Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Clima de uma cidade : qual o lugar representativo..??


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Clima de uma cidade : qual o lugar representativo..??

 

-Afinal, qual local para uma estação meteorologica represente seu municipio..??

 

-Quando se fala no Rio de Janeiro , a primeira coisa que vem na cabeça é Ipanema , Leblon e Copa..Isso do brasileiro e o estrangeiro.Ou seja, Zona Sul. Qual estação então que poderá representar estes locais..??

 

-Soledade : qual o local que representaria a cidade?? Pq das Tuias ?? O centro comercial, Missoes, Expedicionario, Quatro Rodas ,Rodoviaria, A praça, Cerca Velha ,seria proximo ao Hotel da gringa.., Passo dos Ladrões ou aquele bairro que fica o restaurante casarão do Italiano.

 

-São Paulo, Pra da Sé, Paulista , Congonhas, Marsilaq.. Z Leste onde mora mais gente..??

 

-Curitiba : o centro, Bacacheri, Mussunguê, Bigorrilho, Ahu..??

 

-POA : Menino Deus, Monte Serrat , Moinhos, Parthenon, Parque Redenção, a rua praia..??

 

-São Joaquim : o bairro que representaria a cidade para a midia seria, Três Pedrinhas, Martorano, Minuano ou aquele onde fica a Academia da Lôri onde o Ronaldo faz polo Aquatico e hidroginástica e natação ou ainda proximo à Lan House do SR. Clovis..??

 

O que vcs acham afinal..??

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 491
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

No caso da minha cidade, Porto Alegre:

A capital gaúcha tem diversas temperaturas diferentes, obviamente.

A área central, como disse o amigo Frost, com certeza é a mais representativa. No entanto, aqui em Porto Alegre, se caminharmos no centro da cidade num dia de frio, teremos diversas sensações diferentes.

Na rua dos Andradas, em meio aos prédios, área bem central, não se sente tanto frio como caminhar à beira rio (que na verdade é o Lago Guaíba), perto do Cais do Porto. Ambos estão na área central e as temperaturas já são bem diferentes. Muito interessante isso!

Gostei deste tópico, pois dá para expressar a idéia que coloquei aqui no Baz: sensações diferentes do corpo humano dentro da mesma localidade.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Para cidades pequenas mais planas em que todo mundo mora perto uma estação no centro já representa bem. Para cidades maiores não tem como uma só estação representar a cidade, nem para as pequenas em que a área urbana varie muito de altitude (em uma pequena cidade vizinha daqui, por exemplo, boa parte da área urbana fica mais de 100 metros acima da prefeitura).

Link to comment
Share on other sites

Clima de uma cidade : qual o lugar representativo..??

 

 

-Quando se fala no Rio de Janeiro , a primeira coisa que vem na cabeça é Ipanema , Leblon e Copa..Isso do brasileiro e o estrangeiro.Ou seja, Zona Sul. Qual estação então que poderá representar estes locais..??

 

Sem sombra de dúvidas é o Santos Dumont que melhor representa!

 

O Santos Dumont fica num local privilegiado, com poucos bloqueios a circulação dos ventos. O único problema é que a água da baía é um pouco mais quente que a água do mar (a água escura por causa da poluição absorve mais calor). Essa água mais quente da baía provavelmente causa distorções de temperatura na estação do Santos Dumont.

 

Apesar de ser a estação que melhor representa, o Santos Dumont normalmente fica uns 2 ou 3ºC mais quente que a ZS.

 

N242QNY.jpg

uFBXQvj.png

YWYKZB3.png

MrMe3e4.jpg

Link to comment
Share on other sites

Minha reposta, Os aeros.....e para as cidades que não tem aeroportos,as regioes centrais, habitadas....e não pontos remotos onde não há ninguem no municipio...

Mas e a caracterização do clima rural?

Como fica a agricultura?

Na zona rural de Sampa (Incrível mas existe... :laugh: ), lá no sul, se um sujeito for plantar algo sensível ao frio e se orientar pelas temperaturas do Mirante, por exemplo, estará ferrado.

Vai perder tudo nas ondas de frio mais fortes.

 

----------------

Antes dessa história de topo, uma estação meteorológica devia:

1. Medir exclusivamente a temperatura do ar

2. Ser representativa da região, cidade, etc.

 

Para isso devia:

1. Ficar em locais mais ou menos planos, com horizontes amplos, nem no fundo de vales, nem no topo.

2. Distante de obstáculos como: edificações, morros, etc.

3. Manter distância de árvores, que influem na direção local dos ventos e, consequentemente, na chuva e na leitura dos pluviômetros.

4. Solo gramado, para evitar a irradiação de calor

5. Não ficar em locais sombreados

6. Receber muito bem os ventos de todas as direções

7. Etc, etc.

 

Citei de memória.

Os colegas que conhecem mais podem corrigir o que não estiver de acordo.

 

-----------

Minha opinião:

1. Cidades como Rio, Sampa, BH, PoA, etc, etc, são irrepresentáveis por uma única estação.

2. Estações na zona rural, "no meio do mato", também são necessárias. Se não, como fica a agricultura?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Minha reposta, Os aeros.....e para as cidades que não tem aeroportos,as regioes centrais, habitadas....e não pontos remotos onde não há ninguem no municipio...

 

Minha opinião:

1. Cidades como Rio, Sampa, BH, PoA, etc, etc, são irrepresentáveis por uma única estação.

2. Estações na zona rural, "no meio do mato", também são necessárias. Se não, como fica a agricultura?

 

Aldo, concordo plenamente com você. As vezes a diferença de temperatura entre as Zonas Norte e Sul do Rio pode chegar a 10ºC

 

A mídia usa apenas a estação da Vila Militar (Zona Oeste) para representar todo o clima da cidade do Rio.

Link to comment
Share on other sites

Se a cidade for muito grande e cheia de microclimas, não tem jeito: temos que

colocar várias estações e interpolar os dados.

 

Renan, veja ...nem sei se discordo ou concordo contigo.

 

Um exemplo, São Joaquim, a zona urbana me parece típica de uma cidade pequena e a zona rural é imensa.

 

Eu acho que é o município com o maior número de estação per capta.

 

Cada estação registra um valor diferente no mesmo horário.

 

O incrível eu tenho a impressão que conheço bem o clima de São Joaquim.

 

O mesmo vale para São Paulo, Curitiba, Floripa, Ribeirão Preto etc, etc, inclusive Soledade.

 

O conjunto de informações é o fator determinante para entender a região.

 

Eu entendo o significado de 33ºC em Porto Alegre com tanto de UR no jardim botânico...etc...etc...etc...

 

Mas eu não entendo de forma correta o significado de 33ºC em NYC.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Se uma cidade tem vales e tem coxilhas, tem topos e tem baixadas, terá 3 comportamentos... de topo, de encosta e de baixada.Ideal que tivéssemos estações nestes 3 perfis aí teríamos uma leitura completa do clima de uma cidade.

Se for uma cidade de planície, de altiplano a diferença e variação dentro dela será mínima.

Link to comment
Share on other sites

Pra mim são os aeroportos...

O Guararapes no Recife e o de Congonhas em Sampa, por exemplo, estão completamente dentro das cidades, em locais completamente urbanizados, sem áreas verdes.

O de Maceió já fica mais distante, com pouco efeito da urbanização.

O Salgado Filho em PoA e o Hercílio Luz em Floripa, nem lá nem cá.

O de Salvador fica longe "pra dedéu" da cidade.

O de Navegantes-SC está quase dentro do mar.

 

No fim das contas, acho que o problema acaba sendo o mesmo das estações do INMET.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em CDJ, acho que a automática do Inmet representa bem o clima da cidade.

 

Sergio...discordo.!! Esta automática está colocada em cima de um topo numa unidade da sabesp no Jaguaribe inclusive que tem arvores que dão interferência no vento, dito pelo proprio Inmet. Já a Vl Inglesa e o Horto Florestal não pontos mais frios da cidade. Penso que a Estação do Inpe próximo ao Capivari, é a mais representativa e em termos de valores de temperatura fica nuum meio termo entre o Inmet e a Vl inglesa e o Horto Florestal....

Link to comment
Share on other sites

Aqui em CDJ, acho que a automática do Inmet representa bem o clima da cidade.

 

Sergio...discordo.!! Esta automática está colocada em cima de um topo numa unidade da sabesp no Jaguaribe inclusive que tem arvores que dão interferência no vento, dito pelo proprio Inmet. Já a Vl Inglesa e o Horto Florestal não pontos mais frios da cidade. Penso que a Estação do Inpe próximo ao Capivari, é a mais representativa e em termos de valores de temperatura fica nuum meio termo entre o Inmet e a Vl inglesa e o Horto Florestal....

 

Carlos, tinha me esquecido dessa estação. Tinha descartado a da V. Inglesa e a do Horto por registrarem aspectos bem específicos da região onde estão instaladas.

Link to comment
Share on other sites

Se a cidade for ao nível do mar, a estação de maior altitude é a que melhor representa! :laugh:

 

Não se preocupe Zie,

 

Se for em altitude [tipo assim o Himalaia] qualquer baixada também é correta.

 

Te convido a participar do TAZ.

 

:heart: :heart:

 

EDITANDO:

 

O LUGAR MAIS REPRESENTATIVO É O LOCAL MAIS FRIO

 

Alguém tem duvida?

Link to comment
Share on other sites

Se a cidade for ao nível do mar, a estação de maior altitude é a que melhor representa! :laugh:

 

Não se preocupe Zie,

 

Se for em altitude [tipo assim o Himalaia] qualquer baixada também é correta.

 

Te convido a participar do TAZ.

 

:heart: :heart:

 

EDITANDO:

 

O LUGAR MAIS REPRESENTATIVO É O LOCAL MAIS FRIO

 

Alguém tem duvida?

 

Convite aceito! :rofl:

Link to comment
Share on other sites

O LUGAR MAIS REPRESENTATIVO É O LOCAL MAIS FRIO

 

O lugar mais representativo é onde ela pode vencer mais ou perder menos. Se ponto x tem mínima absoluta que torna a minha cidade uma da mais frias, este ponto que deve ser a referência. Se ponto y tem a máxima mais baixa, este é que deve servir.

 

Aqui vou captar recursos para colocar uma estação a 1.160 metros, este será o ponto de referência da minha cidade.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Uma observação - Metsul / Soledade

 

Acho errado a Metsul colocar na tabela das minimas (por municipio) a estação de Tuias.......é uma coisa fora da realidade....não representa a cidade simplesmente..teria que ser o Inmet, ora!!

 

Seria como a Folha de SP dizer que a minima na capital paulista foi de 2 graus...pois consideram o Marcilaq....e não o Mirante de Santana ou algum aeroporto....e detalhe...dizer que fez 2 graus sem mencionar a estaçao..

 

Daqui a pouco vão dizer que Resende fez -7.......e os hoteis da cidade vão lotar...

 

Outro dia a TV Globo informou que a maxima prevista em Petrópolis era de 11 graus....mal sabem que se trata de uma estação no Pico do Couto.....Mas é a Globo....já a Metsul é conhecedora do assunto e não poderia cometer esta falha.......esta é minha opinião..

Link to comment
Share on other sites

Carlos, eu até concordo com a Metsul, porém teria então que colocar as duas estações.

 

Eles colocam 1 por municipio....que coloquem o Inmet que alem de ser uma estação oficial , é mais representativa.....Canela a mesma coisa....discordo colocar o Castelinho informando a minima na cidade..acaba gerando um falso cenário....a não ser que eles colocassem Soledade / Tuias...mas não fazem....só colocam , Soledade.....dai vao pensar que a cidade é um gelo...pois fez -4.....numa area desabitada do municipio que representa 0,5% da população local...

Link to comment
Share on other sites

Carlos, eu até concordo com a Metsul, porém teria então que colocar as duas estações.

 

Eles colocam 1 por municipio....que coloquem o Inmet que alem de ser uma estação oficial , é mais representativa.....Canela a mesma coisa....discordo colocar o Castelinho informando a minima na cidade..acaba gerando um falso cenário....a não ser que eles colocassem Soledade / Tuias...mas não fazem....só colocam , Soledade.....dai vao pensar que a cidade é um gelo...pois fez -4.....numa area desabitada do municipio que representa 0,5% da população local...

 

e013d634f702be680136808daa11b240.jpg

 

A variabilidade de temperatura numa mesma cidade (microclimas) é comum e muito dependente da altitude e outras variáveis como a urbanização ou a presença de rios ou lagos, o que é muito o caso de Porto Alegre. O frio é mais intenso em baixadas em noites de ar seco e vento calmo, como hoje. Soledade, por exemplo, teve 2,3ºC em baixada no Parque das Tuias e 5,3ºC no aeroporto (ponto mais alto). No decorrer da semana, com o ar seco, o deslocamento do ar frio para o mar e o ingresso de ar mais quente pelo Oeste e o Norte, a tendência é que as diferenças de microclimas se acentuem ainda mais.

 

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/566/Rio_Grande_do_Sul_tem_madrugada_muito_fria_e_primeira_geada_do_ano

Link to comment
Share on other sites

Carlos, eu até concordo com a Metsul, porém teria então que colocar as duas estações.

 

Eles colocam 1 por municipio....que coloquem o Inmet que alem de ser uma estação oficial , é mais representativa.....Canela a mesma coisa....discordo colocar o Castelinho informando a minima na cidade..acaba gerando um falso cenário....a não ser que eles colocassem Soledade / Tuias...mas não fazem....só colocam , Soledade.....dai vao pensar que a cidade é um gelo...pois fez -4.....numa area desabitada do municipio que representa 0,5% da população local...

Em Fazenda Rio Grande, à 20 km de Curitiba chegou à -1,5°C no último evento.

Área bem povoada mas em Baixada.

Lapa [60 km] mas tbm na RMCuritiba registrou -0,8°C

Piraquara, -0,3°C

Concordo q nenhum destes valores serviria para representar a cidade.

Link to comment
Share on other sites

Uma observação - Metsul / Soledade

 

Acho errado a Metsul colocar na tabela das minimas (por municipio) a estação de Tuias.......é uma coisa fora da realidade....não representa a cidade simplesmente..teria que ser o Inmet, ora!!

 

Seria como a Folha de SP dizer que a minima na capital paulista foi de 2 graus...pois consideram o Marcilaq....e não o Mirante de Santana ou algum aeroporto....e detalhe...dizer que fez 2 graus sem mencionar a estaçao..

 

Daqui a pouco vão dizer que Resende fez -7.......e os hoteis da cidade vão lotar...

 

Outro dia a TV Globo informou que a maxima prevista em Petrópolis era de 11 graus....mal sabem que se trata de uma estação no Pico do Couto.....Mas é a Globo....já a Metsul é conhecedora do assunto e não poderia cometer esta falha.......esta é minha opinião..

Mas eles fazem isto com Ausentes tbm (Fazenda Potreirinhos interior), Porto Alegre (lá no Lami zona rural 50 Km do Centro por estrada), São Leopoldo (Parque Imperatriz) Santa Rosa (baixada do Ilson) Canela (Castelinho) e assim vai.

Link to comment
Share on other sites

Carlos, eu até concordo com a Metsul, porém teria então que colocar as duas estações.

 

Eles colocam 1 por municipio....que coloquem o Inmet que alem de ser uma estação oficial , é mais representativa.....Canela a mesma coisa....discordo colocar o Castelinho informando a minima na cidade..acaba gerando um falso cenário....a não ser que eles colocassem Soledade / Tuias...mas não fazem....só colocam , Soledade.....dai vao pensar que a cidade é um gelo...pois fez -4.....numa area desabitada do municipio que representa 0,5% da população local...

Carlos já cheguei a te admirar mais,antigamente no BAZ, atualmente não muito...

Pq tu insistes em distorcer a realidade???

Vamos clarear de uma vez por todas, já perdi a paciência com colocações falsas aqui. :punish:

Na tua concepção Tuias é uma baixada única aqui. :punish:

Quer apostar quanto que encontro umas 100 baixadas equivalentes ao Tuias aqui em Soledade??? :hi:

Hoje mesmo falei com uma pessoa que mora no Ipiranga, limite com bairro Farroupilha e ela me jurou que congelou a superfície do açude nesta semana passada, aliás teve um dia que deu -2,4º no Tuias e deu -3,4º no abrigo no Bairro Farroupilha... :mosking:

O topinho isolado mais baixo cerca de 50 a 70m da cidade pra ti serve como referência... :mosking:

Vamos parar com esta palhaçada de negar os fatos.Não fiquem bravos com os números que retratam a realidade.Agora eu vou te devolver o veneno, aponte em Resende, pelo menos 5 pontos tão frios quanto o PNI...não têm né... e agora José??? :punish: :mosking:

Imagina a reação dos caras quando bater nos -7 a -8º no Tuias... :mosking: :mosking:

Repito o Parque das Tuias é uma baixada normal em Soledade e pequena perto das baixadas de FX, Barros Cassal, Itapuca...

Link to comment
Share on other sites

E há visivelmente um sentimento anti-gaúcho da parte da alguns aqui.

Carlos, vou defender o Bruno.Vem cá, tu achas que baixada em Gramado , Canela e Caxias é só o Castelinho? :punish: :punish: :punish: Ah para com isto cara, existem centenas e centenas delas por lá, inclusive acho que Caxias não tem quase nada de estação em baixada e ficam passando estes dados esdrúxulos do Inmet que pra mim é uma porcaria.Estação Inmet em topo só serve pra medir vento...

Link to comment
Share on other sites

Uma observação - Metsul / Soledade

 

Acho errado a Metsul colocar na tabela das minimas (por municipio) a estação de Tuias.......é uma coisa fora da realidade....não representa a cidade simplesmente..teria que ser o Inmet, ora!!

 

Este assunto já foi debatido antes. O Bruno diz que o Tuias é representativo, mas concordo que seja somente para parte (uns 50%). Duvido que ninguém mora em topo em Soledade, a cidade não tem grande variação de altitude na região central. Mesma coisa para o vento. No Inmet venta, mas no Tuias quase não venta. Aí chegar aqui com um dado de sensação térmica mascara. Esquecer do Inmet é errado.

Link to comment
Share on other sites

Uma observação - Metsul / Soledade

 

Acho errado a Metsul colocar na tabela das minimas (por municipio) a estação de Tuias.......é uma coisa fora da realidade....não representa a cidade simplesmente..teria que ser o Inmet, ora!!

 

Este assunto já foi debatido antes. O Bruno diz que o Tuias é representativo, mas concordo que seja somente para parte (uns 50%). Duvido que ninguém mora em topo em Soledade, a cidade não tem grande variação de altitude na região central. Mesma coisa para o vento. No Inmet venta, mas no Tuias quase não venta. Aí chegar aqui com um dado de sensação térmica mascara. Esquecer do Inmet é errado.

Eu não uso o Tuias pra sensação térmica , uso o Inmet, presta atenção cara, .Ou tu acha que não venta aqui na cidade????

Link to comment
Share on other sites

Uma observação - Metsul / Soledade

 

Acho errado a Metsul colocar na tabela das minimas (por municipio) a estação de Tuias.......é uma coisa fora da realidade....não representa a cidade simplesmente..teria que ser o Inmet, ora!!

 

Seria como a Folha de SP dizer que a minima na capital paulista foi de 2 graus...pois consideram o Marcilaq....e não o Mirante de Santana ou algum aeroporto....e detalhe...dizer que fez 2 graus sem mencionar a estaçao..

 

Daqui a pouco vão dizer que Resende fez -7.......e os hoteis da cidade vão lotar...

 

Outro dia a TV Globo informou que a maxima prevista em Petrópolis era de 11 graus....mal sabem que se trata de uma estação no Pico do Couto.....Mas é a Globo....já a Metsul é conhecedora do assunto e não poderia cometer esta falha.......esta é minha opinião..

Mas eles fazem isto com Ausentes tbm (Fazenda Potreirinhos interior), Porto Alegre (lá no Lami zona rural 50 Km do Centro por estrada), São Leopoldo (Parque Imperatriz) Santa Rosa (baixada do Ilson) Canela (Castelinho) e assim vai.

 

Santa Rosa é no meio da cidade!!! Das baixadas citadas, é a única não rural.

Link to comment
Share on other sites

PH, médias mascaram sim, mas este é apenas 1 dos parâmetros estudados aki.

 

Temos as tabelas de mínimas q colocam Tuias em melhor posição no ranking das mais mais.

 

Este ano ainda não tivemos um evento de grande porte q atingisse todo o Sul de forma abrangente.

 

Boas mínimas LOCALIZADAS, mas muitas cidades historicamente famosas pelo frio nem seker negativaram.

 

Veja: TOPOS..

 

Curitiba, Soledade e Palmas com mínimas absolutas em torno dos 2°C.

 

Geadas fracas nas 3.

Agora vc falou com propriedade.

E só pra encerrar o tema da minha cidade (senão depois reclamam de bairrismo) Carlos Pradarias.

O Tuias está como eu esperava ?

Sim e não...sim em função de si mesma....e não por causa da ausência de massas de ar polar extremas...contudo estatísticas demonstram que estes extremos podem ocorrer, em julho ou agosto....além de junho, claro...

Tuias pode se recuperar no ranking das mínimas?

Pode(tomara kkkkkkkkkk)....td vai depender de alguma grande alta polar...ou pode tmbm ficar no mesmo patamar...mas sou otimista, tem muito inverno pela frente... e o grande exemplo pra mim, final de julho de 2009....

 

PHP, Tuias está mal no ranking porque a durante a tarde é das estações mais quentes da serra. Ela não mascara nada. Se Tuias estivesse muito bem no ranking das médias, aí sim estaria mascarando a temperatura alta que faz durante a tarde. Uma sugestão é desligar a estação entre 10:00 e 18:00 :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Eu não uso o Tuias pra sensação térmica , uso o Inmet, presta atenção cara, .Ou tu acha que não venta aqui na cidade????

 

Se ventar como venta no Inmet, você não terá as temperaturas que tem no Tuias... Se as duas estações servem então não há uma estação predominante no clima.

 

Então o Tuias não representa toda a cidade.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

QUE COISA IRRITANTE, CANSATIVA E PRÁ LÁ DE PURGANTE ESTA DISCUSSÃO, PH TEM UM TÓPICO SOBRE BAIXADA, POSTE LÁ, COM CERTEZA OS FANTASMAS LERÃO COM O MAIOR PRAZER, MAS PAREM COM ESTA LADAINHA, JÁ SÃO QUASE 10 ANOS!!

 

TEM CHUVA FORTE, ENCHENTE, SE ATENHAM A ISTO, E MODERADORES, CADÊ O EXEMPLO!!

 

Eu particularmente estou comentando isso, tanto aqui quanto no facebook e por incrível que pareça no facebook a discussão sobre o tema é mais prolongado.

Link to comment
Share on other sites

PH, médias mascaram sim, mas este é apenas 1 dos parâmetros estudados aki.

 

Temos as tabelas de mínimas q colocam Tuias em melhor posição no ranking das mais mais.

 

Este ano ainda não tivemos um evento de grande porte q atingisse todo o Sul de forma abrangente.

 

Boas mínimas LOCALIZADAS, mas muitas cidades historicamente famosas pelo frio nem seker negativaram.

 

Veja: TOPOS..

 

Curitiba, Soledade e Palmas com mínimas absolutas em torno dos 2°C.

 

Geadas fracas nas 3.

Agora vc falou com propriedade.

E só pra encerrar o tema da minha cidade (senão depois reclamam de bairrismo) Carlos Pradarias.

O Tuias está como eu esperava ?

Sim e não...sim em função de si mesma....e não por causa da ausência de massas de ar polar extremas...contudo estatísticas demonstram que estes extremos podem ocorrer, em julho ou agosto....além de junho, claro...

Tuias pode se recuperar no ranking das mínimas?

Pode(tomara kkkkkkkkkk)....td vai depender de alguma grande alta polar...ou pode tmbm ficar no mesmo patamar...mas sou otimista, tem muito inverno pela frente... e o grande exemplo pra mim, final de julho de 2009....

 

PHP, Tuias está mal no ranking porque a durante a tarde é das estações mais quentes da serra. Ela não mascara nada. Se Tuias estivesse muito bem no ranking das médias, aí sim estaria mascarando a temperatura alta que faz durante a tarde. Uma sugestão é desligar a estação entre 10:00 e 18:00 :mosking:

 

Topo ou baixada, Tutuias ou Inmet não é mais fria que o eixo Livramento - Pinheiro Machado em JJA.

 

E voltamos novamente com o assunto baixadas de Soledade.

Link to comment
Share on other sites

Não concordo que médias mascaram o potencial de frio de algum lugar... se uma baixada x registra mínimas mais baixas que um topo y porém aquela possui uma média mais alta isso quer dizer que suas máximas são mais elevadas e que essa constância de mínimas expressivas não é tão frequente assim, salvo excessões como em noite de céu estrelado sob influência de altas polares... Tuias com certeza tem dispradamente mais potencial de mínimas expressivas do que o topinho inmet de Soledade, mas isso sob noite limpa e em compensação os dias acabam tendo máximas maiores também... ora, uma região genuinamente fria é feita de mínimas baixas em sua maioria ao longo do inverno e máximas constantes igualmente baixas ou no mínimo amenas... o que adiantam se encapotar de casacos depois de uma noite congelante e com um dia de tempo limpo e seco reagir feito o efeito cebola... local frio passa-se frio de dia e de noite... esse é o meu pensar... :good:

Não quero implicar com nada nem com ninguém, apenas quero expressar minha opinião... :good2:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

PH..vc não entendeu nada o que eu disse..!!

 

Não estou duvidando do frio de Tuias.....só acho errado a Metsul usar esta estação sem sequer mencionar o local , dizendo que a cidade de Soledade fez -4........eu acho errado...!!

 

A Metsul teria que pegar a estação do Inmet e não Tuias....pq não é a estação que representra o municipio..capice..??

 

Mais uma vez pra vc entender....

 

A Rede Globo mostrando a AV Paulista na TV vai dizer que fez 2 graus ou 8 graus..??

 

2 graus - Marcilaq / 8 Mirante de Santana

 

Acho que agora vc deverá entender o que estou querendo dizer...!!

Link to comment
Share on other sites

Não concordo que médias mascaram o potencial de frio de algum lugar... se uma baixada x registra mínimas mais baixas que um topo y porém aquela possui uma média mais alta isso quer dizer que suas máximas são mais elevadas e que essa constância de mínimas expressivas não é tão frequente assim, salvo excessões como em noite de céu estrelado sob influência de altas polares... Tuias com certeza tem dispradamente mais potencial de mínimas expressivas do que o topinho inmet de Soledade, mas isso sob noite limpa e em compensação os dias acabam tendo máximas maiores também... ora, uma região genuinamente fria é feita de mínimas baixas em sua maioria ao longo do inverno e máximas constantes igualmente baixas ou no mínimo amenas... o que adiantam se encapotar de casacos depois de uma noite congelante e com um dia de tempo limpo e seco reagir feito o efeito cebola... local frio passa-se frio de dia e de noite... esse é o meu pensar... :good:

Não quero implicar com nada nem com ninguém, apenas quero expressar minha opinião... :good2:

Frio é frio seja de noite ou de dia.

O frio extremo provoca o fenômeno(geada), não importa se foi apenas de noite/madrugada/manhã, se ele ocorreu, ocorreu e ponto final, não importa se tu gosta ou não gosta ou se queres frio constante.

Link to comment
Share on other sites

PH..vc não entendeu nada o que eu disse..!!

 

Não estou duvidando do frio de Tuias.....só acho errado a Metsul usar esta estação sem sequer mencionar o local , dizendo que a cidade de Soledade fez -4........eu acho errado...!!

 

A Metsul teria que pegar a estação do Inmet e não Tuias....pq não é a estação que representra o municipio..capice..??

 

Mais uma vez pra vc entender....

 

A Rede Globo mostrando a AV Paulista na TV vai dizer que fez 2 graus ou 8 graus..??

 

2 graus - Marcilaq / 8 Mirante de Santana

 

Acho que agora vc deverá entender o que estou querendo dizer...!!

Não vi tu reclamar quando passam informação da mínima de Urupema...baixadão...

Link to comment
Share on other sites

Uma observação - Metsul / Soledade

 

Acho errado a Metsul colocar na tabela das minimas (por municipio) a estação de Tuias.......é uma coisa fora da realidade....não representa a cidade simplesmente..teria que ser o Inmet, ora!!

 

Este assunto já foi debatido antes. O Bruno diz que o Tuias é representativo, mas concordo que seja somente para parte (uns 50%). Duvido que ninguém mora em topo em Soledade, a cidade não tem grande variação de altitude na região central. Mesma coisa para o vento. No Inmet venta, mas no Tuias quase não venta. Aí chegar aqui com um dado de sensação térmica mascara. Esquecer do Inmet é errado.

Eu não uso o Tuias pra sensação térmica , uso o Inmet, presta atenção cara, .Ou tu acha que não venta aqui na cidade????

 

Novamente me parece que temos aqui a tradicional confusão com os conceitos cidade e município.

 

Município é a área territorial polarizada por um centro urbano e que inclui Zona Rural e a Zona Urbana.

 

Cidade é simplesmente a Zona Urbana de um município, Zona Rural é onde está a agricultura, a silvicultura e áreas não alteradas pelo homem.

 

Então, não tem nada de errado em termos a estação Tuias em Soledade. Ela não está na cidade (Zona Urbana), está na Zona Rural (embora com forte presença humana) e representa relativamente bem o território do município Soledade, que, embora tenha a maioria da população localizada na cidade (Zona Urbana), tem uma parcela importante da população morando na Zona Rural, com certeza com a agricultura e turismo tendo boa participação na economia local.

 

É um caso diferente de PNI, que está na Zona Rural de Rezende. Mesmo levando em conta que a área que ele estuda seja extensa (uma grande área montanhosa), provavelmente ela não representa a maior parte do município (que deve se concentrar no vale, creio eu) e apresenta população muito rarefeita (praticamente o pessoal que monitora o parque), sendo que a maior parte da população rural vive no vale, tendo porém a maior parte da população do município residência na Zona Urbana. Mesmo com todos esses poréns, o PNI é representativo pelo simples fato de propiciar dados interessantíssimos em território nacional, que precisa ser estudado e conhecido.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Não concordo que médias mascaram o potencial de frio de algum lugar... se uma baixada x registra mínimas mais baixas que um topo y porém aquela possui uma média mais alta isso quer dizer que suas máximas são mais elevadas e que essa constância de mínimas expressivas não é tão frequente assim, salvo excessões como em noite de céu estrelado sob influência de altas polares... Tuias com certeza tem dispradamente mais potencial de mínimas expressivas do que o topinho inmet de Soledade, mas isso sob noite limpa e em compensação os dias acabam tendo máximas maiores também... ora, uma região genuinamente fria é feita de mínimas baixas em sua maioria ao longo do inverno e máximas constantes igualmente baixas ou no mínimo amenas... o que adiantam se encapotar de casacos depois de uma noite congelante e com um dia de tempo limpo e seco reagir feito o efeito cebola... local frio passa-se frio de dia e de noite... esse é o meu pensar... :good:

Não quero implicar com nada nem com ninguém, apenas quero expressar minha opinião... :good2:

Frio é frio seja de noite ou de dia.

O frio extremo provoca o fenômeno(geada), não importa se foi apenas de noite/madrugada/manhã, se ele ocorreu, ocorreu e ponto final, não importa se tu gosta ou não gosta ou se queres frio constante.

 

Quanto bairrismo !!! E adivinha, faz frio também de dia, querendo tu ou não, pena que em Tutuias é só de noite.

 

Não vi tu reclamar quando passam informação da mínima de Urupema...baixadão...

 

E mais uma vez ele se faz de desentendido para tentar algum argumento ... A estação de Urupema representa a cidade de Urupema, já foi mais que falado que a cidade de Urupema é uma baixada.

Link to comment
Share on other sites

QUE COISA IRRITANTE, CANSATIVA E PRÁ LÁ DE PURGANTE ESTA DISCUSSÃO, PH TEM UM TÓPICO SOBRE BAIXADA, POSTE LÁ, COM CERTEZA OS FANTASMAS LERÃO COM O MAIOR PRAZER, MAS PAREM COM ESTA LADAINHA, JÁ SÃO QUASE 10 ANOS!!

 

TEM CHUVA FORTE, ENCHENTE, SE ATENHAM A ISTO, E MODERADORES, CADÊ O EXEMPLO!!

Não mandei provocarem.

Toda vez que alguém aqui negar os fatos eu vou ridicularizar o cara.

Na cabeça do Tora só pq as máximas são mais elevadas o frio e a geada são coisas da imaginação aqui...

Bom, por mim eu continuo debatendo no outro tópico, pra não tumultuar o monitoramento.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.