Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JUNHO 2011


Recommended Posts

Pasmem,a mínima do Pantera Rincão dos Silvanos:-7.6º

Só Carlos participou, leva o prêmio :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

OBS: abrigo de venezianas, altura,termômetro, tudo dentro do padrão da OMM.

Meu amigos bazianos, matando a cobra e mostrando o pau, as imagens:

 

:shok:

 

Show PH :clapping: ! E quando vem a estação, de preferência online, para acompanharmos??? :hang1:

 

Carabinholas, PHP!!

 

Tem que colocar uma estação aí!!

Link to comment
Share on other sites

Pasmem,a mínima do Pantera Rincão dos Silvanos:-7.6º

Só Carlos participou, leva o prêmio :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

OBS: abrigo de venezianas, altura,termômetro, tudo dentro do padrão da OMM.

Meu amigos bazianos, matando a cobra e mostrando o pau, as imagens:

 

:shok:

 

Show PH :clapping: ! E quando vem a estação, de preferência online, para acompanharmos??? :hang1:

 

Carabinholas, PHP!!

 

Tem que colocar uma estação aí!!

 

É o que eu acho também! PHP, não tem NENHUM empresário que esteja disposto a pagar MENOS DE 2 MIL REAIS em uma Davis igual a minha? Ela não tem o ventilador, mas esse valor eu paguei JÁ incluindo os impostos, pois mandei vir dos EUA. Esse valor, inclusive, com o Weatherlink USB.

 

E tem mais, dependendo da negociação, dá para conseguir por menos...o Lucas conseguiu por menos de 1400 reais....

 

O cercado não é nenhum bicho de sete cabeças, vide o cercado que eu fiz para a minha estação.

 

Claro que o ideal seria colocá-la online. Para isso, teria que ter o custo da internet. Mas é o de menos. Tendo boa vontade e algum parceiro, o investimento é baixo e o retorno pode ser bom.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, eu amo a família baziana yahooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo :good2: :good2: :good2: :good2: :good2: :good2: :yahoo: :yahoo: :yahoo: :yahoo:

Pessoal agora falando sério, quando eu falo do potencial de frio daqui não é por bairrismo,é porque é realidade mesmo.Tanto que se tivesse dado uma mínima acima de -6º, eu desativaria o abrigo e apelaria para o plano b" :ok:

Afirmo pra vcs ,os panelões tipo "tigre siberianos" ainda não foram monitorados na Serra do Botucaraí e digo mais; no RS podem existir locais equivalentes em alguns vales dos Campos de Cima da Serra.

Meus amigos,nas baixadões classe A da Serra do Botucaraí, podem crer pode ter chegado a -9º.

Olha; diferença de apenas 0.3º décimos de Urupema a cidade mais fria do Brasil é de arrepiar.

Link to comment
Share on other sites

Diego o problema é que na base do vale não pega celular.Estou pensando seriamente uma com dattalogger.O problema maior é a falta de segurança.

O meu sogro sempre diz que o baixadão lá de Fontoura no Tio João é mais frio que o Silvanos. :ok:

 

Entendo. Daí seria necessário, no mínimo, um laptop com o software instalado. Mas são tão inseguros os locais assim??

 

Não existe ninguém que mora nesses locais ou ao menos perto???

Link to comment
Share on other sites

Essa semana preciso saber se o Ronaldo conseguiu alguém em Urupema pra eu concluir a compra da Davis. Ronaldo, o ideal seria naquela estradinha que publiquei a imagem. Segundo a Vivo há sinal 3G por lá.

 

Caio, peça ao Ronaldo para que alguém de Urupema que tenha um celular que suporte a tecnologia 3G fazer esse teste. Deve haver alguém. Ideal mesmo seria tentar usar um modem 3G plugado em um computador ou laptop, para ver se ele pegava sinal 3G ou EDGE.

 

 

 

Aliás, estou com meu laptop ao lado, funcionando com um modem da Claro utilizando apenas a tecnologia EDGE, e ele está ininterruptamente a mais de 6 horas funcionando e atualizando os dados da minha estação aqui na cidade.

 

EDGE não é suficiente para mandar os dados, Caio?? também estendo a pergunta ao Bruno.

Link to comment
Share on other sites

Soares, quando o sinal vira Edge, a estação demora mais de 3 horas para mandar um único dado, vide o que tem acontecido com o Castelinho na madrugada e na manhã destes últimos 4 dias, quando a Vivo resolveu utilizar esse período para fazer manutenção de rede 3G. Por quê que não fazem a manutenção a tarde? Prefiro muito mais perder a máxima do que a mínima. Shit! :rtfm:

Link to comment
Share on other sites

Interessante que ninguém se manifesta sobre o Pantera. Somente os que conhecem.

sabemos que no passado se travaram batalhas sobre isso.

Mas, acredito nos dados do PH.

Acho que devem existir muitas e muitas baixadas que não medem a temperatura.

Aqui mesmo, dentro de Porto Alegre, próximo à minha residência já medi a temperatura num baixadão que tem próximo ao Morro Santana e deu uma diferença de -2,5°C a favor da baixada.

Logo, temos que acreditar.

Se acreditamos nos dados de Urupema e demais pelo Brasil afora, em áreas que são de latitudes muito acima e bem mais próximas do Equador...por que não poderá ocorrer temperatura mais baixa no RS ?

Link to comment
Share on other sites

Essa semana preciso saber se o Ronaldo conseguiu alguém em Urupema pra eu concluir a compra da Davis. Ronaldo, o ideal seria naquela estradinha que publiquei a imagem. Segundo a Vivo há sinal 3G por lá.

 

O LOCAL JÁ TEM, MAS O IDEAL SERIA DAR UM PUILO LÁ, CONVERSAR COM O CLAÚDIO, NUMA DESTAS PODE TER OUTRO MELHOR.

Link to comment
Share on other sites

Essa semana preciso saber se o Ronaldo conseguiu alguém em Urupema pra eu concluir a compra da Davis. Ronaldo, o ideal seria naquela estradinha que publiquei a imagem. Segundo a Vivo há sinal 3G por lá.

 

O LOCAL JÁ TEM, MAS O IDEAL SERIA DAR UM PUILO LÁ, CONVERSAR COM O CLAÚDIO, NUMA DESTAS PODE TER OUTRO MELHOR.

 

Beleza, checando os detalhes agora. Grato!

Link to comment
Share on other sites

É verdade, PHP. Não dá pra ficar com esses termohigros pra sempre!

 

Cascavel anoitece com céu encoberto e muito movimento: A imagem é do trevo cataratas a poucos instantes:

 

ATUAL.png

 

A pressão caiu bastante em relação aos últimos dias, hoje a madrugada não será tão fria, mas deve chover, depois de quase 1 mês!

Link to comment
Share on other sites

De fato, PHP, hoje temos melhorar os dados. Tenho aqui um termõmetro muito parecido com este. Não está protegido como este aí. Mas, não coloco a mão no fogo por ele.Estou num projeto de comprar uma automática e colocar no sítio de meu cunhado em Gravataí. Lá tem um baixadão que é uma beleza. O problema é o local que fica redeado de habitações e pode haver furto. Investir numa estação Davis ou outra o cara tem que ter necessidade ou ser um maluco como nós para comprar. Loucos no bom sentido. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Estou alucinado... Tô acompanhando a temperatura desde maio na internet (e estou pensando em montar estação ou ao menos comprar um termômetro aqui) e a temperatura na relva está abaixo dos 13°C durante todo o dia basicamente :clapping: :clapping: :clapping:

 

São José dos Campos está bem... Mínima não - oficial de 5°C tanto em maio como em junho e marcas oficiais de 6°C e 7°C no aeroporto mesmo. Média das mínimas foi de 11,5°C, em maio , segundo o wunderground e está em 9,7°C até agora em junho.

 

NO AEROPORTO:

18h: 18°C (estamos 4°C acima de ontem :()

 

Está previsto um dia bem mais quente que hoje amanhã, infelizmente :(

 

Mínima oficial de hoje: 7°C

Máxima: 21°C

 

Acompanhamento do dia:

 

0:00 AM 9.0 °C

1:00 AM 10.0 °C

2:00 AM 10.0 °C

3:00 AM 9.0 °C

4:00 AM 7.0 °C

5:00 AM 7.0 °C

6:00 AM 9.0 °C

7:00 AM 8.0 °C

7:45 AM 9.0 °C

8:00 AM 10.0 °C

10:00 AM 14.0 °C

11:00 AM 15.0 °C

12:00 PM 17.0 °C

1:00 PM 20.0 °C

2:00 PM 21.0 °C

3:00 PM 21.0 °C

4:00 PM 21.0 °C

5:00 PM 20.0 °C

6:00 PM 19.0 °C

7:00 PM 18.0 °C -

Link to comment
Share on other sites

PD: uhahuahuahuhuahua Vai ver que é por isso que eu sou LOUCO por frio!!! Minha mãe ficou grávida de maio pra junho de 1994 e foi justamente esse o inverno mais forte da região...

 

Se bem que o wunderground dá 1°C de mínima histórica DUAS VEZES pra SJC (creio que em 1998 e em 1999) em maio.

 

PD 2: Maldita maritimidade. Estamos nos aproximando das 20h e nada de desabar :cray: :cray: :cray:

Link to comment
Share on other sites

Diferença entre o Castelinho e os topos de Canela e Gramado é monstruosa nesse momento. Não é a toa que as ponderadas das baixadas em junho e julho são muito mais baixas.

 

Eu estive no castelinho ano passado e realmente faz frio pra burro. Até hj nunca passei tanto frio. E no dia anterior à minha ida, tinha geada até meio dia. Acho que mais frio que isso só se fosse ao lado da cachoeira do caracol.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Diferença entre o Castelinho e os topos de Canela e Gramado é monstruosa nesse momento. Não é a toa que as ponderadas das baixadas em junho e julho são muito mais baixas.

 

Bruno, quando estive ai no EBAZ em 2008, fui com o pessoal num parque que tinha um lago e alguns locais interessantes para tirar fotos! Era pertinho do centro de Gramado, mas nao me lembro se era em gramado ou canela. Acho que o Tucci estava junto comigo! Saberia me dizer que local era aquele?

O lago em si e uma baixada das boas, nao?

Sds.

Link to comment
Share on other sites

O GFS nas últimas rodadas assassinou o frio do final de semana. Pelo visto vem veranico aí mesmo! Não que seja duradouro, mas pela 12Z e 18Z teremos algum calor a partir do próximo findi. Ou seja, a tal da primeira quinzena congelante está mais para um delírio de algumas noites de outono-inverno do GFS e de outros modelos globais!

 

É lógico que o GFS já mostra novamente verdadeiros monstros polares em 250-300 horas, mas isso nós estamos aprendendo que não vale nada! Creio que teremos uns 5-6 dias mais quentes no norte de SC e PR principalmente.. Não chegará a ser aquele veranico, mas a quinzena não vai ser aquele absurdo abaixo da média! Aliás, corre o risco terminar na média em muitos locais! E caiamos na real: o fato de termos temperaturas maiores não significa em absoluto que aumentam as chances de vir a porrada tão esperada... Vimos este filme ao longo de toda a década de 2000!

 

O que houve com Urupema nesta madruga? A temperatura subiu a partir das 21 e estagnou em torno de 4oC depois, ficando assim até de manhã. Outras estações da Região continuaram caindo... Não vi ninguém comentar nada aqui à respeito deste fato...

 

Silvio, foste ao Lago Negro!

Link to comment
Share on other sites

Um lago legal pra tirar fotos em Gramado que conheci quando fui, é o parque do lago negro se não me engano. Lembro que fui em lua de mel em meados de junho do ano passado e durante o meio dia e embaixo de sol eu não conseguia tirar o casaco e a luva, fazia muito frio mesmo.

 

Pois e, deve ser esse mesmo que eu me referia! Tirei boas fotos la, e o lugar e bem gelado mesmo!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

PFilho, seja bem vindo ! Você é de São José dos Campos ?

 

Gostaríamos que complementasse esta informação no seu perfil, é só ir no "painel de controle do usuário".

 

Abraços !

 

Sim, sou.

Abraços.

 

Andei dando uma olhada no wunderground aqui... Sério que deu 38°C em fevereiro? Puta merda :hang1: :hang1: :hang1:

Link to comment
Share on other sites

O GFS nas últimas rodadas assassinou o frio do final de semana. Pelo visto vem veranico aí mesmo! Não que seja duradouro, mas pela 12Z e 18Z teremos algum calor a partir do próximo findi. Ou seja, a tal da primeira quinzena congelante está mais para um delírio de algumas noites de outono-inverno do GFS e de outros modelos globais!

 

É lógico que o GFS já mostra novamente verdadeiros monstros polares em 250-300 horas, mas isso nós estamos aprendendo que não vale nada! Creio que teremos uns 5-6 dias mais quentes no norte de SC e PR principalmente.. Não chegará a ser aquele veranico, mas a quinzena não vai ser aquele absurdo abaixo da média! Aliás, corre o risco terminar na média em muitos locais! E caiamos na real: o fato de termos temperaturas maiores não significa em absoluto que aumentam as chances de vir a porrada tão esperada... Vimos este filme ao longo de toda a década de 2000!

 

O que houve com Urupema nesta madruga? A temperatura subiu a partir das 21 e estagnou em torno de 4oC depois, ficando assim até de manhã. Outras estações da Região continuaram caindo... Não vi ninguém comentar nada aqui à respeito deste fato...

 

Silvio, foste ao Lago Negro!

 

Não imaginava que o GFS ia detonar tanto assim com o frio do fim de semana. Mas acho que vai ficar num

meio-termo entre o que indicava antes e o que indica agora, o que acha ?

Link to comment
Share on other sites

A segunda-feira começou com mínimas de um dígito pela região, mesmo com nebulosidade parcial e vento! Deu 6,6°C no Simepar e 9,4°C em casa. Destaque para a pressão atmosférica que caiu 7 hPa desde o meio da manhã. De 1017 para atuais 1010 hPa. Radar detecta pontos de chuva fraca e isolada pelas redondezas! Venha chuva!!

Link to comment
Share on other sites

O GFS nas últimas rodadas assassinou o frio do final de semana. Pelo visto vem veranico aí mesmo! Não que seja duradouro, mas pela 12Z e 18Z teremos algum calor a partir do próximo findi. Ou seja, a tal da primeira quinzena congelante está mais para um delírio de algumas noites de outono-inverno do GFS e de outros modelos globais!

 

É lógico que o GFS já mostra novamente verdadeiros monstros polares em 250-300 horas, mas isso nós estamos aprendendo que não vale nada! Creio que teremos uns 5-6 dias mais quentes no norte de SC e PR principalmente.. Não chegará a ser aquele veranico, mas a quinzena não vai ser aquele absurdo abaixo da média! Aliás, corre o risco terminar na média em muitos locais! E caiamos na real: o fato de termos temperaturas maiores não significa em absoluto que aumentam as chances de vir a porrada tão esperada... Vimos este filme ao longo de toda a década de 2000!

 

O que houve com Urupema nesta madruga? A temperatura subiu a partir das 21 e estagnou em torno de 4oC depois, ficando assim até de manhã. Outras estações da Região continuaram caindo... Não vi ninguém comentar nada aqui à respeito deste fato...

 

Silvio, foste ao Lago Negro!

 

Não imaginava que o GFS ia detonar tanto assim com o frio do fim de semana. Mas acho que vai ficar num

meio-termo entre o que indicava antes e o que indica agora, o que acha ?

 

Ainda há chances de isso acontecer, Renan! Aliás, essa MP de agora foi exatamente assim que ocorrreu! Mas eu não coloco minhna mão no fogo por isso, he he he!

 

Quanto a Urupema, como eu suspeitava, saiu do ar! Alguém sabe o que houve? A impressão que eu tive ontem é que a coisa degringolou mesmo na estação, pois o aquecimento mostrado nela foi só lá, confere?

Link to comment
Share on other sites

Beleza gurizada mas o que tem esta Davis?Não pode ser outra? :laugh: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Vamos ver Brunão se consigo adquirir este ano.De toda forma admiro sua grandeza em reconhecer os dados, assim como eu tive ao reconhecer as máximas e médias de Canela que matam a pau ganhando de gigantes.

Ué, parece que teve gente que fez que não viu?Nenhuma frase Professor Vicente?E os demais? :punish:

Vicente há mais do que altitude em tudo isto como eu sempre disse, continentalidade aliada ao efeito baixada, um pouco mais de latitude, boa altitude o resultado é óbvio,localização 300km à sudoeste, consegue compensar o dobro de altitude... :rtfm:

E repito os panelões, os tigres siberianos da Serra do Botucaraí, ainda vão entrar em campo. :dirol:

Ano passado tomei uma tunda em função de tão pouca neve aqui e baita nevasca em outras gigantes. Agora minha terra volta a ficar bem na foto. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Legal Paulo, parabens pela iniciativa!!!

 

So faltou umas fotinhas da geada pra gente apreciar, ja que uma temperatura dessas deve ter deixado uma grossa camada de gelo no lugar, ainda mais num vale ou baixada!! Tenhho grande curiosidade de saber como e o local, ja que nunca estive ai, apenas de passagem entre Passo fundo e Soledade alguns anos atras.

Digo isso porque estou longe, e agora e verao aqui...

Ve se tira umas pra gente depois de amanha, ja que vamos ter novas geadas por ai!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Pasmem,a mínima do Pantera Rincão dos Silvanos:-7.6º

 

Chocante, Paulo! Faço coro aos demais, Davis no Pantera já! E não é por duvidar não, é que podemos estar perdendo dados preciosos desse lugar.

Engrossando o coro, hehe!! Com esse dado impressionante do Pantera é bem plausível que tenha dado -9° em 2009.

 

Coisa incrível também é a diferença de 7° para o INMET.

 

Pantera, Urupema e CJ dando as caras nessa onda de frio.

 

Abraços em baixada!

Link to comment
Share on other sites

Hoje tive máxima de 22,1°.

 

O tempo fechou em POA só às 20 h. Nubladão agora. Engraçado que à medida em que se vai para o E do RS a temperatura despenca. É onde as nuvens devem chegar por último. Na última hora já caiu para 9,9° em Torres e 12,0° em Tramandaí. POA com 13,4°; Santa Maria com 14,9° e São Borja com 17,6°!

 

Na última hora caíram 10,4 mm de chuva em Uruguaiana e está 11°.

 

Agora tenho 15,5° com 61%. Venta de ENE a 8,4 km/h. Pressão afundando: 1007,3 mb.

Link to comment
Share on other sites

Pasmem,a mínima do Pantera Rincão dos Silvanos:-7.6º

 

Chocante, Paulo! Faço coro aos demais, Davis no Pantera já! E não é por duvidar não, é que podemos estar perdendo dados preciosos desse lugar.

 

Пантера углу Сильвано

 

Esse é o nome grafado numa plaquinha da localidade para atestar que é a Sibéria brasileira. :laugh:

 

Belo registro, PHP!!! :good2: Aqui em Itapevi temos céu com poucas nuvens; mesmo com a aproximação de uma frente fria, a temperatura despenca: 10,7ºC (22:30h).

 

Sinto que vamos ter mínimas sub-10 novamente, e MM dando as caras...

 

vidente.jpg

Link to comment
Share on other sites

Um lago legal pra tirar fotos em Gramado que conheci quando fui, é o parque do lago negro se não me engano. Lembro que fui em lua de mel em meados de junho do ano passado e durante o meio dia e embaixo de sol eu não conseguia tirar o casaco e a luva, fazia muito frio mesmo.

 

Pois e, deve ser esse mesmo que eu me referia! Tirei boas fotos la, e o lugar e bem gelado mesmo!

Sds.

Silvio, o Lago Negro é uma pequena baixada no meio de um topão. Não sei se consegui me fazer entendido. O Lago Negro está na parte alta de Gramado, mas num baixo em relação as áreas logo ao seu redor. Enquanto o lago está a 850 metros, as áreas imediatamente ao redor estão a 865 metros. É a melhor região de Gramado para ver neve. Ano passado foi onde melhor acumulou naquela nevada de agosto.

Link to comment
Share on other sites

Pois é, muito me surpreendeu o Pantera. O fato é que o relevo local contribui para o acúmulo e represamento do ar frio. Mas eu repito, PH, sonde a região, veja onde é mais frio. Vá lá na Picada Rosa. Teste. Vai que numa dessas há outro recorde... Eu não sei, mas FX ou São Tomé podem render muito mais...

 

E incentive o CAinelli mesmo. Numa dessas até a UPF se interessa.

 

Abçs

Link to comment
Share on other sites

Sensacional esse dado PH. Conheço Soledade só de passagem, mas já andei muito pela parte alta do Vale do Taquari e posso afirmar que é realmente muito fria a região (em termos de Brasil, é claro). A ocorrência de neve, no entanto, é prejudicada pela continentalidade. Mas isso é o de menos, cada região com suas características. Imagina o que não fez na região em 2009! Na parte baixa, em Teutônia, bateu nos -3 graus, praticamente ao nível do mar e sem efeito baixada.

PH, posta esse dado no blog da Metsul. Se possível envia algumas fotos do abrigo para eles. Certamente eles farão algum comentário. A divulgação é a nossa maior arma para aumentar o monitoramento no Rio Grande, que hoje está ridículo. Se não fossem os dados particulares a gente estaria perdendo para Minas Gerais. Imagina os preciosos dados que já perdemos, das baixadas do Planalto, da serra, de SJ dos Ausentes, da serra de sudeste. Campos tem quantas estações de monitoramento hoje? Conco, seis? E Ausentes? Uma mísera. Será que a prefeitura não tem R$ 2 mil para investir em uma estação no interior do município. Certamente os dados incrementariam e muito o turismo na região.

Vou começar a colaborar com o blog. Meu pai tem uma chácara em Imigrante, no Vale do Taquari. Pretendo passar a monitorá-la ainda esse mês. É claro que bater o Pantera é praticamente impossível, mas certamente vou obter dados muito interessantes, pois também é bastante frio na região.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.