Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Frio em setembro - Forte massa na primeira semana ?


Recommended Posts

  • Replies 875
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Viram o terreno ideal para assentar uma vila que se transformaria na capital mais próspera do país, terra de um povo extraordinário, humano, politizado, receptivo, progressista e pioneiro em muitos dos avanços deste país. Esta é a herança deixada pelos açorianos.

 

poderia ser em outro local, nos campos de cima da serra por exemplo :lol:

Link to comment
Share on other sites

Viram o terreno ideal para assentar uma vila que se transformaria na capital mais próspera do país, terra de um povo extraordinário, humano, politizado, receptivo, progressista e pioneiro em muitos dos avanços deste país. Esta é a herança deixada pelos açorianos.

 

poderia ser em outro local, nos campos de cima da serra por exemplo :lol:

 

Entretanto, o acesso fluvial que foi essencial para o desenvolvimento da cidade não existiria nos Aparados. Não é à toa que as grandes cidades brasileiras se desenvolveram no leste do país, quando apenas mais tarde o interior foi desbravado por bandeirantes, gaúchos e numa última fase por nordestinos.

Link to comment
Share on other sites

Viram o terreno ideal para assentar uma vila que se transformaria na capital mais próspera do país, terra de um povo extraordinário, humano, politizado, receptivo, progressista e pioneiro em muitos dos avanços deste país. Esta é a herança deixada pelos açorianos.

 

poderia ser em outro local, nos campos de cima da serra por exemplo :lol:

 

Entretanto, o acesso fluvial que foi essencial para o desenvolvimento da cidade não existiria nos Aparados. Não é à toa que as grandes cidades brasileiras se desenvolveram no leste do país, quando apenas mais tarde o interior foi desbravado por bandeirantes, gaúchos e numa última fase por nordestinos.

 

Ainda bem que aqui no PR a capital esta num lugar bom até. Podia ser só um pouco mais longe da serra e do mar, mas pelo menos num é nem no litoral nem no norte. Não tanto pelo inverno, mas sim pelo verão.

Link to comment
Share on other sites

Os açorianos não estão acostumados com o frio muito intenso. Então, escolheram a dedo um local que, quando ficasse densamente urbanizado, a temperatura jamais iria abaixo de 0°. Aí fundaram POA!

 

p.s.: na noite de 13 para 14/7/2000 o Bruno apostou em negativa no INMET e eu fiquei cauteloso. Bingo!!! Cravamos em 0,0°! Acho que alguém baixou uma norma de que "temperatura negativa em POA, jamais!!!".

Link to comment
Share on other sites

Coincidencia ou não, as cidades fundadas por açorianos não são muito frias. A serra foi ocupada por povos melhor acostumados com o frio: alemães, italianos e portugueses do continente.

 

Mas São Joaquim não foi inicialmente ocupada por portugueses açorianos também???

 

Eu não sei, mas tenho a impressão que a colonização açoriana restringiu-se às regiões litorâneas mesmo. Quanto a Curitiba, era o local mais próximo a ter OURO, daí porquê os bandeirantes paulistas escolheram o local para fundar a Vila de Nossa Senhora da Luz e do Bom Jesus dos Pinhais de Curitiba. Mas se alguém gostava de frio na época, deve ter ficado bastante satisfeito com o primeiro planalto, pois sem urbanização em pleno auge da pequena idade do gelo, Curitiba deveria ter um clima parecido com o clima atual de uma cidade como Caxias do Sul.

Mas eu bem que gostaria que eles tivessem achado ouro só lá pelas bandas de Palmas. Imaginem se a mais bela, civilizada e organizada capital do País tivesse sido construída no Planalto de Palmas!

Link to comment
Share on other sites

Meu supervisor, que é de Bom Jesus, relatou que durante o ano de 1941, não chegou a fazer frio durante o inverno, mas q a coisa veio forte depois, quando os campos já deveriam ser queimados para as pastagens, a primavera foi um inverno com geadas fortes e dias murrinhas e que em 14 de novembro houve nve com acumulação. Muita perda de gado naquele ano. Alguém confirma tudo isso? Outra, o vento está bem gelado, isso é a MP entrando ou ela já entrou?

 

QUEM SABE, POIS O ADEMAR FALA DE UMA NEVE EM NOVEMBRO QUE PEGOU AS BATATAS DELES, PLANTAÇÃO...

Link to comment
Share on other sites

O último anticilone do mês está programado para entrar dia 23 segundo os modelos. Entra na Argentina com 1030mb. A grande incógnita fica por conta do seu deslocamento ou não em direção ao sul do Brasil.

 

Pela última rodada um forte ciclone forma-se frente a bacia do prata no dia 25 puxando uma alta 1025mb pelo interior do continente. Por essa rodada o frio será bastante interessante.

Link to comment
Share on other sites

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

DOM 18 SET 2005 - 23:30

 

FERIADÃO FARROUPILHA

 

PREVISÃO PARA PORTO ALEGRE E INTERIOR

 

Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo garante que chuvarada do ano passado não se repete em 2005. Previsão da Climatologia Urbana é de sol, nuvens e temperatura agradável na grande maioria das cidades gaúchas para os desfiles do feriado de 20 de setembro

 

Confira a seguir a previsão detalhada da Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo para este começo de semana:

 

SEGUNDA-FEIRA

 

Porto Alegre: Céu encoberto por muitas nuvens com períodos de chuva e garoa, sobretudo na primeira metade do dia. Temperaturas variando entre 15 graus de manhã e 18 graus à tarde.

 

Interior: Céu encoberto por muitas nuvens com chance de chuva em todas as regiões nas primeiras horas do dia, especialmente no leste do estado. No decorrer do dia o tempo começa a melhorar pelo sul e oeste e o sol pode aparecer nesta regiões.

 

TERÇA-FEIRA

 

Porto Alegre: Muita nebulosidade nas primeiras horas dá lugar à mistura de sol e nuvens com períodos de maior nebulosidade no decorrer do dia. Temperatura agradável para a realização do realização do Desfile Farroupilha com marcas oscilando entre 16 e 19 graus das nove da manhã até o meio-dia.

 

Interior: Dia de sol acompanhado de nuvens em quase todo o estado com temperatura baixa de manhã e agradável à tarde. Apenas no leste e nordeste do estado haverá maior nebulosidade com chance ainda de chuva fraca na Serra e no litoral norte nas primeiras horas do dia.

 

bandeira_rs.gif

 

Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo - Meteorologia por gaúchos e para os gaúchos. Há duas décadas um compromisso de servir ao povo do Rio Grande do Sul.

Link to comment
Share on other sites

aqui em Joinville eu ja estou uma semana com chuva direto semparar, e o sol nao aparece aqui desde o dia 5 de setembro . eu sei que e normal esse clima chuvoso por aqui nos meses de setembro e outubro , mas pow nem o sol aparecer , ta ficando feia a situacao por aqui. a umidade esta muito alta , faz com que o mofo se prolifere

Link to comment
Share on other sites

Minha opinião, é que o calor arreebenta a parir de quarta-feira.. as maxima em muitas regioes podera ultrapassar os 30 graus, biliscando talvez 32 graus...

 

Jonathan,

 

Verifique se nãoe stás confundindo uma onda de calor com aquecimento pré-frontal, que poderá antecipiar uma frente fria bastante intensa que chegará entre a quarta e a quinta-feira! Após, deverá diminuir a temperatura novamente!

 

Sds!

 

Exatamente Fabio.. Sistema pré frontal.. aquece bem e chove. Eu que me enrolei aqui.

Link to comment
Share on other sites

Jonathan,

 

Capaz! Uma dica de quem também não é tão entendido: tente evitar análises simplistas. Tente compreender as circunstâncias deste tal aquecimento, verificar ventos, compreender as pressões e etc! Se tu nunca estudaste, como evitar alguns erros pequenos? Continue se dedicando!

 

Alexandre, ia comentar esses tempos que a Climatologia não tinha um slogan! hehe :D

 

Mais uma: o dono do hotel Serra Azul, em Gramado, registrou fotos de ocorrência de neve na cidade por volta das 11:00 de terça-feira. Esta cidade não tinha sido adicionada nos registros, certo?

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Jonathan,

 

Capaz! Uma dica de quem também não é tão entendido: tente evitar análises simplistas. Tente compreender as circunstâncias deste tal aquecimento, verificar ventos, compreender as pressões e etc! Se tu nunca estudaste, como evitar alguns erros pequenos? Continue se dedicando!

 

Alexandre, ia comentar esses tempos que a Climatologia não tinha um slogan! hehe :D

 

Mais uma: o dono do hotel Serra Azul, em Gramado, registrou fotos de ocorrência de neve na cidade por volta das 11:00 de terça-feira. Esta cidade não tinha sido adicionada nos registros, certo?

 

Sds!

 

Meus modelos tb são uma nata. Os massas tenque pagar taxa.

Link to comment
Share on other sites

Temperatura se aproxima ou mesmo bate nos 30 graus quinta e sexta Jog.

 

 

Opa, então nao estou tao errado.. ehehehehehe viva meu acerto..

 

 

É Jonathan mas só que parece que este será o único dia em que a temperatura se aproximará dos 30ºC o restante dos dias até o final de setembro deverão ser de temperaturas amenas (mínimas entre 10 e 15 e máximas entre 20 e 25 e em geral com nebulosidade.

Pelo menos é o que indica os modelos NOAA

Isto para Porto Alegre.

Link to comment
Share on other sites

O último anticilone do mês está programado para entrar dia 23 segundo os modelos. Entra na Argentina com 1030mb. A grande incógnita fica por conta do seu deslocamento ou não em direção ao sul do Brasil.

 

Pela última rodada um forte ciclone forma-se frente a bacia do prata no dia 25 puxando uma alta 1025mb pelo interior do continente. Por essa rodada o frio será bastante interessante.

 

Os modelos ainda estão confusos quanto a força e posicionamento do cilcone do dia 25. Por vezes a massa polar nem entra no Brasil, escapando pelo prata como aconteceu com a alta do final da semana passada, e por vezes o ciclone joga o anticilone para dentro do Brasil.

 

Vamos acompanhar a situação que ainda é muito instável.

 

Sds

Link to comment
Share on other sites

LOMBA GRANDE - ÁREA METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE

 

Temperatura média em 19/09/2005 : 16,6 ºc

Temperatura média normal em 19 /09/2005 : 17,4 ºc

Anomalia de temperatura em 19/09/2005 em Lomba Grande 01 : - 0,79 ºc

Temperatura média nos primeiros 19 dias de setembro : 13,87 ºc

Temperatura média normal para os primeiros 19 dias de setembro : 16,88 ºc

Anomalia de temperatura nos primeiros19 dias de setembro : - 3,01 ºc

Link to comment
Share on other sites

a temperadura deve cair BASTANTE na segunda feira e quem sabe com outra massa de ar polar daquelas interessantes (visto que já é primavera e o auge já passou) na próxima semana. Tendencia do NCEP, rodada das 00Z desta Terça feira!!!! (previsão para o Paraná)

 

A previsao é de pancadas de chuvas de quinta a terça!

Link to comment
Share on other sites

Em 19 dias do mes de setembro, choveu em 14 :evil: não sei quanto a alguns, mas não estou gostando nem um pouco

Estou adorando! Deixe que chova agora, pra recuperar mais do que passou e quem sabe amenizar um pouco o que pode vir por aí...

8)

Mas que esse sol hoje está uma maravilha, todo mundo concorda!! hehehehhe

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Pela última saída do Accuweather, SJ vai ter mais umas 3ou 4 geadas e alguns dias com máxima abaixo de 10oC!!!! Ou seja, vai rolar muito frio ainda a partir de domingo, o que garantiria o mês de setembro mais frio desde 1955. Agora é só esperar para ver!!!

 

Mas que dá raiva, dá!!! Se fosse o julho mais frio da história ,isso seria sinônimo de uma inverno show, provavelmente com muita neve!!!!! Mas setembro frio é SEMPRE algo meia boca!! Fica um gostinho de 1995 e 2002, mas pelo menos pode fazer com que 2005 não seje o campeão anti-BAZ absoluto de todos os tempos!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Pela última saída do Accuweather, SJ vai ter mais umas 3ou 4 geadas e alguns dias com máxima abaixo de 10oC!!!! Ou seja, vai rolar muito frio ainda a partir de domingo, o que garantiria o mês de setembro mais frio desde 1955. Agora é só esperar para ver!!!

 

Mas que dá raiva, dá!!! Se fosse o julho mais frio da história ,isso seria sinônimo de uma inverno show, provavelmente com muita neve!!!!! Mas setembro frio é SEMPRE algo meia boca!! Fica um gostinho de 1995 e 2002, mas pelo menos pode fazer com que 2005 não seje o campeão anti-BAZ absoluto de todos os tempos!!!!!

 

Parece que a primeira década do século 21 repete o padrão da década de 90

Link to comment
Share on other sites

Pela última saída do Accuweather, SJ vai ter mais umas 3ou 4 geadas e alguns dias com máxima abaixo de 10oC!!!! Ou seja, vai rolar muito frio ainda a partir de domingo, o que garantiria o mês de setembro mais frio desde 1955. Agora é só esperar para ver!!!

 

Mas que dá raiva, dá!!! Se fosse o julho mais frio da história ,isso seria sinônimo de uma inverno show, provavelmente com muita neve!!!!! Mas setembro frio é SEMPRE algo meia boca!! Fica um gostinho de 1995 e 2002, mas pelo menos pode fazer com que 2005 não seje o campeão anti-BAZ absoluto de todos os tempos!!!!!

 

Parece que a primeira década do século 21 repete o padrão da década de 90

 

EXATAMENTE O QUE DISSEMOS NAQUELE TOPICO SOBRE ENSO ATE 2010.

Link to comment
Share on other sites

Então há notícias boas e ruins :!:

2006 promete ter um inverno interessante, seguido de 2 anos de vacas magras, pra voltar a esfriar em 2009 e 2010

 

O problema é que:

- em 2000 tivemos 1/4 da neve de 1990;

- em 2001 tivemos 1/4 da neve de 1991;

- em 2002 tivemos 1/2 da neve de 1992;

- em 2003 tivemos 1/20 da neve de 1993;

- em 2004 tivemos 1/15 da neve de 1994;

- em 2005 tivemos 1/5 da neve de 1995.

 

Isso tudo medido em acumulação no Planalto da Neve!!!!!

 

Ou seja, se repetirmos o padrão, a tendência é de que a acumulação de neve permaneça nula........

 

Começo a achar que a neve de verdade no Brasil é coisa do passado!!!!

 

Vou guardar com carinho minhas fotos de 2000......

Link to comment
Share on other sites

Os sapos estão adorando o mês de setembro :!:

 

É verdade!! Sou um deles.. Gosto dias sombrios, chuvosos e frios.

Tô aproveitando bem esses dias. 8)

Por sinal, aqui em Floripa chove no momento. :o

Saudações

 

Sou mais um Paulo. Adoro chuva, e gosto dela mesmo quando a danada me prejudica a lavoura. É instintivo, não tem nada a ver com o lado racional.

Chuva e neve, coisas que me alegram o coração.

Vai entender o porquê... :roll:

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Então há notícias boas e ruins :!:

2006 promete ter um inverno interessante, seguido de 2 anos de vacas magras, pra voltar a esfriar em 2009 e 2010

 

Não necessariamente uma cópia perfeita da década de 90, mas a mesma tendência. A última tendência indicou forte El Niño entre 2008 e 2009 enquanto que na década de 90 foi em 1997/1998.

Link to comment
Share on other sites

A madrugada de segunda para terça será gelada aqui no interior, 5 graus pode fazer em Cascavel. To mais pros 6 mas ta ótimo!

 

Essa primavera começa do jeito que pedimos a Deus.

 

Dia 30 a temperatura volta cair!!!

 

QUE PRIMAVERA???

 

AQUI EM S.JOAQUIM ELA COMEÇA, QUASE SEMPRE, NO FIM DE SETEMBRO/COMEÇO DE OUTUBRO.

 

O QUE OCORRE HOJE É APENAS UM EVENTO ASTRONÔMICO, O EQUINÓCIO, QUE MARCA APENAS A "VOLTA' DO SOL PARA O H.S., NADA MAIS.

 

PRIMAVERA CLIMÁTICA, NA MAIOR PARTE DE SC ESTÁ ATRASADA EM 1 MÊS!!!

Link to comment
Share on other sites

QUE PRIMAVERA???

 

AQUI EM S.JOAQUIM ELA COMEÇA, QUASE SEMPRE, NO FIM DE SETEMBRO/COMEÇO DE OUTUBRO.

 

e que dia começa?

 

O QUE OCORRE HOJE É APENAS UM EVENTO ASTRONÔMICO, O EQUINÓCIO, QUE MARCA APENAS A "VOLTA' DO SOL PARA O H.S., NADA MAIS.

 

PRIMAVERA CLIMÁTICA, NA MAIOR PARTE DE SC ESTÁ ATRASADA EM 1 MÊS!!!

 

prefiro esta, mais abstrata, pois senão seria, como é, uma confusão...

 

uma data certa e uniforme é o melhor jeito de se estudar os fenômenos.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.