Colocar em dúvida os dados da estação, sua localização e representatividade, deturpando fortuitamente a verdade conhecida por todos.

 

O debate tem que ser honesto. No campo das idéias, e não recheado de adjetivações, preconceitos e cotadismos. Não é por ai.

Link to comment
Share on other sites

Não quero entrar nesta discussão, mas pinçando a parte que me interessa, de dados e tudo mais, tenho um questionamento, PH: como coce diz que pode provar que existem baixadas mais frias que Tuias, sendo que você não tem o mesmo parâmetro de medição?

 

Esse tipo de afirmação não é salutar ao debate. É subjetivo.

 

Nao significa que se em tal lugar criou a fina camada de gelo sobre um açude que a mínima será mais baixa. Já parou pra pensar que o congelamento se dá pelo maior tempo que a temperatura fica abaixo de 0 e não por uma minima pontual? Viu como é facil supor que tal lugar teve mínima menor que outro, mas nao ter dados que comprovem?

 

Podem e devem haver outro locais mais frios em Soledade e região. Mas eu sinceramente não acredito em grandes diferenças. Creio algo na ordem de 2 graus no máximo e em situações bem específicas.

 

E lembre-se que banhadal e farroupilha são baixadas urbanas, com casas no topo e árvores ao redor. Não são peladas como Tuias.

 

PH, sensibilize mais alguém em Soledade e coloque uma estação num local que você ache mais frio. Tu vai conseguir, homi..Tu és batalhador.

 

abs

Link to comment
Share on other sites

Não quero entrar nesta discussão, mas pinçando a parte que me interessa, de dados e tudo mais, tenho um questionamento, PH: como coce diz que pode provar que existem baixadas mais frias que Tuias, sendo que você não tem o mesmo parâmetro de medição?

 

Esse tipo de afirmação não é salutar ao debate. É subjetivo.

 

Nao significa que se em tal lugar criou a fina camada de gelo sobre um açude que a mínima será mais baixa. Já parou pra pensar que o congelamento se dá pelo maior tempo que a temperatura fica abaixo de 0 e não por uma minima pontual? Viu como é facil supor que tal lugar teve mínima menor que outro, mas nao ter dados que comprovem?

 

Podem e devem haver outro locais mais frios em Soledade e região. Mas eu sinceramente não acredito em grandes diferenças. Creio algo na ordem de 2 graus no máximo e em situações bem específicas.

 

E lembre-se que banhadal e farroupilha são baixadas urbanas, com casas no topo e árvores ao redor. Não são peladas como Tuias.

 

PH, sensibilize mais alguém em Soledade e coloque uma estação num local que você ache mais frio. Tu vai conseguir, homi..Tu és batalhador.

 

abs

Acho q vc não entendeu Soares, eu estou contente com o Tuias,a penas disse que nós não saímos catando, escolhendo a baixada mais fria pra colocar a Davis em Soledade, colocamos no Tuias pq as circunstâncias assim permitiram.Ah sim, agora q o Tora falou em Davis a 1000 pila, vou conseguir uma pra mim, ah vou.Estou em tratamento de saúde,e tenho tido gastos, mas assim q melhor quero sim adquirir uma Davis e colocar em outra baixada.Mas o Tuias é o maior presente q eu recebi em se tratando de meteorologia.Obrigado Diego. :good:

Link to comment
Share on other sites

Soares...mas o Alexandre Aguiar disse q o local dessa Davis em Tuias eh pessimo para minimas...deve ter dado uns -7...entao nos lugares mais frios....que deveriam ser testados para comprovar isso

É que tem muitos lagos lá no Tuias e eles atrapalham um pouco, e o local sofre infiltração de neblina das serras de Arvorezinha e FX.

Acredito que tenha dado uns -6º Carlinhos em alguns locais como Passo da Taipa, Rincão dos Silvanos(Pantera).

Link to comment
Share on other sites

Baixadas "cuiudas" existem em milhares de lugares, aquilo que você tenta atribuir de bom à sua região não é exclusivo a ela, nem de longe.

Soledade é menos fria que Lages, uma cidade grande e interessante.

Frost, até tu cara.

Observemos então.

Eu tô provando o que falava sobre o frio das baixadas aqui, é simples.

Link to comment
Share on other sites

Não adianta nada rezar, orar e depois ir para a zona, brigar. Não adianta ofender e pedir desculpas depois.

 

Caio você foi perfeito. Se a mensagem você direcionada a mim, eu morreria de vergonha e nem aparecia mais. :clapping:

Somos observadores bazianos.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Hummm... como pode existir uma baixada sem um topo e vice-versa?

 

Só espero que ninguém perca o seu tempo tentando contar quantas casas estão em topo/baixada/encosta em cada cidade.

 

Aliás, parabéns aos envolvidos. Essa deve ser a discussão mais sem sentido da história do BAZ.

 

 

Inacreditável mesmo. Soledade é menor que um bairro de São Paulo. É o mesmo que discutir por 10 anos se faz mais frio em em Higienópolis ou nos Jardins.

 

Jardins recebe o ar frio que escoa do ALTO DA SERRA da Avenida Paulista. Em Higienópolis tem muito topinho baixo, mas se você procurar o ninho da minhoca vai encontrar muita baixada cuiúda, sem contar que por estar 5km mais afastado do mar a continentalidade faz a diferença!

 

:mosking:

Propositalmente os caras puxam o debate pra cidades e não municípios...volta pra escola guri, o município de SP em área não é tão maior que o de Soledade...e a Serra do Botucaraí é muito mais extensa q o município de SP...

 

 

Ótimos argumentos. Estou saindo da Vila Nova Conceição e me mudando pra Soledade agora!

 

:mosking:

Link to comment
Share on other sites

.....Inacreditável mesmo. Soledade é menor que um bairro de São Paulo.

 

=====

 

Paulo Henrique.....se você me ofender mais uma vez....gratuitamente como acontece geralmente.....Sabe o que vai acontecer contigo? Nada. Eu serei banido do fórum....meça tuas palavras para não agredir ninguém.... :heat:

 

Sr Luba....

 

Só a COHAB /CDHU Cidade Tiradentes tem 220.000 habitante.

 

Edifício Copan São Paulo Tem 140 metros de altura, 37 andares e cerca de 5.000 residentes, considerada a maior estrutura de concreto armado do Brasil. Possui 1.160 apartamentos distribuídos em seis blocos, além de área comercial no térreo com 72 lojas e uma igreja evangélica, sendo considerado o maior edifício residencial da América Latina

 

O Conjunto Governador Juscelino Kubstcheck (ou simplesmente Edifício JK) em Belo Horizonte, entre as ruas Timbiras e Guajajaras. 1 com 36 andares e outro com 23 onde residem 5.000 pessoas em suas 1.100 unidades.

 

O Val Paraíso em João Pessoa é um dos maiores do Nordeste com 4.500 moradores 1.008 e 46 lojas comerciais e o do Brasil O Ingnes Andreaza em Recife , configura ser o maior da américa Latina com 5.000 apartamentos.

 

O Conjunto Habitacional Parque Residencial Palmares, localizado no Jardim São Bernardo - São Paulo - Capital, pode ser comparado a uma pequena cidade. Fundado em 1986, conta hoje com cerca 10 mil habitantes em 600 sobrados e 1.344 apartamentos distribuídos em 42 blocos.

Link to comment
Share on other sites

Paulo... desculpe mas gostaria de expor algo...

 

O Alexandre Aguiar e vc falaram que existem locais ainda mais frios que o Tuias que já alcançou mínima bem expressiva em Soledade ok?... ok... só que a sua região não é a única com esse privilégio climático... Assim como Soledade, em qualquer outro lugar de qualquer município do Brasil e do mundo existirão áreas mais frias e menos frias... vc com base em pesquisas e informações de pessoas viu Tuias como bom local pra mostrar o potência de sua região mas ainda existem com certeza outras ainda mais frias que o Tuias... agora, imagine que se cada um de nós em nossas cidades fizéssemos o mesmo que você com toda a certeza encontrariamos locais muito mais frios do que os que já conhecemos e monitoramos... Aqui em Caxias existem declives e depressões bem como morros e topos e ai geram-se os microclimas... a própria Galópolis aqui mesmo tenho absoluta certeza de que existam lugares infinitamente mais potencialmente frios do que a região que monitoro até porque aqui onde tenho o termômetro instalado é região de encosta e aqui cheguei ano passado a registrar -4,2C e esse ano até agora a 0C... então é com absoluta certeza que eu digo que haveriam lugares estupendamente mais frios em algum lugar do municipio do que qualquer que a gente já conheça... é óbvio... e isso vale pra Caxias, Ausentes, Urupema, Vacaria, Lages, São Joaquim, Guarapuava, Bagé, Campos do Jordão e o Brasil e o mundo... a questão é que não são todos que tem essa disposição e animação que você tem pra sair por ai vasculhando cada lugar e fazer suas análises se é mais frio ou não... não é óbvio que se você pode encontrar locais ainda mais frios que o Tuias em Soledade, pode-se também encontrar outros muito mais frios do que os já monitorados em Urupema e São Joaquim ou Ausentes ou aqui em Caxias mesmo por exemplo?!.... enfim... o que quis dizer é que sua região é muito fria sim mas como fazer comparações meteorológicas de regiões desproporcionalmente diferentes em relação a topografia, potencial de captação de frio, ausência de vegetação e etc...a baixada cuiuuuuuudaaa de Soledade também existe aqui, em Urupema e em qualquer lugar... mas sim, dentre as que já são monitoradas a Tuias é uma das estações de maior potencial mas não deve ser afirmada nem de perto como a mais fria ou com maior potencial nem mesmo do RS que dirá desse imesno Brasil...

Link to comment
Share on other sites

Perguntas (ou considerações) para o pessoal daqui do BAZ.

 

Atualmente vivo em um bairro semi-rural de Itapevi, baixada, que conta com aproximadamente cinco mil habitantes.

 

Meu endereço anterior ficava em local plano, central, bastante urbanizado, à apenas 1km da estação de trem, e era (é) mais frio que a região metropolitana da capital paulista, embora menos frio que o lugar onde resido hoje.

 

Itapevi tem aproximadamente 220 mil habitantes, e uma área de 79km². Metade vive no vale dos rios (e córregos) Barueri-Mirim, Sapiantã, São João e Paim (fazia parte desta leva). Chuto uns 40% que vivem em morros, seja em topo ou em encostas (locais com alta densidade), e outros 10% vivem em áreas semi-rurais ou rurais feito eu.

 

Uma estação meteorológica representaria toda a cidade em que eu moro? Creio que não...

 

Em tempo: A minha outra casa em Mogi das Cruzes fica num bairro afastado do centro da cidade, porém, urbanizado e em encosta, o que ferra com as mínimas. Tem uma particularidade: por estar mais próxima da área rural e da Serra do Mar, constantemente apresenta neblina, de forma bem mais frequente que o centro de Mogi. É outra questão que bate na mesma tecla.

Link to comment
Share on other sites

Caro Mafili, se botarmos numa balança vc me ofendeu muito mais vezes...

Amenizemos, façamos um esforço conjunto, não alimentemos sentimentos ruins em relação aos outros.Como eu já disse outras vezes, enquanto pessoa te quero muito bem, mas não sou obrigado a concordar com vc, quando escreve coisas fora da realidade.

 

Paulo, você é o porta voz do bairrismo no fórum.

 

Não percebeu, não. Muita gente por menos que você falou foi punida.

 

Certa vez, eu li na Voz da Serra como os invernos podem ser dramáticos....

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Paulo... desculpe mas gostaria de expor algo...

 

O Alexandre Aguiar e vc falaram que existem locais ainda mais frios que o Tuias que já alcançou mínima bem expressiva em Soledade ok?... ok... só que a sua região não é a única com esse privilégio climático... Assim como Soledade, em qualquer outro lugar de qualquer município do Brasil e do mundo existirão áreas mais frias e menos frias... vc com base em pesquisas e informações de pessoas viu Tuias como bom local pra mostrar o potência de sua região mas ainda existem com certeza outras ainda mais frias que o Tuias... agora, imagine que se cada um de nós em nossas cidades fizéssemos o mesmo que você com toda a certeza encontrariamos locais muito mais frios do que os que já conhecemos e monitoramos... Aqui em Caxias existem declives e depressões bem como morros e topos e ai geram-se os microclimas... a própria Galópolis aqui mesmo tenho absoluta certeza de que existam lugares infinitamente mais potencialmente frios do que a região que monitoro até porque aqui onde tenho o termômetro instalado é região de encosta e aqui cheguei ano passado a registrar -4,2C e esse ano até agora a 0C... então é com absoluta certeza que eu digo que haveriam lugares estupendamente mais frios em algum lugar do municipio do que qualquer que a gente já conheça... é óbvio... e isso vale pra Caxias, Ausentes, Urupema, Vacaria, Lages, São Joaquim, Guarapuava, Bagé, Campos do Jordão e o Brasil e o mundo... a questão é que não são todos que tem essa disposição e animação que você tem pra sair por ai vasculhando cada lugar e fazer suas análises se é mais frio ou não... não é óbvio que se você pode encontrar locais ainda mais frios que o Tuias em Soledade, pode-se também encontrar outros muito mais frios do que os já monitorados em Urupema e São Joaquim ou Ausentes ou aqui em Caxias mesmo por exemplo?!.... enfim... o que quis dizer é que sua região é muito fria sim mas como fazer comparações meteorológicas de regiões desproporcionalmente diferentes em relação a topografia, potencial de captação de frio, ausência de vegetação e etc...a baixada cuiuuuuuudaaa de Soledade também existe aqui, em Urupema e em qualquer lugar... mas sim, dentre as que já são monitoradas a Tuias é uma das estações de maior potencial mas não deve ser afirmada nem de perto como a mais fria ou com maior potencial nem mesmo do RS que dirá desse imesno Brasil...

Então tá, vou explicar mais uma vez ...

Vou te apontar os principais fatores que fazem com que tenhamos na Serra do Botucaraí,mínimas absolutas mais baixas que Caxias e alhures:

-As altitudes são equivalentes, as latitudes muito parecidas.

- Maior continentalidade

- Maior atuação do ar frio em massas de ar potentes.Localização privilegiada quase no centro do RS.Mas o importante é irmos para a prática, e na prática vou provar o que estou falando.

E pra finalizar, que bom que achem os poços frios,da Serra Gringa ou q q outro lugar... pra mim td bem...a diferença nas absolutas será diretamente proporcional.

Link to comment
Share on other sites

Proponho uma sugestão para acabar com o assunto se o Tuias é mais frio ou não que o resto do Brasil,vamos todos deixar rolar(no caso esfriar)o tempo dirá,seja a favor de Paulo ou do Ronaldo,dos democratas e dos republicanos,do PT ou do PSDB,do Tuias ou de Urupema,se soledade comprovar que é mais fria em minimas absolutas que a gelada catarinense,todo mundo deve aceitar e discussão termina,se isso não acontecer o PH deve aceitar e a discussão termina novamente.Parem de sofrer por antecipação deixem acontecer,lá no final de setembro o assunto pode voltar e ai só ai.. deve-se tomarr as devidas providencias...um texto de quem estava errado assumindo o erro e aceitando a realidade dos fatos deve resolver de uma vez por todas.

Link to comment
Share on other sites

Proponho uma sugestão para acabar com o assunto se o Tuias é mais frio ou não que o resto do Brasil,vamos todos deixar rolar(no caso esfriar)o tempo dirá,seja a favor de Paulo ou do Ronaldo,dos democratas e dos republicanos,do PT ou do PSDB,do Tuias ou de Urupema,se soledade comprovar que é mais fria em minimas absolutas que a gelada catarinense,todo mundo deve aceitar e discussão termina,se isso não acontecer o PH deve aceitar e a discussão termina novamente.Parem de sofrer por antecipação deixem acontecer,lá no final de setembro o assunto pode voltar e ai só ai.. deve-se tomarr as devidas providencias...um texto de quem estava errado assumindo o erro e aceitando a realidade dos fatos deve resolver de uma vez por todas.

Gostei de tuas palavras, só corrigiria o seguinte eu não disse que Tuias é mais fria em mínimas que Urupema, apenas disse que pode ganhar, mas não afirmei que vai acontecer.

Cansei de debater, cansei de muita coisa, meu objetivo não é ficar aqui ofendendo alguém, apenas quis colocar algo sobre fatos.Mas como o debate em tantas vezes não deu fruto, eu não posso mais ficar me desgastando, tenho que cuidar de minha saúde.Minhas razões estão explicadas lá no tópico do encontro do BAZ.Abraço :friends:

Link to comment
Share on other sites

Proponho uma sugestão para acabar com o assunto se o Tuias é mais frio ou não que o resto do Brasil,vamos todos deixar rolar(no caso esfriar)o tempo dirá,seja a favor de Paulo ou do Ronaldo,dos democratas e dos republicanos,do PT ou do PSDB,do Tuias ou de Urupema,se soledade comprovar que é mais fria em minimas absolutas que a gelada catarinense,todo mundo deve aceitar e discussão termina,se isso não acontecer o PH deve aceitar e a discussão termina novamente.Parem de sofrer por antecipação deixem acontecer,lá no final de setembro o assunto pode voltar e ai só ai.. deve-se tomarr as devidas providencias...um texto de quem estava errado assumindo o erro e aceitando a realidade dos fatos deve resolver de uma vez por todas.

 

Amigo é isso que todos queriam. Mas infelizmente ele já afirma que aqui ou lá é mais frio sem prova nenhuma. Ainda inventa coisas como topos habitados em Urupema e temperaturas mais baixas em Santa Rosa. Ninguém merece ler algo que não é comprovado. Não bastasse, é agressivo com outros locais que fazem frio.

 

Mesmo que Tuias registre um extremo absoluto, não tem menor média mínima, não tem menor média máxima, não tem menor máxima absoluta que outros locais. Este será o local mais frio do Brasil? Não! O local mais frio é o PNI, seguido por Morro da Igreja e Morro das Torres. As cidades mais frias são Urupema, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Ausentes, Bom Jesus, Vacaria, Campos do Jordão, Bagé, Santana do Livramento, Canguçu entre outras. Não sei porque tanto alarde por uma temperatura única.

Link to comment
Share on other sites

Proponho uma sugestão para acabar com o assunto se o Tuias é mais frio ou não que o resto do Brasil,vamos todos deixar rolar(no caso esfriar)o tempo dirá,seja a favor de Paulo ou do Ronaldo,dos democratas e dos republicanos,do PT ou do PSDB,do Tuias ou de Urupema,se soledade comprovar que é mais fria em minimas absolutas que a gelada catarinense,todo mundo deve aceitar e discussão termina,se isso não acontecer o PH deve aceitar e a discussão termina novamente.Parem de sofrer por antecipação deixem acontecer,lá no final de setembro o assunto pode voltar e ai só ai.. deve-se tomarr as devidas providencias...um texto de quem estava errado assumindo o erro e aceitando a realidade dos fatos deve resolver de uma vez por todas.

 

Amigo é isso que todos queriam. Mas infelizmente ele já afirma que aqui ou lá é mais frio sem prova nenhuma. Ainda inventa coisas como topos habitados em Urupema e temperaturas mais baixas em Santa Rosa. Ninguém merece ler algo que não é comprovado. Não bastasse, é agressivo com outros locais que fazem frio.

 

Mesmo que Tuias registre um extremo absoluto, não tem menor média mínima, não tem menor média máxima, não tem menor máxima absoluta que outros locais. Este será o local mais frio do Brasil? Não! O local mais frio é o PNI, seguido por Morro da Igreja e Morro das Torres. As cidades mais frias são Urupema, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Ausentes, Bom Jesus, Vacaria, Campos do Jordão, Bagé, Santana do Livramento, Canguçu entre outras. Não sei porque tanto alarde por uma temperatura única.

Cara por que te incomoda tanto então?

Tu tenta falsear a realidade, nega os fatos.Tenta passar a ideia que Urupema é uma baixada inteira, uma coisa só.Comparei S Rosa e tu viu q na absoluta não tem esta diferença alardeada, é muita conversa.Me encheu a paciência que queria ver as fotos de neve de Itapuca(2013), eu fui atrás e esfreguei na cara dele, e o cara faz de conta que não viu.Me esquece.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.