Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Condições do Tempo em Maio


Recommended Posts

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Já estava me preparando para abrir este tópico. Os modelos já estão começando a borbulhar. Vem coisa muito boa em maio. E a primeira será ainda na primeira quinzena. Por ora, vejo que os primeiros 10 dias serão gelados.

 

Na verdade umas horas antes do Alexandre abrir eu pensei em fazê-lo mas depois pensei e conclui que era melhor deixar os "experts" no assunto terem a honra. :)

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Já estava me preparando para abrir este tópico. Os modelos já estão começando a borbulhar. Vem coisa muito boa em maio. E a primeira será ainda na primeira quinzena. Por ora, vejo que os primeiros 10 dias serão gelados.

 

Na verdade umas horas antes do Alexandre abrir eu pensei em fazê-lo mas depois pensei e conclui que era melhor deixar os "experts" no assunto terem a honra. :)

Sds!

 

Tomas, suspeito que não seja o Alexandre...

Link to comment
Share on other sites

Em raras ocasiões não sou eu quem escreve. Mas esta foi. Sobre experts, todos são experts neste site. Acerca deste frio bem do começo de maio eu, particularmente, não estou tão otimista. A não ser que estejamos vendo coisas diferentes. Na minha opinião vai valer a máxima do Eugenio do ciclo tradicional de ao redor de 30 dias para a entrada das massas de ar frio mais importantes. Como o padrão inverteu no começo da segunda quinzena em abril, acredito que a festa pode ocorrer ao redor do dia 15 de maio. Veremos. Alexandre.

Link to comment
Share on other sites

Última saída do NCEP para a onda de frio do próximo fim-de-semana saiu cavalar!!!!!!

 

Vamos continuar monitorando!

 

Boa observação Bruno. E que cavalar!!!!!!!

 

- As últimas saídas tem aumentado gradativamente a intensidade do frio.

 

- A cada rodada os modelos colocam a massa polar ainda mais continental.

 

- Um profundo ciclone entre o Prata e a Patagônia, agora deslocado na saída das 18Z um pouco mais ao norte foi fundamental para a intensificação do frio em altura, que já pode ser considerado muito interessante.

 

- Essa rodada pode ser considerada quase que de sonho para um final de abril e início de maio. "Ah se esse ciclone for deslocado ainda mais ao norte na próxima rodada..."

 

- A pressão do anticiclone está se mantendo e alternando entre os 1025mb e 1029mb.

 

- A frente passa rápido e o frio entra com uma bela velocidade e intensidade.

 

- Observação Final: ONDA DE FRIO FORTE E CLÁSSICA!

Link to comment
Share on other sites

Última saída do NCEP para a onda de frio do próximo fim-de-semana saiu cavalar!!!!!!

 

Vamos continuar monitorando!

 

Boa observação Bruno. E que cavalar!!!!!!!

 

- As últimas saídas tem aumentado gradativamente a intensidade do frio.

 

- A cada rodada os modelos colocam a massa polar ainda mais continental.

 

- Um profundo ciclone entre o Prata e a Patagônia, agora deslocado na saída das 18Z um pouco mais ao norte foi fundamental para a intensificação do frio em altura, que já pode ser considerado muito interessante.

 

- Essa rodada pode ser considerada quase que de sonho para um final de abril e início de maio. "Ah se esse ciclone for deslocado ainda mais ao norte na próxima rodada..."

 

- A pressão do anticiclone está se mantendo e alternando entre os 1025mb e 1029mb.

 

- A frente passa rápido e o frio entra com uma bela velocidade e intensidade.

 

- Observação Final: ONDA DE FRIO FORTE E CLÁSSICA!

 

Se esse ciclone aparecer acima do Prata nas próximas rodadas, esse tópico explode, he he he!!! Seria sinal amarelo..........

Link to comment
Share on other sites

Última saída do NCEP para a onda de frio do próximo fim-de-semana saiu cavalar!!!!!!

 

Vamos continuar monitorando!

 

Boa observação Bruno. E que cavalar!!!!!!!

 

- As últimas saídas tem aumentado gradativamente a intensidade do frio.

 

- A cada rodada os modelos colocam a massa polar ainda mais continental.

 

- Um profundo ciclone entre o Prata e a Patagônia, agora deslocado na saída das 18Z um pouco mais ao norte foi fundamental para a intensificação do frio em altura, que já pode ser considerado muito interessante.

 

- Essa rodada pode ser considerada quase que de sonho para um final de abril e início de maio. "Ah se esse ciclone for deslocado ainda mais ao norte na próxima rodada..."

 

- A pressão do anticiclone está se mantendo e alternando entre os 1025mb e 1029mb.

 

- A frente passa rápido e o frio entra com uma bela velocidade e intensidade.

 

- Observação Final: ONDA DE FRIO FORTE E CLÁSSICA!

Eu espero que ela não se converata num CAVALO MARINHO.

Link to comment
Share on other sites

Última saída do NCEP para a onda de frio do próximo fim-de-semana saiu cavalar!!!!!!

 

Vamos continuar monitorando!

 

NÃO DIRIA CAVALAR, MAIS BEM LONGA. O INPE TAMBÉM PEGA.

 

Pela rodada das 18Z pra fins de abril e início de maio eu considero entre forte e cavalar.

Eu estava dando uma fuçada no GFS do ncep, saída das 18Z. Notem que interessante, para o dia 01.maio às 18Z a linha dos 0C a 850hpa está exatamente beirando os planaltos:

Rsamavn1442.png

 

E no mesmo instante o mesmo modelo dá um pouco de precipitação para essa área, sem contar a área de precipitação beirando a costa gaúcha:

Rsamavn1444.png

 

Isso não poderia ser entendido como um sinal amarelo?!?!

 

(talvez com a próxima rodada, essas imagens se atualizem....)

 

sds[/img]

Link to comment
Share on other sites

Rodrigo esta saída que postastes é a das 6Z de hoje, que na minha opinião foi um pouco pior (não por isso ruim muito pelo contrário mantém o frio intenso) do que a das 18Z de ontem.

 

Um aspecto interessante que me chamou muito a atenção foi o deslocamento mais ao norte do ciclone no entanto este deslocamento abriu uma brecha mais ao sul para que a massa desse uma escapada ou uma retrocedida pelo prata e não um avanço pelo centro-sul do Brasil como naturalmente um ciclone posicionado mais ao norte causaria.

Link to comment
Share on other sites

Independente do fato de a massa do final de semana ser mais ou menos continental, e ter ou não ciclone, uam coisa percebe-se claramente:

 

A PORTEIRA ESTÁ ABERTA - TEMOS UM INÍCIO DE OUTONO TÍPICO DA MENINA!!!!!!!!!!!!!!

 

Agora só nos resta torcer para que as condições permaneçam favoráveis até o final do outono e o início do inverno do calendário !!

Link to comment
Share on other sites

O cenário tá bom, tomara que o frio deixe pra vir no período da Exposol, 04 a 07 de maio.; :wink: :wink:

 

e vai tá, meu amigo.

 

quem me dera ir aí e tomar aquele chimarrão na exposição, lembra?

 

abraço.

 

PS: vendo estas mensagens do caio, viecente e demais amigos dá uma ótima sensação e grande empolgação... :D

Link to comment
Share on other sites

Alem de muito frio segundo as 12Z, o modelo coloca umidade na terça feira, mas as maximas que ficarao baixa entre 12 e 14 graus na maioria das cidades

 

detalhe que essa umidade não é devido a maritmização da alta, que por esta rodada será taura de continental...mas sim devido a um ciclone!! Notando novamente 0C em 850hpa e [desta vez muita] umidade sobre o sul!! :D:D:D

Link to comment
Share on other sites

O cenário tá bom, tomara que o frio deixe pra vir no período da Exposol, 04 a 07 de maio.; :wink: :wink:

 

e vai tá, meu amigo.

 

quem me dera ir aí e tomar aquele chimarrão na exposição, lembra?

 

abraço.

 

PS: vendo estas mensagens do caio, viecente e demais amigos dá uma ótima sensação e grande empolgação... :D

To esperando Shima, e pode ficar lá na casa do meu pai hehe.

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 12Z foi desastrosa na minha opinião. Manteve o frio mas o quadro além de estranho deixa o Brasil em último plano mesmo. Tomara que se reverta.

 

- A frente entra com força na Argentina já no sábado e no Uruguai nas primeiras horas de domingo com até 1030mb no continente. Até aí tudo bem.

 

- Simplesmente o fortíssimo anticilone para de avançar no domingo e fica ali estático na Argentina e Uruguai, dando uma retrocedida para o sul, apesar de um profundo ciclone no Prata. E no Brasil nada de chuva.

 

- Eis que somente na segunda-feira, muito tempo depois de já haver entrado no continente sulamericano que a frente resolve reorganizar-se e entrar no Brasil.

 

- Passa a segunda e a terça bem vagarosamente cruzando RS e SC e fica estática sobre o PR. Enquanto isso o ciclone vai subindo e se enfraquecendo.

 

- O frio finalmente avança, já bem mais enfraquecido para o sul do Brasil carregado de muita umidade e sob uma frente-fria muito devagar, quase que uma semi-estacionária.

 

Péssima saída em sumo. Seríamos literalmente desprezados por um anticilone continental de 1030mb, belo desperdício.

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 12Z foi desastrosa na minha opinião. Manteve o frio mas o quadro além de estranho deixa o Brasil em último plano mesmo. Tomara que se reverta.

 

- A frente entra com força na Argentina já no sábado e no Uruguai nas primeiras horas de domingo com até 1030mb no continente. Até aí tudo bem.

 

- Simplesmente o fortíssimo anticilone para de avançar no domingo e fica ali estático na Argentina e Uruguai, dando uma retrocedida para o sul, apesar de um profundo ciclone no Prata. E no Brasil nada de chuva.

 

- Eis que somente na segunda-feira, muito tempo depois de já haver entrado no continente sulamericano que a frente resolve reorganizar-se e entrar no Brasil.

 

- Passa a segunda e a terça bem vagarosamente cruzando RS e SC e fica estática sobre o PR. Enquanto isso o ciclone vai subindo e se enfraquecendo.

 

- O frio finalmente avança, já bem mais enfraquecido para o sul do Brasil carregado de muita umidade e sob uma frente-fria muito devagar, quase que uma semi-estacionária.

 

Péssima saída em sumo. Seríamos literalmente desprezados por um anticilone continental de 1030mb, belo desperdício.

 

É UMA RODA DE POR DÚVIDAS, POIS JOGA PARA FRENTE O FRIO, DE DOMINGO A NOITE PARA TERÇA, PORÉM O FRIO É MUITO FORTE E PROLONGADO, ATÉ TEM CHANCE DE NEVE EM ALGUNS PONTOS DA REG. DE S.JOAQUIM NA TERÇA OU QUARTA. PREFIRO ESPERAR A DAS 0Z.

Link to comment
Share on other sites

É verdade Ronaldo, atrasou em muito a frente e o anticiclone enquanto que há dois dias os Argentinos e Uruguaios já estarão sob efeito de frio muito intenso e depois deu uma esmolinha pra nós. Mesmo que tenha sido ruim em relação ao cenário geral, não podemos desprezar esta onda de frio. A revolta é que o cenário para nós piorou enquanto que melhorou ainda mais para os gringos.

Link to comment
Share on other sites

Nãi vai nevar nem na Patagônia. Informação que o Vicente me passou agora pelo MSN. Aliás, segundo o Vicente, só volta a nevar no Sul do Brasil decentemente em 2.101. É bom esse Vicente. Alexandre.

 

bom, eu estarei com 123 anos. como a média de vida do ser humano no planeta vai ser de 100 anos em 2050, se eu parar de tomar o chopinho, comer porcariada e só comer coisa nutritiva e saudável...

Link to comment
Share on other sites

Nãi vai nevar nem na Patagônia. Informação que o Vicente me passou agora pelo MSN. Aliás, segundo o Vicente, só volta a nevar no Sul do Brasil decentemente em 2.101. É bom esse Vicente. Alexandre.

 

bom, eu estarei com 123 anos. como a média de vida do ser humano no planeta vai ser de 100 anos em 2050, se eu parar de tomar o chopinho, comer porcariada e só comer coisa nutritiva e saudável...

 

Parar de tomar o choppinho?? é ruim, hein!?

 

Prefiro ficar sem ver mais neve :D :D

Link to comment
Share on other sites

É verdade Ronaldo, atrasou em muito a frente e o anticiclone enquanto que há dois dias os Argentinos e Uruguaios já estarão sob efeito de frio muito intenso e depois deu uma esmolinha pra nós. Mesmo que tenha sido ruim em relação ao cenário geral, não podemos desprezar esta onda de frio. A revolta é que o cenário para nós piorou enquanto que melhorou ainda mais para os gringos.

 

O DAS 12 Z NÃO PIOROU, MELHOROU EM MUITO, POIS INTENSIFICOU O FRIO E AUMTOU A SUA DURAÇÃO!!

Link to comment
Share on other sites

O MAIS IMPORTANTE E PREOCUPANTE É QUE QUASE NÃO HÁ INDÍCIOS DE CHUVA SIGNIFICATIVA PARA 15/20 DIAS, PELO MENOS. AQUI JÁ É O TERCEIRO MÊS SEGUIDO QUE NÃO CHOVE DIREITO, SOMANDO OS 3 MESES, PRATICAMENTE, DÁ O EQUIVALENTE A APENAS UM!!

 

TEM MORADORES SEM ÁGUA NO INTERIOR. E NO ESTADO A SITUAÇÃO VAI COMPLICANDO TAMBÉM.

Link to comment
Share on other sites

É verdade Ronaldo, atrasou em muito a frente e o anticiclone enquanto que há dois dias os Argentinos e Uruguaios já estarão sob efeito de frio muito intenso e depois deu uma esmolinha pra nós. Mesmo que tenha sido ruim em relação ao cenário geral, não podemos desprezar esta onda de frio. A revolta é que o cenário para nós piorou enquanto que melhorou ainda mais para os gringos.

 

O DAS 12 Z NÃO PIOROU, MELHOROU EM MUITO, POIS INTENSIFICOU O FRIO E AUMTOU A SUA DURAÇÃO!!

 

A das 12Z de hoje foi aquela que eu comentei que estava ruim e você concordou, não seria esta a das 00Z antecipada?

Link to comment
Share on other sites

Nãi vai nevar nem na Patagônia. Informação que o Vicente me passou agora pelo MSN. Aliás, segundo o Vicente, só volta a nevar no Sul do Brasil decentemente em 2.101. É bom esse Vicente. Alexandre.

 

Não entendi, o motorista estava se referindo a Porto Alegre, dizendo inclusive que tinha ouvido no rádio. Mesmo sendo em São Joaquim, se fizer um frio desses em maio como o motorista disse, eu construiria um bunker no subsolo do meu prédio. :lol:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.