Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - SETEMBRO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

MANTENDO O QUADRO DE PLENA LA-NINA, COMEÇAREMOS A TER PROBLEMAS DE ÁGUA DE NOVEMBRO OU DEZEMBRO EM DIANTE.

 

Se janeiro no sul do Brasil tiver semelhança com Julho nos E.U.A, poderemos ter um dos janeiros mais quentes ever, aliado a precipitações irregulares e localizadas, e até estiagem... Agosto foi seco também nos E.U.A, e tórrido em algumas partes!

Tomara que dessa vez o padrão americano "falhe"... :mosking:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 952
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Realmente impressionante a diferença entre estes dois pontos de medição na capital paulista. Imaginem então como não é no centrão

de SP, ali na 25 de Março. Deve ser bem raro baixar dos 10ºC lá.

 

E uma mudança abrupta foi registrada em SP na última hora: A temperatura caiu de 33ºC para 19ºC em apenas 1 hora ! :shok:

Tal mudança também será verificada amanhã em Juiz de Fora, quando deve chover no início/meio da noite de amanhã.

 

 

foi realmente o contraste do calor na hora do almoço, para a temperatura amena na hora de sair do escritório.

Link to comment
Share on other sites

Realmente impressionante a diferença entre estes dois pontos de medição na capital paulista. Imaginem então como não é no centrão

de SP, ali na 25 de Março. Deve ser bem raro baixar dos 10ºC lá.

 

E uma mudança abrupta foi registrada em SP na última hora: A temperatura caiu de 33ºC para 19ºC em apenas 1 hora ! :shok:

Tal mudança também será verificada amanhã em Juiz de Fora, quando deve chover no início/meio da noite de amanhã.

 

 

foi realmente o contraste do calor na hora do almoço, para a temperatura amena na hora de sair do escritório.

 

Pra baixar dos 10 no centrão, só com advecção mesmo... porque com frio de radiação Marsi soca! É normal dar diferenças de quase 10 nas mínimas entre Marsi e a estação que o Cge tem (ou tinha, sei lá) na Consolação, em situações de frio por radiação. E como muitas vezes a advecção de ar frio se dá com céu carrancudo, mínimas sub-10 no centrão dependem do trio:

céu claro+advecção fria+ar polar forte

Link to comment
Share on other sites

Com setembro indo para o seu final com uma nova erupção de ar frio marítima neste momento, contribuindo para a manutenção de um quadro de anomalias negativas, o que podemos antecipar para outubro?

 

E o La Nina vai se firmando rumo ao Threshold:

 

23/09/2011 12Z

 

ENSO2309.png

 

 

sst_anom_new.gif

 

 

A SOI vai contribuindo:

 

16/09 6.48

17/09 20.68

18/09 24.72

19/09 17.29

20/09 17.59

21/09 13.61

 

 

E a AAO novamente com tendência de queda nesta incrível fase negativa:

 

aao-1.gif

 

 

A última leitura de Nino 1+2 indica anomalia de -1.0oC e segue em queda.

 

 

CFS indica outubro (e também novembro!) abaixo da média mais a leste. Tendência já observada em setembro por conta de uma dinâmica de erupções de ar frio marítimas.

 

cfs2409.gif

 

 

Outubro tem mais chances de ser outro mês abaixo da média em grande parte do Sul do Brasil, especialmente na metade leste. O mês das CCM'S preocupa justamente pela junção: canal de umidade mais ativo do Paraguai + umidade da circulação de anticiclones marítimos.

Link to comment
Share on other sites

Top *10* - As mais frias do dia (24/09):

 

01-SC São Joaquim: 06,7

02-RS São José dos Ausentes: 06,9

03-SC Monte Castelo: 07,0

04-SC Urupema: 07,8

----SC Major Vieira: 07,8

----RS Uruguaiana: 07,8

07-PR General Carneiro: 08,0

08-SC Bom Jardim da Serra: 08,1

09-SC Papanduva: 08,2

10-SC Três Barras: 08,3

 

Dados* Inmet, Epagri

 

RS: 02

SC: 07

PR: 01

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aqui em Curvelo e na maior parte de Minas não há nem sinal de chuva e as imagens de satélite mostram um enfraquecimento das áreas de instabilidade.

Espero que de agora até o fim da tarde esse quadro se inverta, pq a situação já começa a ficar complicada por aqui. :cray:

 

É verdade. Nosso período de estiagem costuma ir de finais de Maio a início de Setembro. O problema é que Setembro já está acabando e praticamente não choveu

em muitas cidades do estado. Algumas cidades estão mesmo "em branco" ainda neste mês ! A estiagem está mais forte este ano.

 

Pra baixar dos 10 no centrão, só com advecção mesmo... porque com frio de radiação Marsi soca! É normal dar diferenças de quase 10 nas mínimas entre Marsi e a estação que o Cge tem (ou tinha, sei lá) na Consolação, em situações de frio por radiação. E como muitas vezes a advecção de ar frio se dá com céu carrancudo, mínimas sub-10 no centrão dependem do trio:

céu claro+advecção fria+ar polar forte

 

Quando fui a São Paulo em Outubro do ano passado, uma forte massa de ar frio estava influenciando o tempo. Resultado é que eu fui no terraço do edifício Itália e quase congelei

lá em cima. Estava nublado e muito ventoso, temperatura por volta dos 13 graus no centro. Advecção purinha. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Estou aqui no Rio, vim completamente despreparado e estou passando frio aqui na região da Barra. Venta muito frio, nao deu praia, tempo nublado. Saco, achei que me livraria do frio de SP esse final de semana! Hoje tem os chili pepers, vamos ter que esquentar... Tem alguem por aqui hoje tbem?

Link to comment
Share on other sites

É, definitivamente não tem mais jeito de chover por aqui. Tivemos hj 35°C e 13% de umidade.

Não dá mais para confiar nas previsões do tempo, na quinta-feira olhei as previsões para a minha região e lá estava marcando bastante chuva para hoje e amanhã e no entanto,praticamente nem tivemos nuvens por aqui hj. De certa forma mesmo se tratando de PREVISÃO DO TEMPO, chega a ser um absurdo os Institutos de Meteorologia errarem previsões de apenas 3 dias para frente.

Link to comment
Share on other sites

Quanto tempo ainda demorará para o Carlos postar apavorado que está preocupado com o baixo movimento do BAZ, que é necessária uma mudança drástica na estratégia do fórum, etc...? Afinal, estamos no final de setembro/início de outubro!! É sempre nessa época ele que vem com esse papo! :mosking:

 

Hehe..So vc Bruno..Acho que já aprendi..O que estou realmente empolgado é qto esta estação de Bom Jardim da Serra...Se os Maias estiverem errados , esta estação vai surpreender a todos aqui.. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Mas que Domingo frio em Curitiba..01 e meia da tarde, chove com 12 graus..junto com Nova Friburgo no rio...são as cidades mais frias do País no momento.

 

A campeã do dia foi São Joaquim (Cetrejo), lá bateu apenas 01,7

 

Aqui na Baixada Santista chuvisco, 19 graus e um vento de 40km/h aqui na orla..!!!

Link to comment
Share on other sites

Mas que Domingo frio em Curitiba..01 e meia da tarde, chove com 12 graus..junto com Nova Friburgo no rio...são as cidades mais frias do País no momento.

 

A campeã do dia foi São Joaquim (Cetrejo), lá bateu apenas 01,7

 

Aqui na Baixada Santista chuvisco, 19 graus e um vento de 40km/h aqui na orla..!!!

 

As pessoas estão impressionadas com o frio desta tarde. 14:20 e continua 12°!

Faz uma tabelinha das mais frias desta tarde Carlos!

Link to comment
Share on other sites

Boa mínima de 11,7ºC por aqui. Choveu menos que o esperado, na realidade Setembro vai fechando com bem menos

chuva do que a normal para MG. A estiagem vai se prolongando, e os incêndios vão aumentando...

 

Renan, mas no caso específico de Juiz de Fora, e da zona da mata mineira em geral, onde chove mais, dá pra dizer que estariam também sob estiagem?

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Mas que Domingo frio em Curitiba..01 e meia da tarde, chove com 12 graus..junto com Nova Friburgo no rio...são as cidades mais frias do País no momento.

 

A campeã do dia foi São Joaquim (Cetrejo), lá bateu apenas 01,7

 

Aqui na Baixada Santista chuvisco, 19 graus e um vento de 40km/h aqui na orla..!!!

 

As pessoas estão impressionadas com o frio desta tarde. 14:20 e continua 12°!

Faz uma tabelinha das mais frias desta tarde Carlos!

 

Pois é, eu nem tinha visto na previsão esse frio durante a tarde! Essas mps marítimas quando estacionam sobre o leste da região sul são fatais em Curitiba. O problema é que acabou com o domingo da galera, 12C e chuva no domingo, ninguém merece hehehe...

A única coisa que faltou nesse setembro, foi uma mp continental e intensa como a set/2008, mas aí é querer demais, já que miolo do inverno foi bom esse ano!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Estou aqui no Rio, vim completamente despreparado e estou passando frio aqui na região da Barra. Venta muito frio, nao deu praia, tempo nublado. Saco, achei que me livraria do frio de SP esse final de semana! Hoje tem os chili pepers, vamos ter que esquentar... Tem alguem por aqui hoje tbem?

 

Caramba, frio no Rio praticamente em outubro!!!

Eu peguei frio assim por lá em julho de 2004, fiquei uma semana praticamente sem ir na praia, e um dia encarei o vento gelado, mas não tinha carioca nenhum na praia, só turistas!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Domingo - Menores Máximas :

 

Tapiraí SP: 12,8

São Paulo SP (Marcilaq): 13,0

Curitibanos SC: 13,8

Curitiba PR: 13,9

Itaiópolis SC: 14,2

São Lourenço da Serra SP: 14,4

Urupema SC: 14,5

Inacio Martins PR: 14,5

Apiaí SP: 14,5

Rio Negrinho SC: 14,6

Timbé do Sul SC: 14,7

São José dos Ausentes RS: 14,9

Nova Friburgo RJ: 14,9

Campo Belo do Sul SC: 15,1

Santa Teresa ES: 15,1 (Maxima na mdrugada, nesta tarde 14,0)

Campos do Jordão SP: 15,2

Lebon Régis SC: 15,3

Bom Jardim da Serra SC: 15,7

Barra do Turvo SP: 15,8

São Joaquim SC: 16,0

Capão Bonito SP: 16,4

Monte Verde MG: 16,4

Santos SP: 18,8

São Paulo SP (Mirante de Santana): 19,0

Link to comment
Share on other sites

Carlos e pessoal...em Campo Alegre a máxima foi de apenas 12,3 graus hoje!!! Céu nublado, pelo menos é o que pude constatar olhando para a serra aqui do meu ap. Em Joinville ficou nublado com pequeníssimas aparições de sol, sobretudo pela manhã. Máxima de confortáveis 20,6 graus...

 

Hoje foi daqueles dias que entendo porque Joinville é muito nublada. Grande parte da cidade coberta por nuvens o dia inteiro. Olhando do meu apartamento, pro oeste (serra), tudo escuro e carrancudo. Olhando para o leste (direção do mar) e sul, tempo parcialmente nublado com céu azul nos extremos.

 

Meus pais, voltando de viagem, falaram que até Barra Velha tinha sol...chegando em Araquari e Joinville, o tempo mudou completamente :laugh:

 

Só que agora a noite temos estrelas no céu e a temperatura está afundando. Tenho apenas 13 graus na zona sul! Se limpar em Campo Alegre também, vai afundar legal. As 19:00, a estação do Faxinal (Happy Field) já marcava 9,2 graus. :good:

Link to comment
Share on other sites

Gamboa, ta muito pop, mas tem boas atracões nos palcos secundários. Na sexta, eu passei quase o tempo todo na região da rock street ouvindo blues de primeiríssima, som que curto muito. Ontem red hot apavorou e capital tambem! Os caras dão um jeito de agregar tudo, tem opções para quem não suporta popzao! Abraços!

Link to comment
Share on other sites

21:00HS:

 

Curitiba: 10ºC

São Paulo: 13ºC

Porto alegre: 15ºC

Florianópolis: 18ºC

Rio de Janeiro: 18ºC

Belo Horizonte: 18ºC

Vitoria: 20ºC

Campo Grande: 22ºC

 

São José dos Ausentes: 08ºC

Vacaria: 09ºC

Canela: 11ºC

Lagoa vermelha: 11ºC

Canguçu: 12ºC

Erechim: 13ºC

 

São Joaquim: 07ºC

Urupema: 08ºC

Bom Jardim da Serra: 08ºC

Campo Alegre: 09ºC

Rio Negrinho: 10ºC

Curitibanos: 10ºC

Itaiópolis: 10ºC

Campo belo do Sul: 10ºC

Joinville: 13ºC

 

Inacio Martins: 10ºC

Ventania: 11ºC

Ponta Grossa: 12ºC

Guarapuava: 13ºC

Londrina: 18ºC

Maringá: 20ºC

 

Campos do Jordão: 09ºC

Tapiraí: 11ºC

Campinas: 14ºC

Santos: 17ºC

Bauru: 18ºC

Link to comment
Share on other sites

Tocando Metallica agora e vendo as estações a temperatura está na casa dos 18°C. Em se tratando de RJ e finalzinho de setembro é uma temperatura considerável!

 

Aqui está em 13.7°C Indaial e 14.1 RBS.

 

ps.: Só eu está estranhando o vocal do James Hetfield essa noite? está meio clean e fino d+..hahaha

Link to comment
Share on other sites

Com todo o respeito, acho muito exagero considerar este inverno "como o mais frio de muitos e muitos anos" como tenho lido e escutado nas rádios de Porto Alegre. Acho que foi frio, tivemos anomalias negativas por aqui. Mas, não vejo nada de "extraordinário". Claro, foi frio e tivemos extremos. O que faltou foi a "normalidade" dos calorões no meio do inverno.

Eu tenho uma opinião de que foi um inverno dos mais frios dos últimos anos. Mas, não " o mais frio".

Aqui, estava frio de manhã, a temperatura baixa. Não pude ver aqui pois não zerei meu termômetro de ontem para hoje.

Agora já tenho 17°C. a temperatura com este ar seco sobe rapidamente.

Certamente, se eu fosse fazer um festival de ROCK não teria muita gente que está tocando agora. Seria melhor chamá-lo simplesmente "festival".

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa a mínima foi de 11,9ºC... friozinho em SP

 

E por aqui, tivemos ontem variação de 12,9 a 18,0. Máxima bem mais elevada que em Marsilac, apesar do tempo com poucas manchas azuis no céu.

 

Hoje na madruga (e até agora) o tempo limpou bem e a temp caiu pra 11,8. Seguimos com poucas nuvens, aproximadamente, desde 2h30 da matina. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Top *10* - As mais frias do dia (26/09):

 

01-SC Bom Jardim da Serra: 01,5ºC

02-RS São José dos Ausentes: 03,4ºC

03-SC São Joaquim: 03,7ºC

04-SP Campos do Jordão: 04,0ºC

05-MG Monte Verde: 04,9ºC

06-SC Urupema: 05,4ºC

07-PR Ventania: 06,1ºC

08-RS Bom Jesus: 06,2ºC

08-RS Vacaria: 06,4ºC

09-RS Lagoa Vermelha: 06,6ºC

----SC Lages: 06,6ºC

 

 

Dados* Inmet, Epagri

 

RS: 04

SC: 04

PR: 01

SP: 01

MG: 01

Link to comment
Share on other sites

Com todo o respeito, acho muito exagero considerar este inverno "como o mais frio de muitos e muitos anos" como tenho lido e escutado nas rádios de Porto Alegre. Acho que foi frio, tivemos anomalias negativas por aqui. Mas, não vejo nada de "extraordinário". Claro, foi frio e tivemos extremos. O que faltou foi a "normalidade" dos calorões no meio do inverno.

Eu tenho uma opinião de que foi um inverno dos mais frios dos últimos anos. Mas, não " o mais frio".

Aqui, estava frio de manhã, a temperatura baixa. Não pude ver aqui pois não zerei meu termômetro de ontem para hoje.

Agora já tenho 17°C. a temperatura com este ar seco sobe rapidamente.

Certamente, se eu fosse fazer um festival de ROCK não teria muita gente que está tocando agora. Seria melhor chamá-lo simplesmente "festival".

 

Essa mesma definição também vale para Floripa. Apesar de que eu acho (não sei em números) que aqui os invernos de 2007 e 2009 não foram a mesma Brastemp que foram em Porto Alegre. O frio ficou bem retido abaixo do paralelo 27/28. Talvez 2011 ainda ganhe por pouco de 07 e 09, tenho que ver melhor os dados...

Link to comment
Share on other sites

Gamboa, concordo contigo. Esse inverno para mim foi menos frio que 2007 e 2009, embora tenha sido mais longo. Este 2011 começou na época normal (meados de maio), porém está acabando mais tarde (final de setembro). Normalmente o inverno porto-alegrense costuma apresentar o seu turning point no início de setembro. Nesse 2011 setembro estava tendo média de julho até por volta do dia 15.

Link to comment
Share on other sites

Boa mínima de 11,7ºC por aqui. Choveu menos que o esperado, na realidade Setembro vai fechando com bem menos

chuva do que a normal para MG. A estiagem vai se prolongando, e os incêndios vão aumentando...

 

Renan, mas no caso específico de Juiz de Fora, e da zona da mata mineira em geral, onde chove mais, dá pra dizer que estariam também sob estiagem?

Sds.

 

Sílvio, aqui geralmente chove mais durante a estiagem do que em locais mais continentais de MG, como BH, Montes Claros, Uberlândia... mas não é muita

diferença, pois as normais de precipitação pra cá indicam 46,6mm para Maio / 20,5mm para Junho / 15,7mm em Julho e 22,5mm em Agosto. Em Setembro esta

chuva já aumenta drasticamente, numa média de 117,5mm para este mês, ou seja, a estiagem geralmente acaba em Setembro aqui. Este ano está maior do que

o esperado, afinal por enquanto só choveu 02,7mm. :negative: :negative:

Link to comment
Share on other sites

Com todo o respeito, acho muito exagero considerar este inverno "como o mais frio de muitos e muitos anos" como tenho lido e escutado nas rádios de Porto Alegre. Acho que foi frio, tivemos anomalias negativas por aqui. Mas, não vejo nada de "extraordinário". Claro, foi frio e tivemos extremos. O que faltou foi a "normalidade" dos calorões no meio do inverno.

Eu tenho uma opinião de que foi um inverno dos mais frios dos últimos anos. Mas, não " o mais frio".

Aqui, estava frio de manhã, a temperatura baixa. Não pude ver aqui pois não zerei meu termômetro de ontem para hoje.

Agora já tenho 17°C. a temperatura com este ar seco sobe rapidamente.

Certamente, se eu fosse fazer um festival de ROCK não teria muita gente que está tocando agora. Seria melhor chamá-lo simplesmente "festival".

 

Essa mesma definição também vale para Floripa. Apesar de que eu acho (não sei em números) que aqui os invernos de 2007 e 2009 não foram a mesma Brastemp que foram em Porto Alegre. O frio ficou bem retido abaixo do paralelo 27/28. Talvez 2011 ainda ganhe por pouco de 07 e 09, tenho que ver melhor os dados...

É verdade. Esse inverno foi marcado por fortes ondas de frio, em particular a do final de junho que trouxe neve e em especial a do início de julho, essa sim a mais forte e prolongada desde 2000. Também tivemos uma porrada no início de agosto.

 

O que chamou a atenção nesse inverno foram as tardes incrivelmente frias com sensação térmica muito baixa. Aqui em POA tivemos pelo menos 4 tardes com 10° ou menos na máxima, sendo 3 com muito vento e nublado e uma chovendo. Sem contar o frio de julho que foi com sol, mas entre 11° e 15° de máxima de acordo com o dia.

 

Depois de 2000, o melhor inverno foi 2007, particularmente para o pampa, o Uruguai e o centro-norte da Argentina.

 

Hoje tive variação de 12,8° a 25,8°. Sol e cirrus. Dia muito bom! Agora faz 17,2° com 73%.

 

Abraços duplos!

Link to comment
Share on other sites

É só avaliar e ver como os ciclos climáticos se comportam.

 

96 - Inverno Gelado

 

97/98 - Invernos fracos.

 

99/00 - Invernos Frios

 

2001/2006 - Invernos fracos ( finalzinho desse ciclo começou o tal do G.W)

 

2007/2011 - Invernos Frios (começo desse ciclo G.W na moda e a todo vapor, e agora começam a falar em Global cooling).

 

O quê os próximos anos nos reservam? manutenção desse ciclo com o modismo do resfriamento global?

 

* Estou falando de um ponto de vista geral e focando mais para SC/RS.

Link to comment
Share on other sites

Pelo menos aqui pra RMSP, o inverno deste ano deu uma tunda em 2009. Vim pra cá apenas em 22/6/9, mas pelo menos o período que comparei, 2011 tve uma cara bem mais invernal. Tanto que este mês tivemos poucos dias de calor, ou seja, do tipo que você já sai de casa sem blusa.

 

Em 2009:

- final de junho: pífio, friozinho apenas básico

- julho: próximo da média, mas com apenas 2 pulsos de frio marcantes, e um resto de mês chocho

- agosto: friozinho bacana só no final do mês, mas sendo frio de ar seco, o que fez com que Marsi tivesse manhãs a 5/6 graus enquanto a Consolação amanhecia com tropicalientres 14/15

- setembro: teve um friozinho bacana só no final do mês, com o resto sendo catastrófico

 

Em 2011:

- maio: regular, boa sensação de frio na 2a quinzena

- junho: :good2:

- julho: mais pra pífio, mas com frio bom na 1a dezena

- agosto: normal, mas com frio forte na 1a semana

- setembro: tá pouca coisa mais quente que um julho normal. Aqui na RMSP, setembro normalmente é muito mais quente que um julho normal.

 

Hoje, amanhecemos com 13,3 mas chegou a 12,3 na madruga.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.