Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Junho de 2007


Recommended Posts

BANDEIRA; 9,7

 

IGREJA; 10,0

 

INMET; 11,4

 

CLIMATERRA; 12,5

 

Bom saber dessa Ronaldo!!

 

Numas das piores condições relativas possíveis para o Morro da Igreja, ou seja, com ar quente entrando com vento fraco do quadrante norte, a mínima barrou Cruzeiro e INMET e quase empatou com uma baixadão como o Bandeira. Show! Pelo visto as médias vêm ficando entre 2oC a 3oC mais baixas, isso sem advecção de ar frio. Quero ver na hora que esta próxima MP entrar, he he he!

 

Eu também quero ver!

 

Rajadas máximas no Morro da Igreja dia a dia:

 

17/6: 68km/h

18/6: 71km/h

19/6: 80km/h

20/6: 65km/h

 

A rajada mais fraca em todos os horários de todo o período foi de 31km/h.

 

Já pensaram com um ciclonão atuando na costa? Não arrisco um palpite.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 774
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Itapetininga/SP

 

ontem a mínima foi de 15,6ºC e tarde com umidade muito baixa...

e hoje a mínima foi de 10,9°C :shock: , a madrugada foi pouco úmida

 

Enquanto isto, foi justamente a intensificação do bloqueio que nos deu uma mínima camarada. Hoje minha mínima foi de 10,9 graus, exatamente como na quarta passada.

Mas:

- o ar está mais seco que na semana passada (p.o. mínimo de hoje cerca de 1,5 grau menor que o menor p.o. da semana passada),

- o vento norte está realmente parando à noite. Graças ao fato do sistema frontal mais próximo estar no sul do Uruguai, e não no meio do RS como na semana passada.

Estes 2 fatores podem nos dar mínimas melhores nesta semana que na semana passada, de um modo geral.

Bloqueio ainda. Temps acima da média, mas em patamares mais amenos.

Mas o céu está com uma carinha paulistana... eu que estava começando a melhorar de uma gripe, estou sentindo o nariz mais irritado de volta. Agora, por causa do ar ainda mais seco, e poluído.

 

Por isto que até que curto bloqueios bem feitos.

Link to comment
Share on other sites

Vejam a comparação dos 3 dias de dados em pleno veranico de junho e o desempenho do Morro da Igreja em relação às demais estações OMM com dados disponíveis da Região:

CLIMATERRA INMET IGREJA

18/06 12,1/16,9 11/17 10,3 / 15,6

19/06 10,5/19,3 10/18,6 7,1/13,6

20/06 12,5/20 11/20 10/15,3

 

Como eu tinha dito, o que choca são as máximas! Nos dias mais calmos, com pouquíssimo vento - não por lá, é lógico, mas no INMET e na CLIMATERRA (18/06) - as diferenças não foram tão signficativas (entre -1oC e -2oC a favor do Morro).

 

Quando o vento do quadrante norte do veranico começou a se consolidar, as diferenças se acentuaram, chegando a menos 1oC/2oC nas mínimas e -5oC nas máximas :shock: .

 

Nas incursões de ar frio continentais comuns (não os super cavalos), quando INMET e CLimaterra têm máximas em torno de 4oC/5oC, o MOrro vai negativar nas máximas! Tô falando que vamos ver ainda umas 4/5 máximas abaixo de zero por lá esse ano, he he he! Isso se o inverno for meia boca...

Link to comment
Share on other sites

Vejam a comparação dos 3 dias de dados em pleno veranico de junho e o desempenho do Morro da Igreja em relação às demais estações OMM com dados disponíveis da Região:

CLIMATERRA INMET IGREJA

18/06 12,1/16,9 11/17 10,3 / 15,6

19/06 10,5/19,3 10/18,6 7,1/13,6

20/06 12,5/20 11/20 10/15,3

 

Como eu tinha dito, o que choca são as máximas! Nos dias mais calmos, com pouquíssimo vento - não por lá, é lógico, mas no INMET e na CLIMATERRA (18/06) - as diferenças não foram tão signficativas (entre -1oC e -2oC a favor do Morro).

 

Quando o vento do quadrante norte do veranico começou a se consolidar, as diferenças se acentuaram, chegando a menos 1oC/2oC nas mínimas e -5oC nas máximas :shock: .

 

Nas incursões de ar frio continentais comuns (não os super cavalos), quando INMET e CLimaterra têm máximas em torno de 4oC/5oC, o MOrro vai negativar nas máximas! Tô falando que vamos ver ainda umas 4/5 máximas abaixo de zero por lá esse ano, he he he! Isso se o inverno for meia boca...

 

A neve, com UR baixa, consegue se manter no solo sob uma temperatura de 15ºC por dias em locais com sombra. Eu imagino que a neve deve custar para derreter no morro da igreja em locais protegisdos do vento e dos sol.

Link to comment
Share on other sites

Mesmo em situação de veranico, o morro da igreja não chega a ter máximas acima dos 18ºC, isso é ótimo hheheh !

 

Um destaque que eu gostaria de fazer: A menor temperatura do Brasil hoje nas estações convencionais do INMET foi aqui em Minas: 05ºC em São Lourenço :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Mesmo em situação de veranico, o morro da igreja não chega a ter máximas acima dos 18ºC, isso é ótimo hheheh !

 

Um destaque que eu gostaria de fazer: A menor temperatura do Brasil hoje nas estações convencionais do INMET foi aqui em Minas: 05ºC em São Lourenço :lol: :lol: :lol:

 

Não é nenhuma surpresa!!! Esta época do ano, é normal... alem da Mantiqueira, tá fazendo um frio legal de madrugada em varias outras cidades....

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Mesmo em situação de veranico, o morro da igreja não chega a ter máximas acima dos 18ºC, isso é ótimo hheheh !

 

Um destaque que eu gostaria de fazer: A menor temperatura do Brasil hoje nas estações convencionais do INMET foi aqui em Minas: 05ºC em São Lourenço :lol: :lol: :lol:

 

Não é nenhuma surpresa!!! Esta época do ano, é normal... alem da Mantiqueira, tá fazendo um frio legal de madrugada em varias outras cidades....

 

Abraços,

 

É verdade, Ronald. Graças ao ar seco, a Mantiqueira vem fazendo um papel bonito nesses dias. às 01:00 da manhã fazia 06,2ºC em Maria da Fé. Em Caldas fazia 06,3ºC.

 

Aqui em Juiz de Fora está 11,0ºC na minha estação.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

NO M.IGREJA JÁ BAIXOU PARA 10,8 COM SENSAÇÃO MÉDIA DE -2,3 E PICO DE -3,7

 

VELOCIDADE MÉDIA DE 54 KM E RAJADA MÁX DE 85.

 

VERANICO E SENSAÇÃO MÈDIA DE -2,3oC :shock: !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Ronaldo! Qual o link para os dados do Morro? O link original na página da Metsul só mostra até o dia 18...

 

SEGREDO DE ESTADO!!!KKKKKKKK

 

JÁ POSTO.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

http://venus.inmet.gov.br/sonabra/dbRegSonabra.php?remove=.%2Farquivos%2F1182471763.dat&codEst=A845&dtaini=22%2F06%2F2007&dtafim=22%2F06%2F2007&Submit=Pesquisar

Link to comment
Share on other sites

Perdoem-me o sumiço do BAZ justamente agora que estou com a estação nova, mas estou mal pra dedéu (39° de febre, tosse e coisas mais...).

 

Agora tenho 26,8° com 48% e vento NO. Pressão de 1011 mb e caindo.

 

Ainda tenho que fixar o sensor UV e o anemômetro, coisa que só vou fazer quando estiver melhor.

Link to comment
Share on other sites

Vejam a comparação dos 3 dias de dados em pleno veranico de junho e o desempenho do Morro da Igreja em relação às demais estações OMM com dados disponíveis da Região:

CLIMATERRA INMET IGREJA

18/06 12,1/16,9 11/17 10,3 / 15,6

19/06 10,5/19,3 10/18,6 7,1/13,6

20/06 12,5/20 11/20 10/15,3

 

Como eu tinha dito, o que choca são as máximas! Nos dias mais calmos, com pouquíssimo vento - não por lá, é lógico, mas no INMET e na CLIMATERRA (18/06) - as diferenças não foram tão signficativas (entre -1oC e -2oC a favor do Morro).

 

Quando o vento do quadrante norte do veranico começou a se consolidar, as diferenças se acentuaram, chegando a menos 1oC/2oC nas mínimas e -5oC nas máximas :shock: .

 

Nas incursões de ar frio continentais comuns (não os super cavalos), quando INMET e CLimaterra têm máximas em torno de 4oC/5oC, o MOrro vai negativar nas máximas! Tô falando que vamos ver ainda umas 4/5 máximas abaixo de zero por lá esse ano, he he he! Isso se o inverno for meia boca...

 

A neve, com UR baixa, consegue se manter no solo sob uma temperatura de 15ºC por dias em locais com sombra. Eu imagino que a neve deve custar para derreter no morro da igreja em locais protegisdos do vento e dos sol.

 

O dífícil e achar esse lugar lá em cima, he he he!

 

Em 2000, por exemplo, tinha muito pouca neve lá no dia seguinte áquele que nevou direto. Mas descendo um pouco a estrada tu via boa neve nos barrancos. Em compensação, no Parque da Maça, naquele bosque de araucárias que tem lá, tinha 2-3cm no terceiro dia pela manhã ainda (um dia depois que fui no Morro da Igreja) . No mesmo dia que fui no Morro ainda tinha mais de 5 cm no chão por lá e deu para bater fotos bem legais!

 

Acho que para o Morro da Igreja segurar a neve tem de ter caído muita coisa! Em 1996 ficou bastante tempo branco lá em cima. Em 1998 idem. mas em todas as outras ocasiões depois disso o vento levou tudo, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Lá é vento mesmo, Filipe.

 

Em qualquer outro lugar seria o sol.

 

No ano passado, certa vez, tinha comentado contigo a respeito do meu espanto em relação a ausência de vento nas montanhas de 2000 metros da áustria. O ar era incrivelmente estático. Aqui, por estarmos numa fronteira climática, onde massas de ar frio e quente travam batalhas "ferrenhas", o vento é uma constante em grandes altitudes.

Link to comment
Share on other sites

Lá é vento mesmo, Filipe.

 

Em qualquer outro lugar seria o sol.

 

No ano passado, certa vez, tinha comentado contigo a respeito do meu espanto em relação a ausência de vento nas montanhas de 2000 metros da áustria. O ar era incrivelmente estático. Aqui, por estarmos numa fronteira climática, onde massas de ar frio e quente travam batalhas "ferrenhas", o vento é uma constante em grandes altitudes.

Imagino então os ventos na cordilheira dos Andes. :lol:

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Lá é vento mesmo, Filipe.

 

Em qualquer outro lugar seria o sol.

 

No ano passado, certa vez, tinha comentado contigo a respeito do meu espanto em relação a ausência de vento nas montanhas de 2000 metros da áustria. O ar era incrivelmente estático. Aqui, por estarmos numa fronteira climática, onde massas de ar frio e quente travam batalhas "ferrenhas", o vento é uma constante em grandes altitudes.

 

TANTO QUE 1990 FUI NO SÁBADO, NEVAVA, E NÃO PUDE IR AO TOPO, NO DOMINGO, ENSOLARADO, FUI AO TOPO E FIQUEI DAS 11:30 ATÉ AS 16:30 E A NEVE FICOU NO CHÃO, MESMO COM BASTANTE SOL. NÃO TINHA VENTO, APENAS UMA BRISA E RAJADAS BEM FRACAS. A NEVE DUROU DE SEXTA ATÉ QUINTA-FEIRA , NOS LOCAIS MAIS PROTEGIDOS, DEVE TER IDO MAIS DIAS.

Link to comment
Share on other sites

Em 1998 idem. mas em todas as outras ocasiões depois disso o vento levou tudo, he he he!

 

É assim tão difícil admitir que foi o sol a derreter a neve? :twisted:

 

É lógico que o sol contribui para derreter a neve. Entretanto, naquele dia (e em muitos outros lá em cima), só o sol não faria o estrago, uma vez que a temperatura ficou mais de 48 abaixo de zero. Lá no Morro, acredito que o vento seja o principal fator, pois locais mais baixos, mais quentes e com insolação semelhante (como muitos morros na saída de SJ) ainda mantinham muita neve acumulada no mesmo momento que o Morro da Igreja já não tinha mais.

Link to comment
Share on other sites

Tarde quente em Soledade;vento noroeste,está com jeito de chuva para o fim de semana! :D

Realmente está com jeito de chuva. A pressão pela manhã estava em 1014 aqui em casa, e agora está em 1009,4 mb.

 

Máxima de 27,7°, e agora tenho 23,6° com 54%.

 

Abraços!

 

Não vai disponibilizar na net os teus dados, marcola?

Link to comment
Share on other sites

Hoje fui buscar a criança (Novo abrigo de madeira com venezianas, pintado de branco, uma tetéia hehehe) tem aprox 60cm x 40cm.

Custou-me 60,00.

Agora tem um sobrando(aquele outro de veneziana em madeira, quase do mesmo tamanho só mais alto e mais estreito e precisa só mais uma mão de tinta).

Amanhã providenciarei a colocação do novo para monitoramento aqui no Almeida.

De repente vou dar de presente pro mano Dani o outro ou quem sabe pro primeiro baziano que vier me visitar hehe.O Tomasini leva vantagem pois está pertinho 8)

Link to comment
Share on other sites

Hoje fui buscar a criança (Novo abrigo de madeira com venezianas, pintado de branco, uma tetéia hehehe) tem aprox 60cm x 40cm.

Custou-me 60,00.

Agora tem um sobrando(aquele outro de veneziana em madeira, quase do mesmo tamanho só mais alto e mais estreito e precisa só mais uma mão de tinta).

Amanhã providenciarei a colocação do novo para monitoramento aqui no Almeida.

De repente vou dar de presente pro mano Dani o outro ou quem sabe pro primeiro baziano que vier me visitar hehe.O Tomasini leva vantagem pois está pertinho 8)

 

PHP, no primeiro fds que me organizar, irei visitá-lo aí e Soledade.

Link to comment
Share on other sites

Lá é vento mesmo, Filipe.

 

Em qualquer outro lugar seria o sol.

 

No ano passado, certa vez, tinha comentado contigo a respeito do meu espanto em relação a ausência de vento nas montanhas de 2000 metros da áustria. O ar era incrivelmente estático. Aqui, por estarmos numa fronteira climática, onde massas de ar frio e quente travam batalhas "ferrenhas", o vento é uma constante em grandes altitudes.

 

TANTO QUE 1990 FUI NO SÁBADO, NEVAVA, E NÃO PUDE IR AO TOPO, NO DOMINGO, ENSOLARADO, FUI AO TOPO E FIQUEI DAS 11:30 ATÉ AS 16:30 E A NEVE FICOU NO CHÃO, MESMO COM BASTANTE SOL. NÃO TINHA VENTO, APENAS UMA BRISA E RAJADAS BEM FRACAS. A NEVE DUROU DE SEXTA ATÉ QUINTA-FEIRA , NOS LOCAIS MAIS PROTEGIDOS, DEVE TER IDO MAIS DIAS.

 

Na de 1996 o pessoal disse que ficou uma semana com neve no chão também, confere, Ronaldo?

 

Na de 1998, embora a acumulação tenha sido semelhante (mais ou menos meio metro) parece que choveu alguns dias depois...

Link to comment
Share on other sites

2 períodos bem definidos em Junho até agora

 

1 a 6, predominio de frio intenso, médias:

mín: 5,3°C

máx: 17,1°C

9h: 9,6°C

21h: 9,5°C

MS: 11,2

MC: 10,2°C

 

de 8 a 22, bloqueio

mín: 13,3°C

máx: 23,5°C

9h: 16,2°C

21h: 16,7°C

MS: 18,4°C

MC: 17,2°°C

 

Tudo, 1 a 22:

mín: 11,1°C

máx: 21,8°C

9h: 14,4°C

21h: 14,7°C

MS: 16,4°C

MC: 15,3°C

 

Médias, Iapar:

mín: 10,5°C

máx: 20,5°C

MS: 15,5°C

MC: 14,5°C

 

Os dados falam por sí...

Isso que aqui em casa a média deve ser de 0,4°C e 0,8°C menor que no Iapar, 126m de diferença, mas aqui é quase topo, e lá é topo...

Link to comment
Share on other sites

Lá é vento mesmo, Filipe.

 

Em qualquer outro lugar seria o sol.

 

No ano passado, certa vez, tinha comentado contigo a respeito do meu espanto em relação a ausência de vento nas montanhas de 2000 metros da áustria. O ar era incrivelmente estático. Aqui, por estarmos numa fronteira climática, onde massas de ar frio e quente travam batalhas "ferrenhas", o vento é uma constante em grandes altitudes.

 

TANTO QUE 1990 FUI NO SÁBADO, NEVAVA, E NÃO PUDE IR AO TOPO, NO DOMINGO, ENSOLARADO, FUI AO TOPO E FIQUEI DAS 11:30 ATÉ AS 16:30 E A NEVE FICOU NO CHÃO, MESMO COM BASTANTE SOL. NÃO TINHA VENTO, APENAS UMA BRISA E RAJADAS BEM FRACAS. A NEVE DUROU DE SEXTA ATÉ QUINTA-FEIRA , NOS LOCAIS MAIS PROTEGIDOS, DEVE TER IDO MAIS DIAS.

 

Na de 1996 o pessoal disse que ficou uma semana com neve no chão também, confere, Ronaldo? NAS ÁREAS SOMBREADAS.

 

Na de 1998, embora a acumulação tenha sido semelhante (mais ou menos meio metro) parece que choveu alguns dias depois...

Link to comment
Share on other sites

Falaram do vento nos Andes. Confiram o mapa de linhas de corrente de vento a 850 hPa (1500 metros) em ar livre para a América do Sul (análise do ETA 20x20 km do INPE):

 

ST8+0000.png

 

Reparem que o vento em solo costuma ser mais fraco devido ao atrito na camada limite (até 1 km acima do solo aproximadamente). Contudo, em áreas de topo ou faces de montanhas e serras que estejam contra a direção apontada nas cartas e sem obstáculos certamente são tão ventosas quanto plotado no mapa.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Falaram do vento nos Andes. Confiram o mapa de linhas de corrente de vento a 850 hPa (1500 metros) em ar livre para a América do Sul (análise do ETA 20x20 km do INPE):

 

ST8+0000.png

 

Reparem que o vento em solo costuma ser mais fraco devido ao atrito na camada limite (até 1 km acima do solo aproximadamente). Contudo, em áreas de topo ou faces de montanhas e serras que estejam contra a direção apontada nas cartas e sem obstáculos certamente são tão ventosas quanto plotado no mapa.

 

Sds.,

 

AQUI PARA O SUL, O MBAR É O MELHOR EM TERMOS DE VENTO.

Link to comment
Share on other sites

Vejam só a importância desta estação no Morro da Igreja.

Lá é outro mundo.

Com esse vento todo, me admira nenhum turista incauto ter despencado lá de cima. :shock:

 

Caras, esta estação é fundamental pois vai mudar todo e qualquer referência de temperatura Máxima e sensação térmica em termos de BRasil!

 

Veja, hoje, com ar quente entrando forte, 10oC e -3,5oC de sensação!

 

Em 2000 eu estive lá em cima no dia que o INMET de SJ teve máxima de -2,0oC! Ventava horrores e a máxima lá com certeza não passou de -3oC com sol a partir da tarde. Quando tu saía do carro, mesmo com ceroula, 3 camisetas, duas blusas de lâ, um casacão por cima, gorro e até um edredon, faltava ar por causa do frio. Não dava para ficar mais de 3 minutos exposto ao vento, e as vezes parecia que ele ía te jogar lá de cima. Não tenho a menor dúvida que a sensação térmica naquele dia chegou a -35oC por lá! Foi a ponto de minha esposa ter dito que jamais havia sentido tanto frio na vida. Detalhe: ela morou um ano na Região de Denver, Colorado, a aproximadamente 40N e 1700 m de altitude, he he he.

Link to comment
Share on other sites

Tarde quente em Soledade;vento noroeste,está com jeito de chuva para o fim de semana! :D

Realmente está com jeito de chuva. A pressão pela manhã estava em 1014 aqui em casa, e agora está em 1009,4 mb.

 

Máxima de 27,7°, e agora tenho 23,6° com 54%.

 

Abraços!

 

Não vai disponibilizar na net os teus dados, marcola?

Claro, mas antes tenho que chamar um técnico para ajustar a máquina (o Rwindows baixou um Rwindows pirata, o equipamento está cheio de alerta e bloqueios, etc).

Temo que se eu instalar o equipamento antes de arrumar o computador eu tenho que instalar de novo.

 

Tenho 20,9° com 62% e 1011,5 mb. A pressão bateu 1006 mb de madrugada.

 

Abraços!!

Link to comment
Share on other sites

A frente-fria está encontrando sérias dificuldades para atravesar o Sul do Brasil. O frio continua ainda muito concentrado no RS. Acho que com o passar do dia esse quadro irá mudando lentamente.

 

Ainda mesmo com o grosso do frio muito ao sul chove com 4,5oC no Morro da Igreja, rajadas de 54km/h. Fantástica essa estação para um baziano! Começou a festa!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.