Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Junho de 2007


Recommended Posts

  • Replies 774
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Mas tem uma coisa:

comparem a dupla: Vianópolis-Abadiânia

com a dupla: Cristalina-Anápolis

Parecem duas estações de semi-topo viradas pro norte, comparadas com 2 estações de baixada, e protegidas por morros ao norte. A diferença de mínimas entre estas 2 duplas é brutal, e simplesmente some nas máximas. Comparemos o comportamento delas lá pela primvera (outubro-novembro), que é quando aquela região do estado tem o máximo solar e o máximo térmico. O térmico em outubro, e o solar em novembro.

Link to comment
Share on other sites

Mas tem uma coisa:

comparem a dupla: Vianópolis-Abadiânia

com a dupla: Cristalina-Anápolis

Parecem duas estações de semi-topo viradas pro norte, comparadas com 2 estações de baixada, e protegidas por morros ao norte. A diferença de mínimas entre estas 2 duplas é brutal, e simplesmente some nas máximas. Comparemos o comportamento delas lá pela primvera (outubro-novembro), que é quando aquela região do estado tem o máximo solar e o máximo térmico. O térmico em outubro, e o solar em novembro.

 

É, mas na verdade, Cristalina e Anápolis tem máximas menores que Abadiânia e Vianópolis. Agora em junho, Cristalina tem máxima média de 26,9, enquanto Abadiânia tem 29,0 e Vianópolis 29,8. Alto Paraíso-GO, que tem 1260 metros de altitude (a mesma de Cristalina), tá tendo máxima média de 26,0.

 

Mas tem uma coisa que eu já reparei na estação de Abadiânia. Ela nunca informa temperaturas com casas decimais. É sempre 14.0, 13.0, 12.0, e nunca 14.5, 13.2, 10.5. Ou seja, a estação automaticamente arredonda esses valores. Se ela arredondar sempre para baixo, por exemplo, arredondar 13,9 pra 13,0, ao invés de 14,0, então o correto a se fazer é sempre registrar 0,5 a mais nas temperaturas pra se ter um valor aproximado melhor. Por exemplo, hoje a temperatura não deve ter sido 5,0, e sim uns 5,8. Mas como a gente não sabe, vou levar como 5,5.

 

Mesmo adicionando esses 0,5 na temperatura de Abadiânia, agora em junho ela continua sendo a cidade mais fria de Goiás nas mínimas, com média de 10.7°C, 1.1°C mais fria que Jataí e Vianópolis, que tem ambas 11,8°C. Em maio, Vianópolis foi a mais fria, com média de 12,4°C.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A chuva que começou a cair em Porto Alegre nos primeiros minutos do sábado já ultrapassa 100 milímetros em todas as regiões da capital gaúcha. Os alagamentos foram generalizados na cidade com a água invadindo casas e prédios em algumas ruas. A água subiu tanto em alguns pontos que forçou o fechamento de algumas vias como a Avenida Goethe. Os raios ainda provocaram queda de energia em diversos pontos da cidade. As autoridades contabilizam também deslizamentos de terra. A estação automática da Rádio Guaíba e da MetSul Meteorologia na Rua Caldas Júnior, no centro da capital, registrou 39 milímetros no sábado. Neste domingo, entre meia-noite e seis da tarde, a chuva já acumula 78 milímetros, sendo 55 milímetros apenas após o meio-dia. Em 42 horas, a precipitação soma 117 milímetros no Centro. Já na zona leste, entre os primeiros minutos do sábado e cinco da tarde deste domingo, a chuva soma 120,6 milímetros. Foram 44,2 milímetros no sábado e 76,4 nas primeiras dezessete horas deste sábado. A MetSul Meteorologia está alertando para a continuidade do quadro de chuva forte a torrencial com descargas elétricas e temporais isolados de granizo e vento no centro e sul do estado nas próximas horas.

Link to comment
Share on other sites

Tê-Ká-Erre

Só 2 pontinhos:

-as máximas de Anápolis-Cristalina são só um pouco menores, enquanto as mínimas são muito maiores. Por isto que sugiro que acompanhemos o comportamento das 4 estações em out-nov pra ver se o comprtamento se reverte. Isto porque, se acompanharmos as estações no período em que o sol passa pelo zênite daquela região de Goiás, qualquer proteção da estação por morros ao sul ou ao norte não fará diferença. Acho até que não faz tanta diferença observar as 4 estações no máximo térmico delas, e sim, quando o sol estiver passando pelo zênite (novembro e janeiro).

-acho que é arredondamento normal mesmo. Tipo, 5,1 vira 5,0 e 5,9 vira 6,0 enquanto algo entre 5,3 e 5,7 é arredondado pra 5,5.

Link to comment
Share on other sites

Tê-Ká-Erre

Só 2 pontinhos:

-as máximas de Anápolis-Cristalina são só um pouco menores, enquanto as mínimas são muito maiores. Por isto que sugiro que acompanhemos o comportamento das 4 estações em out-nov pra ver se o comprtamento se reverte. Isto porque, se acompanharmos as estações no período em que o sol passa pelo zênite daquela região de Goiás, qualquer proteção da estação por morros ao sul ou ao norte não fará diferença. Acho até que não faz tanta diferença observar as 4 estações no máximo térmico delas, e sim, quando o sol estiver passando pelo zênite (novembro e janeiro).

-acho que é arredondamento normal mesmo. Tipo, 5,1 vira 5,0 e 5,9 vira 6,0 enquanto algo entre 5,3 e 5,7 é arredondado pra 5,5.

Vamos observar sim. Você tá querendo dizer que os morros fazem diferença em relação ao sol em si? Tipo, dando mais sombra?

 

Quanto ao arredondamento, observe que não há valores como 14.5, 5.5. Essa estação nunca arredonda para o meio, é sempre para valores inteiros. E eu acredito que ela arredonde para baixo, ou seja, a estação observa apenas o valor inteiro e não as casas decimais. Desta forma, 5,9 é jogado simplesmente como 5. Porque eu não acredito que Abadiânia tenha pego 4,9 hoje de manhã, mas uns 5,9 até que sim.

Link to comment
Share on other sites

A chuva que começou a cair em Porto Alegre nos primeiros minutos do sábado já ultrapassa 100 milímetros em todas as regiões da capital gaúcha. Os alagamentos foram generalizados na cidade com a água invadindo casas e prédios em algumas ruas. A água subiu tanto em alguns pontos que forçou o fechamento de algumas vias como a Avenida Goethe. Os raios ainda provocaram queda de energia em diversos pontos da cidade. As autoridades contabilizam também deslizamentos de terra. A estação automática da Rádio Guaíba e da MetSul Meteorologia na Rua Caldas Júnior, no centro da capital, registrou 39 milímetros no sábado. Neste domingo, entre meia-noite e seis da tarde, a chuva já acumula 78 milímetros, sendo 55 milímetros apenas após o meio-dia. Em 42 horas, a precipitação soma 117 milímetros no Centro. Já na zona leste, entre os primeiros minutos do sábado e cinco da tarde deste domingo, a chuva soma 120,6 milímetros. Foram 44,2 milímetros no sábado e 76,4 nas primeiras dezessete horas deste sábado. A MetSul Meteorologia está alertando para a continuidade do quadro de chuva forte a torrencial com descargas elétricas e temporais isolados de granizo e vento no centro e sul do estado nas próximas horas.

 

Alexandre, o Natchigal comentou no site da Metsul que duas massas de ar fizeram uma batalha trazendo muita chuva para toda a região central do RS ao redor do paralelo 30ºS. Pois é, advinha onde eu estive durante todo este dia??? Viajando de Uruguaiana até Porto Alegre pela BR-290, isto é, percorri todo o paralelo 30ºS no dia de hj de baixo de um mundo d'água. Foi ma das viagens mais estressantes da minha vida, pois caiu o mundo do céu durante 90% do percurso, fazendo com que eu viajasse abaixo da velocidade tida como normal para uma estrada boa e reta como aquela. Ao invés dos típicos 120km/h, tive que viajar quase que constantemente ao redor dos 80km/h. Saí de Uruguaiana às 10 horas da manhã, almocei em São Gabriel das 13hs até 13:45hs e cheguei em POA agora às 18hs.... caso não houvesse chuva teria chego antes das 17hs.

 

A temperatura esteve quase que constante em todo o percurso. Saí de Uruguaiana com tempo nublado e temperatura de 16,5ºC. Logo depois de sair a chuva começou e a temp caiu para 15ºC. Ao passar de Alegrete a chuva que antes era normal tornou-se torrencial e a temp permaneceu na casa dos 15ºC, mesmo quando cheguei nos ponto mais alto da estrada (debaixo de muita serração), na cidade de Vila Nova do Sul com altíssimos 295 metros. Cheguei em POA e o pessoal da rádio gaúcha dizendo que o jogo do Inter poderia não sair pq o Beira-Rio era uma piscina. E o pior que era verdade...

Link to comment
Share on other sites

Tê-Ká-Erre

Só 2 pontinhos:

-as máximas de Anápolis-Cristalina são só um pouco menores, enquanto as mínimas são muito maiores. Por isto que sugiro que acompanhemos o comportamento das 4 estações em out-nov pra ver se o comprtamento se reverte. Isto porque, se acompanharmos as estações no período em que o sol passa pelo zênite daquela região de Goiás, qualquer proteção da estação por morros ao sul ou ao norte não fará diferença. Acho até que não faz tanta diferença observar as 4 estações no máximo térmico delas, e sim, quando o sol estiver passando pelo zênite (novembro e janeiro).

-acho que é arredondamento normal mesmo. Tipo, 5,1 vira 5,0 e 5,9 vira 6,0 enquanto algo entre 5,3 e 5,7 é arredondado pra 5,5.

Vamos observar sim. Você tá querendo dizer que os morros fazem diferença em relação ao sol em si? Tipo, dando mais sombra?

 

Quanto ao arredondamento, observe que não há valores como 14.5, 5.5. Essa estação nunca arredonda para o meio, é sempre para valores inteiros. E eu acredito que ela arredonde para baixo, ou seja, a estação observa apenas o valor inteiro e não as casas decimais. Desta forma, 5,9 é jogado simplesmente como 5. Porque eu não acredito que Abadiânia tenha pego 4,9 hoje de manhã, mas uns 5,9 até que sim.

 

Não só dando mais sombra, como afetando o ângulo com que os raios de sol batem. E tem o lance de que em madrugadascalmas, os topos funcionam como mananciais de ar frio que escoa pras baixadas. Mas quando o sol estiver o zênite sobre a rgião, a única coisa que vai fazer diferença será o efeito baixada. Que em novembro já estará atenuado, por ser um mês úmido.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso, acima do paralelo 30°S, nas latitudes mais tropicais hoje fez 30°C em Paranaguá, e isso vai fazer com que amanha eu desça a serra para curtir o mar e o calor 8) !!!!

 

No momento 18 graus no bairro Uberaba, aqui em Curitiba.

 

Aqui foi um pouco mais ameno... 27°C de máxima na região da Av. Paulista hoje à tarde, embora os termômetros estivessem marcando 30°C:

 

CpiadeDSC09394.jpg

 

Os sarados fizeram a festa... pena que este forista que vos escreve está gordo e não quis mostrar a barriga de chope em meio ao sol forte... sofri com o calor de hoje, mas td bem! :oops: :lol:

 

Neste momento, 13,5°C aqui em Itapevi.

Link to comment
Share on other sites

O tempo até está abrindo aqui em POA, mas o dia de hoje foi um show de horror! Não dá para saber quantos Cb´s cruzaram a cidade desde às 20 h de sábado, mas acredito que tenham sido uns 10 ou 15.

 

Acumulei, no total do final de semana, 129,5 mm!!! :shock: Batemos a média total do mês de junho!

 

Foram 45 mm no sábado e 84,5 mm no domingo!!! De longe o maior acúmulo que tive aqui em casa desde que instalei o pluviômetro no ano passado.

 

Agora tenho 16,1° com 100% e muitas nuvens com aberturas.

Link to comment
Share on other sites

Ontem quase acontece uma tragédia com meu carro. Ao tentar subir uma rua que vai dar na Av. Nilo Peçanha encontrei uma cachoeira atravessando a via. O quase meio que aquaplanou, depois teve aderência para atravessar o rio e continuar. Mas, leve muito medo.

Realmente foi um filme de terror. A Família Adams adoraria!

Link to comment
Share on other sites

Os sarados fizeram a festa... pena que este forista que vos escreve está gordo e não quis mostrar a barriga de chope em meio ao sol forte... sofri com o calor de hoje, mas td bem! :oops: :lol:

 

Legal a foto. Belor registro de um acontecimento que foi notícia até na BBC. Se alguém curte arco-íris, nunca viu tanto como na Paulista. Aliás, impressionante o número de 3,5 milhões de pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Voltei de CDJ ontem a noite!

 

Peguei um frio gostoso por lá!

 

Sentia saldades da fumacinha saindo da boca assim que escurecesse! :D

 

Não peguei nenhuma geada no feriado :(

 

Estava em Campos também. Alías, TODO mundo estava la.

 

A mínima que registrei em casa foi de 8,3°C :oops:

 

No centro, vi termômetros marcando 3°C de manhã cedo, mas sabe-se que eles não são muito confiáveis.

 

Vi alguns lugares apenas com geada.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Bom, hoje foram miseráveis 2,5 mm. Acho que já chega de chuva!

 

A pouco fazia 17,7° com 98%. Nublado (e vi um relâmpago ao S a quase 1 h atrás).

 

É POSSÍVEL QUE DAQUI A 10/15 DIAS JÁ TENHA DISPONÍVEL NA NET OS DADOS DO MORRO DA IGREJA.

 

 

Que notícia!!! Espero por isso a mais de 15 anos!!!

 

Só não espero a mais de 15 anos porque provavelmente não era nascido...

Confesso que não esperava por isso ansionsamente, mas essa notícia é mais do que matar: é fuzilar a curiosidade!!!! :lol:

 

Quero só ver as máximas daquele lugar!! O Sul torrando e por lá fazendo 22°... no inverno, máximas de 0° nos dias mais frios. Vai ser show de bola!!!! 8)

Link to comment
Share on other sites

Que frio espetacular em Goiás :shock: :o

 

Mas vai conferir as máximas destas cidades nestes mesmos dias! Isso é muito mais "efeito deserto" do que frio de verdade. Efeitos da grande massa de ar seco sobre o país.

Digo isso porquê, quando o pessoal de fora vem para o sul e ocorre o mesmo, SEMPRE evidenciam que as máximas estão altas e que a sensação de frio não existe apesar das mínimas baixas - O QUE NÃO DEIXA DE SER VERDADE!

Já quanto as regiões em que moramos, todos nós gostamos de postar as mínimas baixas e dizer que está frio, muitas vezes em condições que, se presenciassemos na terra dos outros, faríamos questão de ressaltar que as mínimas são enganosas quanto a uma sensação real de frio.

Não estou provocando ninguém, mas tentando demonstrar a importância de descrevermos o tempo com imparcialidade, adotando uma postura mais amadurecida. :wink:

Link to comment
Share on other sites

Amigo Michel não se pode negar um fato.Se vc sair à rua nestas temperaturas verá que é frio,se na sua percepção pessoal, apenas máximas evidenciam o frio, sou obrigado a discordar.Aqui mesmo em Soledade, já peguei temperaturas negativas à noite e agradáveis de dia em torno de 17º, porém isto não invalida o frio que faz na madrugada e amanhecer.

Link to comment
Share on other sites

Voltei de CDJ ontem a noite!

 

Peguei um frio gostoso por lá!

 

Sentia saldades da fumacinha saindo da boca assim que escurecesse! :D

 

Não peguei nenhuma geada no feriado :(

 

E acabou ficando gripado, né? :twisted:

 

Por aqui, mais um dia de sol e céu completamente sem nuvens... mínima de 11,4°C e clima bem desértico.

Link to comment
Share on other sites

Os sarados fizeram a festa... pena que este forista que vos escreve está gordo e não quis mostrar a barriga de chope em meio ao sol forte... sofri com o calor de hoje, mas td bem! :oops: :lol:

 

Legal a foto. Belor registro de um acontecimento que foi notícia até na BBC. Se alguém curte arco-íris, nunca viu tanto como na Paulista. Aliás, impressionante o número de 3,5 milhões de pessoas.

 

Alexandre, 3,5 milhões de pessoas que deram um "xô" para o preconceito contra os homossexuais, coisa de quem tem egodistonia, na minha humilde opinião.

 

Por aqui, neste momento, céu aberto, sem nuvens, e 16,7°C. 8)

Link to comment
Share on other sites

Mas vai conferir as máximas destas cidades nestes mesmos dias! Isso é muito mais "efeito deserto" do que frio de verdade. Efeitos da grande massa de ar seco sobre o país.

Digo isso porquê, quando o pessoal de fora vem para o sul e ocorre o mesmo, SEMPRE evidenciam que as máximas estão altas e que a sensação de frio não existe apesar das mínimas baixas - O QUE NÃO DEIXA DE SER VERDADE!

Já quanto as regiões em que moramos, todos nós gostamos de postar as mínimas baixas e dizer que está frio, muitas vezes em condições que, se presenciassemos na terra dos outros, faríamos questão de ressaltar que as mínimas são enganosas quanto a uma sensação real de frio.

Não estou provocando ninguém, mas tentando demonstrar a importância de descrevermos o tempo com imparcialidade, adotando uma postura mais amadurecida. :wink:

 

:roll: :roll: :roll: Mínimas enganosas? Que ridículo isso. O frio existe e pronto. Quando acordo de manhã, 6am, tá um frio bom, que dura até umas 9am na faculdade. Quando saio a noite e volto de madrugada, sinto o frio também. Então, dizer que o frio aqui é imperceptível é ridículo. Soa como "o frio é só do sul". Se Abadiânia fosse uma cidade grande (hehehe) e você saísse pra uma balada lá, eu queria ver se não ia sentir esses 5°C que fez nos últimos dias. Ia bater o queixo. :roll: Achei tosca essa consideração. E se algumas pessoas fazem tal comparacao em relação ao sul, problema delas.

 

Esse fórum é pra amantes do frio e é fato que até Goiás pega temperaturas frias, mesmo que apenas numa parte do dia. Ninguém aqui falou de passar frio o tempo todo em Goiás. E não vou ficar postando as máximas de Goiás porque não tem a mínima graça. Todo mundo sabe que é alta mesmo, com exceção de algumas cidades altas.

 

 

Cidades goianas agora, as 21h:

 

Goiânia 19°C

Jataí 16°C

Morrinhos 14°C

Alto Paraíso 15°C

 

Abadiânia as 19h tinha 15°C. Vianópolis as 18h tinha 18°C.

 

É, fiquei um pouco grilado mesmo.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Tkr. Frio é frio em qualquer lugar, mesmo com máximas altas 5oC é frio pra cacilda e não há como escapar quando o sol vai embora. É o mesmo frio que faz em CDJ nas situações de bloqueio. Portanto um belo e gostoso frio noturno.

 

Até porque pra chegar nos 6°C tem que passar pelo 7°C, 8°C, 9°C, 10°C, 11°C, 12°C...que é frio hehe.

 

Prefiro dizer que seja um frio isolado ao ives de dizer que nao é frio.

Link to comment
Share on other sites

Mas vai conferir as máximas destas cidades nestes mesmos dias! Isso é muito mais "efeito deserto" do que frio de verdade. Efeitos da grande massa de ar seco sobre o país.

Digo isso porquê, quando o pessoal de fora vem para o sul e ocorre o mesmo, SEMPRE evidenciam que as máximas estão altas e que a sensação de frio não existe apesar das mínimas baixas - O QUE NÃO DEIXA DE SER VERDADE!

Já quanto as regiões em que moramos, todos nós gostamos de postar as mínimas baixas e dizer que está frio, muitas vezes em condições que, se presenciassemos na terra dos outros, faríamos questão de ressaltar que as mínimas são enganosas quanto a uma sensação real de frio.

Não estou provocando ninguém, mas tentando demonstrar a importância de descrevermos o tempo com imparcialidade, adotando uma postura mais amadurecida. :wink:

 

:roll: :roll: :roll: Mínimas enganosas? Que ridículo isso. O frio existe e pronto. Quando acordo de manhã, 6am, tá um frio bom, que dura até umas 9am na faculdade. Quando saio a noite e volto de madrugada, sinto o frio também. Então, dizer que o frio aqui é imperceptível é ridículo. Soa como "o frio é só do sul". Se Abadiânia fosse uma cidade grande (hehehe) e você saísse pra uma balada lá, eu queria ver se não ia sentir esses 5°C que fez nos últimos dias. Ia bater o queixo. :roll: Achei tosca essa consideração. E se algumas pessoas fazem tal comparacao em relação ao sul, problema delas.

 

Esse fórum é pra amantes do frio e é fato que até Goiás pega temperaturas frias, mesmo que apenas numa parte do dia. Ninguém aqui falou de passar frio o tempo todo em Goiás. E não vou ficar postando as máximas de Goiás porque não tem a mínima graça. Todo mundo sabe que é alta mesmo, com exceção de algumas cidades altas.

 

 

Cidades goianas agora, as 21h:

 

Goiânia 19°C

Jataí 16°C

Morrinhos 14°C

Alto Paraíso 15°C

 

Abadiânia as 19h tinha 15°C. Vianópolis as 18h tinha 18°C.

 

É, fiquei um pouco grilado mesmo.

 

VEJAM: acho que mais válido analisar se a mediação é válida ou não, ainda amis que o próprio tkr suspeitou do cptec. e vou com ele. :idea:

Link to comment
Share on other sites

Mas vai conferir as máximas destas cidades nestes mesmos dias! Isso é muito mais "efeito deserto" do que frio de verdade. Efeitos da grande massa de ar seco sobre o país.

Digo isso porquê, quando o pessoal de fora vem para o sul e ocorre o mesmo, SEMPRE evidenciam que as máximas estão altas e que a sensação de frio não existe apesar das mínimas baixas - O QUE NÃO DEIXA DE SER VERDADE!

Já quanto as regiões em que moramos, todos nós gostamos de postar as mínimas baixas e dizer que está frio, muitas vezes em condições que, se presenciassemos na terra dos outros, faríamos questão de ressaltar que as mínimas são enganosas quanto a uma sensação real de frio.

Não estou provocando ninguém, mas tentando demonstrar a importância de descrevermos o tempo com imparcialidade, adotando uma postura mais amadurecida. :wink:

 

:roll: :roll: :roll: Mínimas enganosas? Que ridículo isso. O frio existe e pronto. Quando acordo de manhã, 6am, tá um frio bom, que dura até umas 9am na faculdade. Quando saio a noite e volto de madrugada, sinto o frio também. Então, dizer que o frio aqui é imperceptível é ridículo. Soa como "o frio é só do sul". Se Abadiânia fosse uma cidade grande (hehehe) e você saísse pra uma balada lá, eu queria ver se não ia sentir esses 5°C que fez nos últimos dias. Ia bater o queixo. :roll: Achei tosca essa consideração. E se algumas pessoas fazem tal comparacao em relação ao sul, problema delas.

 

Esse fórum é pra amantes do frio e é fato que até Goiás pega temperaturas frias, mesmo que apenas numa parte do dia. Ninguém aqui falou de passar frio o tempo todo em Goiás. E não vou ficar postando as máximas de Goiás porque não tem a mínima graça. Todo mundo sabe que é alta mesmo, com exceção de algumas cidades altas.

 

 

Cidades goianas agora, as 21h:

 

Goiânia 19°C

Jataí 16°C

Morrinhos 14°C

Alto Paraíso 15°C

 

Abadiânia as 19h tinha 15°C. Vianópolis as 18h tinha 18°C.

 

É, fiquei um pouco grilado mesmo.

 

É preciso LER com atenção o que os outros escrevem tkr (aliás, a maioria das pessoas aqui tem nome e sobrenome. seria legal se você difundisse o seu...) pois eu não falei que as mínimas que você postou são enganosas. O que eu quis dizer é que, o que muitos colocam como um bom frio para as suas regiões, quando estão em outros locais, ressaltam que o mesmo frio - ou até mais intenso - não é tão frio assim. Eu vejo MUITO isso, e não só no BAZ. Vejo na vida real. Pessoas não sulistas, que dizem que CONGELAM com determinadas temperaturas em suas regiões, chegarem ao sul e insinuarem que o pessoal daqui exagera etc...para mim isso é recalque em relação ao sul, não apenas pelo clima, mas por ser realmente a região com melhores indicadores sociais no País, etc...

Na verdade eu peguei o comentário feito pelo Paulo, como escada para tecer este comentário, que reflete uma realidade.

Desnecessária esta reação tão furiosa! Vou me resguardar para não levar chapoletadas iguais da próxima vez...

Link to comment
Share on other sites

Michel do Lago,

 

O negócio é que, como eu já tinha falado aqui há um tempo atrás, várias vezes eu vejo pessoas do sul criticando Goiás e falando que é impossível fazer frio aqui. Isso me deixa grilado.

 

No seu caso, ao ler o 1o. parágrafo, que aparentemente condenava o frio aqui, me precipitei , não li direito o resto e já fui escrevendo uma resposta. Foi mal a confusão.

 

 

Comentando o que você falou nos outros parágrafos, pelo menos eu sou contrário quanto ao sul. Fui em Curitiba visitar a família em 2004 e peguei um frio massa por dias, que dificilmente pegaria aqui. Disse isso pros meus primos. E quando voltei pra cá, fiz uma propaganda massa do frio da cidade. :D

Link to comment
Share on other sites

VEJAM: acho que mais válido analisar se a mediação é válida ou não, ainda amis que o próprio tkr suspeitou do cptec. e vou com ele. :idea:

 

É, eu suspeitava por ficar impressionado, mas pensando bem, acho que não é tão difícil assim. Se numa região dentro da cidade de Goiânia em si, até próxima ao centro, e a 770m, tivemos 9,4°C (auto-inmet) anteontem sem massa polar, não me surpreende que cidades próximas mais altas e menores possam ser mais frias. Fora que em cidades que tem estações do CPTEC e do Inmet, como Rio Verde e Jataí, as duas estações sempre batem uma com a outra. E também, as máximas registradas pelo CPTEC nestes locais são condizentes e aceitáveis.

Link to comment
Share on other sites

Amigo Michel, já concordei com vc em várias oportunidades, mas na realidade quis contestar esta idéia de alguns têm de que um local é frio apenas pelas máximas.Esta associação direta de entre máximas e frio é que contesto.Máximas baixas refletem dias frios (período diurno), e mínimas baixas refletem noites frias(período noturno), são dois aspectos apenas, ainda temos as médias, a umidade, insolação, sensação térmica etc.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.