Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Junho de 2007


Recommended Posts

Mas 14 graus apontam que continua friozinho em POA!!

 

Pessoal, estou aqui em Minneapolis, indo para Elk Groove e Becker. Detalhe: estamos sob TORNADO WARNING e TORNADO WATCHING em algumas regiões a noroeste de Minnesota. É incrível, o céu está perfeitamente azul aqui, não tem uma simples nuvem.

 

Mas venta muito, mas muito mesmo! Rajadas de 80km/h na rua! Já tem árvore virada antes mesmo do tempo fechar!!!

 

Recomendaram que fiquemos no hotel para não ir justo para a zona mais perigosa. Agora ao longe consigo ver uma camada de nuvens no horizonte. A temperatura disparou de ontem para hoje. Agora aqui está fazendo 31 graus e o ar parece estar muito úmido.

 

Sds!

 

Isso que é clima!! O Alexandre iria entrar em parafuso caso tivesse a Metsul sediada nos states

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 774
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Pelo visto a corrente de jato gerou o chamado jato de nível médio, trazendo calor e umidade para regiões de maior altitude. Com o enfraquecimento do ar frio, já sobre o mar, soprou um vento E aqui em POA, mantendo o ar frio por aqui.

 

Interessante notar que Tramandaí teve máxima de 16,8° às 11 h assim que o vento virou para SE. Na mesa hora o vento virou aqui e freou o aquecimento. Já no Chuí não passou dos 12,1°, e fez 2,5° de mínima em Jaguarão!

 

Agora tenho 14,6° com 82%. Céu limpíssimo e uma estranha névoa úmida. Sensação de um pouco de frio.

 

Olha, Porto Alegre teve um dia parecido com Livramento hj. Apesar de que aqui não teve neblina como hj pela manhã (saí de POA às 7 da manhã e tinha neblina no centro, sobre o guaíba e até uns 30km à oeste do guaíba. A temperatura sempre ao redor de 10C. Quando saí da cortina de neblina a temperatura caiu para 8C). Na automática a máxima foi de 17,9C, mas lá não representa o clima de Livramento (1C menos fria na média) pois está localizada num plateau à oeste da cidade.

Link to comment
Share on other sites

Queria realmente ver o Alexandre e a MetSul nos EUA. Seria, de fato, uma piração em épocas tornádicas!! :twisted:

 

Pelo visto a corrente de jato gerou o chamado jato de nível médio, trazendo calor e umidade para regiões de maior altitude. Com o enfraquecimento do ar frio, já sobre o mar, soprou um vento E aqui em POA, mantendo o ar frio por aqui.

 

Interessante notar que Tramandaí teve máxima de 16,8° às 11 h assim que o vento virou para SE. Na mesa hora o vento virou aqui e freou o aquecimento. Já no Chuí não passou dos 12,1°, e fez 2,5° de mínima em Jaguarão!

 

Agora tenho 14,6° com 82%. Céu limpíssimo e uma estranha névoa úmida. Sensação de um pouco de frio.

 

Olha, Porto Alegre teve um dia parecido com Livramento hj. Apesar de que aqui não teve neblina como hj pela manhã (saí de POA às 7 da manhã e tinha neblina no centro, sobre o guaíba e até uns 30km à oeste do guaíba. A temperatura sempre ao redor de 10C. Quando saí da cortina de neblina a temperatura caiu para 8C). Na automática a máxima foi de 17,9C, mas lá não representa o clima de Livramento (1C menos fria na média) pois está localizada num plateau à oeste da cidade.

O nevoeiro não só estanca a queda na temperatura como a condensação do vapor d´água libera calor latente (que foi utilizado para sua evaporação) e aquece a atmosfera.

 

Lembro que, quando tinha aula de manhã cedo e tinha nevoeiro ao amanhecer, estava sempre 1° ou 1,5° mais quente do que a mínima do dia. Muito interessante.

Link to comment
Share on other sites

Dependendo da quantidade de umidade no ar e das condições do tempo, pode ter geada até mesmo com 6ºC ou pouco mais que isso....

 

Diria até bem mais Renan. O Ronaldo já me falou de geada com 12C.

 

Pois é, Alexandre ! não é possível esse solo de SJ, hehehe ! ele esfria muito rapidamente. A relva atinge valores incríveis por aquelas bandas, não sei pq mas aqui isso é raro. Na única vez em que vi geada aqui, eu precisei de uma temperatura de 2,8ºC para tanto. Mas tal valor é extraordinariamente raro de acontecer por aqui, tanto que a mínima absoluta em 35 anos no INMET daqui é de 3,1ºC. Certamente que nas baixadas valores consideravelmente menores já devem ter sido observados.

Link to comment
Share on other sites

Queria realmente ver o Alexandre e a MetSul nos EUA. Seria, de fato, uma piração em épocas tornádicas!! :twisted:

 

Pelo visto a corrente de jato gerou o chamado jato de nível médio, trazendo calor e umidade para regiões de maior altitude. Com o enfraquecimento do ar frio, já sobre o mar, soprou um vento E aqui em POA, mantendo o ar frio por aqui.

 

Interessante notar que Tramandaí teve máxima de 16,8° às 11 h assim que o vento virou para SE. Na mesa hora o vento virou aqui e freou o aquecimento. Já no Chuí não passou dos 12,1°, e fez 2,5° de mínima em Jaguarão!

 

Agora tenho 14,6° com 82%. Céu limpíssimo e uma estranha névoa úmida. Sensação de um pouco de frio.

 

Olha, Porto Alegre teve um dia parecido com Livramento hj. Apesar de que aqui não teve neblina como hj pela manhã (saí de POA às 7 da manhã e tinha neblina no centro, sobre o guaíba e até uns 30km à oeste do guaíba. A temperatura sempre ao redor de 10C. Quando saí da cortina de neblina a temperatura caiu para 8C). Na automática a máxima foi de 17,9C, mas lá não representa o clima de Livramento (1C menos fria na média) pois está localizada num plateau à oeste da cidade.

O nevoeiro não só estanca a queda na temperatura como a condensação do vapor d´água libera calor latente (que foi utilizado para sua evaporação) e aquece a atmosfera.

 

Lembro que, quando tinha aula de manhã cedo e tinha nevoeiro ao amanhecer, estava sempre 1° ou 1,5° mais quente do que a mínima do dia. Muito interessante.

 

Pelo menos o nevoeiro nos mostra que o ponto de saturação já foi alcançado e, com ou sem a ocorrência do fenômeno, a temperatura pouco cai mesmo nesse tipo de situação. O pior é quando nuvens aparecem pela madrugada, né :twisted: :twisted: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Pelo visto a corrente de jato gerou o chamado jato de nível médio, trazendo calor e umidade para regiões de maior altitude. Com o enfraquecimento do ar frio, já sobre o mar, soprou um vento E aqui em POA, mantendo o ar frio por aqui.

 

Interessante notar que Tramandaí teve máxima de 16,8° às 11 h assim que o vento virou para SE. Na mesa hora o vento virou aqui e freou o aquecimento. Já no Chuí não passou dos 12,1°, e fez 2,5° de mínima em Jaguarão!

 

Agora tenho 14,6° com 82%. Céu limpíssimo e uma estranha névoa úmida. Sensação de um pouco de frio.

 

Realmente tivemos um superaquecimento de ontem para hoje, foi com pular do outono direto para o verão.

 

Hoje a mínima foi de 11,2ºC e a máxima de absurdos 23,8ºC!!!

Link to comment
Share on other sites

 

Realmente tivemos um superaquecimento de ontem para hoje, foi com pular do outono direto para o verão.

 

Hoje a mínima foi de 11,2ºC e a máxima de absurdos 23,8ºC!!!

 

É dose ter que aguentar reclamação de 23°C em uma tarde de junho ein...

 

Ao menos da pra dar uma esquentada nos interiores gélidas, não é Bettega ??

:D

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

 

Realmente tivemos um superaquecimento de ontem para hoje, foi com pular do outono direto para o verão.

 

Hoje a mínima foi de 11,2ºC e a máxima de absurdos 23,8ºC!!!

 

É dose ter que aguentar reclamação de 23°C em uma tarde de junho ein...

 

Ao menos da pra dar uma esquentada nos interiores gélidas, não é Bettega ??

:D

 

Abraço!

 

é pelo menos dá pra dar um tempo pro aquecedor!! Com 2 dias de temperaturas acima de 20 graus já fez a temperatura interna subir pra 15ºC.

Link to comment
Share on other sites

 

Realmente tivemos um superaquecimento de ontem para hoje, foi com pular do outono direto para o verão.

 

Hoje a mínima foi de 11,2ºC e a máxima de absurdos 23,8ºC!!!

 

É dose ter que aguentar reclamação de 23°C em uma tarde de junho ein...

 

Ao menos da pra dar uma esquentada nos interiores gélidas, não é Bettega ??

:D

 

Abraço!

 

é pelo menos dá pra dar um tempo pro aquecedor!! Com 2 dias de temperaturas acima de 20 graus já fez a temperatura interna subir pra 15ºC.

O povo é que está comemorando o calorzão. Hoje fui tomar sorvete, e, o proprietário da sorveteria que é de BH, ainda usava japona e continuava reclamando do "frio" de 22ºC que fazia no momento. hauhauhauahau

Ele disse que nunca passou tanto frio quanto nos últimos dias (ele chegou há 3 meses), e, inclusive a sua irmã, não aguentando o frio fez as malas e voltou para Betim!!! Tirei muito sarro dele, já imaginou se ele tivesse passado o inverno de 2000? Provavelmente teria tido uma bela hipotermia!!!!

Link to comment
Share on other sites

Ao colega de Curitiba:

 

Realmente, frio não se discute. O calor aqui em Belo Horizonte predomina, bem menos frio que Curitiba. Se bem que, no Brasil todo, é só não haver influência de massa polar, que nosso inverno vai embora. Hoje deve bater 25...até 28 em quase todas as capitais.

 

Agora, dá um pulinho aqui em Monte Verde, sul de Minas, e você vai querer voltar correndo para Curitiba... ou ficar por aqui, já que todos aqui gostamos de um friozinho, não é verdade?

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Ao colega de Curitiba:

 

Realmente, frio não se discute. O calor aqui em Belo Horizonte predomina, bem menos frio que Curitiba. Se bem que, no Brasil todo, é só não haver influência de massa polar, que nosso inverno vai embora. Hoje deve bater 25...até 28 em quase todas as capitais.

 

Agora, dá um pulinho aqui em Monte Verde, sul de Minas, e você vai querer voltar correndo para Curitiba... ou ficar por aqui, já que todos aqui gostamos de um friozinho, não é verdade?

 

Abraços.

 

Quando não há MP agindo, o que dita o clima é a insolação, que varia com a latitude, o relevo e a altitude. Neste caso, os planaltos sulistas continuam frios, mas sem as emoções de uma entrada de MP.

Fica uma dinâmica à la planalto central. Sem graça, com manhãs e noites frias e tardes amenas.

 

É verdade Galvão, Monte Verde é outro papo. O frio de lá é bom, mas muito seco. Prefiro o frio úmido.

Link to comment
Share on other sites

ÃO HÁ MASSA DE AR FRIO, HAVERÁ AR QUENTE E NESTA SITUAÇÃO EM QQUER LUGAR O CALOR APARECE. MESMO NO NORTE DOS USA EM SITUAÇÕES DE NÃO TER AR POLAR O CALOR APARECE E AS VEZES COM FORÇA. CHICAGO PODE TER NOITES AGRADÁVEIS, ATÉ ACIMA DE ZERO E TARDES MUITO QUENTES, ACIMA DE 12/15 ºC. SE LÁ OCORRE, MUITO MAIS AQUI.

 

EXEMPLO HOE, 10,4 DE MÍNIMA E JÁ ESTAMOS COM 18,7!!!

Link to comment
Share on other sites

EXEMPLO HOE, 10,4 DE MÍNIMA E JÁ ESTAMOS COM 18,7!!!

Bom... aham... tive mínima de 9,8° e máxima de 16,7°! :o 8)

 

É POA humilhando SJ!! :twisted: E isso que eu tinha tempo totalmente fechado com nevoeiro já às 22 h, mais ou menos, e fazia 12,5° naquele momento. Estava 11,6° às 2 h. Tivemos uma boa queda durante a madrugada.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, estamos vivenco um fim de semana de caos aqui na Australia, mais precisamente no Estado de NSW ( Sydney e regiao ) por causa de um centro de baixa pressao estacionado ao longo da costa causando muita chuva e vento, ja foi inclusive decretado estado de calamidade para a regiao, esta acontecendo de tudo, inundacoes, arvores caidas, estradas bloqueadas, cortes de energia, inclusive um navio esta a deriva em Newcastle, toda a tripulacao foi resgatada de helicoptero ontem.

Aqui em Sydney estamos tendo chuva e ventos a dois dias, sendo que hoje cedo deu uma parada, mas sera temporario pois a previsao eh que os ventos voltem agora a tarde e noite, junto com tempestade, pois o centro da baixa esta se movimentando em nossa direcao, mas ontem foi muito "engracado", as ruas pareciam cemiterio de guarda-chuva, o vento era tao forte que vi duas pessoas se desiquilibrando e caindo por causa disso, eu mesmo enquanto tava esperando o sinal abrir tive que me agarrar no poste pra nao cair tb, inclusive uma hora tive que parar de andar e fincar o pe no chao pra nao cair....isso que vi ontem aqui nunca tinha visto igual, se tiverem um tempo deem um olhada no satelite por aqui, vc vao ver o porque de tudo isso.

Voltarei amanha com mais noticias, caso tenha algo de novo com essa chuva que estamos esperando pra hoje a noite.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, estamos vivenco um fim de semana de caos aqui na Australia, mais precisamente no Estado de NSW ( Sydney e regiao ) por causa de um centro de baixa pressao estacionado ao longo da costa causando muita chuva e vento, ja foi inclusive decretado estado de calamidade para a regiao, esta acontecendo de tudo, inundacoes, arvores caidas, estradas bloqueadas, cortes de energia, inclusive um navio esta a deriva em Newcastle, toda a tripulacao foi resgatada de helicoptero ontem.

Aqui em Sydney estamos tendo chuva e ventos a dois dias, sendo que hoje cedo deu uma parada, mas sera temporario pois a previsao eh que os ventos voltem agora a tarde e noite, junto com tempestade, pois o centro da baixa esta se movimentando em nossa direcao, mas ontem foi muito "engracado", as ruas pareciam cemiterio de guarda-chuva, o vento era tao forte que vi duas pessoas se desiquilibrando e caindo por causa disso, eu mesmo enquanto tava esperando o sinal abrir tive que me agarrar no poste pra nao cair tb, inclusive uma hora tive que parar de andar e fincar o pe no chao pra nao cair....isso que vi ontem aqui nunca tinha visto igual, se tiverem um tempo deem um olhada no satelite por aqui, vc vao ver o porque de tudo isso.

Voltarei amanha com mais noticias, caso tenha algo de novo com essa chuva que estamos esperando pra hoje a noite.

 

EM 24/48 HORAS DARÁ UMA BOA MELHORADA E EM 96/144 HORAS VOLTA A TER BOA CHUVA E FRIO. ESFRIA BEM AO SUL DE SYDNEY

Link to comment
Share on other sites

Pelo que vi no jornal, vai chover no mínimo até quinta-feira, se hoje as paredes já estão "suadas", quando o tempo abrir já vai ter criado musgo. :evil:

De fato, vai ser uma semana, digamos, "alagável", e agora à noite fui num aniversário onde as paredes estavam todas molhadas!!

 

Depois de violentas pancadas de chuva a partir das 20 h e muitos Cb´s com muitos relâmpagos, agora o tempo está nublado.

 

Tenho 17,4° e 100% no momento. Acumulei 45 mm até à 1 h (a chuva depois da meia-noite foi incipiente). A mais ou menos 2 h atrás o tempo chegou a abrir, mas voltou a chover rapidamente.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

E vai desabar de novo na madrugada. Comentário que postei no Blog Direto da MetSul agora (02:00):

 

Alexandre Aguiar / MetSul Meteorologia - Porto Alegre - RS disse (10/06/2007 02:01:18):

 

A informação do Gustavo [granizo em Santa Maria] é uma má notícia para Porto Alegre. As instabilidade estão se formando no oeste e ganhando força à medida que avançam para leste. É uma área de instabilidade forte atrás da outra. Tem esta entre Santa Maria e Porto Alegre e já há novos núcleos de mau tempo se formando no oeste. É um corredor de mau tempo no centro gaúcho, dividindo o ar mais quente do norte e o frio do sul. Às oito da noite, quando saí da Ulbra TV no centro, onde apresentei o tempo no telejornal, chovia uma barbaridade. Peguei alagamentos importantes no caminho até em casa. Algumas ruas eram rios. Liguei entao para o Nachtigall em Canoas que me relatou estar sem luz. Ele me disse que pretende escrever um post neste domingo atualizando o alerta e que já contemple os volumes de chuva atualizados no estado. Esperemos.

Link to comment
Share on other sites

Eh verdade Ronaldo, agora a noite ( domingo ) o tempo aqui em Sydney deu uma boa melhorada, a chuva e vento deu uma tregua, com uma pequena esfriada no tempo, mas esse sistema que passou deixou um estrago muito grande por aqui, esta sendo considerada a maior tempestade em mais de trinta anos por essa regiao, tivemos nove pessoas mortas por causa de tudo isso, prejuizo de milhoes de dolares, inundacoes, estradas bloqueadas...pegou em cheio o Estado de New South Wales...agora como vc falou, eh esperar pela chuva novamente nos proximos dias.

 

Abraco.

Link to comment
Share on other sites

E vai desabar de novo na madrugada. Comentário que postei no Blog Direto da MetSul agora (02:00):

 

Alexandre Aguiar / MetSul Meteorologia - Porto Alegre - RS disse (10/06/2007 02:01:18):

 

A informação do Gustavo [granizo em Santa Maria] é uma má notícia para Porto Alegre. As instabilidade estão se formando no oeste e ganhando força à medida que avançam para leste. É uma área de instabilidade forte atrás da outra. Tem esta entre Santa Maria e Porto Alegre e já há novos núcleos de mau tempo se formando no oeste. É um corredor de mau tempo no centro gaúcho, dividindo o ar mais quente do norte e o frio do sul. Às oito da noite, quando saí da Ulbra TV no centro, onde apresentei o tempo no telejornal, chovia uma barbaridade. Peguei alagamentos importantes no caminho até em casa. Algumas ruas eram rios. Liguei entao para o Nachtigall em Canoas que me relatou estar sem luz. Ele me disse que pretende escrever um post neste domingo atualizando o alerta e que já contemple os volumes de chuva atualizados no estado. Esperemos.

Bingo!!! Eu fui num aniversário no Mont Serrat às 20 h, e logo depois desabou o mundo!! :shock: Antes havia um grande Cb provocando forte relâmpagos, alguns seguidamente.

 

Na noite de ontem passaram vários CBs por POA, hora ao N, ao S, enfim, por todos os lados.

 

Chama a atenção que tivemos, antes da chuva, nevoeiro, que se seguiu à enxurrada. Depois o tempo até limpou e fechou lá pela 1 h. Típico de frente quente.

 

Por fim, às 2:30 tive violentas trovoadas aqui no bairro, inclusive tive de tirar o computador da tomada (vá saber o que pode ocorrer...). E a dose se repetiu de madrugada e de manhã. Acordei duas vezes com trovões.

 

No sábado acumulei 45 mm;

 

No dia de hoje (até perto do meio-dia) eram mais 27, 5 mm

 

Total até o momento: 73,5 mm!! E continua chovendo, ora com, ora sem trovoadas! Tenho 18,4° com 100% e nevoeiro!! Que tempo maluco!! :shock:

 

Abraços!!

Link to comment
Share on other sites

ATENÇÃO EM POA!!!! :shock:

 

A chuva praticamente parou, o tempo ameaçou melhorar, mas tudo foi uma prévia do gigantesco Cb vindo de oeste, quase preto, com mamatus à sua frente, fortes clarões e trovoadas!! :shock:

 

Vai cair o mundo, gente!!!!!!!!!!

 

Tenho 17,2° com 100% e a chuva começa a aumentar!

Link to comment
Share on other sites

Já são 60 mm de chuva só nesse domingo aqui em casa! E 105 mm desde o início do sábado!!! :shock: :shock:

 

E não temos sossego!! Mais um grande Cb com trovoadas e antecedido por mamatus está chegando de oeste!!

 

Opa! Começou a chuva! Tenho 16,8° com 100% no momento! Mais enxurrada à vista!!

Link to comment
Share on other sites

FRIO em Goiás hoje de manhã. Mínimas:

 

Abadiânia 5,0°C !!!

Vianópolis 8,0°C

Morrinhos 9,9°C

Itaberaí 10,0°C

Jataí 10,3°C

Santa Helena 10,5°C

Palmeiras 10,5°C

Ipameri 10,7°C

Goiânia 10,9°C (menor do mês)

 

Alguém sabe se esta estação do CPTEC em Abadiânia é realmente confiável? Porque esses 5,0°C são incríveis, mesmo que Vianópolis tenha pego 8,0°C.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.