Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

ENSO, PDO, NAO, MJO... [acompanhamento] (2009-2013)


Luiz
 Share

Recommended Posts

Não existe resfriamento nenhum no Pacífico [aqui entendido como o Pacífico e olhe que o Pacífico é 1/3 da superfície do planeta. Chutadores de plantão, apenas isso.

 

Para alguém com raciocínio científico, foi deprimente ler esta afirmação do Mafili. Deprimente.

 

Primeiro, pelo linguajar baixo. Segundo, por violentar a realidade.

 

Gamboa, sim há resfriamento no Pacífico. O mundo inteiro está enxergando isso. Só o Mafili, que eu não entendo como, não vê. E a atmosfera está em "modo" de La Niña no Pacífico Equatorial. Ao menos é o que diz o NOAA em seu boletim desta semana:

 

"The atmospheric circulation resembles La Niña, but this is at least partially due to an active Madden-Julian Oscillation (MJO)".

 

Quantos "sustos" (saúde) o Mafili vai precisar ainda pra se corrigir ? Antes essas coisas me aborreciam muito. Hoje, honestamente, me causam profunda tristeza.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Para falar em chuva(e também temperatura) nas áreas produtoras de energia no Brasil eu olharia sim para a PDO (diferentemente do que pensa o Mafili), mas não resumiria a explicação do quebra-cabeças ao Pacífico. Prestaria muita atenção no comportamento do Atlântico Tropical Sul e do Atlantico Norte. E ainda da Oscilacao Antártica. Clima se resolve por uma dinamica muito mais complexa que meramente o Pacifico.

 

Mafili pode não ver relação alguma da PDO com a crise dos reservatórios (Sudeste/Nordeste), mas estudos publicados desmentem nosso amigo de fórum de forma contundente. Há sim conexão pela pesquisa científica.

 

http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1029/2004JC002429/abstract

 

A proposito, janeiro AMENO em Porto Alegre, o meu quintal.

 

Alexandre, Infelizmente não tenho acesso ao artigo integral [fato não importante no momento].

 

Vamos ao abstract [em pleno acordo com o que tenha relatado nos últimos meses, anos seria exagero].

 

Resumindo a precipitação no nordeste brasileiro (partes) é altamente previsível pelo comportamento da NAO [aos não iniciados nesta discussão tentem pesquisar no google "projeto PIRATA"

 

The northern NEB rainfall linkage to the PDO/NAO/TNA relations is indicative that the relationship of the SLP variations in the NAO region and the NEB rainfall proposed in a work during the 1970s is part of the decadal climate variability that connects the PDO in the tropical Pacific to the NEB rainfall through the Northern Hemisphere extratropical atmosphere.

 

Sendo um pouco indelicado contigo

 

Nordeste brasileiro não é a região sul (ambas com boa previsibilidade a curto prazo tres meses evidentemente o NEB é muito mais fácil que o Sul brasileiro).

 

Se não observou as minhas mensagens....Resumindo: Não tente fazer para a região sudeste. Precipitação por aqui não sofre inteferência das condições de ENSO (exceto um retardamento do início da estação chuvosa. Porém, os volumes não são alterados da precária rede de observação atual.

 

Sobre o projeto PIRATA, o magnífico trabalho da Funceme, mesmo com a precária rede de observação brasileira.

http://www.funceme.br/index.php/areas/oceanografia/pirata

 

Nordeste é uma coisa.

Sul é outra coisa.

 

Evite por gentileza, dogmas que servem para essas regiões, quando aplicados à região sudeste, traumaticamente geram desinformações.

 

Então, Lendas urbanas como La Niña se traduz em ausência de chuvas. Pode ser eventualmente verdade para partes da região Sul (exceto centro-norte paranaense e o litoral desde Torres percorrendo todo litoral paranaense).

 

To be continued

 

PS: Em nenhum momento citei nos meus comentários reservatórios no nordeste e/ou centro-oeste.

 

Apenas sudeste.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

 

Para alguém com raciocínio científico, foi deprimente ler esta afirmação do Mafili. Deprimente.

 

Primeiro, pelo linguajar baixo. Segundo, por violentar a realidade.

 

Bom, Alexandre. No link abaixo temos as anomalias globais desde 1871 "certificadas pela NOAA" [ para o meu entendimento são apenas dados tenho profundo desprezo por dogmas de qualquer tipo]

ftp://ftp.ncdc.noaa.gov/pub/data/anomali/annual.land_ocean.90S.90N.df_1901-2000mean.dat

 

Mas aindo acredito que a tua mente é aberta, não o suficiente para teu grande cérebro cair.

 

Tendo agora, espero, a paciência de continuar lendo esta pobre mensagem.

 

Verás,

 

Primeiro é necessário introduzir os nossos amigos (normalmente, quase ofensivo, preguiçosos e arredios ao idioma inglês). Todos nossos amigos devem estar interessados no tema a princípio, nesse caso peço a isenção, pois estou a remar contra a corrente dominante dada ao efeito dominante do querido AAA sobre alguns.

 

Como todas as mentes preguiçosas acreditar em dogmas impostos pela autoridade de algum cientista (ou religioso) é extremamente perigoso.

 

Como lição de casa, [apenas uma provocação] espero que alguém leia e se convença [é importante ler e entender o princípio "dogmático" explicitado por Joe D'Aleo nesse artigo abaixo.

http://icecap.us/docs/change/OceanMultidecadalCyclesTemps.pdf

 

A não leitura completa do texto implicará em desistência do aprendiz de feiticeiro.

 

Peço desculpa a todos.

 

Primeiro é necessário entender os argumentos que o querido amigo Alexandre defende.

 

Somente a partir da compreensão dos pontos defendidos será possível alguns terem a leitura clara dos fatos discutidos e as questões climáticas envolvidas.

 

Evidente que no momento a minha posição é praticamente indefensável dada a incompreensão da discussão pela maioria (suponho).

 

Acredito piamente que em breve alguns compreenderam qual é minha discussão com o nobre Alexandre.

 

Por outro lado entendo perfeitamente que uma discussão aberta e exaustiva sobre o tema pode ser prejudicial ao Alexandre, aqui é necessário ressaltar, que o mesmo exerce uma atividade profissional incompátivel com discussões profundas em público,principamente, considerando que não é hábito da comunidade científica brasileira discutir e público.

 

Vamos ver o que acontece.

 

Abraços

 

PS: Aos chupins de plantão (profissionais que não tem a hombridade do diálogo) Deixo para vocês a seguinte observação (ressaltada por uma amigo).

 

Muitas previsões para o verao foram colocadas no ar e em rede nacional no dia 20 de dezembro de 2012 (um dia antes do fim do mundo). Neste caso suponho que estou ouvindo uma previsão para o verão que se iniciou em 21/12 e vai terminar em março 2013.

 

Se não houve falha de interpretação a maioria falou verão quente.

 

O meu verão como de toda comunidade climatológica é DJF. Minha previsão foi quente para o Sul e Sudeste. Para não variar o acerto até o momento é fácil.

 

Meu amigo Ronaldo tem a preferência pelo verão climático DJFM (na casa dele, a casa é dele faz o verão que quiser) mas ele sabe que está com anomalia positiva.

 

No caso do Ronaldo é extremamente significativo, simples o desvio padrão em São Joaquim deve ser extremamente baixo para DJ assim, qualquer 0,5ºC para cima ou para baixo é um caminhão.

 

Tempos interessantes

Link to comment
Share on other sites

Sem dúvida, meu caro Alexandre.

 

Assim como o vale do Jequitinhonha ,aliás suponho que faz parte ( ou faziam) do polígono da seca. (SUDENE,DNOCS, essas coisas ainda existem?)

 

O Sul do estado de São Paulo, aliás suponho e concordo com o Caco tem certa coerência "curitibana".

 

Mas as coordenadas do lago de Furnas são essas 20°40'11S , 46°19'05W

 

As cidades do Vale do Jequitinhonha estão, por exemplo, Salinas, 16° 10' 19" Latitude (S). 42° 17' 33" Longitude (W).

 

Creio honestamente que este não é caminho para tentarmos obter alguma coerência.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Meu caro Alexandre,

 

Se você observar as imagens abaixo com alguma atenção verás que foi absoluta perda de tempo algumas das saudáveis e colaborativas discussões do passado.

 

Infelizmente, não disponho de tempo para tentar recuperar os dados ou fazer os ajustes.

 

E lamento o tempo perdido tanto por ti quanto por outros amantes.

 

Abraços

 

Desta forma mesmo que o mapa mostre uma anomalia positiva ou negativa.

 

No make sense

2f06qu1.png

 

3022dfl.png

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Tentando colocar lenha na discussão (e não entre seus debatedores), qual eh o peso da mudança de posição do polo norte magnético (PNM) sobre o clima?

Vejam o link abaixo. Eh significativa a mudança de posição do PNM nos últimos 400 anos, conforme link:

 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0a/Magnetic_North_Pole_Positions.svg

 

Link to comment
Share on other sites

Não existe resfriamento nenhum no Pacífico [aqui entendido como o Pacífico e olhe que o Pacífico é 1/3 da superfície do planeta. Chutadores de plantão, apenas isso.

 

Para alguém com raciocínio científico, foi deprimente ler esta afirmação do Mafili. Deprimente.

 

Primeiro, pelo linguajar baixo. Segundo, por violentar a realidade.

 

Gamboa, sim há resfriamento no Pacífico. O mundo inteiro está enxergando isso. Só o Mafili, que eu não entendo como, não vê. E a atmosfera está em "modo" de La Niña no Pacífico Equatorial. Ao menos é o que diz o NOAA em seu boletim desta semana:

 

"The atmospheric circulation resembles La Niña, but this is at least partially due to an active Madden-Julian Oscillation (MJO)".

 

Quantos "sustos" (saúde) o Mafili vai precisar ainda pra se corrigir ? Antes essas coisas me aborreciam muito. Hoje, honestamente, me causam profunda tristeza.

 

Este espaço é mais apropriado para tratar o tema.

 

A afirmação do Mafili comentada acima pelo Alexandre, ao meu ver é um atentado a realidade. É um deboche a todos que acompanham a evolução do PACÍFICO EQUATORIAL, tema que sempre foi tratado com muita atualização e discussão de alto nível aqui neste espaço.

 

Cabe lembrar que quem já chutou muito e sempre deu com os burros na água em se tratando de pacífico equatorial foi o próprio Mafili, sendo que o seu aguardado e aclamado El Nino que não veio em 2011, esperado e divulgado para 2012, nem vai entrar para a sempre apegada classificação da ONI.

 

Assim como o Alexandre, repudio afirmações e deboches como o que foi colocado pelo nobre participante Mafili. (moderado).

O pacífico quente de hoje, como nas miragens do MAfili:

 

CapturadeTela2013-01-23agraves205405_zps9cc1367a.png

 

 

Quase todas as áreas em patamar de La Nina, e somos "chutadores de plantão".

Link to comment
Share on other sites

Claro Ronaldo! Pra polemizar, provocar, incitar o Mafili dá a deixa que é para todo o pacífico. Mas não caia nesta armadilha. Como se fossemos dementes e não soubéssemos de qual pacífico eu, vocês e o próprio sempre falamos. É um deboche, um acinte, uma armadilha ridícula, com fundo de provocação a todo o acompanhamento que aqui se publica.

 

Não aceito o escapismo de "todo o pacífico", se o próprio nunca se referiu ao pacífico como um todo de forma explícita em todas as discussões anteriores sobre o tema.

Link to comment
Share on other sites

Claro Ronaldo! Pra polemizar, provocar, incitar o Mafili dá a deixa que é para todo o pacífico. Mas não caia nesta armadilha. Como se fossemos dementes e não soubéssemos de qual pacífico eu, vocês e o próprio sempre falamos. É um deboche, um acinte, uma armadilha ridícula, com fundo de provocação a todo o acompanhamento que aqui se publica.

 

Não aceito o escapismo de "todo o pacífico", se o próprio nunca se referiu ao pacífico como um todo de forma explícita em todas as discussões anteriores sobre o tema.

Vi EXATAMENTE a mesma coisa. Assino embaixo!!

 

Abraços evidentes!

Link to comment
Share on other sites

.

 

Mensagem 1: (serão numeradas para evitar desentedimentos futuros)

 

Pois é, Renan: Você não leu às mensagens desta forma creio que uma das opções é inteirar os nãos leitores como você os fatos ocorridos.

 

a-Um instituto paulista disse algo assim: "- o trimestre OND será chuvoso no SUDESTE devido às condições de ENSO, Pacífico, etc...etc...etc)

 

b- O mesmo instituto paulista disse algo assim: " o trimestre OND não foi chuvoso no SUDESTE devido às condições do Pacífico (dando destaque à PDO).

 

Como há anos venho dizendo às condições de ENSO são específicas para algumas regiões em algum tempo.

 

Isto significa que as generalizações sobre os efeitos de ENSO devem ter como prerrogativas duas condicionantes a saber: Tempo e espaço.

 

Um exemplo. Se o tema fosse precipatação em partes do sul brasileiro devemos definir quais partes do sul brasileiro e qual período. Uma boa resposta seria oeste do RS (localização) para OND (tempo)

 

Tendo isto em mente repito:

 

Atribuir anomalias de precipitação para o SUDESTE (localização) no trimestre OND (tempo) considerando somente as condições de ENSO é chute.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Mafili é dificil alguem afirmar * O Sudeste será chuvoso no Trimentre OND*.....por ex...Lavras que fica na região do Lago de Funas em Minas Gerais, choveu cerca de 30% a menos neste periodo. Já no vale do Jequitinhonha tb em Minas, choveu cerca de 70% a mais....Vejam como é dificil um instituto afirmar *O Sudeste será chuvoso ou não* e ainda apontar suas causas.....

Link to comment
Share on other sites

Mensagem 2

Tempos interessantes

 

Interessante, li e reli tua mensagem mil vezes e ainda não entendi o que defendes. Perdão, mas é a verdade.

 

Eu que peço perdão.

 

Os pontos que eu tenho por objetivo desmistificar são:

 

1- O fundamental.

 

Como colocado na mensagem 1. As condições de ENSO só podem ser aplicadas se a região ou estação for definida (coordenada espacial) e o período (coordenada temporal).

 

2- Como você sabe e os demais leitores sabem (os não leitores devem ser informados agora para evitar complicações futuras).

 

Algumas regiões (coordenada espacial) do planeta sofrem influência marcante do fenômeno ENSO em algum período do ano (coordenada temporal).

 

Uma condição de La Niña pode estar associada a um excesso de precipitação em uma região do planeta e simultaneamente à chuva escassa em outra região do planeta (por vezes dentro de um mesmo país).

 

Assim a associação de La Niña com anomalias negativas de temperatura e anomalias negativas de precipitação podem ser parcialmente verdadeiras em algumas regiões em algum tempo e parcialmente falsas em outras regiões no mesmo tempo.

 

Resumindo: Associar La Niña com frio e seca pode ser parcialmente verdadeiro ou El Niño com chuvas e calor poe ser parcialmente verdadeiro.

 

Porém, os binômios seca/frio e chuva/calor não são verdadeiros. Algumas regiões apresentam resultados opostos e outras apresentam apenas uma das influências e outras não apresentam nenhuma dessas variações.

 

Lembrando que para algumas regiões sutilezas das outras influências e a própria variabilidade regional são importantes.

 

Algumas dessas características podem ser suprimidas ou até apresentar invertido. Por vezes não é surpreendente que uma região onde "tradicionalmente" deveria ser seco apresentar um período chuvoso.

 

Outros pontos não relevantes no momento serão adicionados no momento oportuno.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Mensagem 3

Para falar em chuva(e também temperatura) nas áreas produtoras de energia no Brasil eu olharia sim para a PDO (diferentemente do que pensa o Mafili),[...] Clima se resolve por uma dinamica muito mais complexa que meramente o Pacifico.

 

Mafili pode não ver relação alguma da PDO com a crise dos reservatórios (Sudeste/Nordeste), mas estudos publicados desmentem nosso amigo de fórum de forma contundente. Há sim conexão pela pesquisa científica.

 

http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1029/2004JC002429/abstract

 

Vamos voltar a esse ponto para alguns detalhamentos.

 

Espero que o Alexandre Aguiar leia e os não leitores apreciem com moderação.

 

This is a new result not discussed before. The northern NEB rainfall linkage to the PDO/NAO/TNA relations is indicative that the relationship of the SLP variations in the NAO region and the NEB rainfall proposed in a work during the 1970s is part of the decadal climate variability that connects the PDO in the tropical Pacific to the NEB rainfall through the Northern Hemisphere extratropical atmosphere.

 

Aqui é interessante fixar que para o norte do nordeste a influência da PDO é mostrada com um nível estatístico de significância muito tênue eu diria que não há significância estatística alguma talvez essa a justificativa de um índice sintético baseado numa combinação de PSO/NAO/TNA.

 

É um critério válido como não tenho acesso ao artigo completo nada é possível concluir.

 

Neste caso somente sobrou a possibilidade na qual eu gere o gráfico da correlação da PDO com anomalias de precipitação.

 

O resultado é coerente com o esperado e encontrado pela autora para o Norte do Nordeste (com boa vontade em relação a fraca correlação ou melhor anticorrelação com a PDO. (sinceramente no resumo do artigo não é possível concluir se a autora obteve uma correlação ou uma anticorrelação com a PDO seja lá como for é possível concluir que não há correlação ou anticorrelação estatísticamente significante para essa escala de mapa).

 

Como esperado não há correlação significativa entre PDO e precipitação no sudeste.

 

E como o esperado não há correlação significativa entre ENSO e precipitação no sudeste.

 

A mesma autora apresenta um trabalho interessante em;

http://tinyurl.com/ahz5gpg

Onde há um trecho maravilhoso nas conclusões:

Assim, pode-se inferir que as ATSM podem ser

melhor previstas no ATN e com uma antecedência maior

que aquela dos ATS e AEQ, somente para o período de

março a junho, quando se utiliza os preditores do PE e do

AT. Para os outros meses as previsões não são influenciadas

pelos preditores do PE e os modelos estatísticos que utilizam

somente os preditores do AT prevêem razoavelmente os

campos de ATSM.

 

Os dois gráficos abaixo ENSO e PDO contra precipitação no data set CRU apresenta detalhes interessantes.

 

Abraços

 

 

wc1w7m.png

 

32zt6kh.png

Link to comment
Share on other sites

Mensagem 4.

 

Não há deboche algum.

 

Apenas a claque orquestrada como sempre.

 

Pacífico é Pacífico e pronto.

 

Felizmente eu liguei para o Ronaldo dias atrás e devo ter postado aqui.

 

Existe um erro comum (inclusive dito pelo Molion) que é atribuir a PDO propriedades que ela não possui.

 

PDO é a primeira EFO da distribuição das anomalias do Pacífico entre 20N e 65 N.

 

Como eu já repeti aqui. Para qualquer que seja anomalia da SST nesta região é possível ter PDO negativa ou PDO positiva.

 

Então qual é o erro? (dos não leitores)

 

O erro é atribuir a uma das fases da PDO (a negativa) como se todo Pacífico frio estivesse.

 

O Pacífico Equatorial é uma coisa, as regiões de ENSO são outras coisas, A língua de fogo do Pacífico é outra coisa, as regiões de Modoki são outras coisas, a região do PIN (Pacific North Index ) é outra coisa, PDO é outra coisa.

 

É profundamente irritante ouvir de uma pessoa que diz que não leu as mensagens qualquer sinal de censura.

 

Não há deboches aqui não.

 

Apenas uma pessoa que estuda o tema e sou tratado de forma mesquinha pela claque organizada que simplesmente não lê as mensagens e na ânsia de defender uma pessoa que ,aliás, é muito estudiosa também.

 

Pergunto defender do quê? Qual a ofensa de lesa majestade?

 

Ah! Sim. Sou acusado de não aceitar a PDO ou às condições de ENSO como determinantes para estabelecer as anomalias no sudeste brasileiro.

 

E não são determinantes.

 

É claro e evidente que todo o sistema climático está integrado de alguma forma, né. Apesar de ser verdadeira essa afirmação está muito longe de algo objetivo no debate.

 

A humanidade revela histórias de pessoas que foram queimadas simplesmente porque disseram que o planeta Terra tem um movimento de rotação.

 

Para áqueles não leem os textos como posso responder????

 

 

Senhor Caio César:

 

Se você tivesse lido o texto do icecap que postei ontem certamente não teria colocado em dúvida de qual Pacífico estamos falando. Não há espaço para interpretações fora do texto aliás existe um único oceano Pacífico (apesar de não saber exatamente onde são as fronteiras exatamente....)

 

Para teu governo observe a imagem abaixo:

 

E verás que a anomalia no Pacífico é positiva apesar de alguns anos desta famosa PDO negativa.

 

E não venham com história de "efeito chaleira" não se aplica ao caso.

 

a5yudks

Link to comment
Share on other sites

Não existe resfriamento nenhum no Pacífico [aqui entendido como o Pacífico e olhe que o Pacífico é 1/3 da superfície do planeta. Chutadores de plantão, apenas isso.

 

Primeiro, pelo linguajar baixo. Segundo, por violentar a realidade.

O pacífico quente de hoje, como nas miragens do MAfili:

 

CapturadeTela2013-01-23agraves205405_zps9cc1367a.png

 

 

Quase todas as áreas em patamar de La Nina, e somos "chutadores de plantão".

 

Caio CÉSAR, Realmente Pacífico quente.

 

Putz!!! eu grafei. {olhe que e o Pacífico é um 1/3 da superfície do planeta}

 

Interpretar 1/3 do planeta como se eu estivesse falando de ENSO apenas que é algo como 2% do planeta muito semelhante ao Brasil ou aos Estado Unidos continental.

 

Agora entendo você também não leu a mensagem. Só pode ser isso.

 

Como você diz que tem armadilha????

 

Fui claro e explícito.

 

Mantenho. Atribuir anomalias de precipitação baseadas somente em ENSO para o sudeste brasileiro é chute.

 

Atribuir anomalias de precipitação para o sudeste brasileiro baseadas em PDO.

 

É um chute tão monumental.

 

Dessa forma é mantida a expressão de chutadores para quem utilizar apenas esses dois índices para explicar anomalias de precipitação no sudeste brasileiro.

Link to comment
Share on other sites

Mensagem 4

 

Lamento, mas o amigo é refém do próprio argumento. Afirma que Pacífico é Pacífico e publica gráfico da TSM no oceano todo para rebater um argumento crítico sobre o resfriamento de uma parte específica do Pacífico que é a do fenômeno ENSO. Valendo-se do próprio argumento teu, e que tem a minha concordância, "as condições de ENSO só podem ser aplicadas se a região ou estação for definida (coordenada espacial) e o período (coordenada temporal)". O mesmo vale para a avaliação da TSM do Pacífico. Não é intelectualmente honesto trazer para um debate sobre La Niña a condição do Pacífico INTEIRO, quando o fenômeno se dá em parte específica (baseada em critérios OBJETIVOS) do oceano.

 

Sobre a suposta claque. Ela inexiste. Todos são seres pensantes aqui. Não há nem claque nem muito menos orquestrada. Creio ser ofensivo chamar terceiros, sem identificar (atinge a todos), de claque, também conhecida por massa de manobra, ou seja, pessoas sem capacidade crítica individual e de fácil convencimento. Isso me parece muito claro. Enxergar o contrário é ver chifre em cabeça de cavalo.

 

Alexandre

Link to comment
Share on other sites

Mensagem 6

Mensagem 2. Eu que peço perdão.

 

Nenhuma discordância com o acréscimo que o parcialmente verdadeiro também é parcialmente falso, valendo-se de um jogo de palavras.

 

Exato. Os binômio seco/frio ou quente/chuvoso permitem outras combinações ou mainifestações isoladas.

 

Veja a amazônia na sua porção norte é extremamente correlacionada com La Niña e o excesso de precipitação. Aqui por razões óbvias não há influência sensível sobre a temperatura.

 

Assim temos para uma região do Brasil excesso de chuvas para outra ausência de chuvas e temperaturas relativamente abaixo da média e outras não serão sensíveis aos fenômeno.

 

Como teremos sinais opostos na Austrália.

 

Como são correlações.

 

E correlação não é causalidade.

 

Somente posso fazer afirmações de cunho estatísticos.

Link to comment
Share on other sites

Mensagem 4

Alexandre

 

Feliz pela concodância.

 

A mensagem 4. Trata de um erro comum entre os não leitores. O erro é atribuir algo a PDO que ela não é.

 

A PDO trata da distribuição das anomalias no Pacífico ( 20N / 65 N).

 

Enquanto às condições ENSO tratam da anomalia dentro de uma região (gostamos muito de NIño 3.4)

 

Conclusão na mensagem 4 quero deixar claro que PDO negativa não significa resfriamento do Pacífico como um todo e nem que a própria região ao norte de 20N esteja "fria".

 

Lembrando que essa presente discussão trata sobre uma afirmação de um instituto paulista que afirma que os baixo volumes nos reservatórios no sudeste é devido a PDO.

Link to comment
Share on other sites

Lembrando que essa presente discussão trata sobre uma afirmação de um instituto paulista que afirma que os baixo volumes nos reservatórios no sudeste é devido a PDO.

 

Lembrando que essa presente discussão trata de uma afirmação tua ao Gamboa de que não havia resfriamento do Pacífico e que se tratava de chuva. Por favor, buscar tua mensagem e rememorar.

Link to comment
Share on other sites

.... e que se tratava de chuva. Por favor, buscar tua mensagem e rememorar.

 

OK, Vamos por partes.

 

Como o texto não é objetivo farei algumas considerações.

 

Primeira, Quais são as componentes da SSTa que afetam as precipitações em Porto Alegre para o trimestre JFM.

 

Coordenada espacial Porto Alegre e a coordenada temporal JFM.

 

Desculpa. É necessário essa definição como bem concordaste.

 

Estabelecido esses parâmetros observo claramente que não há correlação estatiscamente significativa nessas coordenadas que justifiquem alguma relação com as condições de ENSO. Como mostra o gráfico abaixo.

 

Observe que interessante as grandes correlações significativas estão presentes no Atlântico no quesito SSTa.

 

Duas porções antagônicas e anticorrelaconadas entre si.

 

Perceba que interessante a influência do Atlântico Sul.

 

Mas posso tentar montar uma equação para o período:

 

a partir dos dados individuais, os quais estão colocados abaixo,

 

SOI Jan-Mar 0 -0.155

NINO12 Jan-Mar 0 0.302

NINO3 Jan-Mar 0 0.158

NINO4 Jan-Mar 0 0.065

NINO3.4 Jan-Mar 0 0.133

NAO Jan-Mar 0 0.067

 

Cabe destacar que a região de ENSO que mostra alguma correlação significativa para o período é Niño 1+2

 

Portanto, creio que posso desprezar as outras variáveis e apenas por demonstração e só isso. Supondo que a única variável que interfira na precipitação e, Porto Alegre no trimestre JFM seja Niño 1+2

 

Tereríamos a seguinte equação:

 

a = 317.175

b = 39.7164

 

precipitação para JFM = 317,175 + ( Niño 1+2). 39,7164 (pelo amor de deus isso é só uma simulação)

 

Algo muito pequeno.

 

Veja que o tema é interessante e vasto.

 

Os gráficos mostram no momento um situação superinteressante.

 

É o Atlântico o principal driver deste trimestre principalmente na posição atual.

 

Abraços

 

33kvjuo.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A quem interessar possa:

 

Então, vamos fazer um trabalho que dê visão geral.

 

Um pequeno gráfico. Para levantar todos os bancos de dados é necessário muito tempo.

 

Simplificando para o trimestre JFM em relação a Niño 3.4

 

Isto não é uma previsão é apenas um demostrativo do comportamento da distribuição das anomalias de precipitação no Brasil durante o trimestre JFM.

 

Lembrando que nem vagamente às condições de ENSO são as essenciais e predominantes em diversas regiões.

 

É apenas para deixar claro que essas teleconexões devem ser tratadas com muito carinho.

 

Abraços

 

 

219zclk.png

Link to comment
Share on other sites

Atualizando:

 

Registro em 21/01/2013 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -0.2ºC (-0,2ºC)

Niño 3.4 -0.6ºC (-0,0ºC)

Niño 3 -0.6ºC (+0,1ºC)

Niño 1+2 -0.4ºC (+0,0ºC)

 

Atualizando:

 

Registro em 28/01/2013 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -0.0ºC (+0,2ºC)

Niño 3.4 -0.2ºC (+0,4ºC)

Niño 3 -0.5ºC (+0,1ºC)

Niño 1+2 -0.6ºC (-0,2ºC)

 

Forte aquecimento em Nino 3.4.

Link to comment
Share on other sites

SSTa global para janeiro 2013: Firme em aproximadamente +0,2ºC,

 

Resfriamento e era glacial talvez em outro janeiro. Neste NÂO.

 

Os quintais estão quentes muito quente eventualemente um ou outro quintal pode estar abaixo da média.

 

Abraços

 

 

GRANDE PARTE DE SC FECHARÁ JANEIRO ENTRE 0,0 A -1,0

Link to comment
Share on other sites

GRANDE PARTE DE SC FECHARÁ JANEIRO ENTRE 0,0 A -1,0

 

hummmm....Muito parecido com janeiro de 2012.

 

Interessante em alguns aspectos.

 

O desvio padrão para o caso específico de São Joaquim com certeza é inferior a 1,0ºC [não calculei mas obrigatoriamente é inferior aos 0,9ºC de POA em JJA] desta forma se as medições estiverem corretas deve ser um janeiro entre os mais "frios".

 

Felizmente como em 2012 a anomalia negativa "muito grande" está concentrada em janeiro.

 

Assim, como é muito difícil, nas tuas paragens, uma anomalia anual de 1,0ºC.

 

Suponho que o sensato seja torcer por fevereiro quente.

 

Caso contrário o Agosto de 2012 vem pegar novamente.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

GRANDE PARTE DE SC FECHARÁ JANEIRO ENTRE 0,0 A -1,0

 

hummmm....Muito parecido com janeiro de 2012.

 

Interessante em alguns aspectos.

 

O desvio padrão para o caso específico de São Joaquim com certeza é inferior a 1,0ºC [não calculei mas obrigatoriamente é inferior aos 0,9ºC de POA em JJA] desta forma se as medições estiverem corretas deve ser um janeiro entre os mais "frios".

 

Felizmente como em 2012 a anomalia negativa "muito grande" está concentrada em janeiro.

 

Assim, como é muito difícil, nas tuas paragens, uma anomalia anual de 1,0ºC.

 

Suponho que o sensato seja torcer por fevereiro quente.

 

Caso contrário o Agosto de 2012 vem pegar novamente.

 

Abraços

 

Jan 2013 em NADA lembra Jan 2012, nem na dinâmica, nem regime de chuva nem em temperatura, somente o nosso Metre Mor Sol.

Link to comment
Share on other sites

SSTa global para janeiro 2013: Firme em aproximadamente +0,2ºC,

 

Resfriamento e era glacial talvez em outro janeiro. Neste NÂO.

 

Os quintais estão quentes muito quente eventualemente um ou outro quintal pode estar abaixo da média.

 

Abraços

 

 

GRANDE PARTE DE SC FECHARÁ JANEIRO ENTRE 0,0 A -1,0

 

 

O que não significa M***** nenhuma para outono antecipado ou inverno bom. Haja vista jan/12 que foi mais frio ainda em SP e teve o horrorendo 2012! Jan/13 em Sampa fechou abaixo também.

Link to comment
Share on other sites

Atualizando:

 

Registro em 28/01/2013 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -0.0ºC (+0,2ºC)

Niño 3.4 -0.2ºC (+0,4ºC)

Niño 3 -0.5ºC (+0,1ºC)

Niño 1+2 -0.6ºC (-0,2ºC)

 

Atualizando:

 

Registro em 04/02/2013 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -0.0ºC (+0,0ºC)

Niño 3.4 -0.5ºC (-0,3ºC)

Niño 3 -0.9ºC (-0,4ºC)

Niño 1+2 -0.5ºC (+0,1ºC)

 

Retorno ao threshold de La Nina e forte resfriamento na região central do pacífico equatorial.

Link to comment
Share on other sites

SSTa global para janeiro 2013: Firme em aproximadamente +0,2ºC,

 

Resfriamento e era glacial talvez em outro janeiro. Neste NÂO.

 

Os quintais estão quentes muito quente eventualemente um ou outro quintal pode estar abaixo da média.

 

Abraços

 

 

GRANDE PARTE DE SC FECHARÁ JANEIRO ENTRE 0,0 A -1,0

 

 

O que não significa M***** nenhuma para outono antecipado ou inverno bom. Haja vista jan/12 que foi mais frio ainda em SP e teve o horrorendo 2012! Jan/13 em Sampa fechou abaixo também.

 

Pois é Caco,

 

Janeiro de 2012 em Sampa "frio" e chuva acima da média (em plena La Niña)

Janeiro de 2012 em Sampa "frio" e chuva abaixo da média (segundo alguns em dinâmica de La Ninã).

 

O mesmo vale para POA.

 

Beto, o exemplo acima ilustra que atribuir certos dogmas ou crenças infundadas como La Niña correspondente a um período frio e seco não passa de lenda quando atribuído ao sudeste.

 

Voltando a dinâmica, é um parâmetro interessante que não está entre meus objetivos.

 

A indicação matemática mostra a existência de duas dinâmicas não complementares para o centro-sul brasileiro.

 

a- Uma dinâmica essencialmente constante caracterizada por uma modorrenta constância.

 

b- Uma dinâmica essencialmente extremada caracterizada por períodos quentes e por períodos frios.

 

Os meus estudos indicam uma associação com a AAO como fator dominante da dinâmica a ser estabelecida.

 

Esse indicativos refletem mais as pressões absolutas nos polos que a distribuição do campo de pressão.

 

Muito a estudar ainda.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Algum palpite para o outono/inverno? Continuo cético. Só chegando na hora para vermos o que acontecerá.

 

Caco, para FEV/MAR com relação a ENSO. Nenhuma correlação importante em 120 anos de dados.

 

Assim, utilizando a coordenada espacial (mirante santana São Paulo) e a coordenada temporal (FEV/MAR)

 

NENHUMA CORRELAÇÃO SIGNIFICATIVA PARA SÃO PAULO EM RELAÇÃO A SOI, ENSO E NAO. QUANTO AO QUESITO TEMPERATURA.

 

months lag corr p no 95% CI

SOI Feb-Mar 0 -0.095 0.4737 120 -0.28... 0.07

NINO12 Feb-Mar 0 0.023 0.8633 120 -0.17... 0.23

NINO3 Feb-Mar 0 0.004 0.9763 120 -0.19... 0.20

NINO4 Feb-Mar 0 0.074 0.5727 120 -0.11... 0.25

NINO3.4 Feb-Mar 0 0.012 0.9295 120 -0.15... 0.19

NAO Feb-Mar 0 0.020 0.8781 120 -0.19... 0.20

 

Porém, em relação a JUN/JUL na estação convencional mirante santana deve-se prestar atenção nos seguintes dados:

 

Dos quais destaco a SOI e Niño 4 como parâmetros a serem observados.

 

Infelizmente em JFM é um péssimo período para este tipo de prognóstico dada a cortina de imprevisibilidade que se extende até jun.

 

Mas não vamos desanamimar com esse resultado.

 

A temperatura média na Estação Convencional de São PAulo (mirante) não sofre apenas influência da Região Niño 4 em JUN/JUL. Observe que no Pacífico Equatorial grande parte da anomalia da SST que afeta São Paulo está associada a uma região extra ENSO no Pacífico.

 

E a maravilha no quesito SST a mais importante influência é a anomalia no Atlântico Sul e o principal a distribuição desta anomalia ao largo da costa centro brasileira.

 

Como observado no mapa abaixo:

 

Como palpite fica os dados para POA em JJA:

 

Palpite para JJA: 15,2ºC

 

Vamos acompanhando.

 

 

 

SOI Jun-Jul 0 -0.290 0.0093 119 -0.45... -0.12

NINO12 Jun-Jul 0 0.027 0.8121 119 -0.17... 0.19

NINO3 Jun-Jul 0 0.108 0.3530 119 -0.06... 0.27

NINO4 Jun-Jul 0 0.305 0.0068 119 0.14... 0.46

NINO3.4 Jun-Jul 0 0.157 0.1865 119 0.00... 0.32

NAO Jun-Jul 0 -0.159 0.1698 119 -0.31... 0.01

 

25fn0op.png

Link to comment
Share on other sites

Essa correlação realmente não existe, Caco. 2008 teve um verão bem ameno mas o inverno foi

medíocre.

 

O mesmo vale para o verão em JAN/2012: ameno e inverno fraco.

 

Legal, Artur. Conheço bem o Bairro Assunção.

 

Onde faz frio no Brasil?

 

Na região metropolitana de São Joaquim e sua pequena extensão no RS.

 

Nesta região o inverno mais frio foi salvo erro de memória 1961 po 62 com uma anomalia no inverno climático de aproximadamente 1ºC. Isso é uma raridade.

 

Se o ano começa com uma anomalia superior a 1,0ºC na região e não sendo razoável que essa anomalia atravesse todo o ano de 2013.

 

Observando os modelos não parece razoável uma super anomalia positiva em fevereiro.

 

Suponho. Então, que a região deverá ter no decorrer do ano períodos de anomalias positivas.

 

A sensação do momento é que o período conhecido como inverno climático não deverá ser de anomalias negativas prolongadas.

 

Ainda é cedo.

 

Qual da dinâmicas que levam a mesma média será o preponderante.

 

a- Nublado e sem extremos

 

b- extremado.

 

Como disse no momento é impossível estabelecer um bom chute.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Jan/12 foi "frio". Fev/12 foi tão tórrido quanto dez/12. To dando uma olhada e me parece que FEv/13 não será "desastroso" em termos de calor. No máximo, fica um pouco da média, embora ache que fique na média ou pouco abaixo. (ref. Semi-Normal SP 91-2011, elaborada pelo Aldo, pois Normal 61-90 para "centro expandido de Sampa" esquece! Never more!

 

Por empirismo e acompanhamento do que está "rolando" estou até agora otimista com 2013.

Link to comment
Share on other sites

Caio, será que verei pela primeira vez na história baziana um outono inverno começando sob la-nina? Tomara!

 

Bruno, se a La Niña começasse a dar as caras daqui 1/2 meses seria o timing perfeito!!! O ano de 1988 foi um sonho.

O evento atingiu patamar de La nina em março/abril, não threshold, mas se intensificou muito rapidamente atingindo o patamar de La Niña forte bem no cuore do nosso inverno.

 

Vamos acompanhar, se vier um la niña, mesmo que fraca, escapamos do padrão americano, que não foi muito bom até agora...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

  • Rodolfo Alves changed the title to ENSO, PDO, NAO, MJO... [acompanhamento] (2009-2013)
  • Rodolfo Alves featured this topic
  • Rodolfo Alves unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.