Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - SETEMBRO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 952
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top *10* de hoje - Mais frias:

 

01- SP Campos do Jordão: 02,8

02- MG Monte Verde: 03,3

03- SC Bom Jardim da Serra: 06,7

04- MG Caldas: 07,0

05- SC Urupema: 07,2

---- SP São Lourenço da Serra: 07,2

07- MG Florestal: 07,3

08- MG São Lourenço: 07,4

09- SP Itapetininga: 07,7

---- SP Juquitiba: 07,7

 

MG: 04

SP: 04

SC: 02

 

Bem...daqui pra frente o dominio será mesmo de São Paulo e Minas Gerais..!!

Link to comment
Share on other sites

 

Não. Mas parece que não terá sensor de temperatura também...

Pois é. Mas a iniciativa é muito boa. Tem como foco a prevenção de enchentes pela análise das chuvas nas cabeceiras. Mas poderiam colocar um termômetro ali, mesmo que um TFA, hehe. Seria interessante, e o terceiro ponto de medição no município (além do INMET +Castelinho).

 

Por aqui tive variação de 17,5° a 23,8° no dia de ontem, situação típica de dias primaveris nublados. Hoje a mínima foi de 16,4°. Agora faz 19,3° com 81% e venta de S a 6,8 km/h. Nublado.

 

Abraços meteorológicos!

Link to comment
Share on other sites

Top *10* de hoje - Mais frias:

 

01- SP Campos do Jordão: 02,8

02- MG Monte Verde: 03,3

03- SC Bom Jardim da Serra: 06,7

04- MG Caldas: 07,0

05- SC Urupema: 07,2

---- SP São Lourenço da Serra: 07,2

07- MG Florestal: 07,3

08- MG São Lourenço: 07,4

09- SP Itapetininga: 07,7

---- SP Juquitiba: 07,7

 

MG: 04

SP: 04

SC: 02

 

Bem...daqui pra frente o dominio será mesmo de São Paulo e Minas Gerais..!!

 

Acho que o domínio de SP e MG começa em Novembro.

Link to comment
Share on other sites

 

Não. Mas parece que não terá sensor de temperatura também...

Pois é. Mas a iniciativa é muito boa. Tem como foco a prevenção de enchentes pela análise das chuvas nas cabeceiras. Mas poderiam colocar um termômetro ali, mesmo que um TFA, hehe. Seria interessante, e o terceiro ponto de medição no município (além do INMET +Castelinho).

 

Por aqui tive variação de 17,5° a 23,8° no dia de ontem, situação típica de dias primaveris nublados. Hoje a mínima foi de 16,4°. Agora faz 19,3° com 81% e venta de S a 6,8 km/h. Nublado.

 

Abraços meteorológicos!

 

É verdade! Não tem termômetro :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Quando morei em BSB as duas secas que peguei a abaram em outubro.

 

Interessante que o seu mes mais quente do ano se dá justamente no inverno de calendario no caso. Este trimestre ago/set/out ferve no Centro-Oeste

 

Já esse mesmo trimestre aqui na Baixada Santista é o perído de menos sol do ano. Em Outubro por exemplo , Santos tem 4/6 dias de sol no mês....periodo muito ruim para quem está pensando em curtir uma praia...

Link to comment
Share on other sites

Pra mim o destaque do dia foi a capital paulista registrar apenas 05,5ºC hoje na estação do Marcilaq (Zona Sul). No Mirante de Santana a minima foi de 12,8ºC.

 

Estação de Eng. Marsilac fica dentro do Núcleo Curucutu (Pq. Estadual da Serra do Mar):...

 

ParqueEstDaSerraDoMarNucleoCurucutu.jpg

 

 

impressionante a diferença! Essa região da Serra do Mar é mesmo muito fria!!

Link to comment
Share on other sites

O comportamento predominante observado nos modelos de longo prazo é a manutenção de sucessivas erupções de ar frio marítimas. E é isso que justamente deve ocorrer no próximo final de semana, com o bolsão frio invadindo o centro-sul do Brasil pelo atlântico. Garantido mais um período de dias frescos e noites frias nas regiões mais a leste do sul e sudeste do Brasil. O grande ponto de divergência ainda permanece acerca da formação e deslocamento de um centro de baixa pressão entre a costa de SC, PR e SP, bem mais ao norte do que o normalmente observado para este tipo de sistema. Alguns modelos apostam em um centro bem formado e mais intenso, enquanto Europeu e GFS vão por instabilidades mais desorganizadas. Surpreende as saídas mais extremadas do ETA, mas neste momento fica difícil divergir das soluções parecidas dos dois principais modelos. Vejo o ETA neste momento como outlier e azarão, e também o que mais preocupa pela organização, potencial e deslocamento deste ciclone extratropical.

 

Justamente o que temos assitido ao longo de setembro e que está sendo projetado para o decorrer do mês foi objeto de algumas mensagens explicando as minhas preocupações sobre essas semalhanças e o análogo de 2008:

 

27/08/2011

 

Uma coisa que os modelos vem mostrando claramente neste ano é a força do ar seco sobre a região central do Brasil, que acaba criando uma enorme dificuldade para qualquer anticiclone atingir as regiões mais a oeste do centro-sul do Brasil. As massas de ar frio vão sendo deslocadas rapidamente para o oceano ao encontrarem o bloqueio formado pelo ar seco e quente muito forte no interior da América do Sul. A partir de agora, uma forte erupção de ar frio só consegue amplificar-se pelo interior do continente caso seja empurrada por um potente e muito bem localizado ciclone no atlântico. Como exemplo esta última MP onde o ciclone muito distante e nem tanto favorável não conseguiu vencer a forte massa de ar seco, sem conseguir avançar ao norte quando encontrou as montanhas de SP/MG e RJ. Apesar de conseguir atingir o partes do MS, MT, AC e RO a MP trouxe um frio raso e sem forças para grande parte do centro-sul. E essa vem sendo a tônica a partir dessa época do ano, quando o ar seco e o jato ganham muita força, só com um forte ciclone na costa para ganhar essa queda de braços com o ar seco tropical.

 

Justamente pela força do ar seco e pelas invasões em sequência maritimizadas, vejo um cenário preocupante para a costa do sul e sudeste daqui para frente. O pacífico frio irá favorecer a entrada de erupções de ar frio ao longo da primavera, e como teremos ar muito seco no interior do continente bloquando o avanço dessas erupções, as mesmas terão dificuldades de avançar, sendo predominantemente marítimas. Um cenário muito parecido com 2008 (ano de uma grande enchente aqui em SC). Com as MP's marítimas jogando muita umidade, se acontecer de novo de uma entrada em sequência como em 2008 onde tivemos esse padrão persistindo até novembro, com uma MP marítima atrás da outra, teremos o solo bem encharcado e com possibilidade de alguns episódios serem intensos. Lembrando que o pacífico está semelhante a 2008, que veio a esfriar novamente após um período neutro vindo de um Nina forte. Vamos ficar de olho...

 

11/09/2011

 

Daqui para frente preocupa o fato da atmosfera continuar favorável ao ingresso de massas de ar frio marítimas ao longo da primavera, especialmente com esta conjuntura de índices favoráveis a este comportamento dos últimos dias. Em 2008 (análogo, com chuva excessiva e frio na primavera) houve novo mergulho em direção a La Nina no final do ano, e um comportamento muito semelhante ao que vem ocorrendo agora, quando as anomalias ficaram negativas em setembro, outubro e novembro. Muitas massas de ar polar tiveram uma trajetória maritimizadas e influenciaram o tempo na costa, ocasionando circulação de umidade vinda do oceano que favoreceu a ocorrência de seguidas "lestadas".

 

Com estas observações quero mostrar que em um ano análogo recente tivemos uma primavera fria, excessivamente chuvosa e com trajédias climáticas e humanas. Comportamento que neste ano temos observado desde agosto e tende a continuar ocorrendo no Sul do Brasil até o final da nova estação. Chamo a atenção que a metade leste do Sul do Brasil ainda corre riscos no decorrer deste ano pela tendência observada, pelas projeções futuras e pelo análogo de 2008.

 

É bom ficarmos de olho pois o comportamento vem sendo mantido e seguido a risca, e com o fortalecimento do calor e da ZCAS daqui para frente o canal de umidade pode ser fortalecido pela circulaçõ marítima. O que preocupa em função das trajédias observadas neste ano e em análogos recentes.

Link to comment
Share on other sites

Pra mim o destaque do dia foi a capital paulista registrar apenas 05,5ºC hoje na estação do Marcilaq (Zona Sul). No Mirante de Santana a minima foi de 12,8ºC.

 

Estação de Eng. Marsilac fica dentro do Núcleo Curucutu (Pq. Estadual da Serra do Mar):...

 

ParqueEstDaSerraDoMarNucleoCurucutu.jpg

 

 

impressionante a diferença! Essa região da Serra do Mar é mesmo muito fria!!

 

Parece algum lugar na região de Ponta Grossa. Nunca diria que isso fica dentro da RM de SP.

Link to comment
Share on other sites

 

Parece algum lugar na região de Ponta Grossa. Nunca diria que isso fica dentro da RM de SP.

Joao, essa é uma paisagem bem comum pela RMSP, Vargem Grande é assim, Cotia, Embu, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, são Lourenço da Serra, Juquitiba, só pra citar a região que eu mais conheço.

 

Essa foto aqui, não é a copia mais exata dessa que o Carlos postou, mais é só pra uma idéia tirei essa foto ontem em Caucaia.

 

18092011952.jpg

 

se a imagem estiver muito grande quando chegar em casa eu arrumo.

Link to comment
Share on other sites

Ar seco no Brasil Central:

 

Dias mais quentes - Brasília DF

 

35,8ºC - 28 de outubro de 2008

34,5ºC - 12 de outubro de 1963

34,3ºC - 17 de outubro de 2007

34,2ºC - 24 de setembro de 2007

34,1ºC - 29 de outubro de 2007

34ºC - 17 de outubro de 2008

34ºC - 13 de outubro de 1963

33ºC - 31 de agosto de 2011

 

Fonte: Correio Braziliense

Link to comment
Share on other sites

Top *10* de hoje - Mais frias:

 

01- SP Campos do Jordão: 02,8

02- MG Monte Verde: 03,3

03- SC Bom Jardim da Serra: 06,7

04- MG Caldas: 07,0

05- SC Urupema: 07,2

---- SP São Lourenço da Serra: 07,2

07- MG Florestal: 07,3

08- MG São Lourenço: 07,4

09- SP Itapetininga: 07,7

---- SP Juquitiba: 07,7

 

MG: 04

SP: 04

SC: 02

 

Bem...daqui pra frente o dominio será mesmo de São Paulo e Minas Gerais..!!

 

Acho que o domínio de SP e MG começa em Novembro.

 

 

Mal faz um friozinho e esses paulistas já acham que moram na Sibéria...

Por que não fala que fez mais de 30 graus em quase a totalidade de SP e MG no dia de hoje??

Só se basear em cidades que ficam em cima duma montanha não vale...

Link to comment
Share on other sites

Mal faz um friozinho e esses paulistas já acham que moram na Sibéria...

Por que não fala que fez mais de 30 graus em quase a totalidade de SP e MG no dia de hoje??

Só se basear em cidades que ficam em cima duma montanha não vale...

 

Mas a questão não é se achar Sibéria por aqui, Pandolfo. A informação postada pelo Carlos é de muita valia para o estudo e compreensão dos pólos frios do Brasil durante as diversas circunstâncias meteorológicas do ano.

Link to comment
Share on other sites

É grande a convergência dos principais modelos globais mostrando o primeiro grande episódio de chuva no Brasil Central em meses a partir do próximo domingo e no decorrer da primeira metade da próxima semana. Inclusive com volumes consideráveis localizados. A benção tão esperada por todos!

Link to comment
Share on other sites

Ar seco no Brasil Central:

 

Dias mais quentes - Brasília DF

 

35,8ºC - 28 de outubro de 2008

34,5ºC - 12 de outubro de 1963

34,3ºC - 17 de outubro de 2007

34,2ºC - 24 de setembro de 2007

34,1ºC - 29 de outubro de 2007

34ºC - 17 de outubro de 2008

34ºC - 13 de outubro de 1963

33ºC - 31 de agosto de 2011

 

Fonte: Correio Braziliense

 

Aqui nos E.U.A, o pessoal tem citado bastante a analogia com 2008, e o outono que está começando por aqui deve ser bastante semelhante com aquele ano!

Só acho que a seca de outubro/dezembro de 2008 no sul do Brasil não deve se repetir dessa vez. Pelo menos por enquanto, não há indicação de estiagem...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Adorei aquelas araucárias no canto esquerdo da foto! :good2:

Ontem eu fui de Cotia até Ibiúna, tirei várias fotos, a maioria eu simplesmente, visualizei algo que merecia uma foto, apontei a câmera e tirei a foto do carro mesmo, sem tomar o menor cuidado, e quando fui ver muitas tinham araucárias no meio.

 

sipriano, essa aí é caucaia do alto? Muito bonita. Abs

Exatamente, Joao! Eu tenho várias fotos aqui. Tem algum lugar onde eu possa criar um tópico pra colocar as fotos da região?

 

Mal faz um friozinho e esses paulistas já acham que moram na Sibéria...

Por que não fala que fez mais de 30 graus em quase a totalidade de SP e MG no dia de hoje??

Só se basear em cidades que ficam em cima duma montanha não vale...

 

Olá Pandolfo. Poxa, as cidades paulistas aí citadas, com exceção de Campos do Jordão, não ficam em "montanhas", São Lourenço da Serra e Juquitiba estão inclusive entre as cidades com menor altitude de toda a RMSP e Itapetininga fica praticamente ao lado de Sorocaba, na mesma latitude de São Paulo, a menos altitude e apenas mais continental...

 

E como não "vale"? É justamente em vales, que faz mais frio em noites de céu claro e ar estável :mosking:, "just Kidding". Todos estamos aqui para aprender e compartilhar(pelo menos assim espero), eu confesso que até posto menos aqui por que acho que o espaço é meio voltado para o sul e como eu não sou do sul, fico meio sem jeito de postar informações aqui, mas estou sempre lendo. Sem rancores Pandolfo. :good2:

Link to comment
Share on other sites

O normal antigamente eram das chuvas começarem em setembro, segundo os mais velhos. Ultimamente a seca tem acabado em outubro! Pelo ETA no próximo fds a frente fria vai atingir praticamente todo o centro-sul, vai chover em lugar que tá a mais de 100 dias sem chuva!

Uberlândia teve chuva semana passada já e deu uma aliviada.

Tenho acompanhado os modelos recentemente. Alguém sabe me dizer se aquele ciclone projetado, tão perto do litoral de sp, é algo "normal"??

Link to comment
Share on other sites

O normal antigamente eram das chuvas começarem em setembro, segundo os mais velhos. Ultimamente a seca tem acabado em outubro! Pelo ETA no próximo fds a frente fria vai atingir praticamente todo o centro-sul, vai chover em lugar que tá a mais de 100 dias sem chuva!

Uberlândia teve chuva semana passada já e deu uma aliviada.

Tenho acompanhado os modelos recentemente. Alguém sabe me dizer se aquele ciclone projetado, tão perto do litoral de sp, é algo "normal"??

 

OLiMaC, pelo o que sei não é normal, ele está sendo projetado um pouco mais ao norte do que o comum... Também achei estranho! :good:

Link to comment
Share on other sites

Top *10* de hoje - Mais frias:

 

01- SP Campos do Jordão: 02,8

02- MG Monte Verde: 03,3

03- SC Bom Jardim da Serra: 06,7

04- MG Caldas: 07,0

05- SC Urupema: 07,2

---- SP São Lourenço da Serra: 07,2

07- MG Florestal: 07,3

08- MG São Lourenço: 07,4

09- SP Itapetininga: 07,7

---- SP Juquitiba: 07,7

 

MG: 04

SP: 04

SC: 02

 

Bem...daqui pra frente o dominio será mesmo de São Paulo e Minas Gerais..!!

 

Acho que o domínio de SP e MG começa em Novembro.

 

Imagina uma festa com direito a banda e um büffet pra se refastelar e todos convidados satisfeitos, agora imagina essa festa no finalzinho com a banda já se retirando e o buffet já com comida fria, é aí que o domínio de SP/MG entra :sarcastic: :lol: :-D :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

A terça-feira começa com muitas descargas atmosféricas no oeste do Paraná. Risco elevado de temporais localizados no decorrer do dia, também no noroeste e norte do estado.

 

GFS segue firme em um belo frio pra cá também no final de semana e início da próxima. Preocupa a posição do ciclone extratropical junto a SP e RJ!

Link to comment
Share on other sites

Mal faz um friozinho e esses paulistas já acham que moram na Sibéria...

Por que não fala que fez mais de 30 graus em quase a totalidade de SP e MG no dia de hoje??

Só se basear em cidades que ficam em cima duma montanha não vale...

 

Meu...não posto esta lista pra me sentir na siberia...se quisesse mostrar algo significativo aqui , falaria de Iqaluit no norte do Canada....Esta lista diaria seja em maio, junho ou novembro, é apenas para relatar as *menores minimas* do País...é obvio que muitos aqui saibam que na acima da linha do trópico as maximas são bem altas...isso aqui já foi mais do que explicado.

 

Falei que iria fazer uma lista de diaria com as menores máximas tambem, mas infelizmente alem dar muito trabalho, infelizmente não tenho tempo pra elabora-la...

Link to comment
Share on other sites

Mal faz um friozinho e esses paulistas já acham que moram na Sibéria...

Por que não fala que fez mais de 30 graus em quase a totalidade de SP e MG no dia de hoje??

Só se basear em cidades que ficam em cima duma montanha não vale...

 

Meu...não posto esta lista pra me sentir na siberia...se quisesse mostrar algo significativo aqui , falaria de Iqaluit no norte do Canada....Esta lista diaria seja em maio, junho ou novembro, é apenas para relatar as *menores minimas* do País...é obvio que muitos aqui saibam que na acima da linha do trópico as maximas são bem altas...isso aqui já foi mais do que explicado.

 

Falei que iria fazer uma lista de diaria com as menores máximas tambem, mas infelizmente alem dar muito trabalho, infelizmente não tenho tempo pra elabora-la...

 

Carlos,

 

Não entendo essas críticas. Tanto faz se o frio for em São Paulo, Rio Grande do Sul ou no Acre. Acho muito legal esse trabalho que você tem de juntar todas as informações!

Link to comment
Share on other sites

Mal faz um friozinho e esses paulistas já acham que moram na Sibéria...

Por que não fala que fez mais de 30 graus em quase a totalidade de SP e MG no dia de hoje??

Só se basear em cidades que ficam em cima duma montanha não vale...

 

Meu...não posto esta lista pra me sentir na siberia...se quisesse mostrar algo significativo aqui , falaria de Iqaluit no norte do Canada....Esta lista diaria seja em maio, junho ou novembro, é apenas para relatar as *menores minimas* do País...é obvio que muitos aqui saibam que na acima da linha do trópico as maximas são bem altas...isso aqui já foi mais do que explicado.

 

Falei que iria fazer uma lista de diaria com as menores máximas tambem, mas infelizmente alem dar muito trabalho, infelizmente não tenho tempo pra elabora-la...

 

Carlos,

 

Não entendo essas críticas. Tanto faz se o frio for em São Paulo, Rio Grande do Sul ou no Acre. Acho muito legal esse trabalho que você tem de juntar todas as informações!

 

E é como o Mioto faloú: em média, 1 pessoa em cada 700.000 morre, por ano, em Sampa (considerando só a capital) em virtude do frio. E olhe que aqui está longe de ser uma Sibéria...

Link to comment
Share on other sites

Top *20* do dia (P/ acalmar os ânimos) - Mais frias:

 

01-SP Campos do Jordão: 04,6

02-MG Caldas: 05,4

----MG C. do Mato Dentro: 05,4

04-MG Florestal: 05,8

05-MG Monte Verde: 06,2

06-MG Águas Vermelhas: 06,3

----MG Viçosa: 06,3

08-MG Maria da Fé: 06,4

09-MG Caparaó: 06,9

10-MG Bambuí: 07,0

 

11-SP São Lourenço da Serra: 07,2

12-MG São Lourenço: 07,4

13-MG São João Del Rei: 07,5

14-MG Diamantina: 07,8

15-RS Bagé: 07,9

----SP Tapiraí: 07,9

17-MG Montalavania: 08,4

18-SP Juquitiba: 08,5

19-RS Quaraí: 08,6

----SP Itapetininga: 08,6

 

Dados* Inmet e Ciiagro

 

MG: 13

SP: 05

RS: 02

Link to comment
Share on other sites

E é como o Mioto faloú: em média, 1 pessoa em cada 700.000 morre, por ano, em Sampa (considerando só a capital) em virtude do frio. E olhe que aqui está longe de ser uma Sibéria...

 

Mas a população de indigente que deve ter na capital deve ser maior que a de Blumenau inteira, correto?

 

Segundo a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas da USP), o número de moradores de rua em sp é de 13.666 pessoas

Link to comment
Share on other sites

E é como o Mioto faloú: em média, 1 pessoa em cada 700.000 morre, por ano, em Sampa (considerando só a capital) em virtude do frio. E olhe que aqui está longe de ser uma Sibéria...

 

Mas a população de indigente que deve ter na capital deve ser maior que a de Blumenau inteira, correto?

 

Segundo a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas da USP), o número de moradores de rua em sp é de 13.666 pessoas

 

Considerando o número relativamente pqeueno de moradores de rua, e considerando 14 mortes por ano, dá em média 1 morte por ano a cada 1.000 moradores de rua. Só com o friozinho de merda que mal chega abaixo de 10 na área urbana, e muito raramente cai abaixo de 5 no meio da selva de pedra.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, acho que este tipo de discussão não levará a lugar nenhum.

 

Sabemos que as regiões climáticas não são definidas pelos limites políticos, então de nada adianta ficarmos batendo na tecla de que agora tal lugar é mais frio que outro lugar, etc...

 

Fato é que, enquanto boa parte do sul sofria o avanço de uma FF, o sudeste estava com o clima seco, que propicia a queda noturna e consequente elevação das temperaturas no decorrer do dia. Mas isso não tira o mérito das mínimas baixas no sudeste, bem a atuação da FF não tira o mérito das máximas baixas nesta tarde, no sul.

 

Eu não enxergo como um perde e ganha. Enxergo como uma baita oportunidade de entendermos como o clima do nosso país é vasto e possui muitas peculiaridades. :good2:

 

Por aqui, tempo nublado e levemente abafado. Agora, 21,7ºC.

Link to comment
Share on other sites

Carlos, suas tabelas são sempre muito boas, obrigado por continuar fazendo e apresenta-las para a gente, e não importa se a menor minima for em Santa Catarina ou no Ceará.

 

Hoje na Vila Inglesa eu registrei +1.6ºC de mínima, não lembro de um setembro com tantas geadas na mantiqueira.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.