Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JUNHO 2011


Recommended Posts

Caras o mes de junho na minha estação esta bizarramente frio! Ate agora a media da minha estação em junho esta em 7.0C! Eu nunca vi isso antes, desde quando comecei os registros o mes mais frio foi de +8.4C!

 

Impressionante João, isso é força de inverno, heim !

 

E pelo menos para as terras altas da mantiqueira, ASAS funciona muito bem para manter as médias, e é

justamente o que teremos nos próximos muitos dias.

Depois posta aí os dados da primeira quinzena pra gente ver.

Link to comment
Share on other sites

A ASAS dá asas para o frio de CJ!

 

Aqui aquela meleca e forte névoa úmida. Há nevoeiro no aeroporto. Olhando para aquela direção parecia haver antes nevoeiro ou quase isso. A pouco chuviscou. Agora parece haver forte névoa por aqui. Vejo no poste de luz na frente de casa uma "fumaça" passando.

 

Tenho 15,0°.

Link to comment
Share on other sites

PARA O CAIO

 

MAIS FRIO E MAIS QUENTES, TRIMESTRE JJA

 

56; 7,9

62; 8,2

90; 8,2

96; 8,6

88; 8,8

64; 8,9

92; 9,0

89; 9,1

76; 9,1

63; 9,2

09; 9,2

 

 

95; 11,9

77; 11,7

67; 11,5

58; 11,4

72; 11,2

06; 11,2

72; 11,2

61; 11,1

01; 11,1

05; 11,1

02; 11,0

OS QUENTES, JUNHO FOI O GRANDE VILÃO, DA DÉCADA 00.

 

Chama a atencao o numero de anos extremamente frios nas decadas de 50 e 60. Era outro mundo, so nao ve quem nao quer! Veja que 62 foi um dos anos mais frios, seguido de 63 que tambem esta entre os mais frios e que teve uma senhora nevasca em agosto. Alias, 63 teve o mes mais frio ja registrado na normal de S. Joaquim, o mes de Junho/63.

Depois veio 64 ano bem frio, que foi seguido de 65, ano da maior ou entre as maiores nevascas do seculo.

Sem falar que o ano mais frio foi 56, que foi precedido da super onda de frio de 1955, e seguido de 1957, que teve em Julho a grande nevasca que trouxe calamidade para S. joquim!

 

 

Ja a fantastica decada de 2000 com 4 representantes entre os trimestres JJA. E depois nao foi ruim a decada??

Senhor, se isso nao e ruim, imagina quando ficar ruim realmente! :laugh: :laugh: :laugh:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite

 

Gosto muito de ler o que postam aqui no fórum. Mas a temperatura em Campos de Jordão é de 5,9ºC no momento (INMET).

Boa noite

 

Olá, bem vindo ao fórum. Pandolfo, a estação CDJ Vila Inglesa é absolutamente confiável, pois se trata de uma Davis de ultima geração muito bem instalada e calibrada. Seus dados impressionam mesmo pois está localizada numa baixada, cercada por montanhas e muita vegetação. Mostrando a nós um dos climas mais frios da Suíça brasileira. Pessoalmente confio mais nos dados desta estação do que os da automática do Inmet, que não tem nenhum cuidado quanto ao posicionamento de suas estações.

Link to comment
Share on other sites

O que esta madrugada trouxe de novidade?

 

- Nada. Muita variação e divergência nos modelos globais. Pouca confiança no prognóstico.

 

- Incrível estabilidade do Global, que agora dá até neve em 96/120h! É um total outlier neste momento.

 

- Mbar estava em um caminho um pouco semelhante, mas agora começou a retroceder e sair das linha de rodagem ultra-otimista do Global. Abandonou o barco e mostrou boi na linha.

 

- O Europeu continua mostrando "boi na linha" postergando o frio. Moderado e só pro final da semana.

 

- Mesmo cenário imposto por outros modelos.

 

- O GFS não anima, sendo o mais pessimista e mostrando muita umidade e frentes semi-estacionárias sobre o sul do Brasil.

 

- Cenário muito difícil para os previsores. Sigo com o europeu e sigo duvidando (e muito) do Global.

Link to comment
Share on other sites

São Joaquim

 

T. média/ONI Nino3.4 do mês estando ele no meio do trimestre/PDO mensal/MEI/SOI/Situação do ENSO no ano

 

Junhos mais frios

 

63; 5,8 Neutro 0.3 / -0.88 / -1.105 / -9.6 - Neutralidade indo para Nino moderado

56; 7,4 Nina -0.6 / -1.70 / -1.507 / 12.3 - Nina plena vindo da Nina recorde

96; 7,4 Neutro -0.1 / 1.10 / 0.012 / 13.9 - Neutralidade vinda de Nina (cool neutral) *Nina em 1+2

74; 7,5 Nina -0.8 / -0.31 / -0.655 / 2.6 - Nina plena vindo de 2a Nina + forte

88; 7,8 Nina -1.2 / 0.74 / -0.703 / -3.9 - Nina moderada indo para Nina forte

 

Junhos mais quentes

 

72; 12,8 Nino 0.8 / -1.87 / 1.181 / -12.0 - Nino pleno indo para Nino forte

05; 12,1 Neutro 0.4 / 1.17 / 0.495 / 2.6 - Neutralidade (warm neutral)

65; 11,9 Nino 0.6 / -0.80 / 0.947 / -12.8 - Nino indo para Nino moderado

03; 11,8 Neutro 0.1 / 0.68 / 0.028 / -14.4 - Neutro (warm neutral) vindo de Nino

73; 11,5 Nina -0.9 / -0.97 / -818 / 12.3 - Nina vinda de Nino indo p Nina forte

92; 11,5 Nino 0.8 / 1.26 / 1.744 / -12.8 - Nino vindo de Nino forte

00; 11,5 Nina -0.5 / -0.44 / -0.135 / -5.5 - Nina indo p neutralidade/Nina

 

Julhos mais frios

 

90; 6,4 Neutro 0.3 / 0.27 / 0.650 / 5.5 - Neutralidade (warm neutral) *Nina em 1+2

96; 6,5 Neutro 0.0 / 0.77 / -0.218 / 6.8 - Neutralidade vindo de Nina *Nina em 1+2

00; 6,7 Neutro -0.3 / -0.66 / -0.214 / -3.7 - Neutralidade vinda de Nina e indo p Nina

62; 6,7 Neutro -0.3 / -1.46 / -0.719 / -0.4 - Neutralidade indo p Nina (cool neutral)

55; 7,0 Nina -1.0 / -2.35 / -1.928 / 19.2 - Nina moderado indo p Nina recorde

 

Julhos mais quentes

 

77; 13,1 Neutro 0.4 / 0.19 / 0.851 / -14.7 - Neutralidade de Nino e indo p Nino

87; 12,4 Nino 1.4 / -0.18 / -0.151 / 2.2 - Nino moderado indo p Nino forte

58; 12,3 Neutro 0.3 / 0.89 / 0.738 / 2.2 - Neutralidade vinda de Nino forte

95; 12,3 Neutro 0.0 / 1.71 / 0.018 / 4.2 - Neutralidade vinda de Nino moderado

78; 12,0 Neutro -0.4 / -1.24 / -0.391 / 6.1 - Neutralidade (cool-neutral)

 

Agostos mais frios

 

84; 7,8 Neutro -0.2 / -0.03 / -0.181 / 2.7 - Neutralidade (cool-neutral) indo p Nina

56; 8,3 Nina -0.8 / -1.16 / -1.139 / 11.0 - Nina plena

92; 8,5 Neutro 0.2 / 1.44 / 0.536 / 1.4 - Neutralidade vinda de Nino forte *Nina em 1+2

03; 8,7 Neutro 0.5 / 0.88 / 0.240 / -1.8 - Neutralidade (warm-neutral) vinda de Nino *Nina em 1+2

87; 9,2 Nino 1.6 / 2.83 / 1.954 / -14.0 - Nino forte

 

Agostos mais quentes

 

67; 13,5 Neutro -0.2 / -1.24 / -0.429 / 5.9 - Neutralidade (cool-neutral)

01; 13,1 Neutro 0.2 / -0.77 / 0.362 / -8.9 - Neutralidade (warm-neutral)

95; 13,0 Neutro -0.2 / 0.21 / -0.202 / 0.8 - Neutralidade de Nino p/ Nina

79; 12,7 Neutro 0.1 / 0.52 / 0.641 / -5.0 - Neutralidade

05; 12,5 Neutro 0.3 / 0.25 / 0.315 / -6.9 - Neutralidade (warm-neutral)

 

Ufa, depois no tópico "Porto Alegre está esfriando no inverno" os comentários: http://www.brtempo.com/viewtopic.php?f=7&t=14376

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Boa noite

 

Gosto muito de ler o que postam aqui no fórum. Mas a temperatura em Campos de Jordão é de 5,9ºC no momento (INMET).

Boa noite

 

Bem-vindo.

 

Acho que encontrei o erro costumeiro que padecemos há anos: afirmar que faz tantos graus numa cidade. Na verdade, CJ não fez 5.9 nesse horário. A estação do Inmet de CJ sim. Já a da V.I. registrara 1.8.

 

Uma só estação não pode valer-se para toda cidade... :good2:

Link to comment
Share on other sites

CONTINUO SEGUINDO O INPE.

 

A risca? Neve em 96/120h?

 

Corajoso!

 

 

Como eu não acompanho o INPE, gostaria de vos perguntar como andam os índices de acerto do modelo esse ano! Sabemos que o GFS está totalmente surtado, só tendo confiabilidade real a partir de 96 horas... O Europeu tem estado mais estável, mas as vezes oscila significativamente em 120 horas... E o INPE? Tipo, Ronaldo, tua crença no INPE é baseada no feeling ou no comportamente do mesmo ao longo dos últimos dias para esta MP (estabilidade) ou baseia-se no fato de que o mesmo vem acertando bem este ano, ao contrario das loucuras do Europeu e do GFS?

Link to comment
Share on other sites

NUM RESUMO, MELHO NEUTROR VINDO DE LA-NINA, CASO DESTE ANO.

 

Exacto! Principalmente em julho.

 

Eu ia dizer exatamente isso, hehehe ! Dá pra perceber direitinho que há uma correlação entre Julhos

frios e neutralidade vinda de niña. Se essa tendência se confirmar, teríamos o próximo mês abaixo

da média, e marcado por alguma grande onda de frio. Resta torcer para que esta grande MP caia

na data do encontro :good:

Link to comment
Share on other sites

CONTINUO SEGUINDO O INPE.

 

A risca? Neve em 96/120h?

 

Corajoso!

 

 

SÓ NÃO FALEI EM NEVE, AINDA.

 

ZÉ.

 

NESTE ANO O INPE TEM ESTADO MUITO BOM, ESPECILAMENTE NO MÉDIO E LONGO PRAZO. ENTRE MODELOS CAMALEÃO E UM QUE ESTÁ ESTÁVEL, PREFIRO CORRER O RISCO. O EUROPEU É O SEGUNDO MELHOR EM ESTABILIDADE. O GFS TÁ PARECENDO O INPE VELHO DE GUERRA!!!

 

PELA RODADA DAS 0Z PODERIA TER NEVE NA QUARTA.

Link to comment
Share on other sites

É impressão minha ou os meses de Agosto/Setembro respondem de forma mais rápida as mudanças do Enso?

 

Acho que o pior cenário de todos ali é Jul de 77 e junho de 72..se um cenário desses tivesse ocorrido nesse ano a metade do fórum já tava careca de ter puxados os cabelos e a outra metade ja tinha vazado hahaha

 

Outra coisa interessante nesse levantamento é que o tão endeusado inverno de 2000 (eu tbm endeusava) está longe de ser espetacular..O trimestre JJA não está nem entre os mais frios..Junho daquele ano está entre os mais quentes da história, e Agosto foi neutro, nem entre os mais quentes nem entre os mais frios. Apenas o mês de Julho foi histórico. Isso mostra que eventos marcantes de frio é que ficam na memória! e acabamos generalizando uma estação inteira por isso.O problema que o cérebro humano instintivamente por sobrevivência tem grande tendência a generalizar as coisas, dai fica difícil separar a matemática das emoções humanas.

 

Em 10 anos de vida o BAZ viu a serra ter 3 dos invernos mais toscos da história e por pouco nao viu 4, e apenas 1 entre os mais frio :sarcastic:

 

É inegável um aquecimento a níveis globais na década passada. Mas pra mim a má fase começou a mudar a partir de 2007 e principalmente com a neve do ano passado.

Link to comment
Share on other sites

Na última hora fazia 18,7° no INMET de Canela. Agora está 20,3° no Anselmi, 20,8° na Vicentina e 19,7° no Castelinho.

 

E aqui em casa? Apenas 17,4°.

 

O pessoal que foi para a serra pegar frio deveria ter ficado em POA! :mosking: :good2: Estamos com praticamente a mesma temperatura de Ausentes de SJ. Te cuida, Ronaldo!!!

 

Passo Fundo tinha 22,3° na última hora. Soledade 20,9°. Deve ter uns 15 mil mortos pela onda de calor nessa região, hehe. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Europeu 12Z insistindo num final de mês GELADO. Seria o primeiro porrete do ano.

 

Isso mesmo Bruno! Estou 100% com o Europeu. Estável, encontrou um caminho bem factível e continua nele.

 

Apesar de um relaxamento esperado, o Inpe continua muito adiantado e fora da casinha na minha opinião, Ronaldo.

 

Mas se no final o GFS ganhar (não acredito), vai faltar lenço por aqui...

Link to comment
Share on other sites

Europeu 12Z insistindo num final de mês GELADO. Seria o primeiro porrete do ano.

 

Isso mesmo Bruno! Estou 100% com o Europeu. Estável, encontrou um caminho bem factível e continua nele.

 

Apesar de um relaxamento esperado, o Inpe continua muito adiantado e fora da casinha na minha opinião, Ronaldo.

 

Mas se no final o GFS ganhar (não acredito), vai faltar lenço por aqui...

 

 

Essa data por volta do dia 27/28 pra mim e mais factivel! Vem sendo mostrada com certa estabilidade por mais de um modelo, ora com intensidade mais forte, ora mais fraca.

Agora se o GFS ganhar vai ser mesmo um duro golpe, pois frente fria estacionaria alem de nao trazer bom frio, traz aquieles dias monotonos e feios.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Junho vai fechar acima da média na metade sul do RS, aliás, bem acima da média.

Quando a coisa parece querer melhorar, vem um baita balde de água fria como a 12Z do GFS.

Se eu visse esse mapa sem datas... http://wxmaps.org/pix/temp8.html , diria que estamos na primeira quinzena de abril.

Sou pessimista, e estou muito mais e não é pra menos, basta ver o que nos espera.

Não acredito em nenhuma onda de frio grande, umas 5 já foram adiadas, adiadas, adiadas....e adiadas. Estaremos em setembro e elas sendo adiadas.

Ontem o Caio trouxe uma lista de anos com ondas de frio espetaculares e outros com frio constante. Aquilo sim era outono/inverno.

2011 saiu pior que a encomenda. Não tenho uma vírgula pra dizer algo de bom, nada. Até a chuva que é muito bem vinda por aqui, quando vem é com calor e abafamento à la dezembro. Rir de quê???

Lamentável!!!!

 

- Livramento tá com ponderada em junho (pelo menos até agora) de 11,X. Ah se algum mês na vida Mauá-SP chegasse a isto... tenho que me contentar com aproximdamente 14,2.

- Olhei os mapas. O de baixo tem resolução trágica, mas o de cima, eu não diria que parece abril. Mas sim, maio/setembro.

- Quanto à média deste inverno, sem reclamações por enquanto. Mas que um extremozinho faz falta, faz. Pro período 2003-2010 a média da mínima absoluta do quintal dos meus pais (área urbana de Curita) é de 1,8. Até agora, a mínima absoluta foi de míseros 4 graus. E ainda não teve nenhuma geada em Mauá, coisa que já tinha ocorrido a esta altura de junho.

Abraços nem-tão-chorados-assim! :friends:

Link to comment
Share on other sites

Tempim bom d+ hj em sp!

sol, mínima de 13.5 C e máxima de 23.4 C aqui em casa

 

Essa noite não nublou e nem deu nevoeiro, deve ter caído legal pros cantos de Itapevi, confirma Evandro??

 

Por aqui, segue quentinho gostoso de tarde e friozinho gostoso de noite.

A sala do micro e a sala de jantar não chegam ao 20 desde o fim da 1a quinzena de maio. Ficar sem blusa nos interiores de alvenaria, só se for pra tomar banho ou pra entrar debaixo do cobertor!

 

Sexta variei de 11,1 a 19,9.

Hoje, de 11,5 a 21,3.

 

No momento 17,0 fora e 18,4 na sala do micro. Janelas escancaradas de tarde pro calorzinho entrar.

Abraços amenos!

Link to comment
Share on other sites

Hoje o dia esquentou...passou de 25 graus...mas durante o dia o sol brilhou entre nuvens e agora está limpíssimo! A temperatura está em queda é já registro a mínima do dia: 15,5.. :russian:

 

Estive em Campo Alegre agora há pouco...nao tive como coletar os dados da Joinville Serrana, mas sai de lá e meu carro acusou entre 11 e 13 graus durante todo o trajeto....e tinha um céu no meio das estrelas :laugh:

 

Deve ocorrer formação de nevoeiro, mas a mínima do dia deve estar sendo registrada agora pela região também..

 

PS: Caio, te confesso que sou leigo em análises, mas o que aquela que tu fez, mesmo se eu entendesse mais do pouco que atualmente entendo, confesso que não conseguiria chegar a tal nível. Vou tentar analisar com calma e ajudar na discussão. Mas de antemão, parabéns ao cubo!!

Link to comment
Share on other sites

PS: Caio, te confesso que sou leigo em análises, mas o que aquela que tu fez, mesmo se eu entendesse mais do pouco que atualmente entendo, confesso que não conseguiria chegar a tal nível. Vou tentar analisar com calma e ajudar na discussão. Mas de antemão, parabéns ao cubo!!

 

Muito obrigado amigo, generosidade sua. Aguardamos e precisamos da sua colaboração.

Link to comment
Share on other sites

Ótima notícia Caio, muito boa mesmo. Só espero que amanhã as saídas melhorem ainda mais. :good2:

 

Modelos que inicializam no americano também pegaram o frio. O GFS vai melhorar ainda. Mas sigo duvidando, e muito, do Global do Inpe.

No geral esta nova erupção deve atingir o Sul do Brasil em 132/144h, mas com futuro ainda incerto no médio/longo prazo. Com tendência para o europeu, mais estável.

Link to comment
Share on other sites

Também acho que o cenário irá melhorar amanhã pelo GFS. A lambada que os modelos dançavam parece que está diminuindo o passo.

Já o INPE, que o Ronaldo aposta as fichas, insiste em colocar resfriamento a partir de terça, pelo menos aqui na região da campanha. Torço para que acerte!!!

A Metsul diz que a MP chega entre quarta e quinta com muita chuva entre domingo e quarta.

Aguardar para ver.

Link to comment
Share on other sites

0Z melhorou muito no GFS

 

A rodadada 06Z também melhorou.

 

- Os modelos começaram a convergir em 120h, prazo em que o primeiro pulso frio deve atingir o Sul do Brasil, no que poderá vir a ser um final de junho com predominância do frio segundo o padrão europeu.

 

- O Global do Inpe, como esperado, aos poucos vai aliviando o porrete que vinha mostrando, mas ainda está adiantando a erupção em relação aos demais.

 

- O GFS começou a encontrar uma solução bem próxima do padrão já antecipado pelo europeu no prazo mais curto, mesmo assim ainda vai continuar fazendo correções. Cabe destacar que o modelo está sempre sugerindo algo muito forte no campo de <300h, e sempre retrocede. Não foi diferente nas últimas rodadas.

 

- Modelos inicializados com o americano estão caminhando juntos com o europeu, que contiua sendo a minha bússola no momento.

Link to comment
Share on other sites

Hoje a automática do Inmet de Nova Friburgo teve mínima menor do que a de Campos do Jordão, que marcaram respectivamente 3,9 e 5,9. A de Monte Verde marcou 2,9.

Na Vila Militar teve vários dias com mínima na casa dos 15 ou abaixo disso. 4 dias na casa dos 15 e 11 dias abaixo dos 15, sendo que desde o dia 10 a mínima não fica acima dos 15.

 

Edit: 4,9 em Campos do Jordão pela aut do Inmet. Falha minha.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.