Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Rafael Henrique

Members
  • Posts

    91
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Rafael Henrique

  1. Conheci uma família de Braga ano passado, que estava em férias na Bahia, e um dos integrantes, de uns 35 anos de idade, me disse que só tinha visto neve duas vezes na vida!
  2. BH hoje, pelo INMET, teve máxima de 20,7° e mínima de 13,8° C, com tempo nublado a parcialmente nublado. Foi um belo dia de frio para a capital mineira, que teve um início de setembro bem quente.
  3. Pela imagem de satélite que vi agora há pouco no GOOGLE EARTH, mostrando cobertura generosa de nuvens no litoral sul do RS, e considerando a temperatura atual nas serras de SC e RS, acho que há chance palpável de neve significativa nas partes mais altas dessas regiões serranas.
  4. Em julho do ano passado, o ar em BH tinha BEM mais água que julho deste ano. PROVA: Comparando os 17 primeiros dias de julho de 2007 e 2008 na Pampulha, temos: 2007 Umidade média: 62.20% Temperatura média: 20.0 Utilizando a calculadora disponível no site http://www.lenntech.com/calculators/relative-humidity.htm , calculamos que a quantidade de água por kg de ar seria de: 9.01g 2008 Umidade média: 63.23% Temperatura média: 17.9 Gramas de água por kg de ar: 8.11g!! 8.11 / 9.01 = 90%, ou seja, este ano o ar em BH tinha 10% menos água que o do ano passado. Pode-se usar essa calculadora que eu passei, ou um gráfico e tal. Ok. Então como vc e outros que dizem que não era ar polar explicam as máximas que tivemos hoje no Sudeste e Centro-Oeste? BH: 28º C :oops: Brasília: 28,3º C :shock: Vitória: 30,5º C Goiânia: 31º C Rio: 31,2º C Recordes de temperatura em praticamente todas essas capitais. Duas semanas de máximas em torno de 22º C aqui em BH e não, não era ar polar mesmo, só era ar seco tropical!! Quero aquele ar seco e tropical de volta!!!!!!!!!!!!!!!!! :roll: Estou convencido de que o ar era polar, pois, como vc disse, BH teve quase duas semanas de máximas a 22° C e mínimas de 8° C nas áreas suburbanas e 11° a 13° C na área central, valores típicos de períodos em que BH está sob influência de ar polar. Na ausência dele, o normal é ficar de 24° pra cima
  5. Belo Horizonte tem 21,7° no momento, com céu claro e sem nuvens. Há vários dias tem feito tempo ensolarado, com mínimas ao redor de 10° e máximas ao redor de 22°. Este ano, depois de um outuno quente, BH está tendo um inverno muito bom (para os nossos padrões, é claro), em que se pode ficar com roupa de frio o dia todo.
  6. Pelo que me recordo, bons episódios de neve no sul costumam ocorrer após períodos de calor em pleno inverno.
  7. BH tem 15,4° no momento. A máxima de 25/06 foi de 23° e a mínima de 15°.
  8. BH teve 15,2 de mínima na automática da Pampulha e 15,6° na minha casa, na zona sul. Nada de significativo, a não ser pelo fato de que, depois de muitas semanas de monotonia, com céu claro e temperaturas entre 15° C e 27° C, o tempo hoje nublou, encontrando-se encoberto no momento. BH tem 19° C agora, estando sob leve ação da frente fria, que parece que vai nos pegar de raspão. Alguém aí sabe quando chegará alguma coisa boa por essas bandas daqui?
  9. Há previsão de outra frente fria para o RS ainda essa semana? Estarei em Rio Grande para visitar meu pai - que lá trabalha atualmente - e gostaria de saber qual a tendência para essa semana; peo que vi, parece que a temperatura ficará mais ou menos estável entre 10° e 20° ao longo dessa semana, não? Desde já, agradeço pelas informações.
  10. Ontem, 13/05, Belo Horizonte teve seu dia mais frio no ano, com máxima de 21,7° C e mínima de 14,4° C no INMET, na zona sul de Belo Horizonte. Em áreas suburbanas e afastadas no Centro, e nas partes altas, as mínimas foram mais baixas, tendo chegado a 12° C.
  11. Em 2004 fui a Brasília, e peguei uma boa seqüênica de dias frios por lá, no final de julho, com máximas diárias de 20° ou 21° e mínimas entre 8° e 10° C. Belo Horizonte teve uns 8 dias seguidos com máximas de 19° e mínimas de 10° cravados, na ilha de calor, na estação do INMET da zona sul; em áreas suburbanas, BH deve ter tido mínimas de 8° C por uns 8 dias; em áreas latas da cidade, as máximas devem ter ficado em 17° C.
  12. Execlentes fotos! Sempre me perguntei se na Madeira nevava, pois, apesar da altitude e latitude significativas, o clima não é rigoroso. Obrigado pelas fotos (espero um dia conhecer a ilha).
  13. O pior é que ontem, eu pesquisei sobre neve na Ilha Reunião, no ìndico, a 21° Sul, e vi que lá nevou com acumulação em 2003, a cerca de 3000 metros de altitude, onde o ponto mais alto é chamado de Piton des Neiges (pico das neves, em francês). Tá certo que neve é rara por lá, apesar do nome do pico; entretanto, eu acho que isso mostra como o Brasil é desprestigiado pela natureza - pelo menos nos últimos anos - em matéria de neve, ou de condições favoráveis a ela.
  14. Realmente impressionantes os dados do Morro da Igreja. :shock: Se essa tendência de frio persisitir no outno/inverno, esse ano o jejum de neve generosa será quebrado.
  15. Belo Horizonte teve mínima de 16,7º C naconvencional do INMET Na automática em Contagem, cidade industrial e a 20 Km, houve registro de 15,9º C (mas essa estação fica num campus de uma faculdade,em área mais alta que a média da cidade). A máxima em BH (est. convencional) foi de 25,6º C. Acredito que a mínima foi baixa porque choveu muito forte lá pelas 3 da madrugada, e com ventos fortes, o que certamente contribuiu pra abaixar a temperatura.
  16. Belo Horizonte com tempo encoberto e garoa, depois de uma madrugada chuvosa. Agora, temos agradáveis 17,9° C (a mínima aqui em casa foi 17,2° C). Ontem, pela estação central do INMET, BH teve máxima de 22,6° C e mínima de 18,2° C.
  17. Belo Horizonte tem tido dias de muito calor nesse 2° semestre. Ontem, a máxima foi de 34,0° C (muito elevada para BH, mas longe de ser o recorde neste ano, já que essa temperatura, normalmente incomum em BH, está comum nesse 2° semestre) e a mínima, de 24,8° C . As noites aqui tem sido infernais, com mínimas muito mais altas que as usulamente registradas em períodos de calor. Ontem, às 7:00, já fazia 26° C, e hoje a tendência é a mesma. Tomara que o frio chegue até aqui (a esperança que eu tenho é essa, já que o feriado de finados costuma ser chuvoso e, no ano passado, tivemos um frio tardio de 3 dias em novembro, com mínimas de até 13° C e máximas de 18°/19° C).
  18. Pessoal, Irei a Curitiba em 09/10, e ficarei lá por dois dias. Alguém se arrisca a fazer uma previsão para o período. Pelo que vi, em 09/10 o tempo será seco e quente (27° de máxima com 15° de mínima). Será que alguma frente fria chega lá nesse período? Agradeço pelas respostas.
  19. Belo Horizonte teve hoje a maior máxima nos últimos 20 anos: 36,1° C! :shock: Impressionante máxima para a capital mineira, pouco habituada a máximas superiores a 35° C.
  20. O inverno de Belo Horizonte ganha uma nota 7. Apesar de a temperatura ter ficado acima da média e o tempo ter ficado seco, quase sem dias nublados ou chuvosos (o que traz uma sensação de frio mais constante), com poucas frentes frias tendo chegado a BH, a frente fria do final de julho trouxe frio de 9° C para BH (com máxima de 19° C) no mesmo dia. Há sete anos a região central de BH não registrava valores abaixo de 10° C, embora nas zonas suburbanas essa marca seja relativamente comum. Assim, acho que uma nota sete traduz bem o que foi o inverno deste ano em BH.
  21. BH agora tem céu parcialmente nublado e 21,5° C. Tenho observado, principalmente a partir de 2006, que há uma possível relação entre dias de calor no inverno de Porto Alegre e um aumento da nebulosidade e diminuição da temperatura em BH. As frentes frias dificlmente chegam em BH, mas, no ano passado e neste ano, geralmente quando esquenta em Porto Alegre e região, temos dias frescos e mais nublados em BH (ontem até tivemos uma garoa à noite, com máxima de 23° e mínima de 16°). Algum expert poderia me responder se há alguma relação nisso? Essa maior nebulosidade seria proveniente de infiltração oceânica? O que provoca isso?
  22. É Renan, você acertou em cheio na mínima para BH. Confesso que, depois de tanto calor e monotonia que tínhamos até então, e considerando que dificilmente as mínimas do INMET ficam abaixo de 10º C, tinha minhas dúvidas se a marca dos 10º seria quebrada. Felizmente foi! Agora, quanto ao Galo, esse aí não se espanta com o frio, pois meteu 3x1 no Paraná lá em Ctba. :lol: :lol: Um Abraço e bom frio pra vc.
  23. É xará, esse frio chegou com força em BH. Interessante é que eu saí de carro às 08:20 e fui daqui de casa, a 940 metros, até o Jardim Canadá, em Nova Lima, a 1.300 metros, e a temperatura desceu de apenas 10,5° C para 10° C. A temperatura fica bem homogênea quando o ar polar está atuando com força. Sobre o inverno de 2004, é interessante observar que, naquele ano, BH teve uns 8 a 10 registros seguidos, entre o final de julho e o início de agosto, de mínimas de 10° C e máximas entre 18° e 20°, mas incrivelmente a temperatura no INMET não baixava dos 10,0° C. Daí podemos perceber o quão significativa é a marca de hoje.
  24. EM BELO HORIZONTE, NA ZONA SUL, ONDE MORO, TEMOS 9,7° C Às 06:30, estava 9.0º C. Desde 2000 não via temperaturas abaixo de 10° C na região centro-sul de Belo Horizonte, onde fica a estação principal do INMET (Na região do aeroporto e nas partes mais altas isso é comum, mas na região centro-sul da cidade, que é a mais densamente povoada e onde o INMET registra e divulga temperaturas para Belo Horizonte, é difícil descer abaixo de 10° C).
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.