Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Frio em setembro - Forte massa na primeira semana ?


Recommended Posts

Baixou mais ainda aqui no Acre! Agora em Rio Branco chove e faz 14,0°C, no centro da cidade. Em Brasiléia, sul do Estado, agora às 4 da tarde faz apenas 13°C, ou seja, um gelo!!! :lol:

 

cruzeiro do sul com 34ºC às 19h. confirma isso, jordan? achei estranho.

 

bom frio aí. só fala chegar lá pro diego... 8)

 

Olá Shimutz, respondendo a pergunta que vc fez para o Jordan sobre a temperatura de Cruzeiro do Sul.

Irei responder já que estou monitorando a chegada do ar frio nessa região.

A tarde foi quente na Cidade, o ar frio ainda não chegou por lá. A pressão que era de 1015hPa às 09:00 caiu para 1008hPa às 22:00.

Pela queda da pressão deverá chover logo logo por lá

 

 

horário UTC

 

12:10 -> 23ºC

 

13:00-> 26ºC

 

14:00 -> 30°C

 

15:00 ->32ºC

 

16:00 ->34ºC

 

17:00->34ºC

 

18:00->34ºC

 

19:00 ->27ºC

 

20:00 ->32ºC

 

21:00 ->34ºC

 

22:00 ->34ºC

 

Saudações

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 875
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Baixou mais ainda aqui no Acre! Agora em Rio Branco chove e faz 14,0°C, no centro da cidade. Em Brasiléia, sul do Estado, agora às 4 da tarde faz apenas 13°C, ou seja, um gelo!!! :lol:

 

cruzeiro do sul com 34ºC às 19h. confirma isso, jordan? achei estranho.

 

bom frio aí. só fala chegar lá pro diego... 8)

 

Olá Shimutz, respondendo a pergunta que vc fez para o Jordan sobre a temperatura de Cruzeiro do Sul.

Irei responder já que estou monitorando a chegada do ar frio nessa região.

A tarde foi quente na Cidade, o ar frio ainda não chegou por lá. A pressão que era de 1015hPa às 09:00 caiu para 1008hPa às 22:00 (UTC).

Pela queda da pressão deverá chover logo logo por lá

 

 

horário UTC

 

12:10 -> 23ºC

 

13:00-> 26ºC

 

14:00 -> 30°C

 

15:00 ->32ºC

 

16:00 ->34ºC

 

17:00->34ºC

 

18:00->34ºC

 

19:00 ->27ºC

 

20:00 ->32ºC

 

21:00 ->34ºC

 

22:00 ->34ºC

 

Saudações

Link to comment
Share on other sites

Baixou mais ainda aqui no Acre! Agora em Rio Branco chove e faz 14,0°C, no centro da cidade. Em Brasiléia, sul do Estado, agora às 4 da tarde faz apenas 13°C, ou seja, um gelo!!! :lol:

 

cruzeiro do sul com 34ºC às 19h. confirma isso, jordan? achei estranho.

 

bom frio aí. só fala chegar lá pro diego... 8)

 

Olá Shimutz, respondendo a pergunta que vc fez para o Jordan sobre a temperatura de Cruzeiro do Sul.

Irei responder já que estou monitorando a chegada do ar frio nessa região.

A tarde foi quente na Cidade, o ar frio ainda não chegou por lá. A pressão que era de 1015hPa às 09:00 caiu para 1008hPa às 22:00.

Pela queda da pressão deverá chover logo logo por lá

 

 

horário UTC

 

12:10 -> 23ºC

 

13:00-> 26ºC

 

14:00 -> 30°C

 

15:00 ->32ºC

 

16:00 ->34ºC

 

17:00->34ºC

 

18:00->34ºC

 

19:00 ->27ºC

 

20:00 ->32ºC

 

21:00 ->34ºC

 

22:00 ->34ºC

 

Saudações

 

muitíssimo agradecido. eu, as vezes, dou uma checada nso dados desta bela região do N do brasil. :D

 

valeu!

Link to comment
Share on other sites

12/09/2005 - 19:44 : "Temperatura de 10,2 graus com vento sul em Rio Grande". (Miguel Angelo - PU3XPG por e-mail)

 

12/09/2005 - 19:32 : ATENÇÃO - RELATO DE AGUA-NIEVE NO URUGUAI : *"Alô, meu nome é Leonardo Giust, uruguaio, moro em Villa Colon, localidade suburbana de Montevideu. Tenho 30 anos. Eu sou meteorologista e estou muito interessado em temas relacionados ao clima, especialmente depois destes fenômenos acontecidos nestas latitudes. Conto que Montevidéu tem muito frio após a passagem da frente fria e faz 8,5 graus agora. Ontem às dez da noite caiu "agua nieve" em Villa Colon". (Ricardo Giusti de Montevidéu por e-mail com tradução da Climatologia Urbana)

 

12/09/2005 - 19:31 : URGENTE - MORADORES RELATAM A OCORRÊNCIA DE NEVE HOJE À TARDE NO INTERIOR DE BOM JESUS NOS APARADOS DA SERRA DO RIO GRANDE DO SUL.

 

12/09/2005 - 19:01 : O frio chega à Amazônia. No meio da tarde a temperatura caiu para 15 graus em Rio Branco no Acre, mas a sensação térmica era de 10 graus devido ao vento.

 

12/09/2005 - 18:17 : ATENÇÃO - USUÁRIO RELATA QUEDA DE GELO NO PLANALTO MÉDIO GAÚCHO : Agora há pouco caiu um pouco de chuva congelada em Passo Fundo. Teve duração de aproximadamente 2 minutos e foi possível ver pequenas bolinhas de gelo sobre os carros. A temperatura neste momento é de 5,7". (Engº Catiano Plaquitken por e-mail) / Comentário da Climatologia Urbana: Apesar da descrição de chuva congelada (sleet), não se descarta que tenha ocorrido neve granular (graupel).

 

12/09/2005 - 18:10 : "O prefeito José Alberto Wenzel decretou, há poucos instantes, situação de emergência em Santa Cruz devido os prejuízos causados pelo temporal do fim de semana. A providência foi tomada em virtude dos prejuízos causados pela intensa chuva que caiu neste fim de semana no municipio. A decisão foi baseada no relatório que recebeu dos secretários dos Transportes, Habitação e Obras e Desenvolvimento Social. Em Santa Cruz do Sul, de sexta-feira até domingo, a chuva acumulada foi de 127mm. Também ventos fortes e queda de granizo contribuiram para aumentar os prejuízos. Arroios transbordaram e o Rio Pardinho inundou uma extensa área, tanto de lavouras quanto de bairros na zona urbana. Muitas estradas ficaram interrompidas pela enchente no domingo e intransitáveis depois que a água baixou". (Paulo R. Treib por e-mail)

 

12/09/2005 - 17:02 : Condições do tempo na estação da Climatologia Urbana em Tainhas, São Francisco de Paula, às quatro e meia da tarde:

 

Temperatura: 3,7 graus

Temperatura mínima: 2,3 graus

Tempertaura máxima: 6,0 graus

Vento: Sul a 20 km/h

Condições do tempo: Nublado

Link to comment
Share on other sites

Hummm... fiquemos atentos. Se realmente vier uma neve decente em SJ na próxima semana, tipo, previsão igual a de 2000 ou 1998, vou ver se dou um jeito de dar um pulo lá. Por enquanto estou cético. :roll:

 

Velho, então dá um jeito de vir porque ainda não vi modelagem igual à indicada pelo NCEP agora às 18Z. A linha de 0ºC atinge todo o RS e o Planalto sul-catarinense com um detalhe muito importante: O MUNDO DEVE CAIR EM SJ!!!!!! MUITA PRECIPITAÇÃO DE SEGUNDA PARA TERÇA-FEIRA!!!

 

Desculpe, Bruno, mas não foi desta vez que resolvi ir à SJ... chegar lá e ver, no máximo, com sorte, neve paraguaia misturada com chuva... assim não pode, assim não dá... :lol: :lol: :lol:

 

Acompanhei as previsões durante todo esse final de semana e percebi que não iria compensar a viagem... [-(

Link to comment
Share on other sites

Ora, pois pois!! chovendo em Floripa, com 10ºC, e até agora nada muito representativo em SJ! tem bastante nebulosidade ainda em SC. Existem chances desse frio em altitude surgir para que haja a ocorrência da neve?

Aqui em Juiz de Fora, o vento mudou de Nordeste para Sudoeste, oq mostra claramente que a frente fria chegará aqui. abraços

Link to comment
Share on other sites

SÃO.JOAQUIM, 12/09/05. 21h:00

 

SECO; 0,7°C. 0,2°C NO INMET.

 

U.R.; 98%

 

PRESSÃO; 1022 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); SE E 11

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; -4,0°C

 

CÉU ENCOBERTO COM CHUVISCO. (100%). HOUVE CHUVA CONGELANTE (FREEZING RAIN) COM FLOCOS DE NEVE NA REGIÃO DO CRUZEIRO COM -1,5°C DE MÍNIMA. O PERÍODO DA NEVE FOI ENTRE 07:43 ATÉ 08:15, SEM ACUMULAÇÃO, MAIS COM FORMAÇÃO DE GELO NOS OBJETOS EXPOSTOS AO AR LIVRE, FICANDO COM GELO ATÉ POR VOLTAS DAS 11:00, VOLTANDO A TER CHUVA CONGELANTE APÓS O MEIO-DIA, TAMBÉM NA DIREÇÃO DE BOM JARDIM DA SERRA..

 

CLIMATERRA DIA 12/9/05; MÍNIMA: 0,1°C, MÁXIMA: 7,0°C (ONTEM A NOITE) E 1,3°C DE DIA, RELVA: 1,2°C, A UMIDADE RELATIVA DO AR MAIS BAIXA: 90%. PRECIPITAÇÃO ATÉ ÀS 09h:00: 15,0 mm.

 

RAJADA 20 Km/h, COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE ATÉ: -9,3°C. RAJADA MÁXIMA: 29 Km/h ÀS 03h:38 COM SENSAÇÃO TÉRMICA MÍNIMA DE: -12,0°C AS 06h:10

 

EXTREMAS EM SC DIA 12/9/05:

 

MÍNIMA: -1,5°C EM S.JOAQUIM/CRUZEIRO/CLIMATERRA AO MEIO-DIA.

 

MÁXIMA EM SC DIA 11/9/05; 27,2°C EM URUSSANGA/INMET

 

PONTOS DE APOIO;

 

CRUZEIRO (1510 m)/S.JOAQUIM NO DIA 12/9/05.; MÁXIMA (12/08/05): 6,8°C ONTEM A NOITE), MÍN.: -1,5°C E RELVA: -°C

 

NO BAIRRO BANDEIRA (1340 m) DIA 12/9/05: 0,1°C.

 

NO VALE DA NEVE (1450 m)/JEORGE MICHAEL BUTTERFIELD DIA 12/9/05; MÍN; -0,2°C E MÁX. 7,1°C (12/09/05):

 

MÁXIMA: -°C E MÍNIMA DE -°C EM ITAPIRANGA/WOLFGANG LENGERT NO DIA 12/9/05.

 

PALMAS/IAPAR (12/09/05}; 10,4°C, 5,4°C DE DIA/4,6°C. RELVA; -°C E 9,2 mm. .

 

MÁXIMA,MÍNIMA E RELVA EM S.JOAQUIM/INMET NO DIA 12/09/05;

 

7,0°C, DE DIA FOI 0,2°C/-0,4°C/-1,0°C. 18,0 mm

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte

Link to comment
Share on other sites

caraca nao dá pra acreditar nessa maxima em sao joaquim, com chuva pesada e falta de neve. realmente parece que tem alguem jogando contra nos aqui. É impressionante.. essa vai ficar pra historia, inesquecivel, irritante. O frio deve ta animal, isso é bom, mas tinhamos tudo pra um evento historico de neve em sao joaca.....

Link to comment
Share on other sites

Me corrijam se eu estiver errado, mas proporcionalmente a época do ano, em SUPERFICIE este é de longe a onda de frio mais forte do ano.

Eu não imaginava que fosse fazer nem a metade do frio.

 

Hoje de manhã sai de casa com 11ºC e chuva, um frio "normal" para Curitiba em setembro em uma massa de ar polar. A tarde, la pelas 16:00, quando vi os termometros de rua marcarem 7ºC/8ºC achei que estavam desregulados, mas o malukinhos que conheço tavam marcando até 5ºC, ou seja, realmente tava 7ºC/8ºC.

Link to comment
Share on other sites

Não entendo como que fica 0C ou menos na região de SJ em superfície, se os 0C em 850hpa ainda estão um bom tanto ao sul. A propósito, isso não propicia neve em Ausentes, por exemplo?

E como que nevou no Cruzeiro esta manhã??

Rodrigo

 

Essa é uma rampa de ar frio bem rasa ou seja, acima da superfície o ar está mais aquecido devido, provavelmente à liberação de calor latente da chuva.

 

Neste caso a instabilidade é forte... tão forte que durante esta manhã com 4,8 ºC em Palmas havia CB !!!!!

 

Saudações

 

Cezar

 

Poderia explicar melhor, Duquia? Como pode a temperatura no Cruzeiro (1.500m = 850mb) estar negativa se a linha de 0C a 850mb está, conforme análise do NCEP, mais ao sul sobre Ausentes ou São Chico? Não entendi e acho que o Rodrigo também não... :oops:

Link to comment
Share on other sites

MORRO DA IGREJA COBERTO DE GELO

 

12/09/2005 - 22:18 : URGENTE - A CHUVA CONGELANTE (FREEZING RAIN) CAI HÁ VÁRIAS HORAS NO ALTO DO MORRO DA IGREJA. RELATOS DO LOCAL DÃO CONTA QUE UMA CAMADA DE GELO COBRE O TOPO DO MORRO E AS INSTALAÇÕES DA AERONÁUTICA. A QUANTIDADE DE GELO ACUMULADA NO CHÃO LEVA AS PESSOAS ATÉ A ESCORREGAR. ESTE É UM DOS RISCOS DA FREEZING RAIN. NOS ESTADOS UNIDOS ACONTECEM MUITOS ACIDENTES PESSOAIS DEVIDO AO CONGELAMENTO DE CALÇADAS E RUAS. RECOMENDA-SE AO MÁXIMO EVITAR SUBIR O MORRO DA IGREJA DEVIDO AO GELO SOBRE A ESTRADA. A TEMPERATURA NO ALTO DO MORRO É DE QUATRO GRAUS NEGATIVOS.

Link to comment
Share on other sites

Como se forma a chuva congelante ???

 

frz2.gif

 

A neve se precipita e ao encontrar uma camada intermediária de ar mais quente derrete e se converte em gotículas de água super resfriadas. Estas gotículas super resfriadas atravessam a camada de ar mais fria junto à superfície ainda na forma líquida e ao atingirem o solo e objetos na superfície acabam se congelando.

Link to comment
Share on other sites

Sensaçao de muito frio nessa noite no leste acreano! Às 4 da tarde faziam apenas 13°C em Brasiléia. Agora à noite, a chuva deu uma trégua em Rio Branco, mas as temperaturas seguem caindo, e agora, às 20:40 horário local, faz apenas 12,9°C :shock: , com muito vento, céu encoberto, 100% de umidade, e a sensação térmica ao redor de 7°C :shock: :D ! Essa madrugada promete ser congelante na cidade, e amanhã poderemos amanhecer com 11°C. Ah.... André, em Cruzeiro do sul ainda não esfriou. O frio deve chegar amanhã. Mas nesse momento está chovendo naquela região, e a máxima já deverá ser baixa na terça-feira.

Link to comment
Share on other sites

Bem amigos...hj de manhã por volta das 5 horas estava em Ezeiza - Buenos Aires e a geada era muito intensa e tomava conta de todos gramados e sobre os carros, parecia SJ em julho do ano passado, estava bonito de se ver, a temp estava em cerva de 0°c....céu limpíssimo...

vindo pra SP as instabilidades estavam fortes desde o meio do RS até aqui..realmente essa frente fria é poderosa.....

vamos ver se não vai ficar só na paraguaia desta vez lá na serra.....

 

saudações.......

Link to comment
Share on other sites

As nuvens teimam em ficar exatamente em cima das áreas de altitude elevada, da serra ao planalto médio. A estação que está na Climaterra coloca uma boa precipitação por volta das 20h, com temperatura em torno de 1 grau. Provavelmente é isso que está congelando a chuva no Morro da Igreja. A falta de ar frio em altitude pesa muito para evitar que a neve caia e fique no solo. Ainda assim, a temperatura foi extremamente baixa e se manteve nos mesmos patamares o dia todo. Certamente hoje foi um dia para lembrarmos nos outros invernos.

Gostaria de saber como se comportou a região de Ausentes e Cambará hoje!

 

Aqui em Porto Alegre estou com 9,9C há quase meia hora. Espero que continue a queda boa que estava apresentando. Verificando a automática da Climatologia, estamos chegando na marca dos 8 graus, assim como já aponta o aero de POA. Sinal de um amanhecer gelado amanhã.

 

Detalhe: base aérea de Canoas, agora: 5 graus! :shock:

Link to comment
Share on other sites

Fantástico o frio que está fazendo, não sonhava mais com isso para essa época desse ano, mas está incrível o frio que está fazendo, a única naba é a FALTA DE NEVE, condições propícias mas a tal NEVE não vem.

 

coutinho, alguma novidade na estação? tomara que a chance de neve ainda exista ;D

Link to comment
Share on other sites

Fantástico o frio que está fazendo, não sonhava mais com isso para essa época desse ano, mas está incrível o frio que está fazendo, a única naba é a FALTA DE NEVE, condições propícias mas a tal NEVE não vem.

 

coutinho, alguma novidade na estação? tomara que a chance de neve ainda exista ;D

 

CRAVOU EM 0,7°C.

Link to comment
Share on other sites

Acabo de ouvir as manchetes de ZH de amanhã:

 

"Oitavo distrito confirma neve no estado".

 

Essa não teve nenhum alarde, praticamente! Só falta dizer que foram pegos de surpresa! hehe

 

Estranho que a temperatura subiu 2 graus na última meia hora em Montevideo.

 

Confiram: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IMONTEVI5

Link to comment
Share on other sites

Estranho que a temperatura subiu 2 graus na última meia hora em Montevideo.

 

Confiram: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IMONTEVI5

 

A temperatura deve ter subido com o aumento da nebulosidade.

Segundo o metar do Aero de Montevideu o céu apresenta-se nublado.

 

Saudações

Link to comment
Share on other sites

A umidade parece (ou parecia estar) se despedindo de POA. Temperatura em forte queda, a pouco eu estava com 9,8 C e 76%, porem uma camada fina e mais elevada de estratus estah entrando de SO e O. O interessante eh que essa camada cobre todo esse horizonte e, ao se aproximar da minha regiao, se dissipa! Se o tempo limpar, eh bem provavel que vamos aos 7 C, talvez ateh menos. Milagrosamente, estou vendo a maldiçao maldita ter o comportamento as avessas, hahaha! :)

Ainda tem muito frio pra subir a serra, jah que o gradiente daqui pra SJ eh pequeno (5 C). Acredito numa neve localizada, se bem que poderia nevar com trovoadas! (sonhando...) :mrgreen:

 

SONHANDO ??? SONHANDO ACORDADO BOLDRINI.

 

INCRÍVEL QUE O MESMO QUE PASSOU PELA TUA CABEÇA PASSOU PELA MINHA, TANTO QUE LOGO DEPOIS DO TEU POST DISSE AQUI NO BAZ QUE TINHA PERGUNTADO AO RONALDO SOBRE NOWTHUNDER.

 

O BAZ CONSEGUE ANTEVER OS FENOMENOS ATE MAIS ABSURDOS.

 

Que espetáculo! Não tinha me dado conta que a mensagem do Marcos tinha sido tão escancarada! "Sonhar não custa nada..."! Se a chance de neve ficasse grande também na região mais próxima a Porto Alegre eu tentaria subir a serra, entretanto os aparados ficam impraticáveis em dia de semana.

 

A notícia da nevada histórica já está nas manchetes do Terra (http://www.terra.com.br).

Meu Deus!!!! :shock: Virei profeta???? :lol: Eh isso que dah brincar demais!!

E eu tambem andei avisando o BAZ que, como sempre, o frio iria ser mais intenso do que o esperado por nos 1 ou 2 dias antes!! :o BINGO!!!

 

Tambem fiquei um tanto surpreso com o frio de hoje! Minha maxima nao passou dos 13,3 C, o que se configura como minha segunda menor maxima num mes de setembro jah registrada aqui em casa! :shock: Fiquei apenas atras do valor de 11,8 C do historico 1º/9/2002 e logo a frente do dia 2/9/2002 quando tive 13,5 C com ceu limpo!

Durante toda o dia ficamos com uma fina camada de estratus sobre POA que, de vez em quando permitia um timido sol aparecer. Para alegrar um pouco mais, o tempo abriu... ao noitecer!!! :o

Ademais, minha temperatura de agora a pouco eh de 7,8 C!!! Foi minha minima do dia, abaixo dos 8,8 de de manha! E nessa noite posso baixar dos 6 C e bater o recorde de frio jah registrado aqui em casa, que ateh agora sao 6 C do dia 21/9/1995, 6,5 C do dia 11/9/2003 e 6,6 C do dia 2/9/2002!!! :o Devemos bater 4 C no aero e 5 C no INMET, talvez esse mesmo valor aqui em casa. E vamos ter alguma geada isolada!! 8)

 

Mais supresas: maxima de Floripa pelo INMET foi de 10,8 C!!! :shock: A Ilha do Arvoredo passou boa parte do dia na casa dos 9,5 C com chuva, ventos de 50 km/h e rajadas de quase 80 km/h!!! Sao Francisco do Sul passou o dia todo com 10 C e chuva!! Como bem disse o Ronaldo, tarde historica para SC!!!

 

Por fim, nao preciso nem dizer para voces que ha pequenos cumulus e finos estratus rondando a cidade... mas nada vai acontecer! :twisted:

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Sobre a possível neve granular aqui em Passo Fundo por volta das 18h desta segunda-feira, infelizmente não posso confirmar nem desmentir pois naqueles instantes eu estava em recinto fechado, no centro. Quando saí já eram 18h45min. Se as calçadas e os carros estivessem molhados teriam me chamado atenção. Não foi o que ocorreu. Tampouco ouvi alguém comentar algo sobre o assunto. A temperatura naquele momento estava em torno dos 6C com vento moderado de sul/sudeste. Se houve alguma precipitação na cidade deve ter sido bem localizada e de forma rápida. Tomasini, tens alguma informação?

Link to comment
Share on other sites

Ai ai ai ai, meu Deus!! A maldiçao maldita estah aumentando e rodando POA... :( E pior eh que ha uma banda de nebulosidade vindo de SO... estou com um receio de que o tempo vai fechar, talvez por pouco tempo, mas acho que vai... e vai ficar aquele predominio de nublado, com 6 C de manha e Torres com 5 C. Santo Deus, nos ajuda!!

Agora, tenho 7,3 C com 85%!! 8) Para quem tinha 7,8 C a meia-noite, parece que a nebulosidade jah estah atrapalhando o resfriamento noturno. :evil:

Link to comment
Share on other sites

Tarde demais... estratus e estratocumulus mantendo o tempo predominantemente nublado sobre meu bairro, sendo que o ceu estah limpo logo a O. :evil: E pior que a nebulosidade estah entrando de S.

Todo o norte da Grande POA estah fechando. Eh de se atirar de um torre de 500 m!!!

Pelo menos a estaçao automatica da Climatologia em SL registra belos 6,4 C no momento, alem de 6 C no nosso aero (2 h). Torcemos para que limpe!!!

Link to comment
Share on other sites

E tome paraguaia, he he he!!!

 

É um tal de "neve confirmada" em Bom Jesus, São Joaquim, Urubici, etc...., mas imagens da branca que é bom, nada!!!!

 

2005 deve entrar para história como o ano que não nevou (é verdade gente, paraguaia não é neve de verdade, pois um leigo não diz que nevou) mesmo com massas polares gigantescas com muita nebulosidade, mega ciclones na costa e línguas de ar frio entrando pelo interior, etc..

 

Sempre faltou uma condição específica apenas!!!

 

E pelo meu feeling, tem algo de errado com a neve catarinense. Acho que três anos sem acumulação é record anunca antes registrado!!! Algo mudou!! Talvez o mesmo algo que faz com que a temperatura em Curitiba e São Paulo ter aquecido a um ponto nunca visto antes. Se o trópico "desce", alguns lugares tem suas médias elevadas e outros podem ter alterações em seus regimes de precipitação. Acho que esse é o caso do Planalto da Neve. As médias de temperatura permanecem normais, mas a neve nunca mais foi a mesma!!!!

 

 

Não há como não ser um pessimista depois disso tudo!!!

Link to comment
Share on other sites

AGORA A POUCO FALEI COM O RADAR E ESTAVA COM GROSSA CAMADA DE GELO COBRINDO TUDO E GAROANDO COM -4°C!!!!!

 

putz garoa com -4 graus é realmente de matar qualquer vivente amante do frio e da neve...

 

aqui em Curitiba depois de ficar praticamente o dia inteiro na casa dos 7/8 graus, registrei às 23:45h temperatura de 4,8 graus e igualmente chuva.

No momento faz 5,5 graus e a garoa continua - não passaremos dos 9 graus pelo jeito.

 

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Vou contestar o Zé democraticamente. Acho muito mais relevante historicamente e cientificamente os acontecimentos das últimas horas do que neve com acumulação. Para os olhos e fazer festa é sempre mais bonito ter uma nevasca. Quem serei eu para discordar ? Torço por nevasca desde que eu me conheço por gente. Agora nevascas já aconteceram tantas vezes nos últimos 20/30 anos. Dá pra citar umas dez. Entretanto, neve com trovoada é raro até nos Estados Unidos gente e deu aqui na nossa Serra. É um acontecimento único que seguramente não tem o atrativo visual mas veremos ocorrer com muito menor frequência no resto das nossas vidas do que nevascas. Ainda vamos esquiar no Pinicão do Cruzeiro, mas dificilmente veremos neve com trovoadas. O mesmo vale para freezing rain que é um fenômeno que complica mais a vida das grandes cidades nos Estados Unidos do que neve em winter storms. Uma forte tempestade de freezing rain faz com que ninguém andar na rua. Escorrega. leva tombo. Quebra a perna, o braço se duvidar. Dirigir fica impossível. Atentem, foi a primeira thundersnow na nossa região desde 65 e a primeira freezing rain desde 84. O Morro da Igreja se não está coberto de branco está literalmente congelado com uma espessa camada de gelo. É como se o cume fosse colocado dentro de um cubo de gelo. Os militares do radar dizem que não dá pra andar na rua porque escorrega. Imagina as imagens, mas não teremos fotos porque é impossível pegar a estrada congelada. Portanto, se não tivemos nevasca e a neve foi "paraguaia", tivemos eventos a la Grandes Lagos dos EUA em termos de gelo.

Link to comment
Share on other sites

13/09/2005 - 07:25 : "Às seis e quarenta e cinco da manhã chovia forte em Viamão, na divisa com Porto Alegre a área do Cantegril, com muito frio. Na área do Iguatemi os digitais de rua marcavam entre 4 e 6 graus antes do amanhecer". (César Raupp por e-mail) / Comentário da Climatologia Urbana: A informação sobre chuva do usuário César Raupp é extremamente interessante por vários motivos. Primeiro, porque chovia com temperatura bastante baixa. Segundo, porque esta chuva surpreende e não contávamos com sua ocorrência no prognóstico. Terceiro, porque ocorre enquanto outros pontos da Grande Porto Alegre apresentam até 5 graus e sol.

Link to comment
Share on other sites

AGORA A POUCO FALEI COM O RADAR E ESTAVA COM GROSSA CAMADA DE GELO COBRINDO TUDO E GAROANDO COM -4°C!!!!!

 

O visual deve até estar bonito!!!

 

Pena que ninguém vai conseguir chegar lá em cima para registrar. Quem sabe o pessoal do radar não tira umas fotos. É a nossa única esperança de guardar o registro de alguma "acumulação" em 2005.

`

Pede uma foto para eles lá Ronaldo!!!!!

 

Agora, garoa com -4oC é demais para mim!!!!!!!!

 

 

2005 - o ano em que deu tudo errado!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Vou contestar o Zé democraticamente. Acho muito mais relevante historicamente e cientificamente os acontecimentos das últimas horas do que neve com acumulação. Para os olhos e fazer festa é sempre mais bonito ter uma nevasca. Quem serei eu para discordar ? Torço por nevasca desde que eu me conheço por gente. Agora nevascas já aconteceram tantas vezes nos últimos 20/30 anos. Dá pra citar umas dez. Entretanto, neve com trovoada é raro até nos Estados Unidos gente e deu aqui na nossa Serra. É um acontecimento único que seguramente não tem o atrativo visual mas veremos ocorrer com muito menor frequência no resto das nossas vidas do que nevascas. Ainda vamos esquiar no Pinicão do Cruzeiro, mas dificilmente veremos neve com trovoadas. O mesmo vale para freezing rain que é um fenômeno que complica mais a vida das grandes cidades nos Estados Unidos do que neve em winter storms. Uma forte tempestade de freezing rain faz com que ninguém andar na rua. Escorrega. leva tombo. Quebra a perna, o braço se duvidar. Dirigir fica impossível. Atentem, foi a primeira thundersnow na nossa região desde 65 e a primeira freezing rain desde 84. O Morro da Igreja se não está coberto de branco está literalmente congelado com uma espessa camada de gelo. É como se o cume fosse colocado dentro de um cubo de gelo. Os militares do radar dizem que não dá pra andar na rua porque escorrega. Imagina as imagens, mas não teremos fotos porque é impossível pegar a estrada congelada. Portanto, se não tivemos nevasca e a neve foi "paraguaia", tivemos eventos a la Grandes Lagos dos EUA em termos de gelo.

 

Graaaaaaande Alexandre!!

 

Acho legal termos estes eventos a la grandes lagos. O problema é o nosso absurdo e inédito jejum de acumulação de neve. 1965 e 1984, os últimos anos em que houveram eventos semelhantes, teve mais de meio metro de neve acumulado em cada ano ao longo do inverno!!! Tem algo de muito estranho no ar!!!

 

 

Para mim, a questão é saber se realmente voltaremos a ter nevascas, assim como Curitiba voltará a ter médias mensais de inverno abaixo de 12oC e Sampa médias mensais em torno de 14oC nos anos mais frios!!

Link to comment
Share on other sites

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

TER 12 SET 2005 - 09:30

 

MÍNIMA DE 3 GRAUS NA GRANDE PORTO ALEGRE

 

Menor temperatura da região foi observada na estação da Climatologia Urbana em Novo Hamburgo

 

A Climatologia Urbana de São Leopoldo registrou uma mínima de 3,2 graus nesta terça-feira na Grande Porto Alegre. A marca foi observada na estação localizada na região de baixada de Lomba Grande em Novo Hamburgo. Na parte alta de Lomba Grande, a 100 metros de altitude, a mínima foi de 4,8 graus. Já em São Leopoldo, a estação meteorológica automática na sede da Climatologia indicou uma mínima de 5,2 graus às 06:13 da manhã, mas a estação convencional apontou 4,9. Em Canoas, a estação do Campus da ULBRA indicou uma mínima de 5,6 graus.

 

Na Serra, a estação da Climatologia Urbana em São José dos Ausentes apontou uma temperatura mínima de 0,6 grau positivo enquanto que a estação da Rede em Tainhas, São Francisco de Paula, indicou 1,6 grau de mínima.

Link to comment
Share on other sites

13/09/2005 - 07:25 : "Às seis e quarenta e cinco da manhã chovia forte em Viamão, na divisa com Porto Alegre a área do Cantegril, com muito frio. Na área do Iguatemi os digitais de rua marcavam entre 4 e 6 graus antes do amanhecer". (César Raupp por e-mail) / Comentário da Climatologia Urbana: A informação sobre chuva do usuário César Raupp é extremamente interessante por vários motivos. Primeiro, porque chovia com temperatura bastante baixa. Segundo, porque esta chuva surpreende e não contávamos com sua ocorrência no prognóstico. Terceiro, porque ocorre enquanto outros pontos da Grande Porto Alegre apresentam até 5 graus e sol.

Queria mais eh que ess maldiçao maldita fosse pro espaço!! Aconteceu o pior, nao dah pra acreditar!!

Fazia 7,3 C a 1:40... sabem qual foi a minima?? 6,8 C!!!!!!! :evil: :evil: :evil: :evil: Santo Deus, baixou 0,5 C durante praticamente toda a noite!!!!!! E o pior eh que a maldiçao maldita estava desde exatamente minha regiao para E. Logo acima, do lado O pra o interior, estava totalmente limpo! No inicio da manha eu levantei novamente e fui dar uma olhada. BINGO!! Estava igual!!! Leste e aqui nublado e O limpo! Fiquei na fronteira do ceu limpo, mas do lado nublado! E ao norte, na Grande POA, nublado. Tudo devido ao malditissimo vento S que manteve a umidade acumulando-se nos morros da cidade ao S daqui, espalhando nebulosidade sobre a area urbana. E de imaginar que no Guaiba ou mesmo no Centro o tempo jah estava limpo. :evil:

 

Fico com a frase do Bruno na viagem pra SJ: nascemos na cidade errada!!!!!!!!!!!

 

Agora, tenho 11,8 C com 71% e tempo nublado com estratus e cumulus.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Informação importante:

 

Nevou em Canela das 9:40 até 9:45.

Pessoas com experiência neste tipo de evento climático afirmaram sem medo de errar que nevou, porém sem acumulação.

 

Uma das pessoas se chama Alexandre Berti, seu telefone é (54)9142-2635.

 

Será que ainda pode nevar mais nesta tarde/noite? :lol:

Link to comment
Share on other sites

Ao meu ver Curitiba e Porto Alegre vão sendo deixadas para traz. Curitiba já tem 9 graus e céu nublado (10 no bacacheri) e provavelmente vai chegar aos 11. Foz e Cascavel ao contrário estao cobertas de chuva e apenas 8 graus (máxima abaixo de 10 em muitas cidades hoje) Ponta Porã exotica tenta bater até a pacata são joaquim que pode estar badalada hoje. Fez 5 graus e continua chovendo na cidade!

Link to comment
Share on other sites

Informação importante:

 

Nevou em Canela das 9:40 até 9:45.

Pessoas com experiência neste tipo de evento climático afirmaram sem medo de errar que nevou, porém sem acumulação.

 

Uma das pessoas se chama Alexandre Berti, seu telefone é (54)9142-2635.

 

Será que ainda pode nevar mais nesta tarde/noite? :lol:

 

Cara, dormi em Canela esta noite e tava realmente no limite, pois o ar não estava saturado e a tempratura agora de manhã chegou à 2,1ºC de mínima. Não duvido deste teu dado. Pena que a queda de temperatura durante a madrugada foi pequena, pois quando cheguei lá ontem, por volta das 19:45hs, a temperatura era de 3,7ºC.

 

Tava ansioso por essa notícia, pena que não pude presenciar, para variar um pouco... :evil:

Link to comment
Share on other sites

Ao meu ver Curitiba e Porto Alegre vão sendo deixadas para traz. Curitiba já tem 9 graus e céu nublado (10 no bacacheri) e provavelmente vai chegar aos 11. Foz e Cascavel ao contrário estao cobertas de chuva e apenas 8 graus (máxima abaixo de 10 em muitas cidades hoje) Ponta Porã exotica tenta bater até a pacata são joaquim que pode estar badalada hoje. Fez 5 graus e continua chovendo na cidade!

 

Estás enganado meu caro, aqui no CIC registro agora 12:22h exatos 8,2 graus no meu Incoterm (mercúrio)!! A garoa ainda não nos deixou.

Ao invés incitar possíveis desentendimentos, vamos nos unir e compartilhar deste belo evento!!

Link to comment
Share on other sites

Vou contestar o Zé democraticamente. Acho muito mais relevante historicamente e cientificamente os acontecimentos das últimas horas do que neve com acumulação. Para os olhos e fazer festa é sempre mais bonito ter uma nevasca. Quem serei eu para discordar ? Torço por nevasca desde que eu me conheço por gente. Agora nevascas já aconteceram tantas vezes nos últimos 20/30 anos. Dá pra citar umas dez. Entretanto, neve com trovoada é raro até nos Estados Unidos gente e deu aqui na nossa Serra. É um acontecimento único que seguramente não tem o atrativo visual mas veremos ocorrer com muito menor frequência no resto das nossas vidas do que nevascas. Ainda vamos esquiar no Pinicão do Cruzeiro, mas dificilmente veremos neve com trovoadas. O mesmo vale para freezing rain que é um fenômeno que complica mais a vida das grandes cidades nos Estados Unidos do que neve em winter storms. Uma forte tempestade de freezing rain faz com que ninguém andar na rua. Escorrega. leva tombo. Quebra a perna, o braço se duvidar. Dirigir fica impossível. Atentem, foi a primeira thundersnow na nossa região desde 65 e a primeira freezing rain desde 84. O Morro da Igreja se não está coberto de branco está literalmente congelado com uma espessa camada de gelo. É como se o cume fosse colocado dentro de um cubo de gelo. Os militares do radar dizem que não dá pra andar na rua porque escorrega. Imagina as imagens, mas não teremos fotos porque é impossível pegar a estrada congelada. Portanto, se não tivemos nevasca e a neve foi "paraguaia", tivemos eventos a la Grandes Lagos dos EUA em termos de gelo.

 

A RBS CHEGOU LÁ E MOSTROU AS IMAGENS, ALGO FORA DO REAL, GELO PARA TUDO QUE É LADO. OLHEM O JORNAL HOJE, DEVE PASSAR.

 

Graaaaaaande Alexandre!!

 

Acho legal termos estes eventos a la grandes lagos. O problema é o nosso absurdo e inédito jejum de acumulação de neve. 1965 e 1984, os últimos anos em que houveram eventos semelhantes, teve mais de meio metro de neve acumulado em cada ano ao longo do inverno!!! Tem algo de muito estranho no ar!!!

 

 

Para mim, a questão é saber se realmente voltaremos a ter nevascas, assim como Curitiba voltará a ter médias mensais de inverno abaixo de 12oC e Sampa médias mensais em torno de 14oC nos anos mais frios!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.