Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Frio em setembro - Forte massa na primeira semana ?


Recommended Posts

  • Replies 875
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

muito manero a instalacao dessa estacao em sdao joaquim ,mas onde que ela ira ficar localizada,?

 

bom outro lugar interessante tb seria la no morro da igreja , alias tem uma base da aeronautica la encima , poderia ter uma automatica la encima e tb uma oficial , seria muito massa para vermos as verdadeiras minimas absolutas registardas em territorio nacional , na alemanha tem uma estacao que fica a quase 2,800m no ponto mais alto do brasil .

 

uma pergunta vao colocar tb no wunderground ?

Link to comment
Share on other sites

muito manero a instalacao dessa estacao em sdao joaquim ,mas onde que ela ira ficar localizada,?

 

bom outro lugar interessante tb seria la no morro da igreja , alias tem uma base da aeronautica la encima , poderia ter uma automatica la encima e tb uma oficial , seria muito massa para vermos as verdadeiras minimas absolutas registardas em territorio nacional , na alemanha tem uma estacao que fica a quase 2,800m no ponto mais alto do brasil .

 

uma pergunta vao colocar tb no wunderground ?

 

Já está no wunderground David, entre no link http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISANTACA6 e confira as atualizações de 5 em 5 minutos da Estação Climaterra On-Line. O sensor de termômetro fica abrigado junto ao oficial e está marcando entre 0,4oC e 0,8oC a mais que o oficial.

 

Sds

Link to comment
Share on other sites

Olha o frio de volta e com força aí gente!

 

Enquanto os modelos não decidem quanto a invasão polar do próximo final de semana eu os aconselho a aproveitarem o frio que volta com boa intensidade nesta segunda-feira.

 

O vento oeste começa a soprar com força neste exato momento, o frio deve se intensificar neste início de semana e eu não subestimaria algumas bandas de desenvolvimento vertical nesta manhã de segunda. E o culpado de tudo só podia ser um, o novo ciclone que se formou frente a costa gaúcha.

 

A manhã de segunda, terça e quarta deve ser bem interessante para as áreas mais altas da região sul. Vamos acompanhar a negativa que deve fazer na terça no Cruzeiro.

 

Aproveitem o minuano!

Link to comment
Share on other sites

Não se apavorem com os raios interferirem nas medições. O meu termo-higrômetro está com o sinal externo tão ruim que fui obrigado a colocar o receptor interno na rua, colado na parte debaixo do teto do abrigo. Agora, para obter os dados, tenho que ir na rua de tempos em tempos, e pra zerar a memória é um saco. Isso me lembra os tempos de 1994-95 quando ainda não tinha comprado o meu termômetro de fio.

 

Bom, agora teremos uma semana boa com noites bem frias, o que vai manter ainda por um bom tempo essa bela anomalia negativa. Por enquanto a previsão do Ronaldo de frio prolongado para a entrada da primavera e adiante está se confirmando.

Recomendo olharem a imagem de satélite no momento e repararem no "estrago" que a frente fria está fazendo por SP. Há, na região de Presidente Prudente, o nascimento da linha de instabilidade, abrindo o sistema em "V". É nesse ponto, o da divergência do jato, onde ocorrem as piores tempestades. Espero que não aconteça nada de mais violento.

 

Anomalia de temperatura na Grabde Porto Alegre nos primeiros 4 dias de setembro : - 3,83 ºc

Eu estava pensando nisso justamente hoje! Nesse domingo tive a máxima do mês (4 dias) até o momento: 18,1°. Nossa média desses dias está até mesmo um pouco abaixo da de julho. A mínima até agora foi ontem: 8,9°.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Olha gente, os modelos estão colocando uma entrada bonitaça de frio entre domingo e segunda-feira. Por alguns dados, até chance de neve tem. Caio..mãos à obra.

 

É verdade Alexandre. Mãos a obra todos nós.

Vocês da Climatologia deverão lançar ainda nesta semana avisos de tempo severo, temporais, chuva forte, terminando com o aviso de frio intenso, por agora pelo menos para o RS.

 

Obs: O Mbar indicaque a banda de nebulosidade desse ciclone pode acabar com a mínima negativa de amanhã. Vamos acompanhar.

Link to comment
Share on other sites

Tudo parece indicar uma reviravolta (pelo menos temporária) na dinâmica atmosférica. A queda da pressão da MTa já é esperada em setembro, mas podemos verificar uma dinâmica normal de inverno nos últimos dias.

 

Serão três massas polares em 10 dias, e não mais aquele absurdo de maio, junho e agosto, com duas massas polares por mês!!!! Isso não só sinaliza uma normalidade, como também pode indicar uma tendência de resfriamento no Pacífico.

 

Pena que o sol já vai alto a esta altura do ano, proporcionando uma aquecimento significativo do ar polar mesmo nas latitudes subtropicais.

 

Outra coisa fora de hora: os ciclones extra estão mais abundantes do que nunca este ano, só que com massas polares mixurucas!!! Se fosse em julho já teríamos uns 20-30 cm de neve no chão na região de SJ!!!

 

Tudo leva a crer que setembro será mais para frio. O mistério é o que virá depois!!! Se a tendência de Niña se confirmar, torçamos para que pelo menos desta vez ela permança até o inverno do ano que vem.

 

 

O que ninguém mais aguenta é pacífico frio no verão e quente no inverno!!! Prejuízo pra agricultura e inverno mixuruca juntos!!!!! Anomalias negativas no verão (em chuva e temperatura) e positivas no inverno!!!! Ninguém merece mais isso!!!!

Link to comment
Share on other sites

Saida das 12Z para Santa Cruz do Sul proximos 7 dias..

Retirou um pouco o frio e a chuva...

 

Precipitacão 78,47 milimitros

 

Temperatura em 850: -0,3 para a meia noite de segunda.

 

 

Estarei todos os dia passando as rodadas das 06Z e 12Z, pois a 18Z e 00Z estou sem net

 

Na última rodada coloca o frio mais forte entrando na manhã de segunda.

Link to comment
Share on other sites

Saida das 12Z para Santa Cruz do Sul proximos 7 dias..

Retirou um pouco o frio e a chuva...

 

Precipitacão 78,47 milimitros

 

Temperatura em 850: -0,3 para a meia noite de segunda.

 

 

Estarei todos os dia passando as rodadas das 06Z e 12Z, pois a 18Z e 00Z estou sem net

 

Na última rodada coloca o frio mais forte entrando na manhã de segunda.

 

Exatamente

Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

O padrão agosto se repete... Grandes expectativas após cavado e uma bela de uma CRISTA do outro lado da Cordilheira 1030ecacetada. Depois quando esse volume de ar todo ultrapassa a porteira os modelos de escala sinótica ficam doidos e divergem bastante. Alguém já viu esse filme??? Ao menos tém-se uma expectativa de frio antes disso falaremos numa tal de ciclogênesis...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Eu já vi esse filme muitas vezes Duquia, que por sinal passou mais esse ano do que Karatê Kid na seção da tarde.

 

A alta de 1030 e cacetadas deve explodir no centro da Argentina com precisos 1036mb de um ar muito gelado. E o "Karatê Kid" pode repetir novamente na "seção da tarde" quando do avanço da alta para o norte/noredeste do continente. As latitudes medianas do Brasil podem passar despercebidas diante deste ar gelado enquanto somente é garantido ao RS o grosso deste anticiclone.

 

A muralha da China, digo, do Brasil mostra-se mais ativa do que nunca mas não será páreo para desviar o anticilone no Prata, ele deve conseguir penetrar mais do que os seus pares vêm conseguindo neste ano.

 

A indecisão dos modelos está na mesa. A alta não é desviada no prata nem avança o bastante sobre o Paraná e São Paulo. É isso que os modelos apontam, diante deste cenário ainda é muito dificíl arriscar em neve ou geadas amplas que os modelos por vez colocam vez tiram. Enquanto o padrão e força da Muralha Brasil não for definida ainda não dá pra definir também os micro e macro fenômenos que o anticilone produzirá no Brasil Tropicalis.

 

No momento posso garantir apenas que os Gaúchos estão mais que garantidos nesta próxima onda de frio. (Gostaram da minha maldição maldita?)

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Por gentileza, alguém poderia me dizer se chove essa semana aqui no norte do RS? Gostaria da opinião de vocês porque iniciaremos o plantio do milho na quarta e seria proveitoso para o nosso planejamento saber em que dia chove. Se é que chove.

Obrigado.

 

Os 3 modelos que consultei colocam chuva para sábado, Tomasini. Sendo que o americano prevê possibilidade pequena de chuva já na sexta à noite. E vai ser chuva forte!

Link to comment
Share on other sites

Por gentileza, alguém poderia me dizer se chove essa semana aqui no norte do RS? Gostaria da opinião de vocês porque iniciaremos o plantio do milho na quarta e seria proveitoso para o nosso planejamento saber em que dia chove. Se é que chove.

Obrigado.

 

Os 3 modelos que consultei colocam chuva para sábado, Tomasini. Sendo que o americano prevê possibilidade pequena de chuva já na sexta à noite. E vai ser chuva forte!

 

Perfeito Delcio!

Link to comment
Share on other sites

Por gentileza, alguém poderia me dizer se chove essa semana aqui no norte do RS? Gostaria da opinião de vocês porque iniciaremos o plantio do milho na quarta e seria proveitoso para o nosso planejamento saber em que dia chove. Se é que chove.

Obrigado.

 

Os 3 modelos que consultei colocam chuva para sábado, Tomasini. Sendo que o americano prevê possibilidade pequena de chuva já na sexta à noite. E vai ser chuva forte!

 

Perfeito Delcio!

 

Valeu amigos! :)

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Por gentileza, alguém poderia me dizer se chove essa semana aqui no norte do RS? Gostaria da opinião de vocês porque iniciaremos o plantio do milho na quarta e seria proveitoso para o nosso planejamento saber em que dia chove. Se é que chove.

Obrigado.

 

TALVEZ SEJA BOM SEGURAR UM POUCO, PELO VOLUME DE CHUVA, ALTO, E O FRIO, PODES PERDER A SEMENTE, POR EROSÃO (NÃO CREIO NO TEU CASO) OU POR APODRECIMENTO. CONVERSE COM O TEU TÉCNICO.

Link to comment
Share on other sites

Por gentileza, alguém poderia me dizer se chove essa semana aqui no norte do RS? Gostaria da opinião de vocês porque iniciaremos o plantio do milho na quarta e seria proveitoso para o nosso planejamento saber em que dia chove. Se é que chove.

Obrigado.

 

TALVEZ SEJA BOM SEGURAR UM POUCO, PELO VOLUME DE CHUVA, ALTO, E O FRIO, PODES PERDER A SEMENTE, POR EROSÃO (NÃO CREIO NO TEU CASO) OU POR APODRECIMENTO. CONVERSE COM O TEU TÉCNICO.

 

É Ronaldo tens razão a cada rodada perde a intensidade da chuva..

Link to comment
Share on other sites

Obs: O Mbar indica que a banda de nebulosidade desse ciclone pode acabar com a mínima negativa de amanhã. Vamos acompanhar.

 

E o Mbar estava correto, na mosca:

 

SÃO.JOAQUIM, 6/09/05. 04h:24

 

SECO; 4,4°C.

 

U.R.; 96%

 

PRESSÃO; 1015 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); WSW E 11

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; 0,5°C

 

CÉU ENCOBERTO (100%). GEADA NO CRUZEIRO ONTEM A NOITE.

Link to comment
Share on other sites

Acreditem amigos, os 1040mb(!!!!!) do próximo cavalo não estão sendo suficientes para vencer a Muralha Brasil-Tropical. É muito impressionante a força deste bloqueio, o mais forte que eu já vi na minha vida. Nada o rompe. Já tivemos vários anticilones acima dos 1035mb que não venceram esta muralha neste ano.

 

Vamos acompanhar!

Link to comment
Share on other sites

Caio, sem querer ser muito otimista, acompanho a Semana Farroupilha em Soledade, que geralmente se inicia entre os dias 11 e 13 /09.Na maioria das vezes faz frio ou chove neste período.Parece que neste periodo há um facilitador de entrada das massas de ar frio,alguma dinâmica na atmosfera, que favorece o frio.Massa bem menores que esta prevista, já provocaram muito frio em meados de setembro.Aguardemos...

Link to comment
Share on other sites

Acreditem amigos, os 1040mb(!!!!!) do próximo cavalo não estão sendo suficientes para vencer a Muralha Brasil-Tropical. É muito impressionante a força deste bloqueio, o mais forte que eu já vi na minha vida. Nada o rompe. Já tivemos vários anticilones acima dos 1035mb que não venceram esta muralha neste ano.

 

Vamos acompanhar!

 

Não sei não!!

 

Acho que sobe forte e continental até o sul de SC, um pouco mais até que os últimos, em função da maior pressão!!!

 

Quanto a PR e SP, acho que ficam mais uma vez a ver navios, pois na latitude 28 o bicho deve tomar o caminho do mar!!!

 

Se tiver um ciclone na hora certa e a massa subir forte, até Curitiba pode ter uma negativa!!! Isso em pleno Mês de setembro. Vamos ver!!!!

 

Posso até estar sendo ligeiramente otimista, mas acho que para RS e SC já está "resolvido" que setembro deverá ficar abaixo da média!!!

Link to comment
Share on other sites

Acreditem amigos, os 1040mb(!!!!!) do próximo cavalo não estão sendo suficientes para vencer a Muralha Brasil-Tropical. É muito impressionante a força deste bloqueio, o mais forte que eu já vi na minha vida. Nada o rompe. Já tivemos vários anticilones acima dos 1035mb que não venceram esta muralha neste ano.

 

Vamos acompanhar!

 

 

No meu modelo da 1038

 

atest54818vl.th.png

Link to comment
Share on other sites

Caio, sem querer ser muito otimista, acompanho a Semana Farroupilha em Soledade, que geralmente se inicia entre os dias 11 e 13 /09.Na maioria das vezes faz frio ou chove neste período.Parece que neste periodo há um facilitador de entrada das massas de ar frio,alguma dinâmica na atmosfera, que favorece o frio.Massa bem menores que esta prevista, já provocaram muito frio em meados de setembro.Aguardemos...

 

O facilitador neste caso é a pressão da MTa começar a baixar, com o início da formação da baixa do Chaco. Entretanto, ano passado isso não ocorreu!!!

Link to comment
Share on other sites

Amigos, os modelos já apontam uma massa bem interessante mesmo, começando a festa no domingo e durando até a quarta/quinta-feira. Setembro vem bem "entonado" mesmo! Concordo com as afirmações. Normalmente o 7 de setembro é frio e o 20 é chuvoso.

 

Ainda assim, o mais forte do frio chega na segunda-feira, devendo ter como limite do seu centro a divisa RS/SC, acredito que seja por ali a linha de 0 grau.

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Acreditem amigos, os 1040mb(!!!!!) do próximo cavalo não estão sendo suficientes para vencer a Muralha Brasil-Tropical. É muito impressionante a força deste bloqueio, o mais forte que eu já vi na minha vida. Nada o rompe. Já tivemos vários anticilones acima dos 1035mb que não venceram esta muralha neste ano.

 

Vamos acompanhar!

 

mas mesmo assim, aqui no Paraná, boa parte do estado terá frio e máximas baixas.

Link to comment
Share on other sites

Modelo Americano para Santa Cruz do Sul....

 

 

7 dias

 

 

05/09/05 -06Z Chuva: 113.77 temperatura em 850hp -1.1 para o dia 12/09

 

05/09/05 -12z Chuva: 78,47 temperatura em 850hp -0,3 para o dia 12/09

 

06/09/05 -06z Chuva: 66,52 temperatura em 850hp 0,4 para o dia 12/09

 

06/09/05 -12z Chuva: 76,35 temperatura em 850hp -1,1 para o dia 12/09

Link to comment
Share on other sites

Caio, sem querer ser muito otimista, acompanho a Semana Farroupilha em Soledade, que geralmente se inicia entre os dias 11 e 13 /09.Na maioria das vezes faz frio ou chove neste período.Parece que neste periodo há um facilitador de entrada das massas de ar frio,alguma dinâmica na atmosfera, que favorece o frio.Massa bem menores que esta prevista, já provocaram muito frio em meados de setembro.Aguardemos...

 

O facilitador neste caso é a pressão da MTa começar a baixar, com o início da formação da baixa do Chaco. Entretanto, ano passado isso não ocorreu!!!

Bem lembrado,Zé Vicente,talvez seja este mesmo o principal fator da diminuição dos bloqueios neste período :wink:

Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

Olha só, a algumas mensagens anteriores expressei minha preocupação com a possibilidade da nebulosidade se manter no Sudeste, poderia até nem configurar uma ZCAS. Olhem as imagens de satélite http://satelite.cptec.inpe.br/ pois bem, este cavado que passou bonitaço por aqui no domingo não se deslocou com tanta veemência para os estados do Sudeste e, por volta das 12 horas de hoje houve registro de granizo em vários pontos da cidade de São Paulo "por conta de uma linha de instabilidade formada à retaguarda do eixo principal da FF" e a bronca agora é para o estado do RJ! :shock: Mas e esse contraste de temperaturas que fica à retaguarda não sugere nada a vocês???? Ainda bem que estarei trabalhando amanhã senão iria ficar enchendo o saco dos meus companheiros lá do SIMEPAR!

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Duquia, choveu forte e teve sim resfriamento aqui na retagfuarda da linha, me parecendo que a frente se formou e desenvolveu por aqui, pra ganhar movimento na sequencia. Por aqui, agora, nebulosidade baixa, pos-frontal.

Link to comment
Share on other sites

S.JOAQUIM JÁ TEVE NEVE NO DIA 7. NÃO SEI O ANO.

Posso tentar adivinhar? Em 1994!?!? :D

Eu lembro bem do 7 de setembro daquele ano!! Choveu durante todo o dia em POA com 12° à tarde. À noite, a previsão dava 14° de máxima para POA com sol dia 8 e, no dia seguinte, a máxima bateu os mesmos 14° e à noite já estava 7°... mas era bom demais, porque lembro bem que na noite do dia 8 apareceram estratus, a temperatura subiu para 8° e tivemos gotejos. Foi o feriado de 7/9 mais frio que lembro!

Pelas condições que descrevi acima, é bem possível que a neve era possível.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Há modelo apontando até 1040 mb sobre o Pacífico na sexta-feira! :shock: No mesmo dia, as instabilidades "explodem" sobre o extremo O do RS e a Argentina! O qu tudo indica é que o ar de origem polar deve atravessar os andes próximo à região central do Chile, ideal para um frio mais continentalizado e que atinja o Sul do Brasil antes de receber alguma influência oceânica significativa.

Ainda assim, muito infelizmente,o bloqueio estará muito forte!! :? Pelo menos aqui no RS muita água vai rolar e muito frio vai nos pegar! 8)

Link to comment
Share on other sites

SÃO.JOAQUIM, 07/09/05. 08h:35

 

SECO; 4,8°C. NO DIA 07/09/2004 AS 09:00 ESTAVA 21,2°C NA CLIMATERRA

 

U.R.; 98%

 

PRESSÃO; 1019 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); - E 0

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; -°C

 

CÉU COM POUCAS NUVENS E MUITO SOL. (30%). GEADA MODERADA A FORTE. .

 

CLIMATERRA DIA 07/9/05; MÍNIMA: 0,5°C, MÁXIMA: -°C, RELVA: -4,6°C, A UMIDADE RELATIVA DO AR MAIS BAIXA: 74%. PRECIPITAÇÃO ATÉ ÀS 09h:00: 0 mm.

 

RAJADA 0 Km/h, COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE ATÉ: -°C. RAJADA MÁXIMA: 11 Km/h ÀS 08h:07 COM SENSAÇÃO TÉRMICA MÍNIMA DE: -0,6°C AS 08h:07

 

EXTREMAS EM SC DIA 06/9/05:

 

MÍNIMA: -1,9°C EM S.JOAQUIM/CRUZEIRO/CLIMATERRA.

 

MÁXIMA EM SC DIA 05/9/05; 25,8°C EM JOINVILLE/EPAGRI

 

PONTOS DE APOIO;

 

CRUZEIRO (1510 m)/S.JOAQUIM NO DIA 05/9/05.; MÁXIMA (06/08/05): 12,2°C, MÍN.: -1,9°C E RELVA: -8,8°C

 

NO BAIRRO BANDEIRA (1340 m) DIA 07/9/05: -1,0°C.

 

NO VALE DA NEVE (1450 m)/JEORGE MICHAEL BUTTERFIELD DIA 06/9/05; MÍN; 3,1°C E MÁX. 12,5°C (06/09/05):

 

MÁXIMA: -°C E MÍNIMA DE -°C EM ITAPIRANGA/WOLFGANG LENGERT NO DIA 06/9/05.

 

PALMAS/IAPAR; 18,2°C/5,0°C. RELVA; -1,8°C E 0 mm. GEADA.

 

MÁXIMA,MÍNIMA E RELVA EM S.JOAQUIM/INMET NO DIA 07/09/05;

 

-°C/1,0°C/-°C. 0 mm

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte

Link to comment
Share on other sites

Na nossa opinião, o frio entra rachando. É quase uma certeza. No Uruguai e sul gaúcho o frio será muito, muito intenso com até - 5 em 850. Portantro, preparem os casacos e antes os barcos. Pois vai chover absurdamente forte em algumas cidades do RS, além do risco de tormentas severas/muito severas. Vários boletins a respeito no site da DCE.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.