Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Agosto 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

pessoal não estou conseguindo acessar o site das estações

http://www.reade.co.nf/estacoes.html

 

só eu que estou com problemas? ou mais alguem está?

Neste momento faz 8,2° no PNI , não está com cara que nevará hoje :cray:

 

Mudamos pra http://baz.jeancharlier.com/

 

:)

 

Abs

 

Edit: Apesar de que deveria funcionar o link antigo, pois redireciona.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Há um fator Bruno, não é piada, a extinção das queimadas...

Outra coisa,depois das cornetas dos catarinas, paranaenses, me dou por satisfeito se nevar em qualquer canto do RS, to vestindo a camiseta São Francisco de Paula, Jaquirana, Bossoroca, está declarada a guerra farrapa das neves kkkk

Como foi dito, do jeito q tá não tem como não nevar...

Não seria mais correto dizer: "to vestindo o casaco..."?

Ou a situação tá tão difícil pra frio aí q basta uma camiseta?

O único "corneta" aki é vc!

 

Abraços grotescos!

Link to comment
Share on other sites

Gostaria de saber quem é o responsável pela calibração dos novos termômetros de rua que instalaram em São Paulo.

 

Enquanto a temperatura real está entre 9ºC e 10ºC, eles estão marcando entre 12ºC e 14ºC!

 

Tem um aqui perto que está marcando 18ºC

 

Muito bom o equipamento. Deve ter sido superfaturado.

Link to comment
Share on other sites

pessoal não estou conseguindo acessar o site das estações

http://www.reade.co.nf/estacoes.html

 

só eu que estou com problemas? ou mais alguem está?

Neste momento faz 8,2° no PNI , não está com cara que nevará hoje :cray:

 

Mudamos pra http://baz.jeancharlier.com/

 

:)

 

Abs

 

Edit: Apesar de que deveria funcionar o link antigo, pois redireciona.

 

Olhe que a MP chegou agora a serra , deve gastar o mesmo tempo que chegar de CDJ a MDF e de MDF ao PNI , creio eu que de uma queda brusca por la depois das 20 horas ...

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, prá quem quiser conferir e voltar ao tema FRIO.

O PRTV 2ª edição (Globo) terá imagens de sleet e/ou neve nos Campos de Palmas, no sul paranaense.

Em Água Doce-SC (mesma região) o Ciram/Epagri já confirmou neve.

Maravilha!

Não vou perder!

Ah, Palmas, Palmas...

Palmas para ela!

Link to comment
Share on other sites

Opa!

 

Dia gelado em Pato, variei de 4°C a 8,4°C, aberturas de sol a tarde, limpou bem na última meia hora! Até o final da manhã, tínhamos garoa ocasional!

Sempre muito vento, rajadas acima de 30km/h, acalmou na última hora também.

 

Não fosse a umidade elevada, iríamos a -3/-5°C, estou com 4°C agora e são 18:30h.

Devo beirar 0°C, idem o IAPAR/SIMEPAR e as baixadas devem beliscar -2°C, as mais frias -3°C, pelo menos com a umidade elevada, a geada vai estar bonita!!!

 

Abraços invernais!

Muito frio por ai Clovis realmente vai dar uma bela geada aqui ao norte a queda de temperatura ainda não é muito acentuada..

Link to comment
Share on other sites

 

1965 foi um evento memorável com frio em altura MENOR DO QUE NESTA MP! :hysteric: :mosking:

 

Sério, Zé? Mesmo na camada em 850hpa? Acho que não heim. De qualquer forma, naquele evento tivemos uma baixa pressão bem intensa sobre o sul do BR,

e certamente foi o fator principal para aquilo ocorrer. E eu concordo com você, realmente algumas pessoas aqui no BAZ não são bazianas de verdade...

Link to comment
Share on other sites

Eu queria fazer uma pergunta sobre condições de neve na serra gaúcha ao Joaotur e ao Edison: em quê condições vcs recomendam alguém a subir a serra pra ver neve?

Porque logo para nós? :laugh:

Eu encarava de Cambará em diante como chances razoáveis.

Os modelos sequer indicavam baixa probabilidade de neve para Gramado e Canela.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Gostaria de saber quem é o responsável pela calibração dos novos termômetros de rua que instalaram em São Paulo.

 

Enquanto a temperatura real está entre 9ºC e 10ºC, eles estão marcando entre 12ºC e 14ºC!

 

Sérgio, me pergunto isso todo dia, são ridículos esses relógios, pra quem conhece um pouco de meteorologia sabe ver que a temperatura que marcam está totalmente errado, nos dias de calor marcam menor, já nos dias de frio marcam a mais..hoje foi um exemplo, dava pra ver claramente que a temperatura estava abaixo dos 12 graus e esses relógios marcando 16 graus...isso porque eles estão sendo todos reinstalados novamente.

Link to comment
Share on other sites

Três coisas sobre essa polêmica de hoje:

 

1 - Frequento Gramado/Canela e nunca vi qualquer campanha marketeira para transformar a região em "polo da neve", "cidade mais fria do Brasil", "centro de ski" ou coisa parecida.

 

2 - Já nevou por lá, até com acumulação. A divulgação dessas fotos é "propaganda enganosa"? Não elas são verdadeiras. Enganoso foi terem por muito tempo "calibrado" para menos os termômetros de rua. Coisa absurda e sem necessidade. Mas isso não basta para pespegar na região uma acusação de fraude "nivoso-climática".

 

3 - Se alguém pelo Brasil confundiu o clima de Gramado com o de Denver ou do Zillertall, eu atribuo isso muito mais às deficiências do ensino de Geografia no Brasil do que a qualquer outra explicação.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Três coisas sobre essa polêmica de hoje:

 

1 - Frequento Gramado/Canela e nunca vi qualquer campanha marketeira para transformar a região em "polo da neve", "cidade mais fria do Brasil", "centro de ski" ou coisa parecida.

 

2 - Já nevou por lá, até com acumulação. A divulgação dessas fotos é "propaganda enganosa"? Não elas são verdadeiras. Enganoso foi terem por muito tempo "calibrado" para menos os termômetros de rua. Coisa absurda e sem necessidade. Mas isso não basta para pespegar na região uma acusação de fraude "nivoso-climática".

 

3 - Se alguém pelo Brasil confundiu o clima de Gramado com o de Denver ou do Zillertall, eu atribuo isso muito mais às deficiências do ensino de Geografia no Brasil do que a qualquer outra explicação.

 

Abraços

As pessoas tem isto em mente, infelizmente que neve= Gramado/Canela

Tá difícil de entender hein?

abraços.

Link to comment
Share on other sites

Geada de julho no Paraná afetou os cafezais

14 de agosto de 2013 às 14:39 por Josélia Pegorim

 

 

O primeiro levantamento oficial das perdas na agricultura do Paraná com as geadas do mês de julho foi divulgado nesta quarta-feira, 14 de agosto, pelo Departamento de Economia Rural (DERAL). A redução da safra será observada nas principais culturas: café, milho safrinha e trigo. Ouça a análise do economista do DERAL Marcelo Garrido. O café foi muito atingindo e a estimativa inicial é de uma redução em torno dos 60% da safra de 2014.

Lamentável, :sad: hoje vi uma cena que me partiu o coração, o vizinho colocando no chão seu cafezal...

 

Isso é f..., meu sogro perdeu 60 alqueire de sorgo ou soja, não me lembro ao certo, em jul/11 depois de duas geadas consecutivas em Birigui, perdeu uma boa grana, porque pra ajudar o banco não tinha entrado ainda com a papelada do seguro, tomou um preju bom....

Link to comment
Share on other sites

Três coisas sobre essa polêmica de hoje:

 

1 - Frequento Gramado/Canela e nunca vi qualquer campanha marketeira para transformar a região em "polo da neve", "cidade mais fria do Brasil", "centro de ski" ou coisa parecida.

 

Abraços

As pessoas tem isto em mente, infelizmente que neve= Gramado/Canela

Tá difícil de entender hein?

abraços.

 

Sim, devido a RBS que faz uma propaganda massiva todos os dias sobre esta duas cidades... Eu falando para minha mãe que na próxima nevada vou viajar de novo, sem aviso, ela disse que é pra mim sossegar e ir pra Gramado no Final do ano... :laugh: :mosking: :rofl: :rofl:

 

Isso é devido a mídia e falta de conhecimento do povo em relação ao clima, triste... Mas que óbvio nevava com mais frequencia e com acumulação em Gramado/Canela, isso é óbvio como diz o Bruno.

Link to comment
Share on other sites

Três coisas sobre essa polêmica de hoje:

 

1 - Frequento Gramado/Canela e nunca vi qualquer campanha marketeira para transformar a região em "polo da neve", "cidade mais fria do Brasil", "centro de ski" ou coisa parecida.

 

Abraços

As pessoas tem isto em mente, infelizmente que neve= Gramado/Canela

Tá difícil de entender hein?

abraços.

 

Sim, devido a RBS que faz uma propaganda massiva todos os dias sobre esta duas cidades... Eu falando para minha mãe que na próxima nevada vou viajar de novo, sem aviso, ela disse que é pra mim sossegar e ir pra Gramado no Final do ano... :laugh: :mosking: :rofl: :rofl:

 

Isso é devido a mídia e falta de conhecimento do povo em relação ao clima, triste... Mas que óbvio nevava com mais frequencia e com acumulação em Gramado/Canela, isso é óbvio como diz o Bruno.

Os modelos sequer colocavam Gramado e Canela a previsão de neve esta vez e na maioria das demais, mas ambas vão na carona pq. à mídia diz que é para à Serra e não Aparados e partes mais elevadas da Serra.

E o que vem na cabeça de quem não é do sul quando se fala em qualquer previsão de neve?

Gramado e Canela!

Link to comment
Share on other sites

Eu queria fazer uma pergunta sobre condições de neve na serra gaúcha ao Joaotur e ao Edison: em quê condições vcs recomendam alguém a subir a serra pra ver neve?

Porque logo para nós? :laugh:

Eu encarava de Cambará em diante como chances razoáveis.

Os modelos sequer indicavam baixa probabilidade de neve para Gramado e Canela.

Por querer a opinião de vcs sobre isso para construir o meu argumento.

Link to comment
Share on other sites

Três coisas sobre essa polêmica de hoje:

 

1 - Frequento Gramado/Canela e nunca vi qualquer campanha marketeira para transformar a região em "polo da neve", "cidade mais fria do Brasil", "centro de ski" ou coisa parecida.

 

2 - Já nevou por lá, até com acumulação. A divulgação dessas fotos é "propaganda enganosa"? Não elas são verdadeiras. Enganoso foi terem por muito tempo "calibrado" para menos os termômetros de rua. Coisa absurda e sem necessidade. Mas isso não basta para pespegar na região uma acusação de fraude "nivoso-climática".

 

3 - Se alguém pelo Brasil confundiu o clima de Gramado com o de Denver ou do Zillertall, eu atribuo isso muito mais às deficiências do ensino de Geografia no Brasil do que a qualquer outra explicação.

 

Abraços

As pessoas tem isto em mente, infelizmente que neve= Gramado/Canela

Tá difícil de entender hein?

abraços.

 

Sim, eu considero que está difícil entender. Está difícil você entender que o quê você aborda (neve= Gramado/Canela) não se trata de uma campanha sistemática dos municípios mencionados para iludir os "incautos". A chamada Região das Hortênsias é na verdade a mais famosa região turística do Brasil com clima CFb. Nem mesmo a nossa mídia nacional (inclusive Rede Globo), tão pródiga em desinformações e desserviços, dá à dita região um tratamento de "polo da neve". Tampouco as prefeituras de Gramado e Canela gastam recursos para convencer de que a região conta com "nevascas" com boa acumulação com frequência anual. Está difícil para você entender que o simples fato de existir um frio "de verdade" na Região das Hortênsias é o suficiente para chamar a atenção do público em geral nos eventos de neve no Sul do Brasil. E que não é só o frio que atrai essa gente toda, tem tudo o mais que você, que é justamente da área do Turismo sabe: infraestrutura, comercio, hotelaria, gastronomia, cultura, paisagens, Natureza, etc.

Eu não vou para a Região das Hortênsias "porque lá neva com certeza" e conheço várias, várias e várias pessoas aqui no Sudeste que ficam maravilhadas com tudo o que existe de atrativo de lá e, veja bem, nenhuma delas cita o atrativo da neve "garantida" como fator de atração. Repito: nenhuma. E volto à tecla do ensino de Geografia, que é a minha área: pro cara cogitar que neve na Região das Hortênsias é coisa "garantida" é porque não teve ensino com razoável qualidade ou é porquê teve acesso a isso, mas não se interessou. :laugh: :laugh: :laugh: Capice???

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

 

1965 foi um evento memorável com frio em altura MENOR DO QUE NESTA MP! :hysteric: :mosking:

 

Sério, Zé? Mesmo na camada em 850hpa? Acho que não heim. De qualquer forma, naquele evento tivemos uma baixa pressão bem intensa sobre o sul do BR,

e certamente foi o fator principal para aquilo ocorrer. E eu concordo com você, realmente algumas pessoas aqui no BAZ não são bazianas de verdade...

Renan, veja a reanalise de 1965. Temperatura positiva em 850hpa!

Link to comment
Share on other sites

Bom, frio já entrou na Mantiqueira, agora resta saber quando conseguirá afetar a altitude do PNI. O auge do frio previsto com chuva na mantiqueira se dará entre meia noite e 7 da manhã, sendo o pico de frio esperado para após as 3 da madrugada, tudo com chuva ou algo a mais.

 

Agora, temos as seguintes temperaturas e precipitação:

 

São Bernardo do Campo - Assunção: 8,1 graus, sensação térmica de 7 graus e chuva acumulada 3,3 mm, sendo a maior parte agora (esta chuva é que ainda vai se deslocar com frio em altura)

São Bernardo do Campo - Riacho Grande: 8,6 graus, sensação térmica calculada 7 graus, chuva acumulada 3,6 mm. Também maior parte agora a tarde.

Monte Verde - MG: 7,6 graus, caindo bem! Frio chegando legal na cota de 1500 a 1800 metros

Maria da Fé - MG (William): 10,7 graus, já começa a esfriar com advecção de frio, já deu uma diferença de 20 minutos pra cá de 1,5 grau

Maria da Fé - MG (INMET):14,1 graus. Prova que o frio ainda está avançando pelo sul de MG e Mantiqueira

Campos do Jordão - Vila Inglesa (João): 7,2 graus. Cota de 1700 na Mantiqueira já começa a mostrar o potencial de frio dessa MP em altitude

PNI - RJ: 8,1 graus mas com vento variando entre 30 e 40 km/hr - tipico pré-frontal. Informação importante: COM CHUVA. Já caiu 0,5 mm, prova que tem umidade disponível na atmosfera.

 

Resende pelo Inmet caiu de 24 pra 21 graus na ultima hora, espalhando o frio pelo Vale do Paraíba.

 

Os modelos ECMWF e GFS indicam que o frio se espalhará pelas montanhas da mantiqueira e sul de MG com força a partir de agora, sendo que a MP chegará mesmo entre 20:00 e 00:00 horas, com a mesma chuva que faz despencar no momento as estações de São Bernardo do Campo.

 

MANTENHO AS CONDIÇÕES, os modelos estão garantindo o que vinham dizendo com relação a frio em altitude e chuva. Linha de 0 grau entre 2200 e 2400 VAI atingir PNI. Claro que pode haver alguma zebra, mas o quadro é bom pro PNI.

Link to comment
Share on other sites

Gostaria de saber quem é o responsável pela calibração dos novos termômetros de rua que instalaram em São Paulo.

 

Enquanto a temperatura real está entre 9ºC e 10ºC, eles estão marcando entre 12ºC e 14ºC!

 

Tem um aqui perto que está marcando 18ºC

 

Muito bom o equipamento. Deve ter sido superfaturado.

Para quem se interessa por informações com um mínimo de veracidade, não dá para confiar nesses termômetros de rua. :negative:

Nem no frio, nem no calor.

 

A automática do Mirante está sem atualizar desde as 14h. :sad: :rtfm:

 

Sampa e RM às 19h, (Com céu nublado, vento incômodo e garoas de vez em quando):

IAG: 8,6°C

Campo de Marte 10°C

Congonhas: 9°C

CGE-Barragem (Parelheiros): 7,1°C (Com chuva leve o dia todo: proximidade da serra do Mar)

Cumbica: 9°C

Barueri: 8,8°C

 

Litoral paulista (CIIAGRO):

Ilhabela: 13,8°C

Santos: 13,0°C

Peruíbe: 12,8°C

Iguape (INMET): 11,8°C

Cananéia: 9,5°C

Link to comment
Share on other sites

a temperatura não sai dos 8,1C no PNI

puts to mto ancioso =S

 

Então Jundiaí rivaliza agora com o PNI, hehehe... :onthequiet:

 

A máxima hoje mal ultrapassou os 16º C.

 

-----------------------º C

14/08/2013 19:40 10,1

14/08/2013 19:20 10,3

14/08/2013 19:00 10,3

14/08/2013 18:40 10,4

14/08/2013 18:20 10,5

14/08/2013 18:00 10,7

14/08/2013 17:40 10,9

14/08/2013 17:20 11,2

14/08/2013 17:00 11,3

14/08/2013 16:40 11,4

14/08/2013 16:20 11,9

14/08/2013 16:00 12,1

14/08/2013 15:40 12,5

14/08/2013 15:20 13,2

14/08/2013 15:00 14,0

14/08/2013 14:40 13,8

14/08/2013 14:20 14,1

14/08/2013 14:00 14,7

14/08/2013 13:40 15,3

Link to comment
Share on other sites

 

1965 foi um evento memorável com frio em altura MENOR DO QUE NESTA MP! :hysteric: :mosking:

 

Sério, Zé? Mesmo na camada em 850hpa? Acho que não heim. De qualquer forma, naquele evento tivemos uma baixa pressão bem intensa sobre o sul do BR,

e certamente foi o fator principal para aquilo ocorrer. E eu concordo com você, realmente algumas pessoas aqui no BAZ não são bazianas de verdade...

Renan, veja a reanalise de 1965. Temperatura positiva em 850hpa!

 

Bruno, é no mínimo intrigante isso, pois, Palmas registrou -8C por 2 dias seguidos, e teve cidade do extremo oeste de SC e do Paraná, se não me engano Barracão, que beiraram os -10C.

Que eu me lembre, era um anticiclone polar muito potente, daqueles que ocorrem uma vez a cada 5/10 anos.

Não é isso?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

:laugh: :mosking: :sarcastic: Isto, isto boa, vamos decifrar 1965, alguém explique, alguém traduza o q ocorreu em 65...

Até hoje não ficou clara a direção do vento, eu quero saber a direção do vento naquela ocasião...

Tu vê como é em 94 um alta de apenas 1028hpa no norte da Argentina e nevão grosso para nós...

Agora 1035hpa no norte da Argentina e este fiasco de novo, acho quase inevitável o rebaixamento da Serra do Botucaraí, ...

E não só a Serra do Botucaraí, a Serra Gringa e as Hortências, estão na zona de rebaixamento, sobe para a primeira divisão, Erechim, e permanece nela, Ausentes...Isto se acabasse hoje o campeonato da neve...

Link to comment
Share on other sites

GFS 18Z projeta outra massa de ar polar forte para à próxima quarta feira, indicando 1°C para o amanhecer da outra quinta feira na região metropolitana de Porto Alegre.

Estão se convergindo as previsões de 192 horas referente à outro forte pulso de ar frio, mas nada de neve.

Assim eu gosto, frio mesclando com calor ou 1 extremo de frio. Eu ODEIO frio constante e vários dias nublados com chuva e sem sol, pois muitas pessoas ficam depressivas.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.