Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Condições do Tempo em Maio


Recommended Posts

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O tempo está nublando em Cascavel, o que é bom! Pois deve ajudar a freiar a temperatura que pouco está subindo.

 

a temperatura já é mais alta no Leste e Norte do Paraná. 16/17 em Curitiba

 

 

E como todos estão colocando termômetros em baixadas, eu nao vou ficar de fora. Quero ver se acho um abrigo para isso

Link to comment
Share on other sites

O tempo está nublando em Cascavel, o que é bom! Pois deve ajudar a freiar a temperatura que pouco está subindo.

 

a temperatura já é mais alta no Leste e Norte do Paraná. 16/17 em Curitiba

 

 

E como todos estão colocando termômetros em baixadas, eu nao vou ficar de fora. Quero ver se acho um abrigo para isso

 

Caro Lucas,

 

Só gostaria de salientar e explicar para os colegas do BAZ que essas marca de 16 graus pra Curitiba é relativa ao aeroporto internacional que fica situado em outra cidade - São José dos Pinhais.

Aqui na região sul da capital, a temperatura segue sempre 2 graus ou mais fria que o aero.

Link to comment
Share on other sites

O tempo está nublando em Cascavel, o que é bom! Pois deve ajudar a freiar a temperatura que pouco está subindo.

 

a temperatura já é mais alta no Leste e Norte do Paraná. 16/17 em Curitiba

 

 

E como todos estão colocando termômetros em baixadas, eu nao vou ficar de fora. Quero ver se acho um abrigo para isso

 

Caro Lucas,

 

Só gostaria de salientar e explicar para os colegas do BAZ que essas marca de 16 graus pra Curitiba é relativa ao aeroporto internacional que fica situado em outra cidade - São José dos Pinhais.

Aqui na região sul da capital, a temperatura segue sempre 2 graus ou mais fria que o aero.

 

sao 2 aeroportos. o bacacheri chega ser mais quentes q o afonso pena.

nao se pode desconsiderar que curitiba estava com 17/16 graus. pode-se comparar com a estação do simepar

Link to comment
Share on other sites

16H no Paraná - SÓ AEROPORTOS

 

Cascavel 16

Foz do Iguaçu 19

Curitiba 19

Maringá 19

Curitiba 19

Telemaco Borba 20

Londrina 23

 

 

Bom, a título de esclarecimentos o aero São josé dos Pinhais sempre foi extremado. Sinceramente nunca considerei os dados de lá provenientes. Já o aero Bacacheri fica na região norte da cidade, mais próximo ao Vale do Ribeira, região sabidamente mais quente que a zona sul.

Link to comment
Share on other sites

Curitiba é uma cidade muito grande e urbanizada em toda sua extensão. Além de ser uma cidade "comprida", no sentido norte-sul, isso possibilita uma diferença muitas vezes brutal no clima no mesmo instante.

Sem contar as altitudes. No centro temos 950m, chega a 1050m ou 1100m em alguns bairros mais ao norte da cidade, mas tem áreas com até 800m mais no Sul.

 

O aero do bacacheri fica numa região relativamente baixa, mais ou menos a nordeste da cidade, poderia ser considerado quente em relação ao resto da cidade. Pega por exemplo o ahú - dos 3.7C do meu chará hoje- , que é próximo ao bacacheri mas é mais alto.

 

A maior região da cidade (tanto em termos territoriais quanto populacionais) é o sul, onde o Bettega está. Não sei exatamente a altitude do Boqueirão, mas acho que é um pouco mais baixo. Já o CIC é uma região alta no sul da cidade, e pouco habitada apesar das indústrias, faz fronteira com o município de Araucária, destarte deve ter lá seus 900 ~950m.

Onde moro, no Água Verde, é um bairro de baixada ao sul do centro - apesar de que meu prédio fica num topo. Aliás tanto é baixada que o estádio do Atlético, conhecido como arena da "baixada" fica no Água Verde. Tenho mínimas muito ruins lá por ser muito urbanizado.

 

Como o Bettega bem comentou, o aeroporto de São José dos Pinhais é em São José dos Pinhais, uns 20km ou 30km do centro de Curitiba, numa região plana, mais a leste, não serve como parâmetro nenhum para o clima de Curitiba. Lucas, acho que na sua lista das temperaturas, deverias nomear "São José dos Pinhais", e não Curitiba.

E o do Bacacheri, serve de parâmetro como sendo uma das maiores temperaturas de Curitiba no momento.

 

As estações do Alex e do SIMEPAR, julgo ser um bom representante mediano - não estão nos lugares mais quentes, sequer nos mais frios.

 

Portanto acho que o "chute" do Lucas naquele momento de 16/17 graus para Curitiba, seria melhor ter chutado algo como 14~16 graus!

 

sds!

Link to comment
Share on other sites

Como pode a estação do Iapar registrar 1/2°C a menos que o Simepar, ao lado ??

 

tempminima0205069dc.th.jpg

 

Pelo menos aqui em Pato foram 2°C de diferença em relação ao Simepar...

 

Confimra Duquia ?

 

Abraços

Clóvis, será que existe um mapinha assim de mínimas aqui pro RS???

OBS: hoje à tarde desativei o termômetro TFA, que tinha lá no Almeida, na casa do meu pai, em abrigo PVC, trouxe-o de volta para o Bairro Missões.Andei conversando com o Alexandre e me convenci de que lá seria necessário, realmente um abrigo padrão.Bom, enquanto aguardamos esperançosos uma estação oficial, vamos levando assim mesmo.Entretanto, considero de extrema importância que os institutos pudessem monitorar estas baixadas aqui do Alto da Serra do Botucaraí, pra objeto de estudo.

A meteorologia precisa mudar no Brasil, no que se refere às instalações das estações.Continuo com a tese de se informar a situação das mesmas, sob pena de termos que engolir,as históricas de -14º em Caçador (baixadão), Urubici (baixadão) e Xanxerê ( baixadão), o que torna-se desigual num comparativo com outras cidades com estação em topo, ou encosta.

Link to comment
Share on other sites

Andei conversando com o Alexandre e me convenci de que lá seria necessário, realmente um abrigo padrão.Bom, enquanto aguardamos esperançosos uma estação oficial, vamos levando assim mesmo.Entretanto, considero de extrema importância que os institutos pudessem monitorar estas baixadas aqui do Alto da Serra do Botucaraí, pra objeto de estudo.

 

paulo, amigão, por que não se usa e se aproveita o espaço da desativa estação do inmet de soledade? converse com o pessoal do inmet. vai que eles consertam tudo lá, te nomeia como anotador e volta a funcionar a estação?

 

claro, e pintar de branco o abrigo... 8)

 

 

Pega por exemplo o ahú - dos 3.7C do meu chará hoje- , que é próximo ao bacacheri mas é mais alto.

 

e conheço o abrigo. é confiabilíssimo! quase padrão.

Link to comment
Share on other sites

 

O aero do bacacheri fica numa região relativamente baixa, mais ou menos a nordeste da cidade, poderia ser considerado quente em relação ao resto da cidade. Pega por exemplo o ahú - dos 3.7C do meu chará hoje- , que é próximo ao bacacheri mas é mais alto.

 

É estranho, as áreas mais baixas registram mínimas menores, eventualmente.

O aeroporto do Bacacheri fica a 927m

O aeroporto Afonso Pena 930m

 

Pois bem. Não será mais Curitiba na lista.

Lucas, acho que na sua lista das temperaturas, deverias nomear "São José dos Pinhais", e não Curitiba.

 

(...)

 

Portanto acho que o "chute" do Lucas naquele momento de 16/17 graus para Curitiba, seria melhor ter chutado algo como 14~16 graus!

 

sds!

 

não foi chute. Foram os dados reais daquela hora!

Link to comment
Share on other sites

É estranho, as áreas mais baixas registram mínimas menores, eventualmente.

O aeroporto do Bacacheri fica a 927m

Um dos lugares mais baixos do norte da cidade.

 

O aeroporto Afonso Pena 930m

É muito dirente do bacacheri. É plano, muito longe do centro, região pouca urbanizada, é outra realidade.

 

Pois bem. Não será mais Curitiba na lista.

:D:D:D

 

 

na boa, só discutindo 8)

Link to comment
Share on other sites

É estranho, as áreas mais baixas registram mínimas menores, eventualmente.

O aeroporto do Bacacheri fica a 927m

Um dos lugares mais baixos do norte da cidade.

Que não chega ser exatamente uma baixada, por sinal.

Quando se está ali no Ahú/Cabral/Juveve, que é mais ou menos a altitude do largo da ordem (os famosos 950m), sobe-se ainda mais (via Erasto Gaertner, por exemplo) até o Bacacheri, então começa a descer levemente até o aeroporto.

Link to comment
Share on other sites

Estado de SP botando as manguinhas de fora essa noite tb .

 

21 hs :

 

Congonhas - 14 :P

Bauru - 15

Campinas - 15

Guarulhos - 12 :P

Pirassununga - 12

P.Prudente - 14

R.Preto - 15 :P

Santos - 16 :P

SJRP - 18 :twisted:

 

Tudo com céu limpo

 

Tenho esperança de chegarmos próximos dos 10 essa madruga !!!

 

Eu acho que vamos chegar hein?

 

às 22:00:

 

Bauru - 15ºC

Campinas - 13ºC

Guarulhos - 11ºC

Pirassununga - 09ºC :lol:

Presidente Prudente - 15ºC

Ribeirão Preto - 13ºC

São José dos Campos - 13ºC

São José Rio Preto - 17ºC

São Paulo (congonhas) - 13ºC

Taubaté - 13ºC

Link to comment
Share on other sites

Condições do tempo em POA agora: :o:D 8) (entenderam???)

A nebulosidade do ciclone se foi por completo justamente ao final do dia. O início da noite assistiu a debanda dos últimos estratus.

Vou, talvez, aos 12°, mas só não baixo mais do que isso devido à umidade e à névoa úmida. Tenho modestos 15,6° com 84%. Caindo lentamente.

Link to comment
Share on other sites

Falei que iremos aos 12°. É verdade, mas estamos rivalizando (às 23 h) com Tramandaí e o Chuí, e a automática do INMET está abaixo de todas as outras do Sul do país (fora os 16,6° de Floripa), além de todas as estações do Climerh no litoral (inclusive São Francisco do Sul, com os atuais 12,1° 8) ). Estamos empatados com os 16,2° de Tramandaí, e um pouco abaixo dos 16,7° (22 h) do Chuí.

É possível que tenhamos, inclusive, a maior mínima do Sul do Brasil!!!

 

Do mais, o Sudeste está arrebentando!! Monte Verde tinha, às 23 h, apenas 3,7°!! :shock: :D Mesmo o Jornal Nacional deu previsão de geada para o S de MG. O mesmo irá ocorrer na região de Campos do Jordão!

Link to comment
Share on other sites

Do mais, o Sudeste está arrebentando!! Monte Verde tinha, às 23 h, apenas 3,7°!! :shock: :D Mesmo o Jornal Nacional deu previsão de geada para o S de MG. O mesmo irá ocorrer na região de Campos do Jordão!

 

Isso mostra que aqui no Sudeste não é somente o ar seco de bloqueio que causa baixas temperaturas, mas também invasões polares! Se em menores latitudes (até no Acre o ar frio chega) ocorre esse resfriamento, é claro que aqui também ocorre!

 

Às 23h, 08ºC em Pirassununga :lol:

11ºC em Guarulhos

12ºC em Campinas, São José dos Campos e Taubaté

13ºC em São Paulo, Ribeirão Preto e Presidente Prudente.

Link to comment
Share on other sites

Do mais, o Sudeste está arrebentando!! Monte Verde tinha, às 23 h, apenas 3,7°!! :shock: :D Mesmo o Jornal Nacional deu previsão de geada para o S de MG. O mesmo irá ocorrer na região de Campos do Jordão!

 

Isso mostra que aqui no Sudeste não é somente o ar seco de bloqueio que causa baixas temperaturas, mas também invasões polares! Se em menores latitudes (até no Acre o ar frio chega) ocorre esse resfriamento, é claro que aqui também ocorre!

 

Às 23h, 08ºC em Pirassununga :lol:

11ºC em Guarulhos

12ºC em Campinas, São José dos Campos e Taubaté

13ºC em São Paulo, Ribeirão Preto e Presidente Prudente.

 

Claro que ocorre!! Já peguei 12°C em setembro aí em São Paulo após a passagem de uma frente fria. A grande diferença daí em relação aqui é que, além de chegar bem mais enfraquecida, a entrada do ar frio é menos impactante e eletrizante. O frio vem em dozes homeopáticas. Aqui no sul (ao menos no RS) ela chega ignorando tudo e todos! Não bate na porta e já vai entrando, trazendo ventania por 2 dias. Quem mais reclama são as mulheres. A minha namorada sempre reclama que não consegue manter o cabelo arrumado nesses dias. Fora o frio...

Link to comment
Share on other sites

Claro que ocorre!! Já peguei 12°C em setembro aí em São Paulo após a passagem de uma frente fria. A grande diferença daí em relação aqui é que, além de chegar bem mais enfraquecida, a entrada do ar frio é menos impactante e eletrizante. O frio vem em dozes homeopáticas. Aqui no sul (ao menos no RS) ela chega ignorando tudo e todos! Não bate na porta e já vai entrando, trazendo ventania por 2 dias. Quem mais reclama são as mulheres. A minha namorada sempre reclama que não consegue manter o cabelo arrumado nesses dias. Fora o frio...

 

Realmente não dá para comparar a dinâmica climática, é fato! Apesar que o enfraquecido que você disse é um pouco relativo, visto que mesmo relativamente fraco acaba às vezes trazendo temperaturas mínimas semelhantes às do sul, hehe!!

Quanto ao vento, é verdade! Quando venta por aqui, a reclamação é geral, pois a sensação de frio é bem pior, a mulherada reclama do cabelo dessarumado e do ressecamento da pele, etc... 8)

Link to comment
Share on other sites

Campos do Jordão

 

Céu limpo 10ºC - 18:00 HS

Céu limpo 07ºC - 19:00 HS

Céu limpo 05ºC - 20:00 HS

 

Esta madrugada promete..!!

 

E como! Acho que bate os -2oC com uma belíssima geada enquanto que aqui (8oC em SJ) o ciclone mandou as mínimas "al carajo" By Hugo Chavez.

 

A verdade é que roubaram nosso frio! Este ciclone hein.. "ladrón, corrupto, sinverguenza, ladrón de esquina"!!!! (também by Hugo Chavez) 8)

 

E o Carlos Dias já adquiriu um ap.. vai morar em São Paulo, no bairro de Parelheiros.. custou bem baratinho né? Só tomar cuidado e curtir o frio! Depois nos mande fotos!

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Mais uma manhã gelada na capital paranaense!

Curitiba amanhece com 4,5 graus no Boqueirão (topo) e 2,6 graus no CIC (semi-baixada)com GEADA - verificada no pátio da empresa Ibratec!

No Alex (topo e encosta) 6,3 graus às 6:30 provando que o ar frio escorreu pra valer para as baixadas.

 

 

Abraços

 

7.0 Cravado no Água Verde.

Link to comment
Share on other sites

trazendo temperaturas mínimas semelhantes às do sul, hehe!!

 

Quando chega, isso realmente ocorre. Somente as máximas não podem ser comparadas as daqui

 

Esse ar seco e frio ia jogar pra no mínimo em -3oC a temperatura em São Joaquim.

 

Em compensação, são ciclones como este que trazem as nevascas paras as serras daqui do sul. Porto Alegre, ao nível do mar, é a que mais sofre com isso, pois fica quase sempre sem neve, com temperaturas ao entre 8°C e 12°C, e sem mínimas pancadas...

Link to comment
Share on other sites

SÃO.JOAQUIM, 04/05/06. 12:00

 

SECO; 9,5ºC.

 

U.R.; 84%

 

 

PRESSÃO; 1015 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); WSW E 18

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; 2,9ºC

 

CÉU COM SOL E MUITAS NUVENS. (70%). .

 

CLIMATERRA DIA 04/05/06; MÍNIMA; 5,4ºC, MÁXIMA: -ºC E RELVA: 5,8ºC, A UMIDADE RELATIVA DO AR MAIS BAIXA: 80%. PRECIPITAÇÃO ATÉ ÀS 09h:00: 1,6 mm.

 

RAJADA 27 Km/h, COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE ATÉ: 0,2ºC. RAJADA MÁXIMA: 37 Km/h ÀS 00h:37 COM SENSAÇÃO TÉRMICA MÍNIMA DE: -4,7ºC AS 00h:35.

 

EXTREMAS ATÉ AS 21h:00 EM SC DIA 03/05/06:

 

MÍNIMA: 3,6ºC EM CAMPO ERÊ E PONTE SERRADA /EPAGRI.

 

MÁXIMA EM SC DIA 02/05/06; 24,8ºC EM JOINVILLE/ EPAGRI

 

PONTOS DE APOIO;

 

CRUZEIRO (1510 m)/S.JOAQUIM NO DIA 03/05/06.; MÁXIMA : -°C, MÍN.: -ºC E RELVA: -ºC

 

NO BAIRRO BANDEIRA (1340 m) DIA 04/05/06: 6,2ºC.

 

NO VALE DA NEVE (1450 m)/JEORGE MICHAEL BUTTERFIELD DIA 04/05/06; MÍN; -°C E MÁX. -°C (03/05/06)

 

MÁXIMA: 17,1ºC E MÍNIMA DE 4,5ºC E 0 mm . EM ITAPIRANGA/WOLFGANG LENGERT/180 m NO DIA 03/05/06.

 

PALMAS/IAPAR/1100 m (03/ 05 /06}; 15,8ºC/ -4,4ºC . RELVA; -0,4ºC E 0 mm. GEADA .

 

MÁXIMA,MÍNIMA E RELVA EM S.JOAQUIM/INMET NO DIA 04/05/06;

 

-ºC/ 5,4ºC/ 4,4ºC. 2,0 mm

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.