Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Clima de uma cidade : qual o lugar representativo..??


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Se a estação fica numa area descampada do outro lado do Rio, mesmo a prefeitura de FX dizendo que é territorio de FX e vcs dizendo ser Soledade.....pq o Paulo Henrique não informou isso para todos...?? Pois fica uma situação chata , prefeitura, o Parque e até ambientalista da região, dizer que ao contrário...

 

D Soares...sei que pereço chato, mas estou em busca do CERTO..!!

 

Se for para considerar Soledade, considerarei.....Mas todos tambem tem que considerar tambem....o proprietário e Diretor do parque, o Sr. Valdemar Piovesan afirma ser em FX...e vou provar ao contrario..não só pra ele como explicar para Prefeitura que estão errados...Eles terã que ter a contra-prova..!!

 

Meu objetivo é saber o CORRETO....não importa aonde..capice??

 

Pois o PH diz uma coisa, e todos os demais outra.....Estou apenas quenrendo saber qum está correto.. consegue entender?

 

Ele não falou porque é muito chato ficar explicando isso para todos, o Parque pertence a Fontoura Xavier. Essa birra não tem necessidade de sair do BAZ.

 

Imagina no meio da matéria dizer que os sensores estão em Soledade, mas o console está em FX? Quem vai entender isso?

 

É muito fácil ver que está em Soledade. Tem uma foto que mostra uma placa próxima do rio dizendo ser limite de municípios. Outra foto o Bruno fez pra mostrar a localização onde mostra que está ao Norte do Rio, ou seja Soledade.

 

O que eu não entendo é que em Março foi tudo explicado exatamente igual e você concordou. Está claro desde sempre que pertence a Soledade os dados coletados, desde lá não mudou absolutamente nada. E agora o que era certo passou a ser dúvida?

 

Por isso a irritação de alguns e com razão.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 491
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

OFF...

 

PALMAS E AS ATUAIS MÍNIMAS ELEVADAS.

ALGUÉM ESTÁ TENTANDO MUDAR ISSO..

 

" Palmas cidade mais fria do

Paraná

O cidadão palmense Ivanir Dalanhol,

na noite de segunda feira 19/03

esteve na Câmara de Vereadores de

Palmas, utilizando a Tribuna Livre da

casa, para falar sobre um assunto

que vem a um certo tempo causando

preocupação e duvidas na população

palmense e do estado todo. as

temperaturas mínimas de Palmas

aumentaram nos ultimos anos? ou

existe algo de errado neste contexto

geral?

 

ESTAÇÃO METEOROLOGICA

Como cidadão Palmense, não posso

me calar frente aos últimos

acontecimentos, com a divulgação

das temperaturas mínimas ocorridas

no estado do Paraná.

Conforme vem publicando o Jornal

Gazeta do Povo e as redes televisivas

do estado do Paraná.

Temos médias históricas desde 1979,

ano da implantação da estação do

IAPAR. Mas, vale a observação, que

há tempos não temos mais “aquelas

temperaturas mínimas” que

assombravam até os mais antigos

palmenses.

A estação de Palmas há muito está

fora de local, sem as mínimas

condições para localização de uma

estação meteorológica.

Perto demais de casas, numa

elevação, que favorece tudo menos

as temperaturas mínimas, já que,

como todos sabem, o ar mais frio

deposita-se nas baixadas e o ar mais

quente nas partes altas.

Também está perto demais de

açudes, e com asfalto ate no portão

ocorrendo um grande aquecimento

do local, que faz com que as

temperaturas ali anotadas sejam

irreais.

Nos últimos dias temos perdido de

lavada para, General Carneiro,

Guarapuava, Entre Rios e até

Clevelandia, acontece que nesses

municípios foram instaladas

recentemente estações

meteorológicas, estrategicamente, em

locais para medirem as temperaturas

mínimas mais baixas possíveis,

enquanto nos continuamos medindo

temperaturas irreais,

Diga-se de passagem, que nós como

uma das mais frias cidades do PR,

pouco caso fazemos na divulgação e

estamos sempre esperando que

alguém aponte as características de

nosso, singular micro clima.

Esperamos sentados e não

investimos na divulgação das

temperaturas nem na instalação de

novas estações meteorológicas.

Precisamos nos unir e mudarmos

esse quadro. Temos obrigação moral

de corrigir um erro histórico que

esta acontecendo em nosso

município com medidas de

temperaturas fora da realidade.

 

Ivanir Leopoldo Dalanhol"

 

hummm...já comentei.

Link to comment
Share on other sites

Se a estação fica numa area descampada do outro lado do Rio, mesmo a prefeitura de FX dizendo que é territorio de FX e vcs dizendo ser Soledade.....pq o Paulo Henrique não informou isso para todos...?? Pois fica uma situação chata , prefeitura, o Parque e até ambientalista da região, dizer que ao contrário...

 

D Soares...sei que pereço chato, mas estou em busca do CERTO..!!

 

Se for para considerar Soledade, considerarei.....Mas todos tambem tem que considerar tambem....o proprietário e Diretor do parque, o Sr. Valdemar Piovesan afirma ser em FX...e vou provar ao contrario..não só pra ele como explicar para Prefeitura que estão errados...Eles terã que ter a contra-prova..!!

 

Meu objetivo é saber o CORRETO....não importa aonde..capice??

 

Pois o PH diz uma coisa, e todos os demais outra.....Estou apenas quenrendo saber qum está correto.. consegue entender?

 

Ele não falou porque é muito chato ficar explicando isso para todos, o Parque pertence a Fontoura Xavier. Essa birra não tem necessidade de sair do BAZ.

 

Imagina no meio da matéria dizer que os sensores estão em Soledade, mas o console está em FX? Quem vai entender isso?

 

É muito fácil ver que está em Soledade. Tem uma foto que mostra uma placa próxima do rio dizendo ser limite de municípios. Outra foto o Bruno fez pra mostrar a localização onde mostra que está ao Norte do Rio, ou seja Soledade.

 

O que eu não entendo é que em Março foi tudo explicado exatamente igual e você concordou. Está claro desde sempre que pertence a Soledade os dados coletados, desde lá não mudou absolutamente nada. E agora o que era certo passou a ser dúvida?

 

Por isso a irritação de alguns e com razão.

 

Exatamente Moretão... Discussão totalmente desnecessária. Que coisa mais chata.

Link to comment
Share on other sites

 

Exatamente Moretão... Discussão totalmente desnecessária. Que coisa mais chata.

 

Por que chata?

 

Até entendo a posição do MOretão como a da maioria das pessoas aqui.

 

Não vejo nada de chato.

 

Todo mundo sabe que a PWS está do lado esquerdo do ARROIO, e é isso que divide Soledade/FX. E já é assunto muito batido.

Link to comment
Share on other sites

 

Exatamente Moretão... Discussão totalmente desnecessária. Que coisa mais chata.

 

Por que chata?

 

Até entendo a posição do MOretão como a da maioria das pessoas aqui.

 

Não vejo nada de chato.

 

Pq não é Bagé..por isso que é chato...Se tivéssemos discutindo uam Davis no meio do nada e alguns dizendo Pinhero Machado e outros Bagé...a discussão seria interessantíssima....

 

Qdo o assuto não é da terra da gente se torna chato..

 

Alias o Olimpico , estadio do Gremio tenho certeza que fica em Canoas.....e nem o Governador do RS vai me convencer disso..

 

E que um amigo meu de lá disse isso e confio nele...

Link to comment
Share on other sites

Tudo bem a discussão.

 

Mas falta argumento. Até agora não houve um argumento válido para dizer que não está em Soledade. Trouxe até notícia de mudança de perímetro urbano de FX, que nada tem a ver. Não se trata de imprecisão. Querem tirar a dúvida procurem a legislação.

 

A "soleira" do Parque das Tuias está em FX, mas parte do terreno está em Soledade.

 

Além disso olhando o relevo do local, acho sim que pouco importa que lado está, vale para os dois lados. O mesmo vale para o Morro da Igreja, fez -7,8°C em Bom Jardim da Serra, Orleans e Urubici. Querer negar isso. Pode até se precisar o local da estação, mas dizer que não fez esta temperatura em Orleans e Urubici é contra qualquer bom senso.

 

--

 

http://www.tuias.com.br/site/localize.php

 

"Para você chegar ao Parque das Tuias é muito fácil!

 

Estamos localizados na margem da BR 386, na divisa entre os municípios de Soledade e Fontoura-Xavier/RS"

 

:mosking:

Link to comment
Share on other sites

Tudo bem a discussão.

 

Mas falta argumento. Até agora não houve um argumento válido para dizer que não está em Soledade. Trouxe até notícia de mudança de perímetro urbano de FX, que nada tem a ver. Não se trata de imprecisão. Querem tirar a dúvida procurem a legislação.

 

A "soleira" do Parque das Tuias está em FX, mas parte do terreno está em Soledade.

 

Além disso olhando o relevo do local, acho sim que pouco importa que lado está, vale para os dois lados. O mesmo vale para o Morro da Igreja, fez -7,8°C em Bom Jardim da Serra, Orleans e Urubici. Querer negar isso. Pode até se precisar o local da estação, mas dizer que não fez esta temperatura em Orleans e Urubici é contra qualquer bom senso.

 

--

 

http://www.tuias.com.br/site/localize.php

 

"Para você chegar ao Parque das Tuias é muito fácil!

 

Estamos localizados na margem da BR 386, na divisa entre os municípios de Soledade e Fontoura-Xavier/RS"

 

:mosking:

Moretão, confesso que já tive discussões gigantescas com vc, mas este post foi sen sa cio nal, tirei o chapéu pra ti :hi: :hi: :hi: :hi: :hi: :hi: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

O Carlos tem razão, aqui no Baz, alguns querem assassinar a geografia,inclusive a geografia política e divisão dos municípios.Vou ter q avisar o prefeito aqui que Soledade perdeu área do município pra FX e só o Carlão é que sabe disto... :sarcastic: :punish: :mosking: :mosking: :mosking: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Carlos, vou te dar a realidade dos fatos porque EU estive lá: Console está numa construção que fica em Fontoura Xavier. Estação está numa área descampada que fica do outro lado do rio, pertencente ao município de Soledade.

 

O Parque das Tuias está majoritariamente em Fontoura Xavier, próximo da divisa. Por isso meios de comunicação falam em FX e não em Soledade.

 

Conseguiu entender?

Não vou prosseguir mais esta discussão boba, ....Carlos por favor atente para os fatos...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Carlos, vou te dar a realidade dos fatos porque EU estive lá: Console está numa construção que fica em Fontoura Xavier. Estação está numa área descampada que fica do outro lado do rio, pertencente ao município de Soledade.

 

O Parque das Tuias está majoritariamente em Fontoura Xavier, próximo da divisa. Por isso meios de comunicação falam em FX e não em Soledade.

 

Conseguiu entender?

 

Se a estação fica numa area descampada do outro lado do Rio, mesmo a prefeitura de FX dizendo que é territorio de FX e vcs dizendo ser Soledade.....pq o Paulo Henrique não informou isso para todos...?? Pois fica uma situação chata , prefeitura, o Parque e até ambientalista da região, dizer que ao contrário...

 

D Soares...sei que pereço chato, mas estou em busca do CERTO..!!

 

Se for para considerar Soledade, considerarei.....Mas todos tambem tem que considerar tambem....o proprietário e Diretor do parque, o Sr. Valdemar Piovesan afirma ser em FX...e vou provar ao contrario..não só pra ele como explicar para Prefeitura que estão errados...Eles terã que ter a contra-prova..!!

 

Meu objetivo é saber o CORRETO....não importa aonde..capice??

 

Pois o PH diz uma coisa, e todos os demais outra.....Estou apenas quenrendo saber qum está correto.. consegue entender?

Eles informam FX pq a sede do Parque é Fontoura Xavier, mas é tão difícil entender que o sensor está em Soledade?

Vou desenhar pra ti entender logo mais o desenho...

Link to comment
Share on other sites

PH.....

 

A ESTAÇÃO FICA EM SOLEDADE OK..!! PARA O BEM DE TODOS E INCLUSIVE AOS ENVOLVIDOS..!!

 

MESMO SE A AGB - ASSOCIAÇÃO DOS GEOGRÁFOS BRASILEIROS APONTAR FX.....DANE-SE!!

 

VAMOS VIVER NO FAZ DE CONTA..!!

 

MAS FORA DAQUI SE FOR INDAGADO NÃO SEREI BAIRRISTA OU COISA PARECIDA

 

E RESPONDEREI O LUGAR CORRETO..

 

SEJA PARA CLIMATEMPO, SOMAR OU INMET....

 

PELO MENOS ELES SERÃO SALVOS DESTA PROTEÇÃO RIDÍCULA QUE EXISTE AQUI..!!

 

PRA MIM O ASSUNTO ENCERROU..!!

Link to comment
Share on other sites

Se o sensor está em Soledade e o console em FX,então a estação está em...

É claro que os créditos devem ser dados aos dois municípios,já que sem um o outro não vive!

Sem o sensor de Soledade não teríamos os dados,mas sem FX esses dados não estariam online,certo?

Portanto é injusto divulgar apenas uma cidade,ou divulgam as duas,ou não divulgam.Já que muitos aqui falam que a temperatura não faz diferença do lado de cá ou do lado de lá do arroio,então está resolvido.

 

-6,7 Parque das Tuias/Soledade-Fontoura Xavier

-6,2 Bom Jesus/CIRAM

ETC...

Link to comment
Share on other sites

Esclarecido, a estação se encontra no Parque das Tuias, o nome da estação inclusive é este.

 

Quem quiser falar que é Soledade fale, se quiser falar que a estação TUIAS é em FX que fale também, creio que a temperatura do parque tem que ser levada como a temperatura do parque, independe de onde estiver.

 

O proprietário do parque colocou a estação lá para divulgar a cidade de a - FX ou de b - Soledade ?? N.d.a. -DO PARQUE DAS TUIAS.

 

images?q=tbn:ANd9GcSRDsyAKV9_QsKvkKIGhWSJsAy3FIdtnuyeOtyu4ORGypR4sJnsnA

Link to comment
Share on other sites

 

Exatamente Moretão... Discussão totalmente desnecessária. Que coisa mais chata.

 

Por que chata?

 

Até entendo a posição do MOretão como a da maioria das pessoas aqui.

 

Não vejo nada de chato.

 

Pq não é Bagé..por isso que é chato...Se tivéssemos discutindo uam Davis no meio do nada e alguns dizendo Pinhero Machado e outros Bagé...a discussão seria interessantíssima....

 

Qdo o assuto não é da terra da gente se torna chato..

 

Alias o Olimpico , estadio do Gremio tenho certeza que fica em Canoas.....e nem o Governador do RS vai me convencer disso..

 

E que um amigo meu de lá disse isso e confio nele...

 

Sem dúvidas!! Estamos discutindo a instalação de uma Estação instalada onde ?? Se for uma nova no meio do "nada" e queremos saber a localização, é válido. Mas não me parece o caso, fui ver e já ouve uma discussão aqui sobre a PWS- Soledade. Então... :roll:

 

Excelente comparação do assunto realmente.

 

Todos já cansaram de saber onde está a PWS Soledade. Não me venham com desculpas que isto é importante ou não, óbvio que é , mas isso já foi discutido a um bom tempo.

Link to comment
Share on other sites

É chato ler mensagens de como é chato o assunto aqui.

 

A discussão é pertinente sim, se trata de ciencia e geografia aplicada. Se isso é chato ou ofende as pessoas, troquem de tópico.

 

Estão jogando a geografia no lixo neste forum Artur...

 

Pronto, já conseguiram movimentar bastante o fórum...agora deu, né?

 

Sinceramente, vocês e os demais estão fazendo um alarde, ligando pra um monte de locais onde não há necessidade (Carlos) sendo que se olharem as divisas no IBGE ou baixarem um arquivo com as divisas e tirem essa dúvida!

 

Google: http://meiradarocha.jor.br/news/2012/05/19/limites-geograficos-de-todos-os-5566-municipios-brasileiros-no-google-earth/

 

Tem outros, mas foi esse que eu achei em 2 MINUTOS procurando no Google...

 

Mas não, ficam tumultuando o tópico com coisas desnecessárias e fugindo do tema também.

 

E POR FAVOR ACREDITEM QUE A ESTAÇÃO ESTÁ DO LADO DE SOLEDADE! EU INSTALEI! EU, PH E BRUNO COLOCAMOS DO LADO DE LÁ, CACETE!

Link to comment
Share on other sites

É chato ler mensagens de como é chato o assunto aqui.

 

A discussão é pertinente sim, se trata de ciencia e geografia aplicada. Se isso é chato ou ofende as pessoas, troquem de tópico.

 

Estão jogando a geografia no lixo neste forum Artur...

 

Pronto, já conseguiram movimentar bastante o fórum...agora deu, né?

 

Sinceramente, vocês e os demais estão fazendo um alarde, ligando pra um monte de locais onde não há necessidade (Carlos) sendo que se olharem as divisas no IBGE ou baixarem um arquivo com as divisas e tirem essa dúvida!

 

Google: http://meiradarocha.jor.br/news/2012/05/19/limites-geograficos-de-todos-os-5566-municipios-brasileiros-no-google-earth/

 

Tem outros, mas foi esse que eu achei em 2 MINUTOS procurando no Google...

 

Mas não, ficam tumultuando o tópico com coisas desnecessárias e fugindo do tema também.

 

E POR FAVOR ACREDITEM QUE A ESTAÇÃO ESTÁ DO LADO DE SOLEDADE! EU INSTALEI! EU, PH E BRUNO COLOCAMOS DO LADO DE LÁ, CACETE!

 

 

:clapping: :good2:

 

Parabens Diego !

Link to comment
Share on other sites

Carlos, sobre o "Olimpico", que você quis dizer Arena do Grêmio, baixe o arquivo que eu mandei no link acima. Acho que vai te aquietar um pouco..

 

Que assunto chato, sim!

 

Seria mais pertinente aprofundar o tema da divisa entre Itamonte e Resende (já que me parece que não há uma divisa que envolva algum rio ou bacia hidrográfica) do que ficar discutindo isto.

 

Se é uma divisa seca a de Itamonte-Resende no caso da estação Marcão, que está muito próxima da divisa, qualquer mínima diferença da latitude/longitude pode alterar a localização.

 

Agora se há UM RIO que divide os municípios, vocês vão teimar com o que??

 

Francamente, coisa mais ridícula esse auê...

Link to comment
Share on other sites

É chato ler mensagens de como é chato o assunto aqui.

 

A discussão é pertinente sim, se trata de ciencia e geografia aplicada. Se isso é chato ou ofende as pessoas, troquem de tópico.

 

Estão jogando a geografia no lixo neste forum Artur...

 

Pronto, já conseguiram movimentar bastante o fórum...agora deu, né?

 

Sinceramente, vocês e os demais estão fazendo um alarde, ligando pra um monte de locais onde não há necessidade (Carlos) sendo que se olharem as divisas no IBGE ou baixarem um arquivo com as divisas e tirem essa dúvida!

 

Google: http://meiradarocha.jor.br/news/2012/05/19/limites-geograficos-de-todos-os-5566-municipios-brasileiros-no-google-earth/

 

Tem outros, mas foi esse que eu achei em 2 MINUTOS procurando no Google...

 

Mas não, ficam tumultuando o tópico com coisas desnecessárias e fugindo do tema também.

 

E POR FAVOR ACREDITEM QUE A ESTAÇÃO ESTÁ DO LADO DE SOLEDADE! EU INSTALEI! EU, PH E BRUNO COLOCAMOS DO LADO DE LÁ, CACETE!

 

Opa opa devagar ai, Diego! Eu usei alguma vez o termo "não acredito na divisa do município de Soledade"? O que eu reclamei em nada tem a ver com a questão Tuias, reclamei que é muito fácil entrar alguem aqui reclamando do tema e não postando nada que preste, isso é que é chato!

 

Apesar que sim, acho que é um assunto interessante do ponto de vista geográfico, saber onde, usando um mapa, fica a estação é uma contribuição à ciencia, sim senhor. O PH mostrou o mapa, mas isso não dá o direito a ninguem aqui nesse lugar de julgar como simples tumulto a atitude do Carlos ou de dizer que o assunto é chato.

 

Já falei e falo de novo trocentas vezes, chato é o cara reclamar que o espaço tá chato e não contribuir com o tema.

 

Mas voce há de convir comigo, que graça tem o fórum se este não puder ser movimentado de vez em quando? :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Se o sensor está em Soledade e o console está em FX, vale como referência o município onde estão os sensores, ou seja, Soledade. E todos viveram felizes para sempre. Fim.

Coitada de FX...ajudando a divulgar outra cidade :laugh: :laugh: :laugh:

 

Tudo em nome da ciência

Nesse caso houve de tudo,bairrismo,xingamentos,discussão...

MENOS CIÊNCIA! :rtfm:

Link to comment
Share on other sites

Artur, tranquilo...só acho que o "interesse pela ciência" estava focado tão somente numa questão que já foi esclarecida, mas tem gente que não quer ver!

 

Eu sou um cara que preza pela qualidade das informações. Busco saber sempre o correto.

 

Por isso achei a informação e postei aqui e, pronto, não vejo porque ter mais dúvidas sobre isto.

 

Boa pra frente para arranjar outra questão polêmica! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Não entendi a história do Olímpico/Arena. Olímpico na Azenha e Arena no Humaitá

 

Era só o que faltava dizer que está em Canoas, kkkkkkkkkkkk.

 

Essa geografia sem fundamento está muito engraçada... :mosking:

 

Vou tentar te explicar,

 

A divisa Itaquera Guainazes é dada pelo oleoduto.

 

Por coincidência divide o Arena Corinthians ao meio.

 

Assim um gol está em Itaquera (lado do metro) e o outro em Guaianazes.

 

Percebe que pode haver gol no estádio do Corinthians que não foi em Itaquera.

 

Algo assim,

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

 

Já falei e falo de novo trocentas vezes, chato é o cara reclamar que o espaço tá chato e não contribuir com o tema.

 

 

Chato é o cara reclamar que o outro é chato por chamar esta discussão de chata. Sendo que no início já postei um link com as exatas coordenadas do limite de Soledade e dava para ver bem que o Parque das Tuias estava exatamente nesta divisão.

Link to comment
Share on other sites

"Ode ao Chato"

 

 

O chato é

inconveniente

Sempre chega na hora

errada

Fala muita baboseira

Bota a gente em

enrascada

Todos sempre

comemoram

O sossego de sua

ausência

Porque a profissão do

chato

É torrar a paciência

Quando alguém fala

“Bom dia ”

Quando chega

atrasado

O chato toma a

palavra

E diz “Boa tarde , seu

folgado!”

Na mesa do

restaurante

Sempre alguém senta

na ponta

E o chato logo grita:

“Ele vai pagar a

conta!”

Se servem de

sobremesa

Um delicioso pavê

O chato logo

pergunta:

“É pavê ou pá cumê?”

Nem nos

engarrafamentos

Conseguimos nos safar

Tem sempre um chato

do lado

Que adora buzinar

Quando vamos ao

cinema

Assistir a um filme

lindo

Um chato na nossa

frente

Fica o tempo todo

tossindo

Nem lendo nossos e-

mails

Nos livramos desse

mal

Tem um monte de

mensagens

Pra aumentar o nosso

pau

Uma pulga atrás da

orelha

Uma pedra no sapato

E no meio de tanta

chatice

Até esse poema ficou

chato

Link to comment
Share on other sites

Vou tentar te explicar,

 

A divisa Itaquera Guainazes é dada pelo oleoduto.

 

Por coincidência divide o Arena Corinthians ao meio.

 

Assim um gol está em Itaquera (lado do metro) e o outro em Guaianazes.

 

Percebe que pode haver gol no estádio do Corinthians que não foi em Itaquera.

 

Algo assim,

 

Abraços

 

Grande Mafilli!!

 

Faz sentido quando se está argumentando corretamente. Não é este o caso do tópico. A Arena Corinthians está inteiramente dentro de Itaquera. E mesmo se fosse esta divisão, na prática, a temperatura seria igual nos dois gols.

 

E no caso da Arena do Grêmio ela está inteiramente dentro do Bairro Humaitá, a divisa é o Rio Gravataí.

 

Agora imagina eu concordar com isso agora e voltar daqui a 5 meses com uma nova história qualquer e vier com uma notícia sobre perímetro urbano. :sarcastic:

 

Estou abismado. :mosking: Como é que a estação de Bom Jardim da Serra está a 37km do Centro. Devem estar medindo com régua no monitor! Mediram 3,7cm em algum mapa! :rofl:

 

:mosking:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.