Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Condições do Tempo em Maio


Recommended Posts

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Como se explica Pirassununga na mesma altitude de Campinas apresentar temperaturas mínimas expressivamente mais baixas. Será que a estação coletora, se não me engano na base aérea, está numa baixada?

 

meu pai, que é da turma de 1970 da AFA e é natural de piraçununga, me falou que realmente é bem mais fria as manhãs por lá. por ser um grande descampado, região bem erma, a amplitude por lá é imensa...

 

são carlos, analândia, itirapina, estão em região bem mais elevada, e por isso, em casos de massas secas e frias, o ar frio escoa para as baixadas, como em piracicaba e limeira.

 

já rio claro fica num meio termo, pois possui uma boa calha: o ribeirão claro (580m), beirando o horto florestal que tem altitude média de 750m. a séde em rio claro fica a 625m. o desnível é pouco, mas bem íngreme.

 

pela várzea deste ribeirão há o maior nº de geadas de rio claro...

 

porém as máximas em piraçununga atingem valores maiores que as cidades da região.

 

definitivamente, em piraçununga ocorre o efeito baixada.

Link to comment
Share on other sites

Neste momento, Porto Alegre registra 15°C, e, ao que tudo indica, a temperatura mínima amanhã ficará em torno de 10 graus na capital. Nas cidades adjacentes, marcas ainda menores.

 

Observando alguns modelos de previsão numérica, nota-se, em torno do dia 20 deste mês, a invasão de uma forte massa de ar polar, bastante continentalizada, com potencial barométrico ao redor de 1030hPa, pelo Sul do Brasil. Parece-me que o frio será muito intenso e deve atingir latitudes menores.

 

Vamos torcer...

 

Abraço a todos!

Link to comment
Share on other sites

Atualização dos modelos numéricos:

 

- É importante observar uma tendência. As saídas extremadas costumam não dar em nada.

 

- E a tendência é pela manutenção do mês de maio e do outono dentro da normalidade.

 

- Reabastecimento de ar frio na metade do mês.

 

- Os últimos dez dias do mês devem manter o forum congestionado.

Link to comment
Share on other sites

Atualização dos modelos numéricos:

 

- É importante observar uma tendência. As saídas extremadas costumam não dar em nada.

 

- E a tendência é pela manutenção do mês de maio e do outono dentro da normalidade.

 

- Reabastecimento de ar frio na metade do mês.

 

- Os últimos dez dias do mês devem manter o forum congestionado.

Caio, concordo com você. Devo dizer que as saídas 12Z, de alguns modelos de previsão numérica, todavia, não me parecem extremadas. É cedo para afirmar algo, mas trabalhemos com hipóteses!

Link to comment
Share on other sites

Atualização dos modelos numéricos:

 

- É importante observar uma tendência. As saídas extremadas costumam não dar em nada.

 

- E a tendência é pela manutenção do mês de maio e do outono dentro da normalidade.

 

- Reabastecimento de ar frio na metade do mês.

 

- Os últimos dez dias do mês devem manter o forum congestionado.

Caio, concordo com você. Devo dizer que as saídas 12Z, de alguns modelos de previsão numérica, todavia, não me parecem extremadas. É cedo para afirmar algo, mas trabalhemos com hipóteses!

 

 

Pro Sudeste(e aqui pro Rio) segue esta tendencia?

Link to comment
Share on other sites

Atualização dos modelos numéricos:

 

- É importante observar uma tendência. As saídas extremadas costumam não dar em nada.

 

- E a tendência é pela manutenção do mês de maio e do outono dentro da normalidade.

 

- Reabastecimento de ar frio na metade do mês.

 

- Os últimos dez dias do mês devem manter o forum congestionado.

Caio, concordo com você. Devo dizer que as saídas 12Z, de alguns modelos de previsão numérica, todavia, não me parecem extremadas. É cedo para afirmar algo, mas trabalhemos com hipóteses!

 

 

Pro Sudeste(e aqui pro Rio) segue esta tendencia?

 

VOLTO A DIZER, NÃO ESTAMOS MAIS NO OUTONO, SIM NO INVERNO CLIMÁTICO OU NUM OUTONO EXTREMAMENTE FRIO. NÃO SE SENTE TANTO POIS ESTÁ SECO E QUANDO ESTÁ SECO SENTE-SE MENOS O FRIO OU O CALOR. AS MÉDIAS ESTÃO DE DE 2 A 5 GRAUS ABAIXO DO NORMAL E ISTO NÃO É NORMAL.

Link to comment
Share on other sites

Atualização dos modelos numéricos:

 

- É importante observar uma tendência. As saídas extremadas costumam não dar em nada.

 

- E a tendência é pela manutenção do mês de maio e do outono dentro da normalidade.

 

- Reabastecimento de ar frio na metade do mês.

 

- Os últimos dez dias do mês devem manter o forum congestionado.

Caio, concordo com você. Devo dizer que as saídas 12Z, de alguns modelos de previsão numérica, todavia, não me parecem extremadas. É cedo para afirmar algo, mas trabalhemos com hipóteses!

 

 

Pro Sudeste(e aqui pro Rio) segue esta tendencia?

 

VOLTO A DIZER, NÃO ESTAMOS MAIS NO OUTONO, SIM NO INVERNO CLIMÁTICO OU NUM OUTONO EXTREMAMENTE FRIO. NÃO SE SENTE TANTO POIS ESTÁ SECO E QUANDO ESTÁ SECO SENTE-SE MENOS O FRIO OU O CALOR. AS MÉDIAS ESTÃO DE DE 2 A 5 GRAUS ABAIXO DO NORMAL E ISTO NÃO É NORMAL.

 

Entenda a afirmação "outono dentro da normalidade" expressada por um baziano. E como não há um cenário para o ingresso de ar frio significativo até o dia 15 as médias tendem a se aproximarem da "normalidade comum"..

Link to comment
Share on other sites

Será que a rodada extremada que o Caio viu foi a que gerou esta saída do accuweather, he he he!!??

Nela dá neve misturada a chuva na segunda à noite e terça de manhã, he he he!!!

 

Para mim o outono segue clássico, para um baziano é lógico!!! Comparando com o que vínhamos tendo nos últimos ano, É SHOW!!!

 

 

Forecast Period: Days 1-5 | Days 6-10 | Days 11-15 | Weekend(s) | All 15 Days

Saturday, May 6

Cooler with periods of sun High: 10° C RealFeel®: 7° C

Saturday Night: Mostly cloudy and chilly Low: 4° C RealFeel: 2° C

Sunday, May 7

Mostly cloudy and chilly High: 8° C RealFeel: 10° C

Sunday Night: Cold with rain Low: 2° C RealFeel: 2° C

Monday, May 8

Chilly with rain High: 7° C RealFeel: 10° C

Monday Night: Chilly; mostly cloudy with a few showers in the evening followed by a mix of snow and rain late Low: 2° C RealFeel: 0° C

Tuesday, May 9

Snow and rain at times in the morning; rather cloudy and chilly High: 7° C RealFeel: 1° C Tuesday Night: Mostly cloudy and chilly Low: 3° C RealFeel: -2° C

Wednesday, May 10

Windy and cold with clouds and intervals of sunshine High: 8° C RealFeel: 0° C

Wednesday Night: Mostly cloudy Low: 3° C RealFeel: 0° C

Link to comment
Share on other sites

Atualização dos modelos numéricos:

 

- É importante observar uma tendência. As saídas extremadas costumam não dar em nada.

 

- E a tendência é pela manutenção do mês de maio e do outono dentro da normalidade.

 

- Reabastecimento de ar frio na metade do mês.

 

- Os últimos dez dias do mês devem manter o forum congestionado.

Caio, concordo com você. Devo dizer que as saídas 12Z, de alguns modelos de previsão numérica, todavia, não me parecem extremadas. É cedo para afirmar algo, mas trabalhemos com hipóteses!

 

 

Pro Sudeste(e aqui pro Rio) segue esta tendencia?

 

VOLTO A DIZER, NÃO ESTAMOS MAIS NO OUTONO, SIM NO INVERNO CLIMÁTICO OU NUM OUTONO EXTREMAMENTE FRIO. NÃO SE SENTE TANTO POIS ESTÁ SECO E QUANDO ESTÁ SECO SENTE-SE MENOS O FRIO OU O CALOR. AS MÉDIAS ESTÃO DE DE 2 A 5 GRAUS ABAIXO DO NORMAL E ISTO NÃO É NORMAL.

 

Entenda a afirmação "outono dentro da normalidade" expressada por um baziano. E como não há um cenário para o ingresso de ar frio significativo até o dia 15 as médias tendem a se aproximarem da "normalidade comum"..

 

ATÉ PERTO DO DIA 20, CONTINUARÁ BEM ABAIXO DA MÉDIA.

Link to comment
Share on other sites

A temperatura não fica perto do normalidade até o dia 15 de jeito nenhum. Grande Porto Alegre e São Joaquim terminam a primeira semana de maio com 4 graus abaixo da média. Seria preciso uma onda de calor para garantir que a temperatura ficasse menos de um grau abaixo da média, o que seria mais próximo da normalidade. E como não teremos onda de calor, a primeira metade do mês deve terminar com temperatura ao redor de 2,2 a 2,7 abaixo da média.

Link to comment
Share on other sites

A temperatura não fica perto do normalidade até o dia 15 de jeito nenhum. Grande Porto Alegre e São Joaquim terminam a primeira semana de maio com 4 graus abaixo da média. Seria preciso uma onda de calor para garantir que a temperatura ficasse menos de um grau abaixo da média, o que seria mais próximo da normalidade. E como não teremos onda de calor, a primeira metade do mês deve terminar com temperatura ao redor de 2,2 a 2,7 abaixo da média.

 

Levando em consideração que não teremos nenhuma onda de calor significativa neste mês e que o final do mesmo será frio, conclui-se que esta anomalia será mantida. Beleza!!

 

Espero que em julho também tenhamos anomalia semelhante. Caso ocorra, Poto Alegre terá um mês de julho como o de 1996, quando terminamos com uma média ao redor dos 11°C em Porto Alegre. Foi fantástico!

Link to comment
Share on other sites

(...texto...) Espero que em julho também tenhamos anomalia semelhante. Caso ocorra, Poto Alegre terá um mês de julho como o de 1996, quando terminamos com uma média ao redor dos 11°C em Porto Alegre. Foi fantástico!

Jul/96 foi o 3º mês mais frio já registrado em POA, seguido, possivelmente, por jul/2000, 2 ou 3 décimos mais quente. 8)

Link to comment
Share on other sites

(...texto...) Espero que em julho também tenhamos anomalia semelhante. Caso ocorra, Poto Alegre terá um mês de julho como o de 1996, quando terminamos com uma média ao redor dos 11°C em Porto Alegre. Foi fantástico!

Jul/96 foi o 3º mês mais frio já registrado em POA, seguido, possivelmente, por jul/2000, 2 ou 3 décimos mais quente. 8)

 

O pior, Marcos, é que uma média de 11°C em POA resulta em uma média de 7,5°C na região das hortências!! :shock: E, por consequência, a média de São Joaquim fica em 5,5°C! Bom não preciso nem falar como fica o clima lá no alto dos 1600 metros na serra catarinense. É praticamente o gélido inverno de Milão, na Itália :twisted: Nos locais sombrios, a neve deve ter permanecido por semanas :P

Link to comment
Share on other sites

Ainda lembro-me da minha infância. Em 1996, no inverno (não sei precisar o mês, mas creio ter sido julho), brincávamos de polícia e ladrão, a partir do fim da tarde, e continuávamos com a chegada da noite. Eu vestia sempre uma blusa de lã. Quando corríamos, facilmente saía "fumaça" pela boca, devido ao frio.

 

Para exercício de memória, neste ano o Grêmio foi campão brasileiro. O time de Danrlei, Dinho, Paulo Nunes... entre outros guerreiros!

 

Bons tempos!

 

Desculpe-me pela nostalgia...

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Ainda lembro-me da minha infância. Em 1996, no inverno (não sei precisar o mês, mas creio ter sido julho), brincávamos de polícia e ladrão, a partir do fim da tarde, e continuávamos com a chegada da noite. Eu vestia sempre uma blusa de lã. Quando corríamos, facilmente saía "fumaça" pela boca, devido ao frio.

 

Para exercício de memória, neste ano o Grêmio foi campão brasileiro. O time de Danrlei, Dinho, Paulo Nunes... entre outros guerreiros!

 

Bons tempos!

 

Desculpe-me pela nostalgia...

 

Abraços!

 

Puxa eu também brincava bastante de polícia e ladrão. Época quando a violência quase inexistente ainda permitia. Hoje não se vê mais criança brincando na rua. E 1996 foi o último ano que a lareira aqui de casa funcionou com frequência, depois acho que só 1999 e 2000.

Ainda lembro do boletim do Ronaldo na rádio falando sobre a possibilidade de neve que veio e mais do que confirmou a sua previsão.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

 

Não consigo ter acesso aos dados antigos do INMET, a não ser que os encomende diretamente ao órgão, a um preço bem alto.

 

Alguém de vocês tem registros diários de máximas e mínimas das capitais e cidades como Sao Joaquim e Caxias do Sul nesses anos frios, como 1996 e 1990? Poderiam exibi-los aqui (dados dia a dia, para que nós aqui do Sudeste tenhamos uma idéia melhor do que foram esses períodos de frio)?

Também gostaria de saber como vcs conseguem saber as temperaturas registradas pelo INMET no mesmo dia em que elas são registradas, pois geralmente só consigo saber as temperaturas das capitais e, no caso das estações, somente no mês seguinte, quando são exibidos gráficos de máximas e mínimas do mês anterior.

 

Desde ja, obrigado pelas respostas.

Link to comment
Share on other sites

Rafael, entra no site do INMET e vai em Observações ( http://www.inmet.gov.br/html/observacoes.php ). Lá, tu podes ver as condições registradas nas capitais, clicando em "Capitais", e terás as temperaturas máxima e mínima do dia. Os dados são atualizados em torno das 16/17 h.

Se forem em "Estações Automáticas", terás, lá, dados gratuítos dessas estações do INMET espalhados pelo país. Terás o mapa do Brasil e basta clicar em cima do ponto que representa a cidade que desejas. Presta atenção nas informações que aparecerão à direita da tela. Ali terás a data da abertura da estação automática. Então, clica em "Dados", no canto inferior direito, a aparecerá a tabela dos dados meteorológicos do dia com o horário internacional (+3 h). Ainda poderás ajustar o dia em que quiser saber as condições do tempo, podendo ver todos os dados diponíveis desde o dia da abertura da automática até os dias de hoje (ex: no caso de Porto Alegre há os dados disponíveis desde 18/9/2000 até hoje).

 

Sobre os dados de SJ e Caxias do Sul nos anos frios, talvez o Ronaldo possa te ajudar com os dados de SJ. Do mais, terás que ir atrás, mas provavelmente alguém do BAZ saberá lhe dar uma resposta mais precisa, porque dados históricos de frio são fartamente discutidos aqui.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Que dia mais sinistro! A temperatura caiu bastante aqui em casa, mesmo com a u.r. acima dos 90%. Fazia 16,X° à 1 h e bati 13,4°. A automática não baixou de modestos 15,2°. Aqui em casa as mínimas são quase sempre maiores que a automática, quanto menos 1,8° abaixo. Agora, a situação se inverteu. Tenho esquisitos e elevados 23,8° com 51% e a automática, às 14 h, tinha apenas 21,1 depois de tocar em 22,9°. É uma diferença bem significativa para o mesmo momento. O aero tem 24° (14 h).

Todo o RS está folgadamente abaixo dos 20° (fora POA e o Litoral Norte), seja devido à nebulosidade ao S ou ao frio da manhã no O, e aqui parece que o ar frio enfraqueceu. O vento E colocou o E do RS sob influência oceânica, mudando o comportamento na u.r. e da temperatura. Temos muitos cumulus, alguns bens desenvolvidos. Talvez a variada nebulosidade esteja provocando essas estranhas variações de temperaturas pela cidade.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Que dia mais sinistro! A temperatura caiu bastante aqui em casa, mesmo com a u.r. acima dos 90%. Fazia 16,X° à 1 h e bati 13,6°. A automática não baixou de modestos 15,2°. Aqui em casa as mínimas são quase sempre maiores que a automática, quanto menos 1,6° abaixo. Agora, a situação se inverteu. Tenho esquisitos e elevados 23,8° com 51% e a automática, às 14 h, tinha apenas 21,1 depois de tocar em 22,9°. É uma diferença bem significativa para o mesmo momento. O aero tem 24° (14 h).

Todo o RS está folgadamente abaixo dos 20° (fora POA e o Litoral Norte), seja devido à nebulosidade ao S ou ao frio da manhã no O, e aqui parece que o ar frio enfraqueceu. O vento E colocou o E do RS sob influência oceânica, mudando o comportamento na u.r. e da temperatura. Temos muitos cumulus, alguns bens desenvolvidos. Talvez a variada nebulosidade esteja provocando essas estranhas variações de temperaturas pela cidade.

 

Também registrei 23 graus agora a pouco no Jardim Planalto. Com certeza passamos dos 25 graus esse mês em algum dia de pré-frontal. Disseram que o La Niña daria uma leve retrocedida em Junho, sinal de veranico no mês que vem :?:

Link to comment
Share on other sites

(...texto...) Espero que em julho também tenhamos anomalia semelhante. Caso ocorra, Poto Alegre terá um mês de julho como o de 1996, quando terminamos com uma média ao redor dos 11°C em Porto Alegre. Foi fantástico!

Jul/96 foi o 3º mês mais frio já registrado em POA, seguido, possivelmente, por jul/2000, 2 ou 3 décimos mais quente. 8)

 

O pior, Marcos, é que uma média de 11°C em POA resulta em uma média de 7,5°C na região das hortências!! :shock: E, por consequência, a média de São Joaquim fica em 5,5°C! Bom não preciso nem falar como fica o clima lá no alto dos 1600 metros na serra catarinense. É praticamente o gélido inverno de Milão, na Itália :twisted: Nos locais sombrios, a neve deve ter permanecido por semanas :P

 

Milão :?: Só se for o final do inverno de Milão http://www.wunderground.com/history/station/16066/2006/3/7/MonthlyHistory.html?req_city=NA&req_state=NA&req_statename=NA, nem vou falar de janeiro e fevereiro. :lol:

Link to comment
Share on other sites

Também registrei 23 graus agora a pouco no Jardim Planalto. Com certeza passamos dos 25 graus esse mês em algum dia de pré-frontal. Disseram que o La Niña daria uma leve retrocedida em Junho, sinal de veranico no mês que vem :?:

 

Passa sim! E tem tudo pra passar bem dos 25oC nos últimos dias da outra semana. Veranico? Não se desesperem, maio sem um pré-frontal forte não existe!

 

Acho que expressei mal ou ficou sujeito a outras interpretações. A La Nina não retrocederia ou seria enfraquecida, ela dava um respirada na sua intensificação que agora nem isso pode acontecer mais, tá pintando que ela intensifica sem pausa para descanso atingindo o seu ápice perto do último trimestre do ano.

Link to comment
Share on other sites

Caio, nenhum modelo confiável sinaliza ápice do La Niña no último trimestre do ano. Inclusive, já existem modelos indicando El Niño para o trimestre Outubo/Novembro/Dezembro.

 

 

Se considerarmos o momento atual, maio/2006, podemos dizer que a La Niña está se intensifcando, ou ela enfraqueceu de fevereiro pra cá??

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Caio, nenhum modelo confiável sinaliza ápice do La Niña no último trimestre do ano. Inclusive, já existem modelos indicando El Niño para o trimestre Outubo/Novembro/Dezembro.

 

Infelizmente o que eu consultei então não é o confiável. Para ser mais preciso indica o ápice das águas frias no pacífico entre Setembro e Outobro, sinalizando também a volta a normalidade a partir de novembro.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

 

Não consigo ter acesso aos dados antigos do INMET, a não ser que os encomende diretamente ao órgão, a um preço bem alto.

 

Alguém de vocês tem registros diários de máximas e mínimas das capitais e cidades como Sao Joaquim e Caxias do Sul nesses anos frios, como 1996 e 1990? Poderiam exibi-los aqui (dados dia a dia, para que nós aqui do Sudeste tenhamos uma idéia melhor do que foram esses períodos de frio)?

Também gostaria de saber como vcs conseguem saber as temperaturas registradas pelo INMET no mesmo dia em que elas são registradas, pois geralmente só consigo saber as temperaturas das capitais e, no caso das estações, somente no mês seguinte, quando são exibidos gráficos de máximas e mínimas do mês anterior.

 

Desde ja, obrigado pelas respostas.

 

JÁ FORAM POSTADOS NO BAZ, NÃO LEMBRO QUANDO.

Link to comment
Share on other sites

Daqui a pouco fotos no tópico criado a respeito pelo Tomasini no Tempo Severo.

 

E por falar em tempo nao tao estavel... alguem ja viu os mapas do mbar de 25 km, do Inmet? No campo de vento em 1000 hPa, para 48 a 72 horas, aparece o seguinte: acontece uma divisao dentro da massa de ar frio que estará sobre o Centro-Sul, e desta divisao surge um tipo de frente fria interna à massa de ar frio, e acoplada a um ciclone que brotará no oceano, perto do litoral do PR. Nao creio que seja muito comum um frente surgir, a partir de ventos oriundos do mesmo centro da alta pressao... ou as frentes que apenas chegam aqui, se iniciam assim no Pacifico / sul do continente?

Link to comment
Share on other sites

ATENÇÃO

FORTE TEMPORAL COM GRANIZO NESTE MOMENTO EM PASSO FUNDO

 

GRANIZO SE ACUMULA COMO NUNCA TINHA VISTO

 

DAQUI A POUCO MAIS INFORMAÇÕES

Pois vou lhe contar: em torno das 15:30, saí de casa em direção ao Iguatemi e, do outro lado o Bourbon Country (1000 m daqui de casa). A SO era possível perceber claramente um CB com o "teto" da bigorna se esparramando na tropopausa. Fazia 23,1° quando saí. Ao final do dia, às 17:30, esse Cb se dissipara, mas havia outro a NE, em direção ao Litoral Norte.

Hoje foi um dia esquisito, pois estamos sob atuação de uma mPa estacionada sobre o Prata, mas devido às turbulências na massa de ar, que gerou instabilidades sobre o RS, o vento ficou de E o dia todo. A temperatura subiu e o dia manteve-se relativamente úmido. Combinada com essa turbulência, tínhamos a estranha sensação de frio, ainda que pequena, e uma série de pequenos cumulus "explodindo" aqui e acolá, além de alguns cumulus cogenstus, evidenciando a instabilização da atmosfera.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.