Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Setembro 2013


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

  • Replies 833
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Gostaria de ter um setembro chuvoso. Já que teremos calor, ao menos nos próximos dias, é melhor que não haja muito sol. Os prognósticos apontam domingo fresco a morno em POA (em torno de 17° a 20°) com tempo fechado e chuva. O problema é semana que vem: o ETA 15 da máxima perto de 30° no início da semana, o GFS dá de 18° a 30°/31° até metade da semana, e no mesmo período o europeu da pico de 32° ou mesmo mais!

 

Já fica o aviso: o oeste da Região Sul deve bater os 35°.

 

Hoje tive variação de 9,2° a 18,1°. O INMET ficou em 8,5°. Péssima mínima!!!! Em Tramandaí fez 6,2° com estação na beira da praia. Fez 0,3° em Bagé.

 

Agora faz 11,4° com 82% e venta de ESE a 9,2 km/h. Muitas nuvens. Aposto mínima de +-9,5°. Frio tipicamente setembrino.

Link to comment
Share on other sites

"Ubachuva" (Ubatuba), no litoral norte paulista, registrava 17,3°C às 22h, acumulando 40,9 mm desde as 10h da manhã.

 

Aqui em Sampa, vamos de céu encoberto, ventos incômodos de SE a S e temperaturas praticamente estáveis.

 

Nas últimas 3 horas:

A automática do Mirante oscilou entre 13,3 e 13,9°C, o IAG entre 12,4 e 13,2°C.

Link to comment
Share on other sites

E por aqui no morro do Assunção, tenho impressionantes 11,9 graus, mínima do dia até agora! A máxima foi de baixos 16,3 graus, anotada ainda na madrugada anterior, as 00:41, provando que a MP entrou forte, na verdade bem mais forte que o previsto, e inclusive EM ALTITUDE! Gostaria de ser uma mosca pra ver os dados da estação do PNI agora! Pode ser a madrugada mais surpreendente de 2013 no Sudeste! (apesar de meu anjo bom dizer que não nevará, o anjo mau diz que devo colocar todo mundo em alerta agora).

 

A principal surpresa desta MP de agora foi a capacidade de enfim trazer frio a lugares altos, acima de 1600 metros, como CDJ, e o fabuloso PNI. A propósito, viram a virada de jogo fenomenal do PNI aos 45 do segundo tempo, sobre o MI? Pois é, foi a bomba do fechamento de Agosto!

 

O vento segue moderado aqui, sinal de que está LIMPANDO o tempo! Olhaí uma madrugada interessante desenhada na faixa leste do Sudeste! :clapping: :clapping: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Caco, resido em São José dos Pinhais onde o índice pluviométrico é superior ao de Curitiba.

A média para minha região para agosto é de cerca de 100mm.

Pena não ter um pluviômetro...

Ademais o volume de água que caiu em POA simplemente foi o dobro que o normal, o qual gira em torno de 130mm.

 

Entendi. 100 mm em Agosto é um belo índice de chuva para agosto. Semelhante à Lages, que se não me engano é de 110 mm. Bastante superior à Curitiba, em que agosto é o mês mais seco. Qual a média de chuva para Curitiba para o mês de agosto pela Normal? Ou seja, em termos de chuva, SJP tá mais para Lages em agosto do que para Curitiba, embora esteja ao lado de Curitiba. Incrível!

 

Caco,

Realmente é um índice bem interessante, aqui é outro mundo.

Estamos mais próximos da serra do mar do que Curitiba e sofremos muito mais com infiltração marítima com chuvisqueiro persistente enquanto em Curitiba mais a oeste tem tempo bom!

A umidade média é elevadíssima durante todo o ano. Fungos e mofos têm presença garantida em todas as residências, eu mesmo tenho vários desumidificadores espalhados pela casa.

A cerração persiste muitas vezes até à tarde e aparecem antes do início da noite, fazendo com que as temperaturas fiquem muito baixas durante o dia.

Secar roupas por aqui é para os poucos que possuem secadora...

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Rio Branco, após o dia mais quente de 2013 ontem, com máxima de 37ºC, nessa quarta-feira o tempo mudou radicalmente. À meia-noite fazia terríveis 26ºC. E essa seria a máxima do dia, que ainda amanheceu com 24 graus, mas logo a temperatura caiu para 21ºC com a forte chuva que desabou na cidade e se prolongou por toda manha e inicio da tarde.. Foi uma espécie de frente fria que atingiu a cidade, pois veio de sul, refrescando o tempo. A máxima foi 11 graus menor que ontem. Ao meio-dia ainda fazia 21ºC... Mudança radical. Ontem eu quase não consegui dormir, pois o calor era tanto que nem ar condicionado tava resolvendo. Hoje, sequer precisarei ligar ele para dormir.. hehehe. Adoro essas mudanças.. hehehe.

 

 

Aliás, vi que hoje o tempo mudou em muitos lugares do Brasil. Belo Horizonte também choveu e esfriou muito nessa tarde. Até o nordeste teve grandes eventos, como João Pessoa com incríveis 189mm de chuva (Nem aqui na Amazonia isso é comum). Natal-RN teve mínima de 19 graus... um baita frio para os nordestinos no litoral ein...

 

 

No momento aqui faz agradabilíssimos 21ºC e 88% de U.R.

Link to comment
Share on other sites

17C

 

chuva

 

ventando muito

 

:clapping: :clapping:

 

Está vendo muito melhor que muita neve na região sul para você.

 

Aqui em São Paulo ouvi algumas reclamações do frio.

 

Claro que esta fazendo "frio" em várias áreas do sudeste e também fez em várias áreas da região sul.

 

O Brazil é enorme....conforme o combinado....FFF [ frente fria fraquinha] e mp marítima essa é a receita para os amantes do frio no sudeste

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Hoje cedo mínima de 14,9C. E ontem foi um dia bem chuvoso, com quase

35mm de chuva acumulada. Não é comum este valor para início de Setembro...

 

Tens razão,

 

Renan, o gráfico abaixo é média móvel de 5 anos da precipitação na estação de Juiz de Fora.

 

Percebe-se claramente um aumento da precipitação.

 

A média móvel foi para eliminar o ruído.

 

O gráfico está certo mas não consigo acertar a escala.[era para terminar em 2008...depois vejo isso]

 

Porque aumentou a precipitação?

 

2lcvima.png

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 4,5C aqui e ta limpando

 

Mínima de tropicalientes 14,1 no bairro Rudge Ramos, em Sumbernardo do Campo.

Claaaaaro que, como é RMSP, não tá limpando! :sarcastic:

E o senhor resolveu aparecer aqui no final do inverno! Antes tarde do que nunca!

 

 

Viu em Sao Bernardo tambem faz calor kkk

 

Aqui a manha de céu azul sol forte e nenhuma nuvem virou uma manha nublada cinzenta e amena 12°C

Link to comment
Share on other sites

Entre 1910 e 1999, temos para Juiz de Fora em setembro.

 

extremos,

 

mínima 0,0 mm

 

máxima 348,0 mm

 

Aqui em São Paulo dia típico de primavera na fase fria.

Ou seja:

Kem fora pra Juiz de Fora em setembro, indispensável levar GUARDA-CHUVA e SOMBRINHA!

 

Aki em Curitiba (ou, lá em Piraquara), dia típico de primavera na fase 9 de 12!

 

(fase boa pra dormir, ver filmes, tomar banho kente, sopas, correr, sorrir, xorar.....)

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 4,5C aqui e ta limpando

 

Mínima de tropicalientes 14,1 no bairro Rudge Ramos, em Sumbernardo do Campo.

Claaaaaro que, como é RMSP, não tá limpando! :sarcastic:

E o senhor resolveu aparecer aqui no final do inverno! Antes tarde do que nunca!

 

É que aqui onde tô morando não tem um inverno propriamente dito... apesar de não ser município de São Paulo, o clima é bem afetado pela UHI.

Tanto q a menor temp q registrei foi de PODRES 7,4 no final de julho... :hang1:

Link to comment
Share on other sites

Interessante, Mafili. Mas este extremo de 348mm certamente foi um evento bem isolado,

de forma que é mais comum meses de Setembro terminarem com chuva próxima a 0mm

do que com este recorde máximo.

 

Sem duvida Renan [ descobri o defeito fiz o up load da série de Juiz de fora até 1999 depois faço a correção]

 

But, até 1999,

 

muitas vezes entre 0,0 mm a 20 mm e apenas uma 348 mm.

 

Carlos Campos; Pode levar guarda-chuva e às vezes um barco ou bote inflável.

 

1z5q2pd.png

Link to comment
Share on other sites

Caco,

Realmente é um índice bem interessante, aqui é outro mundo.

Estamos mais próximos da serra do mar do que Curitiba e sofremos muito mais com infiltração marítima com chuvisqueiro persistente enquanto em Curitiba mais a oeste tem tempo bom!

A umidade média é elevadíssima durante todo o ano. Fungos e mofos têm presença garantida em todas as residências, eu mesmo tenho vários desumidificadores espalhados pela casa.

A cerração persiste muitas vezes até à tarde e aparecem antes do início da noite, fazendo com que as temperaturas fiquem muito baixas durante o dia.

Secar roupas por aqui é para os poucos que possuem secadora...

Bem parecido com o extremo sul do município de São Paulo (Marsilac, Parelheiros, Barragem... O limite sul do município de Sampa é a borda da escarpa da serra do Mar. Sampa faz divisa com os municípios das cidades litorâneas de São Vicente e Itanhaém, pasmem. Aprendíamos isso na escola, antigamente...).

Parecido também com Riacho Grande (São Bernardo do Campo), Paranapiacaba (Santo André) e todo o sul da RM de Sampa.

 

Certa vez, fui a um churrasco no bairro de Riviera, próximo à represa do Guarapiranga, zona sul de Sampa.

Lá choveu (Leve na maior parte do tempo) o dia inteiro. Felizmente, o churrasco era em local coberto.

Quando cheguei de volta em casa, à noite, aqui na zona norte estava tudo seco, embora com céu encoberto.

O meu pessoal disse que o dia tinha sido nublado mas não havia caído um pingo de chuva.

Link to comment
Share on other sites

Tanto q a menor temp q registrei foi de PODRES 7,4 no final de julho... :hang1:

 

Ganhei de você. Minha mínima absoluta até o momento (e provavelmente não será quebrada),

é de podres 08,3ºC :negative: :negative: :negative:

Engraçado...

 

A mínima deste ano no "quente" Mirante foi 5,2°C (Na convencional. Automática: 5,5°C). :shok:

 

Tempos interessantes... (By Mafili)

Link to comment
Share on other sites

Tanto q a menor temp q registrei foi de PODRES 7,4 no final de julho... :hang1:

 

Ganhei de você. Minha mínima absoluta até o momento (e provavelmente não será quebrada),

é de podres 08,3ºC :negative: :negative: :negative:

Engraçado...

 

A mínima deste ano no "quente" Mirante foi 5,2°C (Na convenciomal. Automática: 5,5°C). :shok:

 

Tempos interessantes... (By Mafili)

 

Luccicurita, tem certeza dessa mínima de 7,4 graus? Porque na vinda daquela MP de Julho, TODAS as estações meteorológicas de SP e Grande SP marcavam a noite entre 4 e 5 graus. Não estou falando de uma ou outra, mas TODAS. Parelheiros, São Mateus, Penha, Mirante...de que forma fez pra obter esta temperarura?

 

Abraços congelados!

Link to comment
Share on other sites

Em 1975 pode ter nevado em diversas localidades com altitudes semelhantes à de Apiaí, próximas à divisa com o PR, assim como ocorreu recentemente!

Já li q em 75, ocorreu chuva congelada em Presidente Prudente...

O problema é a falta de informação!

Acredito já ter nevado bem mais do q pensamos, no Estado de SP!

Concordo.

 

Além disso, a expansão para o oeste paulista é relativamente recente.

Em 1905, a cidade de Bauru, no centro do estado, era um vilarejo com umas 4 ruas, na entrada do sertão.

Cidades hoje importantes como Marília, Adamantina, Presidente Prudente, etc, não existiam antes de 1920.

Sabe-se lá se não aconteceu algo interessante antes disso...

 

Ia me esquecendo.

Já ouvi relatos de precipitação "diferente" formando "gelinho" sobre carros (Chuva congelante??) em Cotia, oeste da RM de Sampa, em 17/07/1975.

Link to comment
Share on other sites

............Certa vez, fui a um churrasco no bairro de Riviera, próximo à represa do Guarapiranga, zona sul de Sampa.

Lá choveu (Leve na maior parte do tempo) o dia inteiro. Felizmente, o churrasco era em local coberto.

Quando cheguei de volta em casa, à noite, aqui na zona norte estava tudo seco, embora com céu encoberto.

O meu pessoal disse que o dia tinha sido nublado mas não havia caído um pingo de chuva.

 

É o mesmo quando há corridas de F1 em Interlagos com "chuvinha" e Sol no "resto" da cidade.

 

abraços

 

PS: Sobre Cotia, ouvi relatos semelhantes em Caucaia do Alto.

Link to comment
Share on other sites

Caco,

Realmente é um índice bem interessante, aqui é outro mundo.

Estamos mais próximos da serra do mar do que Curitiba e sofremos muito mais com infiltração marítima com chuvisqueiro persistente enquanto em Curitiba mais a oeste tem tempo bom!

A umidade média é elevadíssima durante todo o ano. Fungos e mofos têm presença garantida em todas as residências, eu mesmo tenho vários desumidificadores espalhados pela casa.

A cerração persiste muitas vezes até à tarde e aparecem antes do início da noite, fazendo com que as temperaturas fiquem muito baixas durante o dia.

Secar roupas por aqui é para os poucos que possuem secadora...

Bem parecido com o extremo sul do município de São Paulo (Marsilac, Parelheiros, Barragem... O limite sul do município de Sampa é a borda da escarpa da serra do Mar. Sampa faz divisa com os municípios das cidades litorâneas de São Vicente e Itanhaém, pasmem. Aprendíamos isso na escola, antigamente...).

Parecido também com Riacho Grande (São Bernardo do Campo), Paranapiacaba (Santo André) e todo o sul da RM de Sampa.

 

Certa vez, fui a um churrasco no bairro de Riviera, próximo à represa do Guarapiranga, zona sul de Sampa.

Lá choveu (Leve na maior parte do tempo) o dia inteiro. Felizmente, o churrasco era em local coberto.

Quando cheguei de volta em casa, à noite, aqui na zona norte estava tudo seco, embora com céu encoberto.

O meu pessoal disse que o dia tinha sido nublado mas não havia caído um pingo de chuva.

 

 

Aldo isso acontece muito aqui no bairro de Pedreira , muitas vezes a garoa/chuva fraca só vai até o Jabaquara , depois percebe-se o asfalto secando ao longo do caminho , ontem e hj garoa o dia todo , ora molha o asfalto , ora não . Acredito que ai na ZN não está garoando . Porém perdemos feio para as chuvas de verão , quando a cidade inteira mergulha no caos e nos ficamos aqui na garoa ou chuva fraca e as vezes nem ao menos chove . As ilhas de calor desconfigurou o clima de Sã o Paulo .

Link to comment
Share on other sites

Friozinho razoável ontem aqui em Caxias: - pela rbs, mínima de 3,8ºC e máxima de 13ºC.

Hoje em aquecimento: mínima de 9,1ºC e às 10h.30 já tínhamos 15,1ºC em Caxias do Sul;

a Somar prevê máxima de 21ºC por aqui.

Acho que o primeiro veranico bem caracterizado como tal, na temporada outono/inverno 2013 está prestes a começar,

já em seu ocaso, às portas da primavera!

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos; Pode levar guarda-chuva e às vezes um barco ou bote inflável.

 

NÃO!

 

Está tentando me enganar!

Agora eu já sei q os 348mm de JF em setembro são de um evento incomum!

 

Sugerir um guarda-chuva e ainda um bote (inflamável) é o msmo q eu sugerir ekipamento de esqui para alguém q kiser ir pra ......

 

E por aki segue nublado com 12°C de temperatura!

Não tem base científica nem histórica, mas parece q nada de diferente DISTO, vai acontecer pelos próximos muitos meses...

O inverno está indo...

Fica o vazio...

 

(Pausa pro choro)

Link to comment
Share on other sites

 

Ganhei de você. Minha mínima absoluta até o momento (e provavelmente não será quebrada),

é de podres 08,3ºC :negative: :negative: :negative:

Engraçado...

 

A mínima deste ano no "quente" Mirante foi 5,2°C (Na convenciomal. Automática: 5,5°C). :shok:

 

Tempos interessantes... (By Mafili)

 

Luccicurita, tem certeza dessa mínima de 7,4 graus? Porque na vinda daquela MP de Julho, TODAS as estações meteorológicas de SP e Grande SP marcavam a noite entre 4 e 5 graus. Não estou falando de uma ou outra, mas TODAS. Parelheiros, São Mateus, Penha, Mirante...de que forma fez pra obter esta temperarura?

 

Abraços congelados!

 

O sensor tá bem aferido, marcava 7,6 no momento (que com a aferição virou 7,4). Porém, ele fica num quintal pequeo, com pouca ventilação, pouca vegetação, e o sensor fica a apenas 20 cm de uma parede. Eu tb fiquei horrorizado com este valor, mas é isso aí mesmo. :hang1:

Como ressalva, fica a questão de que aquele sensor não tá ligado a nenhum datalogger/central, e eu ainda não tinha botado o datalogger lá fora por não saber se iria pegar chuva ou não no sensor.

"Tá, mas porque não tá salvando mínima e máxima no tal datalogger"?

Porque, assim, eu tinha 2 conjuntos de sensor e central. A central que eu ainda tenho, ela não pega mais os dados de nenhum sensor, por problema técnico.

E só agora, depois de uns eventos de chuva, é que pude constatar que posso amarrar a central lá fora sossegado, sem medo da umidade. A outra central que eu tinha, foi furtada durante a mudança, quando a ex-patroa deixou umas coisas minhas na portaria do prédio pra eu pegar mais tarde.

Link to comment
Share on other sites

............Certa vez, fui a um churrasco no bairro de Riviera, próximo à represa do Guarapiranga, zona sul de Sampa.

Lá choveu (Leve na maior parte do tempo) o dia inteiro. Felizmente, o churrasco era em local coberto.

Quando cheguei de volta em casa, à noite, aqui na zona norte estava tudo seco, embora com céu encoberto.

O meu pessoal disse que o dia tinha sido nublado mas não havia caído um pingo de chuva.

 

É o mesmo quando há corridas de F1 em Interlagos com "chuvinha" e Sol no "resto" da cidade.

 

abraços

 

PS: Sobre Cotia, ouvi relatos semelhantes em Caucaia do Alto.

 

Se ocorreu chuva congelada ou coisa do tipo em Cotia e Caucaia, certamente Itapevi também fez parte da festa. Preciso confirmar isso com moradores mais antigos (o que é raro achar por aqui, embora conheça alguns). Viemos pra cá no início dos anos 1980.

 

Na época meus pais moravam na capital (Freguesia) e lá apenas choveu e fez tanto frio feito o último final de julho por aqui. São Paulo certamente ficou no limite do frio em altura. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Abraços congelados!

 

Artur, qual a precipitação acumulada por aí estes dias? Só por motivo de comparação.

 

Apesar dos chuviscos constantes do Alaska Paulista, o total acumulado do mês é de miseráveis 3,6 mm. Teve um dia que minha estação ficou fora por manutenção, preciso olhar o datalogger se teve mais alguma coisa pra somar. :good:

Link to comment
Share on other sites

Abraços congelados!

 

Artur, qual a precipitação acumulada por aí estes dias? Só por motivo de comparação.

 

Apesar dos chuviscos constantes do Alaska Paulista, o total acumulado do mês é de miseráveis 3,6 mm. Teve um dia que minha estação ficou fora por manutenção, preciso olhar o datalogger se teve mais alguma coisa pra somar. :good:

 

Diferença grande, a "serra" do mar realmente tem poderes enormes de bloquear algumas coisas.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.