Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Condições do Tempo em Maio


Recommended Posts

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

"TUDO INDICA QUE TEREMOS A PRIMEIRA NEVE DO ANO

 

 

 

O dia amanheceu frio em todo o Sul do país. Em Porto Alegre, a mínima nesta terça-feira foi de 12,6 graus, em Florianópolis foi de 9,6 graus e em Curitiba foi de 6,7 graus. No interior, destaque para as serras: Em Bom Jesus(RS), a mínima foi de apenas 2,4 graus e em São Joaquim(SC), de 2,0 graus - com sensação térmica de 11 graus abaixo de zero por causa da ventania. Em Morro da Igreja (Urubici - SC), foi registrado apenas 3 graus negativos no amanhecer desta terça-feira, com céu claro. Ao longo da manhã, a temperatura subiu um pouco e chegou aos 2 graus por volta das 11:00 da manhã, com céu encoberto. A combinação desse aumento de umidade e da baixa temperatura deve provocar a precipitação de neve nos pontos mais elevados das serras gaúcha e catarinense. Esta expectativa vale para esta noite e madrugada desta quarta-feira."

 

Site da Climatempo.

Link to comment
Share on other sites

"TUDO INDICA QUE TEREMOS A PRIMEIRA NEVE DO ANO

 

 

 

O dia amanheceu frio em todo o Sul do país. Em Porto Alegre, a mínima nesta terça-feira foi de 12,6 graus, em Florianópolis foi de 9,6 graus e em Curitiba foi de 6,7 graus. No interior, destaque para as serras: Em Bom Jesus(RS), a mínima foi de apenas 2,4 graus e em São Joaquim(SC), de 2,0 graus - com sensação térmica de 11 graus abaixo de zero por causa da ventania. Em Morro da Igreja (Urubici - SC), foi registrado apenas 3 graus negativos no amanhecer desta terça-feira, com céu claro. Ao longo da manhã, a temperatura subiu um pouco e chegou aos 2 graus por volta das 11:00 da manhã, com céu encoberto. A combinação desse aumento de umidade e da baixa temperatura deve provocar a precipitação de neve nos pontos mais elevados das serras gaúcha e catarinense. Esta expectativa vale para esta noite e madrugada desta quarta-feira."

 

Site da Climatempo.

 

Complementando com mais pérolas...

 

"Semana seca e fria em SC

 

A massa de ar frio e seco, que chegou ontem ao Sul do Brasil, mantém o tempo firme e as temperaturas baixas em SC, durante esta semana. Na última madrugada, a temperatura ficou em torno de 2 graus em São Joaquim, -3 graus em Urubici, 1,0 grau em Urupema, 2,5 graus em Angelina (Grande Florianópolis) e 10 graus na Capital. Para a próxima noite e madrugada NÃO SE DESCARTA A POSSIBILIDADE DE NEVE nas áreas mais altas do Planalto Sul, devido ao frio e a umidade associada a um ciclone extratropical no mar, na altura do litoral gaúcho. Nas demais regiões, HÁ PREVISÃO DE GEADA nas áreas mais altas.

 

Atenção: Há chance de invasão das águas oceânicas nos rios próximos ao litoral (cunha salina), como Araranguá e Itajaí-Açú, devido a influência da maré meteorológica e da maré astronômica.

 

ALERTA PARA O MAR: O mar fica muito agitado no litoral catarinense nos próximos dias, e há chance de ressaca na quarta-feira, risco para a navegação e atividades de pesca.

 

Gilsânia Araujo e Maurici Monteiro – Meteorologistas.

Setor de Previsão de Tempo e Clima - Epagri/Ciram"

Link to comment
Share on other sites

Incrível. Tá todo mundo certo. Muitos lugares anunciam a chance de neve, mas uma rápida análise nos modelos e na situação atual deixam claros a mínima chance...

 

Ahh e tem gente que ainda acredita que tudo que a mídia fala é verdade... Ahhhh.

 

Por sorte temos a compania de sérios colegas neste espaço! Valeu pessoal!

Link to comment
Share on other sites

5,9°C em Pato Branco as 20:57.

 

Bateremos o recorde de 79 com +0,2°C

 

Quase, quase...

 

Realve negativa, já formando geada, aqui em cima!!

Imaginem nas baixadas :D:D

Nenhum pingo de vento

 

Eu não esperava tanto frio pra essa noite, imaginava que ficaria 1°C a mais que ontem... Será que a queda para na madrugada ???

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

5,9°C em Pato Branco as 20:57.

 

Bateremos o recorde de 79 com +0,2°C

 

Quase, quase...

 

Realve negativa, já formando geada, aqui em cima!!

Imaginem nas baixadas :D:D

Nenhum pingo de vento

 

Eu não esperava tanto frio pra essa noite, imaginava que ficaria 1°C a mais que ontem... Será que a queda para na madrugada ???

 

Abraços

 

Enquanto aí tens céu limpo e nada de vento, aqui em Poa o tempo está chapadão e sinto como se estivesse dentro do Katrina! O vento não pára!!!

Link to comment
Share on other sites

5,9°C em Pato Branco as 20:57.

 

Bateremos o recorde de 79 com +0,2°C

 

Quase, quase...

 

Realve negativa, já formando geada, aqui em cima!!

Imaginem nas baixadas :D:D

Nenhum pingo de vento

 

Eu não esperava tanto frio pra essa noite, imaginava que ficaria 1°C a mais que ontem... Será que a queda para na madrugada ???

 

Abraços

 

Enquanto aí tens céu limpo e nada de vento, aqui em Poa o tempo está chapadão e sinto como se estivesse dentro do Katrina! O vento não pára!!!

 

Não tenho vento desde as 19h...

hehehe

mas claro, não estava nem nas unhas do vento daí...

 

5,3°C!!!

 

Saí la fora, senti quase ar de nevoeiro, só isso pra estragar minha festa

Link to comment
Share on other sites

5,9°C em Pato Branco as 20:57.

 

Bateremos o recorde de 79 com +0,2°C

 

Quase, quase...

 

Realve negativa, já formando geada, aqui em cima!!

Imaginem nas baixadas :D:D

Nenhum pingo de vento

 

Eu não esperava tanto frio pra essa noite, imaginava que ficaria 1°C a mais que ontem... Será que a queda para na madrugada ???

 

Abraços

 

Enquanto aí tens céu limpo e nada de vento, aqui em Poa o tempo está chapadão e sinto como se estivesse dentro do Katrina! O vento não pára!!!

 

Não tenho vento desde as 19h...

hehehe

mas claro, não estava nem nas unhas do vento daí...

 

5,3°C!!!

 

Saí la fora, senti quase ar de nevoeiro, só isso pra estragar minha festa

 

Estás mais frio que São Joaquim. Palmas deve estar nos 3°C agora

Link to comment
Share on other sites

Para se ter uma idéia da continentalidade desta MP: Ponta Porã/MS (650m) teve mínima hoje de 8.3 C. A máxima foi de apenas 18 C às 15h e às 20h já tinha caído prá 12 C. A projeção para amanhã de manhã é de apenas 6 C. Isso numa latitude equivalente à cidade do Rio de Janeiro.

Link to comment
Share on other sites

"TUDO INDICA QUE TEREMOS A PRIMEIRA NEVE DO ANO

 

 

 

O dia amanheceu frio em todo o Sul do país. Em Porto Alegre, a mínima nesta terça-feira foi de 12,6 graus, em Florianópolis foi de 9,6 graus e em Curitiba foi de 6,7 graus. No interior, destaque para as serras: Em Bom Jesus(RS), a mínima foi de apenas 2,4 graus e em São Joaquim(SC), de 2,0 graus - com sensação térmica de 11 graus abaixo de zero por causa da ventania. Em Morro da Igreja (Urubici - SC), foi registrado apenas 3 graus negativos no amanhecer desta terça-feira, com céu claro. Ao longo da manhã, a temperatura subiu um pouco e chegou aos 2 graus por volta das 11:00 da manhã, com céu encoberto. A combinação desse aumento de umidade e da baixa temperatura deve provocar a precipitação de neve nos pontos mais elevados das serras gaúcha e catarinense. Esta expectativa vale para esta noite e madrugada desta quarta-feira."

 

Site da Climatempo.

 

Complementando com mais pérolas...

 

"Semana seca e fria em SC

 

A massa de ar frio e seco, que chegou ontem ao Sul do Brasil, mantém o tempo firme e as temperaturas baixas em SC, durante esta semana. Na última madrugada, a temperatura ficou em torno de 2 graus em São Joaquim, -3 graus em Urubici, 1,0 grau em Urupema, 2,5 graus em Angelina (Grande Florianópolis) e 10 graus na Capital. Para a próxima noite e madrugada NÃO SE DESCARTA A POSSIBILIDADE DE NEVE nas áreas mais altas do Planalto Sul, devido ao frio e a umidade associada a um ciclone extratropical no mar, na altura do litoral gaúcho. Nas demais regiões, HÁ PREVISÃO DE GEADA nas áreas mais altas.

 

Atenção: Há chance de invasão das águas oceânicas nos rios próximos ao litoral (cunha salina), como Araranguá e Itajaí-Açú, devido a influência da maré meteorológica e da maré astronômica.

 

ALERTA PARA O MAR: O mar fica muito agitado no litoral catarinense nos próximos dias, e há chance de ressaca na quarta-feira, risco para a navegação e atividades de pesca.

 

Gilsânia Araujo e Maurici Monteiro – Meteorologistas.

Setor de Previsão de Tempo e Clima - Epagri/Ciram"

 

 

UM GRANDE DETALHE, O TERMÕMETRO QUE REGISTROU -3 NO MORRO DA IGREJA E QUE ESTÁ NO SITE "OFICIAL" DA PREVISÃO DO TEMPO EM SC, FICA NA PAREDE DA GUARITA A MERCÊ DO VENTO E CHUVA E NEVE......

 

DEPOIS METEM O PAU QDO DIGO QUE DEU NEGATIVA NO CRUZEIRO OU AQUI EM CASA...... E AINDA DIZEM QUE FOI EM URUBICÍ /CIDADE. É FOGO!!!

 

NOTARAM QUE NINGUÉM FALOU QUE O MORRO TINHA GELO!! COM -3 ERA PARA ESTAR COM GELO EM VÁRIAS PARTES, FALEI COM O GUARDA E NÃO FALOU NADA EM GELO. ACREDITO QUE NEM CHEGOU A NEGATIVO. NO CRUZEIRO CHEGOU DEVIDO AO MORRO EM FRENTE AO ADEMAR, TIVEMOS PERÍODOS DE CALMARIA NO FIM DA NOITE E EM 850 HPA O MODELO DAVA 3/4ºC POSITIVOS, FIQUEM COM AS CONCLUSÕES....

Link to comment
Share on other sites

Com certeza gea em Curitiba nas partes menos urbanizadas.

 

Estou de olho aberto em São Bento do Sul, contatei uns parentes por lá que vão madrugar pra anotar a geada. Se Deus quiser, estou indo pra lá final de semana para instalar um mercúrio de max/min no Bairro 25 de Julho (~950m, topo)

 

Aqui na Água Verde - Curitiba, 10.2C, quatro a menos que ontem no mesmo horário. Se hoje o Bettega registrou 4.5C, amanhã vai chegar perto de 1C. Estou esperando uns 5C no meu termômetro hiper-murado por prédios aqui no Água Verde.

 

sds.

Link to comment
Share on other sites

Aliás, o Paraná, que andava meio tímido em frio, está lavando a alma nesta MP.

Me corrijam se estou errado, mas parece que Guarapuava ganhou a temperatura mais baixa do país hoje com seus -0.4C. Os -3C do Morro da Igreja não contam, conforme mencionou o Ronaldo.

E esta madrugada será geada generalizada nas áreas relativamente altas dos três planaltos do estado.

Claro que todos estes méritos graças ao ciclone jogando umidade para SC e RS, livrando o PR limpo!

 

Em Curitiba sequer uma nuvenzinha no céu e vento parado! Nestes poucos minutos desde meu último post, caiu mais 3 décimos: 9.9C na Água Verde!

Link to comment
Share on other sites

O dia foi invernal por aqui. Apesar da mínima elevada de 12,6°, a máxima foi ótima! Não passei dos 15,9°! :o

Quando saí de casa, às 18 h, tive a infelicidade de pegar chuva no mesmo momento. Antes havia chovido, e a temperatura caira para 14°. Peguei esse temperatura com ventos fortes e chuva e, para completar o quadro da dor, estou com rinite e corisa. Tudo por uma generosa aula de francês. Foi sofrido.

 

Vale também o destaque de que o E do RS e SC vão vai levar um laço memorável de quase todo o interior, humilhação que não se via a vários anos, talvez desde 1999. Se bem que isso já era esperado.

 

No momento (0 h), pelas automáticas do INMET:

Santo Augusto: 8,2°

Curitiba: 8,5°

Ponta Porã: 9,8°

Livramento: 11,0°

Presidente Prudente: 13,0°

Santa Maria: 13,6°

Porto Alegre: 13,9°

Campo Grande: 14,1°

Rio Grande: 15,1°

Florianópolis: 15,9°

 

Pelo visto, há nebulosidade também em Santa Maria e Livramento.

Pelo Climerh, fazia (0 h) 13,7° em Tramandaí e 15,4° em São Francisco do Sul.

Aqui em casa, tenho 14,1° com 90%. Apenas 0,5° a menos do que no meio da tarde. Com certeza não baixa dos 13° (talvez nem de 13,5°).

 

Curitiba tem no momento céu limpo, 16,3 graus e rajadas de vento SO - danado uma baixa sensação térmica.

Assim que o sol baixar a temperatura vai despencar, pois a umidade relativa está em apenas 28%!

E dá-lhe ar frio!!!!

Eu já vi esse quadro: foi em julho de 2000! Na ocasião, Curitiba tinha ar muito seco é gélido, e uma amplitude térmica enorme, por vezes passando dos 15°!

Levando-se em conta que esse ar frio é menos consistente, Curitiba deve bater os 4° tranquilamente, e não me surpreenderia se essa noite ficar perto de 0°.

A geada vai rolar por aí com certeza!

Link to comment
Share on other sites

A mínina chegou a 3,9°C as 2h!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E daí, oq eu oque o que ??????????????? Maldição Maldita!!!!!!!!!!!!!!

 

No momento tenho 6°C, a relva bateu em -3°C teve geada antes da nebulosidade, eu teria beirado 0°C se mantivesse limpo

 

Fazer o que...

 

Sds

 

e Curitiba estava indo muito bem até às 4:00h quando chegou a maldição do c****o!!!

De qualquer forma às 4:00, meu mercúrio acusava apenas 3,7 graus no Boqueirão - assim que a MM se estabeleceu, a temperatura subiu pra 4,9 graus (registro das 6:00).

O Alex registrou às 6:00 6,2 graus com MM.

Aqui no CIC (semi baixada) às 6:00, o mercúrio no abrigo meia boca marcava 4,0 graus - creio que antes da nebulosidade, deva ter encostado nos 2 graus!

 

Resumindo, belas marcas pra maio e sob nebulosidade noturna.

Link to comment
Share on other sites

Ae galera. Hj Campinas teve mínima de 9,3°C. O ar está muito seco e sem ventos. Coisa inédita.

 

Isso mesmo, e em Viracopos 11ºC, uma boa diferença.

Foi um resfriamento forte porque tivemos ontem máxima de 27ºC às 14:00 no Cepagri, quando o ar frio ainda não tinha chegado. Variação de quase 20ºC em um pouco mais de 12 horas!

Todas as previsões indicavam mínimas entre 11-12ºC, e para amanhã indicavam 09ºC, pelo jeito poderemos bater os 09ºC amanhã.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Também achei muito estranha esta temperatura de Urubici com apenas 950m.

E o mais engraçado é que eles postam temperaturas de termÔmetro de parede, como disse o Ronaldo e relutam em aceitar verificações daqui, em altura padrão e abrigo em PVC.Aliás, a luta por uma estação oficial aqui continua.Há conversações com vários institutos.Pra mim o ideal seria da Met Sul, mas se vier uma do Inmet, também seria bemvinda.

Como já disse, a Prefeitura consegue o local.

Link to comment
Share on other sites

Também achei muito estranha esta temperatura de Urubici com apenas 950m.

E o mais engraçado é que eles postam temperaturas de termÔmetro de parede, como disse o Ronaldo e relutam em aceitar verificações daqui, em altura padrão e abrigo em PVC.Aliás, a luta por uma estação oficial aqui continua.Há conversações com vários institutos.Pra mim o ideal seria da Met Sul, mas se vier uma do Inmet, também seria bemvinda.

Como já disse, a Prefeitura consegue o local.

 

foi este termômetro de parede que registrou -17,8oC em 1996, que é considerada pela imprensa a menor temperatura já registrada no país!!

 

Vlw

Link to comment
Share on other sites

A mínina chegou a 3,9°C as 2h!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E daí, oq eu oque o que ??????????????? Maldição Maldita!!!!!!!!!!!!!!

 

No momento tenho 6°C, a relva bateu em -3°C teve geada antes da nebulosidade, eu teria beirado 0°C se mantivesse limpo

 

Fazer o que...

 

Sds

 

e Curitiba estava indo muito bem até às 4:00h quando chegou a maldição do c****o!!!

De qualquer forma às 4:00, meu mercúrio acusava apenas 3,7 graus no Boqueirão - assim que a MM se estabeleceu, a temperatura subiu pra 4,9 graus (registro das 6:00).

O Alex registrou às 6:00 6,2 graus com MM.

Aqui no CIC (semi baixada) às 6:00, o mercúrio no abrigo meia boca marcava 4,0 graus - creio que antes da nebulosidade, deva ter encostado nos 2 graus!

 

Resumindo, belas marcas pra maio e sob nebulosidade noturna.

 

6.0C na Água Verde, uma boa marca dada a mmm.

Link to comment
Share on other sites

Também achei muito estranha esta temperatura de Urubici com apenas 950m.

E o mais engraçado é que eles postam temperaturas de termÔmetro de parede, como disse o Ronaldo e relutam em aceitar verificações daqui, em altura padrão e abrigo em PVC.Aliás, a luta por uma estação oficial aqui continua.Há conversações com vários institutos.Pra mim o ideal seria da Met Sul, mas se vier uma do Inmet, também seria bemvinda.

Como já disse, a Prefeitura consegue o local.

 

foi este termômetro de parede que registrou -17,8oC em 1996, que é considerada pela imprensa a menor temperatura já registrada no país!!

 

Vlw

 

SIM FALAR EM REGISTRADA NÃO ESTÁ MENTINDO, APENAS OMITINDO INFORMAÇÕES. TEM QUE DIZER AS CONDIÇÕES.

 

EM JUNHO DE 2001/02, QDO DEU -7,2 AQUI EM CASA, ABRIGADO E TUDO MAIS, METERAM O PAU DIZENDO QUE ERA ISTO E AQUILO E AGORA....., SÓ PARA CONFIRMAR A PREVISÃO.... :roll:

Link to comment
Share on other sites

Caramba! A nebulosidade avançou um bocado para fechar o tempo no SO do PR... :? Caso contrário, a temperatura teria rondado o 0° em praticamente metade do estado.

 

Por aqui a coisa continua na mesma. Minha mínima foi de modestíssimos 13,4°, e ainda estou em 15,9° com 100%. A pouco chovia bem aqui em POA. Talvez tivemos a maior mínima do RS! :?

 

A propósito, as mínimas de ontem (INMET):

 

POA: 12,6° :?

Rio Grande: 12,2°

Torres: 11,6°

S. V. do Palmar: 10,8°

...

Bom Jesus: 2,4°

 

Já as máximas (INMET):

 

Torres: 20,6°

Rio Grande: 20,4° :?

S. V. do Palmar: 19,5° :?

S. L. Gonzaga: 19,5°

...

POA: 16,0° 8)

...

Caxias do Sul: 10,6°

Lagoa Vermelha: 10,4°

Bom Jesus: 9,2°

 

Esse quadro acima é o quadro da dor em mínimas. Nossa mínima só não foi maior do que a do litoral do PR!!! :( :evil: Agora, a mínima foi muito alta no Litoral Sul, sendo que Rio Grande não baixou de 14,1° e nós de 13,4° nas automáticas. Tramandaí teve 13,7°.

 

Destaque para MS e SP, onde a mínima bateu 7,8° em Presidente Prudente :shock: , 12,5° em Franca e 7,3° em Bauru! :shock: Fez 9,5° em Campo Grande, 7,8° em Ponta Porã e 8,8° em Ivinhema!

Link to comment
Share on other sites

Também achei muito estranha esta temperatura de Urubici com apenas 950m.

E o mais engraçado é que eles postam temperaturas de termÔmetro de parede, como disse o Ronaldo e relutam em aceitar verificações daqui, em altura padrão e abrigo em PVC.Aliás, a luta por uma estação oficial aqui continua.Há conversações com vários institutos.Pra mim o ideal seria da Met Sul, mas se vier uma do Inmet, também seria bemvinda.

Como já disse, a Prefeitura consegue o local.

 

foi este termômetro de parede que registrou -17,8oC em 1996, que é considerada pela imprensa a menor temperatura já registrada no país!!

 

Vlw

 

SIM FALAR EM REGISTRADA NÃO ESTÁ MENTINDO, APENAS OMITINDO INFORMAÇÕES. TEM QUE DIZER AS CONDIÇÕES.

 

EM JUNHO DE 2001/02, QDO DEU -7,2 AQUI EM CASA, ABRIGADO E TUDO MAIS, METERAM O PAU DIZENDO QUE ERA ISTO E AQUILO E AGORA....., SÓ PARA CONFIRMAR A PREVISÃO.... :roll:

 

Você não sabe a reza braba que eu estou fazendo para que o seu termômetro chegue o mais próximo possível dessa marca nesse ano ou nos próximos... Ahh, só ligar que eu pulo no 1 ônibus, nem que seja para ir pendurado na janela!

Link to comment
Share on other sites

Estou ansioso para saber dados quando da estação do Morrinho", que a gurizada anunciou.A 1600m, será um referencial para toda a região de SJ, Urubici( município), Urupema e outras, pois creio que mesmo as mínimas do Morro da Igreja e outros pontos acima deste patamar (1600) não serão tão diferentes do Morrinho.Estou certo?

Link to comment
Share on other sites

Em Curitiba no Ahú, 3,7ºC registro de mínima, em abrigo de pvc 1,5m solo terreno gramado e baixada. Não sei o horário pois apesar de digital o termometro não registra o momento do registro. Na última leitura eram 02:00 a temperatura de 7,1ºC umidade de 62%.

 

 

Rodrigo guri!! belo empate hein!!

A única diferença é que tu registraste 3,7 graus na baixada e eu no alto! bom, não temos como comparar a urbanização do Ahú com o Boquera!

Link to comment
Share on other sites

Estou ansioso para saber dados quando da estação do Morrinho", que a gurizada anunciou.A 1600m, será um referencial para toda a região de SJ, Urubici( município), Urupema e outras, pois creio que mesmo as mínimas do Morro da Igreja e outros pontos acima deste patamar (1600) não serão tão diferentes do Morrinho.Estou certo?

 

O abrigo já está sendo providenciado. Fizemos um orçamento inicial que deu R$440,00, mas alteramos ele em alguns detalhes. Hoje sai o novo orçamento.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.