Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Junho de 2007


Recommended Posts

Mais uma vez Juiz de Fora quebrando recordes !!! Pelo menos na minha estação, hehehe !

 

Nesta terça-feira, a automática do INMET daqui teve mínima de 09,3ºC. Vale lembrar que esta estação está em área de topo.

 

Os amigos estavam falando sobre o que o efeito baixada pode fazer, e aqui em JF temos exemplos bons disso. Por exemplo, aqui no meu sítio, tive a menor mínima do ano, meu termômetro (de acordo com as normas da OMM) registrou 06,3ºC !!!!!

 

 

Por outro lado, a máxima lá no INMET foi de aproximadamente 17C, enquanto que aqui foi de 22,1. É incrível oq o relevo pode fazer com um mesmo tipo de clima.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 774
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

E não é que o PHP tem razão em relação ao frio de baixada.Não duvido mais dele.

Eu o Todero de Bento esperavamos mais frio.Mas vai fazer o que.MM.

 

Segue o baile.

Mínima Vicentina parte alta :D .

0,8°C

http://www.anselmi.com.br/weather/data.htm

Mínima Vicentina parte baixa hoje.

termômetro abrigado a 1,70 m =D>

101.jpg

A geada foi muito fraca.

102.jpg

103.jpg

104.jpg

105.jpg

106.jpg

Link to comment
Share on other sites

Fui contagiado pela empolgação do PHP em relação as baixadas de Soledade.

Já que a estação automática da Vicentina não está em uma baixada, mas sim inserida na parte alta dentro de um vale, instalei um termômetro numa árvore a 1,7 m do solo em uma baixada a 500 m da estação automática neste mesmo vale. Só para ter uma idéia do absurdo que uma baixada pode fazer, a temperatura às 19:00 já estava em -0,1 °C.Pode não servir para nada esta mediação mas é no mínimo curiosa.

Imagem da geada registrada ano passado em 31 de julho na baixada onde esta instalada o termômetro.

geada.JPG

 

Agora caindo na realidade.

19h50minmin

Farroupilha-urbana 8.0°C

http://tta.anselmi.com.br/weather/atual.htm

Farroupilha Vicentina 6,3°C

http://www.anselmi.com.br/weather/data.htm

Válida tua colocação Anselmi, só vamos clarear alguns pontos:

- O termômetro de máx e mín o Almeida está no abrigo padrão, madeira com venezianas.

- A casa do meu pai está não está num poço frio, tmbm é parte alta da baixada, existem dezenas de pontos mais frios no Almeida.

Vou começar a monitorar a relva em alguma baixada cuiúda, pra te provar que nossas baixadas, são mais frias que as tuas Anselmi.

Hoje:

Missões 4,4º

Almeida 1,5º

Pra variar geada de novo.

Link to comment
Share on other sites

Fui contagiado pela empolgação do PHP em relação as baixadas de Soledade.

Já que a estação automática da Vicentina não está em uma baixada, mas sim inserida na parte alta dentro de um vale, instalei um termômetro numa árvore a 1,7 m do solo em uma baixada a 500 m da estação automática neste mesmo vale. Só para ter uma idéia do absurdo que uma baixada pode fazer, a temperatura às 19:00 já estava em -0,1 °C.Pode não servir para nada esta mediação mas é no mínimo curiosa.

Imagem da geada registrada ano passado em 31 de julho na baixada onde esta instalada o termômetro.

geada.JPG

 

Agora caindo na realidade.

19h50minmin

Farroupilha-urbana 8.0°C

http://tta.anselmi.com.br/weather/atual.htm

Farroupilha Vicentina 6,3°C

http://www.anselmi.com.br/weather/data.htm

 

 

Conheço esta baixada, estive lá com o Anselmi instalando o termometro. É um lugar de concentração de frio fenomenal. Hoje pela manhã, passando pelo local as 07:45, já com sol, registrei no carro -1.8 °C.

 

Se alguém estiver interessado existem terrenos a venda no local. Quem sabe não criamos ali a Baixada do BAZ.

Faço uma proposta:

-Vamos medir as temp nos dois locais, eu pegoo Rincão dos Silvanos e vcs pegam esta baixada aí.

A que apresentar min menores, será considerada a baixada baziana, que tal?

Link to comment
Share on other sites

Fui contagiado pela empolgação do PHP em relação as baixadas de Soledade.

Já que a estação automática da Vicentina não está em uma baixada, mas sim inserida na parte alta dentro de um vale, instalei um termômetro numa árvore a 1,7 m do solo em uma baixada a 500 m da estação automática neste mesmo vale. Só para ter uma idéia do absurdo que uma baixada pode fazer, a temperatura às 19:00 já estava em -0,1 °C.Pode não servir para nada esta mediação mas é no mínimo curiosa.

Imagem da geada registrada ano passado em 31 de julho na baixada onde esta instalada o termômetro.

geada.JPG

 

Agora caindo na realidade.

19h50minmin

Farroupilha-urbana 8.0°C

http://tta.anselmi.com.br/weather/atual.htm

Farroupilha Vicentina 6,3°C

http://www.anselmi.com.br/weather/data.htm

 

 

Conheço esta baixada, estive lá com o Anselmi instalando o termometro. É um lugar de concentração de frio fenomenal. Hoje pela manhã, passando pelo local as 07:45, já com sol, registrei no carro -1.8 °C.

 

Se alguém estiver interessado existem terrenos a venda no local. Quem sabe não criamos ali a Baixada do BAZ.

Faço uma proposta:

-Vamos medir as temp nos dois locais, eu pegoo Rincão dos Silvanos e vcs pegam esta baixada aí.

A que apresentar min menores, será considerada a baixada baziana, que tal?

Isso seria uma peleia boa. Aliás, interessantíssima seria a briga de baixadas - que tal colocarmos aquela de Curitiba (trevo de Sta. Felicidade) junto, hein?

Agora, se o Ronaldo colocasse um termômetro em Pericó, não tem mais jeito.

Link to comment
Share on other sites

Faço uma proposta:

-Vamos medir as temp nos dois locais, eu pegoo Rincão dos Silvanos e vcs pegam esta baixada aí.

A que apresentar min menores, será considerada a baixada baziana, que tal?

 

Nunca uma baixada a 700 m vai ser mais fria do que uma a 1500m como as de São Joaquim.

Eu quero lembra-lo que Caxias do Sul tem baixadas a 900m rodeada com morros próximos a 1000 m. Soledade seria atropelda pelo Campo dos Bugres (antigo nome de Caxias do Sul antes da chegada dos italianos).

Mais tarde vou postar as cartas topo do interior de Caxias do Sul.

E quanto a Vicentina ela é relativamente quente comparada com os Campos de Cima da Serra. Com certeza não seria a baixada do BAZ tanto quanto as de Soledade.O titulo vai por antecipação, de minha parte, para os campos de Santa Barbara pertencentes ao Parque Nacional de São Joaquim. =D>

 

Abraços

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Beleza Anselmi e de preferência, pegamos termômetros iguais.Claro qu é uma disputa saudável numa boa,não é competição, até pra gente saber da realidad destes locais.Como seria,?Os auditores aqui poderiam ser o Everaldo, O Tomasini, o Delcio, pessoal mais da região, que acham?

Isso pode ser feito

Quero também com fotos da geada. Para comparar o visual.

Link to comment
Share on other sites

Fui contagiado pela empolgação do PHP em relação as baixadas de Soledade.

Já que a estação automática da Vicentina não está em uma baixada, mas sim inserida na parte alta dentro de um vale, instalei um termômetro numa árvore a 1,7 m do solo em uma baixada a 500 m da estação automática neste mesmo vale. Só para ter uma idéia do absurdo que uma baixada pode fazer, a temperatura às 19:00 já estava em -0,1 °C.Pode não servir para nada esta mediação mas é no mínimo curiosa.

Imagem da geada registrada ano passado em 31 de julho na baixada onde esta instalada o termômetro.

geada.JPG

 

Agora caindo na realidade.

19h50minmin

Farroupilha-urbana 8.0°C

http://tta.anselmi.com.br/weather/atual.htm

Farroupilha Vicentina 6,3°C

http://www.anselmi.com.br/weather/data.htm

 

 

Conheço esta baixada, estive lá com o Anselmi instalando o termometro. É um lugar de concentração de frio fenomenal. Hoje pela manhã, passando pelo local as 07:45, já com sol, registrei no carro -1.8 °C.

 

Se alguém estiver interessado existem terrenos a venda no local. Quem sabe não criamos ali a Baixada do BAZ.

Faço uma proposta:

-Vamos medir as temp nos dois locais, eu pegoo Rincão dos Silvanos e vcs pegam esta baixada aí.

A que apresentar min menores, será considerada a baixada baziana, que tal?

Isso seria uma peleia boa. Aliás, interessantíssima seria a briga de baixadas - que tal colocarmos aquela de Curitiba (trevo de Sta. Felicidade) junto, hein?

Agora, se o Ronaldo colocasse um termômetro em Pericó, não tem mais jeito.

 

 

sugiro colocar tb aquele buraco onde fica a fábrica da Trombini em Sta. Felicidade. Já registrei diferenças de 5 graus entre o buraco e a Manoel Ribas lá no alto!!

Link to comment
Share on other sites

Faço uma proposta:

-Vamos medir as temp nos dois locais, eu pegoo Rincão dos Silvanos e vcs pegam esta baixada aí.

A que apresentar min menores, será considerada a baixada baziana, que tal?

 

Nunca uma baixada a 700 m vai ser mais fria do que uma a 1500m como as de São Joaquim.

Eu quero lembra-lo que Caxias do Sul tem baixadas a 900m rodeada com morros próximos a 1000 m. Soledade seria atropelda pelo Campo dos Bugres (antigo nome de Caxias do Sul antes da chegada dos italianos).

Mais tarde vou postar as cartas topo do interior de Caxias do Sul.

E quanto a Vicentina ela é relativamente quente comparada com os Campos de Cima da Serra. Com certeza não seria a baixada do BAZ tanto quanto as de Soledade.O titulo vai por antecipação, de minha parte, para os campos de Santa Barbara pertencentes ao Parque Nacional de São Joaquim. =D>

 

Abraços

Vc está esquecendo a continentalidade, vide o exmplo de S.Rosa :wink:

Aí eu pego então baixadas de 800m em Raia da Pedra e Itapuca, cerca de 150km mais continentais que Caxias. :twisted:

Link to comment
Share on other sites

Faço uma proposta:

-Vamos medir as temp nos dois locais, eu pegoo Rincão dos Silvanos e vcs pegam esta baixada aí.

A que apresentar min menores, será considerada a baixada baziana, que tal?

 

Nunca uma baixada a 700 m vai ser mais fria do que uma a 1500m como as de São Joaquim.

Eu quero lembra-lo que Caxias do Sul tem baixadas a 900m rodeada com morros próximos a 1000 m. Soledade seria atropelda pelo Campo dos Bugres (antigo nome de Caxias do Sul antes da chegada dos italianos).

Mais tarde vou postar as cartas topo do interior de Caxias do Sul.

E quanto a Vicentina ela é relativamente quente comparada com os Campos de Cima da Serra. Com certeza não seria a baixada do BAZ tanto quanto as de Soledade.O titulo vai por antecipação, de minha parte, para os campos de Santa Barbara pertencentes ao Parque Nacional de São Joaquim. =D>

 

Abraços

Vc está esquecendo a continentalidade, vide o exmplo de S.Rosa :wink:

Aí eu pego então baixadas de 800m em Raia da Pedra e Itapuca, cerca de 150km mais continentais que Caxias. :twisted:

OK vamos ver qual região registra as menores mínimas.

Será Soledade ou a região de Caxias?

Lembrando que é para matar a curiosidade.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

 

Mais uma manhã fria e com geadas na cidade sorriso.

 

Mínima de 3,2ºC no Boqueirão com geada fraca e 2,5ºC em SJ. Pinhais com geada moderada.

 

No momento tenho 18ºC e sol!! Hoje passaremos dos 20ºC :cry:

 

Aqui cravei em 6,0°C com relva -2°C geada isolada aqui em cima.

Mas mais uma vez, um belo espetáculo na ida pra facul...

Gramados super brancos, o sol fazendo levantar a fumacinha, hehehhehe muito bonito!

 

20°C

Link to comment
Share on other sites

Faço uma proposta:

-Vamos medir as temp nos dois locais, eu pegoo Rincão dos Silvanos e vcs pegam esta baixada aí.

A que apresentar min menores, será considerada a baixada baziana, que tal?

 

Nunca uma baixada a 700 m vai ser mais fria do que uma a 1500m como as de São Joaquim.

Eu quero lembra-lo que Caxias do Sul tem baixadas a 900m rodeada com morros próximos a 1000 m. Soledade seria atropelda pelo Campo dos Bugres (antigo nome de Caxias do Sul antes da chegada dos italianos).

Mais tarde vou postar as cartas topo do interior de Caxias do Sul.

E quanto a Vicentina ela é relativamente quente comparada com os Campos de Cima da Serra. Com certeza não seria a baixada do BAZ tanto quanto as de Soledade.O titulo vai por antecipação, de minha parte, para os campos de Santa Barbara pertencentes ao Parque Nacional de São Joaquim. =D>

 

Abraços

Vc está esquecendo a continentalidade, vide o exmplo de S.Rosa :wink:

Aí eu pego então baixadas de 800m em Raia da Pedra e Itapuca, cerca de 150km mais continentais que Caxias. :twisted:

OK vamos ver qual região registra as menores mínimas.

Será Soledade ou a região de Caxias?

Lembrando que é para matar a curiosidade.

 

PH e pessoal, me desculpem, mas vou ser bem sincero a respeito desta discussão, que para mim é um off topic presente em qualquer tópico do BAZ é enche o saco, pois desafio qualquer regra lógica.

 

Ficar falando que a super baixada fulana de tal de Soledade é a campeã mundial de frio é PATÉTICO. O desnível desta baixada é ridículo quando comparado com o desnível de uma Santa Bárbara, uma Pericó ou até o vale no qual se localiza a cidade de Urubici, uma senhora baixada. A latitude é a mesma de SJ. E a altitude é muito menor do que todas estas que citei. Então eu acho que já cansou este assunto! Dane-se a continentalidade! Seria impossível a continentalidade compensar as demais diferenças absurdas citadas, mesmo que ela fosse realmente relevante (tipo longitude de Uruguaiana para mais). No caso de Soledade, nem existe tanta diferença de continentalidade assim! Portanto, é simplesmente inconcebível o argumento.

 

Tenho a mais absoluta certeza que a cidade de Urubici deixa estas baixadas de Soledade no chinelo, pois o acúmulo de ar frio lá é monstruoso (rios de frio descendo de 1800 m). Em número de mínimas negativas e intensidade das mesmas, qualquer topo ou meia encosta da Região de SJ (como o INMET, por exemplo) dá paulada em todas estas baixadas citadas!

 

Ahh, e se por acaso dados de termômetros em abrigos mostrarem o contrário, existe uma coisa que se chama CALIBRAÇÃO. Quando se quer comprovar algo, geralmente tende a não se dar tanta importância a este pequeno "detalhe". Mas o empirismo distorcido não pode vencer a lógica da racionalidade. E neste caso, nenhuma baixada de Soledade pode assumir destaque nacional quando se tem uma região como a de SJ. Desculpe a franqueza.

 

Fui!

Link to comment
Share on other sites

Aqui 9,8ºC

 

Estavamos falando da inversão térmica em SP, nessa terça a coisa foi bem pior!

 

A umidade chegou a 15% na ZL de acordo com o SPTV

 

Aqui vai uma foto tirada por Dott, do skyscrapercity, que mostra bem a camada de poluição concentrada:

 

Sorte que eu não saí de casa hoje!

 

E hoje, quarta-feira, a poluição continua intensa em São Paulo, mas nos próximos dias, mesmo com condições desfavoráveis para a poluição se dissipar, acho que teremos melhora na qualidade do ar, por causa do feriado muita gente vai viajar, portanto menos carros nas ruas.

Link to comment
Share on other sites

Zé, não acho que o PH ainda ache que as tauras baixadas da Soledade sejam "campeãs mundiais de frio". É uma proposta interessante a dele fazer comparações entre as baixadas - até mesmo pra que a gente, leigos, possa ver mais claramente o que é este efeito! Eu tenho um monte de pergunta na minha cabeça do tipo "quanto ar frio acumula-se nas baixadas?" "quais fatores pesam mais (altitude da baixada, altitude dos topos ao redor, etc)?", entre outras... Se a gente conseguisse comparar o Rincão dos Silvanos, o Campo dos Bugres, o trevo de Santa Felicidade, e, por que não, Pericó, Vacas Gordas, Urubici, Urupema (que é uma baixada!!!), Vale da Neve e até mesmo Blumenau - puts, seria ótimo. Para nós, leigos, é muito mais fácil entender algumas coisas vendo os dados e comparando.

 

Eu acho que a proposta é ótima e a rivalidade, a competição, só ajuda a animar os ânimos e nos fazem buscar em nossas cidades uma baixada mais fria ainda. Quem sabe daqui a pouco eu não to achando aqui em Blumenau, lá na Vila Itoupava, alguma baixada que algum dia faça uma mínima menor que em SJ? Não seria engraçado?

É óbvio que o Vale do Itajaí não é nem nunca será mais frio que o Planalto Sul - tampouco Soledade ou Farroupilha ou Curitiba. Mas a brincadeira é saudável e não é insana ;)

Link to comment
Share on other sites

Mínimas de hoje nas automáticas do INMET no Estado de SP:

 

Presidente Prudente: 14,8°C

Votuporanga: 14,1°C

Franca: 13,0°C

Bauru: 9,4°C

Lins: 8,7°C

São Paulo: 8,5°C

Itapeva: 7,4°C

Avaré: 7,1°C

Iguape: 6,0°C

Piracicaba: 5,5°C

Taubaté: 5,1°C

Rancharia: 4,6°C

Sorocaba: 4,4°C

São Miguel Arcanjo: 3,3°C

Campos do Jordão: 0,0°C

Link to comment
Share on other sites

Zé, não acho que o PH ainda ache que as tauras baixadas da Soledade sejam "campeãs mundiais de frio". É uma proposta interessante a dele fazer comparações entre as baixadas - até mesmo pra que a gente, leigos, possa ver mais claramente o que é este efeito! Eu tenho um monte de pergunta na minha cabeça do tipo "quanto ar frio acumula-se nas baixadas?" "quais fatores pesam mais (altitude da baixada, altitude dos topos ao redor, etc)?", entre outras... Se a gente conseguisse comparar o Rincão dos Silvanos, o Campo dos Bugres, o trevo de Santa Felicidade, e, por que não, Pericó, Vacas Gordas, Urubici, Urupema (que é uma baixada!!!), Vale da Neve e até mesmo Blumenau - puts, seria ótimo. Para nós, leigos, é muito mais fácil entender algumas coisas vendo os dados e comparando.

 

Eu acho que a proposta é ótima e a rivalidade, a competição, só ajuda a animar os ânimos e nos fazem buscar em nossas cidades uma baixada mais fria ainda. Quem sabe daqui a pouco eu não to achando aqui em Blumenau, lá na Vila Itoupava, alguma baixada que algum dia faça uma mínima menor que em SJ? Não seria engraçado?

É óbvio que o Vale do Itajaí não é nem nunca será mais frio que o Planalto Sul - tampouco Soledade ou Farroupilha ou Curitiba. Mas a brincadeira é saudável e não é insana ;)

Não sei o porquê destes reacionários protestarem veementemente.Rodrigo lhe admiro cada vez mais, vc disse tudo o que eu eu queria dizer e não disse.Pode ser Pericó x Vacas Gordas, e outros tantos comparativos. A verdade é que somente vamos saber a realidade quando compararmos.Tanto eu quanto Anselmi pode estar enganado quanto ao que pensamos sobre Vicentina e Rincão dos Silvanos.
Link to comment
Share on other sites

A mínima em Cps hoje foi de 5,1°C na Defesa Civil.

Em Paulínia, o termômetro de rua marcava 4°C às 07:25h e ao ir para o trabalho, tirei algumas fotos com o cel do que parecia ser uma geada fraquinha (não desci do carro para conferir pois estava com pressa). Vocês acham que é geada mesmo?? Não sei se dá para ver com a qualidade ruim do carro.

 

47a6ff400673.gif ccdc02400674.gif 745d87400675.gif

Link to comment
Share on other sites

Pra mim isso é geada 110%. Fosse orvalho e não terias estas áreas verdes e outras esbranquiçadas na grama. O orvalho conferiria a mesma aparência em toda a grama.

Certo Alexandre, obrigado! Fiquei em dúvida devido justamente a isso que você falou, de algumas estarem verdes e outras esbranquiçadas. Achei que pudesse estar equívocado e fosse simplesmente orvalho ou qualquer outro fenômeno.

Já temos 3 dias com geadas em Paulínia, se levarmos em conta que estamos no início de junho tal número é espetacular!!

Link to comment
Share on other sites

Dependendo da quantidade de umidade no ar e das condições do tempo, pode ter geada até mesmo com 6ºC ou pouco mais que isso. Uma pena, porque tive este valor de temperatura nesta terça mas não houve qualquer traço de geada.

 

A última que eu vi aqui foi em 2000, mas ouvi muitas pessoas comentando que aconteceu também em 2004. A branquinha aqui é rara :lol: :lol: !

 

Hoje tive mínima de 9,4ºC e máxima de 24,5ºC. Agora 16ºC

Link to comment
Share on other sites

A mínima em Cps hoje foi de 5,1°C na Defesa Civil.

Em Paulínia, o termômetro de rua marcava 4°C às 07:25h e ao ir para o trabalho, tirei algumas fotos com o cel do que parecia ser uma geada fraquinha (não desci do carro para conferir pois estava com pressa). Vocês acham que é geada mesmo?? Não sei se dá para ver com a qualidade ruim do carro.

 

47a6ff400673.gif ccdc02400674.gif 745d87400675.gif

 

Apesar da poluição dos combustíveis na tua região, a natureza insiste em trazer essas boas imagens. Bom registro.

Link to comment
Share on other sites

SÃO.JOAQUIM, 06/06/07. 18h:00

 

SECO; 14,3ºC. 7,3ºC / BANDEIRA. RELVA/CLIMATERRA; 1,8ºC

 

U.R.; 39%

 

PRESSÃO; 1013 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); NNE E 3

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; -°C

 

CÉU CLARO (0%). HOUVE GEADA.

 

CLIMATERRA DIA 06/06/07; MÍNIMA ATÉ AS 21h:00: 2,0ºC, MÁXIMA: 17,6ºC, RELVA: -2,6ºC, A UMIDADE RELATIVA DO AR MAIS BAIXA: 26%. PRECIPITAÇÃO ATÉ ÀS 09h:00: 0 mm.

 

RAJADA 5 Km/h, COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE ATÉ: -°C. RAJADA MÁXIMA: 26 Km/h DE NE ÀS 12h:06 COM SENSAÇÃO TÉRMICA MÍNIMA DE: 0,5ºC AS 03h:08

 

EXTREMAS ATÉ AS 21h:00 EM SC DIA 06/06/07:

 

MÍNIMA: -1,0°C EM S.JOAQUIM / CRUZEIRO /CLIMATERRA.

 

MÁXIMA EM SC DIA 06/06/07; 23,8ºC EM URUSSANGA / EPAGRI

 

PONTOS DE APOIO;

 

CRUZEIRO (1510 m)/S.JOAQUIM NO DIA 06/06/07.; MÁXIMA : -°C, MÍN.: -1,0°C E RELVA: -ºC DIA 03/06/07, INÍCIO DA MANHÃ, A SENSAÇÃO TÉRMICA NO CRUZEIRO CHEGOU A -25,4ºC!!

 

NO BAIRRO BANDEIRA (1340 m) DIA 06/06/07: -1,9°C.

 

NO VALE DA NEVE (1450 m)/JEORGE MICHAEL BUTTERFIELD DIA 25/05/07; MÍN; -°C E MÁX. -°C

 

MÁXIMA: 20,2ºC E MÍNIMA DE 7,2ºC E 0 mm . EM ITAPIRANGA/WOLFGANG LENGERT /180 m NO DIA 06/06/07.

 

PALMAS/IAPAR (05/06/07}; 20,2ºC/1,4°C. RELVA; -3,6ºC E 0 mm.

 

MÁXIMA,MÍNIMA E RELVA EM S.JOAQUIM/INMET NO DIA 06/06/07;

 

-ºC / 7,4°C/ -1,8ºC. 0 mm

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte.

Link to comment
Share on other sites

A mínima em Cps hoje foi de 5,1°C na Defesa Civil.

Em Paulínia, o termômetro de rua marcava 4°C às 07:25h e ao ir para o trabalho, tirei algumas fotos com o cel do que parecia ser uma geada fraquinha (não desci do carro para conferir pois estava com pressa). Vocês acham que é geada mesmo?? Não sei se dá para ver com a qualidade ruim do carro.

 

47a6ff400673.gif ccdc02400674.gif 745d87400675.gif

 

Aqui deu geada de novo. Hoje tirei fotos com máquina de verdade

 

Belas fotos!

Link to comment
Share on other sites

Zé, não acho que o PH ainda ache que as tauras baixadas da Soledade sejam "campeãs mundiais de frio". É uma proposta interessante a dele fazer comparações entre as baixadas - até mesmo pra que a gente, leigos, possa ver mais claramente o que é este efeito! Eu tenho um monte de pergunta na minha cabeça do tipo "quanto ar frio acumula-se nas baixadas?" "quais fatores pesam mais (altitude da baixada, altitude dos topos ao redor, etc)?", entre outras... Se a gente conseguisse comparar o Rincão dos Silvanos, o Campo dos Bugres, o trevo de Santa Felicidade, e, por que não, Pericó, Vacas Gordas, Urubici, Urupema (que é uma baixada!!!), Vale da Neve e até mesmo Blumenau - puts, seria ótimo. Para nós, leigos, é muito mais fácil entender algumas coisas vendo os dados e comparando.

 

Eu acho que a proposta é ótima e a rivalidade, a competição, só ajuda a animar os ânimos e nos fazem buscar em nossas cidades uma baixada mais fria ainda. Quem sabe daqui a pouco eu não to achando aqui em Blumenau, lá na Vila Itoupava, alguma baixada que algum dia faça uma mínima menor que em SJ? Não seria engraçado?

É óbvio que o Vale do Itajaí não é nem nunca será mais frio que o Planalto Sul - tampouco Soledade ou Farroupilha ou Curitiba. Mas a brincadeira é saudável e não é insana ;)

 

 

Que tal entao, quatro barras na regiao metropolitana de Ctba?? Achei no google earth baixadas la a 880m a menos de 1Km de picos de mais de 1000m, logo no pé da serra.

 

Em março deste ano fui a uma festa la em quatro barras, onde do local dava pra ver varios morros com mais de 1000m. Era um dia de ceu claro e vento calmo. As 21:00 saia fumaça da boca e tinha neblina nos locais mais baixos.Isso em março num dia quente de Curitiba. Acho la ainda mais interessante que o buraco do trevo de Sta Felicidade.

 

O problema é que nenhum dos dois locais é seguro deixar um termometro, e se for medir a temperatura sugiro ir de dia.

Link to comment
Share on other sites

Bom ,depois que a Metsul detectou a informação de geada em SP, e entre outras façanhas, norteou previsões para os hermanos argentinos e uruguaios, tenho que tirar o chapéu(aba 10 inclusive gaudério) 8)

 

Só a Metsul mesmo para chacoalhar a Folha... os jornalistas daqui são um bando de preguiçosos :?

 

Mais uma vez, parabéns, Alexandre!!! :o

 

Hoje não teve geada por aqui, mas em compensação se formou uma intensa neblina. A mínima em Itapevi foi de 6,1°C (relva: 1,8°C), e a máxima ficou nos 23.2°C:

 

DSC09309.jpg

 

DSC09330.jpg

 

DSC09302.jpg

Link to comment
Share on other sites

Bom ,depois que a Metsul detectou a informação de geada em SP, e entre outras façanhas, norteou previsões para os hermanos argentinos e uruguaios, tenho que tirar o chapéu(aba 10 inclusive gaudério) 8)

 

Só a Metsul mesmo para chacoalhar a Folha... os jornalistas daqui são um bando de preguiçosos :?

 

Mais uma vez, parabéns, Alexandre!!! :o

 

Hoje não teve geada por aqui, mas em compensação se formou uma intensa neblina. A mínima em Itapevi foi de 6,1°C (relva: 1,8°C), e a máxima ficou nos 23.2°C:

 

DSC09309.jpg

 

DSC09330.jpg

 

DSC09302.jpg

Que maravilha esse frio todo ai em São Paulo. =D>

Link to comment
Share on other sites

Vejam só: a máxima pela automática de POA foi 18,2°... em Ausentes fo 19,1°!! :shock: 8)

 

A temperatura mal subiu hoje por aqui. Depois de ter minha segunda mínima de 10° para cima desde 22/5 (tive 10,8° de mínima hoje, além dos 11,7° em 1º/6), minha máxima não passou dos 17,9° mesmo com sol.

 

Às 16 h fazia 15,6° em POA e 16,8° em Ausentes. 8) Agora tenho 15,9° com 75%. Devo ter mínima de 9°/10°.

Link to comment
Share on other sites

Pelo visto a corrente de jato gerou o chamado jato de nível médio, trazendo calor e umidade para regiões de maior altitude. Com o enfraquecimento do ar frio, já sobre o mar, soprou um vento E aqui em POA, mantendo o ar frio por aqui.

 

Interessante notar que Tramandaí teve máxima de 16,8° às 11 h assim que o vento virou para SE. Na mesa hora o vento virou aqui e freou o aquecimento. Já no Chuí não passou dos 12,1°, e fez 2,5° de mínima em Jaguarão!

 

Agora tenho 14,6° com 82%. Céu limpíssimo e uma estranha névoa úmida. Sensação de um pouco de frio.

Link to comment
Share on other sites

Mas 14 graus apontam que continua friozinho em POA!!

 

Pessoal, estou aqui em Minneapolis, indo para Elk Groove e Becker. Detalhe: estamos sob TORNADO WARNING e TORNADO WATCHING em algumas regiões a noroeste de Minnesota. É incrível, o céu está perfeitamente azul aqui, não tem uma simples nuvem.

 

Mas venta muito, mas muito mesmo! Rajadas de 80km/h na rua! Já tem árvore virada antes mesmo do tempo fechar!!!

 

Recomendaram que fiquemos no hotel para não ir justo para a zona mais perigosa. Agora ao longe consigo ver uma camada de nuvens no horizonte. A temperatura disparou de ontem para hoje. Agora aqui está fazendo 31 graus e o ar parece estar muito úmido.

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.