Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Frio em setembro - Forte massa na primeira semana ?


Recommended Posts

  • Replies 875
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Analisando com calma os modelos disponíveis ainda não consegui encontrar motivos para me animar com este evento. Não restam dúvidas que teremos umidade suficiente, mas pode faltar frio para neve novamente. A não ser que eles (os modelos) estejam subestimando o frio que vem por aí. O NCEP, por exemplo, estabilizou a linha de 0C em 850 sobre o norte do RS e sul de SC. É a chamada situação limítrofe. Tanto pode dar como não. O Ronaldo está sendo bem conservador no seu último prognóstico. Mas, pelo boletim da Climatologia quero crer que os modelos estão subestimando o Cavalo que vem por aí! Aguardemos! :shock:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Hummm... fiquemos atentos. Se realmente vier uma neve decente em SJ na próxima semana, tipo, previsão igual a de 2000 ou 1998, vou ver se dou um jeito de dar um pulo lá. Por enquanto estou cético. :roll:

 

Velho, então dá um jeito de vir porque ainda não vi modelagem igual à indicada pelo NCEP agora às 18Z. A linha de 0ºC atinge todo o RS e o Planalto sul-catarinense com um detalhe muito importante: O MUNDO DEVE CAIR EM SJ!!!!!! MUITA PRECIPITAÇÃO DE SEGUNDA PARA TERÇA-FEIRA!!!

Link to comment
Share on other sites

(Antes de mais nada, apenas apenas me desculpem a falta de acentuacao, ja que minha ma levou o computador para instalar o gravador de CDs e agora o teclado voltou todo desconfigurado... pqp!!!)

 

Buenas, antes de mais nada eu considero elevadas as chances de neve para as serras porque o ar frio eh poderoso e, como disse o Alexandre, se isso nao for um cavalo polar, fechemos a porta e entreguemos a chave!! A nucleo da alta bate surpreendentes 1040 mb, podendo ateh mesmo passar disso!!! :shock: :shock:

Mas ha uma outra questao a ser levada em consideracao e que eh de ficar dando de cabeca na parede ( ](*,) ) o bloqueio eh um absurdo!!! :evil: #-o Para a 2-feira o jato estarah passando com toda a forca desde Buenos Aires ateh SC!! Em compensacao, o avanco lento da frente pode trazer grandes nevadas na rataguarda do sistema a medida em que o ar frio avanca.

Ainda assim, o CPTEC dah tempo nublado com chuva no RS. Para SJ, dah entre 3 C e 6 C com vento SE e depois E. :? Mesmo que o frio avance (para mim, esse prognostico do CPTEC estah errado, porque o frio deve pegar com forca o PR com tempo nublado) ele com certeza escorregarah para o oceano em funcao desse super-bloqueio que vai aparecer numa hora muito infeliz!!

Mas, por favor, nao me comparem esse evento com 1998. Nao soh eu tenho trauma desse ano como o ar polar que estah vindo eh muito mais forte!! Na ocasiao, POA teve a menor maxima na casa do 14 C em pleno mes de junho, enquanto que poderemos ter maxima de 12 C na segunda-feira as vesperas da primavera com -2 C a 850 hpa!! :o Na 3-feira ainda devemos ter muito nebulosidade no E e N do RS. Se batermos 5 C ou menos aqui em POA, deve ser 4 ou 5-feira.

Apesar do bloqueio, ainda ficaremos surpresos com o frio que vai entrar. Eh sempre assim aqui no BAZ. Faltam dois dias para o ar polar comecar a se sentir por aqui, e, pelo o que eu andei observando, nossa consciencia coletiva sempre errou para mais no prognostico de frio 2 ou 3 dias antes.

Muito frio, tempo fechado com maximas muito baixas e neve sao minhas apostas. O oeste, esse sim, vai gelar com tudo!!!!

Link to comment
Share on other sites

Tão falando de 3 graus pra Porto Alegre na madrugada de segunda e de uma pequena chance de nevar na fronteira com o Uruguai, isso tá me cheirando a montanha parindo um rato

 

Um pouco de atenção nunca faz mal. Pois, em caso contrário, a montanha vai parir uma cambada de ratazanas. GRANDE PORTO ALEGRE não é PORTO ALEGRE. Previsão de mínima de 3 graus é para a GRANDE PORTO ALEGRE. E tecnicamente não se descarta neve na fronteira com o Uruguai, apesar da chance ser pequena. E está expresso: PEQUENA !!!!! Há dados indicando 4 graus com chuva e a região tem altitudes de até 300/400 metros. Além disso, a espessura vai estar muito baixa e a temperatura em 850 perto de -4/-5 em 850 hPa. A propósito Vicente, quando você terá uma participação construtiva e informativa no BAZ ao ao invés de somente adjetivar e manifestar pessimismo ?

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Paraná os eventos severos acontecem DOMINGO E SEGUNDA FEIRA ANOTEM AI :wink:

 

Esfria na segunda mas quem está no oeste, assim como o Alexandre falou, é bom se preparar, pois as máximas rondarão 10 graus, em cidades como Cascavel (EEEEEE) (De novo, deverá ser a terceira em 2005), Francisco Beltrão e Nova Prata do Iguaçu, assim como Toledo, Pato Branco Etc Etc, na TERÇA FEIRA

 

Quanto ao frio úmido: Prefiro muito mais o seco, pois, no úmido as minimas são ruins e o tédio rola sem fim, a espera de nada!

 

olha, vai se confirmar! Será que fui o primeiro a dar o alerta para o Paraná, aqui? Acho que sim (se o alexanfre não o fez antes) :D

Link to comment
Share on other sites

Já estive mais otimista quanto a um evento de neve em São Joaquim. Pela rodada das 18Z, que reduziu um pouco o frio em altura, minhas esperanças ficam por conta das áreas acima dos 1600m.

 

Discordo!! O freezing level de 1500 metros passa exatamente sobre a região de SJ e a precipitação prevista é enorme para a madrugada de segunda para terça-feira. Eu estou otimista. Não vi situação igual a essa ainda este ano.

 

O negócio é pegar a coca-cola e esperar :drinkers:

Link to comment
Share on other sites

Já estive mais otimista quanto a um evento de neve em São Joaquim. Pela rodada das 18Z, que reduziu um pouco o frio em altura, minhas esperanças ficam por conta das áreas acima dos 1600m.

 

Discordo!! O freezing level de 1500 metros passa exatamente sobre a região de SJ e a precipitação prevista é enorme para a madrugada de segunda para terça-feira. Eu estou otimista. Não vi situação igual a essa ainda este ano.

 

O negócio é pegar a coca-cola e esperar :drinkers:

 

e fora de SJ :?:

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 00Z diminui mais um pouco, mas mantém-se a chance de neve.

 

Já estava preparado, é sempre assim.

 

situação limitrofe de novo :?:

 

PARA S.JOAQUIM O QUE DIMINUIU FOI A CHUVA E NÃO O FRIO, ESTE É MAIOR QUE O DAS 18Z E QUASE IGUAL AOS DAS 12Z DE ONTEM E MAIS INTENSO QUE O DAS 0Z DE ONTEM.

Link to comment
Share on other sites

Alguém falou em retaguarda do sistema, e é isto mesmo, esta frente que funciona como separador entre o ar frio e o bloqueio,e nesta borda sul, que deve ocorrer também a neve,em regiões um pouco mais baixas da região Central do RS,regiões de 500,600m.

 

Modelo B: neve de retaguarda com ar polar muito forte atrás.

 

Modelo A: neve com ciclone

Link to comment
Share on other sites

A carta da marinha já capta o monstro com até 1040mb no pacífico. Como bem observou o nosso amigo Delcio o anticilone não deve atravessar os Andes com todo o seu potencial, boa parte do ar frio fica preso no pacífico, a alta se divide em duas e deve chegar ao centro da Argentina com 1038mb.

Também é possível observar a outra alta no atlântico, muito forte e responsável pelos intermináveis e constantes bloqueios neste ano.

 

Quem vencerá a batalha?

 

carta.jpg

Link to comment
Share on other sites

Saída das 12Z mantém chance média de neve. A linha de 0C em 850 chega amanhã à noite ou no início da madrugada de segunda sobre a região serrana e planaltos enquanto ainda predomina a chuva (não confundir com garoa). Assim, creio que desta vez, se nevar, não será a paraguaia. Será neve "da boa", talvez nevasca. O detalhe estará na temperatura limítrofe. :shock:

Link to comment
Share on other sites

São impressionantes as imagens de radar sobre o Rio Grande do Sul, o bixo deve estar pegando por lá!

E estah mesmo!! Desde SO ateh NO estah extremamente escuro!!! Muita instabilidade sobre POA e estah anoitecendo!!! De quebra, o vento andou rodopiando, saindo do E para O e agora a pouco estava de N.

Estah vindo um belo temporal!! Porto-alegrenses, se preparem!

 

Sobre o frio, interessante que ateh o Weather Channel da uma previsao muito boa de frio! Bate 4 C pra POA e ateh mesmo 9 C pra Floripa, o que noa eh nada comum frente ao ultra-conservadorismo do site. Curitiba iria a 6 C com chuva e Asuncao, no Paraguai, a conservadores 7 C. Pra Asuncao, deve fazer pelo menos 5 C.

 

Abracos!

Link to comment
Share on other sites

A ZH de hoje não falou de neve :shock:

 

você tem que deixar de lado a exclusividade das rodadas e formar uma opinião concreta sobre o que prever, para evitar trocar de opiniões a cada dia. Para isso utilize o seu conhecimento sobre a dinâmica dos sistemas meteorologicos associados com a distribuição do relevo (toda a espacialidade, claro) e correlacionar com os fatos reais.

Link to comment
Share on other sites

São impressionantes as imagens de radar sobre o Rio Grande do Sul, o bixo deve estar pegando por lá!

E estah mesmo!! Desde SO ateh NO estah extremamente escuro!!! Muita instabilidade sobre POA e estah anoitecendo!!! De quebra, o vento andou rodopiando, saindo do E para O e agora a pouco estava de N.

Estah vindo um belo temporal!! Porto-alegrenses, se preparem!

 

Sobre o frio, interessante que ateh o Weather Channel da uma previsao muito boa de frio! Bate 4 C pra POA e ateh mesmo 9 C pra Floripa, o que noa eh nada comum frente ao ultra-conservadorismo do site. Curitiba iria a 6 C com chuva e Asuncao, no Paraguai, a conservadores 7 C. Pra Asuncao, deve fazer pelo menos 5 C.

 

Abracos!

 

sobre o WC, essa previsão ´pe revelada pela rodada das 00Z o NCEP, a base matemática do site, eleva a temperatura em relação ao que o modelo estima, dessa forma, sempre teremos previsões mais "conservadoras" principalmente para o Paraguai, culpa de quem regulou a calculadora do site :)

Link to comment
Share on other sites

Chove muito forte em Porto Alegre. Aumentou bastante o frio (acredito que as próximas rodadas irão pegar de volta o frio apontando há alguns dias atrás). Outro "fenômeno" dos modelos é reduzir aos poucos a precipitação, conforme se aproxima a data do evento. Imagino que esta configuração acabe acontecendo, de fato. Mas seja a neve de retaguarda de frente ou de ciclone, torçamos para que a combinação seja bastante feliz! Essa chuva toda, a instabilidade, o vento, enfim. Tudo indica que vem alguma coisa por aí! :shock: :D

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Deixando a ironia um pouco de lado, Lucas, aquele é o primeiro lugar que lembramos quando existe uma pequna possibilidade de neve, já que, quando neva, lá cai primeiro. Aí reside o motivo de tanto enfoque na mesma.

 

Em tempos de neve escassa, temos mais é que nos direcionar para a cidade mais nivosa do Brasil. Se tivesse caindo neve em Cascavel, com certeza estaríamos direcionando nossas atenções para aí.

 

Procegue o show de raios e trovões em POA. Temperatura de 18C no momento.

Link to comment
Share on other sites

Sugiro e sugerimos a mudança de nome do topico para : Frio para SJ em Setembro, (o lugar onde so vive 0.0001% dos bazianos), uma vez que estão se concentrando apenas nisto!!! ironia2ae.gif

 

Aqui em SC esperamos pela neve, então falamos de São Joaquim.

 

Geada não vai acontecer, vai chover com bastante frio, portanto as expectativas se voltam para o único fênomeno que nos resta torcer e acompanhar. Não tenho como não falar em neve e não falar em São Joaquim.

 

E aí no Paraná, por qual fenômeno interessante esperam os Paranaenses para essa próxima onda de frio?

Link to comment
Share on other sites

Deixando a ironia um pouco de lado, Lucas, aquele é o primeiro lugar que lembramos quando existe uma pequna possibilidade de neve, já que, quando neva, lá cai primeiro. Aí reside o motivo de tanto enfoque na mesma.

 

Em tempos de neve escassa, temos mais é que nos direcionar para a cidade mais nivosa do Brasil. Se tivesse caindo neve em Cascavel, com certeza estaríamos direcionando nossas atenções para aí.

 

Procegue o show de raios e trovões em POA. Temperatura de 18C no momento.

 

Ironia nenhuma, o questionamento não partiu de mim mas concordo com ele. São joaquim prevalece sobre todas as regiões, motivos tem de sobra, é uma das cidades mais frias e que tem alguma chance de neve na segunda e terça

 

Mas aos que não querem ver a neve cair na cidade, uma boa notícia, o frio previsto pelo modelo, na última rodada, diminuiu bastante, junto com ele a chuva e a chance de neve. Uma oscilação que espero eu seja uma inverdade;

 

Aqui no Paraná vamos ter dias chatos, isso mesmo, não teremos neve e não teremos geada, será uma semana úmida, com sol e temperaturas "altas" na quarta em diante. Sem geada, sem neve, apenas umas máximas +- na segunda e na terça. Isso não faz a minha alegria. No fim de semana a temperatura volta a cair, e com o ar seco, deveremos ter as minimas no Paraná!

Link to comment
Share on other sites

HOJE NÃO DÁ PARA DEIXAR PASSAR. OLHEM A PREVISÃO DO CLIMERH PARA O PLANALTO SUL. O TEXTO ESTÁ CORRETO, MAIS OLHEM A ESTIMATIVA DA TEMPERATURA....PREVISÃO DE NEVE A NOITE COM TEMPERATURAS ENTRE 13/16°C!!!! SEI QUE NÃO É ISSO QUE ELES PENSAM, MAIS´O QUE O POVÃO AO LER AQUILO VAI PENSAR!!! :roll:

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião a chance de neve é limite (pequena) para as áreas acima dos 1200m (RS/SC) e média para as áreas acima dos 1600m.

 

A rodada dos 18Z vem acompanhando todas as outras e a situação já parece definida pelo Ncep. A linha de 0oC em 850mb não atinge em cheio a Serra Catarinense, somente a gaúcha. O frio deve estar em 1800/2000m para SC e 1500m para o nordeste do RS.

 

Estamos mais uma vez diante de uma boa nevada ou de uma chuva com 1oC por horas com umas pancadinhas de paraguaia por alguns minutos.

 

A minha esperança maior fica por conta da região do Morro da Igreja e quem sabe em nosso terreninho no Cruzeiro.

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que não neva no Rio Grande do Sul!!!

 

Com base nos dados fornecidos pelos modelos eu tenho certeza que neva. Ausentes fica com as melhores chances.

 

teremos geada forte na madrugada do dia 13?

 

Sim, nas regiões sul e oeste do Rio Grande do Sul. Esta são as únicas regiões do Brasil que devem observar o fenômeno. Nas outras localidades as nuvens e a umidade desfavorecem o fenômeno.

 

 

Obs:O snow-forecast mostra um pinguinho verde (que indica neve) sobre a regão do Morro da Igreja na manhã de segunda. Incrivelmente a linha do freezing level encobre todo os aparados gaúchos com precipitação mas não indica o fenômeno.

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião a chance de neve é limite (pequena) para as áreas acima dos 1200m (RS/SC) e média para as áreas acima dos 1600m.

 

A rodada dos 18Z vem acompanhando todas as outras e a situação já parece definida pelo Ncep. A linha de 0oC em 850mb não atinge em cheio a Serra Catarinense, somente a gaúcha. O frio deve estar em 1800/2000m para SC e 1500m para o nordeste do RS.

 

Estamos mais uma vez diante de uma boa nevada ou de uma chuva com 1oC por horas com umas pancadinhas de paraguaia por alguns minutos.

 

A minha esperança maior fica por conta da região do Morro da Igreja e quem sabe em nosso terreninho no Cruzeiro.

 

Sem bricandeira, achei que entraria hoje no BAZZ e veria as chances de neve se confirmando!!!!

 

2005 deve realmente ser esquecido. Vamos ficar até o último momento esperando pra ver se neva de forma decente ou não. O histórico deste ano absolutamente terrível para quem gosta de frio recomenda acreditar em mais uma paraguaia alternada com chuva e zero de acumulação.

 

O incrível é que para o desespero de qualquer amante do frio e da neve, não houve uma REAL situação clara de neve este ano. As únicas que foram vislumbradas (aquela de início de agosto e essa agora) foram drasticamente reduzidas menos de 24 horas depois!! É incrível como ambas foram do tipo "nevasca ou paraguaia com chuva"!! Este ano tem sido assim, e acaba prevalecendo sempre a pior solução para a neve. Sinceramente chega a dar nervoso a perspectiva de mais um fracasso!!!

 

Quando vai voltar a nevar decentemente em SC??????? Essa é a pergunta que fica no ar!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Quando vai voltar a nevar decentemente em SC??????? Essa é a pergunta que fica no ar!!!!!!

 

Calma Zé, não dê por vencida as chances. Elas são boas e existem. É aquele limite chato de sempre, mas é a melhor chance do ano.

 

A reposta para a pergunta está na sua assinatura.

 

E o pior e que a chance de cair algo legal e a chuva derreter tudo na sequencia é bem grande, he he he !!!

 

Valeu!!!

Link to comment
Share on other sites

"Otro detalle digno de mencionar es que, en la actualidad, debido al gran crecimiento urbano, ya no se registran nevadas en la Ciudad de Buenos Aires. Este fenómeno se observó por última vez el 27 de julio de 1928, si bien la nevada más importante tuvo lugar con anterioridad, durante los días 22 y 23 de junio de 1918".

Link to comment
Share on other sites

Essa massa de ar frio será mais duradoura ? Pelo que entendi ainda vai ficar bastante ar frio no pacífico e poderemos ter uma segunda leva depois.

Acho que o mês de setembro será mais frio mesmo que Agosto, não é ?

Estou torcendo por uma neve boa no planalto sul !!!!!!

A propósito qual a neve mais tardia que já ocorreu por lá ? Já chegou a nevar na primavera ?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.