Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Negociações - Est do Baz - Itatiaia (2.457m)


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

  • Replies 200
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Otimo, pessoal..penso que para reunião , se caso for no sábado..não haverá problemas. Depois temos que ver quem irá lá em cima fazer a parte de instalação (cercado, modem, wunderground, etc)

 

Aliás já deixo uma sugestão de colocarmos uma Live Cam...dai seria pra fechar com chave de ouro..

 

Essa estação merece uma live cam!! otima ideia, acho que posso contribuir com algum R$!

Link to comment
Share on other sites

Evandro.....olhando este mapa..não caiu a ficha ainda..... que teremos uma estação nossa reportando dados de um lugar tão alto e remoto com internet e segurança 24hs....

 

Pelo que percebi fica no começo do Vale...e não é tão topo....pela foto parece ser um semi-topo.

 

Depois de tudo concretizado...só faltará mesmo uma Davis lá nos Panelões de Soledade....essa eu quero ver..

Link to comment
Share on other sites

Responderam.....

 

Eles tem interesse no projeto. Poderíamos marcar para o dia 04/05...(sabado)

 

Quem se habilita?

 

 

Aleluiaaaaaaaa

 

Tenho disponibilidade sim!!!!!! Vamos fazer história, amigos! :clapping: :clapping: :clapping:

 

Seria legal combinarmos bem o jogo antes de falar com eles.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Responderam.....

 

Eles tem interesse no projeto. Poderíamos marcar para o dia 04/05...(sabado)

 

Quem se habilita?

 

 

Aleluiaaaaaaaa

 

Tenho disponibilidade sim!!!!!! Vamos fazer história, amigos! :clapping: :clapping: :clapping:

 

Seria legal combinarmos bem o jogo antes de falar com eles.

 

Abraços!

 

Eu topo ir se for 4/5, no sábado. Aliás, já ofereço carona.

Link to comment
Share on other sites

Que vontade de ir nesta reunião com vocês!

 

Lamentavelmente, não tenho carro, e é melhor a comissão sair junta de um mesmo

lugar. Neste caso, todos sairão de São Paulo e irão se encontrar com o Ricardo lá em Itatiaia.

 

Quero me teleportar pra Itatiaia neste dia 04/05... :laugh: :laugh:

 

À princípio combinei de ir com o Carlão, encontrando com ele em SBC.

 

Na ida, recomendo uma parada estratégica no posto Graal Clube dos 500, em Guaratinguetá (km 60 da Dutra, sentido RJ). De longe, é o melhor local para esticar as pernas e comer alguma coisa.

Link to comment
Share on other sites

Vejam com o pessoal. Também tem a casa do vigia de Furnas, que fica a +- 230 metros do posto Marcão. Ali é mais encravado no vale ainda.

 

TALVEZ seja uma opção, deixar o modem na portaria e a estação dentro do terreno do cara..

 

Vejam que já há uma área bem cercada a direita da casa!! Isso eliminaria o trabalho de fazer um cercado lá na portaria.

 

81888339.jpg

 

MAS temos que ver se a estação vai reportar os dados para o console em 230 metros. (sem barreiras, a transmissão entre console e estação é de +-300 metros)

Link to comment
Share on other sites

Vejam com o pessoal. Também tem a casa do vigia de Furnas, que fica a +- 230 metros do posto Marcão. Ali é mais encravado no vale ainda.

 

TALVEZ seja uma opção, deixar o modem na portaria e a estação dentro do terreno do cara..

 

Vejam que já há uma área bem cercada a direita da casa!! Isso eliminaria o trabalho de fazer um cercado lá na portaria.

 

MAS temos que ver se a estação vai reportar os dados para o console em 230 metros. (sem barreiras, a transmissão entre console e estação é de +-300 metros)

 

Pensei nisso, mas nem cogitei justamente por conta da dúvida do alcançe do sinal de internet.

Link to comment
Share on other sites

Quando vocês estiverem lá em cima, durante a reunião, certamente encontrarão o melhor lugar

possível. :ok:

 

Quero só ver as médias de lá...o verão certamente será o mais frio do Brasil, superando até mesmo

o Morro da Igreja. Será???

 

Eu acho que será!

 

Aliás, nenhum panelão de Soledade vai encarar Itatiaia, hehehe...

Link to comment
Share on other sites

Quando vocês estiverem lá em cima, durante a reunião, certamente encontrarão o melhor lugar

possível. :ok:

 

Quero só ver as médias de lá...o verão certamente será o mais frio do Brasil, superando até mesmo

o Morro da Igreja. Será???

 

Lembro de uma vez em que fui lá, em fevereiro de 2007...

 

Enquanto Eng. Passos e região ardiam num calor de 37ºC, deixei meu termômetro portátil na portaria e fiz uma caminhada até o Abrigo Rebouças no meio da tarde.

 

Ao voltar, vi que a máxima ficou em 16.2ºC.

Link to comment
Share on other sites

Opa, no sábado eu posso! Podem contar comigo na reunião!

Vou precisar de carona pra subir, já que meu carro é pequeno e ainda por cima é Chinês... aí já viu né, vou ficar pelo caminho...rs.

De qualquer maneira subirei, se for o caso, uso novamente a empresa de turismo aqui da cidade... me lembro que meteram a faca da última vez...rs.

Acho que pra galera de São Paulo fica fora de mão vir à cidade (Itatiaia), pois a subida é por Engenheiro Passos... o retorno deve ser bem antes de chegar aqui, eu acho.

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

O Evandro informa 2.457m. No Forum Mochileiros tem uma medição de 2.461m e o Parque do Itatiaia informa 2.450m. Na Pousada Alsene mais abaixo...no Forum Mochileiro encontrei duas medições feitas por GPS. Uma de 2.330m e outra 2.338m.

 

Tenho como base 2.457m à partir da carta topográfica que postei acima, que informa os 2.461m não no local exato do Posto 3, mas um pouco acima, no local em que fica a casa do vigia de Furnas, já dentro do vale. Calculo o desnível em mais ou menos quatro metros.

 

Nessa mesma carta, o local da Pousada Alsene fica a exatos 2.348m.

 

Carlão, confirmando a visita para o dia 04/05, tem como vc fazer um pequeno desvio de rota na Ayrton Senna e me pegar em frente à estação de trem de Mogi das Cruzes? São apenas 10km em linha reta à partir da saída do km 44, com acesso direto.

Link to comment
Share on other sites

Futuramente vai precisar de alguém para ir até a estação (mensalmente, trimestralmente, semestralmente, ai é com vocês) não só para fazer manutenção mas também para baixar os dados pessoalmente, com certeza a internet e provavelmente a energia elétrica lá são bem instáveis, não tenho qualquer esperança que a estação fique online com poucas interrupções, o trabalho "presencial" de baixar os dados vai ser fundamental para traçar um perfil do clima.

Link to comment
Share on other sites

Futuramente vai precisar de alguém para ir até a estação (mensalmente, trimestralmente, semestralmente, ai é com vocês) não só para fazer manutenção mas também para baixar os dados pessoalmente, com certeza a internet e provavelmente a energia elétrica lá são bem instáveis, não tenho qualquer esperança que a estação fique online com poucas interrupções, o trabalho "presencial" de baixar os dados vai ser fundamental para traçar um perfil do clima.

 

Concordo. Como disse o Coutinho, são muitas intempéries que ocorrem lá em cima, inclusive raios frequentes

e ventos intensos. Vai precisar de um reforço extra de proteção.

Link to comment
Share on other sites

Amanha confirmo a reunião...hoje estou de molho (gripado)..nem fui trabalhar...estes 11 graus aqui na represa acabaram comigo.. :lazy:

 

Sobre a ida para o Itatiaia...podemos ir todos juntos....Vou no meu carro, me parece que o Artur tb e o Melo la de Jundiaí. Poderemos nos encontrar em algum posto na Via Dutra ou carvalho Pinto...é questão de combinar.

 

Artur seria interessante pegar o Rodoanel já aqui, pois dá direto na Carvalho Pinto..é muito facil..poderemos sair juntos em dois carros e ver quem mais quiser ir...

 

Mas primeiro, deixa eu confirmar mesmo se sera no sabado dia 04/05.

Link to comment
Share on other sites

Amanha confirmo a reunião...hoje estou de molho (gripado)..nem fui trabalhar...estes 11 graus aqui na represa acabaram comigo.. :lazy:

 

Sobre a ida para o Itatiaia...podemos ir todos juntos....Vou no meu carro, me parece que o Artur tb e o Melo la de Jundiaí. Poderemos nos encontrar em algum posto na Via Dutra ou carvalho Pinto...é questão de combinar.

 

Artur seria interessante pegar o Rodoanel já aqui, pois dá direto na Carvalho Pinto..é muito facil..poderemos sair juntos em dois carros e ver quem mais quiser ir...

 

Mas primeiro, deixa eu confirmar mesmo se sera no sabado dia 04/05.

 

 

Senhores,

 

Cuidado para não irem com o carro muito cheio, pois ele irá abaixar e raspar em todas as pedras e buracos...

Link to comment
Share on other sites

Amanha confirmo a reunião...hoje estou de molho (gripado)..nem fui trabalhar...estes 11 graus aqui na represa acabaram comigo.. :lazy:

 

Sobre a ida para o Itatiaia...podemos ir todos juntos....Vou no meu carro, me parece que o Artur tb e o Melo la de Jundiaí. Poderemos nos encontrar em algum posto na Via Dutra ou carvalho Pinto...é questão de combinar.

 

Artur seria interessante pegar o Rodoanel já aqui, pois dá direto na Carvalho Pinto..é muito facil..poderemos sair juntos em dois carros e ver quem mais quiser ir...

 

Mas primeiro, deixa eu confirmar mesmo se sera no sabado dia 04/05.

 

Carlos, claro, podemos ir pelo rodoanel e sair lá por Mauá, é uma linha reta até a Carvalho Pinto, 30 min.

Podemos combinar de juntar os que vão lá no frango assado que tem no fim da Carvalho Pinto, aquele que fica no meio da rodovia, e depois fazer uma parada estratégica no clube dos 500 lá de Guaratinguetá.

Confirma a data pra gente e tá tudo certo!!! Só a questão da carona, vou ver hoje com a patroa e aviso se rola, teria mais apenas um lugar, já que conheço a subida lá, melhor cada carro ir o mais leve possível. Que vai raspar, tenho certeza! Da última vez, tive 23 raspadas na ida e 42 na volta kkkkkk

 

Topa conversarmos pessoalmente neste domingo?

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Fiquei uns dois dias sem acessar o BAZ e chovem novidades!!!!

 

Sem dúvida será o local mais frio do Brasil no verão e provavelmente na média anual. No inverno ainda teremos que comparar as informações.

 

Vendo o mapa onde está a pousada, a estação pegaria o ar frio escoando por um vale a 2457 m de altitude. Impressionante!!

Link to comment
Share on other sites

OK.Artur..vou conformar amanha se pode ser memso no sabado e dai combinamos tudo. Tem o Evandro que vai tambem...e temos que esquematizar como será isso.

 

Fora o Ricardo Graça que devo pega-lo em Itatiaia...Até segunda-feria acertamos tudo..!!

 

Bom falei com a patroa e ela não esta a fim de ir passar frio lá kkkk então tenho mais dois lugares! Fico no aguardo da confirmação.

 

Tá andando o processo!!!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, atentem para os pontos que estão nestes posts abaixo. O ideal é fazer um check-list e postar aqui no tópico para que possamos definir algumas perguntas ao pessoal do parque (sobretudo como funciona a internet no local)

 

 

Pessoal, que excelente notícia! Sempre achei que o local merecia uma estação! Show de bola!

 

Eu gostaria muito de participar desta instalação, mas só poderei dar certeza quando finalmente baterem o martelo.

 

Digo isto porque neste ano eu estou tendo que me ausentar muito do meu trabalho (ficarei 15 dias agora ausente). Além disto, vou casar este ano e muitos e muitos finais de semana estão ocupados.

 

Mas se for numa data que eu não tiver nada demais EU PEGO O PRIMEIRO AVIÃO para ajudá-los.

 

Pontos importantes:

 

- A instalação do equipamento não é difícil (se for uma Davis Vue, então, é facílima!)

 

- O maior problema que pode ocorrer, ao meu ver, é a incompatibilidade da internet deles com um modem e com o aparelho weatherlinkIP. Digo isto porque na Villaggio Grando tive esse tipo de problema, porque lá eles tem uma internet diferente da usual (ao que tudo indica esta do PNI também deve ser). O que quero dizer é que, como estaremos em um local remoto, temos que nos calçar de todas as ferramentas necessárias. Eu sou um zero a esquerda na questão de internet / configuração de modem, infelizmente.

 

- Sugiro também que façamos um cercado no local da estação. Coisa simples, apenas quatro moirões e arame em volta. Para isto, no mínimo precisamos de uma pá (ou aquelas ferramentas que cortam em forma de buraco já, me fugiu o nome agora, aqui chamamos de trado) para fazer os 5 buracos (um para o mastro da estação e outros para o cercado)

 

- Devemos, também, pedir o auxílio dos guardas do parque para que, depois de previamente conhecerem o equipamento, entrar em contato conosco em eventuais problemas).

 

- Mesmo casando agora e a patroa achando um exagero eu ter 4 estações meteorológicas ( :laugh: ) eu contribuo com uma quantia em dinheiro para que isso se torne realidade.

 

Acho que é isto!

 

Abs

 

 

Lembrando que a estação a ser comprada, em caso de ventoinha, é a Vantage Pro2 modelo 6153 :good2:

 

eu ajudo financeiramente, eu acredito que um contrato envolva obrigações tambem, como o BAZ não é uma PJ, alguma pessoa física deverá se responsabilizar. Peça de antemao se há algum modelo de contrato deles e se há fotos das instalações da internet / modem, isso é importante. A estação é o de menos, nós compramos rapido.

 

Abs

 

TAMBÉM DOU UMA AJUDA NO $$.

 

VEJAM QTOS IRÃO COLABORAR E O PREÇO DA ESTAÇÃO PARA TER UMA IDEIA DE VALORES.

 

- MUITO IMPORTANTE, PERGUNTEM COMO É O VENTO POR LÁ, PODE, CREIO QUE SIM, SITUAÇÕES DE VENTANIA EXTREMA POR LÁ, ASSIM UM REFORÇO BEM MAIOR EM RELAÇÃO AS OUTRAS INSTALADAS., OUTRO DETALHE SERÃO OS RAIOS NO VERÃO, SERÃO OS INIMIGOS MAIS FORTES, ALÉM DO AMIGO DO ALHEIO.

 

ENSINAR OS GUARDAS A OLHAREM O PLUVIÔMETRO, EM ÉPOCA DE SECA PODE FORMAR UM "BARRINHO" NA ENTRADA E ENTUPIR, ACONTECEU EM URUSSANGA, FORA FOLHAS E COCO DE PASSARINHO, JÁ QUE NÃO DARÁ PARA IR A TODA HORA!

 

Uma coisa MUITO legal de se ter neste local aí é um equipamento que se pode colocar na Davis é algo semelhante ao que o ANSELMI possui na Vicentina-RS, que mede a temperatura do solo/relva (se alguém conseguir falar com o anselmi ele pode nos dar maiores explicações)

 

Com esse equipamento seria possível confirmar geadas mesmo com temperatura do ar elevadas, como ocorre em São Joaquim, por exemplo.

Estou a disposição. :good:

 

Já mandei MP para o anselmi e estou aguardando o retorno dele aqui no tópico também! :good2:

 

Que grande notícia, Carlos!

 

Eu sugiro que se compre uma Davis 6153, afinal o local é muito alto e possui altos índices de radiação solar, o que pode "comprometer" a máxima, principalmente no verão.

 

Se eu morasse em SP eu iria tranquilamente até o local ajudar na instalação.

 

Ah! Não esqueçam de comprar o WLIP 6555. É o equipamente que faz os dados irem para a internet.

 

Vejam com o pessoal. Também tem a casa do vigia de Furnas, que fica a +- 230 metros do posto Marcão. Ali é mais encravado no vale ainda.

 

TALVEZ seja uma opção, deixar o modem na portaria e a estação dentro do terreno do cara..

 

Vejam que já há uma área bem cercada a direita da casa!! Isso eliminaria o trabalho de fazer um cercado lá na portaria.

 

81888339.jpg

 

MAS temos que ver se a estação vai reportar os dados para o console em 230 metros. (sem barreiras, a transmissão entre console e estação é de +-300 metros)

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Reunião Marcada - BAZ / PNI

 

Sábado - 04/05/13

 

Horario : 10:00hs / 10:30hs (impreterívelmente)

 

Local: Portaria do Pq do Itatiaia RJ - Parte Alta, Posto 3 (Marcão)

 

Calculo que, pra chegar lá nesse horário sem maiores transtornos, preciso que me peguem na estação de trem de Mogi às 06h em ponto, no máximo.

Não costumo atrasar.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.