Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JUNHO 2011


Recommended Posts

Tempo amazônico na região da campanha para os próximos dias: chuva, calor e aberturas de sol esporádicas.

Nunca imaginei que 2011 seria essa decepção rotunda.

Como observo o tempo e clima, ontem me perguntaram se já tinha negativado aqui na cidade, disse que não e disseram o que eu sempre digo e já escrevi 1000 vezes aqui no BAZ: fiasco!!!!! Metade de junho e nós chupando dedo.

Horizonte sombrio pela frente, frio só em pensamento e fotografia.

Link to comment
Share on other sites

Tempo amazônico na região da campanha para os próximos dias: chuva, calor e aberturas de sol esporádicas.

Nunca imaginei que 2011 seria essa decepção rotunda.

Como observo o tempo e clima, ontem me perguntaram se já tinha negativado aqui na cidade, disse que não e disseram o que eu sempre digo e já escrevi 1000 vezes aqui no BAZ: fiasco!!!!! Metade de junho e nós chupando dedo.

Horizonte sombrio pela frente, frio só em pensamento e fotografia.

 

Cara, o teu pessimismo é recorde aqui no BAZ... Semana que vem devemos ter uma bela continental, que não vai ser o mamute esperado, mas deve trazer mínimas muito baixas em todo o sul! O que tu estaria "falando" a esta altura em 2000...

Link to comment
Share on other sites

Médias Comp.1a Quinzena - Junho 2011:

 

Urupema SC: 04,3

Morro da Igreja SC: 06,0

Cruzeiro SC: 06,5

São Joaquim SC (Climaterra): 06,5

Pericó SC: 06,9

Campos do Jordão SP (Vila Inglesa): 07,0

São Joaquim SC (Conv): 07,2

São José dos Ausentes RS: 07,5

São Joaquim SC (Aut): 07,7

Bom Jesus RS: 08,3

Vacaria RS: 08,3

Campos do Jordão SP (Conv): 08,6

Lages SC: 08,8

General Carneiro PR: 08,8

Campos do Jordão SP (Horto): 09,0

Campos do Jordão SP (Cptec): 09,1

São Mateus do Sul PR: 09,3

Major Vieira SC: 09,3

Caçador SC: 09,3

Monte Verde MG: 09,3

Pico do Couto RJ: 09,4

Curitibanos SC: 09,7

Canela RS: 09,6

Itararé SP: 09,9

Lagoa Vermelha RS: 10,1

Inacio Martins PR: 10,1

Rio Negrinho SC: 10,2

Tapiraí SP: 10,3

Joaçaba SC: 10,6

Castro PR: 10,6

Passo Fundo RS: 10,8

Bento Gonçalves RS: 10,8

Canguçu RS: 10,9

Maria da Fé MG: 10,9

Erechim RS: 11,0

Clevelandia PR: 11,0

Soledade RS: 11,1

Santana do Livramento RS: 11,1

Bagé RS: 11,3

Itapetininga SP: 11,3

Dom Pedrito RS: 11,4

Quaraí RS: 11,6

Chuí RS: 11,6

Caldas MG: 11,9

Santa Maria RS: 12,0

Xanxere SC: 12,3

Extrema MG: 12,3

Apiaí SP: 12,4

Uruguaiana RS: 12,5

Rio Grande RS: 12,7

Nova Friburgo RJ: 12,8

São Roque SP: 13,7

 

Capitais:

 

Curitiba (Aut): 11,8 (-01,5)

Porto Alegre (Aut): 13,1 (-00,8)

São Paulo (Aut-Mirante de Santana): 14,7 (-01,8)........Que venha o ASAS..!!

Florianópolis (Aut): 16,0 (-01,4)

Belo Horizonte (Aut): 18,4 (-00,1)

Brasília (Aut): 19,6 (+00,5)

Rio de Janeiro (Jacarep): 20,3

Goiania (Aut): 21,1

 

Só o sul do RS está meio acima..o resto tá tudo abaixo.....!!!!!!!!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Tempo amazônico na região da campanha para os próximos dias: chuva, calor e aberturas de sol esporádicas.

Nunca imaginei que 2011 seria essa decepção rotunda.

Como observo o tempo e clima, ontem me perguntaram se já tinha negativado aqui na cidade, disse que não e disseram o que eu sempre digo e já escrevi 1000 vezes aqui no BAZ: fiasco!!!!! Metade de junho e nós chupando dedo.

Horizonte sombrio pela frente, frio só em pensamento e fotografia.

 

hahahah Rafael quanto está a anomalia aí na fronteira em +5/+6°? :laugh:

 

Climaticamente falando pra mim o destaque dessa temporada de inverno além de Urupema é claro, é o efeito retardado da La Nina, quando ela estava no ápice (moderada), tivemos um verão muito chuvoso, sem nenhuma geada na serra, e sem uma mp que desse uma trégua para as mínimas nas cidades a nível do mar como é de costume em versões la nina. E agora que o pacífico está dormindo estamos com La Nina a todo vapor, e o mais curioso, muito seco mesmo sem antiaciclones continentais e todos marítmos, vai entender?

 

2011 está sendo uma quebra de paradigmas climáticos.

 

Ontem vendo imagens do jogo pensei que estava em 8/9°C em Montevidéu (calor se comparado com Urupema nesses dias aí) mas dai pensei que poderia ter aquele vento sul gelado. Mas quando vi no Wunderground 14°C no aeroporto da cidade..so me veio a palavra Maricas na cabeça hahaha, não estou torcendo contra o Santos até acho que o clube está mererecendo esse título, mas o Peñarol tbm merece pela garra que tem mostrado.

Link to comment
Share on other sites

Simplesmente incrível a diferença entre Urupema e Morro da Igreja. Corrobora com

os fatos já esclarecidos aqui, de que as baixadas estão dando um show à parte neste

mês, devido ao frio estar seco.

 

Pra mim essa estação de Urupema é um divisor de águas aqui no Brasil! É assustadora a diferença dessa estação em relação as demais, botando M.I no chinelo na média geral. Está com uma média mais fria do que Paris como exemplo. Mas mesmo assim M.I deve ganhar fácil na sensação térmica.

Link to comment
Share on other sites

Esta anomalia da capital catarinense não é em cima da 61/90, mas sim de uma serie unica de muitos anos. Liguei hoje lá no Epagri pra pegar o valor

 

Sinistras as anomalias. Alguém já viu anomalias negativas neste patamar da capital gaúcha a São Paulo em ano de El Nino? Acho que é algo impossível!

Link to comment
Share on other sites

Médias Comp.1a Quinzena - Junho 2011:

 

São Paulo (Aut-Mirante de Santana): 14,7 (-01,8)........Que venha o ASAS..!!

 

Carlos, essa anomalia negativa de SP não foi construída à base de ASAS, mas na base de ingresso de MPs marítimas a todo momento. Com um ASAS instalado, haverá bloqueio, logo não haverá novas MPs. Tu não verá uma alma viva passando frio nas tardes ensolaradas de 24C/25C aí na Faria Lima.

Link to comment
Share on other sites

Médias Comp.1a Quinzena - Junho 2011:

Capitais:

 

Curitiba (Aut): 11,8 (-01,5)

Porto Alegre (Aut): 13,1 (-00,8)

São Paulo (Aut-Mirante de Santana): 14,7 (-01,8)........Que venha o ASAS..!!

Florianópolis (Aut): 16,0 (-01,4)

Belo Horizonte (Aut): 18,4 (-00,1)

Brasília (Aut): 19,6 (+00,5)

Rio de Janeiro (Jacarep): 20,3

Goiania (Aut): 21,1

 

Só o sul do RS está meio acima..o resto tá tudo abaixo.....!!!!!!!!

Ai, ai! Nosso amigo de Livramento vai surtar com esse detalhe no final da análise, hehe. Mas os 11,1° de Livramento parecem estar abaixo da média.

 

Apenas discordo da anomalia de POA. Está na casa de -1,4°. Nossa média em junho não é 13,9°, mas algo como 14,5°. SP está na média de POA, isso no Mirante Santana! Imagina na Zona Sul e em áreas verdes longe do Centro.

 

Essa média vai subir. Agora tenho 23,7° com 50%. É o momento mais quente de junho.

 

Abraços medianos!

Link to comment
Share on other sites

ASAS pode ser bom só pro interior. Em sp tem o fator ilha de calor q nesses dias estraga o clima da cidade. Se ela vier vai botar a média na "média" haha. Nessas últimas semanas tem sido ótimo, dias amenos ou frios, e quando bate 4/5 da tarde a temperatura já vai pra perto de 13 C com muito vento

 

Já em Uberlândia tão fazendo falta as mps continentais...

Link to comment
Share on other sites

ASAS pode ser bom só pro interior. Em sp tem o fator ilha de calor q nesses dias estraga o clima da cidade. Se ela vier vai botar a média na "média" haha. Nessas últimas semanas tem sido ótimo, dias amenos ou frios, e quando bate 4/5 da tarde a temperatura já vai pra perto de 13 C com muito vento

 

Já em Uberlândia tão fazendo falta as mps continentais...

 

E como fazem falta, Camilo, hehehe. Basta olharmos os gráficos do INMET para as cidades mineiras do triângulo, e constatarmos o desastre que está por lá este inverno.

 

Em toda a zona da mata mineira, tem feito um frio considerável neste mês, apesar de nenhum cavalo ter

chegado nem aqui, nem em lugar algum do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Tempo amazônico na região da campanha para os próximos dias: chuva, calor e aberturas de sol esporádicas.

Nunca imaginei que 2011 seria essa decepção rotunda.

Como observo o tempo e clima, ontem me perguntaram se já tinha negativado aqui na cidade, disse que não e disseram o que eu sempre digo e já escrevi 1000 vezes aqui no BAZ: fiasco!!!!! Metade de junho e nós chupando dedo.

Horizonte sombrio pela frente, frio só em pensamento e fotografia.

 

Cara, o teu pessimismo é recorde aqui no BAZ... Semana que vem devemos ter uma bela continental, que não vai ser o mamute esperado, mas deve trazer mínimas muito baixas em todo o sul! O que tu estaria "falando" a esta altura em 2000...

 

 

:laugh: :laugh: :laugh:

Olha Ze, coincidencia ou nao, em Junho de 2000 teve um geadao em Curitiba no dia 20/21 de Junho, bem no solsticio de inverno! Se nao me engano zerou! A campanha naquele ano nao teve grande coisa tambem, mas teve uma onda de frio moderada a forte no final de Maio, que se nao me engano deu alguns flocos na regiao de S. joaquim ou Ausentes. O Ronaldo podia confirmar pra nos.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Esta anomalia da capital catarinense não é em cima da 61/90, mas sim de uma serie unica de muitos anos. Liguei hoje lá no Epagri pra pegar o valor

 

Sinistras as anomalias. Alguém já viu anomalias negativas neste patamar da capital gaúcha a São Paulo em ano de El Nino? Acho que é algo impossível!

 

 

No artigo do professor Peza, que faz uma analogia entre invernos e meses abaixo da media em Sao Paulo capital com a situacao do Pacifico(La-El), utilizando as estacoes do IAG/USP, todos os anos com inverno abaixo da media em Sao Paulo estao nas decadas de 50/60 e 70, com a excecao de 1988, o unico representante das ultimas 3 decadas!

Caio, o artigo e bem detalhado e interessante, mas existem meses isolados em anos de El Nino que tiveram anomalias negativas no sul do Brasil e Sao Paulo. O mais frio em ano de El Nino foi Julho de 1953.

Os anos mais frios em Sao Paulo contando o outono-inverno como um todo foram 1950, 1956, 1962, 1964, 1968, 1971, e 1988.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Hahahahaha, boa Bruno. :laugh:

Se vier um MP continental esse ano, vou escrever aqui sobre o frio, geada, enfim, pra mostrar imparcialidade, hehe.

Tomara que venha, torço ferrenhamente pra isso.

Esse mapa mostra meu descontentamento: http://wxmaps.org/pix/temp8.html . Sul do Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina bem acima da média.

A segunda grade mostra um bom frio, só que a confiabilidade é zero, nula. Meu desespero mora na eterna postergação do friozaço por parte dos modelos.

Link to comment
Share on other sites

Segundo os invernos mais frios em São Paulo postados pelo Silvio, a situação do pacífico era a seguinte nos referidos anos:

 

1950 Nina plena forte

1956 Nina plena

1962 Neutralidade plena com MEI de Nina moderada

1964 Nina plena moderada

1968 Neutralidade vindo de Nina no verão/outono

1971 Nina moderada

1988 Nina forte

Link to comment
Share on other sites

- O Europeu 12Z manteve o pulso polar para quinta, retardando um pouco a entrada da frente.

 

- Esse atraso preocupou um pouco.

 

- O Global do Inpe já coloca a frente entrando na terça (não acredito), seguida de um bolsão bem frio e continental (muito otimista como sempre).

 

- São os dois modelos mais estáveis e otimistas.

 

- O bom e confiável Mbar também indica a frente já na terça, mas tenho os dois pés atrás.

 

- De resto divergência dominando.

 

- GFS e outros estão girando, girando e quase não saindo do lugar. Muito boi na linha (ainda), muita umidade, pouco e insignificante avanço de ar frio nos próximos 7 dias no cone-sul como um todo.

 

- Quem vence a queda de braço? Europeu e brasileiro, ou o padrão americano?

Link to comment
Share on other sites

- O Global do Inpe já coloca a frente entrando na terça (não acredito), seguida de um bolsão bem frio e continental (muito otimista como sempre).

 

- O bom e confiável Mbar também indica a frente já na terça, mas tenho os dois pés atrás.

 

-

 

Terça volto à Serra. Espero que esteja préfrontal, pois terei muitas tarefas lá e calor, sem chuva é bom... :hang1:

 

Mas vejamos o contraponto:

 

Climaterra, 16 de junho:

 

Na segunda e terça-feira; instável com chance de chuva e possível trovoada isolada e bons intervalos de melhoria. Frente fria na terça-feira. Muitas áreas passam sem chuva ou com pouca chuva. Temperatura ainda alta, para época do ano, na segunda e em rápido declínio na terça.

Link to comment
Share on other sites

Shima. olhe as mínimas no dia 05 em duas cidades em que a estação está comprovadamente em topo:

Xanxerê 3.9º

Novo Horizonte 4.7º

As duas com altitude pouco abaixo de Lages.

Insisto difícil estes -2.8º terem sido registrados em topo. :ok:

 

PH, meu amigo, usar lógica em matéria de natureza não é correto. Lages surpreende muito em matéria de mínimas, pois é um baixadão imenso, às margens da BR 116. Assim como eu que fui aí, me surpreendi com o vento e tal, você precisa conhecer a serra de SC. Esta de latitude, continentalidade... serve para o embasamento técnico, que muitas vezes a mãe natureza deixa interrogações, compreende?

 

Mas fico chateado que o amigo não acredita na minha palavra, pois não preciso mentir pelo que vejo.

 

Conheço Lages há quase uma década, cada pedaço daquela cidade. Eu vi da praça da Catedral a Epagri, que está perto da 282, uma área de topo. Valer-se de GE para concluir algo é extremamente temerário. Não adianta afirmar se não está no local.

 

Infelizmente no BAZ há "uma dezena" de descrentes que não acredita nos colegas. Será que você passou para este time? :russian:

 

A noite te ligo.

 

Abçs

 

PS: quando você se refere à comparação de altitude com Lages, parece que confunde a altura com a altitude.. :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Tem modelo que inicializa junto com o americano que não está tão ruim. Desconsiderei a rodada das 12Z. Não por não estar como gostaríamos, mas porque o modelo está exageradamente ruim em <120h.

 

 

O AMERICANO ESTÁ FORA DA CASINHA, DEVOLVERÁ O FRIO. ESTOU SEGUINDO O MBAR E INPE, ESTÃO ESTÁVEIS A TEMPO.

 

OUTROS PONTOS.

 

AS ALTAS TEM SIDO CONTINENTAIS OU CONTINENTALIZADAS, POUCAS FORAM AS MARÍTIMAS.

 

ESTAMOS EM AMBIENTE NEUTRO COM INÉRCIA DE LA-NINA, NÃO É SITUAÇÃO DE PLENA LA-NINA, SIM UM COMPORTAMENTO PRÓ LA-NINA.

 

O FRIO DAS BAIXADAS ESTÁ FORTE PELA ESTABILIDADE DAS MASSAS FRIAS E AUSÊNCIA DE CICLONES COLADO A COSTA, COM ISTO O FRIO "DE VENTO " ESTEVE AUSENTE, FAZENDO QUE AS ÁREAS DE TOPOS FICASSEM FRIAS, MAS SEM EXTTREMOS. A GRANDE DIFERENÇA É A MÍNIMA E AS 21 HORAS.

 

A ÚLTIMA VEZ QUE TIVEMOS UM FIM DE MAIO E COMEÇO DE JUNHO ASSIM FRIO, FOI EM 87.

 

O FRIO VOLTARÁ COM FORÇA DE TERÇA DE NOITE OU QUARTA-FEIRA EM DIANTE E ATÉ O COMEÇO DE JULHO O FRIO PREDOMINARÁ.

 

AS MÉDIAS POSTADAS PELO CARLOS DIZEM TUDO, O RESTO É PURA CHORADEIRA ENJOADA E SEM MOTIVO. SÓ SE FOR PELA FALTA DE UM FRIO FORTE NOS TOPOS, AÍ ATÉ VAI E MESMO ASSIM É CANSATIVO.

 

COM ANOMALIAS ENTRE 1 A 4°C E RECLAMAM!!!! ENTÃO PROCUREM EMPREGO NA PATAGÔNIA!!!

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, o atual padrão de frio tem forte origem no frio de perda de radiação (que favorece muito as baixadas). É lógico que é frio. Os números provam isso. A análise quantitativa mostra isso. Agora, qualitativamente falando, não gosto desse padrão de frio por perda de radiação. O motivo é bastante simples: não há sensação de frio, muito menos sensação de inverno.

 

Estive em Curitiba durante o início do mês, período este que foram registrados vários dias com desvios negativos em relação à média. Houve sensação de frio forte? Não! O frio era concentrado no final da madrugada e, ao nascer do sol, usava-se tranquilamente uma camisa de manga cumprida sob o sol pleno de 18C. É um ar primaveril na atmosfera. Aqui em Porto Alegre não está diferente. Estamos com anomalias negativas, principalmente nas mínimas, mas as tardes são ensolaradas e sem vento. A qualidade do inverno, embora com anomalias negativas, não me agrada. O perfil de frio por perda de radiação não me agrada.

 

O frio por perda de radiação tem que ser considerado importante, na minha opinião, quando há atuação de forte massa de ar frio e quando estamos em busca de mínimas espetaculares. Entretanto, não gosto quando o frio por perda de radiação torna-se o principal responsável pela formatação do nosso inverno, pois, como havia falado antes, entendo que ele perde em qualidade.

 

Resumindo: invernos qualitativamente bons são aqueles que impactam os topos. Quando isso ocorre, as baixadas se beneficiam ainda mais.

Link to comment
Share on other sites

INVERNOS, CLIMÁTICOS, MAIS FRIOS E MAIS QUENTES EM S.J. MAIO A SETEMBRO

 

 

FRIO

 

90; 8,7 NEVE FORTE

56; 8,8

62; 8,9

89; 9,4

96; 9,4 NEVE FORTE

88; 9,5 NEVE FORTE

76; 9,6 NEVE MODERADA A FORTE

92; 9,7 NEVE MODERADA

87; 9,7

00; 9,8 NEVE MODERADA

99; 9,9 NEVE MODERADA

93; 9,9 NEVE MODERADA E MÁXIMA MAIS BAIXA.

 

QUENTE

 

 

67; 12,3

77; 12,1

72; 11,9

82; 11,8

95; 11,6

61; 11,6

94; 11,3 NEVE FORTE

58; 11,3

66; 11,3

69; 11,3

70; 11,2

81; 11,0 NEVE FORTE

97; 10,9

91; 10,8

74; 10,8

75; 10,7 NEVE FORTE

78; 10,7 NEVE FORTE

Link to comment
Share on other sites

Resumindo: invernos qualitativamente bons são aqueles que impactam os topos. Quando isso ocorre, as baixadas se beneficiam ainda mais.

 

Concordo. Estou curtindo esse período de anomalias negativas, porém elas estão ocorrendo muito mais a noite do que durante o dia. Os dias estão dentro da normal e as noites estão entre muito abaixo a ligeiramente abaixo da normal. Resultado na média geral, médias diárias/período abaixo do normal. Entretanto durante a noite estamos geralmente abrigados, durante o dia saímos na rua, e sentimos uma temperatura normal/agradável.

Link to comment
Share on other sites

Tem modelo que inicializa junto com o americano que não está tão ruim. Desconsiderei a rodada das 12Z. Não por não estar como gostaríamos, mas porque o modelo está exageradamente ruim em <120h.

 

 

O FRIO DAS BAIXADAS ESTÁ FORTE PELA ESTABILIDADE DAS MASSAS FRIAS E AUSÊNCIA DE CICLONES COLADO A COSTA, COM ISTO O FRIO "DE VENTO " ESTEVE AUSENTE, FAZENDO QUE AS ÁREAS DE TOPOS FICASSEM FRIAS, MAS SEM EXTTREMOS. A GRANDE DIFERENÇA É A MÍNIMA E AS 21 HORAS.

 

AS MÉDIAS POSTADAS PELO CARLOS DIZEM TUDO, O RESTO É PURA CHORADEIRA ENJOADA E SEM MOTIVO. SÓ SE FOR PELA FALTA DE UM FRIO FORTE NOS TOPOS, AÍ ATÉ VAI E MESMO ASSIM É CANSATIVO.

 

COM ANOMALIAS ENTRE 1 A 4°C E RECLAMAM!!!! ENTÃO PROCUREM EMPREGO NA PATAGÔNIA!!!

 

 

Ronaldo, conforme o Bruno citou, esse frio de radiacao e menos sentido, ja que so sente quem sai de casa antes das 7 da manha! Alem disso, como voce mesmo disse so fez frio em baixadas e no Leste, e quase todo o oeste do sul do brasil esta em areas baixas. Resultado, esse frio nao foi sentido em areas mais baixas do oeste, e mesmo em partes do leste como Porto Alegre, nao fez frio forte. Poa ainda nao baixou de 8C nesse mes!

 

Ainda assim, eu acho que esse ano esta bom, mas o problema e que o pessoal aqui esta esperando por um evento marcante a quase 8 anos! Espera-se que depois de tantos anos de frio muito irregular, pouquissima neve(cidades), tivesse um inverno bombastico! No proprio site do climaterra aparece que S. Joaquim teve 5 ou 6 junhos acima da media na ultima decada, entao nada mais normal que tenha um junho abaixo da media agora!

Desta forma eu acho que esse ano vai indo muito bem, mas se pegar os ultimos 10 anos como um todo, estava na hora de termos um julho de 1979 por exemplo, com muita neve e geadas amplas!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Não sei se é uma questão comum de gostou e/ou por vivenciar da mesma maneira o clima da mesma cidade, mas concordo plenamente com o Bruno. Apenas aponto, na minha opinião, que esse tipo de dinâmica invernal torna o "frio mais agradável", ou seja, dá uma certo ânimo durante o dia, como se fosse uma primavera, e a gente não fica fazendo malabarismos para suportar o frio. A maior prova disso é que como as mp´s não são marcantes, sempre está menos frio à tarde e, com sol, os interiores ficam mais quentes. Aqui onde está este computador ainda não baixei dos 15° nesse ano.

 

Em resumo à questão do Bruno: dias com sensação de frio se dão com mp´s fortes, isto é, com frio em altura. O frio em altura equilibra a temperatura em superfície e mantém as máximas baixas. Por isso as máximas baixas mesmo com sol são a marca de uma mp forte. Coisa bonita é quando POA sofre para bater 10° com sol, como em 2000, 2007 e 2009. Isso sim é mp digna de nota!!

 

Hoje o frio já era. Acabou. Morreu. Bye, bye!! Tive máxima de 24,9°. Foi o maior valor desde os 28,2° de 25/5, a maior temperatura do mês passado.

 

Agora faz 18,9° com 67%. Pressão caindo e em 1011,8 mb.

Link to comment
Share on other sites

PH, meu amigo, usar lógica em matéria de natureza não é correto. Lages surpreende muito em matéria de mínimas, pois é um baixadão imenso, às margens da BR 116. Assim como eu que fui aí, me surpreendi com o vento e tal, você precisa conhecer a serra de SC. Esta de latitude, continentalidade... serve para o embasamento técnico, que muitas vezes a mãe natureza deixa interrogações, compreende?

 

Mas fico chateado que o amigo não acredita na minha palavra, pois não preciso mentir pelo que vejo.

 

Conheço Lages há quase uma década, cada pedaço daquela cidade. Eu vi da praça da Catedral a Epagri, que está perto da 282, uma área de topo. Valer-se de GE para concluir algo é extremamente temerário. Não adianta afirmar se não está no local.

 

Infelizmente no BAZ há "uma dezena" de descrentes que não acredita nos colegas. Será que você passou para este time? :russian:

Não entendo porque a discussão sobre Lages. Creio que a maior prova do potencial de frio sobre da cidade está na estação da RBS. Mesmo em área urbana e no topo de um prédio essa estação afunda em noites calmas e frias!! É, disparada, a estação mais fria dentre as instaladas pela RBS!! A queda à noite destoa totalmente das demais estações. Já vi diferenças nas mínimas algo como 5° entre Lages e a segunda mais fria, como Caxias do Sul ou Erechim, ou Passo Fundo. A altitude não explica essa discrepância. Lages tem um microclima muito favorável ao frio noturno!

 

Ainda 18,9° e 67% por aqui.

 

Abraços lageanos!

Link to comment
Share on other sites

INVERNOS, CLIMÁTICOS, MAIS FRIOS E MAIS QUENTES EM S.J. MAIO A SETEMBRO

 

 

Ronaldo, 64, 68, 71 e 79 nao estao na sua lista! Voce consiederou apenas inverno astronomico, ou o outono inverno como um todo? Esses anos foram frios por exemplo em Curitiba, mas nao toda a estacao.

 

Em 68 nao teve um longo periodo de frio em S. joaquim, tipo 30, 40 dias? me lembro de ter visto algo em seu site... Em 79 idem, se nao me engano o verao, e o outono foram frios e uma parte do miolo do inverno? Em 64 junho e julho ficaram abaixo da media em Curitiba, e em 71, todos os meses do outono-inverno, exceto setembro, ficaram abaixo da media em Curitiba...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

INVERNOS, CLIMÁTICOS, MAIS FRIOS E MAIS QUENTES EM S.J. MAIO A SETEMBRO

 

FRIO

 

90; Neutralidade - MEI Neutra

56; Nina - MEI Nina

62; Neutralidade - MEI Nina

89; Nina p Neutralidade - MEI Nina p Neutralidade (ANÁLOGO PARA ESTE ANO)

96; Nina p Neutralidade - MEI Neutra

88; Nina - MEI Nina

76; Nina p Neutralidade - MEI Nina p Neutralidade (NOVO E EXCELENTE ANÁLOGO PARA ESTE INVERNO)

92; Nino - MEI Nino

87; Nino - MEI Nino

00; Nina - MEI Nina p Neutra

99; Nina - MEI Nina

93; Neutralidade - MEI Nina

 

QUENTE

 

 

67; Neutralidade - MEI Nino p Neutralidade

77; Nino p neutralidade - MEI neutralidade

72; Nino - MEI Nino

82; Nino - MEI Nino

95; Nino - MEI Nino

61; Nino p Neutralidade - MEI Nino p neutralidade

94; Nino - MEI Nino

58; Nino - MEI Nino

66; Nino p Neutralidade - MEI Nino p neutralidade

69; Nino - MEI Nino p Neutralidae

70; Neutralidade p Nina - MEI NEutralidade p Nina

81; Neutralidade - MEI Neutralidade

97; Nino - MEI Nino

91; Nino - MEI Nino

74; Nina - MEI Nina

75; Nina - MEI Nina

78; Neutralidade - MEI Neutra

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Segundo os invernos mais frios em São Paulo postados pelo Silvio, a situação do pacífico era a seguinte nos referidos anos:

 

1950 Nina plena forte

1956 Nina plena

1962 Neutralidade plena com MEI de Nina moderada

1964 Nina plena moderada

1968 Neutralidade vindo de Nina no verão/outono

1971 Nina moderada

1988 Nina forte

 

 

Nossa Caio, respondeu tao rapido que eu fiquei na duvida! Voce sabe de cor a situacao do Pacifico?hehehe...

Desses invernos acima, os melhores de todos pra mim foram 1988(the best), e 1962. Frio continuo e muita neve no caso de 1988, e outono-inverno muito frio no caso de 62.

 

Sds.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Shima. olhe as mínimas no dia 05 em duas cidades em que a estação está comprovadamente em topo:

Xanxerê 3.9º

Novo Horizonte 4.7º

As duas com altitude pouco abaixo de Lages.

Insisto difícil estes -2.8º terem sido registrados em topo. :ok:

 

PH, meu amigo, usar lógica em matéria de natureza não é correto. Lages surpreende muito em matéria de mínimas, pois é um baixadão imenso, às margens da BR 116. Assim como eu que fui aí, me surpreendi com o vento e tal, você precisa conhecer a serra de SC. Esta de latitude, continentalidade... serve para o embasamento técnico, que muitas vezes a mãe natureza deixa interrogações, compreende?

 

Mas fico chateado que o amigo não acredita na minha palavra, pois não preciso mentir pelo que vejo.

 

Conheço Lages há quase uma década, cada pedaço daquela cidade. Eu vi da praça da Catedral a Epagri, que está perto da 282, uma área de topo. Valer-se de GE para concluir algo é extremamente temerário. Não adianta afirmar se não está no local.

 

Infelizmente no BAZ há "uma dezena" de descrentes que não acredita nos colegas. Será que você passou para este time? :russian:

 

A noite te ligo.

 

Abçs

 

PS: quando você se refere à comparação de altitude com Lages, parece que confunde a altura com a altitude.. :rofl:

Shima, em nenhum momento duvidei de sua palavra.Já sei que Lages é um panelão, a cidade toda praticamente está dentro dele.Apenas disse e reafirmo, não sei se me entende, mesmo que a estação esteja em topo baixo, que tenha 10, 15 ou 20m acima do terreno ao redor, terá mínimas menores pelo efeito baixada e não por ser topo, foi isto que quis dizer.Claro que as baixadas ao redor, as baixadas de Lages terão temperaturas menores que estas da estação.Ou seja mesmo que seja um topinho dentro de um vale, levará vantagem sobre outros topos propriamente ditos.A explicação do Ronaldo elucidou a questão.

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Shima, em nenhum momento duvidei de sua palavra.Já sei que Lages é um panelão, a cidade toda praticamente está dentro dele.Apenas disse e reafirmo, não sei se me entende, mesmo que a estação esteja em topo baixo, que tenha 10, 15 ou 20m acima do terreno ao redor, terá mínimas menores pelo efeito baixada e não por ser topo, foi isto que quis dizer.Claro que as baixadas ao redor, as baixadas de Lages terão temperaturas menores que estas da estação.Ou seja mesmo que seja um topinho dentro de um vale, levará vantagem sobre outros topos propriamente ditos.A explicação do Ronaldo elucidou a questão.

Abraço

 

Beleza, PH. Entao, compreendo, mas eu discordo, hem.

 

Haver topo dentro de uma baixada, já dá diferença sim, como não?

 

A baixada da baixada faz mais frio que o topo na baixada. :ok:

Link to comment
Share on other sites

Médias Comp.1a Quinzena - Junho 2011:

 

 

Capitais:

 

Curitiba (Aut): 11,8 (-01,5)

Porto Alegre (Aut): 13,1 (-00,8)

São Paulo (Aut-Mirante de Santana): 14,7 (-01,8)........Que venha o ASAS..!!

Florianópolis (Aut): 16,0 (-01,4)

Belo Horizonte (Aut): 18,4 (-00,1)

Brasília (Aut): 19,6 (+00,5)

Rio de Janeiro (Jacarep): 20,3

Goiania (Aut): 21,1

 

Só o sul do RS está meio acima..o resto tá tudo abaixo.....!!!!!!!!

 

 

Sao paulo com -1.8C de anomalia...!!!

Curitiba com -1.5C... :shok: :shok:

 

Vamos ter alguma coisa extraordinaria realmente nesse inverno... :twisted:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

- O Europeu 12Z manteve o pulso polar para quinta, retardando um pouco a entrada da frente.

 

- Esse atraso preocupou um pouco.

 

- O Global do Inpe já coloca a frente entrando na terça (não acredito), seguida de um bolsão bem frio e continental (muito otimista como sempre).

 

- São os dois modelos mais estáveis e otimistas.

 

- O bom e confiável Mbar também indica a frente já na terça, mas tenho os dois pés atrás.

 

- De resto divergência dominando.

 

- GFS e outros estão girando, girando e quase não saindo do lugar. Muito boi na linha (ainda), muita umidade, pouco e insignificante avanço de ar frio nos próximos 7 dias no cone-sul como um todo.

 

- Quem vence a queda de braço? Europeu e brasileiro, ou o padrão americano?

 

 

Pelo jeito quem vai vencer sao os BOIS... ...NA LINHA!!! :laugh:

 

O interessante e que essa frente do dia 28, os modelos chegaram a apontar uma mega onda de frio, com quase 1030hpa no Parana!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Silvio, para tu ver como, embora estejamos com anomalias negativas, qualitativamente não está frio nem lá em Ctba, nem aqui em POA. Tenho colegas que ainda estão em Ctba a trabalho (assim como eu estava até semana passada) e todos eles são leigos quanto ao clima. Perguntam tudo para mim todas as duvidas que têm quanto ao clima! Hoje eles ligaram para mim para saber como estará o tempo amanhã em POA quando pousarem no Salgado Filho e aproveitaram também para perguntar quando que vai começar o frio forte (todos sabem perfeitamente o que é frio) e o inverno. Até eu explicar que estávamos com anomalia negativa e que o inverno já tinha começado, eles começaram a dizer que eu não entendia nada sobre o tempo!

 

Resumindo: mesmo com temperaturas abaixo do normal, os leigos acham que o inverno está quente!

Link to comment
Share on other sites

Alguém consegue acreditar que esse junho em Ctba está com média quase igual a de julho de 2000?

 

Tem certeza?

 

O INMET de Ctba está em 11,8C cfe o Carlos.

O Afonso Pena está com média de 12C, sendo a Média mínima em 7C e a média máxima de 18C.

 

O Afonso Pena teve 12C de média em julho/2000 cfe o Wunderground. A média mínima ficou em 5C e a média máxima de 19C.

Link to comment
Share on other sites

Alguém consegue acreditar que esse junho em Ctba está com média quase igual a de julho de 2000?

 

Tem certeza?

 

O INMET de Ctba está em 11,8C cfe o Carlos.

O Afonso Pena está com média de 12C, sendo a Média mínima em 7C e a média máxima de 18C.

 

O Afonso Pena teve 12C de média em julho/2000 cfe o Wunderground. A média mínima ficou em 5C e a média máxima de 19C.

 

Pois e, mas o Inmet Curitiba teve 11C cravados em Julho de 2000, e 11C tambem em julho de 1975. O ano recente mais frio foi Julho de 88, com 10.8C.

Ainda esta um pouco distante de 11C cravados, mas nao deixa de ser um demonstrativo de que nao sao so medias que demonstram bem a situacao! Porem, nao tenho certeza se Curitiba fechara o mes com essa media!

 

Sds.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.