Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - SETEMBRO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

Sem nenhuma exceção, todos os anos da era 2000 aqui pra MG foram fracos no inverno. Isto é, sem MPs fortíssimas como as registradas

nos anos 90. O último mês de Julho consideravelmente abaixo da média ocorreu em 2004. 2011 foi um inverno normal, com Maio e Junho

abaixo da média, Julho acima, Agosto acima, e Setembro fechará na média ou levemente abaixo disso.

 

Forte onda de frio no final de Junho trouxe geada e congelamento para certas áreas do sul de Minas, porém só atingiu com força mesmo o

sul do estado.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 952
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top *10* - As + frias do dia (27/09):

 

01-SC Urupema: 00,0

02-SC São Joaquim: 01,4

03-SC Bom Jardim da Serra: 02,9

04-SP São Paulo (Marcilaq): 04,5

----SP Campos do Jordão: 04,5

06-RS Vacaria: 06,4

----MG Monte Verde: 06,4

08-SC Água Doce: 06,5

09-RS Bom Jesus: 07,2

----SP São Lourenço da Serra: 07,2

 

*São Joaquim (Aut): 05,9

*São Joaquim (Conv): 06,3

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Tive uma excelente mínima de 12ºC aqui na minha estação. O tempo estava carrancudo até o anoitecer e em boa parte da noite. Depois, abriu e cheguei neste valor. Para se ter ideia, o valor foi muito próximo e até menor que algumas das estações localizadas no gélido planalto norte catarinense.

 

Agora, entretanto, já estamos com 23ºC. Céu azul lindo de se ver!

Link to comment
Share on other sites

Quando iniciei a participação no forum, há quase 10 anos atrás, eu tinha uma opinião formada sobre o Aquecimento Global. Com o passar dos anos, com discussões com vários daqui que entendem, estudam e lêem a respeito, mudei. Também comecei a procurar uma literatura do passado e os dados históricos registrados. Aí, começamos a ver o quanto fixamos nossa mente em eventos significativos, são os que nos vêm à memória: 1994, 1996, 1999, 2000, etc.

Pois o extremo nos marca.

Agora, no geral, até mesmo por ver dados do início do século passado, vejo que a alteração não foi tão substancial assim neste século passado.

O que tivemos foi uma grande agressão à natureza, o que moficiou radicalmente as cidades, urbanizando-as de forma muito rápida. Tirando áreas verdes e desviando rios e lagos, criando outros( Ou Itaipu não pode ter alterado o clima local?).

Mas, no todo, digo no Global, as alterações não foram tão substanciais a ponto de termos um aquecimento global que alarmasse o mundo.

Embora alguns não concordem com os "ciclos"(Mafili) eu acho que eles existem.

Como a história não se repete: ela possui acontecimentos que são semelhantes, mas não há uma repetição. Acho que estamos tendo uma compensação global.

Acredito que as próximas duas décadas(que para um globo tão velho não é nada) poderá nos dar uma visão mais clara do que estará ocorrendo.

infelizmente, parece um tempo longo. Mas, não é, considerando o tempo geológico e histórico.

Link to comment
Share on other sites

Eu acredito muito no aquecimento global causado pelo homem e agravado pelo ciclo. Acho que o mundo pode resfriar nas próximas décadas mas será mitigado pelo efeito humanidade - na verdade acho que isso já ocorre hoje, era para estar mais frio. Há forças maiores que a humana no aquecimento ou resfriamento (sol, vulcões) mas o homem potencializa os efeitos do aquecimento e ameniza os efeitos do resfriamento.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Tive uma bela minima hoje aqui em Vargem Grande Paulista, com céu claro e sem vento a temperatura caiu bastante tive minima de 6,9°C, excelente minima para final de setembro.

 

Mais um pouco e teria uma minima menor do que a absoluta de 2011 no mirante!

Tive +2.7ºC em campos do Jordão e 12.7ºC em SP capital (que raiva da chapa quente!)

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Eu acredito muito no aquecimento global causado pelo homem e agravado pelo ciclo. Acho que o mundo pode resfriar nas próximas décadas mas será mitigado pelo efeito humanidade - na verdade acho que isso já ocorre hoje, era para estar mais frio. Há forças maiores que a humana no aquecimento ou resfriamento (sol, vulcões) mas o homem potencializa os efeitos do aquecimento e ameniza os efeitos do resfriamento.

 

Abs

belo resumo do que fiz em muitas linhas.

Link to comment
Share on other sites

Exemplo do que foi falado tem-se aos montes: os dados de cidades menos urbanizadas da RMSP estão aí pra nos mostrar o efeito da urbanização olhando no cenário micro. No macro, estou com os amigos. Há outras variáveis que influenciam demais no clima.

 

Mas enquanto tudo nesse mundo for "business" e a lei de Gerson imperar na humanidade...

Link to comment
Share on other sites

Penso que nas próximas 2 décadas iniciar-se-á uma Pequena Era do Gelo, pegando como exemplo, o ciclo de esfriamento que iniciou-se em 1650 e terminou em 1850, com um meio em 1770, décadas essas de frio intenso, intercaladas com períodos de forte aquecimento. No inverno do ano de 1780, o rio Hudson, em Nova York congelou, você poderia atravessá-lo à pé. Levando em consideração, que num período de 90.000 mil anos a cada 10.000 ocorre um Esfriamento Global ou Mínimo Global, estaremos na próxima década entrando numa Pequena Era do Gelo. Desde o inicio do Século passado, iniciou-se o processo de Aquecimento, com períodos de frio um tanto "intensos". Não pode-se dizer que atualmente a temperatura em todo o Globo aumentou, mas sim a temperatura média. No Ártico, ainda hoje as temperaturas chegam à -60ºC, assim como, na Sibéria. A temperatura usada para obter-se a média global, é retirada dos grandes centros Urbanos, no caso das Metrópoles e até de cidades menores, o que leva a concordância de que realmente esquentou, porém como sabemos que as temperaturas foram retiradas das cidades, todos sabemos por que as "tais" médias vêm esquentando cada vez mais. É muito mais lucrativo para as grandes empresas dizer que entraremos nas próximas décadas em um Forte Aquecimento Global, do que falar que daqui a 20 anos o mundo vai se resfriar. Hoje vende-se mais protetor solar do que nunca, vende-se também mais Condicionadores de Ar do que Aquecedores. A mídia influencia tudo e todos. Portanto, sim, estamos em um período de Aquecimento que está sendo intensificado pelo homem, mas também por isso, teremos um esfriamento mais intenso nas próximas décadas. É o que eu e outras pessoas acham... Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Eu acredito muito no aquecimento global causado pelo homem e agravado pelo ciclo. Acho que o mundo pode resfriar nas próximas décadas mas será mitigado pelo efeito humanidade - na verdade acho que isso já ocorre hoje, era para estar mais frio. Há forças maiores que a humana no aquecimento ou resfriamento (sol, vulcões) mas o homem potencializa os efeitos do aquecimento e ameniza os efeitos do resfriamento.

 

Abs

 

 

NA MINHA OPINIÃO, MUITO POUCO OU NADA DEVIDO AO HOMEM, SIM NO ASPECTO DAS CONSEQUÊNCIAS, OCUPAÇÃO IRREGULAR, ETC, SEGUNDO O MOLION, MEXEMOS EM APENAS 7% DA SUPERFÍCIE DA TERRA, MUITO POUCO PARA AFETAR O CLIMA GLOBAL.

 

FORA QUE 70 OU % SÃO OCEANOS NOS QUAIS O IMPACTO HUMANO É QUASE NULO (NÃO REFIRO NA FAUNA E FLORA)

 

TANTO QUE JÁ TIVEMOS PERÍODOS MUITO MAIS QUENTES QUE O ATUAL, QDO NÃO HAVIA O BICHO HOMEM.

Link to comment
Share on other sites

Eu acredito muito no aquecimento global causado pelo homem e agravado pelo ciclo. Acho que o mundo pode resfriar nas próximas décadas mas será mitigado pelo efeito humanidade - na verdade acho que isso já ocorre hoje, era para estar mais frio. Há forças maiores que a humana no aquecimento ou resfriamento (sol, vulcões) mas o homem potencializa os efeitos do aquecimento e ameniza os efeitos do resfriamento.

 

Abs

 

 

NA MINHA OPINIÃO, MUITO POUCO OU NADA DEVIDO AO HOMEM, SIM NO ASPECTO DAS CONSEQUÊNCIAS, OCUPAÇÃO IRREGULAR, ETC, SEGUNDO O MOLION, MEXEMOS EM APENAS 7% DA SUPERFÍCIE DA TERRA, MUITO POUCO PARA AFETAR O CLIMA GLOBAL.

 

FORA QUE 70 OU % SÃO OCEANOS NOS QUAIS O IMPACTO HUMANO É QUASE NULO (NÃO REFIRO NA FAUNA E FLORA)

 

TANTO QUE JÁ TIVEMOS PERÍODOS MUITO MAIS QUENTES QUE O ATUAL, QDO NÃO HAVIA O BICHO HOMEM.

 

 

Coutinho, concordo contigo, em número, gênero e grau. Se não me engano na história da Terra, já aconteceram três ou quatro extinções naturais em massa, com exceção da última, a dos Dinossauros, que não foi tão natural assim. Ou seja, a terra nada é ou pouco é influenciada pelo homem. A única diferença que eu creio pode ter é a intensidade desses efeitos. Agora o Aquecimento Global, está em seu curso final, o que tinha que aquecer já aqueceu, desde 1850 não temos uma Mini-Era do Gelo. Já está quase na hora, já se passaram 14.000 mil anos desde a última Pequena Era do Gelo, enquanto o ciclo normal é de 10.000/12.000 mil anos. Já passou até do ponto. Estamos, com certeza entrando num novo e provável FORTE Esfriamento Global, isso eu digo sem dúvidas...!!!

Link to comment
Share on other sites

Eu acredito muito no aquecimento global causado pelo homem e agravado pelo ciclo. Acho que o mundo pode resfriar nas próximas décadas mas será mitigado pelo efeito humanidade - na verdade acho que isso já ocorre hoje, era para estar mais frio. Há forças maiores que a humana no aquecimento ou resfriamento (sol, vulcões) mas o homem potencializa os efeitos do aquecimento e ameniza os efeitos do resfriamento.

 

Abs

 

 

NA MINHA OPINIÃO, MUITO POUCO OU NADA DEVIDO AO HOMEM, SIM NO ASPECTO DAS CONSEQUÊNCIAS, OCUPAÇÃO IRREGULAR, ETC, SEGUNDO O MOLION, MEXEMOS EM APENAS 7% DA SUPERFÍCIE DA TERRA, MUITO POUCO PARA AFETAR O CLIMA GLOBAL.

 

FORA QUE 70 OU % SÃO OCEANOS NOS QUAIS O IMPACTO HUMANO É QUASE NULO (NÃO REFIRO NA FAUNA E FLORA)

 

TANTO QUE JÁ TIVEMOS PERÍODOS MUITO MAIS QUENTES QUE O ATUAL, QDO NÃO HAVIA O BICHO HOMEM.

 

Esse é velho Ronaldo, meu Ídolo!!!

Link to comment
Share on other sites

No campo do achismo, penso que 90% do aquecimento que tivemos nas últimas décadas (sim, aquecemos) é oriundo de um ciclo quente somado à urbanização. Os outros 10% seriam decorrentes do efeito estufa. Só não coloco 0% para esta última variável pq o assunto precisa ser melhor estudado para poder entendê-lo. A base histórica ainda é muito curta. Qualquer modelo teria um índice de confiança bem pequeno com uma base dessas.

Link to comment
Share on other sites

Eu acredito muito no aquecimento global causado pelo homem e agravado pelo ciclo. Acho que o mundo pode resfriar nas próximas décadas mas será mitigado pelo efeito humanidade - na verdade acho que isso já ocorre hoje, era para estar mais frio. Há forças maiores que a humana no aquecimento ou resfriamento (sol, vulcões) mas o homem potencializa os efeitos do aquecimento e ameniza os efeitos do resfriamento.

 

Abs

 

 

NA MINHA OPINIÃO, MUITO POUCO OU NADA DEVIDO AO HOMEM, SIM NO ASPECTO DAS CONSEQUÊNCIAS, OCUPAÇÃO IRREGULAR, ETC, SEGUNDO O MOLION, MEXEMOS EM APENAS 7% DA SUPERFÍCIE DA TERRA, MUITO POUCO PARA AFETAR O CLIMA GLOBAL.

 

FORA QUE 70 OU % SÃO OCEANOS NOS QUAIS O IMPACTO HUMANO É QUASE NULO (NÃO REFIRO NA FAUNA E FLORA)

 

TANTO QUE JÁ TIVEMOS PERÍODOS MUITO MAIS QUENTES QUE O ATUAL, QDO NÃO HAVIA O BICHO HOMEM.

 

(1)

 

Desde que o homem começou a desenvolver melhor a sua consciência, ainda estamos com a mesma mentalidade de que a Terra e o Homem são o centro do Universo. De fato os nossos cerebros não foram evoluídos para processa números como milhões e bilhões no espaço e no tempo.

Link to comment
Share on other sites

Eu acredito muito no aquecimento global causado pelo homem e agravado pelo ciclo. Acho que o mundo pode resfriar nas próximas décadas mas será mitigado pelo efeito humanidade - na verdade acho que isso já ocorre hoje, era para estar mais frio. Há forças maiores que a humana no aquecimento ou resfriamento (sol, vulcões) mas o homem potencializa os efeitos do aquecimento e ameniza os efeitos do resfriamento.

 

Abs

 

(1)

 

Desde que o homem começou a desenvolver melhor a sua consciência, ainda estamos com a mesma mentalidade de que a Terra e o Homem são o centro do Universo. De fato os nossos cerebros não foram evoluídos para processa números como milhões e bilhões no espaço e no tempo.

 

Tanto é verdade, Beto, que muitos entrevistados sobre o que fariam com o prêmio da mega-sena da virada ainda dizem que comprariam um carro zero para não precisar ir para o trabalho de ônibus nunca mais. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Top *10* - As + frias do dia (27/09):

 

01-SC Urupema: 00,0

02-SC São Joaquim: 01,4

03-SC Bom Jardim da Serra: 02,9

04-SP São Paulo (Marcilaq): 04,5

----SP Campos do Jordão: 04,5

06-RS Vacaria: 06,4

----MG Monte Verde: 06,4

08-SC Água Doce: 06,5

09-RS Bom Jesus: 07,2

----SP São Lourenço da Serra: 07,2

 

*São Joaquim (Aut): 05,9

*São Joaquim (Conv): 06,3

 

 

 

Carlão,

 

Quase inacreditável esses dados do Marsilac! Temos que colocar uma automática lá!!

Link to comment
Share on other sites

Tive uma bela minima hoje aqui em Vargem Grande Paulista, com céu claro e sem vento a temperatura caiu bastante tive minima de 6,9°C, excelente minima para final de setembro.

 

Mais um pouco e teria uma minima menor do que a absoluta de 2011 no mirante!

Tive +2.7ºC em campos do Jordão e 12.7ºC em SP capital (que raiva da chapa quente!)

 

Abs

 

 

Impressionante os dados da sua estação em Campos! A quantidade de mínimas abaixo de 5 graus no ano é ENORME! Chega a metade do ano?

Link to comment
Share on other sites

Contando os dias para a grande aventura de 2011 - Islândia, Finlândia e Círculo Polar Ártico

 

http://youtu.be/ZOj0Ppl6Xc4

 

 

Não vais passar na Suécia?

 

Vou estar novamente a trabalho na Suécia nos dias 13 e 14 de Outubro, dessa vez em Goteborg...

 

Vou pegar o início do outono e, quem sabe, a primeira neve depois do verão, he he he!

 

Vais mudar o mainframe mesmo, como disse o Tucci!

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Os modelos indicam um pré-frontal brabo aqui no Sudeste antes da chegada de nova frente fria no domingo. Pode chegar perto

ou mesmo atingir 40ºC no norte paulista e triângulo mineiro, 36/38ºC no norte do RJ e entre 32/34ºC em Juiz de Fora. Essa

tem sido a marca deste início de primavera: tempo seco, passagens rápidas de MPs marítimas e alguns dias de calor entre

estas MPs.

Link to comment
Share on other sites

Como dizia o filósofo Jack, lá dos becos sombrios de Londres, vamos por partes:

 

- Luba: já tem uma auto numa área bem erma de Marsi, do Cptec. Pena que ela por vezes tem umas panes; e além disso, só marca de 0,5 em 0,5.

 

- Aqui amanheceu com 12,3 ontem e 14,0 hoje. MM mandando até 4h da madruga. Pelo menos amanheceu com sol.

 

- GW: o Zé de Anchieta, em suas cartas, falava que no inverno era comum gear na RMSP. Hoje, a maioria dos 19 mi de cabeças da RMSP mora na selva de pedra, e credita as mudanças climáticas da RMSP ao deus GW; mas quem confere os dados de Marsi vê que o frio forte segue firme como no século XVI. Só que ele não consegue penetrar na selva de pedra...

Antes de conhecer o Baz, eu achava que o mundo como um todo estava esquentando pacas. Mas depois de 8 anos vendo muita coisa nova, o que se vê é que o aquecimento fora das áreas urbanas é desprezível.

O que eu acredito hoje, é num aquecimento de alguns poucos décimos até agora, e que deve seguir enquanto o combustível fóssil ditar as regras.

Creio também, que a influência humana tem influência potencializadora nos ciclos de aquecimento e mitigadora nos ciclos de resfriamento (os ciclos curtos, de 30 anos).

Quanto às eras glaciais, o que tivemos do século XV ao XIX foi uma Pequena Era do Gelo. Mas, ao contrário ao que o Gustavo do ES falou, aquela era que terminou há uns 10.000 anos nada teve de pequena. Tanto que o manto gelado da América do Norte ia até a fronteira EUA-Canadá, e o manto gelado da Europa cobria Ilhas Britânicas e Escandinávia. Porém, como ele destacou, de fato estaríamos no limiar de outra porrada glacial, se fôssemos considerar a duração dos ciclos de Eras Glaciais. Porém, tenho minhas dúvidas sobre se a próxima Era Glacial começa “logo”. Em se tratando de períodos paleoclimáticos, o “logo” pode ser ano que vem, ou daqui a uns 5.000 anos. Porém, talvez a influência humana no clima global, ainda que pequena, pode estar retardando algum gatilho que, uma vez acionado, levaria a uma queda abrupta das temperaturas em poucos séculos. Conforme li uma vez na Scientific American Brasil, na verdade já deveríamos estar entrando numa glaciação, mas a influência humana pode ter retardado o disparo do “gatilho glacial”.

Link to comment
Share on other sites

Contando os dias para a grande aventura de 2011 - Islândia, Finlândia e Círculo Polar Ártico

 

Alexandre,

 

Deixo uma sugestão, Pegue uma avião de Reykjavik para o norte do País , indo pra Akureyri...esta cidadezinha de 15 mil ha vale a pena. De lá pegue um avião para Ilha de Grímsey que fica pouco mais de 100km...Esta pequena ilha é o ponto mais setentrional habitado do País pois tem cerca de 100 moradores....O lugar é fantástico com fálésias de até 100 metros e muitas colonias de aves marinhas....boa viajem..

Link to comment
Share on other sites

Top *10* - As + frias do dia (28/09):

 

01-SC Urupema: 01,7

----SC Bom Jardim da Serra: 01,7

03-SC São Joaquim: 02,2

04-SC Papanduva: 04,7

05-SC São Bento do Sul: 05,9

----PR São Mateus do Sul: 05,9

07-RJ Nova Friburgo: 06,0

08-SC Rio Negrinho: 06,4

09-SC Itaiópolis: 06,7

10-SC Canoinhas: 06,8

----SC Três Barras: 06,8

----SC Campo Alegre: 06,8

 

Santa Catarina dominou mesmo hoje....

 

*São Joaquim (Aut): 07,2

*São Joaquim (Conv): 07,5

Link to comment
Share on other sites

Contando os dias para a grande aventura de 2011 - Islândia, Finlândia e Círculo Polar Ártico

 

Fantástico, Alê! Que inveja desta viagem, um roteiro fascinante a um dos locais mais interessantes deste planeta. Fica aqui os meus votos de muita felicidade e ótimo proveito desse momento único em sua vida. Parabéns! :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Importante:

 

Media parcial Set/11 (Até 27/09):

 

Lages SC: 12,3 (-01,2)

Curitiba: 14,5 (-00,5 Inmet / -00,1 Iapar Pinhais,Simepar)

Porto Alegre: 15,9 (-00,9)

Florianópolis: 17,0 (-00,5)

São Paulo: 17,7 (-00,1)

Goiania: 25,5 (+00,9)

 

Porto Alegre continua firme na negativa...mas o restante desta vez tb acompanham..Já o centro-oeste não..!!

Link to comment
Share on other sites

Olha pessoal....acabei de constatar que Palmas TO será um inferno hoje. Sua minina media este mes está em 23,9.....hoje foi de 28,9 de minima..uma loucura....40% de umidade em plena madrugada...

 

Seu recorde de 40,8 no ultimo dia 23 deverá ser quebrado..sua maior minima este ano foi de 27,8, passou longe disso com 28,9...

 

Palmas hoje está com 31,0ºC de media compensada neste mes...sendo a 1a colocada do País em calor e 1a colocada tambem em menor umidade com apenas 28% de media neste mês....

Link to comment
Share on other sites

GW: o Zé de Anchieta, em suas cartas, falava que no inverno era comum gear na RMSP. Hoje, a maioria dos 19 mi de cabeças da RMSP mora na selva de pedra, e credita as mudanças climáticas da RMSP ao deus GW; mas quem confere os dados de Marsi vê que o frio forte segue firme como no século XVI.

 

A RMSP era mais fria naqueles tempos do que Marsilac é hoje, o Padre Anchieta, descreve na carta de São Vicente, que no inverno o rio( que penso ser o Tamanduateí) amanhecia várias vezes, com camadas de gelo sobre a superficie.

Link to comment
Share on other sites

GW: o Zé de Anchieta, em suas cartas, falava que no inverno era comum gear na RMSP. Hoje, a maioria dos 19 mi de cabeças da RMSP mora na selva de pedra, e credita as mudanças climáticas da RMSP ao deus GW; mas quem confere os dados de Marsi vê que o frio forte segue firme como no século XVI.

 

A RMSP era mais fria naqueles tempos do que Marsilac é hoje, o Padre Anchieta, descreve na carta de São Vicente, que no inverno o rio( que penso ser o Tamanduateí) amanhecia várias vezes, com camadas de gelo sobre a superficie.

 

Sério, é descomunal pensar o Tamanduateí com gelo hoje em dia...Chega a dar dó de pensar que era possível ver paisagens como as descritas pelo Padre Anchieta e hoje em dia nem na RMSP consegue-se um congelamento da superfície de um rio, né?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.