Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Condições do Tempo em Maio


Recommended Posts

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Aos poucos o tempo começa a virar no extremo sul da bacia amazônica. Aqui em Rio Branco o dia está amanhecendo com céu encoberto e um leve e agradável vento de sul. Há chance de chuva leve, e daqui a pouco as rajadas de vento deverão ficar mais intensas, o frio só deve chegar a partir do fim dessa tarde! No momento faz 22°C e o dia deve seguir nesse patamar.. :D

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Dia mais frio aqui na capital parananense.

às 6:00:

 

6,8 graus (Alex)

5,7 graus (Boqueirão)

4,5 graus (CIC)

 

sem geada aparente, creio que na baixada do parque Barigui tenha dado uma bela geada.

 

Tá frio, mas como o ar está estático a sensação é de somente um pouco de frio.

 

No Água Verde justamente o contrário, 8.5C de mínima - meu termômetro é muito ruim de mínimas, fica na sacada do 8o. andar protegido por prédios e mais prédios - mas um vento geladíssimo.

Link to comment
Share on other sites

Galera baziana, eu também às vezes fico impressionado com o Almeida, mas e´bom colocar alguns dados:

1º A baixada do Almeida, não é só baixada, é perto de um banhado, é quase como se fosse uma área rural, o Shima conhece a casa do Seu Pinheiro(meu pai), seria como se fosse o aeroporto em relação à área urbanizada.

2º Segundo meu pai, havia gelo, uma pequena camada sobre a grama e onde passou o trilho do carro, e era gelo escuro, portanto deduzo que tenha sido conforme o Ronaldo falou congelamento, ou geada negra.

3º O termômetro lá instalado, está dentro de um abrigo PVC, onde coloquei os dois sensores, o interno e o externo, ele é um TFA, importado, portanto não acredito que marque tão diferente assim. Suponhamos que estivesse dentro de um abrigo padrão, vou colocar uma difernça para mais, de 2º, tranquilamente deve ter dado em torno de 0º.Ninguém mais do que eu gostaria de tirar esta "teima" e saber porque a baixada do Almeida é tão fria.

 

A noite hoje foi muito fria, mínima no MIssões mercúrio 3º.Vento oeste com rajadas moderadas,sensação de frio intenso como se diz invernal mesmo.NO momento temos a tal garoa inapreciável, referida pelo Ronaldo.

Link to comment
Share on other sites

bettega, qual o abrigo dessa baixada?

ou vc deixa o termometro ao relento?

 

Lucas,

 

Aqui no CIC deixo o termômetro de mercúrio debaixo de uma marquise a 2,0m do chão. Diria que é um abrigo meia-boca.

De qualquer forma a diferença de temperatura entre o CIC e o Boqueirão é muito perceptível - sente-se na pele!

Link to comment
Share on other sites

bettega, qual o abrigo dessa baixada?

ou vc deixa o termometro ao relento?

 

Lucas,

 

Aqui no CIC deixo o termômetro de mercúrio debaixo de uma marquise a 2,0m do chão. Diria que é um abrigo meia-boca.

De qualquer forma a diferença de temperatura entre o CIC e o Boqueirão é muito perceptível - sente-se na pele!

interessante.

preciso dum 'abrigo' para a baixada hoje a noite

Ontem a baixada nao estava apresentando diferença, pois o frio venio com o vento. Ventou a noite toda. Diferente da próxima madrugada, o ar sem movimento deve escoar para os fundos de vale. Vamos ver o que dá!

Link to comment
Share on other sites

O contraste dos -0,9oC registrados no Cruzeiro contra os 2,3oC de mínima expõe a enorme diferença que a altitude faz. Projeto que tivemos -1,5oC de mínima em nosso terreno. Agora pouco 4,8oC na Climaterra e ventando com sensação de -5,3oC. Deve estar uma beleza lá nos 1600m, beirando entre os 2/3oC e céu encoberto.

Link to comment
Share on other sites

Noticia no destaque da Climatempo:

"A temperatura já caiu bastante no Rio Grande do Sul. Em Bom Jesus, serra gaúcha, foram registrados apenas 2,6 graus positivos. A advecção ainda é fria na região (em outras palavras, a temperatura ainda está em declínio). O amanhecer desta terça-feira deve ser gelado e com geada, com temperatura em torno de zero grau nas serras e nos planaltos gaúcho e catarinense e no oeste de Santa Catarina (nas cidades mais altas, a mínima deve ser abaixo de zero). Ao longo do fim de tarde e da noite desta terça-feira, a umidade aumenta devido a passagem de um ciclone extratropical pelo oceano. Com isso, teremos frio e umidade na região serrana - a combinação perfeita para formação de nuvens capazes de provocar neve na região. Essa expectativa fica restrita para o período entre a noite de terça-feira e a madrugada e início de manhã de quarta-feira."

Link to comment
Share on other sites

A mínima em POA ficou pelos 12 graus mesmo. Perdemos nas mínimas, mas acho que vamos ganhar nas máximas hoje. A sensação foi de bastante frio pela ventania que levantou esta manhã, e acredito que seguirá durante a tarde. Podia estar mais baixa a temperatura, mas tá muito no começo ainda! hehe

 

Sds!

 

Eu me senti um ET hoje ao sair na rua apenas de moletom, tinha gente que parecia que estava na Sibéria :lol:

Link to comment
Share on other sites

Agonia, Marcelo, é estar no meio do ar frio, todo mundo com 5° e tu com 12°. Até mesmo Floripa bateu 11,2°!!

 

Minha mínima foi de 12,6°, mas o tempo está nubladão, apenas agora ensaia uma tímida abertura de sol. Não vamos passar dos 16°.

Por falar em nebulosidade e falta de frio, coitado do pessoal de Rio Grande. Não baixaram dos 12,1° pela manhã e agora (11 h) já estão com 16,5°.

Ontem, POA teve uma boa tarde fria. Ficou dentro do padrão de praticamente todo o RS. Torres bateu 22,1°, enquanto que ficamos em 17,4°, valor similar à Santa Maria, Cruz Alta e abaixo de Rio Grande (que teve 19,6°).

A temperatura mal sobe e estou com 14,6° e 77%. Ventania de oeste.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Se o vento não virar para sudeste durante a noite poderemos ter uma mínima mais interessante do que a projetada pelos institutos em Curitiba! Se bobear, vamos a 4oC!!!

 

Agora a pouco, 11 da manhã, tinha 12oC no termômetro do carro, sem uma nuvem no céu!!!! Fantástico!!! Que saudade de dias assim!!! Logo agora, meio dia, 14oC!! Show!!!

Link to comment
Share on other sites

Se o vento não virar para sudeste durante a noite poderemos ter uma mínima mais interessante do que a projetada pelos institutos em Curitiba! Se bobear, vamos a 4oC!!!

 

Agora a pouco, 11 da manhã, tinha 12oC no termômetro do carro, sem uma nuvem no céu!!!! Fantástico!!! Que saudade de dias assim!!! Logo agora, meio dia, 14oC!! Show!!!

 

Zé, projeto uma mínima ainda menor aqui pro CIC - chuto 1-2 graus ou até menos e com geada.

No momento no CIC, céu de brigadeiro e 15 graus!

Link to comment
Share on other sites

A mínima em POA ficou pelos 12 graus mesmo. Perdemos nas mínimas, mas acho que vamos ganhar nas máximas hoje. A sensação foi de bastante frio pela ventania que levantou esta manhã, e acredito que seguirá durante a tarde. Podia estar mais baixa a temperatura, mas tá muito no começo ainda! hehe

 

Sds!

 

Eu me senti um ET hoje ao sair na rua apenas de moletom, tinha gente que parecia que estava na Sibéria :lol:

 

Usaste moletom? Não é mais o mesmo.. :roll:

 

O que eu percebo é que nos primeiros dias frios o pessoal ainda não "acertou a mão", uns andam com pouca roupa, outros com muita. Ainda não há uma reação comum pelo que se vê na rua. Hoje de manhã, vi desde casacos pesados até pessoas só de camiseta! Mas como eu disse, nos momentos que batia vento, a sensação era de frio abaixo dos 10 graus, inclusive.

Link to comment
Share on other sites

Agonia, Marcelo, é estar no meio do ar frio, todo mundo com 5° e tu com 12°.

 

Minha mínima foi de 12,6°, mas o tempo está nubladão, apenas agora ensaia uma tímida abertura de sol. A temperatura mal sobe e estou com 14,6° e 77%. Ventania de oeste.

 

É Marcos, complicado hein? Bom, o ar frio forte vai chegar somente amanhã, assim teremos frio amanhã e quinta, aí sim vamos ver se poderemos reclamar mesmo ou não!!

Link to comment
Share on other sites

Noticia no destaque da Climatempo:

"A temperatura já caiu bastante no Rio Grande do Sul. Em Bom Jesus, serra gaúcha, foram registrados apenas 2,6 graus positivos. A advecção ainda é fria na região (em outras palavras, a temperatura ainda está em declínio). O amanhecer desta terça-feira deve ser gelado e com geada, com temperatura em torno de zero grau nas serras e nos planaltos gaúcho e catarinense e no oeste de Santa Catarina (nas cidades mais altas, a mínima deve ser abaixo de zero). Ao longo do fim de tarde e da noite desta terça-feira, a umidade aumenta devido a passagem de um ciclone extratropical pelo oceano. Com isso, teremos frio e umidade na região serrana - a combinação perfeita para formação de nuvens capazes de provocar neve na região. Essa expectativa fica restrita para o período entre a noite de terça-feira e a madrugada e início de manhã de quarta-feira."

 

Rodrigo: Guarapuava -0,6 ºC e Entre Rios: 0,9 ºC (positivos) foram os menores registros que tivemos. AGUARDEM: INÁCIO MARTINS VEM AÍ!!!!!!!

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Tche, quando que começam a recolher dados de lá??

 

Eu sou daqueles que palpita que Inácio Martins deve registrar temperatura mais baixa que Palmas (de baixo, cidade).

 

Detalhe essa diferença das mínimas de Entre Rios e Guarapuava, sendo que o centro de Guarapuava e Entre Rios estão praticamente a mesma altitude, mas em Entre Rios é quase uma baixada e costuma registrar mínimas menores.

Duquia, sabes em qual das colônias está a estação? E onde que fica a de Guarapuava?

Link to comment
Share on other sites

Esse mês de maio começou "quente" quero dizer muito frio, e está prometendo, a Metsul está prevendo a intensificação do La Nina, será que teremos um outono / inverno daqueles inesqueciveis??

 

Vai ser, está sendo? vai ser.

:)

 

tarde, como disse o CLovis, maravilhosa

Aqui em Cascavel 16ºC as 14 horas.

boa tarde

Link to comment
Share on other sites

E aí vamos nós!! Tenho apenas 15,7° com 70%. Nubladão e vento de O, moderado, com rajadas mais fortes. O Sul está nos alcançando (fora o litoral, que já passou de POA faz tempo). Apenas o Planalto e a serra tem temperatura menores do que aqui no momento! :o 8)

 

POA está que nem risada de surdo por causa dessa nebulosidade!!!! Curita está praticamente sem nebulosidade e com temperatura atual, 14 h e 26 min, de 18,5 ºC.

 

Nebulosidade alta se aproxima de Pato Branco... pode matar a previsão de mínima por lá!!!!

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Nãããão

:(:(:(:(

Link to comment
Share on other sites

Por aqui tempo absolutamente aberto e seco, bastante estável e sem nenhum vento. 30ºC.....condição de momento totalmente diferente da registrada no sul do país =(

A maioria dos modelos prevê pra cá uma diminuição da temperatura só a partir de sexta-feira. Deve chegar algo antes disso, vamos ver. sds

Link to comment
Share on other sites

15H30m no Paraná

 

Cascavel 16ºC :D

Foz do Iguaçu 17ºC :D

Curitiba 20ºC

Maringá 21ºC

Londrina 24ºC :oops:

 

Uma manhã de quarta feira absolutamente gelada para Cascavel heim Lucas ? =P

provável que vá ser a mair fria do ano, até agora. sds

 

A noite promete tudo Renan.

 

Por aqui o vento e o ar frio não deixam dúvidas, essa noite vai ser gelada. A máxima registrada hoje foi de 17,9 ºC no centro da cidade, onde os prédios e as árvores impedem que a luz do sol esquente o concreto. por isso fica ainda mais úmido e frio. No aeroporto máxima de 18. São 15h50 minutos e a temperatura no centro de Cascavel é de 16,2 ºC.

O céu está limpo, alguns cirros ainda persistem mas estão se deslocando.

Há possibilidade de gear na próxima madrugada.

E se a temperatura ajudar, amanhã de manhã volto a fazendinha pra tirar fotos da geada.

abraço!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, se esse sistema estivesse carregado com ar 5°C mais frio, daria uma bela de uma nevada em São Joaquim. Isso pq Porto Alegre tem uma garoa fina caindo de lado com este vento insistente de oeste com rajadas que devem estar ao redor dos 50km/h. O escritório onde trabalho no centro de POA tem vista oeste para o Guaíba. Passamos o dia trabalhando ao som do assoviado das janelas e, de vez quando, com a tremedeira dos vidros nas rajadas mais fortes. Esse assoviado é típico do inverno. Só falta o ar um pouco mais frio.

Link to comment
Share on other sites

Começa a aparecer nebulosidade em Ctba, o que é isso??? Não é possivel a maldição maldita justo hoje, com vento de oeste/sudoeste!!! É MUITO azar por favor alguém fale que elas só estão de passagem!

 

Maldiçao maldita? Só estou vendo cirros esparsos. :roll:

 

Aqui no centro cívico ainda tá com céu de brigadeiro, desse jeito a temperatura despenca!

Link to comment
Share on other sites

A quanto chegou a sensação térmica em POA :?: De tarde tive que fazer meu título de eleitor, ficando duas horas na fila :evil: O cartório eleitoral fica na Padre Cacique, a quanto chegou a velocidade do vento por lá :?:

 

Claro, foi 58,66587km/h, com sensação de 5,6987458°C as 15:45´58956

hehehehhheehe

Só to tirando, mas o pessoal pode te dar uma estimativa, já que POA ainda naõ tem uma estação por esquina 8) :)

heheheh

 

Até mais Vicente

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.