Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Alex Demele

Members
  • Posts

    589
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Alex Demele

  1. Pelo Simepar a anomalia aqui foi de +0.8. Fechamento oficial.
  2. Ctba até ontem estava +0.5 (Simepar). Imagino que o INMET idem.
  3. Sim, é verdade. na primeira vez que vim aqui fui numa estação de esqui a uns 100km daqui. Muito legal. E adivinhem quem está bem em frente da cidade, o outro lado da baía formada pelo mar Egeu? Ele, o monte Olimpo! A visão é deslumbrante, mas é difícil conseguir um dia claro e com boa visibilidade por aqui.
  4. Estou aqui em Salônica, Grécia, a trabalho. Interessante como essa cidade é afetada por MMs... Mas hoje amanheceu com uma geada bem fraca, estatística mesmo. A temperatura agora (22h) é de 9 graus e está encoberto. Para os próximos dias deverá estar relativamente frio, encoberto e chuva, com a temperatura variando de 3 a 9 graus segundo o Wunderground. É a terceira vez que venho aqui, todas no inverno. Nunca vi nada de extraordinário, apesar de ter nevado aqui naquele episódio forte de frio na Europa, semanas atrás. Ano passado, no início de março, peguei até 22 graus. Aqui fica bem no norte da Grécia, mas é uma cidade litorânea (mar Egeu), amenizando o frio. Que pena.
  5. Mas não automaticas.. Todas automáticas. O Lucas está certo, são do Simepar/IAPAR.
  6. às 4h, pois falta as 5, 6, 7.... Acho que chegou perto dos 12ºC No Alex, 14,6°C. No aeroporto 14°C. Imagino que as nuvens atrapalharam as mínimas. Mas convenhamos que é uma marca significativa para janeiro. Aqui em Blumenau pela manhã (7:00) vi gente de casaco! Um exagero desse povo friorento... Em Indaial fez 16°C, lá em casa tava 17°C Interessante isso. Você citou que a mínima aqui em casa foi de 14.6, pelo Wunderground, mas pelo logger, foi de 14.5. O Wunderground, apesar de receber todos os dados coletados pela estação, não salva alguns extremos algumas vezes. Mas o erro é de no máximo uns 0.2 grau. Não lembro de ter visto mais que isso.
  7. às 4h, pois falta as 5, 6, 7.... Acho que chegou perto dos 12ºC Não chegou a isso.... Em casa foi de 14.5, então, deve ter dado uns 14.0. Segundo o site do Simepar, a mínima da RMC foi de cerca de 13.5.
  8. Segunda 26/01 estarei em Salônica (Thessaloniki), na Grécia. 2 semanas por lá.
  9. DEU UMA PARADA. DEVE SER AS FÉRIAS DE VERÃO. E a de Ctba tá uma b*sta. Não funciona +/- das 6h às 9h. Quase todo dia.
  10. Meu bairro, na verdade um morro, é bem pequeno dentro do Mossunguê (ou "Ecoville", como queiram...). Moro bem na encosta do morro, sendo que há uma baixada bem pronunciada ao norte de minha casa e a rua é uma forte baixada em direção a leste. Isso deve explicar minha mínimas relativamente "ruins". Estou a 938m de altura, segundo o GoogleEarth (940m pelo meu altímetro). Lá embaixo a altura é de cerca de 920m, enquanto que o topo do morro está a cerca de 950m. Estou cercado de mata nativa em 360 graus (ao norte: retiro do Mossunguê, da diocese metropolitana; ao sul: condomínio fechado e baixada com reserva natural, com um rio no fundo; a leste: condomínio fechado Barigui, que vai até à rua Paulo Gorski; à oeste: mata natural que vai até R. Eduardo Sprada, no Campo Comprido). Na minha opinião, e de quem conhece bem essa região (o Zé Vicente, p.ex.), o que temos de vegetação aqui em parte deve compensar a urbanização da cidade. Não temos trânsito. Urbanização muito baixa. Isso posto, acredito que os valores mais baixos de temperatura daí se devam à proximidade mais à leste de Colombo, Quatro Barras, Pinhais, etc, que recebem influênciam direta da topografia, umidade, vegetação, etc, da Serra do Mar. P. ex., comparando seus valores de Colombo, nem a Lapa, cuja estação acredito ser rural, faz par com Colombo, ao menos nessa época do ano... Acredito que os valores daí seriam naturalmente menores mesmo que comparados com regiões daqui sem nenhuma urbanização, somente pela proximidade com Serra do Mar. O ideal mesmo seria termos uma estação padrão no Campo Comprido ou Santa Felicidade.
  11. Pois aqui janeiro/08 ainda foi mais frio. E jan/2004 bem mais ainda. Pelo menos até ontem.
  12. Como está a localização de seu termômetro? O meu está abrigado, do lado da casa, a uns 2m da parede, avançando uns 70cm em direção ao terreno baldio atrás de casa (hehe, literalmente "invadindo" o terreno).
  13. Passo a noite em Colombo, na RM de Ctba a mais de 1000m. Agora, céu parcialmente nublado, vento frio moderado, bem mais frio que Ctba. Agora, 23h48, 15,8ºC. Neste exato momento, 23:48h, eu marcava 17.5 graus.
  14. Carlão, cuidado com o cálculo para minha cidade. A estação automática do INMET está estranhamente falhando entre as 6h e as 8h da manhã! Justamente o período normalmente mais frio.
  15. Ronaldo, onde são medidos esses valores em Itapoá? Em Guaratuba, lá pertinho, deu 17 graus de mínima, mais próximo do primeiro valor.
  16. Fechou como o calculado. Pelo Simepar, o ano deu 17.8 graus. Pelo INMET, não tenho todos os dados, mas muito provavelmente deu 17.4
  17. Pegando carona nessa pergunta, o La Nina poderá continuar atuando inverno adentro, ou será um anti-clímax como foi nesse último inverno?
  18. Pelos meus cálculos, aqui em Ctba fecharemos o ano em 17.8 pelo Simepar e 17.5 pelo INMET. Nada mau, considerando o crescimento da cidade e a localização de ambas as estações. Se julho não tivesse sido a porcaria que foi, diria que foi um ano muito bom, tipo 2004. Ao menos será razoável.
  19. Engraçado, ao contrário do que eu previa, hoje a máxima foi mais baixa que ontem: 26.9 contra 28.4 (em casa). Isso se deveu a uma maior nebulosidade. Espero que amanhã seja igual.
  20. Pois eh, imagino que nas areas menos urbanizadas da cidade (compativel com a Curitiba de 30 anos atras) esteja média de 18,0C ou até uns 17,5C que daria uma anomalia negativa... Aqui em casa 18.5 e em Pinhais 17.9. Acredito que o valor de Pinhais serve para as áreas verdes periféricas da capital também.
  21. Nem tanto, o leste de SP também parece estar somente normal... e dizer que estamos tendo um comportamento outlier total é um baita exagero. Por que? Tivemos em dezembro duas atuações diferentes de massas de ar frio que afetaram de forma diferente as regiões a leste do sul e sudeste. Do início de dezembro até dia 6 a diferença de anomalias Ctba/POA era brutal, com grande, enorme, vantagem para a capital do RS (média das mínimas/máximas): Ctba: -1.9/-0.6 (min/max) Poa: -2.5/-4.0 (min/max) Desde então, a diferença tem caído, pela atuação dos diferentes sistemas que tivemos nestes períodos. Tanto que, hoje 17/12, temos que: Ctba: -0.7/-0.6 (min/max) Poa: -0.9/-1.8 (min/max) Porto Alegre ainda está bem mais fria, mas principalmente pelo que ocorreu até dia 6, que em termos de anomalia negativa afetou muito mais o RS e a região oeste do sul. Se expurgarmos os primeiros 6 dias, e pegando somente este período em que do leste do RS ao leste de SP tivemos uma atuação mais democrática do frio (assim entendo), temos: Ctba: -0.1/-0.6 (min/max) Poa: 0.0/-0.7 (min/max) Em resumo, não dá pra culpar nossa urbanização analisando 2 semanas de um mês que teve comportamentos climáticos diferentes neste curto período. Ainda, até agora, dezembro/2008 em Curitiba está -1.2 grau abaixo da minha "1/3 normal 1997-2006". Mas eu seria cego, ou burro, se disesse que não há efeitos da urbanização aqui. De novo, bato nessa tecla, nossa urbanização aqueceu a cidade em calculados +0.7 grau (calculados por mim e corroborados pelo Blaskowski). Isso nas estações localizadas no politécnico.
  22. Divisa bairros Mossunguê/Campo Comprido - Curitiba/PR (oeste da cidade): Mínima: -0,2ºc 16/junho Máxima: 32,1ºc 25/outubro
  23. Alex Demele

    A automática de Curitiba não está funcionado há muitos dias das 6h às 8h da manhã. Justamente o período mais frio. Estranho.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.