Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JUNHO 2011


Recommended Posts

Mínimas e máximas no aero nos 15 primeiros dias de junho! Eu não ousaria sair de camiseta, he he he!

 

01/jun 3 20

02/jun 6 20

03/jun 7 21

04/jun 9 17

05/jun 4 15

06/jun 5 19

07/jun 11 18

08/jun 8 18

09/jun 6 12

10/jun 6 16

11/jun 1 17

12/jun 6 18

13/jun 2 21

14/jun 8 13

15/jun 8 17

 

Zé, será que na Comendador Araújo, no centro de Ctba, estavam estas mesmas temperaturas? O aero de SJP é bem mais frio que a cidade.

 

A julgar pelos dados o Tutiempo e os dados do link que o Carlos posto (Redemet) a diferença do aero pro Inmet é ridícula. No meio dos prédios, com pouco sol, não creio que a ilha seja tão forte assim. Acho que a ilha pode ser maior, isto sim, no Centro Cívico, onde a avenida Cândido de Abreu, muito larga, é margeada por prédios pouco altos em relação à largura da avenida.

Link to comment
Share on other sites

Temperaturas no aero de Ctba em junho, dia a dia até anteontem, no horário que o Bruno (e o Lofti) tiraram a blusa e ficaram de camiseta pela manhã, ou seja, às 9 da manhã, he he he! Tirando o dia do pré-frontal, eu saí de blusa e casaco (e gorro, por razões óbvias!) todos os dias!

 

Idem... Imagino como é em POA :hysteric: :mosking:

 

Já tinha comentado aqui antes, mas percebo que a ilha de calor urbana em Ctba é muito perceptível. Entrar no Barigui e chegar no Afonso Pena são provas cabais na minha opinião.

 

Carabinholas, mas claro. É a maior cidade do sul do Brasil... Todavia, há diversos bairros que são mais frios que o Barigui e A.P.. Santa Felicidade, Lamenha, Santa Cândida, Bairro Alto, Jardim Social, Ahu, Barreirinha...

 

O que ocorre em Ctba é absolutamente normal, em que há calor mais evidenciado no centro (mas no período citado, nem tanto... :pleasantry: )

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente, duvido MUITO desse valor de Tatuí.

 

Não duvide. O frio atual está mais no sudeste. As condições estão perfeitas para gerar frio em altitude. Asas na imaginação para verificar isso.

 

Gamboa, entendo teu pensamento e estou dando Asas à imaginação heheheh...mas é um valor que destoa demais do resto. Sei do poder do ASAS (vide ano passado). Mas -2ºC é um valor altamente expressivo.

Link to comment
Share on other sites

Temperaturas no aero de Ctba em junho, dia a dia até anteontem, no horário que o Bruno (e o Lofti) tiraram a blusa e ficaram de camiseta pela manhã, ou seja, às 9 da manhã, he he he! Tirando o dia do pré-frontal, eu saí de blusa e casaco (e gorro, por razões óbvias!) todos os dias!

 

Idem... Imagino como é em POA :hysteric: :mosking:

 

Já tinha comentado aqui antes, mas percebo que a ilha de calor urbana em Ctba é muito perceptível. Entrar no Barigui e chegar no Afonso Pena são provas cabais na minha opinião.

 

Carabinholas, mas claro. É a maior cidade do sul do Brasil... Todavia, há diversos bairros que são mais frios que o Barigui e A.P.. Santa Felicidade, Lamenha, Santa Cândida, Bairro Alto, Jardim Social, Ahu, Barreirinha...

 

O que ocorre em Ctba é absolutamente normal, em que há calor mais evidenciado no centro (mas no período citado, nem tanto... :pleasantry: )

 

Abraços

 

Shimutz, não estou querendo realizar "comparações bairristas". Tanto que falo que o que está acontecendo em Ctba, ocorre da mesma forma aqui em POA. É apenas um ponto de vista! E o meu diz que a qualidade do frio não está boa.

 

A questão das áreas verdes de Ctba chamarem a atenção não tem nada a ver com o tamanho da cidade. Curitiba é a maior cidade do sul do Brasil, claro, mas está longe de ser a maior área urbana do sul do Brasil. Aqui em POA não encontro o mesmo destaque para areas verdes não por causa do tamanho da cidade, mas justamente por causa, imagino eu, do tamanho dos parques que temos aqui e por causa da suas localizações. O Parque Moinhos de Vento não é grande o suficiente para trazer grandes diferenças em relação à área densamente urbanizada ao seu redor. O Parque Marinha do Brasil está ao lado do Guaíba e a Redenção está exatamente no meio da cidade. Entretanto, todos os parques que frequentei em Ctba ficavam razoavelmente afastados do centro do cidade: Barigui e Tanguá são exemplos clássicos! Se colocássemos o Barigui exatamente no meio de Porto Alegre onde está a Redenção, acho que não teríamos uma diferença tão grande de temperatura como podemos verificar hoje na sua atual localização em Curitiba.

Link to comment
Share on other sites

durante os próximos dias, o RS terá uma chatice no tempo: chuva chuva e chuva.

o bloqueio se estabeleceu.

Por incrível que pareça, sentiremos mais frio! Pois, a chuva é um fator chato no inverno.

aqui tenho muita água caindo e temperatura de 14.7°C.

Minha seca Bagé já teve 47mm...mas, parece que já parou!!!

Link to comment
Share on other sites

Bruno, em julho de 2000 foi mais frio no Inmet e centro de Curitiba do que no Aero, coloquei os dados ai ontem pra ti. Tem muitos meses que e mais frio no centro do que no Aero.

Na maior parte dos casos a diferenca e minima, menos de 1C na media. Isto porque o Aero esta mais a Oeste, e mais sujeito a MM, o que faz com que em algumas situacoes Curitiba fique mais aberta do que o Aero.

 

Agora uma coisa e certa: 11C de media e frio pra Caramba. Ate em Chicago vao sair de blusa com 11C de media. E a media de alguns meses de inverno em S. Joaquim!

 

O Bruno fez um curso com nosso sumido amigo Vicente Limberger, aquele que so usava bermuda sem camisa no inverno do RS! :laugh: :laugh:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Aqui na Granja Viana, este junho está uma maravilha, com média máxima de 20,03ºC e mínima de 10,13ºC, e 6 mínimas abaixo de 10ºC até o momento. Melhorr até do que o frio junho de 2009. Mas falta o porrete polar, que SP já não sabe o que é desde set/2002.

 

 

Sao Paulo esta -1.8C ou quase isso abaixo da media! Bem melhor que junho/2009 eu acho. Agora so falta mesmo uma onda de frio marcante, pra baixar de 3C no IAG/USP... :good2:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Bruno, em julho de 2000 foi mais frio no Inmet e centro de Curitiba do que no Aero, coloquei os dados ai ontem pra ti. Tem muitos meses que e mais frio no centro do que no Aero.

Na maior parte dos casos a diferenca e minima, menos de 1C na media. Isto porque o Aero esta mais a Oeste, e mais sujeito a MM, o que faz com que em algumas situacoes Curitiba fique mais aberta do que o Aero.

 

Agora uma coisa e certa: 11C de media e frio pra Caramba. Ate em Chicago vao sair de blusa com 11C de media. E a media de alguns meses de inverno em S. Joaquim!

 

O Bruno fez um curso com nosso sumido amigo Vicente Limberger, aquele que so usava bermuda sem camisa no inverno do RS! :laugh: :laugh:

 

Sds.

 

Conheço relativamente também Curitiba. Devo ter estado quase que 10 vezes na cidade, mas ia mais há alguns anos atrás! A urbanização é bem distinta de POA. Mais concentrada. Os bairros mais afastados são repletos de casas, enquanto que em POA tem prédios em praticamente toda a cidade, com exceção apenas da zona sul.

 

Sobre tamanho da cidade e população, obviamente a natureza não considera os limites da cidade para determinar o que é quente ou frio né! Se os limites de POA se estendessem em uns 5km a norte e mais 5km a leste chegaríamos a 2 mi de habitantes, basta juntar Canoas, Alvorada e Viamão para isso. A cidade ficaria mais quente na média?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Junho vai fechar acima da média na metade sul do RS, aliás, bem acima da média.

Quando a coisa parece querer melhorar, vem um baita balde de água fria como a 12Z do GFS.

Se eu visse esse mapa sem datas... http://wxmaps.org/pix/temp8.html , diria que estamos na primeira quinzena de abril.

Sou pessimista, e estou muito mais e não é pra menos, basta ver o que nos espera.

Não acredito em nenhuma onda de frio grande, umas 5 já foram adiadas, adiadas, adiadas....e adiadas. Estaremos em setembro e elas sendo adiadas.

Ontem o Caio trouxe uma lista de anos com ondas de frio espetaculares e outros com frio constante. Aquilo sim era outono/inverno.

2011 saiu pior que a encomenda. Não tenho uma vírgula pra dizer algo de bom, nada. Até a chuva que é muito bem vinda por aqui, quando vem é com calor e abafamento à la dezembro. Rir de quê???

Lamentável!!!!

Link to comment
Share on other sites

Temperatura média em Farroupilha até agora é de 10,6 -1,5. Se os modelos se confirmarem, até o dia 25 a média deve ficar em 12,0 -0,1. Forte tendência de fechar o mês com temperatura ligeirmente abaixo da média por aqui, entre -0,5 e -1 .

Agora faz 13,6 em Farroupilha

http://weather.anselmi.com.br/weather/atual.htm'>http://weather.anselmi.com.br/weather/atual.htm

e 13,9 na Vicentina

http://weather.anselmi.com.br

Link to comment
Share on other sites

Se hoje já está uma temperatura mais alta aqui em Joinville, o que dizer dos próximos dias??? Entretanto, não tenho do que reclamar. Estou em uma região onde frio forte e constante é artigo de luxo, de raríssimos invernos. O clima outonal perdurou por aqui até agora. Muito bom por sinal, com alguns dias de frio considerável, e seco! Só espero que a umidade não suba tanto nos próximos dias, elevando o desconforto térmico.

Link to comment
Share on other sites

Rafael, achei que as últimas rodadas melhoraram legal em relação à perspectiva até o final do mês. Acho que não teremos nenhum episódio de calor significativo. POA não deve passar dos 25C, o que é difícil, mas tem se tornado frequente nos últimos maios e junhos. Canela não deve chegar nem nos 20C. Em compensação, nenhum frio mais significativo. Devemos fechar o mês sem que a linha de 0C em 850hpa tenha cruzado o RS de ponta a ponta. No início do mês ela nos pegou de raspão. Sabe qual foi um junho muito parecido com esse? 2009. Depois disso tu lembra no que deu, né? Como será que andava o teu humor há dois anos atrás? he he he he

Link to comment
Share on other sites

Pessoal...com excessão da 3 ou 4 cidades da serra catarinense...percebo que este junho não será um inverno com destaque em extremos.........mas sim em média ..

 

Este junho está muito frio aqui no sudeste...litoral paulista com minimas medias na casa de 12 graus..por muitos dias seguidos , o que é dificil de acontecer...Ontem estava em Santos com 14 graus as 9 da noite...e muita gente reclamando..!!

 

Na verdade está muito frio ou estamos com ausência de calor..??

Link to comment
Share on other sites

O Europeu 12Z trouze a possibilidade de termos ao menos um mamute nesse junho. Estaria já na grade de 7 dias.

 

Pois e, o maluco do GFS chegou a colar um cavalo pro dia 28, com linha de 0C chegando ao Parana. O problema agora, e que o Europeu e o GFS estao totalmente descasados. Quando um coloca o frio, o outro tira! :sad:

 

Haja coracao!!! :heart:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Sudeste - mínimas:

 

Tatuí SP: -02,0 .....(Vou ligar p/ o Ciiagro pra confirmar isso)

Campos do Jordão SP (Vl Inglesa): 00,0

Campos do Jordão SP (Cptec): 01,0

Caldas MG: 01,7

Monte Verde MG: 02,1

Maria da Fé MG: 03,4

Campos do Jordão SP (Horto): 03,8

Campos do Jordão SP (Conv): 04,0

Itapetininga SP: 04,2

São Lourenço da Serra SP: 04,3

Tapiraí SP: 04,5

São Luis do Paraitinga SP: 04,6

Campos do Jordão SP (Aut): 05,0

Extrema MG: 05,0

Bom Jesus dos Perdões: 05,2

São Roque SP: 05,3

Mandurí SP: 05,3

Juquitiba SP: 05,4

São Miguel do Arcanjo SP: 05,4

Passa Quatro MG: 05,4

Rancharia SP: 06,3

Taubaté SP: 06,4

Descalvado SP: 06,5

Capão Bonito SP: 06,6

Florestal MG: 06,6

 

Capital:

 

Marcilaq: 06,0

Barueri: 08,0

Água Funda - IAG/USP: 08,2

Campo de Marte: 09,0

Guarulhos - Cumbica: 10,0

Mirante de Santana - Conv: 10,7

Mirante de Santana - Aut: 10,8

 

Litoral SP:

 

Guarujá: 10,0

Iguape: 10,5

Barra do Una: 10,6

Peruíbe: 10,8

Caraguatatuba: 10,8

Cananéia: 10,9

Congonhas: 11,0

Itanhaem: 11,5

Juquei: 14,0

Santos: 14,7

Ilhabela: 14,8

 

 

Carlos,

 

Você tem acessos a dados das temperaturas de Visconde de Mauá. Fica a 1.200m de altitude na Serra da Mantiqueira. Vou para lá em Julho e queria acompanhar as temperaturas, se possível.

Link to comment
Share on other sites

MANTENHO O INPE.

 

Corajoso. Cavalo polar já em 120h? Duvido!

 

Fico com o Europeu, mais moderado (no prazo e na intensidade, apesar de excelente) e convergindo para o padrão colocado pela maioria dos modelos globais. A fente não vai passar tão fácil como o Global vem constantemente mostrando. O frio vem, mas lá pra quinta-feira. Porém, quero que o Inpe e o Ronaldo calem a minha boca.

Link to comment
Share on other sites

Bruno, eu não me empolgo mais com modelos, hoje mostra um mamute, amanhã um bicho preguiça.

Sabe como eu me senti hoje? Como se tivessem me colocado numa máquina do tempo sem me avisar, indo direto ao mês de novembro.

Ronaldo, Deus te ouça que o INPE esteja certo, pois se depender do GFS, morreremos de inanição polar.

 

He he he he he!!!

 

Rafael Dable vendo o GFS nos últimos dias :help: :help:

Link to comment
Share on other sites

PARA O CAIO

 

MAIS FRIO E MAIS QUENTES, TRIMESTRE JJA

 

OS QUENTES, JUNHO FOI O GRANDE VILÃO, DA DÉCADA 00.

 

Ronaldo, pra eu fazer o estudo completo preciso dos 5 anos mais frios e os 5 mais quentes de cada mês do trimestre JJA. Igual a tópico sobre "POA esfriando no inverno".

 

OS DADOS ACIMA SÃO AS MÉDIAS DOS 3 MESES MAIS FRIOS E MAIS QUENTES.

 

QUERES O VALOR DO MÊS MAIS FRIO/QUENTE?

Link to comment
Share on other sites

Tenho todo direito de me expressar onde quiser, quando quiser e como quiser, desde que sem ofensas. :rtfm:

Posso ser chato, repetitivo, inconveniente, mas independente de qualquer coisa escrevo minha opinião. Se não gostar é muito fácil, não lê...cada um tem seu jeito e o meu é esse, espontâneo, escrevo o que sinto.

Agora, se me pedirem sem ofensas pra parar de escrever, tudo bem, não escrevo mais.

____________________________________________________________________________________________________

 

PS:Bruno, gostei da piada, hehehe. Vejo 2 vezes ao dia o GFS. :laugh: :mosking: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa foram 16,2 mm acumulados. No INMET foram 15,2 mm. Várias pancadas de chuva e trovoadas. Dia de instabilidade!!!

 

Tive a sorte (ou o azar) de passar pela beira do Guaíba quando a ventania levou a chuva embora. Foi difícil, hehe. Pior que estava numa parte alta e dava para ver direitinho a água desde cima.

 

A chuva estancou a máxima: 16,9° às 10:08. A tarde toda ficou entre 14° e 16°, batendo esse último valor depois que parou de chover e ficou mais claro.

 

Agora faz 14,6° com + de 90%. Não há vento. Pressão em 1013,8 mb. Tempo bom.

Link to comment
Share on other sites

Não somos só nós que temos notado muita variabilidade nos modelos globais. Eu falei que o GFS não valia uma nota de R$ 3,00 depois de 120h, já o NOAA pensa um pouco diferente: 96hs.

 

NOAA:

 

(VALID FROM 00UTC JUNE 17): MODELS CONTINUE

TO MAKE CYCLE-TO-CYCLE CORRECTIONS ACROSS THE ENTIRE DOMAIN. HIGH

VARIABILITY AMONG THE ENSEMBLE MEMBERS INCREASES THROUGH DAY

04...AND PERSISTS BEYOND DAY 06. CONFIDENCE IN THE MEDIUM RANGE

FORECAST IS LOW.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.