Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Clima de uma cidade : qual o lugar representativo..??


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Uma observação - Metsul / Soledade

 

Acho errado a Metsul colocar na tabela das minimas (por municipio) a estação de Tuias.......é uma coisa fora da realidade....não representa a cidade simplesmente..teria que ser o Inmet, ora!!

 

Como gostam de ferver o kissuco por nada.

 

A MetSul faz um ranking de minimas por MUNICIPIOS. A menor ou maior temperatura dentro de um MUNICIPIO, independente se for zona rural ou área urbana. Se for colocado um * de observação para cada estação vai ter mais explicacao que temperatura. Discussao boba e improdutiva, ou seja, bobagem.

 

Temperatura sempre representativa para cada individuo é do seu umbigo. Do seu quintal. Em cidades com muitos microlimas interessa o que ele vive, o que demanda a roupa que ele for usar. Ninguem liga ar-condicionado ou aquecedor pela temperatura que ouviu no radio no outro canto da cidade, mas pelo que sente (frio ou calor) dentro da sua propria casa.

 

E passar bem.

 

PS: Há, certamente, locais mais frios em noites de frio de baixada dentro da zona urbana de Soledade que nos Parques das Tuias, ao meu ver uma opcao infeliz se a intencao era pegar minimas "espetaculosas". Eu conheço Soledade. Nao me baseio em Google Earth.

 

PS2: Pro "jênio" autor do tópico, qual o local de uma cidade é representativo para chuva ?

Grande Alexandre, matou a charada.Caro amigo agradeço de coração pelo profissionalismo e trabalho completo e amplo da Metsul.A intenção inicial era colocar uma Davis na cidade ou no Banhadal(foto da geada) ou no Bairro Farroupilha, ambos provavelmente mais frios que o Tuias,só que o que consegui foi no Parque das Tuias, com apoio do S Valdemar, pq não encontrei apoio de mais ninguém aqui na cidade.E não estava em condições financeiras de adquirir a estação.Abraço amigo.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 491
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Perguntinha adicional ao "jenyo".

 

No dia que São Joaquim amanheceu com umidade de 7% e diferença de temperatura de 15C (QUINZE GRAUS) entre a Climaterra e o Inmet, distantes menos de dois quilômetros um do outro, qual era a estação representativa da cidade naquele momento ??????????

 

Te vira com essa, magrão.

Link to comment
Share on other sites

Isto eu concordo com voce Alexandre....e por causa desta guerrinha colocaram a estação nesta area chamada Tuias que não mora ninguem a 15 km da R Venancio Aires que fica no centro da cidade....Isso acaba mascarando o clima e criando uma falsa imagem climática do municipio.....assim como o Marsilaq aqui em São Paulo que de cada 1000 pessoas 995 nunca ouviram falar.....Mas a estação a ser noticiada aqui não é la.....é o Mirante Santana...

 

A estação no Tuias, só serve para curiosidade mesmo....infezlimente

Link to comment
Share on other sites

Isto eu concordo com voce Alexandre....e por causa desta guerrinha colocaram a estação nesta area chamada Tuias que não mora ninguem a 15 km da R Venancio Aires que fica no centro da cidade....Isso acaba mascarando o clima e criando uma falsa imagem climática do municipio.....assim como o Marsilaq aqui em São Paulo que de cada 1000 pessoas 995 nunca ouviram falar.....Mas a estação a ser noticiada aqui não é la.....é o Mirante Santana...

 

A estação no Tuias, só serve para curiosidade mesmo....infezlimente

 

Há lugares mais frios DENTRO DA AREA URBANA de Soledade que nas Tuias. Se alguem queria pegar minimas espetaculares ali, escolheu pessimamente o lugar.

Link to comment
Share on other sites

A-.......faz um ranking de minimas por MUNICIPIOS. A menor ou maior temperatura dentro de um MUNICIPIO, independente se for zona rural ou área urbana.

 

B........Temperatura sempre representativa para cada individuo é do seu umbigo. Do seu quintal.

 

 

C..........No dia que São Joaquim amanheceu com umidade de 7% e diferença de temperatura de 15C (QUINZE GRAUS) entre a Climaterra e o Inmet, distantes menos de dois quilômetros um do outro, qual era a estação representativa da cidade naquele momento ??????????

 

Buenas,

 

Sendo o item A aquilo que vai aparecer nas tabelas logo; A resposta do item C é a mais fria.

 

A resposta para o item B é aquela que representa o maior números de umbigos. Desta forma a temperatura representa um espaço pode até ser eventualmente nem medida.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Há lugares mais frios DENTRO DA AREA URBANA de Soledade que nas Tuias. Se alguem queria pegar minimas espetaculares ali, escolheu pessimamente o lugar.

 

O local atual sempre foi vendido como muito frio pelo morador local. Tirando alguns outros locais que ele fala, que não me parecem ser bem na região central, é o local mais frio, ou um dos mais.

 

Você já fez experiências com uma estação simultânea para saber se local x, y é mais frio que o Tuias?,

 

Mas quanto a tabela acho que está certa. Este mal é de muitas cidades, a diferença entre topo e baixada. Se eu fosse escolher um ponto representativo, seria avenida/rua principal, marco zero, caso houvessem estações lá. Pra mim este é o ponto mais representativo para comparar uma cidade com a outra.

Link to comment
Share on other sites

Isto eu concordo com voce Alexandre....e por causa desta guerrinha colocaram a estação nesta area chamada Tuias que não mora ninguem a 15 km da R Venancio Aires que fica no centro da cidade....Isso acaba mascarando o clima e criando uma falsa imagem climática do municipio.....assim como o Marsilaq aqui em São Paulo que de cada 1000 pessoas 995 nunca ouviram falar.....Mas a estação a ser noticiada aqui não é la.....é o Mirante Santana...

 

A estação no Tuias, só serve para curiosidade mesmo....infezlimente

E pior q ainda insiste nesta teoria abobada que mistura geografia humana, com meteorologia.Então esqueçam, os dados MI ,Morro das Torres, Potreirinhos,PNI...só pq o Carlos acha que ninguém está lá então o frio lá não existe... :mosking:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Há lugares mais frios DENTRO DA AREA URBANA de Soledade que nas Tuias. Se alguem queria pegar minimas espetaculares ali, escolheu pessimamente o lugar.

 

O local atual sempre foi vendido como muito frio pelo morador local. Tirando alguns outros locais que ele fala, que não me parecem ser bem na região central, é o local mais frio, ou um dos mais.

 

Você já fez experiências com uma estação simultânea para saber se local x, y é mais frio que o Tuias?,

 

Mas quanto a tabela acho que está certa. Este mal é de muitas cidades, a diferença entre topo e baixada. Se eu fosse escolher um ponto representativo, seria avenida/rua principal, marco zero, caso houvessem estações lá. Pra mim este é o ponto mais representativo para comparar uma cidade com a outra.

Se tem alguém que vende algo falso aqui é tu, sempre botando banca e achando que só tu pode criticar, tu é outro que vai ter q engolir a flauta em breve.

Link to comment
Share on other sites

A-.......faz um ranking de minimas por MUNICIPIOS. A menor ou maior temperatura dentro de um MUNICIPIO, independente se for zona rural ou área urbana.

 

B........Temperatura sempre representativa para cada individuo é do seu umbigo. Do seu quintal.

 

 

C..........No dia que São Joaquim amanheceu com umidade de 7% e diferença de temperatura de 15C (QUINZE GRAUS) entre a Climaterra e o Inmet, distantes menos de dois quilômetros um do outro, qual era a estação representativa da cidade naquele momento ??????????

 

Buenas,

 

Sendo o item A aquilo que vai aparecer nas tabelas logo; A resposta do item C é a mais fria.

 

A resposta para o item B é aquela que representa o maior números de umbigos. Desta forma a temperatura representa um espaço pode até ser eventualmente nem medida.

 

Abraços

Opinião nada científica de um cientista meia-pataca...

Link to comment
Share on other sites

Se tem alguém que vende algo falso aqui é tu, sempre botando banca e achando que só tu pode criticar, tu é outro que vai ter q engolir a flauta em breve.

 

O choro é livre. Estou esperando as fotos do pessoal morando nos topos de Urupema. Ate agora nada.

Então tu afirmas que não existem topos em Urupema?Se tem uma casa ou duas, ou 10 as temperaturas minimas lá são maiores que as da baixada...

Link to comment
Share on other sites

Então tu afirmas que não existem topos em Urupema?Se tem uma casa ou duas, ou 10 as temperaturas minimas lá são maiores que as da baixada...

 

Eu afirmo que não tem ninguém morando em topos como de Soledade. Nunca vi ninguém morar em topo em Urupema.

 

Você disse já falou que tem. Pode mostrar? Não vem com essa de uma casa ou duas, se você viu OK mostra, se não viu cale-se e pare de supor.

Link to comment
Share on other sites

A-.......faz um ranking de minimas por MUNICIPIOS. A menor ou maior temperatura dentro de um MUNICIPIO, independente se for zona rural ou área urbana.

 

B........Temperatura sempre representativa para cada individuo é do seu umbigo. Do seu quintal.

 

 

C..........No dia que São Joaquim amanheceu com umidade de 7% e diferença de temperatura de 15C (QUINZE GRAUS) entre a Climaterra e o Inmet, distantes menos de dois quilômetros um do outro, qual era a estação representativa da cidade naquele momento ??????????

 

Buenas,

 

Sendo o item A aquilo que vai aparecer nas tabelas logo; A resposta do item C é a mais fria.

 

A resposta para o item B é aquela que representa o maior números de umbigos. Desta forma a temperatura representa um espaço pode até ser eventualmente nem medida.

 

Abraços

Opinião nada científica de um cientista meia-pataca...

 

Vou responder.....Sr Administrador acho que a maneira que respondo à maneira ofensiva gratuíta.....

 

Para evitar o transtorno, mais um, da equipe de ADM. É prudente e de bom-tom não responder de forma alguma nem educada nem grosseira.

 

Saudações Encarnadas, [by Duquia]

Link to comment
Share on other sites

Há lugares mais frios DENTRO DA AREA URBANA de Soledade que nas Tuias. Se alguem queria pegar minimas espetaculares ali, escolheu pessimamente o lugar.

 

Não contava com isso..aliás acho que ninguem...Se Tuias é péssimo ...porque foi escolhido lá..?

 

Sobre implicancia....Não...é que defendo estaçoes em lugares representativos nas cidades...Aqui em SP colocaria uma estação na AV Paulista por exemplo.....Não que o bairro de Santana não seja representativo.....Esta minha tese vale para as cidades pequenas tambem....Porque será que o Ciram não colocou sua estação em Urupema num buraco há 10km / 15km da cidade....Porque o Ciram teve bom senso.....colocou num lugar representativo.....Por isso que se a estação de Tuias estivesse no Largo da Matriz no centro, ali proximo a Igreja.....seria o lugar mais perfeito da cidade ...

 

2415644717_e550419c1c_b.jpg

Link to comment
Share on other sites

Então tu afirmas que não existem topos em Urupema?Se tem uma casa ou duas, ou 10 as temperaturas minimas lá são maiores que as da baixada...

 

Eu afirmo que não tem ninguém morando em topos como de Soledade. Nunca vi ninguém morar em topo em Urupema.

 

Você disse já falou que tem. Pode mostrar? Não vem com essa de uma casa ou duas, se você viu OK mostra, se não viu cale-se e pare de supor.

Cara nada pessoal, mas tu tenta descrever o que tu não conhece.

Responda uma pergunta primeiro:Tem topos ou encostas em Urupema, ou não tem?

Se tem não quero saber se tem 1 ou 10 casas lá nestes locais, eles existem e pronto.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Há lugares mais frios DENTRO DA AREA URBANA de Soledade que nas Tuias. Se alguem queria pegar minimas espetaculares ali, escolheu pessimamente o lugar.

 

Não contava com isso..aliás acho que ninguem...Se Tuias é péssimo ...porque foi escolhido lá..?

 

Sobre implicancia....Não...é que defendo estaçoes em lugares representativos nas cidades...Aqui em SP colocaria uma estação na AV Paulista por exemplo.....Não que o bairro de Santana não seja representativo.....Esta minha tese vale para as cidades pequenas tambem....Porque será que o Ciram não colocou sua estação em Urupema num buraco há 10km / 15km da cidade....Porque o Ciram teve bom senso.....colocou num lugar representativo.....Por isso que se a estação de Tuias estivesse no Largo da Matriz no centro, ali proximo a Igreja.....seria o lugar mais perfeito da cidade ...

 

2415644717_e550419c1c_b.jpg

Mais uma vez tu só posta o que te convém...

Topo na cidade em torno de uns 30 a 40%...os bairros, parte do Centro,a maioria deles está em baixada e encosta, portanto de 60 a 70% do relevo é baixada /encosta aqui na cidade...

Link to comment
Share on other sites

Volto a repetir.........

 

Eu defendo a localizações das Estações Meterolorogicas nas cidades....(eu disse cidade..não me venham com PNI)...em lugares representativos...ou seja na parte urbana....Seja no Largo da Matriz em Soledade.....Seja na Av Paulista em São Paulo.....seja na Rua do Ouvidor no Rio de Janeiro..........e não colocarem estações em fins de mundo dentro do mucipio só pra falar que é mais frio que cidade X ou Y.......

 

Espero que tenham entendido..!!

Link to comment
Share on other sites

Volto a repetir.........

 

Eu defendo a localizações das Estações Meterolorogicas nas cidades....(eu disse cidade..não me venham com PNI)...em lugares representativos...ou seja na parte urbana....Seja no Largo da Matriz em Soledade.....Seja na Av Paulista em São Paulo.....seja na Rua do Ouvidor no Rio de Janeiro..........e não colocarem estações em fins de mundo dentro do mucipio só pra falar que é mais frio que cidade X ou Y.......

 

Espero que tenham entendido..!!

Carlos na boa, tu só não entende se não quiser entender, topo em Soledade(cidade é apenas 30%) portanto amigo 70% não é topo, então topo não me representa, acho q é claro isto.

Link to comment
Share on other sites

E estação Tuias ñ veio pra resolver o conflito de mais de 1 década?

 

PH vc parece um velho irlandês briguento e irritadiço.

 

Calma

Td bem Carlos Campos, posso até relevar, mas não dá, quando os caras não falam a verdade, tentam passar uma imagem de um lugar que não é verdadeira, que não é de fato... eu perco a compostura.

Link to comment
Share on other sites

Cara nada pessoal, mas tu tenta descrever o que tu não conhece.

Responda uma pergunta primeiro:Tem topos ou encostas em Urupema, ou não tem?

Se tem não quero saber se tem 1 ou 10 casas lá nestes locais, eles existem e pronto.

 

Quem está descrever o que não conhece é você.

 

Você afirmou que tem gente morando em topos em Urupema, quero provas! não enrola! Topos existem, mas quero ver alguém morando lá em Urupema! A discussão era se havia gente morando lá...

 

Mostra aí já que eu estou tentando enganar, você tem quer ter provas boas para comprovar...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Hummm... como pode existir uma baixada sem um topo e vice-versa?

 

Só espero que ninguém perca o seu tempo tentando contar quantas casas estão em topo/baixada/encosta em cada cidade.

 

Aliás, parabéns aos envolvidos. Essa deve ser a discussão mais sem sentido da história do BAZ.

 

Obrigado pelos parabéns.

 

Fábio, se você prestar um cadinho de atenção.....verás que está é a única discussão no BAZ....desde que frequento essas paragens.

 

Onde é mais não sei o quê.....ou a variação....... onde é menos não sei o quê.

 

Qualquer tentativa de mudar de assunto....4 mensagens depois...começa tudo de novo....Panteras contra a rapa.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Hummm... como pode existir uma baixada sem um topo e vice-versa?

 

Só espero que ninguém perca o seu tempo tentando contar quantas casas estão em topo/baixada/encosta em cada cidade.

 

Aliás, parabéns aos envolvidos. Essa deve ser a discussão mais sem sentido da história do BAZ.

 

Obrigado pelos parabéns.

 

Fábio, se você prestar um cadinho de atenção.....verás que está é a única discussão no BAZ....desde que frequento essas paragens.

 

Onde é mais não sei o quê.....ou a variação....... onde é menos não sei o quê.

 

Qualquer tentativa de mudar de assunto....4 mensagens depois...começa tudo de novo....Panteras contra a rapa.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Hummm... como pode existir uma baixada sem um topo e vice-versa?

 

Só espero que ninguém perca o seu tempo tentando contar quantas casas estão em topo/baixada/encosta em cada cidade.

 

Aliás, parabéns aos envolvidos. Essa deve ser a discussão mais sem sentido da história do BAZ.

Coloca isto na cabeça do Moretão...

Moretão e não adianta vir com lero -lero, a discussão é sobre meteorologia, geografia física, sem esta de apelar pra população, não mude o foco do debate.

Link to comment
Share on other sites

Hummm... como pode existir uma baixada sem um topo e vice-versa?

 

Só espero que ninguém perca o seu tempo tentando contar quantas casas estão em topo/baixada/encosta em cada cidade.

 

Aliás, parabéns aos envolvidos. Essa deve ser a discussão mais sem sentido da história do BAZ.

Coloca isto na cabeça do Moretão...

Moretão e não adianta vir com lero -lero, a discussão é sobre meteorologia, geografia física, sem esta de apelar pra população, não mude o foco do debate.

 

O post que começou o debate...

 

Uma observação - Metsul / Soledade

 

Acho errado a Metsul colocar na tabela das minimas (por municipio) a estação de Tuias.......é uma coisa fora da realidade....não representa a cidade simplesmente..teria que ser o Inmet, ora!!

 

Seria como a Folha de SP dizer que a minima na capital paulista foi de 2 graus...pois consideram o Marcilaq....e não o Mirante de Santana ou algum aeroporto....e detalhe...dizer que fez 2 graus sem mencionar a estaçao..

 

Daqui a pouco vão dizer que Resende fez -7.......e os hoteis da cidade vão lotar...

 

Outro dia a TV Globo informou que a maxima prevista em Petrópolis era de 11 graus....mal sabem que se trata de uma estação no Pico do Couto.....Mas é a Globo....já a Metsul é conhecedora do assunto e não poderia cometer esta falha.......esta é minha opinião..

 

Quem está mudando o foco do Debate é tu PH(se é que dá pra chamar isso de discussão,pq isso é mais batido e previsível que dizer que a chuva cai do céu).

 

Sinceramente, não dá pra te entender...

 

Pra cada baixada há 2 topos, então...

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente cansei Vitinho, tu nem viu os mapas acho... :sad:

Tá vendo Artur quem atacou o PNI não fui eu. :mosking:

Quando as pessoas não querem aceitar os fatos, a realidade e só querem enxergar o que lhes é favorável, aí não tem como prosseguir um debate.

Larguei, cansei.Sério, ficarei um bom tempo apenas como leitor no BAZ. :ok:

Tem muita gente buena aqui, mas tem uns que só querem tumultuar, distorcer a realidade, aí o papo não me serve.Sou um homem de opinião forte, já arranjei inimigos na vida política e pessoal por isto.Mas não abro mão de minhas convicções, a não ser que dentro da verdade, dos fatos, me convençam do contrário. :ok:

Já tive debates fortes com o AAA, mas o cara foi justo, foi profissional, e está sendo assim, hoje reconheço a importância da Metsul, não fosse ela teríamos q ficar somente com a midiazinha comercialesca , oficialesca, parcial, incompleta... :punish:

E pode contar comigo AAA, sou um colaborador da Metsul no que eu puder ajudar.E sou divulgador inclusive. :clapping:

O Shimutz sabe, eu sei reconhecer quando estou equivocado, quanto debates ferrenhos sobre CDJ hehehe, mas aprendi com a convivência que o Shima é uma enciclopédia, um cara acima da média geral. :clapping:

E posso listar n bazianos que considero muito.Não que não considere os demais , sim, mesmo com os quais tenho debates acirrados, mantenho estima por eles, pois é necessário que haja debates, cada um colocando suas posições e ideias, é isto que imagino como uma comunidade de meteorologia.Contudo insisto, não posso aceitar quando querem negar a verdade e os fatos, aí ou eu sou duro mesmo na crítica ou então me afasto, pra não atrapalhar o ambiente da comunidade.

Link to comment
Share on other sites

Moretão e não adianta vir com lero -lero, a discussão é sobre meteorologia, geografia física, sem esta de apelar pra população, não mude o foco do debate.

 

Não mistura as coisas, ou então está se fazendo de desentendido.

 

Você disse que tem gente que mora em topos em Urupema, se você não provar estará sendo mentiroso. Vai provar ou não vai?

Link to comment
Share on other sites

Moretão e não adianta vir com lero -lero, a discussão é sobre meteorologia, geografia física, sem esta de apelar pra população, não mude o foco do debate.

 

Não mistura as coisas, ou então está se fazendo de desentendido.

 

Você disse que tem gente que mora em topos em Urupema, se você não provar estará sendo mentiroso. Vai provar ou não vai?

Mentiroso é vc, mente sobre o relevo de minha cidade.

Cara o que tu quer?

Não quero mais papo contigo, tu não joga limpo.

O que importa este debate?

Prove vc que não há topos em Urupema, que não há encostas, o frio acontece não em função das pessoas, dos habitantes mas sim em função do relevo.

Link to comment
Share on other sites

O que importa este debate?

Prove vc que não há topos em Urupema, que não há encostas, o frio acontece não em função das pessoas, dos habitantes mas sim em função do relevo.

 

Então você admite que falou besteira? Só pedi para provar o que disse. E você disse que tem gente morando em topos em Urupema... Mas pelo visto...

 

E sobre o relevo de Soledade a única coisa que disse é que tem pouca variação de altitude na região central.

Link to comment
Share on other sites

O que importa este debate?

Prove vc que não há topos em Urupema, que não há encostas, o frio acontece não em função das pessoas, dos habitantes mas sim em função do relevo.

 

Então você admite que falou besteira? Só pedi para provar o que disse. E você disse que tem gente morando em topos em Urupema... Mas pelo visto...

Conversador, tu sabe que tem topos e encostas lá como qq cidade serrana do sul do Brasil...

Link to comment
Share on other sites

Conversador, tu sabe que tem topos e encostas lá como qq cidade serrana do sul do Brasil...

 

Amigo a cidade está a 1300/1400 e rodeada de 1600/1700... Ninguém mora nesses morros. Topo existe, gente morando lá não. Você disse que tinha. Até agora nada de provas.

Bom se a cidade já tem uma população tão diminuta, gente em Urupema é o que menos tem...

Cara vamos parando por aqui.

Urupema tem topos?Fato.

Urupema tem baixadas?Fato

Urupema tem encostas?fato

Então to me lixando se tem gente em topo ou não tem, o que importa na prática é que esta mínima absoluta registrada em Urupema foi em baixada e ponto final.

Link to comment
Share on other sites

conheço Soledade. Há baixadões sim. Que nem pegar Caxias do sul. Há uma variação grande em sua topografia. Até mesmo Bagé, que é uma cidade não alta tem suas grandes variações topográficas. Se fõssemos querer a temperatura correta teríamos que encher de termômetros nos microclimas e pegar a média. Logo, a escolha de um local alto não vai condizer com a temperatura adequada. Um lugar muito baixo não vai dar uma boa idéia de ventos de topo. Quer dizer, fica difícil ter uma realidade bem representada. Vejam o exemplo de Porto Alegre: Se fôssemos enfiar o termômetro em alguns buracos quentes da cidade, teríamos médias bem maiores. Quer dizer, o próprio Jardim botânico está ficando cheio de concreto em seu entorno, o que pode alterar as medições.

Acho essa briga uma perda de tempo.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, de nada pelos parabéns! :good2:

 

As discussões durarão para sempre porque NUNCA se chegará a uma conclusão, NUNCA as comparações serão justas. As estações estão onde elas podem estar. Seguem algumas considerações que acredito, todos irão concordar.

 

- Urupema não tem casas em topos. A cidade tem uma parte plana envolta por morros. Por isso, tudo é considerado como sendo baixada. Além disso, os níveis de urbanização são bem baixos, pois é uma cidade extremamente pequena. Não tem indústria, não tem asfalto, não tem circulação densa próxima à estação. Existem 6 ruas praticamente planas onde estão as casas e só, fim da discussão. Se alguém tivesse por objetivo mostrar que a cidade não é gelada durante as noites, deveria então colocar um termômetro em algum topo de morro da cidade. Sei lá, vai que tenha um site Brasil Sempre Verão, ou BSV.

 

- PHP sempre sonhou em ter uma estação em Soledade que pudesse ser colocada em baixada. Sempre criticou o Inmet que está em topo. A estação está no melhor lugar possível dentro do Parque das Tuias. Está distante da urbanização, o que também colabora para temperaturas ainda mais baixas. Alguns bazianos questionam que a estação deveria estar dentro da cidade. Ela não está porque ninguém botou ainda. É óbvio que em igualdade de condições (profundidade da baixada e altitude), uma baixada dentro da cidade não será mais fria que o Tuias. Porém, pode ser que tenham baixadas em maior altitude e com baixadas ainda mais aprofundadas dentro da zona urbana. No entanto, não há viabilidade técnica de instalação e também ninguém vai espalhar 50 estações em uma cidade. Tuias dá para ter uma noção, para mais ou para menos de como seriam as temperaturas na cidade. Assim como tem gente que pegará os -4,1C, outros terão uma mínima positiva na porta das suas casas, é o normal.

 

- Cito como exemplo a estação que eu coloquei em Caxias. É interessante porque a casa do meu sogro fica em uma baixada. Porém a estação está a 5m da porta de casa e a 5m da rua, onde passam carros, é um bairro com várias casas, ainda que a 3 ou 4km do centro. Tinham alguns descampados que possivelmente teriam menor temperatura por estar longe da urbanização, mas não posso botar lá por segurança e falta de internet. Consequência maior disso? As mínimas ficam mais comportadas e passam longe da Linha Alencastro em Farroupilha. Não posso regozijar-me no BAZ sobre como minha estação é fria. Mas é onde pude colocar! Inclusive em POA devem ter temperaturas ainda mais baixas (como em qualquer cidade) que eu adoraria colocar uma estação e não o faço pelos mesmos motivos de Caxias.

 

Aqui no BAZ se dá valor demasiado ao número. A baixada do Ilson em Santa Rosa é impressionante. A cidade, no entanto, não está nem entre as 50 mais frias do RS. Tudo depende de onde você consegue encaixar a estação. Por sorte dele, está do lado de casa - aí está a questão da viabilidade mais uma vez.

 

Respondendo a pergunta do tópico: sem dúvida o lugar mais representativo de uma cidade (ainda que cidades enormes tenham gente por todos os lados) seria o ponto por onde passa mais gente.

 

- A praça da Sé em SP.

- Estação do Brasil no Rio.

- Mercado Público em POA.

 

Se só podemos botar uma estação em cada cidade, estes seriam os locais. Mas daí voltamos a questão da viabilidade. Não tendo como instalar, vamos escolher alguns pontos interessantes. Mas vamos aceitar também que o sistema é caótico e que se eu conseguir colocar a minha estação alguns metros a mais para dentro da baixada, conseguirei mudar a percepção de muita gente sobre uma cidade. E o que fiz? Apenas mexi em alguns metros a estação. No entanto, a cidade segue no mesmo lugar e nada mudou nela.

 

Por favor, não enlouqueçam!

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Nome do Tópico: Clima de uma CIDADE

 

Existe cidade sem ninguém vivendo ??

 

conheço Soledade. Há baixadões sim. Que nem pegar Caxias do sul. Há uma variação grande em sua topografia. Até mesmo Bagé, que é uma cidade não alta tem suas grandes variações topográficas. Se fõssemos querer a temperatura correta teríamos que encher de termômetros nos microclimas e pegar a média. Logo, a escolha de um local alto não vai condizer com a temperatura adequada. Um lugar muito baixo não vai dar uma boa idéia de ventos de topo. Quer dizer, fica difícil ter uma realidade bem representada. Vejam o exemplo de Porto Alegre: Se fôssemos enfiar o termômetro em alguns buracos quentes da cidade, teríamos médias bem maiores. Quer dizer, o próprio Jardim botânico está ficando cheio de concreto em seu entorno, o que pode alterar as medições.

Acho essa briga uma perda de tempo.

 

Exato Gamboa... Se até Bagé há grandes diferenças entre um lugar e outro durante noites de céu estrelado, está discussão está mais que batida.

 

Toda essa discussão é por má interpretação por parte do PH, o Carlos falou que a estação Tuias onde está não representa a cidade pq não está localizada na cidade. Mas obviamente faz parte de Soledade e há baixadas parecidas ou mais cuiudas na mesma. Daí ele já falou que estão duvidando que Soledade faz frio, e saiu como sempre atacando alguma outra estação, no caso Urupema.

 

Abraço a todos

Link to comment
Share on other sites

Tenho uma solução para os problemas...

Façam uma vaquinha e mudem o PH para Urupema... PRONTO

Sua cidade será a que tem as menores mínimas absolutas, menor média, menor média das mínimas no inverno, muita neve, tudo!

O único risco é ele entrar num fórum argentino e começar uma briga pra provar que Urupema é mais fria e nivosa que Bariloche.

Link to comment
Share on other sites

 

Exato Gamboa... Se até Bagé há grandes diferenças entre um lugar e outro durante noites de céu estrelado, está discussão está mais que batida.

 

Toda essa discussão é por má interpretação por parte do PH, o Carlos falou que a estação Tuias onde está não representa a cidade pq não está localizada na cidade. Mas obviamente faz parte de Soledade e há baixadas parecidas ou mais cuiudas na mesma. Daí ele já falou que estão duvidando que Soledade faz frio, e saiu como sempre atacando alguma outra estação, no caso Urupema.

 

Abraço a todos

 

Vitinho.....Te adoro.....ainda mais sabendo que você lê em português.

 

Linda recordação do verão 13/14 que maravilha que foi, né.

 

O inverno Bajeense está até com anomalia negativa.

 

Abraços

 

Vaquinha? Vaquinha gorda, vaquinha magra, cerca nova ou cerca velha

Link to comment
Share on other sites

Td bem gurizada Tora,Gamboa, mas não há o que polemizar,o Tuias representa baixadas da cidade(nos bairros suburbanos) quanto do interior, e repito não é a mais fria, não é difícil entender isto, a Davis está no Tuias, pq lá foi o único local q tivemos apoio e a grana pra instalar, com internet,e segurança, não há pq complicar...

Ainda ficarão faltando uma estação em topo elevado, e uma outra baixada urbana, mas isto com o tempo eu vou conseguir, vou me esforçar para tanto.

Link to comment
Share on other sites

Nome do Tópico: Clima de uma CIDADE

 

Existe cidade sem ninguém vivendo ??

 

conheço Soledade. Há baixadões sim. Que nem pegar Caxias do sul. Há uma variação grande em sua topografia. Até mesmo Bagé, que é uma cidade não alta tem suas grandes variações topográficas. Se fõssemos querer a temperatura correta teríamos que encher de termômetros nos microclimas e pegar a média. Logo, a escolha de um local alto não vai condizer com a temperatura adequada. Um lugar muito baixo não vai dar uma boa idéia de ventos de topo. Quer dizer, fica difícil ter uma realidade bem representada. Vejam o exemplo de Porto Alegre: Se fôssemos enfiar o termômetro em alguns buracos quentes da cidade, teríamos médias bem maiores. Quer dizer, o próprio Jardim botânico está ficando cheio de concreto em seu entorno, o que pode alterar as medições.

Acho essa briga uma perda de tempo.

 

Exato Gamboa... Se até Bagé há grandes diferenças entre um lugar e outro durante noites de céu estrelado, está discussão está mais que batida.

 

Toda essa discussão é por má interpretação por parte do PH, o Carlos falou que a estação Tuias onde está não representa a cidade pq não está localizada na cidade. Mas obviamente faz parte de Soledade e há baixadas parecidas ou mais cuiudas na mesma. Daí ele já falou que estão duvidando que Soledade faz frio, e saiu como sempre atacando alguma outra estação, no caso Urupema.

 

Abraço a todos

Perae pera~eee, e assim surgem os mal-entendidos...

-Pra começo de prosa quem iniciou a polêmica foi o Carlos Dias, questionando a Metsul.

-Em segundo lugar não sei pq moveram as mensagens pra este tópico...a mínima é divulgada como do município e não da cidade.Até pq a esmagadora maioria do Inmet é suburbana ou rural...

-Em nenhum momento neguei o frio de Urupema, apenas rebati no mesmo nível, quando alguns tendenciosamente querem passar a ideia de que todo o município de Urupema é baixada...Urupema é a mais fria em médias,mas acho q pode ser batida por algum outro local, em menor máxima, e mínima absoluta, é simples, não misturem.

Link to comment
Share on other sites

 

Vitinho.....Te adoro.....ainda mais sabendo que você lê em português.

 

Linda recordação do verão 13/14 que maravilha que foi, né.

 

O inverno Bajeense está até com anomalia negativa.

 

Abraços

 

Vaquinha? Vaquinha gorda, vaquinha magra, cerca nova ou cerca velha

 

Lembrasse que Bajeense é com "J" ... :friends:

 

O último verão foi inesquecível, nem se eu tiver Alzheimer esquecerei de tal fato.

 

E o único jeito dele parar não é se mudando para Urupema, já que ele não é "vendido" como eu sou(palavras já faladas dele) pros Catarinas. O único jeito é dar algum jeito no relevo de Soledade subir uns 1000 metros.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Td bem gurizada Tora,Gamboa, mas não há o que polemizar,o Tuias representa baixadas da cidade(nos bairros suburbanos) quanto do interior, e repito não é a mais fria, não é difícil entender isto, a Davis está no Tuias, pq lá foi o único local q tivemos apoio e a grana pra instalar, com internet,e segurança, não há pq complicar...

Ainda ficarão faltando uma estação em topo elevado, e uma outra baixada urbana, mas isto com o tempo eu vou conseguir, vou me esforçar para tanto.

 

PH, fui aos EUA e trouxe uma estação com Weatherlink por exatos R$ 1.000

 

Soledade tem uma do Inmet e uma bancada pelo dono do Tuias. Aqui no BAZ tu és o mais fanático pela própria cidade. Acredito que em segundo lugar esteja o Ronaldo. E lá ele já colocou mais de 10 estações. Se somar as cidades do entorno deve ter mais ainda, ainda que nem todas online.

 

Ou seja, duas é fichinha pra ti!! Se desde o início das discussões do BAZ tu tivesse poupado 20 reais por mês já dava pra ter várias!! :rtfm: :rtfm: :rtfm:

 

Aí sim, estaríamos livre dessa discussão maluca!

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.