Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JUNHO 2011


Recommended Posts

E o GFS resolveu apostar que o frio chegará até aqui na próxima quinta :good: :good2:

 

Ótimo, que venha mais frio então, hehehe.

 

Sob essas atuações de ciclone próximo ao litoral, o MI costuma se destacar pelo frio e pela

baixíssima sensação térmica proporcionada pelo vento intenso. Acho que amanhã vai ser

"aquele dia" pros heróis do Sindacta.

Link to comment
Share on other sites

Eu sempre fui muito desconfiado de dados de termômetros digitais, até mesmo da minha estação La Crosse, e realmente, nunca foram dados fiéis. Gastei dinheiro e nunca fiquei satisfeito! Não sei se me arrependo da grana investida nestes equipamentos, mas no momento era o que eu podia fazer. Hora porque eram termômetros digitais. Hora porque a La Crosse não tem abrigo meteorológico, ou então, porque a precisão não é boa.

Termômetros digitais não tem boa precisão após baixar dos 10°C, e mesmo antes, a precisão é de 1°C.

Com certeza afirmo que, se esses -7°C registrados em Soledade fossem de uma Davis, eles seriam vistos com bons olhos. Mas como o registro foi feito em um equipamento bastante amador, ficará sempre a dúvida.

De qualquer modo, não se pode negar, que estava bastante frio e negativo. Mas não há como comparar por exemplo, com os -7,9°C de Urupema (bem, falta ainda a dita foto da estação, que nunca aparece!)

 

 

Aqui em casa tenho 3 termômetros digitais, deixo 2 em uma varanda e 1 em outra. Tem um que apresenta temperaturas próximas à estação do Itaim no Weather Underground. Os outros dois apresentam resultados mais "malucos". Isso que estão no mesmo local, a diferença deveria ser muito pequena, por isso que não dá pra confiar muito nesses termômetros!

 

Depois tiro uma foto dos 3 juntos, mas o termômetro interno, e acredito que cada um vai marcar uma temperatura diferente!!

Link to comment
Share on other sites

Eu sempre fui muito desconfiado de dados de termômetros digitais, até mesmo da minha estação La Crosse, e realmente, nunca foram dados fiéis. Gastei dinheiro e nunca fiquei satisfeito! Não sei se me arrependo da grana investida nestes equipamentos, mas no momento era o que eu podia fazer. Hora porque eram termômetros digitais. Hora porque a La Crosse não tem abrigo meteorológico, ou então, porque a precisão não é boa.

Termômetros digitais não tem boa precisão após baixar dos 10°C, e mesmo antes, a precisão é de 1°C.

Com certeza afirmo que, se esses -7°C registrados em Soledade fossem de uma Davis, eles seriam vistos com bons olhos. Mas como o registro foi feito em um equipamento bastante amador, ficará sempre a dúvida.

De qualquer modo, não se pode negar, que estava bastante frio e negativo. Mas não há como comparar por exemplo, com os -7,9°C de Urupema (bem, falta ainda a dita foto da estação, que nunca aparece!)

Amadorismo só se for de tua parte meu amigo.Te desafio a provar que se fosse uma automática marcaria menos frio que o registrado.

Repito: Prove!

Isto sim é dor de cotovelo aliás de vários aqui, enche o saco tamanha parcialidade.Veja o sensor interno marcou -7.4º, portanto a margem de erro é pequena.

Não venham negar fatos que eu vou rechaçar.

 

Deveras...

 

O termômetro que presentei o PH ficou somente 15 dias aos cuidados do Chefe do Inmet de Ctba, dentro do abrigo calibrando... Eu divido que alguma estação aqui tenha passado por isso...

Link to comment
Share on other sites

Chove bem em Ctba com vento oeste.

 

E a temperatura?? Pelo relatório do aeroporto, 15ºC...

 

Aqui em Joinville, o aeroporto está com 16ºC, e aqui na Zona Sul estou com 15 também..

 

 

Caiu para 12oC às 15 no aero! Sensação de frio na rua!

 

Mais cedo ventou muito com rajadas animais e algum granizo no Batel. Caíram várias arvores na cidade, tendo inclusive um óbito em função disso na rápida do Portão! A baixa pressão do ciclone associada à frente pegaram forte aqui!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal!

 

Eu li que as cinzas do vulcão podem chegar ao oeste de Santa Catarina ainda hoje. Alguém sabe se as cinzas podem chegar até a região de São Joaquim – SC?

 

Já quanto ao frio, olha só o clima tempo: (Não vi em nenhum outro lugar algo sobre neve)

f8696a954f3f0dc1aae1dba713fcda21.JPG

 

Previsões automáticas, Sobânia!

 

Não dê muito valor à elas... A Climatempo deve ter um modelinho que sempre que precipita algo com temperatura negativa dá neve, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Chove bem em Ctba com vento oeste.

 

E a temperatura?? Pelo relatório do aeroporto, 15ºC...

 

Aqui em Joinville, o aeroporto está com 16ºC, e aqui na Zona Sul estou com 15 também..

 

 

Caiu para 12oC às 15 no aero! Sensação de frio na rua!

 

Mais cedo ventou muito com rajadas animais e algum granizo no Batel. Caíram várias arvores na cidade, tendo inclusive um óbito em função disso na rápida do Portão! A baixa pressão do ciclone associada à frente pegaram forte aqui!

 

 

Belo frio sem duvida!

Vamos ter uma boa onda de frio, um ciclonao bem proximo da Costa, mas o ciclone se formou um pouco "antes" do momento para permitir boa neve e frio mais abrangente! Uma pena...

Mas, deve vir mais frio no final do mes, ou inicio de Julho, digo frio bem forte, aquela "porrada" que estamos esperando!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal!

 

Eu li que as cinzas do vulcão podem chegar ao oeste de Santa Catarina ainda hoje. Alguém sabe se as cinzas podem chegar até a região de São Joaquim – SC?

 

Já quanto ao frio, olha só o clima tempo: (Não vi em nenhum outro lugar algo sobre neve)

 

Previsões automáticas, Sobânia!

 

Não dê muito valor à elas... A Climatempo deve ter um modelinho que sempre que precipita algo com temperatura negativa dá neve, he he he!

 

Já tinha lido alguma coisa sobre o clima tempo... auhuahua... estava duvidando dessa neve deles....

Link to comment
Share on other sites

Eu sempre fui muito desconfiado de dados de termômetros digitais, até mesmo da minha estação La Crosse, e realmente, nunca foram dados fiéis. Gastei dinheiro e nunca fiquei satisfeito! Não sei se me arrependo da grana investida nestes equipamentos, mas no momento era o que eu podia fazer. Hora porque eram termômetros digitais. Hora porque a La Crosse não tem abrigo meteorológico, ou então, porque a precisão não é boa.

Termômetros digitais não tem boa precisão após baixar dos 10°C, e mesmo antes, a precisão é de 1°C.

Com certeza afirmo que, se esses -7°C registrados em Soledade fossem de uma Davis, eles seriam vistos com bons olhos. Mas como o registro foi feito em um equipamento bastante amador, ficará sempre a dúvida.

De qualquer modo, não se pode negar, que estava bastante frio e negativo. Mas não há como comparar por exemplo, com os -7,9°C de Urupema (bem, falta ainda a dita foto da estação, que nunca aparece!)

Amadorismo só se for de tua parte meu amigo.Te desafio a provar que se fosse uma automática marcaria menos frio que o registrado.

Repito: Prove!

Isto sim é dor de cotovelo aliás de vários aqui, enche o saco tamanha parcialidade.Veja o sensor interno marcou -7.4º, portanto a margem de erro é pequena.

Não venham negar fatos que eu vou rechaçar.

 

Deveras...

 

O termômetro que presentei o PH ficou somente 15 dias aos cuidados do Chefe do Inmet de Ctba, dentro do abrigo calibrando... Eu divido que alguma estação aqui tenha passado por isso...

 

Menos, né, Shimutz. A galera aqui investe toneladas de R$ em estação meteo...

Link to comment
Share on other sites

Menos, né, Shimutz. A galera aqui investe toneladas de R$ em estação meteo...

 

Vou explicar para não soar pedante da minha parte.

 

Eu quis e quero dizer que não é o valor do aparelho que o confere validade ou certeza de medição. :ok:

 

Evidentemente que uma estação que custa toneladas de R$ tem uma precisão infinitamente maior que um mero termo higrômetro.

 

Ocorre que este singelo aparelho foi inspecionado e calibrado pelo Inmet, algo que, sem embargos do investimento dos colegas em estações caras, deve ser levado muito, mas muito em consideração. E eu apenas disse que o meu aparelho passou por calibragem do Inmet e que certamente nenhuma outra estação passou. O que não é mentira...

 

Repito: o fato de não passar pelo Inmet não desnatura ou desqualifica uma cara estação particular, entendeu?

 

Brunão, com todo respeito, a sua colocação soou como que eu estivesse desdenhando ou menosprezando àqueles que investem pesadamente em ótimas estações, em detrimento da minha. Gostaria que isso ficasse claro que logicamente esta asserção é cabalmente inverídica. :good2:

 

Abçs

Link to comment
Share on other sites

O vento que agora registro causa aumento de temperatura e queda de UR....PO despencando....interessante que sao caracterisitcas de vento oeste...mas acho que minha estacao esta registrando o vento de forma errada...tenho que arrumá-la....

 

Agora, 18,8 graus (de longe, a máxima do dia, que até entao estava em 16 graus)...UR de 47% e PO de 7 graus...

 

 

Toda a regiao norte está assim...Massaranduba a temperatura subitamente subiu e a UR despencou na leitura das 19:00...

Link to comment
Share on other sites

Fui à Passo Fundo hoje levar meu pai para consultar.Bruno assim que der nos pila eu vou adquirir sim a estação.

Querem tirar a prova?A hora que quiserem, aceito o desafio.

Como eu disse, repito, este termômetro e este abrigo que coloquei lá, não perdem pra estação alguma quanto à precisão de mínimas.Querem apostar????

Foi um dia frio e chuvoso em Soledade e em PF tmbm, tava bem frio por lá.Vento pampeiro o dia inteiro.Continua garoando e faz 9º no Inmet , brisa a quase 40 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Ventania absurda atravessando agora o Estado de SP. Vejam a imagem de satélite, um braço da frente oclusa rasgando sobre o leste de SP. Em campos ventava a 45km/h antes da estacao cair por falta de luz. O trânsito na capital esta um caos!

Link to comment
Share on other sites

Shimutz, tudo resolvido. Apenas acho que, ao tentar defender o PHP (o que eu concordo), não precisava desmerecer daqueles que fazem um esforço descomunal para instalar estações de qualidade e, ainda por cima,colocá-las online , o que é muito difícil. O esforço e os custos são enormes.

 

O dado do PHP, mesmo que com uma margem de erro de 1C, ainda sim é relevante. Naquela noite o centro-norte gaúcho estava seco e estrelado, fato que não ocorreu no leste. O Castelinho registrou -2,9C mesmo sob forte MM. O Inmet de Soledade, em péssima posição, zerou. É totalmente aceitável mínimas entre -5C e -7C nas baixadas de Soledade com estas "cartas sobre a mesa".

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, mesmo que o termometro do PH estivesse descalibrado dois graus para baixo ainda seria um valor impressionante. Soh quem nao conhece a regiao mesmo para duvidar. Daqui a alguns anos, com a maior cobertura de monitoramento, dados como esse vao pipocar por aqui.

Quê bom tê-lo aqui BUcker, vc é do Vale do Taquari?Maravilha, meu vizinho logo ali depois do Fão.extato amigo, este vales do Fão, do Forqueta, especialmente na baixadas de altitude são verdadeiras geladeiras.O Pantera é classe B perto dos baixadões da Serra do Botucaraí.

Link to comment
Share on other sites

Shimutz, tudo resolvido. Apenas acho que, ao tentar defender o PHP (o que eu concordo), não precisava desmerecer daqueles que fazem um esforço descomunal para instalar estações de qualidade e, ainda por cima,colocá-las online , o que é muito difícil. O esforço e os custos são enormes.

 

O dado do PHP, mesmo que com uma margem de erro de 1C, ainda sim é relevante. Naquela noite o centro-norte gaúcho estava seco e estrelado, fato que não ocorreu no leste. O Castelinho registrou -2,9C mesmo sob forte MM. O Inmet de Soledade, em péssima posição, zerou. É totalmente aceitável mínimas entre -5C e -7C nas baixadas de Soledade com estas "cartas sobre a mesa".

Imagina Bruno, o que vcs fazem é fantástico :hi: , sem palavras, fico até envergonhado por não ter uma estação destas on line.O Shima só quis dizer que em se tratando de mínima não iria dar tanta diferença entre uma estação e o termômetro digital aferido.

Abraços. :sorry: :sorry: :sorry: :sorry: :sorry: :sorry:

Tá mais frio em Passo Fundo, ar frio entrando pelo noroeste.

Agora 9º Inmet.

Link to comment
Share on other sites

Pluma de cinzas vulcânicas está agora sobre o RS, SC e PR e estende até a área da África do Siul, devendo ingressar no Índico nas próximas horas.

 

[attachment=0]CINZAS0706B.jpg[/attachment]

 

Tenho uma sensacional desse vulcão, mas só conto mais tarde. Estamos segurando a informação.

To curioso pra saber a novidade.Beleza de acompanhamento AAA. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Pluma de cinzas vulcânicas está agora sobre o RS, SC e PR e estende até a área da África do Siul, devendo ingressar no Índico nas próximas horas.

 

[attachment=0]CINZAS0706B.jpg[/attachment]

 

Tenho uma sensacional desse vulcão, mas só conto mais tarde. Estamos segurando a informação.

To curioso pra saber a novidade.Beleza de acompanhamento AAA. :good2:

 

 

Estou muito curioso também para saber qual a novidade...

Link to comment
Share on other sites

Vocês querem rajadas de vento de 125km/h? 115km/h? 81km/h? Vejam a sequência de rajadas e vento sustentado em Campinas nesta tarde/noite, lembrando que muitas foram sem chuva:

http://www.wunderground.com/history/airport/SBKP/2011/6/7/DailyHistory.html

http://www.cpa.unicamp.br/

 

Eu diria que é alta a chance de granizo no estado de SP entre hoje e amanhã!

 

Foi uma tarde complicada, com granizo e muitos problemas:

http://eptv.globo.com/campinas/noticias/NOT,1,1,352977,Chuva+provoca+estragos+derruba+arvores+e+prejudica+transitos+no+Cambui.aspx

http://www.rac.com.br/noticias/campinas-e-rmc/86367/2011/06/07/ventos-chegam-a-125-kmh-e-deixam-cidade-sem-luz.html

Link to comment
Share on other sites

Cinzas vulcânicas fazendo sincronia com um ciclone em nossa costa, quem diria! Quem imaginaria! Que tenhamos uma bela sincronia de frio cavalar e histórico nesse inverno também hehe..

 

Aqui o dia foi muito ventoso, máxima de 19,1°C e vários pancadões de chuva durante a manhã, acumulando 11 mm. Agora a ventania deu uma acalmada, mas segue ventando constante de SW, céu quase totalmente estrelado. Clima delicioso!

 

Condições atuais:

 

Temperatura: 11,9°C

URA: 83%

Pressão: 1014 hPa

Link to comment
Share on other sites

A ventania que deu aqui em São Paulo hoje foi absurda, primeiro durante o dia, por causa da pré frontal e agora a noite, com a chuva, eu estava no trânsito quando ela chegou, além de árvores e coberturas de postos de gasolina caídas, vi uma cena inusitada, um motoboy agarrado a um poste para não ser levado pelo vento, só não tirei uma foto porque estava sem luz no local e meu celular não tem flesh....parecia cena de filme, a ventania foi absurda, segundo dados do Aeroporto de Guarulhos, a velocidade lá chegou a 127km/h...por aqui deve ter chegado por aí, pelo menos na região que estava no momento, próximo a Marginal Tiête, na Marques de São Vicente.

Link to comment
Share on other sites

Vocês querem rajadas de vento de 125km/h? 115km/h? 81km/h? Vejam a sequência de rajadas e vento sustentado em Campinas nesta tarde/noite, lembrando que muitas foram sem chuva:

http://www.wunderground.com/history/airport/SBKP/2011/6/7/DailyHistory.html

http://www.cpa.unicamp.br/

 

Putz! 125 km/h!! Incrível como venta entre Campinas e Paulínia, ainda mais numa situação dessa!

Link to comment
Share on other sites

Vocês querem rajadas de vento de 125km/h? 115km/h? 81km/h? Vejam a sequência de rajadas e vento sustentado em Campinas nesta tarde/noite, lembrando que muitas foram sem chuva:

http://www.wunderground.com/history/airport/SBKP/2011/6/7/DailyHistory.html

http://www.cpa.unicamp.br/

 

Eu diria que é alta a chance de granizo no estado de SP entre hoje e amanhã!

 

Foi uma tarde complicada, com granizo e muitos problemas:

http://eptv.globo.com/campinas/noticias/NOT,1,1,352977,Chuva+provoca+estragos+derruba+arvores+e+prejudica+transitos+no+Cambui.aspx

http://www.rac.com.br/noticias/campinas-e-rmc/86367/2011/06/07/ventos-chegam-a-125-kmh-e-deixam-cidade-sem-luz.html

 

Marcelo, com essa ventania a aviação em Viracopos não foi prejudicada???

Link to comment
Share on other sites

a meu ver...assistindo ao Jornal da Band, agora de noite...patética previsão de neve para as serras gaúcha e catarinense.

Acho ridícula esta previsão...baseado em que? em uma umidade sendo jogada sobre um ar frio? ora, isto não é condição única par que haja neve. Aqui,temos que ter mais um fator: frio em altitude!!

Tivemos um dia de inverno típico: chuva, frio e vento!!!

mínima: 11.4°C

máxima: 15.4°C

 

agora, 12.9°C

 

chuva ora parando; ora caindo...

Link to comment
Share on other sites

a meu ver...assistindo ao Jornal da Band, agora de noite...patética previsão de neve para as serras gaúcha e catarinense.

Acho ridícula esta previsão...baseado em que? em uma umidade sendo jogada sobre um ar frio? ora, isto não é condição única par que haja neve. Aqui,temos que ter mais um fator: frio em altitude!!

Tivemos um dia de inverno típico: chuva, frio e vento!!!

mínima: 11.4°C

máxima: 15.4°C

 

agora, 12.9°C

 

chuva ora parando; ora caindo...

 

Deram previsão de neve????? Mesmo depois da gafe da semana passada e de outras tantas gafes???? Mesmo com o que os modelos vem mostrando?????

 

I-N-A-C-R-E-D-I-T-Á-V-E-L!!!!!

Link to comment
Share on other sites

QUE FOI ISSO? :o

Que loucura o tempo aqui hoje :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Estamos variando entre 16 e 18°C esta noite, sensação em torno dos 15. mínima prevista de 7 °C pra amanhã :okay:

 

Hoje o dia foi MUITO QUENTE. Máxima de 27°C, anomalia pro mês (maio e junho são meses muito amenos aqui no geral). A mínima foi de 11 °C. Tarde quente pra valer e manhãzinha fraca, daí de 18h em diante tivemos um dilúvio aqui :26: Eu estava estudando e, do nada, começou. A temperatura desabou, os ventos foram FORTES pra caramba (derrubada de árvores grossas em coisa de 1 minutinho). Eu sinceramente acho que tivemos um tornado aqui. Por favor, se a informação estiver equivocada, por favor, me corrijam.

 

Olha só isso :26:

 

7:00 PM 25.0 °C

7:15 PM 18.0 °C

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Logo em uma noite tão interessante para Joinville (ventosa, com baixa umidade) minha estaçao fica fora do ar...é pacabá mesmo...e eu nao estou afim de ir ate a empresa arrumá-la... :cray:

 

Que azar.. Pelo menos está registrando temperatura negativa de -999°C! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Logo em uma noite tão interessante para Joinville (ventosa, com baixa umidade) minha estaçao fica fora do ar...é pacabá mesmo...e eu nao estou afim de ir ate a empresa arrumá-la... :cray:

 

Que azar.. Pelo menos está registrando temperatura negativa de -999°C! :laugh:

 

O ponto de orvalho chegou a 9996.0 graus hahahahhaa...

 

Pelo menos tenho o outro sensor instalado em outro abrigo, mas os dados nao vao ao wunderground...entretanto, se o problema nãoo for no software (acho que não é, pois o vento continua sendo registrado) terei como pegar esses dados...

Link to comment
Share on other sites

Pluma de cinzas vulcânicas está agora sobre o RS, SC e PR e estende até a área da África do Siul, devendo ingressar no Índico nas próximas horas.

 

[attachment=0]CINZAS0706B.jpg[/attachment]

 

Tenho uma sensacional desse vulcão, mas só conto mais tarde. Estamos segurando a informação.

 

Belissima imagem Alexandre!

Fato realmente inusitado na America do Sul, um ciclone trazendo cinzas vulcanicas parao Sul do Brasil com uma massa de ar frio na retaguarda! Sem falar que pode chover e nevar na regiao do Cone do Vulcao, algo que traz diferentes opinioes no meio cientifico!

O que mais chama a atencao e a velocidade de dispersao das cinzas, chegando proximas a Africa do Sul! :shok: .. Nao me lembro de 1993. A dispeersao foi assim tao rapida e extensa??

 

Ancioso pelas novidades sobre o vulcao na Metsul.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Campinas é o maior fenômeno de vento no Brasil. Incrível!

 

Sensacao de frio deve estar uma maravilha no estado de Sao Paulo! Esse e o grande diferencial dos ciclones em nosso inverno! Mesmo que nao tenha neve nem um cavalo polar, a entrada do ar frio e sempre rapida, a adveccao marcante, e a diferenca e muito grande do Parana pra cima!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Só agora reparei, meu carro que ficou sob a chuva está cheio de manchinhas acinzentadas, que nada tem a ver com poeira! Só pode ter precipitado aqui também, visto que em Toledo houve relato também dessas cinzas do vulcão.

 

Tenho 10,8°C agora e céu estrelado.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.