Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Frio em setembro - Forte massa na primeira semana ?


Recommended Posts

O que o Filipe acaba de escrever é verdade, pois a última temperatura maior que essa foi registrada em 26 de Maio (29,4°C), em dia de pré-frontal, pela manhã, às 10:30. Mais tarde cairia uma forte tempestade por aqui, oriunda daquela aterradora frente que provocou um tornado em Indaiatuba no dia 24/5.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 875
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

É óbvio que a nebulosidade há de atrapalhar a queda de temperatura aqui em POA. Isso é mais lógico do que andar pra frente!

Pelo menos tivemos todo o dia praticamente nublado com leves aberturas de sol e muito vento! Para a minha surpresa, o tempo começou a abrir no final do dia!! :o

Nessa noite estamos variando nuves estratocumulus com períodos de céu limpo. A pouco eu estava com 10,8° e 90%. A queda de temperatura está lenta. Acredito que eu vá bater em 8,5° e todo o resto do RS baixará dos 5°. Só iremos abaixo do Litoral Norte e, com sorte, da área nublada do Litoral Sul.

Link to comment
Share on other sites

Bom, a MMM atrapalhou um pouco, mas agora ela não passa de meia dúzia de estratocumulus perdidos a S e SE por efeito orográfico dos morros da cidade. Tenho 9,7° com 95% e céu quase limpo! Por que não, com um pouco de sorte, não bato a casa dos 7°? :wink:

Na estação da Climatologia em SL faz 9,8°.

Link to comment
Share on other sites

Galera,sem querer puxar a brasa pro meu assado, mas fui um dos primeiros a apostar na neve desta vez.Quando eu acerto parece que poucos lembram né hehehe.

Neste momento, cara de neve,nublado com vento forte de oeste com chuvisco,no maluquinho da Praça 4º, na rádio 6º,muuuuiiiito frio em Soledade.

 

Paulo, é brincadeira compadre, não fica brabo, mas tu sempre acredita na neve. Logo se nevar não erras nunca. Mas é bom. O otimismo dá energia pra viver. O pessimismo suga esta energia.

TÔ brincando também Alexandre, :lol: :lol:

Mas já testou começando a me concientizar e concordando com o Delcio, o que falta mesmo pra nós é latitude,senão a situação fica sempre limite, acrescentando à isto o falta de umidade suficiente às vezes.

Acho que estou passando pra ala dos Moderados :lol: :lol: :lol:assim, posso ficar nunma situação confortável de poder dizer: é,talvez possa nevar, mas também talvez não neve :lol: :lol:

Falando em latitude, esta falta especialmente pra região da neve SJ, e arredores,pois estivesse abaixo do paralelo 30, teria muito mais neve.

Ontem com vento, sensação de até -10

Hoje pouco vento, sensação agradável

E as temperaturas praticamente iguais , e depois ainda há quem diga que não existe sensação térmica...

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Pato a manhã foi congelante.

1,8°C de míima e -7°C na relva!! Coitado dos trigos!!!

Agora secura total, 13,6°C e 33% de ur!

Abraços

 

Clóvis, esta secura do ar está com as horas contadas. Já se pode ver uma banda de nebulosidade que se formou no Paraguai durante a madrugada e está ganhando força à medida que avança na direção NO-SE. Ela deve provocar chuva a partir da próxima madrugada no norte do RS e SC e muito provavelmente em Pato também.

Sds

Link to comment
Share on other sites

Maravilha, Caio!! Bela iniciativa! Nossas postagens estraram praticamente juntas. Os dados da Climaterra começaram a entrar a uns 40 minutos.

Vale o destaque de que, agora (14:41), eu tenho 17,8° com 48% e a Climaterra 17,3° e 23%. Estamos com o frio de SJ ao nível do mar! :)

 

Amanhã teremos uma idéia mais detalhada do comportamento da temperatura no Climaterra, já que haverá mudanças no tempo. Já nessa noite começará a nublar entre o RS e SC e, portanto, as mínimas serão bem mais elevadas. Semana que vem o frio volta novamente, não muito intenso.

 

Quando me for possível, espero entrar logo para o clube dos CEOL (Com Estação On-line).

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Pois é, a massa polar passou, fora os Curitibanos alguem aí gosto realmente dela? Não superou a mínima de 2002. No Oeste do país superou as maximas baixas.

Era a última esperança pra 2005?

fica a dúvida que parece certa!

 

Como assim? As mínimas em muitos lugares foram bem melhores que aqui. Concordo que até foi um pouco mais frio que imaginei por aqui, mas pra variar, como vem acontecendo muito neste ano, a mínima foi somente razoável.

Link to comment
Share on other sites

Pois é, a massa polar passou, fora os Curitibanos alguem aí gosto realmente dela? Não superou a mínima de 2002. No Oeste do país superou as maximas baixas.

Era a última esperança pra 2005?

fica a dúvida que parece certa!

 

Como assim? As mínimas em muitos lugares foram bem melhores que aqui. Concordo que até foi um pouco mais frio que imaginei por aqui, mas pra variar, como vem acontecendo muito neste ano, a mínima foi somente razoável.

 

Realmente, razoavel. O destaque de Curitiba é o aeroporto, mas vai saber até que ponto podemos confiar nas estações da aeronautica!!!

 

Aqui em Cascavel também não saiu do razoável, não sei quanto fez no Simepar mas registrei no abrigo 4.2ºC

Link to comment
Share on other sites

Está aberta a temporada de observação da estação on line da Climaterra. Acabei de disponibilizar aqui em SJ em conjunto com o Ronaldo e o Bruno. Olhem a assinatura do Ronaldo.

 

Abraços Joaquinenses

 

Eu não sou exagerado mas isso é um marco na História Baziana! E por que não na meteorologia Brasileira?

 

Dados da cidade mais gelada em cinco em cinco minutos... cadê a empolgação e comemoração dos amigos Bazianos?

 

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISANTACA6

 

COMEMOREM AMIGOS!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Está aberta a temporada de observação da estação on line da Climaterra. Acabei de disponibilizar aqui em SJ em conjunto com o Ronaldo e o Bruno. Olhem a assinatura do Ronaldo.

 

Abraços Joaquinenses

 

Eu não sou exagerado mas isso é um marco na História Baziana! E por que não na meteorologia Brasileira?

 

Dados da cidade mais gelada em cinco em cinco minutos... cadê a empolgação e comemoração dos amigos Bazianos?

 

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISANTACA6

 

COMEMOREM AMIGOS!!!!!

 

Que maravilha!! Descobri agora a pouco na assinatura do Ronaldo.

Meu sonho é t(v)er uma em Rancho Queimado.

 

Saudações

Link to comment
Share on other sites

Valeu Caio! Depois quero ver o relato desse passeio!!

 

Abração!!

 

PS: 18 graus foi a máxima em SJ! Tá seco ali pra cima também!

 

27% quando eu saí.

 

Se 2oC desde as 22h00 com céu 100% encoberto por nuvens baixas e algumas negras com muito vento oeste tendo o auge do frio ocorrido com -1.9oC sob essas condições no Cruzeiro não respoderem o meu velho conhecido pé frio eu posso lhe trazer mais alguns detalhes... :cry:

Link to comment
Share on other sites

Em Curitiba registrei mínima de 0.8ºC no sensor abrigado a 1,70m do solo e -4,1ºC no sensor próximo da grama embaixo do abrigo. máxima de 21,6ºC.

Em dias de tempo nublado as minhas mínimas ficam, muito próximas das do INMET, com tempo estável são mais baixas, as máximas geralmente ficam muito próximas tendendo a ser um pouco mais altas. Um dos dias com mínima mais baixa na Capital do PR.

Link to comment
Share on other sites

Pois é, a massa polar passou, fora os Curitibanos alguem aí gosto realmente dela? Não superou a mínima de 2002. No Oeste do país superou as maximas baixas.

Era a última esperança pra 2005?

fica a dúvida que parece certa!

 

Estou satisfeito.

 

Eu também! Só faltou um pouco de vento pra cá, para jogar a sensação lá em baixo...

A mínima no Anchieta foi de -1,4°C!!

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Em Curitiba registrei mínima de 0.8ºC no sensor abrigado a 1,70m do solo e -4,1ºC no sensor próximo da grama embaixo do abrigo. máxima de 21,6ºC.

Em dias de tempo nublado as minhas mínimas ficam, muito próximas das do INMET, com tempo estável são mais baixas, as máximas geralmente ficam muito próximas tendendo a ser um pouco mais altas. Um dos dias com mínima mais baixa na Capital do PR.

 

verifique seu equipamento, 0,8 está muito abaixo do limite aceitavel

Link to comment
Share on other sites

Quando todos pensavam que o sábado pelo menos poderia passar sem chuvas, começa a trovejar e chover em Porto Alegre. Há um belo festival de raios principalmente a leste. A chuva ainda é fraca e inconstante. Chama a atenção as trovoadas sob uma temperatura de 11 graus (TVCOM) e 12,7C aqui em casa!

 

Sds!

 

Dá-lhe Estação Prof. Caio Souza! :D

Link to comment
Share on other sites

Em Curitiba registrei mínima de 0.8ºC no sensor abrigado a 1,70m do solo e -4,1ºC no sensor próximo da grama embaixo do abrigo. máxima de 21,6ºC.

Em dias de tempo nublado as minhas mínimas ficam, muito próximas das do INMET, com tempo estável são mais baixas, as máximas geralmente ficam muito próximas tendendo a ser um pouco mais altas. Um dos dias com mínima mais baixa na Capital do PR.

 

verifique seu equipamento, 0,8 está muito abaixo do limite aceitavel

 

 

 

Talvez não Lucas, fui numa festa rave ontem num rancho fora de Curitiba, e o termômetro do carro do meu amigo, um Audi A4, estava marcando 0ºC!!!!

Esse rancho com certeza é mais frio que na cidade, mas a diferença não deve ser muito grande...

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Em Curitiba registrei mínima de 0.8ºC no sensor abrigado a 1,70m do solo e -4,1ºC no sensor próximo da grama embaixo do abrigo. máxima de 21,6ºC.

 

verifique seu equipamento, 0,8 está muito abaixo do limite aceitavel

 

 

Talvez não Lucas, fui numa festa rave ontem num rancho fora de Curitiba, e o termômetro do carro do meu amigo, um Audi A4, estava marcando 0ºC!!!!

Esse rancho com certeza é mais frio que na cidade, mas a diferença não deve ser muito grande...

Sds.

 

Vc deve ter ido no rancho mm (teve GMS!!! e eu num fui :cry: )...

Bom, mas tb la é um pinico de frio, area bem arborizada (fica fora da cidade, urbanização 0, a uns 15Km do centro) localizada numas das regiões mais frias da grande Ctba. Eu diria que la deve até ser "normal" fazer 0ºC em ondas de frio.

 

Agora, se vc tb teve 0,8ºC na arwa urbanza da cidade, surprendeu mesmo.

Mas, só não entendi a posição do Lucas agora. O que seria o limite aceitavel? E porque justamente hoje dizer que o aeroporto não é confiavel? A muito tempo os dados de la estão bem coerentes.

Pode ter dado essa grande diferença de temperaturas na cidade esta noite, pq o ar ta muito seco. Ontem a noite tinhamos ponto de orvalho negativo.

Link to comment
Share on other sites

Em Curitiba registrei mínima de 0.8ºC no sensor abrigado a 1,70m do solo e -4,1ºC no sensor próximo da grama embaixo do abrigo. máxima de 21,6ºC.

Em dias de tempo nublado as minhas mínimas ficam, muito próximas das do INMET, com tempo estável são mais baixas, as máximas geralmente ficam muito próximas tendendo a ser um pouco mais altas. Um dos dias com mínima mais baixa na Capital do PR.

 

verifique seu equipamento, 0,8 está muito abaixo do limite aceitavel

 

 

 

Talvez não Lucas, fui numa festa rave ontem num rancho fora de Curitiba, e o termômetro do carro do meu amigo, um Audi A4, estava marcando 0ºC!!!!

Esse rancho com certeza é mais frio que na cidade, mas a diferença não deve ser muito grande...

Sds.

 

E tava boa a festa? :lol:

Aconteceu ao contrário comigo!!! Ontem a noite estava numa festa em Toledo com o termômetro do carro registrando 8ºC quando sai, a meia noite e pouco, a minima lá creio que tenha chegado aos 5 graus, e para meu espanto, quando olho no SIMEPAR estavam com 3,2ºC. Claro, não parecia estar 3, nunca, pode ser efeito de baixadas e das áreas fora da malha urbana, quem vai me dizer né? A minima do Simepar em TOLEDO foi 1 grau 8)

Link to comment
Share on other sites

Em Curitiba registrei mínima de 0.8ºC no sensor abrigado a 1,70m do solo e -4,1ºC no sensor próximo da grama embaixo do abrigo. máxima de 21,6ºC.

 

verifique seu equipamento, 0,8 está muito abaixo do limite aceitavel

 

 

Talvez não Lucas, fui numa festa rave ontem num rancho fora de Curitiba, e o termômetro do carro do meu amigo, um Audi A4, estava marcando 0ºC!!!!

Esse rancho com certeza é mais frio que na cidade, mas a diferença não deve ser muito grande...

Sds.

 

Vc deve ter ido no rancho mm (teve GMS!!! e eu num fui :cry: )...

Bom, mas tb la é um pinico de frio, area bem arborizada (fica fora da cidade, urbanização 0, a uns 15Km do centro) localizada numas das regiões mais frias da grande Ctba. Eu diria que la deve até ser "normal" fazer 0ºC em ondas de frio.

 

Agora, se vc tb teve 0,8ºC na arwa urbanza da cidade, surprendeu mesmo.

Mas, só não entendi a posição do Lucas agora. O que seria o limite aceitavel? E porque justamente hoje dizer que o aeroporto não é confiavel? A muito tempo os dados de la estão bem coerentes.

Pode ter dado essa grande diferença de temperaturas na cidade esta noite, pq o ar ta muito seco. Ontem a noite tinhamos ponto de orvalho negativo.

 

A historia do aeroporto já vem de tempos, desde o Zeocit que não aceitava quando fazia 30 graus. Limite aceitavel pra mim é de no máximo 1 grau e meio em relação a estação oficial, no caso o Simepar. Apos isso eu desconsidero qualquer valor, a menos que seja justificado (baixadas etc) mas daí, há outros pontos para analisar!

Faço isso com Curitiba e com todos os pentelhos que manipulam dados para jogar o jogo das cidades mais frias

Não estou me referindo a você :shock:

mas aqui no BAZ existiam estes :D

Um abraço, não tome isso como provocação!

Link to comment
Share on other sites

Limite aceitavel pra mim é de no máximo 1 grau e meio em relação a estação oficial, no caso o Simepar. !

Que balão ein Lucas!! hehehehe

Aqui em casa ontem +1,8°C, na baixada -1,4°C, qual você vai desconsiderar?? :lol: :roll:

Muita chuva em pato, tivemos várias pancadas com granizo miúdo.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

NA ESTAÇÃO;

 

A CHUVA ACUMULADA ATÉ AS 09:00 39 mm/40,0 NO PLUVIÔMETRO OFICIAL.

 

MÍNIMA 7,4 NO OFICIAL;6,6.

 

O VENTO QUANDO TEM RAIOS FICA LOUCO, DEU 180 Km/h (PÔ, O INPE NÃO AVISOU E NEM A CLIMATOLOGIA :finga:

 

ahahahahhahahhahahhahhahah

 

Aqui também tem disso. O Alex disse que uma boa seria aterrar a parte metálica dele, já vem um fiozinho pequeno, basta levar ele até o chão... Coisa que ainda não fiz :roll: :oops:

Hmmm, também 0,8°C a mais que o oficial, aqui marco a mesma diferença com o digital, que aí em São joaquim bateu perfeitamente com o do Luiz e com o teu, quando fomos aí naquela manhã.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

grande contribuição p/ os bazianos a nova estação em são joaquim. um abração pro caio também, conterrâneo super-ligado em meteorologia e para todos os bazianos que apoiam o nosso grupo!

 

 

em breve, quando eu começar a trabalhar (não tão breve, heh) quero também contribuir com os bazianos com a compra de uma estação importada, vamos arranjar um lugar p/ instalar e forncer os dados!! tomara ;)

 

 

 

abração,

Leonardo.

Link to comment
Share on other sites

Limite aceitavel pra mim é de no máximo 1 grau e meio em relação a estação oficial, no caso o Simepar. !

Que balão ein Lucas!! hehehehe

Aqui em casa ontem +1,8°C, na baixada -1,4°C, qual você vai desconsiderar?? :lol: :roll:

Muita chuva em pato, tivemos várias pancadas com granizo miúdo.

Abraços

Balão? Você que pensa!!!

O Simepar deu 2,X em Pato Branco, logo a sua estação foi coerente. Baixadas eu ignoro para monitoramento.

Passou de 1,5, pode crer, estarei aqui denunciando a possibilidade de erro, aliás, é fácil manipular os dados, basta escolher o melhor local para o frio. Quem não tem abrigo meteorologico está sujeito sempre a erros, o que vale é sentir se está ou não :twisted:

Link to comment
Share on other sites

Está aberta a temporada de observação da estação on line da Climaterra. Acabei de disponibilizar aqui em SJ em conjunto com o Ronaldo e o Bruno. Olhem a assinatura do Ronaldo.

 

Abraços Joaquinenses

 

Eu não sou exagerado mas isso é um marco na História Baziana! E por que não na meteorologia Brasileira?

 

Dados da cidade mais gelada em cinco em cinco minutos... cadê a empolgação e comemoração dos amigos Bazianos?

 

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISANTACA6

 

COMEMOREM AMIGOS!!!!!

 

CARACA CAIO!!! MUITO SHOW!!!!

 

FINALMENTE TEMOS UMA ESTAÇÃO ON-LINE BRASILEIRA COM TEMPERATURAS E DINÂMICA DIGNAS DE 1o MUNDO CLIMÁTICO!!!!!!

 

MUITO SHOW A INICIATIVA!! PARABÉNS A TI E AO RONALDO!!!

Link to comment
Share on other sites

NA ESTAÇÃO;

 

A CHUVA ACUMULADA ATÉ AS 09:00 39 mm/40,0 NO PLUVIÔMETRO OFICIAL.

 

MÍNIMA 7,4 NO OFICIAL;6,6.

 

O VENTO QUANDO TEM RAIOS FICA LOUCO, DEU 180 Km/h (PÔ, O INPE NÃO AVISOU E NEM A CLIMATOLOGIA :finga:

 

ahahahahhahahhahahhahhahah

 

Aqui também tem disso. O Alex disse que uma boa seria aterrar a parte metálica dele, já vem um fiozinho pequeno, basta levar ele até o chão... Coisa que ainda não fiz :roll: :oops:

Hmmm, também 0,8°C a mais que o oficial, aqui marco a mesma diferença com o digital, que aí em São joaquim bateu perfeitamente com o do Luiz e com o teu, quando fomos aí naquela manhã.

 

Abraço

 

NÃO É A ESTAÇÃO É O MICRO. A DESCARGA PODE VIR PELO FIO DO TELEFONE E AÍ FOI-SE PARA O ESPAÇO O PC, JÁ TIVE ESTA "BOA' EXPERIÊNCIA, SAI MUITO CARO.

Link to comment
Share on other sites

[O Simepar deu 2,X em Pato Branco, logo a sua estação foi coerente. Baixadas eu ignoro para monitoramento.

Passou de 1,5, pode crer, estarei aqui denunciando a possibilidade de erro, aliás, é fácil manipular os dados, basta escolher o melhor local para o frio. Quem não tem abrigo meteorologico está sujeito sempre a erros, o que vale é sentir se está ou não :twisted:

 

Ora Lucas, escolher lugar frio ? É óbvio, de que adiantam 2 termômetrospra marcar a mesma coisa ?? :lol: Manipular dados é dizer que fez 0°C quando fez 1, não escolher um local mais ou menos frio.

Sds

Link to comment
Share on other sites

Foi aprovado pela Assembléia Geral do BAZ reunida em São Joaquim que a estação automática se chamasse Estação Caio Souza.

 

E ela vai enfrentar o seu primeiro mar de acessos em breve. Modelo europeu sinaliza chance de neve no próximo final de semana.

 

Alexandre e caros amigos Bazianos

 

Eu agradeço a indicação mas acho que o nome deve ser outro.

 

Eu ajudei na instalação mas não por isso deveria ter o meu nome, não combina, não tem nada a ver, sinceramente.

 

Os méritos são todos do Ronaldo, de seu pioneirismo na serra e na meteorologia catarinense. Como contribuinte e baziano eu acho que a estação deve se chamar mesmo Estação Climaterra. É de lá que os dados chegam e é de lá que o nosso competente amigo Ronaldo faz as observações e previsões mais acertadas deste estado. Eu fui um colaborador, o Ronaldo e a sua empresa, estes sim tem todos os méritos.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Cheguei agora da serra e também queria parabenizar o Caio e o Ronaldo pela iniciativa. Serão dados importantíssimos para aqueles que, como nós, gostam de acompanhar o clima, especialmente na cidade mais fria do Brasil. Seja em dia quente, frio ou de neve, sempre poderemos acompanhar a situação em São Joaquim. Poderemos fazer comparações com as nossas cidades e constatar que lá está 10C mais frio, 5C ou qualquer outra temperatura mais baixa. Vai ser muito bacana!

 

Sobre o fds, queria dizer que mais uma vez bateu na trave.... Cheguei no alto da serra catarinense com a temperatura do meu carro marcando +3ºC (o sensoe indica +1ºC normalmente), muito vento vindo de oeste e céu encoberto por nuvens baixas. Ao passar pelo Cruzeiro meu carro registrou 2ºC (1ºC na realidade) com alguns nevoeiros, porém sem precipitação. Passou a noite inteira assim e nada ocorreu. Até parece que foi só pq estávamos lá, eu e o Caio :?

 

Aqui em POA agora faz 14,8°C e o ceú encontra-se encoberto.

 

Abraço a todos e que tenhamos um belo frio com chance de neve nesta próxima semana!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.