Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

ENSO, PDO, NAO, MJO... [acompanhamento] (2009-2013)


Luiz
 Share

Recommended Posts

 

Caro Mafili,

Sou engenheiro sim, eletricista.

Em relação à Goiânia, os bons invernos foram 74, 75, 79, 81, 85, 88, 94, 96 e 00, sendo 85 extremamente frio em junho, com, pasmem, 2 semanas de frio forte, o que hj não conseguimos nem em 2 dias.

Os mapas com a situação dos oceanos, postados pelo Caio, e os prognósticos do Ronaldo juntamente com o Caio, me permite analisar que temos uma "probabilidade alta" (até o momento) de um inverno mais decente no planalto central em 2013.

Sem uma perfeita conexão MP forte com ciclone bem posicionado nosso frio aqui é basicamente por perda de calor devido à secura do ar e altitude, que em Goiás varia de 600 a 1800 mts.

Abraços

 

Então veja Rodrigo,

 

A estação de Goiânia está correlacionada sim com os oceanos, porém, não me recordo do Caio e Ronaldo postarem algo sobre onde está essa correlação.

 

Abração

 

332mr9j.png

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Respondam para o leigo retardado aqui: HOJE (22/aBRIL) o pacífico está Neutro, cadinho abaixo (uma insignificante La Nina = tecnicamente NEUTRALIDADE) ou cadinho acima (um insignificante El Nino = TECNICAMENTE NEUTRALIDADE). No caso pontual de NEUTRALIDADE, ele está um pouquinho acima ou abaixo da média em relação à superfície?

 

Tecnicamente neutro. Abaixo da média em Nino 1+2. Porém há institutos, como o Japonês já falando em La Nina fraca:

 

"Colder-than-normal sea surface temperature in the eastern equatorial Pacific (namely, weak La Nina condition) will continue through boreal autumn, and start to decay from boreal winter. The tropical Pacific will return to a neutral state by the end of this year."

 

Temos também, a SOI neutra.

 

Situação de normalidade sem anomalias afetando a atmosfera. Mas...

 

...PDO negativa.

 

E qual a tendência para os próximos 3 meses, ou seja, pergunto: a partir de HOJE, os indicativos dos modelos (ou um MIX dos modelos), sugerem que, no dia 22/Julho estejamos AONDE? La Nina, El Nino, NEUTALIDADE com cadinho para baixo (pouco de La Nina), ou NEUTRALIDADE com cadinho para cima (pouco de El Nino)?

 

Pergunto, e me preocupo, porque aparentemente as novas tendências não são animadoras. É isso mesmo? E olha hein? Estamos indo tão bem até agora em 2013...

 

Estamos atravessando a chamada "zona de imprevisibilidade". Ou seja, é a época o ano em que os modelos não conseguem captar com confiabilidade a tendência de ENSO. Há modelos indo por El Nino, como o caso do Europeu. E há modelos indo por La Nina, como o caso do Japonês. Dois excelentes modelos, e agora?

 

Agora é observar que a tendência da média do IRI, que dificilmente erra, vai por neutralidade.

 

Observar também que o Europeu, como já observei, está mostrando viés aquecido em relação aos seus últimos prognósticos.

 

E que o Japonês tem bom skill nesta época do ano, sendo um dos únicos apostando em La Nina.

 

Com a PDO negativa, vejo poucas chances de El Nino aparecer.

 

Cenário, portanto, cercado de incerteza. Mas na média, se nada sair dos trilhos, penso que até 22/07 deve manter a neutralidade, com maior chance de Nino 1+2 apresentar anomalias negativas.

 

Portanto, La Nada fria até o momento nesta zona imprevisível.

Link to comment
Share on other sites

Bom Rodrigo, no caso de GYN deu conflito entre os data sets NOAA EXTENDED SST, ERSST v3b2 SST e Reynolds v2 SST

O conflito é sobre a influância do Pacífico.

Os anos que você colocou são compátiveis com o NOAA EXTENDED SST.

Interessante o caso GYN compensa gastar um tempo para tentar entender.

 

No momento existe um conflito.

 

Abração

 

2eutlas.png

Link to comment
Share on other sites

 

Caro Mafili,

Sou engenheiro sim, eletricista.

Em relação à Goiânia, os bons invernos foram 74, 75, 79, 81, 85, 88, 94, 96 e 00, sendo 85 extremamente frio em junho, com, pasmem, 2 semanas de frio forte, o que hj não conseguimos nem em 2 dias.

Os mapas com a situação dos oceanos, postados pelo Caio, e os prognósticos do Ronaldo juntamente com o Caio, me permite analisar que temos uma "probabilidade alta" (até o momento) de um inverno mais decente no planalto central em 2013.

Sem uma perfeita conexão MP forte com ciclone bem posicionado nosso frio aqui é basicamente por perda de calor devido à secura do ar e altitude, que em Goiás varia de 600 a 1800 mts.

Abraços

 

Então veja Rodrigo,

 

A estação de Goiânia está correlacionada sim com os oceanos, porém, não me recordo do Caio e Ronaldo postarem algo sobre onde está essa correlação.

 

Abração

 

332mr9j.png

 

Caro Mafili,

Realmente eles não falaram sobre correlações dos oceanos com o clima de Goiânia. Citei apenas que os mesmos, com base nas condições atuais, que estão favorecendo maiores ingressos de massas frias, estão otimistas quanto ao que poderemos esperar do inverno. Inclusive o Coutinho já alertava sobre o frio precoce (o AAA também me alertou sobre isso).

Para experimentarmos frio forte aqui em cima, temos que estar com o bloqueio enfraquecido, o que faz com que o frio se democratize. Assim, normalmente quando o inverno é bom para eles, com neve e forte frio, NORMALMENTE é bom para nós. Os anos de El Nino só trazem frio pro sul, quase nada para cá.

Link to comment
Share on other sites

Bom Rodrigo, no caso de GYN deu conflito entre os data sets NOAA EXTENDED SST, ERSST v3b2 SST e Reynolds v2 SST

O conflito é sobre a influância do Pacífico.

Os anos que você colocou são compátiveis com o NOAA EXTENDED SST.

Interessante o caso GYN compensa gastar um tempo para tentar entender.

 

No momento existe um conflito.

 

Abração

 

2eutlas.png

 

Goiânia e Belo Horizonte são as cidades que tem experimentado maior aquecimento no inverno, comparativamente ao que se observava no passado. Se compararmos o clima de Goiânia até a década de 80 com o clima atual de inverno, parece outra cidade.

Rezo para que volte a ser o que era.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Goiânia e Belo Horizonte são as cidades que tem experimentado maior aquecimento no inverno, comparativamente ao que se observava no passado. Se compararmos o clima de Goiânia até a década de 80 com o clima atual de inverno, parece outra cidade.

Rezo para que volte a ser o que era.

Abraços

 

A tua afirmação é confirmada. Esquentou para dedéu.

 

Veja a mádia móvel de GYN no trimestre JJA (posso afirmar apenas na estação) abaixo.

 

34goiuw.png

Link to comment
Share on other sites

Respondam para o leigo retardado aqui: HOJE (22/aBRIL) o pacífico está Neutro, cadinho abaixo (uma insignificante La Nina = tecnicamente NEUTRALIDADE) ou cadinho acima (um insignificante El Nino = TECNICAMENTE NEUTRALIDADE). No caso pontual de NEUTRALIDADE, ele está um pouquinho acima ou abaixo da média em relação à superfície?

 

Tecnicamente neutro. Abaixo da média em Nino 1+2. Porém há institutos, como o Japonês já falando em La Nina fraca:

 

"Colder-than-normal sea surface temperature in the eastern equatorial Pacific (namely, weak La Nina condition) will continue through boreal autumn, and start to decay from boreal winter. The tropical Pacific will return to a neutral state by the end of this year."

 

Temos também, a SOI neutra.

 

Situação de normalidade sem anomalias afetando a atmosfera. Mas...

 

...PDO negativa.

 

E qual a tendência para os próximos 3 meses, ou seja, pergunto: a partir de HOJE, os indicativos dos modelos (ou um MIX dos modelos), sugerem que, no dia 22/Julho estejamos AONDE? La Nina, El Nino, NEUTALIDADE com cadinho para baixo (pouco de La Nina), ou NEUTRALIDADE com cadinho para cima (pouco de El Nino)?

 

Pergunto, e me preocupo, porque aparentemente as novas tendências não são animadoras. É isso mesmo? E olha hein? Estamos indo tão bem até agora em 2013...

 

Estamos atravessando a chamada "zona de imprevisibilidade". Ou seja, é a época o ano em que os modelos não conseguem captar com confiabilidade a tendência de ENSO. Há modelos indo por El Nino, como o caso do Europeu. E há modelos indo por La Nina, como o caso do Japonês. Dois excelentes modelos, e agora?

 

Agora é observar que a tendência da média do IRI, que dificilmente erra, vai por neutralidade.

 

Observar também que o Europeu, como já observei, está mostrando viés aquecido em relação aos seus últimos prognósticos.

 

E que o Japonês tem bom skill nesta época do ano, sendo um dos únicos apostando em La Nina.

 

Com a PDO negativa, vejo poucas chances de El Nino aparecer.

 

Cenário, portanto, cercado de incerteza. Mas na média, se nada sair dos trilhos, penso que até 22/07 deve manter a neutralidade, com maior chance de Nino 1+2 apresentar anomalias negativas.

 

Portanto, La Nada fria até o momento nesta zona imprevisível.

 

Obrigado pela resposta Caio. O que eu observo pelo "olhômetro", é que a dinâmica de 2013 está SENSACIONAL! Melhor inclusive que 2011! Nem me lembrava mais dessa dinâmica... Coisa da década de 80, início de 90 por ora.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pela resposta Caio. O que eu observo pelo "olhômetro", é que a dinâmica de 2013 está SENSACIONAL! Melhor inclusive que 2011! Nem me lembrava mais dessa dinâmica... Coisa da década de 80, início de 90 por ora.

 

 

Obrigado, Caco. Não tenho boa memória, especialmente para o primeiro quadrimestre, por nunca prestar atenção a dinâmica nesta época do ano, e que também nunca despertou grande interesse para mim. Mas concordo que a dinâmica está muito boa. Quase nenhum bloqueio, períodos de frio e chuva bem distribuídos. É a normalidade que vai dando o tom, com pitadas de La Nina.

Link to comment
Share on other sites

Mudando para a aprazível Goiânia para conversar com o Rodrigo o qual também é engenheiro, certo?

 

Algumas considerações sobre as temperaturas em Goiânia no trimestre JJA.

 

 

Caro Mafili,

Sou engenheiro sim, eletricista.

Em relação à Goiânia, os bons invernos foram 74, 75, 79, 81, 85, 88, 94, 96 e 00, sendo 85 extremamente frio em junho, com, pasmem, 2 semanas de frio forte, o que hj não conseguimos nem em 2 dias.

Os mapas com a situação dos oceanos, postados pelo Caio, e os prognósticos do Ronaldo juntamente com o Caio, me permite analisar que temos uma "probabilidade alta" (até o momento) de um inverno mais decente no planalto central em 2013.

Sem uma perfeita conexão MP forte com ciclone bem posicionado nosso frio aqui é basicamente por perda de calor devido à secura do ar e altitude, que em Goiás varia de 600 a 1800 mts.

Abraços

 

Estou ficando animado para o inverno. Após as análises que tenho lido aqui e a do Coutinho. claro, estamos na normalidade. neutralidade. Mas, os outros fatores que influenciam nos eventos severos estão apontando para coisas boas. boas para quem gosta de uma geada e neve. para a região de Goiás, está devendo a entrada de um frio mais interessante, faz tempo que houve.

Link to comment
Share on other sites

Atualizando:

 

Registro em 22/04/2013 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 +0.0ºC (+0,1ºC)

Niño 3.4 +0.1ºC (-0,1ºC)

Niño 3 0.0ºC (-0,0ºC)

Niño 1+2 -0.8ºC (+0,1ºC)

 

Atualizando:

 

Registro em 29/04/2013 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -0.1ºC (-0,1ºC)

Niño 3.4 -0.1ºC (-0,2ºC)

Niño 3 -0.1ºC (-0,1ºC)

Niño 1+2 -0.6ºC (+0,2ºC)

Link to comment
Share on other sites

Em tópico apropriado:

 

PDO marcantemente positiva

 

O que quer dizer "marcadamente"?

 

PDO de Março -0.63

 

Tendência da PDO continuar negativa

 

Continuas um catador de cereja.

 

Se você observar a mensagem e não catar uma parte.

 

Lerás que o mapa em questão não é o da NOAA

 

E naquele mapa naquele dia mostra uma PDO POSITIVO.

 

Assim eu vi e vejo naquele mapa uma PDO marcadamente positiva.

 

Que coisa.....

Link to comment
Share on other sites

Interessante informação de Joe Bastardi que foca a temporada de furacões e a correlação da SST de agora com temporadas passadas. E a questão ENSO sempre entra na balança.

 

ENSO que importa sim, e muito para nós. Mas reconhecendo o fato de que a natureza não é exata como a matemática, e mesmo que o padrão da SST favoreça um tipo de comportamento, por conta de outros fatores esta tendência pode não ocorrer. O que em caso de ENSO pronunciado, ocorre, mas é difícil, muito difícil um padrão de SST levar ao comportamento atmosférico de outro.

 

Nosso amigo Mafili vai dizer que é bobagem, que é aleatório, negando a forte influência da SST de ENSO por nossas bandas mesmo depois de tudo que já foi mostrado sobre os 11 melhores e os piores invernos passados, como exemplo POA. Onde

 

Porto Alegre JJA mais frios:

 

1955 -1,8 -0,8 -1,5

1996 -1,7 -0,2 -1,3

1964 -1,6 -0,6 -1,7

1962 -1,4 -0,1 -1,4

1990 -1,2 +0,2 -0,6

1993 -1,2 +0,5 +0,6

1976 -1,1 -0,1 +1,4

2007 -1,1 -0,3 -0,4

1956 -0,9 -0,5 -0,9

1983 -0,9 +0,6 -0,1

1979 -0,8 -0,0 -0,3

 

Porto Alegre JJA mais quentes:

 

2005 +2,0 +0,3 +0,2

2001 +1,9 -0,1 +0,1

1958 +1,4 +0,6 +0,2

1961 +1,2 +0,4 -0,1

2006 +1,2 +0,1 +0,1

1972 +1,1 +0,8 +1,0

1977 +0,8 +0,4 +0,3

1982 +0,8 +0,6 +0,4

1997 +0,8 +1,2 +1,6

2002 +0,8 +0,7 +0,8

1968 +0,6 +0,1 +0,3

 

Ou a coletânea de algumas datas-chave em invernos memoráveis e a situação do pacífico - Nino 1+2 / Nino 3 / Nino 3.4 / Nino 4

 

01JUN1955     -1,5     -1,3     -1,0     -0,7 /
01JUN1956     -0,5     -1,0     -0,9     -0,8
01JUN1962     -1,4     -0,6     -0,4     -0,6 / 
01JUN1967     -1,7     -1,0     -0,8     -1,0 /
01JUN1971     -1,0     -1,0     -1,0     -0,8 /
01JUN1979     -0,3     -0,2     -0,3     -0,2 /
01JUN1975     -1,0     -1,1     -1,3     -1,2 /
01JUN1984     -0,5     -0,7     -0,5     -0,4 / 
01JUN1988     -1,5     -2.0     -1,6     -0,8 / Inverno histórico e duas fortes nevascas 
25JUL1990     -1.1     -0.4      0.1      0.3 / Inverno histórico e recorde de neve.
26JUN1996     -1.8     -0.5     -0.2     -0.2 / Inverno constante, potentes erupções de ar frio e grande episódio de neve nesta data.
28JUL1999     -1.0     -1.0     -1.0     -0.9 / Inverno constante e longo, recorde de geadas, neve mais precoce registrada e intensa erupção em agosto.
12JUL2000     -1.2     -0.5     -0.5     -0.7 / Inverno com miolo histórico e episódio memorável nesta data.
25JUL2007     -1.0     -1.0     -0.5      0.1 / Inverno muito constante no RS e SC.
04AUG2010     -1.5     -1.3     -1.2     -1.0 / Inverno na média, agosto mais frio da história em POA e neve intensa nesta data.
17AUG2011     -0.1     -0.5     -0.8     -0.4 / Inverno abaixo da média no RS e SC, frio constante em junho e fortes ondas de ar frio em agosto.

 

São 16 invernos memoráveis em 58 anos, TODOS com pacífico equatorial frio. Praticamente todos os invernos históricos estão aí, salvo raras exceções que gostaria de saber quais. As cerejas escolhidas obedecem o critério de apresentarem anomalias negativas em JJA, além de exceções como 1979 e 1975 onde JJ foram gelados e tiveram grandes episódios de frio e neve.

 

Mas tem o velho papo de catar cerejas.

 

Eu não me fio apenas (TÃO E SOMENTE) a correlações matemáticas. Que ressalto, são interessantes mas não o único meio para chegar a previsão de cenários.

 

Mas vamos ao que interessa:

 

Situação do pacífico 04/05:

 

2013

2013_zps5e42bbac.png

 

 

Mais parecidos:

 

2008

2008_zps2cf34227.png

 

2004

2004_zps21dac36c.png

 

1996

1996-1_zpsdfb9a69b.png

 

1995

1995-1_zpsa6bf9ae6.png

 

 

- 1996 seria a versão fria deste ano, mas um sonho não muito distante caso o pacífico resfrie-se como projeta o Japonês.

 

- 2008 e 2004 são versões mais semelhantes com algumas variações.

 

- 1995 seria uma versão com pacífico mais frio, porém com atlântico norte mais quente.

Link to comment
Share on other sites

Interessante informação de Joe Bastardi que foca a temporada de furacões e a correlação da SST de agora com temporadas passadas. E a questão ENSO sempre entra na balança.

 

Caio qualquer pessoa que lê Hurricane for Kids sabe da importância da NAO, AMO, ENSO, SSTa Caribe, SSTa Atlântico, Golfo da Guiné, AAO.... etc... agora as pitadas sobre efeito da Lua, solar e outros adereços é pura perda de tempo

 

E Joe Bastardi não tem conhecimento para fazer isso.

 

No novo espaço dele sem dúvida a única pessoa que tem capacidade para isso é o

 

Dr. Ryan.

 

Que aliás é muito bom.

 

Abraços

 

PS: Recebi um e-mail dessa empresa fazendo um convite de participação.

 

Pelos mapas que vc postou acho que vc tem esse acesso há algum tempo desde que deixou de ser free.

 

Infelizmente ou felizmente a minha condição no momento não permite nenhuma participação além do free.

Link to comment
Share on other sites

Interessante informação de Joe Bastardi que foca a temporada de furacões e a correlação da SST de agora com temporadas passadas. E a questão ENSO sempre entra na balança.

 

Caio qualquer pessoa que lê Hurricane for Kids sabe da importância da NAO, AMO, ENSO, SSTa Caribe, SSTa Atlântico, Golfo da Guiné, AAO.... etc... agora as pitadas sobre efeito da Lua, solar e outros adereços é pura perda de tempo

 

E Joe Bastardi não tem conhecimento para fazer isso.

 

Mafili, o que quis mostrar na minha mensagem afora quem seja bom ou ruim:

 

1 - Análogos SST 04/05/2013

 

2 - Foco ENSO

 

3 - Onde novamente ressaltei a importância para JJA

 

4 - Respeito a sua, porém discordo quanto ao caráter ALEATÓRIO

 

Pura especulação, mas assim vamos fazendo a projeção do nosso inverno. Com ENSO, PDO, AAO, SOI e SST Atlântico Sul comandando o jogo.

 

Jogo que o CFSv2 vem colocando algo que pode indicar frio continental:

 

MJJ

 

glbT2mSeaInd1.gif

 

JJA

 

glbT2mSeaInd2.gif

 

Fortes incursões continentais?

 

Obs: estou gostando bastante das anomalias negativas na costa Uruguaia e Gaúcha.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Caio, tem algo que me chateia,

Exemplo,

Na resposta para o Rodrigo GO eu disse que a melhor coisa correlacionada com GYN é a NAO,

Quando o Ronaldo mencionou "efeito chaleira" para Niño 3.4 eu fui calcular os lags em até seis meses nesse ponto duas coisas chamaram a atenção.

A novamente anticorrelação com a NAO e a anticorrelação com a SOI.

Até fiquei esperando algum comentário teu.

 

Em algum ponto lá no tópico de abril/2013 ficou claro que o Caribe e partes do Atlântico Norte apresentam evidência (não sei se robustas) em relação a temperatura média em JJA na estação de POA. aqui fica evidente que eu suspeito de algo não muito robusto nem sei se significativo estatisticamente em relação a AAO e a NAO.

 

Assim, ...do nada....você vem me falar de Joe Bastardi e temporada de furacão.

 

Como sabemos que a importância da combinação NAO e ENSO resulta na divergência dos ventos naquela região.

 

Fico triste de você ter captado a idéia e não dar um "valorzinho" assim concluo que você como pessoa inteligente que é entendeu perfeitamente o ponto.

 

Apenas fica martelando termos que eu não disse em lugar algum ou em fora de contexto.

 

REPITO: AS CONDIÇÕES DE ENSO SÃO ESTATISTICAMENTE ALEATÓRIAS PARA A ESTAÇÃO DO INMET (CONVENCIONAL)

 

PORTO ALEGRE NO PERÍODO JJA NO ITEM TEMPERATURA. (ALIÁS PARA A ESTAÇÃO CONVENCIONAL DE SANTA MARIA RS TAMBÉM).

 

Como eu disse recentemente apesar não serem estatisticamente robustos os dados para as estações de Melo (uruguay) e Juni Aero (argentina) apresentam melhores resultados.

 

Nesse contexto como você entendeu muito bem aquilo que eu sempre disse.

 

Não faz sentido falar em neve para Porto Alegre assim não é pertinente na discussão outros atributos do período JJA que não seja a média do período.

 

Se eu não fui clar

Link to comment
Share on other sites

 

Nosso amigo Mafili vai dizer que é bobagem, que é aleatório, negando a forte influência da SST de ENSO por nossas bandas mesmo depois de tudo que já foi mostrado sobre os 11 melhores e os piores invernos passados, como exemplo POA.

 

Caio, bobagem, não. se eu disse algo semelhante é bravata bastardiana.

 

Aleatório, sim. Não apresenta consistência estatística.

 

Condições de em JJA (1950/2013) 64 anos

 

La Niña = 16

 

El Niño = 15

 

Neutro 32

 

2013?

 

Quantos La Niñas eram esperados?

R = 16.

Quantos deram?

R= 16

 

tá bom, né.

 

Repetindo a continha para El Niño.

 

Esperava-se 16 e deu 15. tá bom, né?

 

E esperava-se 32 Neutros e foram 32 neutros .

 

Certo, falta 2013...sei lá.

 

Onde

 

Porto Alegre JJA mais frios:

 

1955 -1,8 LA NIÑA

1996 -1,7 NEUTRO

1964 -1,6 LA NIÑA

1962 -1,4 NEUTRO

1990 -1,2 NEUTRO

1993 -1,2 NEUTRO

1976 -1,1 NEUTRO

2007 -1,1 NEUTRO

1956 -0,9 LA NIÑA

1983 -0,9 NEUTRO

1979 -0,8 NEUTRO

 

Assim 03 em 10 numa coisa que o "natural" seria 25 em 100.

 

Certamente não é nada robusto.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Epa...opa...epa...opa,

Caio César, querido amigo.

De onde são esses dados que você calculou para POA.

Lembro que no passado quando eu fiz essa conta (roubaram meu laptop e foi-se) tinha a vaga lembrança que JJA mais frio em POA na convencional não foi 1955.

 

Com certeza minha média foi 14,7ºC sei disso pois fui eu quem calculei. certo?

 

E o desvio padrão foi 0,901

 

Abaixo os dados de 1962 para alguém confirmar.

 

13.9000

12.8000

14.3000

 

média JJA de 1962 13,7ºC

 

assim o desvio é de 1,0ºC

 

Obviamente bem menor que os teus -1,4ºC

 

é isso?

 

Seria muito mas muito...muito interessante saber de onde são esses dados?

 

Abraços cordiais

 

PS: Vai me emprestar o e-mail com senha para eu ver os gráficos?

Link to comment
Share on other sites

Como se nota, predominância de influência de pacífico frio. Poucos El Ninos no to frio de São Joaquim.

 

10 ANOS MAIS FRIOS/SJ.

 

62 - NEUTRO - LA NADA FRIA / LA NINA EM 1+2

56 - LA NINA - LA NINA EM TODAS AS REGIÕES DE ENSO

76 - LA NINA ATÉ MAM - NEUTRO - EL NINO DE ASO AO FINAL

89 - LA NINA ATÉ AMJ - LA NADA FRIA ATÉ O FINAL

99 - LA NINA

55 - LA NINA

57 - NEUTRO A EL NINO MODERADO A FORTE EM NDJ

60 - NEUTRO - LA NINA EM NINO 1+2

88 - LA NINA -

90 - NEUTRO - LA NINA EM NINO 1+2 JJA E MAIOR PARTE DO ANO

08 - LA NINA - JJA NEUTRO E RETORNO A LA NINA

 

JJA + FRIOS

 

7,9/56 - LA NINA

8,2/62 - NEUTRO - LA NINA EM NINO 1+2

8,2/90 - NEUTRO - LA NINA EM NINO 1+2

8,8/76 - NEUTRO - LA NINA ATÉ MAM

8,8/88 - LA NINA

8,9/55 - LA NINA

9,0/92 - NEUTRO - EL NINO ATÉ MJJ

9,2/09 - EL NINO

9,5/81 - NEUTRO - COOL NEUTRAL DURANTE O ANO E LA NINA EM NINO 1+2

9,5/83 - NEUTRO - EL NINO FORTE ATÉ MJJ E LA NINA A PARTIR DE SON

9,5/89 - NEUTRO - LA NINA ATÉ AMJ

9,5/93 - NEUTRO

9,5/99 - LA NINA

9,5/00 - LA NINA

Link to comment
Share on other sites

Valeu Vinicius. Um ponto de partida é tentar pegar os top 5/10 mais frios e quentes para começar uma análise. Se quiser posso ajudar com as análises.

 

Eu só preciso dos dados mensais de ENSO. As médias eu tenho aqui.

 

PS: Por acaso existe um 'delay' no tempo de resposta da atmosfera quando há a configuração de La Niña ou El Niño? Por exemplo - começa neste mês um La Niña, e a atmosfera começa a responder apenas 3 meses depois. É assim ou é imediato? Eu preciso me aprofundar mais nesses assuntos.

 

 

Há quem acredite que existe um lag, e eu sou desta turma. Onde a atmosfera continua respondendo por um certo tempo a condição do pacífico, mesmo que já terminada. O Joseph D'Aleo acredita que este empo seja por volta de 7 meses: "global temperatures lag ENSO by about 7 months."

Link to comment
Share on other sites

Atualizando:

 

Registro em 29/04/2013 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -0.1ºC (-0,1ºC)

Niño 3.4 -0.1ºC (-0,2ºC)

Niño 3 -0.1ºC (-0,1ºC)

Niño 1+2 -0.6ºC (+0,2ºC)

 

Atualizando:

 

Registro em 06/05/2013 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -0.0ºC (+0,1ºC)

Niño 3.4 -0.0ºC (+0,1ºC)

Niño 3 -0.4ºC (-0,3ºC)

Niño 1+2 -1.2ºC (-0,6ºC)

Link to comment
Share on other sites

O ano mais "frio" foi e destesto esse tipo de discussão. Vocês tem o fórum inteiro para fazarem reanálise e discutirem o que quiserem mantenham a calma nesse tópico.

 

O ano com menor anomalia negativa em Porto Alegre no Inmet (ano neutro) não corresponde ao ano com menor anomalia negativa no Salgado Filho (suponho que seja de lá os dados do Caio César).

 

Assim Porto Alegre não se correlaciona nem com ela mesma quanto mais com Niño 3.4 de forma robusta. :lazy:

Link to comment
Share on other sites

O fato dos dados que o Caio postou não se correlacionarem com os dados da estação Inmet.

 

Interessante e profundamente lamentável é fato de que ele sabia desde o início que eu estava falando da convencional.

 

Assim temos que

 

A VARIABILIDADE LOCAL É MAIOR QUE A INFLUÊNCIA DA VARIABILIDADE DE ESCALA GLOBAL.

Link to comment
Share on other sites

o fato que o ano com maior anomalia negativa postada pelo Ronaldo em São Joaquim,

 

Não ser o ano com maior anomalia negativa no Inmet POA e nem dos dados do Caio (creio que Salgado...)

 

Evidência que os anos com maiores anomalias negativas nessas estações respondem de modo diverso as mesma condições de ENSO.

 

EVIDENCIANDO QUE A VARIABILIDADE REGIONAL QUIÇÁ EM MESOESCALA É MAIOR QUE A INFLUÊNCIA DA VARIABILIDADE GLOBAL.

Link to comment
Share on other sites

Vejam senhores,

 

Em 15/06/1991 o vulcão Pinatubo explodiu.

 

A temperatura média do planeta Terra inicioou um processo de queda que persistiu até aproximadamente 1995.

 

Em 1992np trimestre JJA temos a condição de EL NIñO presente.

 

Como o esperado uma erupção daquela magnitute efetaria a temperatura em todo planeta.

 

Como você podem perceber isso foi verdade para São Joaquim.

 

1992 aparece com um dos anos com grande anomalia negativa em São Joaquim.

 

E a excplicação é clara e óbvia e do conhecimento de todos (sulfatos em aerosóis).

 

Apesar da evidência em diversos pontos do globo de um ano atípico.

 

Em PORTO ALEGRE....não.

 

Nem um vulcão consegue abaixar a temperatura lá..... :lazy: :lazy:

Link to comment
Share on other sites

Fim de linha...o tempo acabou.

 

As condições de ENSO são a segunda """força""" climática dentro do planeta. sendo superada pela atividade vulcânica.

 

Um belo meteoro ou cometa

 

E finalmente o Sol.

 

Assim as condições presentes em ENSO alteram a circulação atmosférica global.

 

E o efeito dessa alteração é sentida em todo o planeta.

 

Assim, La Niña que é a condição extremada do Neutro.

 

E El Niño que não é o oposto de La Niña.

 

Apresentam aquilo que o Caco chama de dinâmica.

 

Parece sensato que ambas as situações apresentem dinâmicas diferentes.

 

Sendo perceptível essa altração de "dinâmica" até entendo a predileção de alguns por esse ou aquele caminho.

 

Porém, isso é muito diferente.....mas muito diferente.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

E os 10 mais top de quente?

Infelizmente 2012 não está nessa relação...depois eu vejo.

 

Interessante, né?

 

1977 15,7 NEUTRO

1986 15,7 NEUTRO

1971 15,8 LA NIÑA

1972 15,9 EL NIÑO

1995 15,9 NEUTRO

2006 15,9 NEUTRO

1958 16,1 EL NIÑO

1961 16,1 NEUTRO

2001 16,6 NEUTRO

2005 16,7 NEUTRO

 

2005, 2001, 2006 realmente foram quentes, e seus invernos um lixo total. Mas juro por Deus que não consigo entender como 2002 não figura neste ranking. De uma lista sobre os meses mais quentes desde 1887 até hoje de São Paulo, 2002 figurava em 7 meses! Coisa de louco. 2012 também fez muito calor em fevereiro, setembro, outubro e dezembro!, mal fez frio no outono/inverno. Também achei que figuraria na lista.

Link to comment
Share on other sites

:bomb: :bomb: :bomb:

 

Recebi por e-mail de um amigo,

 

Não existe a fonte apenas diz que se trata de um meteorologista aposentado.

 

Pelo estilo do gráfico suponho quem seja mais não posso afirmar.

 

ASSIM, Ronaldo e Caio César

 

vou tentar reproduzir esses dados.

 

O que impressiona é o R = 0,77 (isso sim é correlação estatisticamente robusta)

 

Veremos o que eu posso fazer.

 

Abraços efusivos

 

Tempos mais que Interessantes....:bomb: :bomb:

 

4067s250413esnograph.png

Link to comment
Share on other sites

:bomb: :bomb: :bomb:

 

Recebi por e-mail de um amigo,

 

Não existe a fonte apenas diz que se trata de um meteorologista aposentado.

 

Pelo estilo do gráfico suponho quem seja mais não posso afirmar.

 

ASSIM, Ronaldo e Caio César

 

vou tentar reproduzir esses dados.

 

O que impressiona é o R = 0,77 (isso sim é correlação estatisticamente robusta)

 

Veremos o que eu posso fazer.

 

Abraços efusivos

 

Tempos mais que Interessantes....:bomb: :bomb:

 

4067s250413esnograph.png

 

Colaborando:

 

2vsl2mr.png

 

2d7j0ux.png

 

vsn97q.png

 

11mcj7p.png

Link to comment
Share on other sites

  • Rodolfo Alves changed the title to ENSO, PDO, NAO, MJO... [acompanhamento] (2009-2013)
  • Rodolfo Alves featured this topic
  • Rodolfo Alves unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.