Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - SETEMBRO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

Carlos, suas tabelas são sempre muito boas, obrigado por continuar fazendo e apresenta-las para a gente, e não importa se a menor minima for em Santa Catarina ou no Ceará.

 

Hoje na Vila Inglesa eu registrei +1.6ºC de mínima, não lembro de um setembro com tantas geadas na mantiqueira.

 

Abs

 

João, este ano em si está muito bom para a Mantiqueira, não???

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 952
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Menores Máximas Absolutas do País - Setembro 2011:

 

Torres RS: 20,8

Morro da Igreja SC: 20,9

Mostardas RS: 20,9

Tramandaí RS: 21,4

Jaguarão RS: 23,4

 

Esses dados do litoral gaúcho corroboram a minha tese de que é o único local do Brasil que pode registrar máxima absoluta de julho menor que a mínima absoluta de Janeiro. O litoral gelado faz com que quase nunca haja veranico na região, além de só esquentar efetivamente em Janeiro. Dezembro em Torres é sempre mais frio que março devido ao efeito chaleira (by Coutinho). Em alguns anos dezembro é até mais frio que abril. Isso faz com que muitos Portoalegrenses se enganem com a perspectiva de fins de semana quentes no litoral quando a capital registra seus primeiros calorões de 30C ou mais na primavera.

Link to comment
Share on other sites

Carlos, suas tabelas são sempre muito boas, obrigado por continuar fazendo e apresenta-las para a gente, e não importa se a menor minima for em Santa Catarina ou no Ceará.

 

Hoje na Vila Inglesa eu registrei +1.6ºC de mínima, não lembro de um setembro com tantas geadas na mantiqueira.

 

Abs

 

João, este ano em si está muito bom para a Mantiqueira, não???

Sim, muito bom... minimas bastante expressivas e muitas geadas, creio que já ao redor de 50/60 geadas na minha estação esse ano.

Abs

Link to comment
Share on other sites

fui olhar os registros de temperaturas no 20 de setembro. Curiosamente, não foram muito diferentes do que houve hoje desde 2000.

2000 foi até mais quente.

na média inda está fazendo frio por aqui.

No meu histórico tive os seguintes dados em 20/9:

 

1995 - 8° / 15°

1996 - 16,4° / 27,4° (no dia seguinte máxima de 29,9°, a maior do mês)

1997 - 16,7° / 20,4°

1998 - 14,3° / 17,4°

1999 - 15,5° / 25,2°

2000 - 14,2° / 27,8° (máxima e maior amplitude do mês: 13,6°)

2001 - 14,8° / 26,1° (maior amplitude do mês: 11,3°)

2002 - 10,6° / 17,4°

2003 - 13,4° / 21,4°

2004 - 16,9° / 24,4°

2005 - 15,0° / 22,3°

2006 - 16,4° / 19,4° (menor amplitude do mês: 3,0°; não tenho o dado do dia 30)

2007 - 15,5° / 17,9° (segunda menor amplitude do mês: 2,4°)

2008 - 14,3° / 20,9°

2009 - 11,6° / 21,9°

2010 - 12,9° / 27,2° (máxima e maior amplitude do mês: 14,3°)

 

Resumo: o 20/9 é sempre mediano. Nada de frio ou calor. Apenas o dado de 1995 indica um dia frio. O feriado foi criado naquele ano pelo governo Britto. Detalhe: foi decretado no dia 18, um segunda-feira, parando o Estado no dia 20. Nesse dia teve o jogo Inter X Goiás no Beira-Rio, partida em que estreou o saudoso Gamarra!! Empatamos em 1 X 1. Tinha sol, mas um minuano gelado. No dia seguinte tive mínima de 6°, a menor do mês em 95.

 

Hoje tive mínima de 13,8°. Agora faz 15,6°. Nublado.

 

Abraços históricos!

Link to comment
Share on other sites

João, por falar em mínimas, veja...

 

Médias da mínimas Acum Set/11 (até 19/09):

 

Bom Jardim da Serra SC: 03,2ºC

Urupema SC: 03,4ºC

São Joaquim SC (Cetrejo): 03,9ºC

Morro da Igreja SC: 04,3ºC

Campos do Jordão SP (Cptec): 04,7ºC

São José dos Ausentes RS: 05,0ºC

São Joaquim SC (Climaterra): 05,2ºC

Monte Verde MG: 05,3ºC

Canela/Castelinho: 05,4ºC

Bom Jesus RS: 05,7ºC

São Joaquim SC (Aut): 05,9ºC

Campos do Jordão SP (Conv): 06,0ºC

São Joaquim SC (Conv): 06,2ºC

Vacaria RS: 06,3ºC

General Carneiro PR: 06,4ºC

Maria da Fé MG: 07,2ºC

Caldas MG: 07,2ºC

Lages SC: 07,3ºC

Caçador SC: 07,3ºC

Água Doce SC: 07,3ºC

Canela RS: 07,6ºC

Itaiópolis SC: 07,6ºC

Major Vieira SC: 07,7ºC

Curitibanos SC: 07,7ºC

São Mateus do Sul PR: 08,0ºC

Rio Negrinho SC: 08,1ºC

Quaraí RS: 08,2ºC

Inacio Martins PR: 08,3ºC

Lagoa Vermelha RS: 08,4ºC

Nova Friburgo RJ: 08,4ºC

Bagé RS: 08,5ºC

Santana do Livramento RS: 08,5ºC

Jaguarão RS: 08,6ºC

Canguçu RS: 08,6ºC

Erechim RS: 09,2ºC

Soledade RS: 09,2ºC

Passo Fundo RS: 09,3ºC

Bento Gonçalves RS: 09,3ºC

Joaçaba SC: 09,3ºC

Tapiraí SP: 09,4ºC

São Lourenço MG: 09,4ºC

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

fui olhar os registros de temperaturas no 20 de setembro. Curiosamente, não foram muito diferentes do que houve hoje desde 2000.

2000 foi até mais quente.

na média inda está fazendo frio por aqui.

No meu histórico tive os seguintes dados em 20/9:

 

1995 - 8° / 15°

1996 - 16,4° / 27,4° (no dia seguinte máxima de 29,9°, a maior do mês)

1997 - 16,7° / 20,4°

1998 - 14,3° / 17,4°

1999 - 15,5° / 25,2°

2000 - 14,2° / 27,8° (máxima e maior amplitude do mês: 13,6°)

2001 - 14,8° / 26,1° (maior amplitude do mês: 11,3°)

2002 - 10,6° / 17,4°

2003 - 13,4° / 21,4°

2004 - 16,9° / 24,4°

2005 - 15,0° / 22,3°

2006 - 16,4° / 19,4° (menor amplitude do mês: 3,0°; não tenho o dado do dia 30)

2007 - 15,5° / 17,9° (segunda menor amplitude do mês: 2,4°)

2008 - 14,3° / 20,9°

2009 - 11,6° / 21,9°

2010 - 12,9° / 27,2° (máxima e maior amplitude do mês: 14,3°)

 

Resumo: o 20/9 é sempre mediano. Nada de frio ou calor. Apenas o dado de 1995 indica um dia frio. O feriado foi criado naquele ano pelo governo Britto. Detalhe: foi decretado no dia 18, um segunda-feira, parando o Estado no dia 20. Nesse dia teve o jogo Inter X Goiás no Beira-Rio, partida em que estreou o saudoso Gamarra!! Empatamos em 1 X 1. Tinha sol, mas um minuano gelado. No dia seguinte tive mínima de 6°, a menor do mês em 95.

 

Hoje tive mínima de 13,8°. Agora faz 15,6°. Nublado.

 

Abraços históricos!

 

Bah

belos registros. Agora, se lembrar do Gamarra é algo incrível. É o zagueiro que nos falta agora.

Esse mes de setembro está dentro da normalidade. o que vejo é uma probabilidade de termos algo um pouco mais forte no final de setembro início de outubro.

Link to comment
Share on other sites

CAIO, O INPE, 15 DIAS, ESTÁ ÓTIMO, TANTO QUE TENHO FEIO PREVISÕES COM BASE NELE, PRIMEIRA VEZ EM 10/12 ANOS.

 

O Global é bom, mas longe de ser uma Brastemp. Até poucos dias atrás ele colocava neve no sábado. E o que ocorrerá? O mesmo que dezenas de vezes no inverno.

 

Não me fio tanto assim neste modelo...

Link to comment
Share on other sites

O CPTEC está dando um forte ciclone na altura no litoral de SC se formando na sexta-feira para o sábado e puxa uma alta de 1034 mb sobre o Prata e o oceano. Muita chuva em SC e no PR. Pelo quadro deve esfriar no Sudeste e mesmo no Nordeste. O sistema se forma bem ao norte!!

 

Agora faz 13,9° com 85% e limpando o tempo.

Link to comment
Share on other sites

O feriado de 20 de setembro aqui em POA foi com cara feia. Choveu bem de manhã com temperatura na casa dos 13C. À tarde o tempo ficou apenas encoberto e a temperatura subiu cerca de 2C, atingindo um pico máximo de 15,9C. Agora faz 13C na maioria das estações do Metroclima.

 

A média do mês até agora está em 15,6C, isto é, uma anomalia de -0,8C. Estamos caminhando a passos largos para 5º mês consecutivo de anomalia negativa na cidade.

Link to comment
Share on other sites

2012 Ice Age

 

Passa quinta à noite no Syfy Channel

Embora esse trailer tenha mostrado algo totalmente Trash, se eles explorarem bem a idéia de se fazer uma série tipo living on an ice age, seria algo bem interessante.

 

Aquele de 2004, "O dia depois de amanhã" foi bem feito na minha opinião, e mostrava a questão de modo científico, dentro das limitações de um filme hollywoodiano, que cá pra nós, se for muito científico, não dá bilheteria.

Fiquei curioso pra assistir esse novo, mas não tenho esse Syfy no meu pacote aqui em casa... :sad:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

2012 Ice Age

 

Passa quinta à noite no Syfy Channel

Embora esse trailer tenha mostrado algo totalmente Trash, se eles explorarem bem a idéia de se fazer uma série tipo living on an ice age, seria algo bem interessante.

 

Aquele de 2004, "O dia depois de amanhã" foi bem feito na minha opinião, e mostrava a questão de modo científico, dentro das limitações de um filme hollywoodiano, que cá pra nós, se for muito científico, não dá bilheteria.

Fiquei curioso pra assistir esse novo, mas não tenho esse Syfy no meu pacote aqui em casa... :sad:

 

Sds.

Concordo! O The Day After Tomorroy foi muito bom. Era factível na questão científica. Agora, esse, putz..... É intragável ver um mega glaciar vir "voando" sobre cidades americanas....

Link to comment
Share on other sites

Comparativo de algumas cidades, menor máxima de agosto:

Canela 6º

Soledade 6.9º

Bento Gonçalves 7.5º

Lagoa vermelha 7.8º

Vacaria 7.9º ????

Passo Fundo 9.2º(ainda querem dizer que não há diferença...)

 

PH, e o q dizer de Rio Negrinho, q registrou maxima de 6,4°C??

:bomb:

 

No mesmo dia 22/08 segundo o INMET, registramos mínima de 3,7º e máxima de 7,5º (a mesma de Bento) com chuva, na minha estação não passou de 6,8º!!!

Acho q o Bruno estava aqui ainda e lembra. :good2:

O que dizer???

Link to comment
Share on other sites

Tempo bom por aqui e 11,5°. Vamos amanhecer com 9° na área urbana e em torno de 7° nos locais mais frios.

 

Comparativo de algumas cidades, menor máxima de agosto:

Canela 6º

Soledade 6.9º

Bento Gonçalves 7.5º

Lagoa vermelha 7.8º

Vacaria 7.9º ????

Passo Fundo 9.2º(ainda querem dizer que não há diferença...)

 

PH, e o q dizer de Rio Negrinho, q registrou maxima de 6,4°C??

:bomb:

Genocídio.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, hoje começou quente com 16,7 e muitas nuvens / encoberto. Ponderada do mês segue em aprox. 16,4 o que coloca este mês como abaixo da média da semi-normal 2001-2010. :good2:

O siberiano Eta 20 coloca 4,5 pra cá no início da próxima semana. Considerando que as mínimas aqui em Mauá ficam um pouco acima do previsto pelo Eta, ainda assim vislumbro uns 6,X o que ficaria pau-a-pau com as maiores porradas frias do ano. O porém fica por conta do impacto do sistema nos pontos mais altos do Sul e da Mantiqueira... :hang1: as culturas tendem a não agradecer...

Link to comment
Share on other sites

Estava em Ctba, Rodrigo! Foi o dia todo entre 6C e 7C! Tava gelado!!

 

Em junho e julho a serra gringa aqui do RS teve tardes de 3C.

 

Sobre Bento, é uma cidade de clima bem modesto para os padrões da serra gaúcha, pois a área urbana da cidade varia entre 400 e 670 metros de altitude.

 

Verdade, Bruno...mas aquelas diversas baixadas e vales que existem entre Bento e Garibaldi devem registrar belos valores no inverno...

Link to comment
Share on other sites

Com certeza, Diego!

 

Bento é uma bela região, principalmente o Vale dos Vinhedos. Em alguns locais dá para se sentir na Toscana. O terreno ondulado em declive para o norte tem milhares de microcimas. Há vinícolas em altitude de até 200 metros. Outras chegam perto dos 600 metros, mas a grande maioria está ao redor dos 400 metros/500 metros. Esse terreno é ideal para o cultivo da vinha, pois traz muita amplitude térmica para o local. Tardes quentes e noites frias são rotina no local. Quando estive lá no início de agosto, peguei uma tarde de 23C, porém de noite na hora de sair para jantar estava ao redor de 11C no carro já.

Link to comment
Share on other sites

Top *10* do dia - Mais frias:

 

01-SC Urupema: 00,5

02-SC Bom Jardim da Serra: 02,0

03-RS São José dos Ausentes: 03,0

04-SC São Joaquim: 03,2

05-RS Bagé: 04,0

06-RS Vacaria: 04,4

07-RS Bom Jesus: 04,6

08-RS Quaraí: 05,1

09-RS Jaguarão: 05,3

----PR General Carneiro: 05,3

 

Dados* Inmet, Epagri Ciram

 

RS: 06

SC: 03

PR: 01

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Continua chamando a atenção nos modelos de longo prazo a insistência e convergência acerca da aproximação de um intenso anticiclone polar pelo pacífico sul em 240h. Até o momento as prinicipais rodagens mostram os efeitos mais pronunciados ocorrendo ao sul do continente por conta do bloqueio exercido pelo ar seco tropical no Brasil Central. Padrão observado em setembro nas últimas erupções polares. Contudo, algumas rodagens já mostraram algum avanço mais significativo sobre o Brasil ocorrendo nos primeiros dias de outubro, o que poderia vir a ser uma significativa onda de frio para a época do ano. O Global, como de costume, sugere algo muito extremado e até com neve. O GFS varia entre rodadas de forte avanço e de bloqueio sobre o Brasil. Até lá o padrão observado em setembro deve predominar, mantedo as médias abaixo da normal, quiçá sendo o mês com maior desvio negativo em muitas localidades do Sul do Brasil. Incrivelmente temos grandes chances de um mês de setembro sem uma forte e prolongada onda de calor.

 

Não custa destacar que a despeito do fortíssimo bloqueio do ar quente e seco tropical, os índices globais estão muito favoráveis ao ingresso de ar frio pelo continente. E que em tempo de mergulho profudo do pacífico, no ano passado tivemos pulsos de ar frio muito significativos em outubro responsáveis por severas geadas nos pomares de maçã. A AAO , a SOI, o Pacífico e o Atlantico estão em uma situação absolutamente favorável e a entrada de bolsões de ar frio pelo cone-sul. Para os produtores deve soar o alerta de um mês de riscos pela frente.

 

Para finalizar: recomendo uma olhada na última rodada do Global 00Z de longo prazo. Confirmada (o que acho muito improvável) teríamos uma tragédia para muitas culturas no Sul do Brasil. Mas a tendência por este e por outros modelos é de novos avanços de ar FRIO!

Link to comment
Share on other sites

Quero agradecer o PH e família pela recepção e hospitalidade dispensada a mim dia 19 e 20. Pude prestigiar o feriado com muito entusiasmo e satisfação. A chuva foi pouca, aproveitei bastante e até me pilchei... PH, sempre que quiser, conte comigo. Estou sempre a sua disposição.

No feriado do 20 de setembro não choveu pela manhã em Soledade e no meio da tarde saiu o sol. Fiz um ótima viagem!

 

Aos poucos vou retornando ao BAZ.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

GFS segue com a ideia da formação de uma baixa sobre o PR, possivelmente causando chuva forte no sábado (estamos precisando) e se transformando em ciclone extratropical na costa de SP e RJ, bem atípico. No que isso pode dar?

 

Pelo visto, Curitiba terá uma máxima espetacular na segunda-feira!

Frio porrada para o Sudeste (pelo menos as mínimas) e mesmo na Bahia. Com uma mp sendo jogada sobre a região, nosso amigo Luccicurita terá sua esperada mínima! :good2:

 

Além de alguma chuva no centro do país, mais do que urgente!!

 

Aqui deu mínima de 10,8°. Tivemos nevoeiro e estratus, o que segurou a mínima. Agora faz 17,0° com 79% e venta de O e NO.

 

Abraços ciclônicos!

Link to comment
Share on other sites

Continua chamando a atenção nos modelos de longo prazo a insistência e convergência acerca da aproximação de um intenso anticiclone polar pelo pacífico sul em 240h. Até o momento as prinicipais rodagens mostram os efeitos mais pronunciados ocorrendo ao sul do continente por conta do bloqueio exercido pelo ar seco tropical no Brasil Central. Padrão observado em setembro nas últimas erupções polares. Contudo, algumas rodagens já mostraram algum avanço mais significativo sobre o Brasil ocorrendo nos primeiros dias de outubro, o que poderia vir a ser uma significativa onda de frio para a época do ano. O Global, como de costume, sugere algo muito extremado e até com neve. O GFS varia entre rodadas de forte avanço e de bloqueio sobre o Brasil. Até lá o padrão observado em setembro deve predominar, mantedo as médias abaixo da normal, quiçá sendo o mês com maior desvio negativo em muitas localidades do Sul do Brasil. Incrivelmente temos grandes chances de um mês de setembro sem uma forte e prolongada onda de calor.

 

Não custa destacar que a despeito do fortíssimo bloqueio do ar quente e seco tropical, os índices globais estão muito favoráveis ao ingresso de ar frio pelo continente. E que em tempo de mergulho profudo do pacífico, no ano passado tivemos pulsos de ar frio muito significativos em outubro responsáveis por severas geadas nos pomares de maçã. A AAO , a SOI, o Pacífico e o Atlantico estão em uma situação absolutamente favorável e a entrada de bolsões de ar frio pelo cone-sul. Para os produtores deve soar o alerta de um mês de riscos pela frente.

 

Para finalizar: recomendo uma olhada na última rodada do Global 00Z de longo prazo. Confirmada (o que acho muito improvável) teríamos uma tragédia para muitas culturas no Sul do Brasil. Mas a tendência por este e por outros modelos é de novos avanços de ar FRIO!

 

Caio, tava dando uma olhada no histórico de POA. A última vez que tivemos tantos meses com anomalias negativas seguidas foi em 1976. Aquele ano teve os 12 meses de com anomalia negativa. Algo impressionante. Pelos teus análogos, estamos num período muito parecido com aquele 1975/1976. Se isso ocorrer, estes 5 meses de anomalia negativa seguidos em POA em 2011 são apenas a ponta do iceberg.

Link to comment
Share on other sites

Top *10* do dia - Mais frias:

 

01-SC Urupema: 00,5

02-SC Bom Jardim da Serra: 02,0

03-RS São José dos Ausentes: 03,0

04-SC São Joaquim: 03,2

05-RS Bagé: 04,0

06-RS Vacaria: 04,4

07-RS Bom Jesus: 04,6

08-RS Quaraí: 05,1

09-RS Jaguarão: 05,3

----PR General Carneiro: 05,3

 

Dados* Inmet, Epagri Ciram

 

RS: 06

SC: 03

PR: 01

 

1,3°C S.JOAQUIM/EPAGRI.....O QUE FAZ UM COTOVELO.....URUPEMA, 0,4°C, 2,6 CLIMATERRA.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre RS - anomalias 2011:

 

Jan11: +01,0

Fev11: -00,1

Mar11: -00,3

Abr11: +00,1

Mai11: -00,3

Jun11: -00,6

Jul11: -01,5

Ago11: -00,9

Set11: -01,2

 

Buenos Aires Arg

 

Jan11: +00,6

Fev11: +00,1

Mar11: +00,7

Apr11: +01,4

Mai11: +00,6

Jun11: +00,8

Jul11: -00,1

Ago11: -00,8

 

 

Duas considerações sobre estes excelentes dados trazidos pelo Carlinhos:

 

1- POA está com apenas dois meses do ano com anomalia positiva, sendo que um deles foi de +0,1C (abril).

2- Buenos Aires não apresenta o mesmo padrão de anomalias. Tendo em vista a dinâmica similar à POA, entendo ser mais uma cidade com forte influência da urbanização sobre as suas médias. POA, para quem não conhece, tem a sua estação dentro do enorme Jardim Botânico e longe do centro. Se o mesmo fosse verificado em Bs. As., penso que haveria anomalias negativas também por lá.

Link to comment
Share on other sites

NA PREVISÃO QUE MANDO PARA OS CLIENTES, JÁ AVISEI DE INTENSA ONDA DE FRIO NO COMEÇO DE OUTUBRO.

 

O PADRÃO USA VAI SEGUINDO.

 

SE CONFIRMAR METADE O ESTRAGO JÁ SERÁ GRANDE!!!

 

Se a previsão de outubro se confirmar (dias com média de 11C/12C em POA), vou começar a acreditar no Global Cooling :mosking:

 

 

Canela teria dias com quanto então?? hehehe...

Como está a Serra gaúcha nesse panorama? Será que tb está abaixo da média?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

este frio tardio será um desastre para a agricultura.

agora, fuga do post: alguns diziam que o dolar tinha que subir, que estava ruim para exportar; o dolar subiu e agora tão dizendo que é ruim...vai entender estes economistas!!!

aqui um diz que iniciou com problemas no aeroporto e agora abriu de vez.

tive 9,5°C aqui em casa.

setembro será de anomalias negativas novamente.

interessante ver que a neve já se manifestou na Europa, coisa que há alguns anos estava super ´difícil de ocorrer.

Link to comment
Share on other sites

Caio, tava dando uma olhada no histórico de POA. A última vez que tivemos tantos meses com anomalias negativas seguidas foi em 1976. Aquele ano teve os 12 meses de com anomalia negativa. Algo impressionante. Pelos teus análogos, estamos num período muito parecido com aquele 1975/1976. Se isso ocorrer, estes 5 meses de anomalia negativa seguidos em POA em 2011 são apenas a ponta do iceberg.

 

Bruno, um segundo mergulho mais profundo do La Nina (como sugerido pelo CFS) aliado a uma mudança no ciclo da AMO (que está em fase positiva desde 1995 e tende a declinar) poderia trazer de volta os períodos mais frios sob La Nina observados nas décadas passadas. PDO negativa + AMO negativa + La Nina seria uma combinação gelada para o clima terrestre. A tudo isso soma-se um possível mínimo de Dalton ocorrendo nas próximas décadas.

Link to comment
Share on other sites

este frio tardio será um desastre para a agricultura.

agora, fuga do post: alguns diziam que o dolar tinha que subir, que estava ruim para exportar; o dolar subiu e agora tão dizendo que é ruim...vai entender estes economistas!!!

aqui um diz que iniciou com problemas no aeroporto e agora abriu de vez.

tive 9,5°C aqui em casa.

setembro será de anomalias negativas novamente.

interessante ver que a neve já se manifestou na Europa, coisa que há alguns anos estava super ´difícil de ocorrer.

 

Uma vez Donald Trump disse que Wall Street é o único lugar do mundo onde pessoas que vão de metrô até o trabalho para dar conselhos financeiros para pessoas que vão de Limousine até elas :laugh: Isso de certa forma, reflete a realidade da maioria dos economistas.

 

Hoje um dia seco e muito agradável primaviril, faltando apenas 2 dias para terminar o inverno astronômico, temp na casa dos 22/23°C. A primavera é a melhor estação do ano na minha opinião em termos de conforto.

Link to comment
Share on other sites

este frio tardio será um desastre para a agricultura.

agora, fuga do post: alguns diziam que o dolar tinha que subir, que estava ruim para exportar; o dolar subiu e agora tão dizendo que é ruim...vai entender estes economistas!!!

aqui um diz que iniciou com problemas no aeroporto e agora abriu de vez.

tive 9,5°C aqui em casa.

setembro será de anomalias negativas novamente.

interessante ver que a neve já se manifestou na Europa, coisa que há alguns anos estava super ´difícil de ocorrer.

 

Uma vez Donald Trump disse que Wall Street é o único lugar do mundo onde pessoas que vão de metrô até o trabalho para dar conselhos financeiros para pessoas que vão de Limousine até elas :laugh: Isso de certa forma, reflete a realidade da maioria dos economistas.

 

Hoje um dia seco e muito agradável primaviril, faltando apenas 2 dias para terminar o inverno astronômico, temp na casa dos 22/23°C. A primavera é a melhor estação do ano na minha opinião em termos de conforto.

AQUI É O VERÃO!!!
Link to comment
Share on other sites

Enquanto o GFS e o Europeu ainda apontam uma área de baixa pressão bem menos organizada em 72/96h frente a costa do Sudeste do Brasil, o Global e o ETA continuam insistindo em um sistema bem mais organizado, fechado e instável. Discordância expressiva há poucas horas da entrada da frente fria que deve se desenvolver em uma área de baixa pressão pelo Paraguai com bem observa o NOAA. Destaca-se também a questão do ponto de orvalho alto que favorecerá a convecção na entrada da frente, o que poderá ocasionar bons volumes na passagem do sistema ao longo do Paraguai, MS, MT, PR, SC, SP e partes de GO, DF e MG.

 

THE DEEP TROUGH PATTERN WILL FAVOR CYCLOGENESIS/FRONTOGENESIS...WITH A LOW TO FORM OVER SOUTHEAST PARAGUAY/MESOPOTAMIA VALLEY IN ARGENTINA BY 36-48 HRS. THE LOW WILL GRADUALLY PULL OFF THE SOUTHEAST COAST OF BRASIL...WHILE THE ASSOCIATED FRONT ACCELERATES ACROSS PARAGUAY TO MATO GROSSO DO SUL/NORTHERN BOLIVIA BY 72 HRS. DEW POINT TEMPERATURES NORTH OF THIS FRONT ARE TO PEAK AROUND 18-21C. THIS WILL FUEL CONVECTION...WITH MODELS SHOWING RISK OF A MESO SCALE CONVECTIVE SYSTEM FORMING ACROSS PARAGUAY-MESOPOTAMIA VALLEY IN ARGENTINA AND THE SOUTHERN STATES OF BRASIL BY 36-60 HRS.

 

Já a erupção de uma alta pressão polar marítima na sequência aparece num cenário convergente, que ao certo permitirá a manutenção de dias amenos e noites frias nas porções a leste do centro-sul do Brasil. Garantia de um setembro bem abaixo da média em muitos locais do Sul do Brasil. Novamente a Mantiqueira deverá ser um dos locais com as menores mínimas. Caso a baixa projetada pelo cenário do ETA prevaleça, espero um resfriamento ainda mais consistente do que o Europeu e o GFS apontam a oeste do MS e MT, podendo causar até uma leve friagem no AC e RO.

 

Apesar do frio mais extremado que não seria um bom cenário a esta altura do campeonato para algumas culturas no Sul, o cenário do ETA com o ciclone mais profundo e organizado seria muito mais benéfico as áreas castigadas pela forte seca no interior do Brasil. Além das instabilidades o avanço mais rápido da frente seria bem agressivo sobre as áreas duramente atingidas pelo bolsão seco no caso de um ciclone mais profundo na costa do sudeste do Brasil. Tomara que o ETA e o Global acertem, mas siceramente vejo uma convergência maior para um sistema mais desorganizado e menos profundo sobre a costa do sudeste. Não custa torcer!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.