Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JUNHO 2011


Recommended Posts

Um lago legal pra tirar fotos em Gramado que conheci quando fui, é o parque do lago negro se não me engano. Lembro que fui em lua de mel em meados de junho do ano passado e durante o meio dia e embaixo de sol eu não conseguia tirar o casaco e a luva, fazia muito frio mesmo.

 

Pois e, deve ser esse mesmo que eu me referia! Tirei boas fotos la, e o lugar e bem gelado mesmo!

Sds.

Silvio, o Lago Negro é uma pequena baixada no meio de um topão. Não sei se consegui me fazer entendido. O Lago Negro está na parte alta de Gramado, mas num baixo em relação as áreas logo ao seu redor. Enquanto o lago está a 850 metros, as áreas imediatamente ao redor estão a 865 metros. É a melhor região de Gramado para ver neve. Ano passado foi onde melhor acumulou naquela nevada de agosto.

 

 

Legal Bruno, o lugar e bem bonito e organizado!! Com neve entao, nem se fala!

Esta faltando so um episodio com grande acumulacao para deixar o lado Negro com a paisagem totalmente branca! :good2:

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Calma gente! Não entrei no pessimismo do GFS, ainda. Há modelos mantendo o frio, e estão mais estáveis do que o americano. Quem não se lembra da onda de frio de agora dias antes? Nem parecido do que realmente ocorreu.

 

Obs: Faço coro por uma Davis em Soledade. Será bem interessante...

 

Pois e, parece que o Europeu esta um pouco mais otimista! Mas infelizmente, mesmo com toda a sua intabilidade o GFS ainda e o mais confiavel!

Se ele mantiver essa situacao nas rodadas de amanha, dai acho que e a hora de jogar a toalha mesmo!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

O debate é livre (VIVA A DEMOCRACIA) mas pra mim o frio é secundário pelo que vai ocorrer nas próximas 24 horas. Ciclogênese importante na costa do Sul do Brasil, risco de chuva forte e ventania, possibilidade de tempo severo entre o Sul do Brasil e SP, e, o mais interessante, as cinzas chegando já no Paraguai e Bolívia (antes da cidade de Buenos Aires) e começando a entrar nas nuvens de chuva que avançam para o Sul do Brasil.

 

CINZAS0706A.jpg.704a1e8ac49785e26623e2d3f55213bd.jpg

 

E ainda um ciclone intenso na quarta na costa puxando a massa de ar do Norte da Argentina (onde deve ter cinzas) para o Sul do Brasil. Ciclone, vulcão, vento, tudo ao mesmo tempo. Quando vocês viram isso tudo junto ? Nunca. Talvez não vejam nunca mais e se virem será uma ou duas vezes no máximo em tempo de vida.

Link to comment
Share on other sites

O debate é livre (VIVA A DEMOCRACIA) mas pra mim o frio é secundário pelo que vai ocorrer nas próximas 24 horas. Ciclogênese importante na costa do Sul do Brasil, risco de chuva forte e ventania, possibilidade de tempo severo entre o Sul do Brasil e SP, e, o mais interessante, as cinzas chegando já no Paraguai e Bolívia (antes da cidade de Buenos Aires) e começando a entrar nas nuvens de chuva que avançam para o Sul do Brasil.

 

[attachment=0]CINZAS0706A.jpg[/attachment]

 

E ainda um ciclone intenso na quarta na costa puxando a massa de ar do Norte da Argentina (onde deve ter cinzas) para o Sul do Brasil. Ciclone, vulcão, vento, tudo ao mesmo tempo. Quando vocês viram isso tudo junto ? Nunca. Talvez não vejam nunca mais e se virem será uma ou duas vezes no máximo em tempo de vida.

 

 

Realmente é um momento único e impressionante, Alexandre! Vai ser muito interessante acompanhar o que acontece nas próximas semanas!

 

Fiz um pequeno registro sobre a primeira negativa em Campos do Jordão.

 

http://blog-alt-tab.blogspot.com/2011/06/campos-do-jordao-tem-primeira-negativa.html

 

O que acontece hoje que a temperatura está subindo??

 

00:09 6.2 °C

01:24 7.0 °C

02:24 7.7 °C

 

Parece que a MP perdeu força muito rapidamente. Aqui em SP a noite é muito menos fria que ontem. No meu termômetro registrei ontem 10,2ºC, a menor do ano até agora e acredito que hoje a mínima não vai chegar nem a 13ºC...

Link to comment
Share on other sites

E ainda um ciclone intenso na quarta na costa puxando a massa de ar do Norte da Argentina (onde deve ter cinzas) para o Sul do Brasil. Ciclone, vulcão, vento, tudo ao mesmo tempo. Quando vocês viram isso tudo junto ? Nunca. Talvez não vejam nunca mais e se virem será uma ou duas vezes no máximo em tempo de vida.

 

Muito bom Alexandre, isso quer dizer que existe possibilidade das cinzas chegarem em territorio gaucho.

A grande duvida porem, e quanto a erupcao e seus efeitos. Sera que ela vai continuar nas proximas semanas?

Afetaria o clima da Am. do Sul?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

É, tudo jogando a favor dessa nuvem do vulcão ingressar no sul do Brasil!

A pressão caiu a 1007 hPa neste início de manhã, com ventos moderados de noroeste e com pancadas fracas de chuva. As nuvens passam de noroeste para sudeste mais rápidas que o Vettel! O eixo principal já se aproxima e uma chuva mais forte pode cair nas próximas horas, assim como a chegada do ar frio. Ciclone clássico!

Link to comment
Share on other sites

Uma vez que estas cinzas vulcânicas chegarem em território brasileiro, ao se misturarem às nuvens

geradas pelo ciclone, poderia haver um efeito potencializador da chuva que será registrada ?

 

É porque, bem me lembro, em climatologia estudei sobre os núcleos de condensação, os quais ajudam

a aumentar o potencial de precipitação de uma nuvem, quanto mais houver deles.

Link to comment
Share on other sites

Parabéns pelo registro do PH. Valor respeitável.. :good:

 

Apesar de eu achar que o valor não deve ir pras tabelas junto com os dados oficias ou junto com estações profissionais... assim como nenhum outro valor de termometro digital. Mas é só minha opinião.

 

Mas parabéns de novo.

 

Sds

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, pessoal...Por aqui o tempo nublou e continua nublado, a espera de chuva, que já caiu de forma muito fraca que meu pluviômetro nem captou...

 

Mínima de 14ºC.....

 

Ahh e aqui vai mais uma modesta participação minha no jornal ANotícia, de Joinville.

_______________

 

É EM JOINVILLE

 

 

Diego Soares mostra a geada de domingo no alto da Serra Dona Francisca. Fica a uns 40 km do Centro, quase Campo Alegre, mas ainda é Joinville. Ali fez -1ºC, a menor temperatura do ano.

 

11206715.jpg

 

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3340270.xml&template=4191.dwt&edition=17276&section=941

 

Na edição impressa, a foto ficou gigante :D

Link to comment
Share on other sites

PD: uhahuahuahuhuahua Vai ver que é por isso que eu sou LOUCO por frio!!! Minha mãe ficou grávida de maio pra junho de 1994 e foi justamente esse o inverno mais forte da região...

 

Se bem que o wunderground dá 1°C de mínima histórica DUAS VEZES pra SJC (creio que em 1998 e em 1999) em maio.

 

PD 2: Maldita maritimidade. Estamos nos aproximando das 20h e nada de desabar :cray: :cray: :cray:

 

Maritimidade ou aquecimento pré-frontal? Aqui em Mauá-SP a temp caiu muito pouco de madrugada, e o aquecimento pré-frontal certamente atrapalhou! Mínima pífia de 13,5!

Link to comment
Share on other sites

07/06 - Míninas no sudeste:

 

Itapetininga SP: 01,2

Mandurí SP: 02,1

Tatuí SP: 02,2

Extrema MG: 03,0

São Pedro SP: 03,3

Sumaré SP: 03,7

Tapiraí SP: 03,7

Jaguariúna SP: 03,9

Taquarituba SP: 04,1

Piracicaba SP: 04,3

Juquitiba SP: 04,5

Itararé SP: 04,6

Campo Limpo Paulista SP: 04,8

Herculândia SP: 04,8

Descalvado: 04,8

São Pedro do Turvo SP: 05,0

Capivari: 05,0

Nova Odessa SP: 05,1

Cândido Mota: 05,1

Monte Alegre do Sul SP: 05,2

Borborema SP: 05,3

Tietê SP: 05,4

Campo Limpo Paulista SP: 05,6

Piracaia SP: 05,7

Palmital SP: 05,9

 

As estações de Campos do Jordão hoje ENDOIDARAM.......

 

Campos do Jordão SP (Horto): 02,2

Campos do Jordão SP (Conv): 05,1

Campos do Jordão SP (Horto): 06,1

Campos do Jordão SP (Cptec): 07,5

Campos do Jordão SP (Aut): 11,0

Link to comment
Share on other sites

O debate é livre (VIVA A DEMOCRACIA) mas pra mim o frio é secundário pelo que vai ocorrer nas próximas 24 horas. Ciclogênese importante na costa do Sul do Brasil, risco de chuva forte e ventania, possibilidade de tempo severo entre o Sul do Brasil e SP, e, o mais interessante, as cinzas chegando já no Paraguai e Bolívia (antes da cidade de Buenos Aires) e começando a entrar nas nuvens de chuva que avançam para o Sul do Brasil.

 

[attachment=0]CINZAS0706A.jpg[/attachment]

 

E ainda um ciclone intenso na quarta na costa puxando a massa de ar do Norte da Argentina (onde deve ter cinzas) para o Sul do Brasil. Ciclone, vulcão, vento, tudo ao mesmo tempo. Quando vocês viram isso tudo junto ? Nunca. Talvez não vejam nunca mais e se virem será uma ou duas vezes no máximo em tempo de vida.

Beleza AAA, não sei se é falta de sorte ou o que é... :sad:

Mas quando ocorre algo bombástico em minha região,sempre "ocorre" algo extraordinário no BR ou fora dele... :pleasantry:

Bah Alexandre nenhuma palavrinha, sobre o Pantera, fosse em Ausentes estaria na mídia desde ontem... :rtfm:

Link to comment
Share on other sites

Itapetininga é uma cidade que tem se destacado nas mínimas. São valores muito

expressivos, eu desconhecia o frio nessa área. Pesquisando no GE, percebi que fica ao sul de SP

e a uma altitude de +- 700m. Está aí o motivo de ser fria.

 

Mesmo assim, o Ciiagro deve seguir um padrão bem diferente de instalação da estações meteorológicas. Os locais devem ser, em sua maioria, baixadas e ou locais relativamente planos e extensos, a julgar pelos valores registrados e pela amplitude registrada em algumas estações. Já o INMET tem uma tara por topos.

Link to comment
Share on other sites

Parabéns pelo registro do PH. Valor respeitável.. :good:

 

Apesar de eu achar que o valor não deve ir pras tabelas junto com os dados oficias ou junto com estações profissionais... assim como nenhum outro valor de termometro digital. Mas é só minha opinião.

 

Mas parabéns de novo.

 

Sds

Qual a diferença em termômetro digital dentro de abrigo de venezianas e uma estação automática,no que diz respeito às mínimas????????????????????????????????????Nenhuma.

Agradeço as palavras, mas não vamos começar a desmerecer fatos e fotos, senão fica difícil...

Link to comment
Share on other sites

Parabéns pelo registro do PH. Valor respeitável.. :good:

 

Apesar de eu achar que o valor não deve ir pras tabelas junto com os dados oficias ou junto com estações profissionais... assim como nenhum outro valor de termometro digital. Mas é só minha opinião.

 

Mas parabéns de novo.

 

Sds

Qual a diferença em termômetro digital dentro de abrigo de venezianas e uma estação automática,no que diz respeito às mínimas????????????????????????????????????Nenhuma.

Agradeço as palavras, mas não vamos começar a desmerecer fatos e fotos, senão fica difícil...

É minha opinião. Nem quando eu tinha a minha automática profissa instalada com abrigo da Davis os dados iam pras tabelas do fórum, quanto mais quando eu fazia o monitoramento só com o termometro digital. Na minha opinião é questão de igualar os meios de medição e garantir o monitoramento com mais qualidade possível.

 

O Lucas já cansou de registrar mínimas com diferença de até 9C entre topo e baixada no lago de Cascavel com digital e abrigo improvisado e nem se quer divulgou aqui no Baz....

 

Discordando de mim ou não, é o que penso.

 

Ps: fiz menção somente ao termometro, mas os abrigos improvisados também se encaixam.

 

:good:

Link to comment
Share on other sites

É, tudo jogando a favor dessa nuvem do vulcão ingressar no sul do Brasil!

A pressão caiu a 1007 hPa neste início de manhã, com ventos moderados de noroeste e com pancadas fracas de chuva. As nuvens passam de noroeste para sudeste mais rápidas que o Vettel! O eixo principal já se aproxima e uma chuva mais forte pode cair nas próximas horas, assim como a chegada do ar frio. Ciclone clássico!

 

Nuvem de cinzas de vulcão do Chile chega a Buenos Aires e afeta voos do Brasil para quatro países

Publicada em 07/06/2011 às 10h34m

O Globo e CBN

 

 

SÃO PAULO e RIO - Horas depois de provocar o cancelamento de voos que decolariam da capital argentina , a nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue-Cordón Caulle já afeta voos que partiriam do Brasil para quatro países. A companhia aérea TAM informou a passageiros no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, que todas as partidas para Buenos Aires, Montevidéu, Lima e Santiago estão canceladas. A empresa ainda não tem informações sobre voos partindo de outras cidades brasileiras para estes destinos, mas a Infarero confirma que cinco partidas do Rio para Buenos Aires foram canceladas.

 

 

vulcao.jpg

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Eu sempre fui muito desconfiado de dados de termômetros digitais, até mesmo da minha estação La Crosse, e realmente, nunca foram dados fiéis. Gastei dinheiro e nunca fiquei satisfeito! Não sei se me arrependo da grana investida nestes equipamentos, mas no momento era o que eu podia fazer. Hora porque eram termômetros digitais. Hora porque a La Crosse não tem abrigo meteorológico, ou então, porque a precisão não é boa.

Termômetros digitais não tem boa precisão após baixar dos 10°C, e mesmo antes, a precisão é de 1°C.

Com certeza afirmo que, se esses -7°C registrados em Soledade fossem de uma Davis, eles seriam vistos com bons olhos. Mas como o registro foi feito em um equipamento bastante amador, ficará sempre a dúvida.

De qualquer modo, não se pode negar, que estava bastante frio e negativo. Mas não há como comparar por exemplo, com os -7,9°C de Urupema (bem, falta ainda a dita foto da estação, que nunca aparece!)

Link to comment
Share on other sites

Geralmente essas erupções são breves não? A erupção já dura quantos dias?

 

A erupção atual é incessante desde sábado com variações na sua força. Algumas erupções são breves, mas outras podem ser muito longas.

 

Pois e, sabado foi o dia da Erupcao! Mas Alexandre, houveram outras erupcoes ou as cinzas se espalharam pelo vento?

 

Correntes de jato levaram as cinzas para outras partes da América do Sul (quase toda a Argentina, Uruguai, Sul do Brasil, Paraguai e Sul da Bolívia). Tudo resultado da contínua ejeção de cinzas e rochas na atmosfera. Sugiro ler duas análises (ontem e de hoje) em http://www.metsul.com que explica tudo. Pluma de cinzas do vulcão chileno avança pelo Atlântico e pode chegar ao Índico.

Link to comment
Share on other sites

Eu sempre fui muito desconfiado de dados de termômetros digitais, até mesmo da minha estação La Crosse, e realmente, nunca foram dados fiéis. Gastei dinheiro e nunca fiquei satisfeito! Não sei se me arrependo da grana investida nestes equipamentos, mas no momento era o que eu podia fazer. Hora porque eram termômetros digitais. Hora porque a La Crosse não tem abrigo meteorológico, ou então, porque a precisão não é boa.

Termômetros digitais não tem boa precisão após baixar dos 10°C, e mesmo antes, a precisão é de 1°C.

Com certeza afirmo que, se esses -7°C registrados em Soledade fossem de uma Davis, eles seriam vistos com bons olhos. Mas como o registro foi feito em um equipamento bastante amador, ficará sempre a dúvida.

De qualquer modo, não se pode negar, que estava bastante frio e negativo. Mas não há como comparar por exemplo, com os -7,9°C de Urupema (bem, falta ainda a dita foto da estação, que nunca aparece!)

Amadorismo só se for de tua parte meu amigo.Te desafio a provar que se fosse uma automática marcaria menos frio que o registrado.

Repito: Prove!

Isto sim é dor de cotovelo aliás de vários aqui, enche o saco tamanha parcialidade.Veja o sensor interno marcou -7.4º, portanto a margem de erro é pequena.

Não venham negar fatos que eu vou rechaçar.

Link to comment
Share on other sites

Geralmente essas erupções são breves não? A erupção já dura quantos dias?

 

A erupção atual é incessante desde sábado com variações na sua força. Algumas erupções são breves, mas outras podem ser muito longas.

 

Pois e, sabado foi o dia da Erupcao! Mas Alexandre, houveram outras erupcoes ou as cinzas se espalharam pelo vento?

 

Correntes de jato levaram as cinzas para outras partes da América do Sul (quase toda a Argentina, Uruguai, Sul do Brasil, Paraguai e Sul da Bolívia). Tudo resultado da contínua ejeção de cinzas e rochas na atmosfera. Sugiro ler duas análises (ontem e de hoje) em http://www.metsul.com que explica tudo. Pluma de cinzas do vulcão chileno avança pelo Atlântico e pode chegar ao Índico.

Acabei de ler. Muito interessante. O ciclone pode jogar as cinzas para o norte e provocar um caos aéreo no Brasil tambem... considerando que os voos para o sul poderiam produzir um efeito cascata na rede.

Bom, aqui venta forte de norte, ciclone em formação. É bem provavel que as cinzas se desloquem mais para o norte hoje.

Link to comment
Share on other sites

Geralmente essas erupções são breves não? A erupção já dura quantos dias?

 

A erupção atual é incessante desde sábado com variações na sua força. Algumas erupções são breves, mas outras podem ser muito longas.

 

Pois e, sabado foi o dia da Erupcao! Mas Alexandre, houveram outras erupcoes ou as cinzas se espalharam pelo vento?

 

Correntes de jato levaram as cinzas para outras partes da América do Sul (quase toda a Argentina, Uruguai, Sul do Brasil, Paraguai e Sul da Bolívia). Tudo resultado da contínua ejeção de cinzas e rochas na atmosfera. Sugiro ler duas análises (ontem e de hoje) em http://www.metsul.com que explica tudo. Pluma de cinzas do vulcão chileno avança pelo Atlântico e pode chegar ao Índico.

Acabei de ler. Muito interessante. O ciclone pode jogar as cinzas para o norte e provocar um caos aéreo no Brasil tambem... considerando que os voos para o sul poderiam produzir um efeito cascata na rede.

Bom, aqui venta forte de norte, ciclone em formação. É bem provavel que as cinzas se desloquem mais para o norte hoje.

 

Pessoal, vamos tentar seguir o monitoramento desse evento no Forum de Geografia.

Link to comment
Share on other sites

Geralmente essas erupções são breves não? A erupção já dura quantos dias?

 

A erupção atual é incessante desde sábado com variações na sua força. Algumas erupções são breves, mas outras podem ser muito longas.

 

Pois e, sabado foi o dia da Erupcao! Mas Alexandre, houveram outras erupcoes ou as cinzas se espalharam pelo vento?

 

Correntes de jato levaram as cinzas para outras partes da América do Sul (quase toda a Argentina, Uruguai, Sul do Brasil, Paraguai e Sul da Bolívia). Tudo resultado da contínua ejeção de cinzas e rochas na atmosfera. Sugiro ler duas análises (ontem e de hoje) em http://www.metsul.com que explica tudo. Pluma de cinzas do vulcão chileno avança pelo Atlântico e pode chegar ao Índico.

Acabei de ler. Muito interessante. O ciclone pode jogar as cinzas para o norte e provocar um caos aéreo no Brasil tambem... considerando que os voos para o sul poderiam produzir um efeito cascata na rede.

Bom, aqui venta forte de norte, ciclone em formação. É bem provavel que as cinzas se desloquem mais para o norte hoje.

 

O mais interessante mesmo seria uma continuidade dessas erupcoes, provocando um resfriamento regional na regiao, e no RS, claro! :sarcastic:

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Se o frio se dispersou foi em algum lugar por aí. Aqui a temperatura é de 12.4°C e sopra um vendo que deixa a sensação térmica bem baixa. Dia típico de inverno.

A Metsul afirma que se o vulcão ficar com atividade por mais tempo ou por algum tempo poderá causar uma diminuição nas temperaturas. Claro, se o fenômeno permanecer por mais tempo. A torcida por frio que tenho é grande.Mas, a torcida é para que o vulcão se aquiete.

Link to comment
Share on other sites

Eu sempre fui muito desconfiado de dados de termômetros digitais, até mesmo da minha estação La Crosse, e realmente, nunca foram dados fiéis. Gastei dinheiro e nunca fiquei satisfeito! Não sei se me arrependo da grana investida nestes equipamentos, mas no momento era o que eu podia fazer. Hora porque eram termômetros digitais. Hora porque a La Crosse não tem abrigo meteorológico, ou então, porque a precisão não é boa.

Termômetros digitais não tem boa precisão após baixar dos 10°C, e mesmo antes, a precisão é de 1°C.

Com certeza afirmo que, se esses -7°C registrados em Soledade fossem de uma Davis, eles seriam vistos com bons olhos. Mas como o registro foi feito em um equipamento bastante amador, ficará sempre a dúvida.

De qualquer modo, não se pode negar, que estava bastante frio e negativo. Mas não há como comparar por exemplo, com os -7,9°C de Urupema (bem, falta ainda a dita foto da estação, que nunca aparece!)

 

Lucas,

 

Pelo que consta no sítio da Epagri a estação é esta aqui.

 

Mioto.

epagri.jpg.d972afb21271ea4ce976e8b22865b577.jpg

Link to comment
Share on other sites

Típica atuação/formação de ciclone por aqui!

 

Desde as 11:30 mais ou menos, quando escureceu muito, aí clareou muito, começou a ventar bastante e a ocorrer pancadões que mais parecem de verão. Agora parece que não chove logo, muitas nuvens, um pouco de sol, 14C e rajadas de 40 km/h aqui em casa.

 

Ê inverno!!!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Em Campos, tive uma minima relativamente alta, 6.1ºC mas em compensação esta frio o dia todo. Tenho agora 14.2ºC e venta forte.

Abs

 

 

Campos do Jordão SP (Horto): 02,2

Campos do Jordão SP (Conv): 05,1

Campos do Jordão SP (Horto): 06,1

Campos do Jordão SP (Cptec): 07,5

Campos do Jordão SP (Aut): 11,0

 

Detalhe: A aut e a convencional ficam..lado a lado..!!

Link to comment
Share on other sites

Olhei a minha assinatura e percebi: POA e serra iguais nesse momento!

Toda a regra tem exceção, hehe. O ar frio chegou aqui antes sendo arrastado do oeste.

 

Certa vez lembro que havia uma frente semi-estacionária logo ao norte de POA. À noite aqui fazia 15° e em Caxias do Sul 22°. Muito interessante.

 

Se o frio se dispersou foi em algum lugar por aí. Aqui a temperatura é de 12.4°C e sopra um vendo que deixa a sensação térmica bem baixa. Dia típico de inverno.

A Metsul afirma que se o vulcão ficar com atividade por mais tempo ou por algum tempo poderá causar uma diminuição nas temperaturas. Claro, se o fenômeno permanecer por mais tempo. A torcida por frio que tenho é grande.Mas, a torcida é para que o vulcão se aquiete.

Imagina se o vulcão fica louco, doido, explode em cinzas e enche o mundo de fumaça. Nisso ainda temos um mês de julho 3° abaixo da média em condições normais. POA ficaria fria como SJ!!! Nevaria em todo o Sul, hehe.

 

Claro, sonho só na imaginação, porque poderia ser um pesadelo para o mundo e a América do Sul em particular.

 

Aqui em casa chove e faz 13,3°. Cheguei aos 12,4°às 6:35, logo antes de começar a chover. Inverno! Até o momento acumulei 10,6 mm. Parou o vento, agora zerado.

 

Abraços duplos!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.